• Nenhum resultado encontrado

Posta à discussão, foi aprovada por unanimidade, a acta da reunião do dia 28 de Novembro de 2010.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Posta à discussão, foi aprovada por unanimidade, a acta da reunião do dia 28 de Novembro de 2010."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Aos dez dias do mês de Janeiro de dois mil e onze, pelas catorze horas e trinta minutos, sob a presidência do Doutor Fernando Taveira da Fonseca, reuniu, na Sala Gama Barros da Faculdade de Letras, a Comissão Científica do Departamento de História, Arqueologia e Artes. Estiveram presentes os Doutores Maria Helena da Cruz Coelho, Fernando Catroga, Maria Alegria Marques, Rui Cascão, António Resende, Leontina Ventura, Ana Cristina Araújo, Raquel Vilaça, Saul António Gomes, Maria Antónia Lopes, Maria da Conceição Lopes, Maria de Lurdes Craveiro, Pedro Carvalho e Francisco Pato de Macedo. Justificaram a sua não comparência os Doutores Maria Manuela Tavares Ribeiro, Maria Teresa Veloso e José Pedro Paiva.

Ordem dos trabalhos:

1. Aprovação da acta da reunião anterior 2. Informações

3. Registo de trabalhos académicos 4. Júris de provas académicas 5. Pedidos de licença sabática 6. Outros assuntos

Ponto 1: Aprovação da acta da reunião anterior

Posta à discussão, foi aprovada por unanimidade, a acta da reunião do dia 28 de Novembro de 2010.

Ponto 2: Informações

O director do DHAA formulou um voto de pesar pelo falecimento da mãe do Doutor Rui Bebiano; e votos de congratulação: pela atribuição pela Academia Portuguesa de História à Doutora Maria Helena Coelho do prémio Pedro Cunha Serra, pela obra Montemor-o-Velho a caminho da corte e das cortes e ao Doutor Saul António Gomes do prémio Augusto Botelho da Costa Veiga, pela obra A comuna judaica de Leiria – Das origens à expulsão; pela eleição do Doutor Vasco Mantas para membro emérito da Academia da Marinha; e pela eleição do Doutor José D’Encarnação como Académico de Mérito da Academia Portuguesa de História e pelo prémio atribuído ao site Museum.

Deu também a informação de que o Instituto de História da Arte da Secção de Artes vai participar na XIII Semana Cultural da UC com o projecto As artes na reinvenção da cidade, a realizar no dia 4 de Março, na Casa das Caldeiras.

(2)

Ponto 3: Registo de trabalhos académicos

Foram aprovados por unanimidade as prorrogações do prazo de entrega da dissertação de doutoramento de Augusto Jobim do Amaral e de Laerson Bruxel. Foi autorizada, por unanimidade, o registo do projecto de pesquisa de Georgina Silva dos Santos, “Freiras de Moisés – o marranismo nos conventos portugueses do século XVII”, tendo como orientador o Doutor José Pedro Paiva.

Foram aprovados por unanimidade os seguintes registos de 2º Ciclo de:

Nélia Maria M.A. Oliveira, em Gestão e Programação do Património Cultural, dissertação “Arquitecturas marcantes da região de Aveiro na viragem do século. Arquitectura da terra e seu estado de conservação”, orientador Doutor José António R.M. da Silva.

António Sérgio O. M. Dias, em Gestão e Programação do Património Cultural, relatório de estágio “Museu de Etnografia da Bairrada – Gestão e programação”, orientador Doutor António Filipe Pimentel.

João André Pimenta Pereira, em Estudos Artísticos, dissertação “David Cronenberg, uma história de violência”, orientador Doutor Abílio Hernández Cardoso.

Jorge Manuel M. P. M. Prata, em História da Idade Média, dissertação “Poder e justiça no tempo de Afonso IV”, orientadora Doutora Leontina Ventura.

Rafael Piatkiewicz, em Estudos Artísticos, dissertação “Tag, graffitis e culturas urbanas”, orientador Doutor Fernando Matos Oliveira.

Ricardo Ávila Ribeiro, em Arqueologia e Território, dissertação “O espaço da necrópole medieval e moderna da Igreja de Santa Maria Maior (Tomar)”, orientadora Doutora Helena Catarino.

Jorge Miguel R. Gonçalves, em História das Ideologias e das Utopias Contemporâneas, dissertação “Francisco Salgado Zenha”, orientador Doutor Vítor Neto. António Luís Marques Tavares, em Gestão e Programação do Património Cultural, dissertação “Grémio de Mangualde – Memórias e património. Para uma estratégica de investigação cultural”, orientador Doutor João Paulo Avelãs Nunes.

Simão Pedro Saragoça Matos, em Gestão e Programação do Património Cultural, dissertação “O serviço educativo do Museu da Imagem em movimento”, orientador Doutor António Filipe Pimentel.

Paulo Bettencourt Lemos, em Estudos Artísticos, dissertação “A importância do Movimento Punk em Portugal: Estudo caso da banda Mata-Ratos (1982-2010)”, orientador Doutores Paulo Estudante e Miguel Newton.

Anabela de Jesus M. T. Guimarães, em Gestão e Programação do Património Cultural, dissertação “Memória histórica, património cultural e patriotismo da cidade. Estudo do caso Guimarães Capital Europeia da Cultura 2010”, orientador Doutor João Paulo Avelãs Nunes.

(3)

Maria de Fátima Galhim da Conceição, em História da Idade Média, dissertação “Soure na Idade Média”, orientadora Doutora Maria Teresa Veloso.

Ponto 4: Júris de provas académicas

Foram aprovados por unanimidade os júris das provas de doutoramento de: João Augusto Guerra da Rocha Nunes, em Letras, área de História, especialidade em História Moderna, A reforma católica da diocese de Viseu (1552-1639). Júri: Presidente - Reitor da UC. Vogais - Doutores Federico Palomo del Barrio, Investigador Contratado da Universidade Complutense de Madrid, Susana Goulart Costa, Professora Auxiliar da Universidade dos Açores, António Camões Gouveia, Professora Auxiliar da FCSH da UNL, Fernando Taveira da Fonseca, Professor Associado com Agregação da FLUC e José Pedro de Matos Paiva, Professor Associado com Agregação da FLUC.

Virgílio Nuno Hipólito Correia, em Letras, área de História, Especialidade em Arqueologia, A arquitectura doméstica de Conímbriga e as estruturas económicas e sociais da cidade romana. Júri: Presidente – Reitor da UC. Vogais – Doutores Jorge Nogueira Lobo de Alarcão e Silva, Professor Catedrático Aposentado da FLUC, José António Bandeirinha, Professor Associado do Departamento de Arquitectura da FCTUC, João Pedro da Costa Bernardes, Professor Associado do Departamento de História, Arqueologia e Património da Universidade do Algarve, Doutora Ana Margarida Costa Arruda Santos Gonçalves, Professora Auxiliar da FLUL, Maria da Conceição Lopes, Professora Auxiliar da FLUC e Pedro Jorge Cardoso de Carvalho, Professor Auxiliar da FLUC.

Foi ratificado o júri das provas de Doutoramento em Letras, área de História, especialidade em História Contemporânea, solicitadas pelo Mestre Amadeu José Campos de Sousa. Presidente: Reitor da Universidade de Coimbra. Vogais: Doutor Ernesto Saturnino Dá Mesquita Castro Leal, Professor Associado com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Doutor Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva, Professor Associado da FLUP; Doutor Amadeu José de Figueiredo Carvalho Homem, Professor Catedrático da FLUC; Doutor Rui Ascensão Ferreira Cascão, Professor Associado da FLUC e Doutora Isabel Maria Guerreiro Nobre Vargues, Professora Auxiliar da FLUC.

Foram aprovados por unanimidade os júris das seguintes provas de 2º Ciclo de: Diana Sofia Neves Sebastião, em História Contemporânea, Mário Soares e a Europa: pensamento e acção. Júri: Doutores Rui de Ascensão Ferreira Cascão, Professor Associado da FLUC, Isabel Cristina Ferreira Neves Baltazar, Professora Convidada da FCSH da UNL e António Martins da Silva, Professor Associado com Agregação da FLUC.

(4)

Dário Gustavo Ferreira de Oliveira, em Estudos Artísticos, SE7EN. A negra cidade do pecado e do serial killer. Júri: Doutores João Maria André, Professor Catedrático da FLUC, Doutor Abílio Hernández Cardoso, Professor Associado da FLUC e Doutora Bárbara Vallera, FLUC.

Maria Inês Martins B. N. Rodrigues, em Estudos Artísticos, Arte, crítica e sociedade na obra de Fialho de Almeida. Júri: Doutores João Maria André, Professor Catedrático da FLUC, Amadeu Carvalho Homem, Professor Catedrático da FLUC, Fernando Matos Oliveira, Professor Auxiliar da FLUC e António Apolinário Lourenço, Professor Auxiliar da FLUC.

Fernanda Flórido Padilha Marques, em História das Ideologias e das Utopias Contemporâneas, A construção da finitude na transição do século XX para o século XXI. Júri: Doutores: Amadeu Carvalho Homem, Professor Catedrático da FLUC, Romero Bandeira Gândara, Professor Associado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da UP, João Rui da Rocha Pita, Professor Associado com Agregação da Faculdade de Farmácia da UC e Ana Leonor Pereira, Professora Auxiliar da FLUC.

Humberto Filipe Simões Rendeiro, em História, Especialização em Museologia, Parcerias, receitas próprias e mecenato: desafios para a gestão museológica. O Museu de Francisco Proença Júnior: um estudo de caso. Júri: Doutores Júlio Enrech Casaleiro, Investigador Auxiliar da Reitoria da UC, Irene Maria Vaquinhas, Professora Catedrática da FLUC e Álvaro Rodrigues Garrido, Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da UC.

Elsa Maria Fonseca Gouveia, em História, Especialização em Museologia, “Em carne viva” o capuz penitenciário. Na cadeia penitenciária de Coimbra (1901-1913). Júri: Doutores Irene Maria Vaquinhas, Professora Catedrática da FLUC, Maria Dalila Aguiar Rodrigues, Professora Coordenadora do Instituto Politécnico de Viseu e Maria Luísa Trindade, Professora Auxiliar da FLUC.

Catarina Isabel Mamede de Sousa Ramos, em História da Arte, Património e Turismo Cultural, Paisagem Cultural do Porto. Júri: Doutores Francisco Pato de Macedo, Professor Auxiliar da FLUC, José Ramiro Gomes, Professor Auxiliar da FLUP e José Luís Fernandes, Professor Auxiliar da FLUC.

Marta Sofia Gomes Ventura, em História da Arte, Património e Turismo Cultural, Património e turismo em áreas de baixa densidade: o caso das aldeias de Pessegueiro e Esquio. Júri: Doutores Francisco Pato de Macedo, Professor Auxiliar da FLUC, Maria da Graça Mouga Poças Santos, Professora Adjunta da Escola de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e José Luís Fernandes, Professor Auxiliar da FLUC.

Inês Isabel Costa Meirinho, em História, Especialização em Museologia, A exposição Darwin 150/200 do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Júri: Doutores Maria de Lurdes Craveiro, Professora Auxiliar da FLUC, Pedro Enrech

(5)

Casaleiro, Investigador Auxiliar da Reitoria da UC, Irene Maria Vaquinhas, Professora Catedrática da FLUC e Ana Isabel Oliveira Delicado, Investigadora Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da UL.

Ana Mónica das Neves Gomes, em Estudos Artísticos, “Encerrado para obras”: dinamização cultural e participação comunitária. Júri: Doutores João Maria André, Professor Catedrático da FLUC, Fernando Matos Oliveira, Professor Auxiliar da FLUC, Maria de Fátima Gil, Professora Auxiliar da FLUC e Drª Ana Estela Diniz Martins Lopes, responsável do Grupo “Encerrado para Obras”.

Devido a lapso ocorrido na proposta de júri enviada ao Conselho Científico do mestrado em História Moderna de Fernando José Gouveia Pais, foi aprovado por unanimidade, a substituição do Doutor João Marinho dos Santos pelo Doutor Fernando Taveira da Fonseca.

No júri das provas de mestrado em Estudos Artísticos de Maria de Fátima Gomes Abreu foi aprovado o pedido do Dr. Luís Fernandes de ser substituído pela Drª Lea López, co-orientadora da d’Orfeu.

Seguiu-se uma discussão em que participaram vários membros da assembleia sobre a participação dos orientadores locais nos júris de mestrado dos alunos que apresentam relatórios de estágio realizados em instituições. Foi salientada a necessidade de a Comissão Científica ser exigente sobretudo aquando da inscrição dos mestrandos, nomeadamente, quanto aos locais de estágio e aos orientadores escolhidos e que deve haver um trabalho de conjunto entre o orientador da FLUC e o orientador da instituição acolhedora.

Ponto 5: Pedidos de licença sabática

O Director do Departamento informou que apresentaram o seu pedido de licença sabática para o ano 2011-2012: 1º e 2º semestres - Fernando Taveira, Joaquim Ramos de Carvalho, Fernando Catroga e Rui Bebiano. 1º semestre - Maria Helena Coelho; 2º semestre - Maria Manuela Tavares Ribeiro, Margarida Neto, Raquel Vilaça, José Pedro Paiva e Maria Antónia Lopes; 1º semestre 2012-13 - José Pedro Paiva. Informou que sua concessão está dependente de todo o serviço que cada docente tem atribuído em 2010-2011 esteja assegurado em 2011-2012. O Doutor Pedro Carvalho, Director da Secção de Arqueologia, informou que já começou a trabalhar na distribuição do serviço docente para 2011-2012 e tendo em consideração o pedido de licença da Doutora Raquel Vilaça, ficaram por atribuir 7 cadeiras obrigatórias e 3 opções condicionadas. Pede por isso, que se desenvolvam diligências de modo a resolver definitivamente o problema de falta de docentes na secção. A Doutora Maria da Conceição Lopes tomou a palavra para afirmar que tem havido solidariedade na secção de Arqueologia mas considera que, sendo coordenadora de um centro de investigação com vários pólos, estar envolvida em várias projectos de prestação de serviços, as avaliações a que vai ser

(6)

sujeita, levam-na a ter especial cuidado com a preparação das aulas e com a investigação, pelo que manifesta a sua indisponibilidade para leccionar mais de 7,5 horas de aulas. Afirmou ainda que a quebra de solidariedade é apenas por questões que têm a ver com as exigências de exercer a sua profissão com dignidade e qualidade.

Ponto 6: Outros Assuntos

O Director do Departamento informou que as Doutoras Maria Antónia Lopes e Lurdes Craveiro entregaram no Departamento, para conhecimento, os seus relatórios de licença sabática. Relativamente ao ingresso nos cursos do Departamento, ficou acordado continuar a não exigir pré-requisitos. O Doutor Fernando Taveira informou que o Doutor Pedro Dias está prestes a receber a sua aposentação e que o Dr. Alexandre Ramires pediu a rescisão do seu contrato, pelo que se deverão ser redistribuídos os respectivos serviços docentes do 2º semestre. Seguiu-se uma troca de ideias sobre a carência de professores sobretudo nas secções de Artes e Arqueologia, e da utilização recorrente e repetida da figura do conferencista. Foi salientado que no âmbito das cadeiras deveria ser usada apenas excepcionalmente pelas implicações que traz a nível de programação dos conteúdos e da avaliação dos alunos e dos docentes. Foi salientado que é urgente sensibilizar as autoridades académicas para resolução, de uma forma definitiva, deste problema.

Nada mais havendo a discutir, deu-se por encerrada a reunião, de que se lavrou a acta presente acta, e que depois de aprovada vai ser assinada pelo Director de Departamento e por mim que a secretariei.

Director – Fernando Taveira da Fonseca Secretária – Maria do Rosário Azenha

Referências

Documentos relacionados

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Além disso, esse indicador pode ser desdobrado com a apuração dos custos comprometidos de cada empreendimento (CTE – FTE), tendo assim o gestor a informação de

volver competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina, nomeadamente, colheita da história clínica e exame físico detalhado, identificação dos

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Se os estudos envolvendo processos de recuperação do Bioma Cerrado são escassos os processos de recuperação através de plantios de enriquecimento são mais raros ainda, dentro

>>CONSULTA NÃO SÓ AO MÓDULO DE AQUISIÇÃO (IMPORTAÇÃO), mas TAMBÉM Do EXPORTAÇÃO (pois há hipóteses em que o resultado é verificado no país, mesmo que o pagamento