• Nenhum resultado encontrado

CSC VIS v1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CSC VIS v1"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Sistemas de Informação

Sistema Smart Grid - Componente de Software de

Computador da Polícia (SSG-CSC-PO)

Visão

(2)

Histórico da Revisão

Data Versão Descrição Autor

13/06/2011 1.0 Versão Inicial Robson Luis Monteiro Junior / Roberto Pepato / Alexander Silva / Eduardo Mena Barreto

(3)

Índice Analítico

1. Introdução 4

2. Posicionamento 4

2.1 Descrição do Problema 4

2.2 Sentença de Posição do Produto 4 3. Descrições dos Envolvidos e Usuários 4

3.1 Resumo dos Envolvidos 5

3.2 Resumo dos Usuários 5

3.3 Ambiente do Usuário 5

3.4 Resumo das Principais Necessidades dos Envolvidos ou Usuários 6

4. Recursos do Produto 6

5. Outros Requisitos do Produto 6

6. Visão Geral do Produto 6

6.1 Perspectiva do Produto 6

6.2 Suposições e Dependências 6

(4)

Visão de Sistema

1. Introdução

A finalidade deste documento é coletar, analisar e definir as necessidades e características de nível superior do componente de software de computador do gerenciamento do departamento de polícia (SSG-CSC-PO). Ele enfoca os recursos de que os envolvidos e usuários-alvo precisam e mostra por que essas necessidades existem. Os detalhes de como o Sistema SSG-CSC-PO atende a essas necessidades estão descritos no documento de casos de uso.

2. Posicionamento

2.1 Descrição do Problema

O problema Atualmente o departamento de polícia e o sistema de distribuição de energia no Brasil enfrentam constantes gargalos devido à falta de investimentos.

afeta O departamento de polícia.

cujo impacto é A constante falta de energia prejudica o funcionamento dos equipamentos e do gerenciamento de energia do departamento de polícia que faz parte de um Smart Grid.

Uma boa solução seria A implantação de um sistema de informação computadorizado capaz de garantir o gerenciamento dos equipamentos que compõem o Smart Grid para o gerenciamento efetivo da energia.

2.2 Sentença de Posição do Produto

Para O departamento de polícia.

Quem Que necessitam de um controle de utilização de energia de seus equipamentos.

O (nome do produto) É um (a) gerenciador de equipamentos para Smart Grids. Que Permite o gerenciamento da energia que é consumida e vendida

pelos prédios e outros equipamentos da polícia. Diferente de Diferente dos medidores tradicionais de energia.

Nosso produto È capaz de monitorar todo o processo da distribuição, uso e venda de energia elétrica da polícia.

3. Descrições dos Envolvidos e Usuários

Para o desenvolvimento e modelagem do SSG-CSC-PO, usuários e envolvidos estão presentes para que se possa modelar o os requisitos, abaixo a lista dos envolvidos e usuários.

(5)

3.1 Resumo dos Envolvidos

Nome Descrição Responsabilidades

Empresas de Energia

Responsáveis pelo

monitoramento e garantia de fornecimento de energia para a polícia.

Garante que a Smart Grid será utilizada e as regras para o fornecimento e venda de energia serão cumpridas junto a polícia.

Gerentes de Projetos Coordenação do Projeto de Desenvolvimento do Produto

Garante que o projeto será desenvolvido e terá todas as suas necessidades administrativas sanadas.

Desenvolvedores Realizam o desenvolvimento do produto.

São os responsáveis por codificar, testar as necessidades para que o produto possa atender o mercado.

3.2 Resumo dos Usuários

Nome Descrição Responsabilidades Envolvido

Operador do Sistema de Energia São os responsáveis por monitorar a rede de distribuição, e ajustar as melhores combinações para o uso da Smart Grid.

Coordena o trabalho os técnicos de campo, produzem relatórios da saúde da Smart Grid para a polícia, atendem a chamados de manutenção e os orientam. Técnicos de Campos São os responsáveis pela instalação e manutenção dos equipamentos que compõe a Smart Grid do departamento de polícia.

Realizam manutenção nos equipamentos da Smart Grid do departamento de polícia e nos equipamentos que compõem, produzem relatórios de manutenção, solicitam compra de equipamentos para reposição.

Gerente dos Técnicos de Operação.

3.3 Ambiente do Usuário

O Sistema SSG-CSC-PO está inserido no contexto de companhias de distribuição de energia elétrica e da polícia. Estão envolvidas em torno de 300 pessoas na operação, monitoração e analise dos dados obtidos pelo sistema Smart Grid da polícia. A operação desse sistema não pode ser interrompida, ou seja, existem usuários utilizando o sistema 24 horas por dia, 7 dias por semana. A maior parte das operações realizadas pelo sistema é feita de forma automatizada, permanecendo seus usuários em uma sala de situação, realizando o monitoramento constante e intervindo somente quando necessário.

Até o momento, não existem registros de utilização de outro sistema de gerenciamento de Smart Grid para a polícia em companhias de distribuição no Brasil.

Este sistema será construído sobre plataforma de dados Oracle 11g Spatial, que já utilizado como mecanismo de persistência em sistemas de informação geográfica por varias companhias do setor. O sistema de

(6)

3.4 Resumo das Principais Necessidades dos Envolvidos ou Usuários

Necessidade Prioridade Preocupações Solução Atual Soluções Propostas

Dotar o sistema de distribuição de energia elétrica da polícia de um mecanismo que proporcione o conhecimento de informações de demanda e oferta de energia, em vários pontos da rede e seus equipamentos. Alta Falha no sistema pode ocasionar ausência de informações ou informações imprecisas para a equipe de operação da rede elétrica da polícia.

Não há. Desenvolver um aplicativo de monitoramento de informações de demanda e oferta de energia elétrica em vários pontos da rede da polícia.

4. Recursos do Produto

O produto resultante desta especificação de visão deve implementar os seguintes recursos:

 Dotar o sistema de distribuição de energia elétrica do departamento de polícia de um mecanismo que proporcione o conhecimento de informações de demanda e oferta de energia, em vários pontos da rede.

5. Outros Requisitos do Produto

O sistema SSG-CSC-PO deve respeitar as restrições quanto ao tempo de resposta na comunicação com sistemas que fazem interface:

 O tempo de backup não deve ultrapassar 2 horas;

 A arquitetura da solução deve estar preparada para escalar horizontalmente;

 O sistema deve ser preparado para ser acessível em outras plataformas de execução, como mobile;

6. Visão Geral do Produto

6.1 Perspectiva do Produto

O sistema SSG-CSC-PO insere-se no cerne das decisões estratégicas do departamento de policia, pois se inserem o controle da iluminação de emergência e alarmes, decisões táticas e operacionais do departamento de polícia. Alguns sistemas de suporte operacional do departamento de polícia que fazem interface com o SSG-CSC-PO são, GIS, ERP, SCADA, CRM, E-bussiness, Facility Management (FM) etc.

6.2 Suposições e Dependências

O desenvolvimento deste projeto fará uso das ferramentas de modelagem e desenvolvimento sob domínio publico, que serão disponibilizada sob licença acadêmica aos alunos da graduação e pós graduação do ITA.

7. Referências

CUNHA, Adilson Marques da, Notas de Aula da Disciplina CE-245, disponível em:

Referências

Documentos relacionados

A motivação para o tema surgiu a partir de conversas com professores brasileiros, que têm desenvolvido a pesquisa “Paisagem Sonora, Memória e Cultura Urbana” elaborada no Programa

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

c) Fomos convidados pelo seu filho. e) As famílias analfabetas não os compram. f) Não lhe vai acontecer nada. g) Eu bebê-lo-ei na escola.. a) Eu vou ler “Os Lusíadas”, embora

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha