• Nenhum resultado encontrado

Monografia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Monografia"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

faculdade de engenharia da universidade do

porto

mestrado integrado em engenharia electrot´

ecnica e de

computadores

ecnicas de Alta Tens˜

ao

Sistemas de Liga¸c˜ao `a Terra - Princ´ıpios de conce¸c˜ao e diferentes tipos de solu¸c˜oes

Grupo:

Ariana Martins

Diogo Pereira

Professor:

Doutor Ant´

onio Machado e

Moura

(2)

Conte´

udo

1 Introdu¸c˜ao 2

2 Liga¸c˜ao `a Terra 3

2.1 Liga¸c˜oes `a terra: . . . 4

2.2 Dimensionamento de Sistemas de Terra: . . . 5

2.2.1 El´etrodo Terra . . . 5

2.2.2 Propriedades do solo: . . . 6

2.2.3 Condutores de Terra . . . 8

2.2.4 Sistemas de liga¸c˜ao `a terra . . . 8

3 Frequˆencia de alimenta¸c˜ao ideal para liga¸c˜oes `a terra 9 3.1 Impedˆancia de Terra: . . . 10

3.1.1 C´alculo da resistˆencia de terra no el´etrodo terra: . . . 10

3.1.2 Impedˆancia de cadeia para sistemas terra em apoios: . . . 10

3.1.3 Impedˆancia de terra para sistemas com cabos protegidos com ba´ınha . . . 11

3.2 Intera¸c˜ao entre correntes de defeito e sistemas de terra . . . 12

4 Liga¸c˜oes de Terra em Instala¸c˜oes Especiais 13 4.1 Subesta¸c˜oes isoladas a g´as - GIS substations . . . 13

4.2 Sistemas de terra para vias f´erreas . . . 13

4.3 Torres de telecomunica¸c˜oes . . . 13

4.4 Centrais e´olicas . . . 14 5 Liga¸c˜oes Port´ateis `a Terra 14

6 Conclus˜ao 15

(3)

1

Introdu¸

ao

A importˆancia dos sistemas de liga¸c˜ao `a terra ´e primordial no que diz respeito `a garantia de seguran¸ca e correto funcionamento dos sistemas el´etricos. No entanto, sendo este artigo desen-volvido no ˆambito da unidade curricular de T´ecnicas de Alta Tens˜ao, onde o foco incidir´a nos sistemas relacionados com a Alta Tens˜ao, ainda mais imperativa se torna esta quest˜ao j´a que, devido `as elevadas tens˜oes existentes nestes sistemas, os riscos que as mesmas comportam s˜ao exacerbados, tanto para as pessoas como para os materiais. Assim, um sistema de liga¸c˜ao `a terra deve conseguir garantir:

Seguran¸ca para as pessoas: quer profissionais, quer cidad˜aos comuns;

Manuten¸c˜ao da integridade dos equipamentos e consequente garantia de fiabilidade do sis-tema el´etrico;

Capacidade de resistˆencia aos esfor¸cos mecˆanicos, bem como `a meteoriza¸c˜ao ambiental, de preferˆencia, durante o tempo de vida do equipamento onde est´a instalado;

Capacidade de resistˆencia aos esfor¸cos t´ermicos e `as correntes de fuga.

Seguran¸ca, no caso das linhas de alta tens˜ao (primordialmente, a´ereas), perante acidentes decorrentes do meio onde se envolvem, tais como incˆendios, quedas de ´arvores, embates, etc.

Posto isto, o planeamento, o c´alculo e a montagem dos sistemas de terra merece um estudo delicado e aprofundado de forma a que estes garantam a sua eficiˆencia durante o tempo de vida da instala¸c˜ao. Deste modo, o sistema de terra deve ser projetado de forma a possuir a resistˆencia menor e mais econ´omica poss´ıvel de forma a conduzir as correntes de fuga diretamente para a terra, assegurando os n´ıveis de potencial previstos pelas normas internacionais.

(4)

2

Liga¸

ao `

a Terra

De acordo com o NEC - National Electrical Code, define-se como terra ”o estabelecimento de uma liga¸c˜ao condutora, quer propositada, quer acidental, entre um circuito el´etrico ou o equipa-mento e a terra”. Assim, tendo em conta que a liga¸c˜ao `a terra ´e fundamental do ponto de vista de seguran¸ca e fiabilidade da instala¸c˜ao, o planeamento da mesma ´e o primeiro passo a ser efetuado no dimensionamento. O objetivo primordial ´e que a liga¸c˜ao `a terra, efetuada no neutro dos trans-formadores ou nas impedˆancias de terra, seja feita de forma a que as correntes de fuga circulem, de forma m´axima, neste el´etrodo. Para o correto dimensionamento do el´etrodo terra, devem ser tidas em conta trˆes tipos diferentes de tens˜oes:

Tens˜ao de Contacto: segundo a norma IEEE Std 80-2000, define-se como ”a diferen¸ca de potencial existente entre a eleva¸c˜ao do potencial de terra e a superf´ıcie onde se encontra um indiv´ıduo que tenha um membro em contacto com a superf´ıcie em tens˜ao e outro em contacto com a terra.”

Figura 1: Representa¸c˜ao esquem´atica da tens˜ao de contacto e respetivo circuito representativo

O c´alculo da tens˜ao de contacto ´e tal que:

Vc = (Rch+

Rc

2 ).Ich (1)

sendo:

• Rch: resistˆencia do corpo humano (≈ 1000 Ω);

• Rc: resistˆencia de contacto;

• Ich: corrente de choque que atravessa o corpo humano.

Tens˜ao de Passo: segundo a norma IEEE Std 80-2000, define-se como ”a diferen¸ca de potencial sentida por um indiv´ıduo que se encontre a uma distˆancia de um metro da superf´ıcie em contacto, sem ter nenhuma parte do corpo apoiada num objeto ao potencial da terra.”

(5)

Figura 2: Representa¸c˜ao esquem´atica da tens˜ao de passo e respetivo circuito representativo

O c´alculo da tens˜ao de passo ´e tal que:

Vpasso = (2.Rc+ Rch).Ich (2)

sendo:

• Rc: resistˆencia de contacto;

• Rch: resistˆencia do corpo humano (≈ 1000 Ω);

• Ich: corrente de choque que atravessa o corpo humano.

Tens˜ao da Malha de Defeito: tens˜ao que surge na malha de defeito - malha que se estabelece entre as partes ativas e a massa.

2.1

Liga¸

oes `

a terra:

´

E necess´ario considerar diferen¸cas substanciais nos sistemas de liga¸c˜ao `a terra envolvendo sis-temas de baixa tens˜ao (considerados, por norma, todos os sistemas com tens˜oes estipuladas entre 50 V e 1000 V) e de alta tens˜ao. Todos os sistemas de terra respeitantes a baixas tens˜oes exi-gem liga¸c˜oes s´olidas do neutro `a terra e, de nenhuma forma, devem ser inseridas impedˆancias nas liga¸c˜oes `a terra.

A liga¸c˜ao dos sistemas de alta tens˜ao apresenta in´umeras vantagens, tais como:

Em alta tens˜ao, por vezes, ocorrem oscila¸c˜oes a n´ıvel das correntes que, preferencialmente, devem originar curto-circuitos que fluem pelo el´etrodo terra, de forma a que n˜ao existam danos nos equipamentos;

Opera¸c˜ao r´apida face `a extin¸c˜ao de defeitos, restringindo-o `a sua zona de ocorrˆencia; Garantia que nos condutores ativos, a tens˜ao de fase nunca ´e ultrapassada, pelo que,

(6)

Atenua¸c˜ao das cargas capacitivas que s˜ao bastante evidentes em linhas a´ereas (note-se que as linhas de alta tens˜ao s˜ao predominantemente a´ereas).

No entanto, a existˆencia de liga¸c˜ao `a terra introduz susceptˆancia no caminho at´e `a terra, o que pode representar inconvenientes, em zonas com ´ındices cer´aunicos elevados.

2.2

Dimensionamento de Sistemas de Terra:

A primordial importˆancia de um sistema de terra, sobretudo no que diz respeito a sistemas de alta tens˜ao, ´e ser dimensionado de forma a suportar esfor¸cos qu´ımicos e mecˆanicos num intervalo de tempo, comum ao tempo de vida da instala¸c˜ao el´etrica a que est´a afecto. Deste modo, existem parˆametros el´etricos que devem ser considerados, tais como:

Corrente de fugas: de acordo com a norma IEEE Standard, ´e o valor eficaz da corrente que flui para a terra ap´os a ocorrˆencia de um defeito;

Dura¸c˜ao da falha: instante de tempo que decorre desde do in´ıcio do defeito at´e que o mesmo ´e extinto;

Propriedades do solo: conjunto de caracter´ısticas geol´ogicas, qu´ımicas e mecˆanicas que caracterizam o solo onde ocorre o aterramento.

Nota para o facto da corrente de fugas depender do tipo de liga¸c˜ao do neutro com a terra. A liga¸c˜ao `a terra de um sistema compreende o el´etrodo terra, os condutores de terra e os condutores protegidos com blindagem.

2.2.1 El´etrodo Terra ´

E imperativo que a escolha do material do el´etrodo terra permita ao mesmo tornar-se resis-tente `a corros˜ao e ao stress mecˆanico provocado por eventuais caracter´ısticas f´ısico-qu´ımicas do solo onde o mesmo ser´a implementado, quer seja durante a instala¸c˜ao, quer seja durante o normal funcionamento do sistema el´etrico.

Existem in´umeras formas de aterramento, desde das que recorrem a esferas, placas, fitas met´alicas, at´e configura¸c˜oes de cablagens. A liga¸c˜ao `a terra ´e constitu´ıda por trˆes partes dis-tintas: as conex˜oes que ligam o sistema ao el´etrodo, o pr´oprio el´etrodo e a terra em volta do mesmo.

(7)

Para se avaliar a liga¸c˜ao `a terra, electricamente, devem ser considerados trˆes parˆametros: a resistˆencia, a capacidade e a indutˆancia. A indutˆancia permite quantificar a oposi¸c˜ao `a corrente que flui, ou tende a fluir, para o solo.

Os el´etrodos terra podem apresentar as seguintes configura¸c˜oes:

• De superf´ıcie: quando se emprega fita ou cablagem, ordenada sob a forma horizontal ou fechada em anel;

• Em estaca vertical: quando se emprega uma vara condutora que penetra o solo de forma a encontrar estratos com condutividades diferentes;

• Em malha reticulada: realiza¸c˜ao de uma matriz, horizontal, enterrada no solo;

• El´etrodo de funda¸c˜ao: empregue em constru¸c˜oes de bet˜ao, em que o el´etrodo ´e agrupado `a constru¸c˜ao, fazendo parte das funda¸c˜oes da infraestrutura em causa.

2.2.2 Propriedades do solo:

A propriedade do solo de primordial importˆancia no dimensionamento do sistema de terra ´e a resistividade, dada por:

ρ = RA

l (3)

No entanto, h´a que notar que, no seu estado natural, o solo ´e um mau condutor el´etrico, tanto pior se o solo se encontrar seco ou gelado. No entanto, as caracter´ısticas posteriormente indicadas exercem influˆencia no seu comportamento:

• Tipo de solo; • Humidade; • Concentra¸c˜ao de sais; • Temperatura; • Granulometria; • Estratifica¸c˜ao.

(8)

Para que seja poss´ıvel entender melhor a varia¸c˜ao da resistividade com estas caracter´ısticas, vem que:

Tabela 1: Varia¸c˜ao da resistividade do solo com a sua constitui¸c˜ao geol´ogica Tipo de Solo Resistividade (Ωm)

Solos ar´aveis 50-500 Argila 300-5000

Areia 1000-8000 Calc´ario 500-5000 Granito e Arenito 100-10000

Basalto 10000-20000

Figura 4: Varia¸c˜ao da resistividade com a) sais b) humidade c)temperatura do solo

Claro est´a que, a resistividade do solo ter´a influˆencia direta na tens˜ao de contacto, j´a indicada anteriormente. Assim, ´e poss´ıvel analisar atrav´es de:

Tabela 2: Varia¸c˜ao da tens˜ao de contacto com a resistividade do solo Resistividade (Ωm) Tens˜ao de Contacto (V)

0 10 50 10,74 100 11,5 200 13 300 14,5 400 16 500 17,5 1000 25 2000 40 3000 55

Para o estudo dos solos recorre-se a diversas an´alises tais como cartas geol´ogicas, perfura¸c˜oes, diagramas s´ısmicos e mapas de resistividade.

(9)

2.2.3 Condutores de Terra

Em altas tens˜oes, ´e comum que os cabos apresentem ba´ınhas met´alicas ou armaduras em volta do condutor. Durante a ocorrˆencia de defeitos, s˜ao este tipo de cabos que ficam respons´aveis por deixar fluir as correntes de defeito at´e `a terra. O condutor de terra dever´a ser um cabo isolado para n˜ao ser afectado pela corros˜ao ou outro tipo de desagaste que pode comprometer a seguran¸ca do sistema.

2.2.4 Sistemas de liga¸c˜ao `a terra

O dimensionamento da blindagem exige um tratamento cuidado j´a que, considerando apenas o efeito da blindagem, este efeito pode ter consequˆencias que afectam o funcionamento do sis-tema el´etrico e podem contribuir para o aumento das perdas por efeito Joule. Existem v´arios tipos de liga¸c˜ao `a terra, mas, independentemente do sistema a adoptar, cujas diferen¸cas ser˜ao posteriormente explanadas, estes sistemas devem ser capazes de garantir:

• A condu¸c˜ao `a terra das correntes capacitivas, mantendo as blindagens a um potencial seme-lhante ao da terra, em regime normal;

• A condu¸c˜ao das correntes de fuga n˜ao devem ser comprometidas aquando da ocorrˆencia de um curto-circuito;

• A integridade da rigidez do isolamento entre a blindagem e a terra no caso de ocorrˆencia de sobretens˜oes.

Sistema de liga¸c˜ao r´ıgida `a terra

Nos sistemas de liga¸c˜ao r´ıgida `a terra ´e realizada uma liga¸c˜ao direta entre as trˆes fases e a terra para que seja, o mais poss´ıvel, uniformizar o potencial do sistema com a terra.

Figura 5: Esquema representativo das liga¸c˜oes r´ıgidas `a terra

Note-se que n˜ao ´e adoptada nenhuma configura¸c˜ao espec´ıfica para evitar a passagem das cor-rentes pela blindagem, que ao n˜ao serem controladas, ir˜ao contribuir para o incremento das perdas Joule. ´E prudente proceder `a liga¸c˜ao das blindagens entre si e `as terras numa distˆancia de, apro-ximadamente, 2 quil´ometros caso os n´ıveis de tens˜ao em uso se aproximem dos limites de tens˜ao de rotura da ba´ınha.

(10)

Sistema de liga¸c˜ao especial `a terra

Estes sistemas s˜ao caracterizados pela circula¸c˜ao permanente de corrente pela blindagem, em regime normal de funcionamento. Para evitar as elevadas perdas, opta-se por se proceder `a liga¸c˜ao das blindagens, promovendo a forma¸c˜ao de circuitos fechados. Isto promove a pr´atica do aumento da dist˜ancia entre fases para diminui¸c˜ao de perdas e diminui a absor¸c˜ao das correntes capacitivas na linha, por meio da diminui¸c˜ao da sec¸c˜ao do condutor.

Sistema de liga¸c˜ao `a terra resistivo

O neutro e a terra s˜ao conectados atrav´es de uma resitˆencia. Em sistemas acima dos 11 kV ´

e utilizada uma LER - Liquid Earthing Resistor. O valor da resistˆencia ´e arbitrado mediante a magnitude das correntes de fuga.

Sistema de liga¸c˜ao `a terra com reatˆancias

Atrav´es deste m´etodo, utiliza-se uma reatˆancia entre o neutro e a terra. H´a apenas uma condi¸c˜ao que deve ser verificada neste tipo de liga¸c˜ao: ´e recomendado que a corrente de defeito n˜ao deva ser reduzida a menos de 60 % da tens˜ao nominal de forma a evitar a ocorrˆencia de sobretens˜oes dinˆamicas.

Sistema de liga¸c˜ao `a terra ressonante

Utiliza-se uma reatˆancia entre o neutro e a terra de forma a compensar a fase de da corrente capacitiva. Este m´etodo tem duas grandes vantagens: durante a ocorrˆencia de um defeito fase-terra, a prolifera¸c˜ao de um arco el´etrico ´e suprimida automaticamente sem que haja interrup¸c˜ao da corrente; para al´em disso, ´e poss´ıvel que a rede continue a operar, apesar da ocorrˆencia do defeito, na medida em que a capacidade da corrente de defeito `a terra ´e compensada. No entanto, este tipo de sistema, pode comprometer o funcionamento das fases ”saud´aveis”bem como tornar a localiza¸c˜ao do defeito mais dif´ıcil.

3

Frequˆ

encia de alimenta¸

ao ideal para liga¸

oes `

a terra

Antes de mais, para que possa ser determinada e definida uma frequˆencia de alimenta¸c˜ao, ´e necess´ario estudar um conjunto de aspectos:

• a medi¸c˜ao da resistˆencia de terra e a formula¸c˜ao do modelo de terra; • c´alculo da impedˆancia de terra;

• c´alculo das correntes de defeito para v´arios locais;

(11)

3.1

Impedˆ

ancia de Terra:

3.1.1 C´alculo da resistˆencia de terra no el´etrodo terra:

A resistˆencia de um el´etrodo hemisf´erico de raio r, num solo com resistividade ρ ´e dada por:

R = ρ

2πr (4)

A resistˆencia de terra varia de tal modo que quando maior e mais complexo for o sistema, menor dever´a ser o seu valor. A n˜ao ser que o sistema de terra seja muito extenso ou se situe num solo com uma resistividade muito baixa, a impedˆancia de s´erie dos condutores de terra ´e consideravelmente mais baixa que a resistˆencia de terra.

3.1.2 Impedˆancia de cadeia para sistemas terra em apoios:

O dimensionamento da impedˆancia de cadeia depende do tamanho e do tipo do fio-terra, do tamanho e formato da base do apoio e, finalmente, da natureza do solo em volta do apoio e aonde ser´a feita a conex˜ao. Para que sejam percet´ıveis as diferen¸cas advindas da altera¸c˜ao de um destes parˆametros em rela¸c˜ao `a resistˆencia de cadeia, repare-se na varia¸c˜ao da mesma, para solos com diferentes resistividades e para diferentes valores de resistˆencia do apoio, `a frequˆencia industrial (50 Hz).

(12)

Figura 7: Varia¸c˜ao da impedˆancia de cadeia com a resistˆencia do apoio (50 Hz)

Note-se que, este parˆametro tamb´em apresenta varia¸c˜oes significativas caso estejamos a falar de HVAC ou HVDC (High Voltage AC ou High Voltage DC ).

Figura 8: Varia¸c˜ao da impedˆancia de cadeia para AC e DC (50 Hz)

Deste modo, pode-se concluir que este ´e mais um dos fatores que poder´a contribuir para um amplo crescimento do transporte de energia, em DC.

3.1.3 Impedˆancia de terra para sistemas com cabos protegidos com ba´ınha

No que diz respeito a redes de distribui¸c˜ao urbana, que apresentam valores de alta tens˜ao baixos, ´e comum recorrer-se ao uso de cabos com ba´ınhas. Este tipo de cabo assume a primoridal fun¸c˜ao de ligar as terras das subesta¸c˜oes, permitindo, deste modo, a cria¸c˜ao de um extenso sistema de aterramento. Assim, deste modo, surge uma quest˜ao que deve ser avaliada, resultante da

(13)

extens˜ao que o cabo ter´a de percorrer e o seu consequente efeito na magnitude da impedˆancia de terra.

Figura 9: Varia¸c˜ao da impedˆancia de terra com o comprimento do cabo

Nota apenas para o facto de cabos com ba´ınhas em pl´asticos se exceptuarem a este comporta-mento.

3.2

Intera¸

ao entre correntes de defeito e sistemas de terra

A principal importˆancia da determina¸c˜ao das correntes de defeito diz respeito ao dimensiona-mento dos dispositivos de prote¸c˜ao. No entanto, o c´alculo destas correntes ´e tamb´em necess´ario para se determinar a quantidade de eletr˜oes que flui para a terra, no caso de ocorrˆencia de um defeito e para determinar qual a eleva¸c˜ao de potencial provocada pelo mesmo. A determina¸c˜ao da corrente de defeito ´e feita tendo em conta a sua componente sim´etrica e a sua componente assim´etrica, determinadas atrav´es de equa¸c˜oes respeitantes aos regimes estacion´arios. No entanto, as aproxima¸c˜oes consideradas nestas equa¸c˜oes introduzem erros de elevada magnitude, pelo que devem ser efetuadas corre¸c˜oes.

Quando um defeito `a terra ocorre numa subesta¸c˜ao, a corrente regressa atrav´es da terra, pelo caminho de menor impedˆancia e entra na rede de terras ligada ao neutro. Caso o sistema de terras estivesse conectado `a subesta¸c˜ao, passaria a estabelecer-se outro caminho de retorno para a corrente de defeito, tal como ´e indicado na figura seguinte.

(14)

Figura 10: Circuito representativo do caminho da corrente de defeito

Assim, Igr ´e dada por:

Igr = If

zc− zmp,c

zc+ ((ZeA+ ZeB)/lAB)

(5)

Assim, pode-se concluir que, quando estamos perante circuitos de pequenas dimens˜oes, a mag-nitude da corrente que regressa pela terra ´e altamente influenciada pelos valores de impedˆancia da subesta¸c˜ao. Por outro lado, quando estamos perante linhas a´ereas, cuja extens˜ao ´e elevada, a magnitude das impedˆancias de terra das subesta¸c˜oes s˜ao suficientemente baixas, em compara¸c˜ao com as impedˆancias longitudinais, de forma a que n˜ao s˜ao criadas interferˆencias na corrente de distribui¸c˜ao.

4

Liga¸

oes de Terra em Instala¸

oes Especiais

4.1

Subesta¸

oes isoladas a g´

as - GIS substations

As subesta¸c˜oes isoladas a g´as s˜ao caracterizadas pela pequena ´area que ocupam e pelos elevados transit´orios que sofrem em opera¸c˜oes de reconfigura¸c˜ao. Assim, ao contr´ario do que j´a foi indicado, que para dimensionamento ´e comum utilizarem-se equa¸c˜oes respeitantes ao estudo dos regimes estacion´arios, aqui torna-se vital avaliar os comportamentos transit´orios para dimensionamento das terras.

4.2

Sistemas de terra para vias f´

erreas

Devido aos n´ıveis de tens˜ao espec´ıficos que existem nas linhas f´erreas, alimenta¸c˜ao AC que varia entre os 25 kV e os 132 kV, as subesta¸c˜oes implantadas perto destes sistemas podem cau-sar problemas de interferˆencia que podem alterar todo o comportamento do sistema no caso de ocorrˆencia de defeitos.

4.3

Torres de telecomunica¸

oes

De um prisma econ´omico, a pr´atica de utilizar apoios destinados ao transporte e distribui¸c˜ao de energia para implanta¸c˜ao de transmissores de telecomunica¸c˜oes tornou-se crescente. Deste modo,

(15)

´

e poss´ıvel que ocorram situa¸c˜oes em que o transporte de energia apresente n´ıveis de tens˜ao muito mais elevados do que os utilizados nas telecomunica¸c˜oes o que, pela mesma base cient´ıfica, descrita para as linhas f´erras, pode resultar na adultera¸c˜ao do dimensionamento das correntes de defeito.

4.4

Centrais e´

olicas

Devido ao facto de existir mais abundˆancia de recurso natural (vento) em locais com ele-vadas altitudes, existe uma rela¸c˜ao direta com a resistividade dos solos nestes mesmos locais. Para al´em do mais, os subesta¸c˜oes respons´aveis pela inje¸c˜ao de e´olica na rede s˜ao, por quest˜oes t´ecnico-econ´omicas, bastante compactas e a sua resistˆencia de terra pode n˜ao ser t˜ao baixa como o desej´avel, impedindo que as correntes de defeito fluam para a terra.

5

Liga¸

oes Port´

ateis `

a Terra

O uso de liga¸c˜oes `a terra port´ateis assume um especial interesse no que diz respeito aos trabalhos em tens˜ao, que s˜ao, cada vez mais, uma ferramenta important´ıssima no que concerne `a garantia de fiabilidade do sistema e `a minimiza¸c˜ao das interrup¸c˜oes sofridas pelo mesmo. Deste modo, `a semelhan¸ca dos sistemas de terra convencionais, este sistema visa criar um caminho para a fluˆencia das correntes de fuga, diretamente `a terra e pode ser aplicado a linhas, cabos ou subsesta¸c˜oes, providenciando trabalhos nestes locais, de forma segura.

(16)

6

Conclus˜

ao

Dentro da ´area de electrotecnia, mais concretamente no que diz respeito ao dimensionamento de sistemas el´etricos, o estudo dos sistemas de terra continuar´a a ser vital, na medida em que tˆem, obrigatoriamente, de serem implementados com ˆexito j´a que, o seu mau dimensionamento traz adjacentes in´umeros problemas, quer de seguran¸ca para os cidad˜aos e t´ecnicos, quer para a integridade do sistema.

Ap´os a elabora¸c˜ao deste trabalho, foi poss´ıvel concluir que o dimensionamento de um sistema de terra engloba v´arias fun¸c˜oes complexas que variam consoante in´umeros crit´erios, desde do local onde ´e feita a instala¸c˜ao at´e ao tipo de instala¸c˜ao que est´a a ser projetada. Para al´em do mais, continuam a ser desenvolvidos trabalhos experimentais que visam a melhoria e o aumento de efic´acia destes sistemas e tentam colmatar todas as falhas que ainda existem.

Apesar do limite imposto `a complexidade desta monografia, o tema em quest˜ao apresenta muito mais quest˜oes que poderiam ser aprofundadas, sobretudo no que concerne ao atual desenvolvimento destes sistemas.

(17)

7

Bibliografia

• Haddad, Dr. A. and Warne, D - Advances in High Voltage Engineering, 2009 • NTNU paper - Norwegian University of Science an Technology

• Beltz, R. and Peacock, I and Vilcheck, W - Application Considerations for High Resistance Ground Retrofits in Pulp and Paper Mills

• Seal, M.D - Resistance Grounding System Basics

• General Cable - Liga¸c˜oes `a Terra em Circuitos de Alta Tens˜ao

• Beltani, J.M - Medi¸c˜ao de Malha de Terra em Subesta¸c˜oes Energizadas • IEEE - Guide for Safety in AC Substation Grounding

• TransGrid - Portable Earthing of High Voltage Conductors

• Oliveira, D.X.P - Importˆancia das Condi¸c˜oes de Seguran¸ca nos Trabalhos em Tens˜ao • Prasad, D. and Sharma, H.C - Designing and Earthing and Bonding System for High Voltage

Substations

Referências

Documentos relacionados

a) Executar os serviços durante 12 (doze) meses, a contar da publicação do extrato desta Ata no Jornal Oficial do Município, os itens relacionados na presente Ata, na forma

Tendo como base uma folha de jornal, os participantes irão usar canetas para fazer a ilustração da sua personagem preferida de uma história, como um dragão, um unicórnio ou

ENSINO MÉDIO ACALCULIA, OUTROS DESPREPARO DIFICULDADES E TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA MILLS, 2011 http://www.mathlearningdifficulties.com/ DISLEXIA

O arrematante pagará no ato o valor de 5% referente ao sinal e princípio de pagamento calculados sobre o valor da arrematação e a comissão do leiloeiro, correspondente

Como discutido na Seção 3.4, aplicações SGX são divididas entre parte segura, que executa dentro de enclaves SGX, e parte insegura, usada para instanciar o enclave da

Figura 3Cromatograma do produto da reação de esterificação do glicerol com anidrido acético AN: na ausência de catalisador a, e nos catalisadores ácido sulfúrico b e

SEM VÍNCULO. RECONHECIMENTO EM RECLAMAÇÃO TRABALHISTA. INÍCIO DE PROVA MATERIAL. IMPUGNAÇÃO DA AUTARQUIA. INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA. A sentença trabalhista é documento