• Nenhum resultado encontrado

Escola Superior Agrária de Coimbra. Departamento de Recursos Florestais. Proposta de Contratação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Escola Superior Agrária de Coimbra. Departamento de Recursos Florestais. Proposta de Contratação"

Copied!
93
0
0

Texto

(1)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo Aline Silva de Oliveira para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Professor Adjunto Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 185 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 02/10/2020 e termo a 23/01/2021.

(2)

Escola Superior Agrária de Coimbra Departamento de Recursos Florestais

Proposta de Contratação

Para dar cumprimento às propostas de DSD das Licenciaturas em Biodiversidade e Conservação da Natureza (LBCN), em Ciências Florestais e Recursos Naturais (LCFRN), e do Mestrado em Recursos Florestais (MRF), para o ano letivo de 2020-21, o Departamento de Recursos Florestais propõe a Doutora Aline Silva de Oliveira, cujo CV se anexa, para ser contratada a __% na categoria de equiparada a Prof. Adjunta, durante __ meses. Este contrato tem como finalidade a colaboração na lecionação das UCs de Gestão do Fogo da LBCN (15 horas – 21,7% da UC), Defesa da Floresta Contra incêndios da LCFRN (15 horas – 21,7% da UC), e de Ecologia e Gestão do Fogo (OPTII) do MRF (29,25h – 75% da UC), a lecionar no semestre ímpar do ano letivo de 2020/21.

Coimbra, 27 de setembro de 2020

David Rodrigues Presidente do C. DRF

(3)

Escola Superior Agrária de Coimbra Departamento de Recursos Florestais

RELATÓRIO

Dando cumprimento ao ponto 3 do artº 8º do DL 207/2009, serve o presente relatório para fundamentar a proposta de contratação da Doutora Aline Silva Oliveira, para lecionar no semestre ímpar do ano letivo de 2020/21, na categoria de equiparado a Professor Adjunto, as Unidades Curriculares (UC) de Defesa da Floresta Contra Incêndios (1 h / semana) da Licenciatura em Ciências Florestais e Recursos Naturais (LCFRN), Gestão do Fogo (1 h / semana) da Licenciatura em Biodiversidade e Conservação da Natureza (LBCN) e Ecologia e Gestão do Fogo (1.95 h / semana) do Mestrado em Recursos Florestais (MRF), de acordo com a proposta apresentada pelo Presidente do Departamento dos Recursos Florestais.

Tendo em conta o CV da candidata, somos de parecer que a mesma reúne as condições necessárias e suficientes para desempenhar as funções para que é convidada, tendo em atenção que:

a) Possui o Doutoramento em Meteorologia Aplicada pelo Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa – Minas Gerais;

b) Foi docente universitária na Faculdade Pitágoras de disciplinas nas áreas de Geociências (Cartografia, SIG e Deteção Remota, Topografia, Modelagem Espacial, Ecologia, Climatologia e Meteorologia).

c) Foi investigadora associada do Centro de Sensoriamento Remoto da UFMG, Brasil, e é atualmente investigadora (post doctoral) na Escola Superior Agrária de Coimbra; d) Na sua área de investigação tem direcionado o seu estudo para a linha da gestão da

paisagem, em particular, na ecologia de incêndios em ambientes florestais e urbanos; e) Tem realizado modelos de simulação espacial e numéricos de propagação de incêndios,

mudanças do uso e cobertura do solo, análises e estimativas de rentabilidade agrícola e florestal;

f) Tem produção científica publicada em revistas e atas de congressos;

g) Tem experiência de investigação desenvolvida na área de Gestão do Fogo e Defesa da Floresta contra Incêndios, conforme o CV enviado.

Coimbra, 26 de setembro de 2020

______________________________ ____________________________ Joaquim S. Silva (Ph.D) Filomena Gomes (Ph.D)

Prof. Coordenador Prof. Adjunto Assinado por : Maria Filomena de Figueiredo

Nazaré Gomes

Num. de Identificação: BI05640279 Data: 2020.09.27 16:35:08+01'00'

(4)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo Ana Isabel calado Lopes para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Professor Adjunto Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 185 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 06/10/2020 e termo a 15/06/2021.

(5)

Departamento de Ciências Zootécnicas Escola Superior Agrária de Coimbra

Coimbra, 23 de Setembro de 2020

Exmo. Sr. Presidente da ESAC Professor Adjunto João Noronha

ASSUNTO: Proposta de contratação de Ana Calado para o ano letivo 2020/2021

Ana Isabel Calado Lopes é Doutorada em Ciências Biomédicas (UC, 2015), mestre em Engenharia Biomédica (UC, 2006) e licenciada em Medicina Veterinária (UP, 2000). É docente do Ensino superior na área das ciências Veterinárias desde 2002 (Escola Universitária Vasco da Gama) e exerce clínica e cirurgia de animais de companhia desde 2000.

Dado o seu currículo, as necessidades de docência demonstradas na proposta de distribuição de serviço docente e no interesse manifestado, o Departamento de Ciências Zootécnicas propõe a sua contratação a tempo parcial (40%; total de 142,5h, 60h no 1º semestre e 82,5h no 2º semestre, correspondendo respetivamente a 4,0h e 5,5h semanais) para o período de 06/10/2020 a 15/06/2021, na categoria de Professor Adjunto, para colaboração na lecionação das UCs Anatomia e Fisiologia Animal I (1º semestre) e Anatomia e Fisiologia Animal II e Citologia e Histologia Animal (2º semestre) da Licenciatura em Enfermagem Veterinária.

Com os melhores cumprimentos,

(Maria Amélia Ramos, Prof. Adjunta Presidente do Conselho de Departamento de

(6)

Ex. º Sr.

Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra Prof. João Noronha

Relatório

Dando cumprimento ao ponto 3 do Artigo 80 do Decreto-Lei 207/2009, serve o presente relatório para fundamentar a proposta de contratação de Ana Isabel Calado Lopes como a Prof.ª Adjunta convidada, para lecionar, no ano letivo 2020/2021, conteúdos teóricos e práticos das unidades curriculares de Anatomia e Fisiologia I, Anatomia e Fisiologia Animal II e Citologia e Histologia (LEV), de acordo com a proposta do Departamento de Ciências Zootécnicas.

Atendendo aos conteúdos programáticos das referidas Unidades Curriculares, são os seguintes os aspetos que nos levam a considerar que Ana Isabel Calado Lopes reúne as condições necessárias para assegurar um elevado nível de lecionação dos temas em questão:

 Licenciatura em Medicina Veterinária, pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto, em 2000;

 Mestrado em Engenharia Biomédica, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em 2006;

 Doutoramento em Ciências da Saúde, ramo de Ciências Biomédicas, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em 2015;

 Curso de Ciências em Animais de Laboratório (40h) pela Sociedade Portuguesa de Ciências de Animais de Laboratório; Curso conferente à creditação pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária de Pessoa competente para a prática de experimentação animal (Investigadora), em 2013:

 Curso de Metodologia e Investigação Científica, Desenho Experimental e Análise de Dados (21h), pela Sociedade Portuguesa de Ciências de Animais de Laboratório; Curso conferente à categoria de Investigador-Coordenador, em 2014;

 Curso de Oncologia Molecular: Biologia do Cancro e Terapias Emergentes (32h), pelo Instituto de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, E.P.E. em 2014

 Curso de Patologia Forense Veterinária – Curso Teórico-prático (16h), pela Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa, Portugal e Sociedade Portuguesa de Patologia Animal, em 2017:

 Curso Teórico-Prático de Citologia (20h), pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro / Telecárdio, em 2003

 Participação em projetos de investigação, nacionais e internacionais, institucionais e financiados pela indústria:

o PhotonTHERAPY Cancer assisted treatment, projeto submetido

(PTDC/EEIEEE/2077/2020) à Fundação para a Ciência e a Tecnologia em 2020. Em estado de apreciação.

o Avaliação da Termoterapia Focal num Modelo de Oncologia Experimental (De

2010 a 2015)

(7)

 Experiência pedagógica: nomeadamente na participação da lecionação de várias UCs do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, da Escola Universitária Vasco da Gama, desde 2002.

Docência Ano Letivo 2019-2020:

o Regência de Unidade Curricular: Patologia Geral, Anatomia Patológica I, Anatomia Patológica II, História da Medicina Veterinária (em língua portuguesa e francesa), Fisiopatologia Comparada.

o Docência de Unidade Curricular:

 Anatomia Patológica I – Co-Docente (2h/semana);  Anatomia Patológica II – Co-Docente (8h/semana);

 Histologia e Embriologia I – Co-Docente, em língua francesa (6h/semana);  Histologia e Embriologia II – Co-Docente, em língua francesa (6h/semana);  História da Medicina Veterinária – Docente, em língua francesa (1h/semana). o Funções não-letivas:

 Presidência da Comissão de Ética e de Bem-Estar Animal;  Secretária do Conselho Científico;

 Membro da Comissão de Prática Veterinária Integrada;  Supervisão de Prática Veterinária Integrada I;

 Tutoria de Prática Veterinária Integrada;  Tutoria de Estágio Curricular;

 Responsável pelo Laboratório de Anatomia Patológica.

 Autor de publicações científicas com revisão por pares indexadas à Web of ScienceTM, 8

das quais como primeiro autor:

o Prognostic factors in MNU and DMBA-induced mammary tumors in female rats. Alvarado, A., Lopes, A. C., Faustino-Rocha, A. I., Cabrita, A. M. S., Ferreira, R., Oliveira, P. A., & Colaço, B. Pathology - Research and Practice, Volume 213, Issue 5, May 2017, Pages 441-446. http://doi.org/10.1016/j.prp.2017.02.014 Prémio para melhor trabalho científico na área de Medicina Veterinária pela Universidade Lisandro Alvarado, Venezuela.

o Improving discrimination in the grading of rat mammary tumors using

two-dimensional mapping of histopathological observations Lopes AC, Cova TG,

Pais AC, Pereira JC, Colaço B, Cabrita MAS Experimental and Toxicologic Pathology, v. 66, n. 1, p. 73-80, 2014. https://doi.org/10.1016/j.etp.2013.09.001

________________________ (Roberto Costa, Prof. Adjunto)

________________________ (Pedro Pinto Bravo, Prof. Adjunto)

(8)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo Ana Mafalda de Oliveira Martins para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Professor Adjunto Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 185 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 06/10/2020 e termo a 19/06/2021.

(9)
(10)
(11)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo Ana Sousa Ramos Ribeiro de Magalhães Sant’Ana para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Professor Adjunto Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 185 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 06/10/2020 e termo a 15/06/2021.

(12)
(13)
(14)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo Ana Paula Mata da Silva para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Assistente Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 100 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 09/10/2020 e termo a 23/01/2021.

(15)
(16)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo Ana Luísa Costa Lopes da Luz Varela para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Assistente Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 100 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 06/10/2020 e termo a 19/01/2021.

(17)

Departamento de Ciências Zootécnicas Escola Superior Agrária de Coimbra

Coimbra, 15 de Setembro de 2020

Exmo. Sr. Presidente da ESAC Professor Adjunto João Noronha

ASSUNTO: Proposta de contratação de Ana Luísa Varela

Ana Luísa Varela, licenciada em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Évora, possui uma vasta e reconhecida experiência prática no sector equestre, em particular no turismo equestre. É formadora da Escola Nacional de Equitação (desde 2006), empresária na área do turismo equestre (desde 2006) e colabora com a ESAC desde 2016.

Dadas as necessidades de docência demonstradas na proposta de distribuição de serviço docente e no seu currículo, o Departamento de Ciências Zootécnicas propõe a sua contratação a tempo parcial (42%, 5h semanais, num total de 75 horas), para o período de 06/10/2020 a 19/01/2021, na categoria de Assistente convidado, para lecionação da UC de Turismo Equestre no CTeSP em Maneio de Equinos, Equitação Terapêutica e de Lazer no ano letivo 2020/2021.

Com os melhores cumprimentos,

(Maria Amélia Ramos, Prof. Adjunta Presidente do Conselho de Departamento de

(18)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a André Filipe Mendes Duarte para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Assistente Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 100 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 02/10/2020 e termo a 18/06/2021.

Coimbra, 23 de novembro de 2021

(19)

Escola Superior Agrária de Coimbra Departamento de Recursos Florestais

Proposta de Contratação

Para dar cumprimento à proposta de DSD do Mestrado em Recursos Florestais (MRF) para o ano letivo de 2020-21, o Departamento de Recursos Florestais propõe o Mestre André Filipe Mendes Duarte, cujo CV se anexa, para ser contratado a __% na categoria de equiparado a Assistente. Este contrato tem como finalidade a participação na lecionação das UCs de Geomática Aplicada do MRF (39,6 horas - 100% da UC), e de Recolha e Análise de Dados em Recursos Naturais (16,5h – 25% da UC), ambas no semestre ímpar do ano letivo 2020-21, e Modelos de Apoio à Decisão em Recursos Naturais do MRF (19,8 horas – 50% da UC), no semestre par.

Coimbra, 27 de setembro de 2020

David Rodrigues Presidente do C. DRF

(20)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo António Manuel Terrão Russo para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Assistente Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 100 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 06/10/2020 e termo a 19/01/2021.

(21)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo Carlos Bifulco para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Professor Adjunto Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 185 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 02/10/2020 e termo a 23/01/2021.

(22)

Escola Superior Agrária de Coimbra Departamento de Recursos Florestais

Proposta de Contratação

Para dar cumprimento às propostas de DSD do Mestrado em Recursos Florestais (MRF) para o ano letivo de 2020-21, o Departamento de Recursos Florestais propõe o Doutor Carlo Bifulco (Doutorado em Engenharia Florestal), cujo CV se anexa, para ser contratado a __%, por _ meses, na categoria de equiparado a Professor Adjunto. Este contrato tem como finalidade a lecionação da UC de Engenharia Natural do MRF (39.6 horas - 100% da UC), no semestre ímpar do ano letivo de 2020/21.

Coimbra, 27 de setembro de 2020

David Rodrigues Presidente do C. DRF

(23)

Escola Superior Agrária de Coimbra Departamento de Recursos Florestais

RELATÓRIO

Dando cumprimento ao ponto 3 do artº 8º do DL 207/2009, serve o presente relatório para fundamentar a proposta de contratação do Doutor Carlo Bifulco, para lecionar a Unidade Curricular (UC) de Engenharia Natural do Mestrado em Recursos Florestais (MRF) em 20%, por 3 meses (39.6 horas – 100% da UC), no semestre ímpar do ano letivo de 2019/20, na categoria de equiparado a Professor Adjunto, à semelhança do ano letivo anterior, de acordo com a proposta apresentada pelo Presidente do Departamento dos Recursos Florestais.

Tendo em conta o CV do candidato e os comentários muito positivos dos alunos, somos de parecer que o mesmo reúne as condições necessárias e suficientes para desempenhar as funções para que é convidado, tendo em atenção que:

a) Possui o Doutoramento em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais;

b) É Investigador Colaborador do Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa;

c) Foi Diretor do Parque Nacional do Vesúvio, Nápoles, Itália; d) É Diretor do Parque Nacional dos Montes Sibillini, Visso, Itália; e) Tem produção científica publicada em revistas e atas de congressos;

f) Foi Professor Convidado da Universidade de Nápoles Frederico II, Itália, e da Universidade de Múrcia, Espanha, responsável pela lecionação de aulas de Engenharia Natural e Gestão de Parques Naturais em Cursos de Mestrado em Gestão dos Recursos Naturais, Engenharia Natural, para além Engenharia Natural do Mestrado em Recursos Florestais, no presente ano letivo;

g) Tem experiência de investigação desenvolvida na área de Engenharia Natural, conforme o CV enviado.

Coimbra, 26 de setembro de 2020

______________________________ ____________________________ Joaquim S. Silva (Ph.D) Filomena Gomes (Ph.D)

Prof. Coordenador Prof. Adjunto

Assinado por : Maria Filomena de Figueiredo

Nazaré Gomes

Num. de Identificação: BI05640279 Data: 2020.09.27 16:33:22+01'00'

(24)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo Carlos Alberto Mercês de Melo de Alarcão e Silva para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Professor Adjunto Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 185 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 06/10/2020 e termo a 15/06/2021.

(25)

Departamento de Ciências Zootécnicas Escola Superior Agrária de Coimbra

Coimbra, 17 de Setembro de 2020

Exmo. Sr. Presidente da ESAC Professor Adjunto João Noronha

ASSUNTO: Proposta de contratação de Carlos Alarcão para o ano letivo 2020/2021

Carlos Alberto Mercês de Melo Alarcão e Silva é Engenheiro Agrónomo - Especialidade Agro-Pecuária (ISA, 1984) e Mestre em Produção Animal pela Universidade de Missouri em 1987.

É presentemente Técnico Superior na Divisão de Apoio à Produção Agrícola e Pescas da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro. Nesse papel, vem colaborando com a ESAC há mais de 30 anos, na forma de projetos de investigação/experimentação, orientação de estágios académicos, visitas de estudo e palestras. A sua principal área de trabalho relaciona-se com a alimentação de ruminantes. Fez parte do júri de várias provas de atribuição de títulos de especialista na ESAC, em representação da Ordem do Engenheiros.

Dado o seu currículo, as necessidades de docência demonstradas na proposta de distribuição de serviço docente e o interesse manifestado, o Departamento de Ciências Zootécnicas propõe a sua contratação a tempo parcial (19%; total de 67,5 h, 34,5h no 1º semestre e 33h no 2º semestre, correspondendo respetivamente a 2,3h e 2,2h semanais) para o período de 06/10/2020 a 15/06/2021, na categoria de Professor Adjunto, para colaboração na lecionação das UCs Produção de Ruminantes II (1º semestre) da Licenciatura em Engenharia Agro-Pecuária e Pequenos Ruminantes (2º semestre) da Licenciatura em Agricultura Biológica.

Com os melhores cumprimentos,

(Maria Amélia Ramos, Prof. Adjunta Presidente do Conselho de Departamento de

(26)
(27)
(28)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo Carolina Salgueiro Costa e Silva para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Assistente Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 100 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 02/11/2020 e termo a 02/12/2020.

(29)

Departamento de Ciências Zootécnicas Escola Superior Agrária de Coimbra

Coimbra, 18 de Setembro de 2020

Exmo. Sr. Presidente da ESAC Professor Adjunto João Noronha

ASSUNTO: Proposta de contratação de Carolina Costa e Silva para o ano letivo 2020/2021

Carolina Costa e Silva é licenciada em Medicina Veterinária (EUVG, 2015). Tem exercido atividade clínica veterinária em animais de companhia e espécies exóticas, dedicando-se exclusivamente a estas últimas desde 2017.

Dado as necessidades de docência demonstradas na proposta de distribuição de serviço docente e no interesse manifestado, o Departamento de Ciências Zootécnicas propõe a sua contratação a tempo parcial (total de 17,3h, correspondendo a uma média de 1,2h semanais) para o período de 02/11/2020 a 02/12/2020, na categoria de Assistente, para colaboração na lecionação da UC Animais de Companhia, Exóticos e de Laboratório da Licenciatura em Enfermagem Veterinária.

Com os melhores cumprimentos,

(Maria Amélia Ramos, Prof. Adjunta Presidente do Conselho de Departamento de

(30)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo David Manuel Gama Simões Gomes para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Professor Adjunto Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 185 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 06/10/2020 e termo a 15/06/2021.

(31)
(32)
(33)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo Diana Sofia Fernandes Lourenço para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Assistente Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 100 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 23/11/2020 e termo a 19/01/2021.

(34)
(35)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo Elisabete Dinora Caldas de Freitas para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Professor Adjunto Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 185 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 06/10/2020 e termo a 23/01/2021.

(36)
(37)
(38)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo Ernesto José Rodrigues Cardoso de Deus para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Professor Adjunto Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 185 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 06/10/2020 e termo a 19/01/2021.

(39)

Escola Superior Agrária de Coimbra Departamento de Recursos Florestais

Proposta de Contratação

Para dar cumprimento às propostas de DSD do Curso Técnico Superior Profissional em Defesa da Floresta (CTESP-DF), para o ano letivo de 2020-21, o Departamento de Recursos Florestais propõe o Doutor Ernesto José Rodrigues Cardoso de Deus (Técnico Credenciado em Fogo Controlado), cujo CV se anexa, para ser contratado a __% na categoria de equiparado a Professor Adjunto. Este contrato tem como finalidade a lecionação da UC de Fogo Controlado do CTESP-DF (60 horas – 58,8% da UC), no semestre ímpar do ano letivo de 2020/21.

Coimbra, 27 de setembro de 2020

David Rodrigues Presidente do C. DRF

(40)

Escola Superior Agrária de Coimbra Departamento de Recursos Florestais

RELATÓRIO

Dando cumprimento ao ponto 3 do artº 8º do DL 207/2009, serve o presente relatório para fundamentar a proposta de contratação do Doutor Ernesto José Rodrigues Cardoso de Deus, para lecionar no semestre ímpar do ano letivo de 2020/21, na categoria de equiparado a Professor Adjunto, a Unidades Curricular (UC) de Fogo Controlado (4 h /semana) do Curso Técnico de Especialização Tecnológica em Defesa da Floresta, de acordo com a proposta apresentada pelo Presidente do Departamento dos Recursos Florestais.

Tendo em conta o CV do candidato, somos de parecer que reúne as condições necessárias e suficientes para desempenhar as funções para que é convidado, tendo em atenção que:

a) Possui um Doutoramento em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais (Programa Doutoral SUSFOR - Sustainable Forests and Products) pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa;

b) Possui um Mestrado em Geografia Física e uma Licenciatura em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra;

c) Foi Assistente convidado na Escola Superior Agrária de Coimbra, IPC no ano lectivo 2019-2020 tendo ministrado as UC’sFogo Controlado (75%) e Análise de Incêndios e Fogo de Supressão (25%) do CTSP em Defesa da Floresta e a UC Análise de Incêndios e Fogo de Supressão (25%) do Mestrado em Recursos Florestais;

d) É investigador contratado pelo projeto WILDGUM II - Compreender os processos de naturalização de Eucalyptus globulus em Portugal através da utilização de deteção remota e marcadores genéticos (PDR2020-101-030919I) liderado pelo Instituto Politécnico de Coimbra;

e) É técnico credenciado em Fogo Controlado desde 2018, pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas;

f) Participou enquanto formador em sete ações de formação sobre fogo técnico e simulação de comportamento do fogo, seis das quais organizadas pela Escola Superior Agrária de Coimbra;

g) É autor/co-autor de nove artigos indexados na Web of Science na área da ecologia florestal;

h) Tem experiência de investigação desenvolvida na área da ecologia florestal, conforme o CV enviado.

Coimbra, 27 de setembro de 2020

______________________________ ____________________________ Joaquim S. Silva (Ph.D) Filomena Gomes (Ph.D)

Assinado por : Maria Filomena de Figueiredo

Nazaré Gomes

Num. de Identificação: BI05640279 Data: 2020.09.27 16:37:13+01'00'

(41)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo Ferdinando Bernardino de Freitas para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Professor Adjunto Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 185 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 06/10/2020 e termo a 19/01/2021.

(42)

Departamento de Ciências Zootécnicas Escola Superior Agrária de Coimbra

Coimbra, 15 de Setembro de 2020

Exmo. Sr. Presidente da ESAC Professor Adjunto João Noronha

ASSUNTO: Proposta de contratação Ferdinando Freitas para o ano letivo 2020/2021

Ferdinando Bernardino de Freitas, Doutorado em Ciências Veterinárias- Especialidade em Ciências Biológicas e Biomédicas em 2019, mestre em Microbiologia Médica (2010) e licenciado em Biologia (2006), tem um percurso de investigação focado na transmissão de doenças infeciosas. Participou em 8 projetos de investigação nacionais e internacionais e na divulgação dos resultados em vários artigos e conferências científicas de referência. Colaborou na docência de algumas unidades curriculares na Faculdade de Medicina Veterinária desde 2012/2013.

Dado o seu currículo, as necessidades de docência demonstradas na proposta de distribuição de serviço docente e o interesse manifestado, o Departamento de Ciências Zootécnicas propõe a sua contratação a tempo parcial (73%; total de 130,5h, correspondendo a 8,7h semanais), para o período de 06/10/2020 a 19/01/2021 (1º semestre), na categoria de Professor Adjunto, para colaboração na lecionação das UCs Biotecnologia Animal e Genética da Licenciatura em Biotecnologia.

Com os melhores cumprimentos,

(Maria Amélia Ramos, Prof. Adjunta Presidente do Conselho de Departamento de

(43)
(44)
(45)
(46)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a Filipe António Miranda de Melo para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Professor Adjunto Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 185 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 06/10/2020 e termo a 19/01/2021.

Coimbra, 23 de novembro de 2021

(47)
(48)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo Filipe Rafael Lopes Pedrosa para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Assistente Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 100 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 10/10/2020 e termo a 19/12/2021.

(49)
(50)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo Jorge Emanuel Marques Picão para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Assistente Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 100 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 06/10/2020 e termo a 19/01/2021.

(51)

Escola Superior Agrária de Coimbra Departamento de Recursos Florestais

Proposta de Contratação

Para dar cumprimento à proposta de DSD do Curso Técnico Superior Profissional em Defesa da Floresta (CTESP-DF) para o ano letivo de 2020-21, o Departamento de Recursos Florestais propõe o Licenciado Jorge Emanuel Marques Picão, cujo CV se anexa, para ser contratado a __% na categoria de equiparado a Assistente, com a finalidade de lecionar a UC de Uso, Manutenção e Segurança de Ferramentas (57 horas – 75% da UC), no semestre impar do ano letivo de 2020/21.

Coimbra, 27 de setembro de 2020

David Rodrigues Presidente do C. DRF

(52)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo José Miguel Teixeira Dias Meneses de Almeida para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Assistente Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 100 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 06/10/2020 e termo a 27/11/2020.

(53)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo João Luís Gonçalves dos Santos para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Assistente Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 100 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 02/10/2020 e termo a 23/01/2021.

(54)

Escola Superior Agrária de Coimbra Departamento de Recursos Florestais

Proposta de Contratação

Para dar cumprimento às propostas de DSD do Curso Técnico Superior Profissional em Defesa da Floresta (CTESP-DF) e do Mestrado em Recursos Florestais (MRF), para o ano letivo de 2020-21, o Departamento de Recursos Florestais propõe o Licenciado João Luís Gonçalves dos Santos (Formador em Fogo Controlado, reconhecido pelo ICNF, e Técnico Credenciado em Análise de Incêndios e Fogo de Supressão, pela ANEPC), cujo CV se anexa, para ser contratado a __% na categoria de equiparado a Assistente, durante __ meses. Este contrato tem como finalidade a colaboração na lecionação das UCs de Análise de Incêndios e Fogo de Supressão do CTESP-DF (24 horas – 32% da UC), de Fogo Controlado do CTESP-DF (42 horas – 41,2% da UC), e de Ecologia e Gestão do Fogo (OPTII) do MRF (9,75h – 25% da UC), a lecionar no semestre ímpar do ano letivo de 2020/21.

Coimbra, 27 de setembro de 2020

David Rodrigues Presidente do C. DRF

(55)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo Lara Daniela Gomes Campos para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Assistente Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 100 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 19/10/2020 e termo a 21/01/2021.

(56)
(57)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo Luís André Esteves de Queirós para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Assistente Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 100 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 06/10/2020 e termo a 19/01/2021.

(58)

Escola Superior Agrária de Coimbra Departamento de Recursos Florestais

Proposta de Contratação

Para dar cumprimento à proposta de DSD do Curso Técnico Superior Profissional em Defesa da Floresta (CTESP-DF) para o ano letivo de 2020-21, o Departamento de Recursos Florestais propõe o Mestre Luís André Martins Esteves de Queirós, cujo CV se anexa, para ser contratado a __% na categoria de equiparado a Assistente, com a finalidade de lecionar as UCs de Propagação do Fogo (37,5 horas – 100% da UC), e de Silvicultura Preventiva (18,75h horas – 25% da UC), no semestre impar do ano letivo de 2020/21.

Coimbra, 27 de setembro de 2020

David Rodrigues Presidente do C. DRF

(59)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo Manuel Duarte Pimentel Ferreira de Magalhães Sant’Ana para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Professor Adjunto Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 185 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 06/10/2020 e termo a 15/06/2021.

(60)

Departamento de Ciências Zootécnicas Escola Superior Agrária de Coimbra

Coimbra, 15 de Setembro de 2020

Exmo. Sr. Presidente da ESAC Professor Adjunto João Noronha

ASSUNTO: Proposta de contratação de Manuel Sant’Ana para o ano letivo 2020/2021

Manuel Magalhaes Sant’Ana é Doutorado em Ciências Veterinárias (UP, 2014), mestre em Bioética (UP, 2008) e licenciado em Medicina Veterinária (UP, 2001). Tem mais de uma década de experiência como docente do Ensino superior na área das ciências Veterinárias (Escola Universitária Vasco da Gama; Scholl Of Veterinary Medicine, Dublin) e exerceu clínica de animais de companhia durante 6 anos. É Especialista Europeu em Bem-estar Animal. Atualmente é investigador da Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa e Vice-Presidente do Conselho Profissional e Deontológico da Ordem dos Médicos Veterinários.

Dado o seu currículo, as necessidades de docência demonstradas na proposta de distribuição de serviço docente e o interesse manifestado, o Departamento de Ciências Zootécnicas propõe a sua contratação a tempo parcial (25%; total de 90 h, correspondendo a 3h semanais) para o período de 06/10/2020 a 15/06/2021, na categoria de Professor Adjunto, para colaboração na lecionação das UCs Comportamento e Bem-Estar Animal I (1º semestre) e Comportamento e Bem-estar Animal II (2º semestre) da Licenciatura em Enfermagem Veterinária.

Com os melhores cumprimentos,

(Maria Amélia Ramos, Prof. Adjunta Presidente do Conselho de Departamento de

(61)

Escola Superior Agrária de Coimbra

Departamento de Ciências Zootécnicas

Relatório

O presente relatório vem fundamentar a proposta de contratação de Manuel Magalhães Sant’Ana, ao abrigo do artigo 2º, do despacho 7332/2020, Diário da República n.º 140/2020, Série II de 2020-07-21, para lecionar, no ano letivo 2020/2021, conteúdos teóricos, práticos e de orientação tutorial das unidades curriculares de Comportamento e Bem-estar Animal I e

Comportamento e Bem-estar Animal II.

Considerando as unidades curriculares acima referidas, que o Departamento de Ciências Zootécnicas propõe para lecionação, somos de parecer que o Doutor Manuel Magalhães Sant’Ana reúne as condições pedagógicas, técnicas e científicas, para desempenhar as funções para que é convidado.

Tendo em consideração o seu Curriculum vitae:

• Especialista Europeu em Animal Welfare Science, Ethics and Law pelo European Board of Veterinary Specialisation;

• Doutoramento em Ciências Veterinárias, pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto (UP), Portugal;

• Mestrado em Bioética, Faculdade de Medicina da UP, Portugal; • Médico Veterinário, ICBAS/UP, Portugal;

• Experiência de docência em licenciatura (16 anos) e pós-graduação (11 anos) em Ciências Veterinárias na UP e ainda, docente convidado em várias instituições do ensino superior;

• Seis anos de prática veterinária em animais de companhia (Medicina Interna e Cirurgia – Policlínica Veterinária de Sto Ovídio, Vila Nova de Gaia, Portugal);

• Especialista em bem-estar animal, ética e lei, fazendo comunicação, ensino e divulgação através de publicações escritas e orais e ainda, através dos meios de comunicação;

• No presente, é Investigador Pós-Doc no Laboratório de Comportamento e Bem-Estar Animal, Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa, nos projetos: i) VETHICS-2022 – A structured approach to

describing and addressing the ethical challenges of the veterinary profession in Portugal.

(Ref.FCT: SFRH/BPD/117693/2016); ii) ANICARE - Educate Animal Welfare as a Farming

Opportunity (Ref.2017-1-FR01-KA202-037287).

• É autor ou co-autor de 19 publicações entre 2013-2020, em revistas científicas com Peer

Reviewed e muitas outras em revistas não indexadas; ainda escreveu 9 capítulos de livros e vários

artigos de opinião/ divulgação.

Assim, pelo exposto, somos de parecer favorável à contratação de Manuel Magalhães Sant’Ana.

Coimbra, 15/09/2020

(62)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo Manuel António Coelho Vagarinho para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Professor Adjunto Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 185 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 10/10/2020 e termo a 19/12/2020.

(63)
(64)
(65)

Escola Superior Agrária de Coimbra | Bencanta | 3045-601 Coimbra Telefone: 239 802 940 | presidencia@esac.pt | www.esac.pt

1 de 2 Mod1_100_00

Escola Superior Agrária de Coimbra

Departamento de Ciência e Tecnologia Alimentar

Relatório

Dando cumprimento ao ponto 3 do Artigo 80 do Decreto-Lei 207/2009, serve o presente relatório para fundamentar a proposta de contratação de Manuel António Coelho Vagarinho para lecionar, no ano letivo 2020/2021, conteúdos teóricos e teórico-práticos da unidade curricular de Projeto Industrial, do mestrado em Engenharia Alimentar, na categoria de Professor Adjunto convidado, de acordo com a proposta do Departamento de Ciência e Tecnologia Alimentar.

Tendo em conta a unidade curricular que será lecionada, somos de parecer que Manuel António Coelho Vagarinho reúne as condições necessárias e suficientes para desempenhar as funções para que é convidado, tendo em consideração que:

• Lecionou esta unidade curricular nos anos letivos 2018/19 e 2019/20 nos moldes agora propostos;

• Membro efetivo da ordem dos Engenheiros com a cédula nº 26413.

• É engenheiro projetista desde Abril de 1989 na empresa Agropromotora sendo autor e/ou coordenador de projetos em diversas áreas do sector agroalimentar, desde a conceção e estudos prévios, até ao desenvolvimento de projetos de especialidades e sua implementação;

• De entre os projetos realizados, destacam-se os seguintes:

- Projetos de instalação ou remodelação/ampliação de fábricas de lacticínios – “Queijo Saloio”, “Lacticínios MAF”, “Lacticínios Halos”, “Loreto”, “Fromageries Bel Portugal”; - Projetos de instalação ou remodelação/ampliação de matadouros, – “Fricarnes”, “Matadouro de Aveiro”, “Matadouro de S.Jorge”, Matadouro Agruptruz”;

- Projetos de instalação ou remodelação/ampliação de lagares de azeite, – “Cooperativa de Casa Branca”, “De Prado Portugal”, “Belloliva”, “Elaia- Sovena”, “Fitagro-Sobrado”, Portugal;

- Projetos de instalação ou remodelação/ampliação de adegas de vinho – “Dourocaves”, “Justino’s, Madeira Wines”, “Henriques & Henriques”;

- Projetos de instalação ou remodelação/ampliação de unidades de processamento de frutas e hortícolas – “Vegidata” (entreposto e hortícolas de 4ª gama);

- Instalação de unidade industrial de extração de sumo de laranja, produção de concentrado de laranja, vinho e vinagre, projectos e obras –“A Nossa Terra”, Angola. • possui licenciatura em Engenharia Agroindustrial pelo Instituto Superior de Agronomia

(1987);

• possui especialidade em Gestão e Avaliação de Projectos Universidade Católica Portuguesa (1995);

• possui especialidade como Técnico Superior em Segurança e Higiene no Trabalho pelo Instituto Superior Técnico (2001);

• possui especialidade em Gestão de Sistemas de Segurança Alimentar (HACCP) pela TUV Akademie Rheinland (2005);

(66)

Escola Superior Agrária de Coimbra | Bencanta | 3045-601 Coimbra Telefone: 239 802 940 | presidencia@esac.pt | www.esac.pt

2 de 2 Mod1_100_00

A participação deste especialista em projeto de indústrias alimentares é uma enorme mais-valia para o curso e para a ESAC/IPC.

Rui Costa, Prof. Adjunto João Gândara, Prof. Adjunto

Assinado por : RUI MANUEL MACHADO DA

COSTA

Num. de Identificação: BI08157435 Data: 2020.09.08 11:33:22+01'00'

Assinado por : João Filipe Marques Gândara Num. de Identificação: BI10033314

(67)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo Maria José Martinho Prior Claro para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Assistente Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 100 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 06/10/2020 e termo a 19/01/2021.

(68)

Departamento de Ciências Zootécnicas Escola Superior Agrária de Coimbra

Coimbra, 17 de Setembro de 2020

Exmo. Sr. Presidente da ESAC Professor Adjunto João Noronha

ASSUNTO: Proposta de contratação de Maria Claro para o ano letivo 2020/2021

Maria José Martinho Prior Claro é licenciada em Enfermagem Veterinária desde 2013. Desde 2014 exerceu enfermagem veterinária e tem sido formadora em cursos de Auxiliar de Veterinária. É atualmente estudante do curso de Medicina Veterinária da Escola Universitária Vasco da Gama.

Dadas as necessidades de docência demonstradas na proposta de distribuição de serviço docente e no interesse manifestado, o Departamento de Ciências Zootécnicas propõe a sua contratação na categoria de Assistente convidado a tempo parcial (31%; total de 55,5 h, correspondendo a 3,7h semanais) para o período de 06/10/2020 a 19/01/2021, para colaboração na lecionação da UC Princípios em Enfermagem Veterinária da Licenciatura em Enfermagem Veterinária ano letivo 2020/2021.

Com os melhores cumprimentos,

(Maria Amélia Ramos, Prof. Adjunta Presidente do Conselho de Departamento de

(69)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo Maria de Lurdes dos Santos Branco Caridade Gaspar para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Assistente Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 100 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 06/10/2020 e termo a 19/01/2021.

(70)

Escola Superior Agrária de Coimbra Departamento de Recursos Florestais

Proposta de Contratação

Para dar cumprimento às propostas de DSD das Licenciaturas em Ciências Florestais e Recursos Naturais (LCFRN) e em Tecnologia e Gestão Ambiental (LTGA) para o ano letivo de 2020-21, o Departamento de Recursos Florestais propõe a Mestre Maria de Lurdes dos Santos Branco Caridade Gaspar, cujo CV se anexa, para ser contratada a __% na categoria de equiparado a Assistente. Este contrato tem como finalidade a participação na lecionação da UC de SIG e DR da LCFRN e da LTGA (LCOMUM, 90 horas – 65% da UC, 2 turmas (45 horas cada)), no semestre ímpar do ano letivo 2020-21.

Coimbra, 27 de setembro de 2020

David Rodrigues Presidente do C. DRF

(71)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo Maria Ana Sousa Soares Sousa Guedes Marques para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Assistente Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 100 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 17/10/2020 e termo a 23/01/2021.

(72)
(73)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo Maria Aline Ferreira Lopes Pereira para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Assistente Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 100 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 06/10/2020 e termo a 19/01/2021.

(74)

Departamento de Ciências Zootécnicas Escola Superior Agrária de Coimbra

Coimbra, 22 de Setembro de 2020

Exmo. Sr. Presidente da ESAC Professor Adjunto João Noronha

ASSUNTO: Proposta de contratação de Aline Pereira para o ano letivo 2020/2021

Maria Aline Ferreira Lopes Pereira, é fisioterapeuta e desempenha funções técnicas e de formação na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) na área da Hipoterapia/equitação terapêutica. Vem colaborando com a ESAC há vários anos na lecionação da UC Equitação com fins terapêuticos.

Dadas as necessidades de docência demonstradas na proposta de distribuição de serviço docente e no seu currículo, o Departamento de Ciências Zootécnicas propõe a sua contratação a tempo parcial (total de 25 horas), para o período de 06/10/2020 a 19/01/2021, na categoria de Assistente convidado, para colaborar na lecionação da UC de Equitação com fins terapêuticos no CTeSP em Maneio de Equinos, Equitação Terapêutica e de Lazer no ano letivo 2020/2021.

Com os melhores cumprimentos,

(Maria Amélia Ramos, Prof. Adjunta Presidente do Conselho de Departamento de

(75)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo Mauro Miguel dos Santos Azenha para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Assistente Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 100 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 06/10/2020 e termo a 19/01/2021.

(76)

Departamento de Ciências Zootécnicas Escola Superior Agrária de Coimbra

Coimbra, 18 de Setembro de 2020

Exmo. Sr. Presidente da ESAC Professor Adjunto João Noronha

ASSUNTO: Proposta de contratação de Mauro Azenha

Mauro Miguel dos Santos Azenha é psicólogo clínico desde 2005, e em 2015 concluiu o CET em Maneio de Equinos e Equitação Terapêutica da ESAC. É treinador de Equitação Geral I (Sela 4 e Sela 7). Em 2015 fundou a empresa Wild Emotions, Lda, centro Hípico de Quiaios, onde desempenha funções de gerente, psicólogo, monitor de desportos de natureza e sessões de equitação terapêutica. Colaborou com a ESAC na qualidade de orientador externo de estágios do CTSP MEETL que tiveram lugar na Wild Emotions. Paralelamente é psicólogo no conservatório de Música David de Sousa da Figueira da Foz, desde 2017.

Dadas as necessidades de docência demonstradas na proposta de distribuição de serviço docente e no seu currículo, o Departamento de Ciências Zootécnicas propõe a sua contratação a tempo parcial (total de 25 horas), para o período de 06/10/2020 a 19/01/2021, na categoria de Assistente convidado, para colaborar na lecionação da UC de Equitação com fins terapêuticos no CTeSP em Maneio de Equinos, Equitação Terapêutica e de Lazer no ano letivo 2020/2021.

Com os melhores cumprimentos,

(Maria Amélia Ramos, Prof. Adjunta Presidente do Conselho de Departamento de

(77)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo Mauro Guilherme Pereira Nereu para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Assistente Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 100 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 06/10/2020 e termo a 19/01/2021.

(78)

Escola Superior Agrária de Coimbra Departamento de Recursos Florestais

Proposta de Contratação

Para dar cumprimento à proposta de DSD do Curso Técnico Superior Profissional em Defesa da Floresta (CTESP-DF) para o ano letivo de 2020-21, o Departamento de Recursos Florestais propõe o Mestre Mauro Guilherme Pereira Nereu, cujo CV se anexa, para ser contratado a __% na categoria de equiparado a Assistente, com a finalidade de lecionar a UC de Silvicultura Preventiva (56,25 horas – 75% da UC), no semestre impar do ano letivo de 2020/21.

Coimbra, 27 de setembro de 2020

David Rodrigues Presidente do C. DRF

(79)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo Pedro Eduardo Marques Figueira para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Assistente Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 100 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 06/10/2020 e termo a 15/06/2021.

(80)

Departamento de Ciências Zootécnicas Escola Superior Agrária de Coimbra

Coimbra, 15 de Setembro de 2020

Exmo. Sr. Presidente da ESAC Professor Adjunto João Noronha

ASSUNTO: Proposta de contratação de Pedro Figueira

Pedro Figueira, Mestre em Engenharia Agro-Pecuária (ESAC; 2017) e Licenciado em Engenharia Agro-Pecuária (2015), possui marcadas competências na equitação (monitor grau 2- equitação adaptada; monitor de equitação- sela 6; competição e treino de Técnicas de

Randonnée Equestre de Competição; treinador de Horse Ball).

Dadas as necessidades de docência demonstradas na proposta de distribuição de serviço docente e no interesse manifestado, o Departamento de Ciências Zootécnicas propõe a sua contratação a tempo parcial: 54%; total de 195 h, 135h no 1º semestre e 60h no 2º semestre (correspondendo respectivamente a 9h e 4h semanais) para o período de 06/10/2020 a 15/06/2021, na categoria de Assistente convidado, para lecionação das UCs de Equitação I e Equitação III (1º semestre) e Equitação II (2º semestre) no CTeSP em Maneio de Equinos, Equitação Terapêutica e de Lazer no ano letivo 2020/2021.

Com os melhores cumprimentos,

(Maria Amélia Ramos, Prof. Adjunta Presidente do Conselho de Departamento de

(81)

Despacho

Por despacho do Senhor Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, no uso de competência delegada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ao abrigo do Despacho n.º 7297/2017, publicado no Diário da República, II Série, n.º 159, de 18.08.2017 e nos termos do art.º 37.º da LOE para 2018, foi autorizada a celebração do contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo Renato Nuno Pimentel Carolino para exercer funções na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a categoria Professor Adjunto Convidado, em regime de tempo parcial. O posicionamento remuneratório corresponde ao escalão 1, índice 185 em conformidade com o decreto-lei n.º 408/89, de 18/11. A presente contratação tem início a 06/10/2020 e termo a 28/11/2021.

Referências

Documentos relacionados

 O estabelecimento de rebanho adaptado ao sistema orgânico de produção deve ser visto como o ideal a ser buscado. Transplantes de embrião e o uso de animais

Se o canhão antitanque dispara um obus com velocidade de disparo de 240 m/s e com elevação de 10,0 o acima da horizontal, quanto tempo a equipe do canhão teria de esperar antes

As análises realizadas sobre a dinâmica das formas de ocupação e uso da terra, na área do Cruzamento de Inchope, permitiram entender que a partir do ano de 2000,

O trabalho será feito por grupos de 05 a 10 alunos, seguindo os parâmetros do regulamento da disciplina, envolvendo atividades de entrevista com gestores

Como tenho mencionado nas introduções aos livros que estudamos, conhecer o contexto do livro, do autor, dos destinatários, da época e do local de onde e para

Observa-se que o município de Areia não apresenta oferta em esfera Federal para o ensino básico e para o ensino médio, mas acompanha o comportamento da região do Brejo

Pontos positivos Pontos negativos • Emprego público • Estabilidade • Sem rotina • Exige estudo constante • Pressão psicológica sem auxílio • Perigos - Cenas de crime

Aquela cena chamou minha atenção, pois percebi como a tecnologia influencia diretamente na vida das pessoas, jovens ou idosos. E se você leitor, gostou do meu texto e se interessou