• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: ADUBAÇÃO ORGÂNICA E VERDE NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PLANTAS DE CAFEEIRO (COFFEA ARABICA L.)

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ÁREA:

SUBÁREA: Ciências Agrárias SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIVERSIDADE DE MARÍLIA - UNIMAR INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): VANESSA MAPELLI MENEGAÇO AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): DANIEL DE BORTOLI TEIXEIRA, RONAN GUALBERTO ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): GIOVANA DA SILVA CHICARELLI, MAYARA MENEZES PEREIRA COLABORADOR(ES):

(2)

ADUBAÇÃO ORGÂNICA E VERDE NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PLANTAS DE CAFEEIRO (Coffea arabica L.)

1. RESUMO

O café é umas das principais culturas agrícolas do Brasil, com isso se buscam novas tecnologias para tornar a produção mais sustentável. A adubação orgânica melhora as condições físico-químicas do solo, tornando o uso dos nutrientes mais eficientes, contribuindo para elevar a produtividade do cafeeiro. A utilização de condicionadores de solo, servem para a restauração da fertilidade dos solos desgastados proporcionando equilíbrio físico, químico e biológico. Ademais, a massa vegetal além de atuar como fonte de carbono e nutrientes atenua as oscilações de temperatura e umidade, intensificando a atividade biológica, auxiliando no aporte e na ciclagem de nutrientes no solo. O vermicomposto também é uma das principais alternativas em termos de adubação orgânica, sendo um adubo orgânico estável, rico em nutrientes que potencializam a matéria prima, proporcionando diversos benefícios para as plantas. Com o intuito de avaliar o impacto do uso de condicionador de solo, adubo verde e vermicomposto no desenvolvimento inicial do cafeeiro o experimento foi conduzido em condições de campo, na Fazenda Experimental Marcelo Mesquita Serva, da Universidade de Marília, situada no município de Marília – SP no período de março a agosto de 2018. O delineamento foi de blocos casualizados, em esquema fatorial 2 x 2 X 2, com quatro repetições, considerando a presença e a ausência dos três tipos de orgânicos (Ribumin®, como condicionador de solo; Tithonia diversifolia, como adubo verde e Húmus de minhoca, como vermicomposto). O condicionador de solo (Ribumin®) não apresentou efeito benéfico, sendo preferível a utilização da Tithonia diversifolia de forma isolada. Além disso, para o desenvolvimento inicial de mudas de Café (Coffea arabica) o vermicomposto não apresentou benefícios significativos para a cultura.

(3)

2. INTRODUÇÃO

A cafeicultura (Coffea arabica L.) desempenha função relevante no desenvolvimento social e econômico do Brasil, garantindo a geração de empregos e tributos, contribuindo significativamente para a formação da receita brasileira. Além de ser o principal gerador de postos de trabalho na agropecuária nacional. Os expressivos desempenhos da exportação e do consumo interno de café implicam na sustentabilidade econômica do produtor e de sua atividade (MAPA, 2017).

A qualidade do solo está intrinsecamente ligada à adição de matéria orgânica, a qual possui a capacidade de liberar gradativamente os nutrientes, reduzindo as atividades de lixiviação, fixação e volatilização, buscando a produção agrícola sustentável, na qual a base de estabelecimento é a conservação do solo, rotação de culturas, ciclagem de nutrientes e manejos alternativos que buscam produtividade e conservação do ambiente (EIRAS & COELHO, 2011). Esses processos são amplamente dependentes da taxa de decomposição da matéria orgânica, controlada por microrganismos e amplamente dependente da temperatura, umidade, textura e mineralogia do solo (COSTA et al., 2013).

A matéria orgânica melhora as propriedades físicas, físico-químicas e biológicas do solo, que irão influenciar de forma direta ou indireta na fertilidade do solo (MALAVOLTA, 2006). A matéria orgânica auxilia no arejamento, na permeabilidade e na maior retenção de umidade do solo, fornecendo nutrientes de forma lenta e gradual às plantas e aumentando a capacidade de troca de cátions (CTC). Segundo Assis e Romeiro (2004) e Malta et al. (2007), o uso exclusivo de adubos orgânicos na cultura do café implica em resultados negativos de produção em relação ao sistema convencional, com a utilização de adubos exclusivamente minerais, com perdas de produtividade. Assim recomenda-se a associação entre adubos orgânicos e minerais a fim de obter um equilíbrio entre os nutrientes e consequentemente melhor comportamento vegetativo-produtivo do cafeeiro.

De acordo com Marchi (2006), os condicionadores de solo são constituídos por ácidos húmicos e fúlvicos. Servem para a restauração da fertilidade dos solos desgastados proporcionando equilíbrio físico, químico e biológico. Apresentam concentrações variadas, sendo comercializados na forma líquida e sólida e podem apresentar, em sua formulação, concentrações variáveis de nutrientes, como cálcio, potássio, fósforo, nitrogênio e micronutrientes. Sojka (2000) considera-se como

(4)

condicionador do solo aqueles materiais adicionados ao solo, com uma função preliminar de melhorar as condições físicas do solo e diz que existem vários tipos de condicionadores do solo, que variam em sua origem e composição, podendo ser sintéticos ou naturais, orgânicos ou inorgânicos.

Adubos verdes são plantas cultivadas no local ou trazidas de fora, que são incorporadas ao solo com a finalidade de preservar a fertilidade das terras (CALEGARI et aI., 1993). A utilização de biomassa vegetal como fonte de matéria orgânica representa uma oportunidade para o produtor diminuir a sua dependência da criação animal. Entre os benefícios oriundos da utilização dessa massa vegetal, pode-se mencionar os efeitos sobre as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, além de efeitos alelopáticos. A massa vegetal roçada e deixada em cobertura ou incorporada ao solo, além de atuar como fonte de carbono e nutrientes (fonte energética), atenua as oscilações de temperatura e umidade, intensificando a atividade biológica (RICCI et al., 2002).

O vermicomposto é uma das principais alternativas em termos de adubação orgânica, sendo um adubo orgânico estável, rico em nutrientes, inodoro, de coloração escura, obtido a partir da atividade das minhocas, que potencializam a matéria prima utilizada no processo, proporcionando diversos benefícios para as plantas (LONGO, 1995).

3. OBJETIVO

Avaliar o impacto do uso de condicionador de solo, adubo verde e vermicomposto no desenvolvimento inicial do cafeeiro.

4. METODOLOGIA

O experimento foi conduzido em condições de campo, na Fazenda Experimental Marcelo Mesquita Serva, da Universidade de Marília, situada no município de Marília - SP, geograficamente localizado em latitude 22º 12' 50'' S e longitude 49º 56' 45'' W, a uma altitude de, aproximadamente, 610 m, em relação ao nível do mar, no período de março a agosto de 2018.

O experimento foi conduzido no delineamento de blocos casualizados, em esquema fatorial 2 x 2 X 2, com quatro repetições, considerando a presença e a ausência dos três tipos de orgânicos (Ribumin®, como condicionador de solo;

(5)

Tithonia diversifolia, como adubo verde e Húmus de minhoca, como vermicomposto), na presença e ausência de adubação de plantio. Foram utilizadas quatro plantas por parcela, sendo as duas plantas centrais na linha consideradas como área útil. O plantio foi efetuado em 16 de março de 2018, com mudas da cv. Mundo Novo 464/17, as quais apresentavam 4 pares de folhas verdadeiras e com altura média de 25 cm. O espaçamento da lavoura ficou com 4,5 metros entre linhas de cultivo e 0,65 metros entre plantas.

5. DESENVOLVIMENTO

Antes do plantio foi adicionada a dose de 300 g de calcário por cova e 50 g do fertilizante 08-28-16 cova-1, nos tratamentos com adubação de plantio. O

Ribumin® (300 g cova-1) e o vermicomposto (300 g por cova) também foram

incorporados ao solo por ocasião da adubação de plantio. Já a Tithonia (200 g cova -1) foi incorporada ao solo, nos tratamentos que levavam adubo verde, dez dias antes

do plantio. Os talos (menores que 2,0 cm de diâmetro) e folhas da Tithonia foram coletados e picados em pedaços em torno de 1,0 cm de comprimento e incorporados ao solo no mesmo dia.

Cerca de 60 dias após o plantio foi feita uma cobertura com 30 g de 36-00-12 planta-1 em todos os tratamentos. Duas vezes por semana foi feita a irrigação,

pois nesse período choveu muito pouco. As poucas capinas feitas foram manuais e não foi feita nenhuma aplicação com defensivos agrícolas.

As avaliações do desenvolvimento vegetativo do cafeeiro foram realizadas cerca de cinco meses após o plantio (13/08/2018), verificando-se as características: Altura das plantas e diâmetro de copa com avaliações fitométricas com uso de trena, diâmetro do caule com paquímetro e contagem do número de ramos plagiotrópicos.

Os valores obtidos referentes aos dados vegetativos do cafeeiro foram submetidos à análise de variância pelo teste F e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade, realizada pelo programa R (R CORE TEAM, 2017).

6. RESULTADOS

Não foi observado efeito significativo (p>0,05) da interação tripla em nenhuma das variáveis analisadas. Para a variável Diâmetro de caule houve apenas efeito significativo (p<0,05) para o uso Ribumin®, sendo que as plantas adubadas

(6)

com Ribumin® apresentaram média de 0,89 cm, enquanto as plantas que não receberam o composto apresentaram média de 0,99 cm.

Para a variável Altura observou-se efeito da interação Ribumin® e Tithonia (F=5,68; p<0,05), sendo os resultados apresentados na Tabela 1. Na presença de Ribumin®, o uso da Tithonia não resultou em diferença significativa segundo o teste de Tukey a 5% de probabilidade. Por outro lado, na ausência do Ribumin®, a utilização da Tithonia propiciou um aumento de cerca de 8% na altura da planta. A presença ou ausência da Tithonia não resultou em diferença em relação ao uso do Ribumin®.

A Tithonia diversifolia possui maior concentração de todos os macronutrientes em comparação com leguminosas utilizadas como mulch ou adubação verde na África tropical. O uso da fitomassa em solo deficiente em fósforo reforça a atividade microbiana, aumenta a disponibilidade de P e incrementa o rendimento de grãos de culturas anuais (JAMA et al., 2000).

Pesquisa realizada em nove localidades do Quênia, abrangendo 257 hectares de cultivo de T. diversifolia, estimou que esta espécie apresenta potencial de produção de biomassa de 530 t de massa fresca, correspondendo a 84,8 t de massa seca ha ano-1, sendo que 5,0 t de massa fresca de T. difersifolia incorporada

em 1 ha correspondem à aplicação de fertilizantes inorgânicos: de 159 kg (N), 10 kg (P), 161 kg (K), 18 kg (Ca) e 22 kg (Mg) (RESEARCH REPORT, 2000).

A biomassa de T. diversifolia apresenta grande potencial como fertilizante natural, podendo ser utilizado pelos agricultores como adubo verde, pois fornece nutrientes adequados e necessários para melhoria da produção de gergelim, contribuindo para o aumento na produção e uma redução nos gastos com o uso de fertilizantes inorgânicos (BABAJIDE et al., 2012).

Tabela 1 – Desdobramentos dos efeitos da interação Ribumin® e Tithonia para a variável altura de planta (cm).

ALTURA

Ribumin®

COM SEM

Tithonia COM 56.00 Aa 59.25 Aa

SEM 58.50 Aa 54.94 Ba

Médias com as mesmas letras maiúsculas nas colunas e minúsculas nas linhas não diferem entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.

(7)

Para o número de ramos plagiotrópicos verificou-se a presença de interação significativa entre o uso do Ribumin® e da Tithonia (F=5,37; p<0,05) (Tabela 2). Na presença de Ribumin® o uso da Tithonia não influenciou na característica avaliada. Já quando o Ribumin® não foi utilizado verificou-se um maior número de ramos plagiotrópicos na presença da Tithonia (9,12) em relação a sua ausência (8,00). Por outro lado, na ausência da Tithonia não verificou-se diferença devido ao uso do Ribumin®.

A aplicação de Ribumin® promove interação de substâncias húmicas presentes neste condicionador de solo com a planta, assim como foi relatado por Bernardes et al. (2011) e Silva et al. (2011), estudando o efeito de substâncias húmicas em tomateiro. Já, segundo Bahia et al. (2014) a aplicação de Ribumin® proporcionou incrementos de matéria seca, de altura, no diâmetro do caule e no número de folhas na planta do pimentão.

Para determinado hibrido e variedade de milho para consumo verde, a aplicação de Ribumin® não influenciou no produto final, se referindo especificamente ao numero de espigas por plantas (SILVA, et al. 2016).

Tabela 2 – Desdobramentos dos efeitos da interação Ribumin® e Tithonia para a variável número de ramos plagiotrópicos.

Médias com letras maiúsculas nas colunas e minúsculas nas linhas não diferem entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.

A presença e/ou a ausência do vermicomposto não houve efeito significativo em nenhuma das variáveis (p>0,05). De acordo com MARANA et al. (2008), o vermicomposto se mostrou inferior quando comparado com substrato comercial Plantmax-café®. Este substrato apresentou melhor desempenho do que o vermicomposto, comprovando sua alta eficiência como adubo de liberação lenta para suplementação de nutrientes em substrato para o crescimento de mudas de café (ANDRADE NETO et al., 1999).

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS RAMOS PLAGIOTRÓPICOS Ribumin® COM SEM Tithonia COM 7.75 Ab 9.12 Aa SEM 8.25 Aa 8.00 Ba

(8)

O condicionador de solo (Ribumin®) não apresentou efeito benéfico, sendo preferível a utilização da Tithonia diversifolia de forma isolada. Além disso, para o desenvolvimento inicial de mudas de Café (Coffea arabica) o vermicomposto não apresentou benefícios significativos para a cultura.

8. FONTES CONSULTADAS

ANDRADE NETO, A. et al. Avaliação de substratos alternativos e tipos de adubação para a produção de mudas de cafeeiro (Coffea arabica L.) em tubetes. Ciência e Agrotecnologia, v.23, n.2, p.270-280, 1999.

BABAJIDE, P. A; AKANBI, W. B; OLABODE, O. S; OLANIYI, O.; AJIBOLA, A. T. Influence of pré-aplication handling techniques of Tithonia diversifolia Hemsl. A. Gray residues on sesame, in south-western Nigeria. Journal of Animal and Plant

Sciences, v.15, p.2135-2146, 2012.

BAHIA, B. L.; SANTOS, J. L. D.; NETO, C. S.; SILVA, R. A.; SANTOS, L. G. S. Características agronômicas do pimentão adubado com diferentes doses de

Ribumin®. Enciclopédia biosfera. Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.10, n.18; 8p. 2014.

BERNARDES, J. M.; REIS, J. M. R.; RODRIGUES, J. F. Efeito da aplicação de substância húmica em mudas de Tomateiro. Global Science and Technology, Rio Verde, v.4, n.3, p.92-99, 2011.

COSTA, E. M.; SILVA, H. F.; RIBEIRO, P. R. A. Matéria orgânica do solo e o seu papel na manutenção e produtividade dos sistemas agrícolas. Enciclopédia Biosfera, v. 9, n. 17, p. 1842-1860, 2013.

EIRAS, P. P.; COELHO, F. C. Utilização de leguminosas na adubação verde para a cultura de milho. Inter Science Place, v. 4, n. 17, p. 96-124, 2001.

GUALBERTO, R; SOUZA JÚNIOR, O. F; COSTA, N. R; BRACCIALLI, C. D; GAION, L. A. Influência do espaçamento e do estádio de desenvolvimento da planta na produção de biomassa e valor nutricional de Tithonia diversifolia (HEMSL) Gray. Nucleus, v.8, p. 241-255, 2011.

JAMA, B.; PALM, C.A.; BURESH, R.J.; NIANG, A.; GASHENGO, C.; NZIGUHEBA, G.; AMADALO, B. Tithonia diversifolia as a green manure for soil fertility

(9)

improvement in Western Kenya: a review. Agroforestry Systems, v.49, p.201-201, 2000.

LONGO, A D. Atividade Fertilizadora do solo. Fonte Alimentar – Minhocas. São Paulo: Icone Editora Ltda, 4ª ed. 1995, 79p.

MAPA (AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO). Café no Brasil. 2017. Disponível em

<http://www.agricultura.gov.br/assuntos/politica-agricola/cafe/cafeicultura-brasileira> Acesso em: 27 ago. 2018.

MARANA, J. P. et al. índices de qualidade e crescimento de mudas de café produzidas em tubetes. Ciência Rural, v.38, n.1, jan-fev, 2008.

MARCHI, E. C. S. Influência da adubação orgânica e de doses de material húmico sobre a produção de alface americana e teores de carbono no solo. 2006. 50p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2006. R Core Team (2017). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. Disponível em:

<https://www.R-project.org/>.

RESEARCH REPORT. Using Tithonia as an organic fertilizer. Sustainable Agriculture Centre for Research and Development in Africa, v. 22, 2000. 10p. RICCI, M. S. F.; ARAÚJO, M, C. F. FRANCH, C. M. C. Cultivo orgânico do café: recomendações técnicas. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2002. 101 p. SILVA, A. C.; CANELLAS, L. P.; OLIVARES, F. L.; DOBBSS, L. B.; AGUIAR, N. O.; FRADE, D. A. R.; REZENDE, C. E.; PERES, L. E. P. Promoção do crescimento radicular de plântulas de tomateiro por substâncias húmicas isoladas de turfeiras. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v.35, p.1609-1617, 2011.

SILVA, R. A.; SOUZA, U. O.; SANTOS, L . G.; MELO, N. C.; VASCONCELOS, R. C. Características agronômicas de cultivares de milho verde submetidas a doses de Ribumin®. Rev. de Ciências Agrárias. vol.39 n.3, 9 p. Lisboa set. 2016.

SOJKA, R. E. Book Review: Handbook of Soil Conditioners. Soil Science. Kimberly, Idaho, v.165, n. 12, p.979-980, 2000.

Referências

Documentos relacionados

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

As bandas 3 e 4 resultantes da fusão foram empregadas na geração da imagem NDVI, utilizada na classificação orientada a objetos para diferenciar a classe vegetação das demais

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

A preparação das demonstrações contábeis individuais e consolidadas requer o uso de certas estimativas contábeis críticas e o exercício de julgamento por parte da

Fonte: IDC, 2015 (Inquérito a 467 organizações portuguesas que possuem alguma presença na Internet)..