• Nenhum resultado encontrado

"Campus de São José do Rio Preto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share ""Campus de São José do Rio Preto"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

"Campus” de São José do Rio Preto

Departamento: Educação

Curso: Licenciatura em Letras (diurno e noturno)

Disciplina: Estágios Curriculares Supervisionados II: Língua Estrangeira – obrigatória /anual

Carga horária: 150 horas

Docente responsável: Profª. Drª. Marta Lúcia Cabrera Kfouri Kaneoya (mlkfouri@ibilce.unesp.br; ml.kfouri@hotmail.com)

Orientações para a realização das atividades práticas em docência em língua estrangeira (Espanhol, Francês, Inglês e Italiano)

O estágio de regência de aulas de língua estrangeira (Espanhol/Francês/Inglês/Italiano) tem por base a Lei nº 11788/2008 (“Lei do Estágio”) e o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras, devendo ser realizado preferencialmente em duplas, conforme as orientações que se seguem:

- Ao se dirigir a uma escola, tenha em mãos a Carta de Apresentação (Ofício), que deve ser entregue ao diretor, e os Termos de Compromisso para realização de estágios (Minutas) (4 vias) (ver procedimentos de cadastro de estágio na página do Ibilce- Instituição- Convênios- Estágio Obrigatório).

Regência e Minicurso

- O estágio de regência e/ou minicurso compreende 38 (trinta e oito) horas/aula (1 hora-aula= 50 minutos) para regência e minicurso, podendo ser divididas da seguinte forma:

Opção 1: 38 (trinta e oito) horas/aula totais de regência;

Opção 2: 18 (dezoito) horas/aula de regência mais 20 (vinte) horas/aula de minicurso, nas Unidades Escolares conveniadas com este Instituto.

- Ambas as modalidades deverão ser cumpridas entre o 6º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio, em escolas da rede regular de ensino, de preferência na(s) escola(s) onde foi cumprida a modalidade de observação de aulas, ou em projeto especial de ensino de línguas da rede pública (Centro de Estudos de Línguas ou semelhante), em turmas e níveis específicos a essa realidade.

- No caso da opção 1, fica obrigatório o cumprimento de 70% da carga horária (26 horas-aulas) da regência em escolas da rede pública regular de ensino (municipal ou estadual), ou em projeto especial de ensino de línguas da rede pública (Centro de Estudos de Línguas). O restante da carga horária (12 horas-aulas) poderá ser cumprido em escolas particulares de ensino regular, caso seja de interesse ou conveniência do(a)(s) estagiário(a)(s).

- No caso da opção 2, fica obrigatório o cumprimento de toda a carga horária da regência e do minicurso em escolas da rede pública, em projeto especial de ensino de línguas da rede pública (Centro de Estudos de Línguas) ou, ainda, em programas específicos da rede pública estadual, como o Escola da Família. Porém, o minicurso também poderá ser oferecido como curso de difusão do conhecimento inserido em projetos de extensão da Universidade (UNATI ou semelhante).

(2)

Especificidades da Modalidade de Regência

- A regência de aulas consiste na continuidade do trabalho desenvolvido pelo(a) professor(a) responsável pelas turmas na escola-campo de estágio, para que o(a) futuro(a) professor(a) de LE tenha oportunidade de integrar-se com a dinâmica do cotidiano da sala de aula de línguas e das escolas de ensinos fundamental e médio, sendo capaz de vivenciar, avaliar e refletir sobre o processo pedagógico, contribuindo para a compreensão e transformação da realidade social em que irá atuar em um futuro próximo.

- A regência de aulas deverá ser dirigida às necessidades reais da escola/turmas-alvo, respeitando-se os horários oferecidos e de acordo com o(s) programas desenvolvidos pelo(s) professor(es) responsável(eis). Para isso, o(a)(s) estagiário(a)(s) deverá(ão) conversar previamente na escola (com o coordenador/professor/diretor) para organizar suas atividades.

- O(a)(s) estagiário(a)(s) poderá(ão) ser assistido(s0 pelo(a) professor(a) responsável da escola-campo de estágio ao ministra(em) suas aulas de regência, podendo receber sugestões para o aprimoramento ou adequação de suas práticas.

- O(a)(s) estagiário(a)(s) deverá(ão) apresentar um plano didático de cada aula, seguido de um diário reflexivo* de cada aula ministrada na regência (se forem aulas duplas, apenas um plano e um diário para as duas aulas), no qual trará(ão) uma análise crítica e reflexiva de seu próprio trabalho em sala de aula. Ademais, o(a)(s) estagiário(a)(s) deverá(ão) escolher um tema com o qual tenha(m) trabalhado durante o estágio de regência e elaborar, posteriormente, uma sequência didática sobre o tema em questão, que deverá ser apresentada aos colegas e à professora-supervisora do estágio, nas aulas da disciplina, e entregue na escola (anexar a sequência didática e o seu recibo de entrega para a coordenação/direção da escola);

- O plano de aula deverá estar apoiado no plano de trabalho do professor da escola-campo de estágio (ver modelo em anexo).

*Fases da reflexão nos Diários de Regência

1. Mapear (os fatos)→ O que aconteceu na aula? O que eu fiz como

professor(a)? (descreva sua versão da aula, apresentando uma descrição

geral dos fatos ocorridos);

2. Informar (os objetivos e os resultados) → Qual o significado do meu

ensino? O que eu pretendia? O que eu consegui realizar? O que os alunos aprenderam? (analise os objetivos e os resultados da aula);

3. Contestar (as causas) → Por que agi assim? Como me tornei o professor

que sou? (tente compreender e explicar o que o levou a agir como agiu);

4. Avaliar (a auto avaliação) → O que eu aprendi? O que eu poderia ter feito

de diferente e como? (reflita sobre as alternativas de ensino possíveis para

sua aula);

5. Agir (a ação futura) → Como posso atuar em minha prática futura? (pense naquilo que a aula representou para você em termos de encaminhamentos

para uma prática futura) (baseado em Bartlett, 1990; 1998 e em Wallace, 1991)

(3)

Modelo de plano didático e de sequência didática

Estagiário(a)(s) responsável(eis):

Professor responsável na escola-campo de estágio: Data: Tema da aula: Carga horária: Público-alvo: Objetivo geral: Objetivos específicos: Conteúdo programático:

Atividades e materiais de apoio:

Procedimentos metodológicos desenvolvidos: Avaliação da aula:

Bibliografia:

“Declaro que este plano de aula foi aprovado pela supervisora de estágios e está apoiado no plano de trabalho do professor da escola-campo de estágio.”

Local e data

____________________________________________ Estagiário(a)(s)

Especificidades da Modalidade de Minicurso

- O minicurso deve constituir-se de 20 horas-aulas e, tal como as demais atividades de estágio, deve ser realizado preferencialmente em duplas;

- Diferentemente da modalidade de regência, o minicurso deve ser planejado, executado e avaliado sob total responsabilidade do(a)(s) estagiário(a)(s), que deverá (ão) apresentar o projeto de minicurso antes de iniciá-lo, para que a proposta seja analisada e aprovada pela professora-supervisora de estágios, pelo(a) coordenador(a) pedagógico(a) e pelo(a) professor(a) de LE da escola-campo de estágio onde será oferecido o minicurso. No caso de o minicurso ser oferecido como curso de difusão do conhecimento na Universidade (no projeto da UNATI ou semelhante), o projeto deverá ser apresentado ao(à) coordenador(a) dessa atividade;

- O projeto de minicurso deverá ser elaborado pelo(a)(s) estagiário(a)(s) e apresentado previamente para apreciação e aprovação da professora supervisora de estágios. Após aprovado, tal projeto deve ser desenvolvido como plano de trabalho, servindo de base para o relatório final.

- O minicurso deve ter como público-alvo alunos regularmente matriculados em escolas públicas, municipais ou estaduais, ou outro público interessado (dos cursos de extensão na Universidade), utilizando como espaço o próprio ambiente escolar ou universitário. Preferencialmente, o minicurso deverá ser desenvolvido na escola onde foi realizado o estágio de regência, sendo que o (a) (s) estagiário(a) (s) deverá (ão) consultar os horários disponíveis na escola e mais adequados aos participantes. Caso o(a)(s) estagiário(a)(s) só disponha(m) de horários nos finais de semana, será possível que o minicurso seja oferecido para a comunidade, pelo programa Escola da Família, com o tema a ser acordado com o coordenador do Programa.

(4)

Modelo para o projeto de minicurso (a ser apresentado previamente à supervisora de estágios, para aprovação)

Título: Estagiário(s) responsável(eis): Ano e curso: Língua estrangeira-alvo: Público-alvo: Local de realização:

Número previsto de participantes: Fundamentação teórica:

Objetivos (geral e específicos): Conteúdo programático previsto: Cronograma de realização:

Local e Data

_____________________________________________ Estagiário(a)(s) Aprovado pela supervisora de estágio da disciplina “Estágio Curricular Supervisionado II: Língua Estrangeira” em ___/____/_____

____________________________________________ Profa. Dra. Marta Lúcia Cabrera Kfouri Kaneoya

Orientações para a Elaboração e Desenvolvimento do Planejamento de Minicurso de Língua Estrangeira (concretização do projeto do minicurso)

1. Como Introdução e Justificativa ao plano, apresentar o contexto em que o minicurso será desenvolvido (público-alvo e suas características: ocupação, classe social, número inicial de inscritos, características do local/bairro/cidade, temática, período em que o minicurso será oferecido, espaço físico disponível).

2. Fazer um levantamento dos interesses/necessidades quanto à aprendizagem de LE dos prováveis alunos (por meio de questionário ou conversa com o (a) professor(a) responsável e os interessados).

3. Fundamentação teórica: definir a abordagem de ensino e aprendizagem que fundamentará/orientará suas ações no minicurso, compreendendo as seguintes etapas em concordância com tal abordagem:

4. Seleção/organização de conteúdo/materiais;

5. Estabelecimento de procedimentos e estratégias metodológicas para cada unidade/tema;

6. Escolha de recursos a serem utilizados para cada unidade/tema;

7. Estabelecimento de procedimentos de avaliação do progresso dos participantes a cada aula ou unidade/tema (anexar atividades, textos e outros materiais utilizados, além do controle de frequência dos alunos).

8. Ao final do minicurso, solicitar aos alunos uma (auto)avaliação do trabalho desenvolvido (anexá-la ao relatório final).

(5)

9. Apresentar uma análise crítica do trabalho desenvolvido, a qual deverá a apresentar: um panorama do(s) minicurso(s) (incluindo os aspectos acima descritos, de maneira breve); pontos positivos; pontos problemáticos (dificuldades, desistência de alunos, espaço físico inadequado, falta de recursos ou outros); importância da experiência do estágio para sua formação inicial e como futuro(a) docente.

Participação em Horário Pedagógico Coletivo (ATPC)

O(A) estagiário(a) ou a dupla que desenvolverá o estágio de regência deverá conversar com o/a coordenador(a) pedagógico(a) da escola-campo e solicitar sua permissão para acompanhar 16 horas-aulas de reuniões de Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo – ATPC –, oferecidas na escola, para professores de EF II e EM. O(a) estagiário(a)(s) deverá(ão) elaborar um diário reflexivo para cada reunião de ATPC e, ao final, com base nessa modalidade de estágio e nos diários produzidos, deverão apresentar uma análise crítico-reflexiva sobre essa experiência.

No caso da opção 1 (38 horas-aulas totais de regência), na qual a regência pode ser realizada 70% em escola regular pública e 30% em escola regular particular, pode-se utilizar esse mesmo critério para as 16 horas-aulas de ATPCs (o que equivalerá a 10 horas-aulas em escola regular pública e 6 horas-aulas em escola regular particular).

Análise de Material Didático para Ensino/Aprendizagem de LE

Em cumprimento a outras 20 horas de estágio obrigatório, igualmente constituintes das atividades de prática de docência, os estagiários deverão analisar, em grupo:

- Opção 1: o material didático utilizado nas aulas de regência ministradas, com base nos documentos e orientações a serem discutidas nas aulas teóricas na disciplina:

- Opção 2: o processo de avaliação da aprendizagem dos alunos na(s) escola(s) em que realizou o estágio de regência.

As 16 horas-aula restantes para a totalização das 90 horas-aula de estágios propriamente ditos compreendem o tempo em que o estagiário estará envolvido na realização de diários, planejamentos e relatórios finais.

Documentos Individuais Necessários ao Cumprimento dos Estágios de Regência e Minicurso

-Termo de Compromisso de Estágio (minuta de estágios); - Carta de Apresentação (Ofício);

- Ficha- controle de observação deATPCs; - Atestado de Conclusão da Regência; -Atestado de Conclusão do Minicurso;

-Recibo da Proposta de Sequência Didática de Língua Estrangeira, devidamente assinado e carimbado pelo Diretor ou Coordenador Pedagógico da Unidade Escolar.

(6)

OBSERVAÇÃO: Caso as modalidades de estágio sejam cumpridas em diferentes Unidades Escolares, o(a)(s) estagiário(a)(s) deverá(ão) providenciar diferentes documentações para cada uma das UEs.

(7)

Anexos 1

Orientações para organização das

seções e subseções do relatório final

(8)

"Campus” de São José do Rio Preto

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: LINGUA ESTRANGEIRA

Profª Drª Marta Lúcia Cabrera Kfouri Kaneoya O relatório deve ser entregue em versão digitalizada (cd), em dois formatos: word e pdf, com identificação do(s) autor(es). No caso dos trabalhos desenvolvidos em duplas, deve ser entregue um relatório da dupla. O relatório deve incluir:

1. Capa: cabeçalho, nome dos alunos, período e ano do curso; “Relatório Final apresentado como requisito para conclusão da disciplina Estágio Curricular Supervisionado: Língua Estrangeira do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Estadual Paulista – UNESP - IBILCE, sob a supervisão e orientação da Profa. Dra. Marta Lúcia Cabrera Kfouri Kaneoya- Departamento de Educação; Ano”.

2. Sumário/Índice

3. Introdução: mencionar que o relatório é uma exigência da disciplina Estágio Curricular Supervisionado II: Língua Estrangeira e os objetivos do trabalho; descrever como ele está organizado (elaboração de planos de aula, do projeto de minicurso, dos diários reflexivos, análise do material didático ou da etapa de avaliação etc); descrever mais especificamente as atividades realizadas no estágio nas escolas (regência, minicurso e participação em reuniões de ATPCs; descrever a(s) escola(s) selecionada para realizar o estágio (justificar escolha) e sobre sua recepção pelos gestores e professores dessa(s) escola(s).

4. Fundamentação Teórica: resumo das principais teorias, muitas abordadas nas aulas teóricas da disciplina, que embasaram a elaboração e o desenvolvimento das atividades práticas de estágio (regência e/ou minicurso).

5. Procedimentos Metodológicos e de Análise

Regência

Mencionar o(s) contexto(s) em que essa modalidade de estágio foi desenvolvida e caracterizá-lo(s) (localização e tipo de escola, período em que a regência foi realizada, recursos disponíveis, material didático utilizado, público-alvo e suas características: ocupação, classe social, conhecimento da LE oferecida), carga horária (se foi desenvolvida em mais de uma escola, explicar e caracterizar cada contexto);

Apresentar os instrumentos utilizados para a execução e análise da modalidade de regência: a) planejamento das aulas e; b) planos de todas as aulas (versão final),

(9)

realizados cronologicamente, e apresentados de acordo com o modelo do planejamento abaixo; c) diários reflexivos de todas as aulas ministradas.

Minicurso

Mencionar o contexto em que essa modalidade de estágio foi desenvolvida e caracterizá-lo: localização e tipo de escola (características do local/bairro/cidade), período em que o minicurso foi realizado, temática, língua-alvo, público-alvo e suas características (ocupação, classe social, conhecimento da LE oferecida, número inicial de inscritos), espaço físico disponível, recursos disponíveis, material didático utilizado;

Apresentar os instrumentos utilizados para a execução e análise da modalidade de regência: a) planejamento do minicurso e; b) desenvolvimento de todas as unidades didáticas (versão final), realizados e apresentados de acordo com o modelo do planejamento abaixo; análise do questionário de sondagem de interesses/necessidades dos alunos; análise da avaliação final dos participantes sobre o minicurso.

Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC)

Tecer uma análise crítico-reflexiva sobre a experiência proporcionada pelo contato com o trabalho pedagógico do grupo de professores da Unidade Escolar, com base nos diários reflexivos produzidos, no sentido de ter tido a oportunidade de conhecer e inteirar-se da dinâmica desses encontros e dos direcionamentos pedagógicos planejados.

Análise do material didático ou do processo de avaliação implementado nas escolas

Tecer uma análise crítico-reflexiva de um dos dois elementos acima, com base nas orientações teóricas e metodológicas a serem discutidas na disciplina.

5. Análise Crítica do Trabalho Desenvolvido: fazer uma análise crítico-reflexiva sobre os resultados obtidos durante o desenvolvimento das modalidades de regência e de minicurso. Apresentar um panorama dos pontos positivos e dos pontos problemáticos (dificuldades, desistências de alunos, espaço físico inadequado, falta de recursos ou outros); importância das experiência para sua formação enquanto futuro(a)(s) professor(es)(as) de línguas etc.

6. Considerações finais: realizar constatações e mencionar a importância do estágio em um cenário mais amplo de formação de professores, tecendo sugestões e encaminhamentos para práticas futuras e refletindo sobre a experiência de estágio para sua própria formação enquanto futuro professor de línguas, em termos teóricos e práticos.

(10)

8. Anexos: dividir os anexos em pelo menos três tipos: Anexos de regência

Planos de aula; Diários reflexivos das aulas de regência; diários reflexivos das reuniões de ATPC; sequência didática; xerox da unidade didática analisada ou dos instrumentos de avaliação analisados.

Anexos do minicurso

Projeto de minicurso (contendo tudo o que foi descrito no modelo de projeto do minicurso).

Anexos – documentação de estágio

- Termo de Compromisso de Estágio (minuta de estágios- 1 via); - Ficha- controle de observação de ATPCs;

- Atestado de Conclusão da Regência;

- Atestado de Conclusão do Minicurso Temático.

(11)

ANEXOS 2

(documentação)

(12)

"Campus” de São José do Rio Preto

Carta de Apresentação

São José do Rio Preto, __________.

Senhor(a) Diretor(a):

Venho, por meio desta, apresentar a

V.Sª.______________________________________, R.G._________________, aluno(a) do ____ Ano do Curso de Licenciatura em Letras - IBILCE/ UNESP, período _________,

que necessita realizar, em sua escola, em salas do Ensino Fundamental (6o. a 9o. Anos) e

do Ensino Médio (1o. a 3o. Anos) o “Estágio de Regência” em LÍNGUA

ESTRANGEIRA: ____________________ , conforme determinação da LDB 9394/96, Art. 65.

Informo a V.Sª. que tal estágio consistirá na aproximação do(a) licenciando(a) com a dinâmica da sala de aula do processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, devendo totalizar:

Estágio de Regência→ ___ horas-aula, ministradas pelo(a) estagiário(a),

em turma e horário combinados entre Direção, professor(a) responsável e estagiário(a). Na fase de regência, o(a) estagiário(a) deverá ter como tarefa realizar docência na Língua Estrangeira, registrando um plano anterior a de cada aula e um posterior diário reflexivo sobre cada aula ministrada, dando sequência às atividades didáticas já realizadas em sala de aula pelo(a) professor(a) responsável da escola campo de estágio.

Observação de reuniões de ATPC→ ___ horas-aula, nas quais o(a)

estagiário(a) deverá ter contato com o trabalho pedagógico do grupo de professores da Unidade Escolar, no sentido de inteirar-se da dinâmica desses encontros e dos direcionamentos pedagógicos planejados.

Contando com a autorização de V.Sª. e com sua imprescindível e inestimável colaboração, coloco-me à disposição para quaisquer outras informações que se fizerem necessárias e aproveito o ensejo para agradecer-lhe pela atenção e gentileza com que tem recebido e acolhido, em sua escola, os estagiários deste curso.

Atenciosamente,

Profª. Drª. Marta Lúcia Cabrera Kfouri Kaneoya Supervisora de Estágios – Língua Estrangeira

Departamento de Educação

Ao (À) Ilmo.(a) Sr.(a) ______________________________________________ DD. Direto(a) da __________________________________________________ Município: _______________________________________________________

(13)

"Campus” de São José do Rio Preto

ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS LÍNGUA ESTRANGEIRA

FICHA-CONTROLE

Modalidade: Observação em reuniões de HTPC

Estagiário(a): ________________________________________________________________ Curso: Licenciatura em Letras Período: ________________________________

Ano: ______________

Coordenação/Supervisão: Profa. Dra. Marta Lúcia Cabrera Kfouri Kaneoya Departamento: Educação

DIA HORÁRIO TEMAS/PAUTAS DA HTPC ASSINATURA DO

COORDENADOR(A)

São José do Rio Preto, ____ de_______________________ de___________

CARIMBOS / ASSINATURAS (Escola, Diretor ou Vice-Diretor, Coordenador Pedagógico)

Escola: ____________________________________________________ Município: _________________________________________________

(14)

Atestado de Cumprimento de Estágio de Regência

Atesto, para fins de estágio curricular obrigatório, que _____________________________________, R.G. ________________________, aluno(a) do ___ Ano do curso de Licenciatura em Letras – IBILCE/UNESP, período __________, realizou, nesta escola, Estágio de Regência de ___ (_____________________) horas-aula de LÍNGUA ESTRANGEIRA: _______________ no período de ___/___/___ a ___/___/___, para as seguintes turmas: _________________________ (Ensino Fundamental) e ________________________ (Ensino Médio), do(s) período(s) ______________ (diurno/noturno).

Assinatura, R.G. e carimbo do Diretor da Unidade Escolar concedente

(15)

"Campus” de São José do Rio Preto

São José do Rio Preto, __________

Senhor(a) Diretor(a):

Venho, por meio desta, apresentar a

V.Sª.______________________________________, R.G._________________, do ___ ano do Curso de Licenciatura em Letras deste Instituto, período_____________, que solicita autorização para desenvolver, em sua escola, um Minicurso de Língua Estrangeira:_________________, com carga horária de ___ (______________) horas/ aula.

Informo que o minicurso oferecido faz parte das atividades de “Estágio Curricular II: Língua Estrangeira”, orientado e supervisionado por mim, com vistas a atender à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB No.9394/96, artigo 65, à Lei No.11.788, referente a Estágios, e ao Decreto No.6775/2009, sobre “Política Nacional de Formação Profissional do Magistério da Educação Básica”.

Caso haja interesse da escola, em termos de tempo disponível, local e horário compatível com o do (a) estagiário (a), peço a Vossa Senhoria a gentileza de entrar em acordo com ele (ela), para a realização do referido minicurso. E, se esta proposta for aceita e se efetuar, solicito-lhe a gentileza de indicar ou designar um(a) professor(a) de língua estrangeira que possa supervisionar, na sua Unidade Escolar, o(a) estagiário(a). Na impossibilidade de um professor da disciplina, o(a) coordenador(a) pedagógico(a) da escola poderá realizar a supervisão local.

Informo, ainda, que o projeto de minicurso será encaminhado à escola, para

ciência de Vossa Senhoria e do(a) coordenador(a) pedagógico(a) da sua Unidade, tão logo se conclua a sua elaboração.

Colocando-me à disposição de Vossa Senhoria para quaisquer outras

informações e/ ou esclarecimentos que se fizerem necessários, aproveito o ensejo para antecipar agradecimentos pela acolhida ao(à) estagiário(a) e renovar protestos de distinto apreço.

Atenciosamente,

Profª. Drª. Marta Lúcia Cabrera Kfouri Kaneoya Supervisora de Estágios- Língua Estrangeira

Departamento de Educação IBILCE/ UNESP

Ao Ilmo(a). Sr(a) Diretor(a) da

Escola_________________________________________

(16)

Atestado de Conclusão de Minicurso

Atesto, para fins de cumprimento de estágio curricular

obrigatório, que __________________________________________________, R.G.

____________________, aluno(a) do ___ Ano do curso de Licenciatura em Letras – IBILCE/UNESP, período _____________, realizou, neste local, o Minicurso de Língua

Estrangeira: ________________________ intitulado

____________________________________________________________, no período de ___/___/____ a ___/___/____, perfazendo um total de ____ (__________________) horas-aula.

São José do Rio Preto, ____/____/____.

Assinatura, R.G. e carimbo do Diretor da Unidade Escolar concedente

(17)

"Campus” de São José do Rio Preto

Sugestão de questionário de avaliação do minicurso

Este questionário tem por objetivo conhecer a sua opinião a respeito do minicurso temático oferecido. Não é necessário que você se identifique. Agradecemos sua colaboração!

1-) Como você avaliaria o minicurso oferecido? ( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim

2-) O que você achou do material utilizado? ( ) gostei muito

( ) achei regular ( ) não gostei

3-) O que você achou das atividades propostas? ( ) muito interessantes

( ) gostei de algumas ( ) pouco interessantes

4-) De que tipo de atividades você mais gostou? 5-) De que tipo de atividades você menos gostou? 6-) O que achou da atuação do(a) (s) estagiário (a)(s)?

7-) Você acha que o minicurso atendeu às suas expectativas? Por quê? 8-) Cite 2 aspectos positivos do minicurso.

9-) Cite 2 aspectos negativos do minicurso. 10-) Sugestões:

Referências

Documentos relacionados

4.5.1. Caso sejam utilizadas chaves de segurança eletromecânicas com atuador mecânico, no intertravamento das proteções móveis, devem ser instaladas duas chaves de

Informações sobre formulações líquidas e sólidas, a base de Bacillus subtilis, produzidas no laboratório de Fitopatologia e Controle Biológico do Centro de Citricultura

Esta foi realizada com olhar atento, com apoio e opinião da equipe, mas principalmente da enfermeira, com isso foi possível perceber que nesta unidade há o check list de

O presente trabalho relata as experiências obtidas a partir da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática da UNEMAT – Campus de Barra do

vascularizado pelas artérias que o nutrem, já mencionadas anteriormente, associadamente à nutrição deste retalho pericárdico pela difusão de oxigênio quando implantado na aorta,

Este é um relatório elaborado como exigência para a conclusão do Estágio Curricular II - Serviços da Rede Básica pela Escola de Enfermagem da Universidade

Métodos: Cento e trinta e seis pacientes foram submetidos à CCVA, após consentimento escrito, entre setembro de 2005 e outubro de 2011, sendo 50% do sexo masculino, com idade de 47,8

Estes resultados seguem os encontrados por Costa et al (2014), os quais consideraram, para o Brasil, urbano e rural. Destacam-se alguns efeitos encontrados: 1) Efeitos neutros,