• Nenhum resultado encontrado

ACORDO DISPONDO SOBRE A ENTREGA DAS GRAVAÇÕES E OUTROS ASSUNTOS RELACIONADOS AO HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO REFERENTE AO PLEITO DE 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACORDO DISPONDO SOBRE A ENTREGA DAS GRAVAÇÕES E OUTROS ASSUNTOS RELACIONADOS AO HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO REFERENTE AO PLEITO DE 2014"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ACORDO DISPONDO SOBRE A ENTREGA DAS GRAVAÇÕES E OUTROS ASSUNTOS RELACIONADOS AO HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO REFERENTE AO PLEITO DE 2014

ACORDO que ENTRE SI FAZEM, as emissoras de rádio e televisão, legalmente habilitadas a funcionar, aqui representadas pela Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão - ACERT, e os representantes dos partidos ou

coligações concorrentes às Eleições de outubro próximo, sob a supervisão do

Doutor Carlos Henrique Garcia de Oliveira, Juiz Coordenador da Propaganda Eleitoral (Res. TRE-CE nº 537/2013), sobre a entrega das gravações referentes ao horário eleitoral gratuito e outros assuntos pertinentes ao referido horário, tudo de conformidade com as disposições contidas na Lei nº 9.504/97 e na Resolução TSE nº 23.404/2014, que dispõe sobre a propaganda eleitoral e condutas ilícitas em campanha eleitoral nas Eleições de 2014.

DOS PROGRAMAS EM REDE

1. As emissoras de rádio, inclusive as rádios comunitárias, as emissoras de televisão que operam em VHF e UHF e os canais de televisão por assinatura sob a responsabilidade da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal reservarão, no período de 19 de agosto a 2 de outubro de 2014, horário destinado à divulgação, em rede, da propaganda eleitoral gratuita (Lei nº 9.504/97, arts. 47 e 57 e Res. TSE nº 23. 404/2014, art. 35, caput).

2. Funcionará(ão) como emissora(s) geradora(s) da propaganda eleitoral gratuita em BLOCO, a(s) seguinte(s) emissora(s):

RÁDIO: FM JANGADEIRO LTDA, FREQUÊNCIA 88,9 MHz, no período de 19 de agosto a 2 de setembro, RÁDIO FM CIDADE DE FORTALEZA LTDA, frequência 99,1 MHZ, no período de 3 de setembro a 17 de setembro e RÁDIO VERDES MARES AM LTDA, 810 KHZ, no período de 18 de setembro a 2 de outubro.

TELEVISÃO: TV JANGADEIRO LTDA, no período de 19 de agosto a 2 de setembro, TV CIDADE FORTALEZA LTDA, no período de 3 de setembro a 17 de setembro e TV VERDES MARES LTDA , no período de 18 de setembro a 2 de outubro.

(2)

3. Fica acordado que as mídias contendo os programas que serão veiculados no horário gratuito EM BLOCO para a veiculação pelas emissoras de rádio e TV deverão ser entregues, contra recibo, por meio de formulário, em duas vias, à(s) emissora geradora(s) das 8 às 18 horas, de SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, e das 8 às 12:00 HORAS AOS SÁBADOS, respeitada a antecedência mínima de 4 (quatro) horas do horário previsto para o início da transmissão, devendo a propaganda eleitoral a ser veiculada às 7 (sete) horas no rádio, ser entregue até as 17 (dezessete) horas do dia anterior (Res. TSE nº 23.404/2014, art. 41, §§ 2º e 3º).

DOS PROGRAMAS EM INSERÇÕES

4. As emissoras de rádio, inclusive as comunitárias e as emissoras de televisão que operam em VHF e UHF, bem como os canais de televisão por assinatura sob a responsabilidade da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal reservarão ainda, trinta minutos diários, inclusive aos domingos, para a propaganda eleitoral gratuita, a serem usados em INSERÇÕES de até sessenta segundos, a critério do respectivo partido político ou coligação, assinadas obrigatoriamente pelo partido político ou coligação, e distribuídas, ao longo da programação veiculada entre as 8 horas e as 24 horas, segundo os critérios estabelecidos pelo art. 36, I, II e §§ 1º e 2º, da Resolução TSE nº 23.404/2014. 5. A entrega das gravações das INSERÇÕES deverá acontecer com a

ANTECEDÊNCIA MÍNIMA DE 12 (DOZE) HORAS do início do primeiro bloco de audiência, das 8:00h às 18:00h, de segunda a sexta-feira, em cada uma das

emissoras de rádio transmissoras do horário eleitoral gratuito, e, com igual

antecedência, nos mesmos dias da semana, das 8:00h às 18:00hs, em cada

uma das emissoras de TV transmissoras do referido horário, sendo que,

aos sábados, em ambos os casos, deverá se dar das 8:00h às 12:00h.

6. Devem as inserções, no rádio e na televisão, ser veiculadas ao longo da programação normal das emissoras, de acordo com o Plano de Mídia aprovado pela Justiça Eleitoral, o qual foi desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral e traz, como padrão, inserções de 30 segundos, podendo os partidos políticos ou coligações optarem por, dentro de um mesmo bloco, dividi-las em duas inserções de 15 segundos cada ou, se for possível, agrupá-las, em módulos de 60 segundos. Os partidos ou coligações que optarem por dividir ou agrupar inserções dentro do mesmo período de exibição deverão comunicar essa intenção às emissoras com a antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas, a fim de que elas possam efetuar as alterações necessárias em sua grade de programação.

7. Ocorrendo divisão das inserções de 30 segundos em duas de 15, as emissoras deverão veicular, no mesmo bloco de audiência, a primeira inserção de 15 segundos de acordo com o plano de mídia e, após a veiculação das inserções dos demais partidos ou coligações, incluir a segunda inserção de 15 segundos.

(3)

Se dois ou mais partidos ou coligações optarem pela divisão das inserções no mesmo período de exibição, as primeiras inserções de 15 segundos serão veiculadas de acordo com a sequência original prevista no plano de mídia, sendo as outras inserções de 15 segundos veiculadas após o término da sequência original, observada, entre elas, a mesma ordem da primeira veiculação.

8. Na hipótese de algum partido ou coligação não entregar o meio magnético contendo as inserções pelas pessoas credenciadas, na forma e no prazo previstos, a emissora deverá veicular o último material por ela exibido, independentemente de consulta prévia ao partido ou à coligação (Res. TSE nº 23.404/2014, art. 41, § 6º).

9. A inserção, cuja duração ultrapasse o estabelecido no plano de mídia terá a sua parte final cortada (Res. TSE nº 23.404/2014, art. 41, § 8º).

10.As emissoras deverão elaborar planilha de mídia estabelecendo a veiculação das inserções dentro de sua grade de programação normal, a partir do plano de mídia homologado pela Justiça Eleitoral. Referida planilha deverá informar, seguindo a ordem da distribuição efetuada pelo Sistema H.E., em quais intervalos da programação normal das emissoras as inserções serão veiculadas e o tempo de cada uma delas.

11.A planilha de mídia elaborada pelas emissoras, referente aos 15 primeiros

dias de inserções, deverá ser entregue à Justiça Eleitoral até o dia 18 de agosto, véspera do ínicio do horário gratuito. A planilha referente aos 30 dias restantes deverá ser entregue até o dia 5 de setembro de 2014. Com relação

às emissoras com estação no interior do Estado, o encaminhamento da Planilha deverá ser dirigida ao juiz eleitoral do município, responsável por exercer a fiscalização da transmissão da propaganda eleitoral gratuita junto as emissoras do município (Res. TRE-CE nº 541/2014, art. 4º, IV). As emissoras com estação na capital deverão encaminhar tais Planilhas ao Juiz Coordenador da Propaganda Eleitoral, Dr. Carlos Henrique Garcia de Oliveira , no endereço situado na Rua Jaime Benévolo, 21, Centro, Prédio Sede do TRE-CE.

12.As emissoras deverão informar à Justiça Eleitoral, com 48 (quarenta e oito) horas de antecedência, eventuais alterações em suas programações.

DISPOSIÇÕES GERAIS

13.Para a entrega das mídias e a veiculação da propaganda eleitoral gratuita em bloco (rede) e em inserções, os partidos e/ou coligações e as emissoras deverão observar, criteriosamente, as disposições legais dispostas na Lei nº 9.504/97 e Res. TSE nº 23.404/2014, Capítulo VII – DA PROPAGANDA ELEITORAL GRATUITA NO RÁDIO E NA TELEVISÃO, disponíveis no site do TRE-CE (www.tre-ce.jus.br > Eleições 2014> Normas e documentação).

14.Os programas de propaganda eleitoral gratuita, tanto em rede, quanto em inserções, deverão ser gravados e apresentados em meio de armazenamento compatível com as condições técnicas da emissora geradora. As gravações para a transmissão da propaganda eleitoral gratuita através das emissoras de rádio do Estado deverão ser gravadas no formato mp3. As gravações em ‘Video Áudio’, para a propaganda gratuita deverão ser realizadas da seguinte

(4)

forma: TV VERDES MARES: Sistema XDCAM/HD; TV DIÁRIO: XDCAM; TV

JANGADEIRO: CARTÃO (SDHC); TV SOBRAL: CARTÃO (SDHC); TV UNIÃO:

DVD/PEN DRIVE; TV CIDADE: XDCAM/HD; TV CANAL 54: DVD HD/MP4; TV

ASSEMBLEIA: CARTÃO/DVD; TV DA GENTE: CARTÃO/SDHD; TV METRÓPOLE: CARTÃO/DVD; TV O POVO: CARTÃO(SDHC); TV CEARÁ:

XDCAM/HD; REDETV: CARTÃO SDHC; TV SINAL: DVD; TV FORTALEZA: DVD.

15.As emissoras de rádio e de televisão que não tiverem condições de captar o sinal enviado deverão adotar as providências para captar e retransmitir o programa veiculado por outra emissora, tal como procedem em relação à Voz do Brasil e a pronunciamentos oficiais em rede nacional.

16.As mídias serão encaminhadas pelos partidos políticos e/ou coligações de acordo com o modelo do formulário de entrega que ficará disponível no sítio do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.

17.No momento da entrega das mídias e na presença do representante credenciado do partido político ou da coligação, será efetuada a conferência da qualidade da mídia e da duração do programa.

18.Constatada a perfeição técnica do material, o formulário de entrega será protocolado, permanecendo uma via no local, sendo a outra devolvida à pessoa autorizada.

19.Verificada a incompatibilidade, erro ou defeito na mídia ou inadequação dos dados com a descrição contida no formulário de entrega, o material será devolvido ao portador juntamente com uma das vias do formulário, sem protocolo, na qual deverão ser especificadas as razões da recusa.

20. Caso o partido político ou coligação não entregue, na forma e no prazo previstos, a mídia contendo o programa a ser veiculado ou ela não apresente condições técnicas para a sua veiculação, deverá ser retransmitido, no horário reservado a esse partido político ou coligação, o último programa entregue, independentemente de consulta prévia ao partido político ou coligação. Se nenhum programa houver sido entregue deverá ser levada ao ar apenas a informação de que tal horário se encontra reservado para a propaganda eleitoral do respectivo partido ou coligação (Res. TSE nº 23.404/2014, art. 41, § 6º).

21.Os partidos ou coligações deverão apresentar mapas de mídia diários ou periódicos diretamente às emissoras, observados os seguintes requisitos: nome do partido político ou da coligação; título ou número do filme a ser veiculado; duração do filme; dias e faixas de veiculação; nome e assinatura de pessoa credenciada pelos partidos políticos e pelas coligações para a entrega das fitas com os programas que serão veiculados (Res. TSE nº 23.404/2014, art. 40, I a V).

22.Sem prejuízo do prazo para a entrega das gravações em meio magnético, os

mapas de mídia mencionados na cláusula anterior deverão ser entregues em

cada uma das emissoras até as 14 (catorze) horas da véspera de sua

veiculação. Para as transmissões previstas para sábados, domingos e segundas-feiras, os mapas deverão ser apresentados até as 14h da sexta-feira imediatamente anterior, ficando as emissoras eximidas de

(5)

os mapas de mídia apresentados, quando não observado os prazos estabelecidos nesta cláusula (Res. TSE nº 23.404/2014, art. 40, §§ 1º a 3º). 23.As mídias entregues deverão estar identificadas no lado externo, com o nome

do partido político ou da coligação, o título da propaganda, o tempo de exibição, a data e o período de veiculação.

24.Ficarão as emissoras desobrigadas do recebimento de mapas de mídia e material que não forem encaminhadas pelas pessoas credenciadas (Res. TSE nº 23.404/2014, art. 40, § 5º).

25.Os partidos políticos e as coligações deverão comunicar à Justiça Eleitoral e às emissoras, até o dia 5 de agosto de 2014, as pessoas autorizadas a

apresentar o mapa de mídia e as fitas com os programas que serão veiculados, bem como informar o número do telefone e endereço eletrônico em que poderão ser encontradas, em caso de necessidade, devendo a substituição das pessoas indicadas ser feita com 24 horas de antecedência (Res. TSE nº 23.404/2014, art. 40, § 4º).

26.O credenciamento de pessoas autorizadas pelos partidos ou coligações a entregarem as mídias obedecerá a modelo a ser divulgado no sítio do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e deverá ser assinado por representante ou advogado do partido ou coligação.

27.As emissoras deverão fornecer a Justiça Eleitoral, aos partidos políticos e às coligações, até o dia 13 de agosto de 2014 (após a comunicação de que trata o item 25) os endereços, telefones, endereço eletrônico e números de fac-símile e o nome das pessoas responsáveis pelo recebimento de fitas e mapas de mídia, bem como pelo recebimento das notificações e decisões do TRE-CE, relativas ao horário eleitoral gratuito, inclusive os que deverão permanecer de plantão aos sábados, domingos e feriados (Res. TSE nº 23.404/2014, art. 40, § 6º).

28.Com relação às emissoras com estação no interior do Estado, o encaminhamento das informações de que tratam os itens 11, 25 e 27 do presente acordo deverão ser dirigidas ao juiz eleitoral responsável pela fiscalização da propaganda eleitoral no respectivo município (Res. TRE-CE nº 541/2014, art. 4º, IV). As emissoras com estação na Capital deverão encaminhar tais informações ao Juiz Coordenador da Propaganda Eleitoral, Dr. Carlos Henrique Garcia de Oliveira, no endereço: Rua Jaime Benévolo, 21, Centro, Prédio Sede do TRE-CE.

DISPOSIÇÕES FINAIS

29.Para o fiel cumprimento deste Acordo, os partidos ou coligações e as emissoras deverão observar as regras contidas na Lei nº 9.504/97 e na Resolução TSE N° 23.404/2014, CAPÍTULO VII – DA PROPAGANDA ELEITORAL GRATUITA NO RÁDIO E NA TELEVISÃO.

30.Em nenhuma hipótese, a propaganda eleitoral, em rede ou em inserções poderá deixar de ser transmitida, e a sua não veiculação caracteriza desobediência a ordem judicial e possibilita a aplicação das sanções do art. 347

(6)

do Código Eleitoral, sem prejuízo da suspensão da programação normal da emissora, duplicada a cada reiteração de conduta, nos termos do art. 83 da Resolução TSE n° 23.404/2014.

31.Em caso de ocorrer segundo turno, ficam mantidos, no que couber, os termos firmados no presente acordo.

Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, aos 24 dias do mês de julho do ano de dois mil e catorze.

Dr. Carlos Henrique Garcia de Oliveira Juiz Coordenador da Propaganda Eleitoral

Dr. Rômulo Moreira Conrado

Procurador Regional Eleitoral

Carmen Lúcia Rocha Dummar Azulai

(7)

REPRESENTANTES DOS PARTIDOS POLÍTICOS E/OU COLIGAÇÕES

PARTIDO/COLIGAÇÃO REPRESENTANTE LEGAL ASSINATURA

(8)

REPRESENTANTES DAS EMISSORAS DE TV/RÁDIO

EMISSORA REPRESENTANTE LEGAL ASSINATURA

Referências

Documentos relacionados

I – 25% (vinte e cinco por cento) do total será entregue aos Estados e Distrito Federal de acordo com a distância existente entre o maior Índice de Desenvolvimento Humano

17 Art. 36 - A Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior - FIMES não fornecerá nenhum tipo de material de apoio, como computador ou projetor, para a realização das

Acções em curso Guia metodológico para avaliação de ameaça iminente e dano ambiental.  Âmbito de aplicação do Regime da Responsabilidade Ambiental 

Surgiu assim um conceito moderno de desenvolvimento, onde várias soluções, empresas e desenvolvedores colaboram em uma plataforma de software comum, formando

Os artigos aqui tratados enfocam o tema da pandemia sobre diversas perspectivas que permitem um entendimento mais claro sobre o lugar das ciências sociais e da

[r]

Nos capítulos seguintes, são investigados os episódios relativos à carreira e obra de Dorival Caymmi, relatados a partir dos depoimentos que o compositor deu à autora, ao longo

“Importância dos Estudos sobre Riscos Naturais” (Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 8 de Julho de 2002), no âmbito da sessão de lançamento do Curso Integrado de