• Nenhum resultado encontrado

Núcleo de Estudos Canadenses / UFG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Núcleo de Estudos Canadenses / UFG"

Copied!
43
0
0

Texto

(1)

Núcleo de Estudos

Canadenses / UFG

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO NÚCLEO DE ESTUDOS CANADENSES / UFG

Dezembro, 2011

O envolvimento da Universidade Federal de Goiás (UFG), mais especificamente do Núcleo de Estudos Canadenses (NEC/UFG), com o Canadá continua significativo, o que pode ser visto pelas ações abaixo detalhadas, desenvolvidas no decorrer de 2011. Destacam-se os seminários internacionais: Seminário LSQ/LIBRAS - Línguas de sinais no Canadá francês e no Brasil: integração social e pleno exercício da democracia e Mulheres e Participação Política: Brasil e Canadá.

AÇÕES

Janeiro a dezembro 2011 – Atendimento (na Coordenadoria de Assuntos Internacionais – CAI/UFG – sede do NEC) a estudantes, professores e demais interessados que desejaram informações sobre intercâmbio no Canadá.

***

Janeiro a dezembro 2011 – Manutenção do espaço para o NEC/UFG dentro da página da CAI www.cai.ufg.br/nec), para inserção de informações e fotos relativas às atividades do núcleo.

***

Janeiro – Junho 2011 – Confecção de cartazes e divulgação do NEC-UFG bem como de suas atividades junto à comunidade goianiense e região de abrangência. Esta campanha foi viabilizada pela CAI/UFG (impressão dos cartazes) e ASCOM/UFG (arte dos cartazes). Esta divulgação continuará em 2012. Campanha em ANEXO I.

***

Fevereiro 2011 – Realização de mesa coordenada intitulada Estudos Canadenses: Língua, Literatura e Tradução no dia 25 de fevereiro como parte da programação do XII Colóquio da Faculdade de Letras, realizado nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro de 2011.

(2)

Alexandra Almeida, Luiz Maurício Rios, Lílian Pôrto e Ofir Bergemann de Aguiar

(3)

Trabalhos apresentados:

Luiz Maurício Rios - Français québécois x Français de France x Portugais du Brésil : la prononciation de quelques voyelles

Lílian Pôrto - Configurações ideológicas na tradução teatral do Quebec

Alexandra Almeida de Oliveira - Dois retratos do Brasil na literatura quebequense

Lílian Pôrto - O apagamento das vozes femininas na adaptação cinematográfica de Les fous de Bassan de Anne Hébert

No encerramento dessa mesa houve divulgação do NEC-UFG, divulgação das bolsas de estudos e pesquisas oferecidas pelo governo canadense, distribuição de material enviado pela embaixada do Canadá: “Imagine”.

***

Março 2011 – Apoio da FUNAPE através de isenção de taxas de gerenciamento referente à verba encaminhada pela Embaixada do Canadá para a realização do plano de atividades NEC/2011. Data: 10 de março.

***

Março 2011- Recebimento de verba enviada pela embaixada do Canadá para a realização do plano de atividades NEC/2011. Data: 18 de março de 2011.

***

Março 2011 - Profa. Rosa Berardo em visita à Universidade de Montréal - Canadá, proferiu a palestra L’autoreprésentation des minorités ethniques dans le cinéma documentaire et fictionnel. Nouvelles technologies : nouveaux récits. Data: 01 de abril de 2011.

***

Março – Novembro 2011 – Divulgação de bolsas de estudo e pesquisa oferecidas pelo Governo Canadense.

***

Abril 2011 - Encaminhamento de candidaturas para o programa Líderes Emergentes nas Américas (ELAP).

***

Junho 2011 - Estudante de graduação da UFG selecionado pelo programa ELAP – Líderes Emergentes nas Américas

Gabriel Moreira Paiva

(4)

Universidade canadense: York University

***

Março – Junho 2011 – Projeto de extensão Canadá em pauta – Quarta edição Local: Miniauditório Prof. Egídio Turchi - Faculdade de Letras

O projeto de extensão Canadá em pauta, promove palestras, seguidas de debates, sobre o Canadá e/ou atividades de colaboração e de pesquisa entre Canadá e Brasil.

Organização

Cláudia Regina dos Anjos Candeiro (FL- NEC /UFG) Lílian Virgínia Pôrto (FL- NEC/ UFG)

Ofir Bergemann de Aguiar (Coordenadora do Projeto FL-CAI/UFG)

Colaboradores

Alexandra Almeida de Oliveira (FL/UFG) Carla Janaina Figueredo (FL/UFG)

Frederico Oliveira (FACOMB-UFG) Júlia Marreto (FL/UFG)

Kelly Cristina Fonseca (FL/UFG) Luiz Maurício Rios (FL/UFG)

Renata Pires de Almeida Silva (IESA/UFG) Palestrantes

Palestras ministradas

30 de março de 2011 às 11h00 - Nos passos do flâneur: a irrupção do duplo em Régine Robin Profa. Silvana Matias Freire (CEPAE-UFG)

27 de abril de 2011 às 11h00 – A representação do Brasil no cinema canadense Mestranda Lara Paiva (FACOMB-UFG)

18 de maio de 2011 às 11h00 – Governança e Manejo Ambiental em Zonas Úmidas Brasileiras e Canadenses: Situação Atual e Perspectivas Futuras Prof. Alfredo de Campos (IESA-UFG)

15 de junho de 2011 às 11h00 – Dos arquivos fotográficos à instalação como um lugar de memória de mulheres. Profa. Anahy Jorge (FAV-UFG)

20 de junho de 2011 às 11h00 - A sustentabilidade na produção de leite por agricultores familiares de Ontário (CA) e Goiás (BR). Profa. Cleonice Rocha (PUC-Goiás – Coordenadora do Mestrado em Ecologia e Produção Sustentável).

(5)
(6)
(7)
(8)
(9)

***

Abril 2011 - Professores da UFG contemplados com bolsas do governo canadense para pesquisa no Canadá no ano acadêmico 2011-2012

1) Carla Janaina Figueredo (Faculdade de Letras)

Título do projeto: Interculturality in Canada: Emphasis on linguistic and cultural diversity 2) Newton Freire Murce Filho (Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação –

CEPAE )

Título do projeto: Canada through Canadian children's books

3) Telma de Oliveira Ferreira (Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação – CEPAE) Título do projeto : L'enseignement de musique dans l'Ecole Primaire Québécoise - de la proposition curriculaire à sa pratique

*** Junho – Agosto 2011 – Missão de Estudos no Canadá

Nos meses de junho a agosto de 2012, o Professor Luiz Maurício Rios (FL/UFG), acompanhado do professor quebequense Robert Marcel Grenier (CL-FL-UFG), esteve em Missão de Estudos na província do Quebec, no Canadá, para a preparação do “Seminário LSQ/LIBRAS - Línguas de sinais no Canadá francês e no Brasil: integração social e pleno exercício da democracia”, ocorrido nos dias 14, 15 e 16 de setembro de 2011, na Faculdade de Letras (Cinema) – Campus II – UFG. Para a organização do referido Seminário, o Professor Luiz Maurício encontrou-se com diversos profissionais surdos e ouvintes envolvidos com a LSQ (Langue des Signes Québécoise) no Quebec: Louise Comtois (Coordenadora de pesquisa e ensino – Institut Raymond-Dewar - Montreal); Louise Livernoche (Chefe do serviço de comunicação, arquivo e documentação – Institut Raymond-Dewar – Montreal); Tony Leroux (Responsável de pesquisa - Institut Raymond-Dewar – Montreal; professor associado da École d’orthophonie et d’audiologie – Faculté de médecine – Université de Montreal); Theara Yim (Agente de cursos - École d’orthophonie et d’audiologie - Faculté de médecine - Université de Montréal - Montreal); Anne-Marie Parisot (Professora e Diretora do Groupe de recherche sur la LSQ et le bilinguisme sourd - Département de linguistique et de didactiques des langues - Université du Québec à Montréal - Montreal); Suzanne Villeneuve (Intérprete associada, agente de pesquisa para o Groupe de recherche sur la LSQ et le bilinguisme sourd, e doutoranda em lingüística - Université du Québec à Montréal – Montreal); Dominique Machabée (Agente de pesquisa para o Groupe de recherche sur la LSQ et le bilinguisme sourd - Université du Québec à Montréal - Montreal); Joanne Deschênes (Intérprete associada; Diretora do Service d´interprétation pour personnes sourdes de l’Estrie – Sherbrooke); e Anne Latendresse (Professora e diretora do Centre d’études et de recherches sur

(10)

le Brésil - Université du Québec à Montreal –Montreal). Além desses encontros, ele teve o privilégio de encontrar um dos três criadores do primeiro dicionário LSQ, editado em 1981, o intérprete Paul Bourcier. Essa missão de estudos foi realizada com recursos próprios dos organizadores do seminário LSQ-LIBRAS.

Prof. Robert; Joanne Deschênes, diretora e Intérprete do SIPSE (Serviço de Interpretação para a Pessoa Surda da Estria), em Sherbrooke e Prof. Luiz Maurício

*** Maio - Junho 2011 – Relações UFG/Canadá

Realização de Atelier de Vídeo Arte com o artista canadense Romeo Gongorra. Datas: 21 de maio a 04 de junho de 2011. Organização: Profa. Rosa Berardo e Faculdade de Artes Visuais (FAV-UFG).

*** Maio 2011- Relações UFG/Canadá

“UFG recebe estudantes e professores da University of Guelph, Canadá.

(11)

Com o intuito de dar continuidade à parceria entre o Instituto de Estudos Sociombientais (IESA/UFG) e a Escola de Ciências Ambientais da University of Guelph, Ontário, Canadá, visitaram a UFG, no dia 29 de abril, os professores canadenses Richard Heck e Paul Voroney, acompanhados de vinte e um estudantes de graduação daquela instituição. Entre 30 de abril e 2 de maio, eles realizaram uma excursão pelo sudoeste do estado de Goiás, na região das cidades de Paraúna e Quirinópolis, investigando aspectos relacionados a solos, relevo, rochas, impactos ambientais, agricultura e pecuária, em atividades coordenadas pelos professores do IESA,

Alfredo Borges de Campos e Selma Simões de Castro.

Encontra-se, em negociação, um convênio entre as duas universidades, o que permitirá a apresentação de propostas para o Programa CAPES-DFAIT, com o objetivo de fortalecer a colaboração entre pesquisadores brasileiros e canadenses e estimular a mobilidade acadêmica em nível de doutorado-sanduíche”.

Notícia publicada na página da UFG em 02/05/2011 < http://www.ufg.br/page.php?noticia=7455> ***

Junho 2011 – Mobilidade docente UFG/Canadá

Newton Freire Murce Filho, professor do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), foi contemplado com uma Bolsa de Pesquisa do “Faculty Research Program”, do “International Council for Canadian Studies”. De 15 de junho a 14 de julho de 2011, desenvolveu parte de sua pesquisa nas seguintes instituições: “The Canadian Children’s Book Centre (CCBC)”, em Toronto, e “The Centre for Research in Young People’s Texts and Cultures (CRYTC)”, em Winnipeg, onde trabalhou com o auxílio da diretora do referido Centro de Pesquisa, a professora Mavis Reimer. Sua pesquisa é na área de literatura infantil. O professor investigou livros literários canadenses para crianças recém-publicados e altamente recomendados, observando os modos como estão representadas as (novas) constituições

(12)

familiares, em especial a figura do pai. Um estudo comparativo com livros brasileiros recém- publicados e altamente recomendados foi realizado.

Charlie Peters, Newton e Mavis Reimer Larissa Wodtke, Newton, Mavis Reimer

***

Agosto - Dezembro 2011 - Elaboração de propostas de atividades para o ano letivo de 2012. Parceiros NEC-UFG: professores Carla Janaína Figueredo (FL/UFG), Alfredo de Campus (IESA/UFG), Cleonice Rocha (PUC-Goiás) e Francisco José Quaresma de Figueiredo (FL/UFG)

***

Agosto 2011- Relações UFG/Canadá

Delwyn Fredlund (Prof. Emérito da University of Saskatchewan e “senior geotechnical engineering specialist at Golder Associates in Saskatoon”) participou como conferencista do VII Simpósio Brasileiro de Solos Não Saturados, realizado de 29 a 31 de agosto de 2011 em Pirenópolis- Goiás. Este evento foi organizado pela ABMS - Associação Brasileira de Solos Não Saturados em parceria com a Universidade Federal de Goiás e Universidade de Brasília. O presidente do evento foi o prof. Gilson Gitirana Jr. da Escola de Engenharia Civil/UFG. O evento contou com apoio financeiro do CNPq, Furnas entre outras empresas.

(13)

Del Fredlund (University of Saskatchewan e Golder Associates in Saskatoon)

Professores: José Camapum (UNB), Manuel Porfírio (UNB), Gilson Gitirana Jr. (UFG), Del Fredlund (University of Saskatchwean) e Carlos Lauro (UFG)

(14)

***

Setembro 2011 – Visita do Sr. Danny Freire, coordenador assistente de marketing da Universidade de Saskatchewan, Canadá. As duas instituições foram apresentadas e foi trocado material informativo. Data: 08 de setembro de 2011.

Profa. Ofir Bergemann e Sr. Freire

***

Setembro 2011 – O Núcleo de Estudos Canadenses (NEC-UFG) e a Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI-UFG) em parceria com a Faculdade de Letras (FL-UFG) promoveram o Seminário LSQ/LIBRAS - Línguas de sinais no Canadá francês e no Brasil: integração social e pleno exercício da democracia, realizado nos dias 14, 15 e 16 de setembro de 2011 no Cinema da UFG, Faculdade de Letras.

Organização

Alexandra Nogueira da Silva (CAI/UFG)

Cláudia Regina dos Anjos Candeiro (FL- NEC /UFG) Lílian Virgínia Pôrto (FL- NEC/ UFG)

Luiz Maurício Rios (FL-NEC/UFG - Coordenador acadêmico do evento)

Mariângela Estelita Barros (FL-LIBRAS/UFG - Coordenadora acadêmica do evento) Ofir Bergemann de Aguiar (FL– CAI/ UFG)

Robert Marcel Grenier (Centro de Línguas-FL/UFG - Coordenador acadêmico do evento) Colaboradores:

Alexandra Almeida de Oliveira (FL-NEC/UFG) Amanda Pereira de Paula (FL/UFG)

(15)

Diego Goulart Machado Silva (FL/UFG) Elaine Borges Barra Soares (FL/UFG) Frederico Oliveira (FACOMB-NEC/UFG) Gabriela Otaviani Barbosa (FL-LIBRAS/UFG) Julia Marreto Silva (FL-NEC/UFG)

Kamila Ferreira do Nascimento (FL-LIBRAS/UFG) Kelly Cristina Fonseca (FL-NEC/UFG)

Kely Araújo Melo (FL-LIBRAS/UFG)

Nayara Aparecida Mendes Pereira (FL-LIBRAS/UFG) Sangréguio Gonçalves Fernandes (FAV/UFG- Designer) Thais Fleury Avelar (FL-LIBRAS/UFG)

Palestrantes (conferir programação)

Intérpretes LIBRAS – Faculdade de Letras Naima Borges Costa de Amaral

Nayara Aparecida Mendes Pereira

Sofia Oliveira Pereira dos Anjos Coimbra da Silva Weber Flávio Oliveira Mendes

Apoio Institucional Governo do Canadá FUNAPE/UFG PROEC /UFG PROAD/UFG

Faculdade de Letras (FL-UFG)

Cartaz e programação do evento em Anexo II

(16)

Professores Thais Fleury Avelar, Ofir Bergemann de Aguiar, Francisco José Quaresma de Figueiredo, e Luiz Maurício Rios

(17)

Professores Luiz Maurício e Anne Marie-Parisot (tela)

Prof. Robert Marcel Grenier

(18)

Profa. Nídia Regina Limeira de Sá

(19)

***

Setembro de 2011 – Rosa Berardo encerra o seu mandato de coordenadora do NEC UFG. Data: 22 de setembro de 2011.

***

Setembro 2011 - Lílian Virgínia Pôrto encerra o seu mandato de vice-coordenadora do NEC UFG e assume a sua coordenação. Data: 22 de setembro de 2011.

(20)

Setembro 2011- Alexandra Almeida de Oliveira assume a função de vice-coordenadora do NEC UFG. Data: 22 de setembro de 2011.

***

Setembro de 2011- Envio de pedido de subvenção para a realização de atividades em 2012 para o Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Estudos Canadenses, componente do Programa Entendendo o Canadá, encaminhado ao Sr. Luiz Miguel da Rocha (Embaixada do Canadá). Coordenadora acadêmica do seminário internacional proposto no âmbito desse projeto: Profa. Dra. Carla Janaína Figueredo (FL/UFG). Data: 29 de setembro de 2011.

***

Setembro-Outubro 2011 - Mobilidade docente UFG/Canadá

Telma de Oliveira Ferreira, professora do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae), foi contemplada com bolsa de pesquisa pelo programa ICCS – Faculty Research Program – para desenvolver pesquisa sobre a relação entre a proposta curricular do ensino de música e sua aplicação nas escolas regulares canadenses. No período de 12 de setembro a 11 de outubro de 2011, a professora Telma, orientada pelo professor Raymond Ringuette, da Universidade de Laval – Québec - acompanhou as aulas de música desenvolvidas pela professora Brigitte-Louise Lessard na École Primaire de

l´Escabelle. A pesquisa está em fase de análise dos dados e preparação de artigos e palestras sobre o

ensino de música nas séries iniciais das escolas regulares do Quebec. Esses artigos e palestras serão divulgados em encontros entre a professora Telma e estudantes dos cursos de Licenciatura em Música e professores de Didática e Prática de Ensino Musical.

(21)

Alunos do 1º ano da École Primaire de l´Escabelle durante aula de música ***

Outubro 2011 - Encaminhamento de solicitação de livros à Embaixada do Canadá em Brasília, no âmbito do Programa de Apoio a Bibliotecas do Governo do Canadá. Os professores Nathalie de Lourdes Souza Dewulf (FF-UFG), Silvana Matias Freire (CEPAE- UFG) e Luiz Maurício Rios (FL-UFG) foram os responsáveis pela elaboração das listas enviadas. Data: 01 de outubro de 201

***

Outubro 2011- O Núcleo de Estudos Canadenses (NEC-UFG), a Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI-UFG) em parceria com o Núcleo de Pesquisa Participação e Representação Política (NUPPAR) promoveram o Seminário Internacional Mulheres e Participação Política: Brasil e Canadá, realizado nos dias 03 e 04 de outubro de 2011, nas dependências da Faculdade de Letras e da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. Os trabalhos apresentados durante o seminário serão publicados na coletânea Mulheres Política e Poder (no prelo), organizada pela professora Denise Paiva. Esta publicação será financiada pela FAPEG – Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de Goiás.

Organização

Alexandra Nogueira da Silva (CAI/UFG)

Cláudia Regina dos Anjos Candeiro (FL- NEC /UFG)

Denise Paiva (FCS/UFG – Coordenadora Acadêmica do evento) Karla Avanço (FL-Tradutora/UFG)

(22)

Lílian Virgínia Pôrto (FL- NEC/ UFG) Ofir Bergemann de Aguiar (FL– CAI/ UFG)

Colaboradores

Frederico Oliveira (FACOMB-NEC/UFG) Isabella dos Santos Firmino (FL/UFG) Julia Marreto Silva (FL -NEC/UFG) Kelly Cristina Fonseca (FL-NEC/UFG) Kely Araújo Melo (FL- LIBRAS/UFG) Renata Pires de Almeida Silva (IESA/UFG) Palestrantes (conferir programação)

Apoio Institucional Governo do Canadá FUNAPE/UFG PROEC /UFG PROAD/UFG PRPPG/UFG SEMIRA

Faculdade de Letras (FL-UFG)

Faculdade de Artes Visuais (FAV-UFG) Cartaz e programação do evento em Anexo III

(23)

Professores Divina das Dores de Paula Cardoso (Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação) e Francisco José Quaresma de Figueiredo (Diretor da Faculdade de Letras)

(24)
(25)

Auditório FAV – Mesa: Denise Paiva, Raquel Teixeira, Isaura Lemos e Ana Lúcia Henrique

Miniauditório Faculdade de Letras

(26)

Profa. Marlise Matos

Profas. Mayra de Abreu e Tereza Sacchet

(27)
(28)

***

Outubro 2011 – O Núcleo de Estudos Canadenses e a Coordenadoria de Assuntos Internacionais em parceria com o Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística promoveram no dia 05 de outubro de 2011 às 09h00, no Miniauditório Prof. Egidio Turchi a palestra: Feminismo da terceira onda e a nova mídia reacionária: uma perspectiva Norte Americana, proferida pela professora Shannon Sampert (University of Winnipeg, Canadá).

Organização

Denise Paiva (FSC/UFG) Joana Plaza (FL/UFG)

Karla Avanço (FL-Tradutora/UFG) Lílian Virgínia Pôrto (FL/UFG) Apoio

Eliane Gonçalves (FSC/UFG)

Goiandira Ortiz de Camargo (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação FL/ UFG) Ofir Bergemann de Aguiar (FL-CAI/UFG)

Colaboradores

Cláudia Regina dos Anjos Candeiro (FL-NEC /UFG) Elaine Borges Barra Soares (FL/UFG)

(29)

Julia Marreto Silva (FL-NEC/UFG) Kelly Cristina Fonseca (FL/UFG)

Renata Pires de Almeida Silva (IESA/UFG) Apoio Institucional

Governo do Canadá FUNAPE/UFG PROEC /UFG

Faculdade de Letras/UFG

(30)
(31)

***

Outubro 2011 – Participação de professores da UFG no Congresso da ABECAN - Associação Brasileira de Estudos Canadenses, em Salvador- Bahia de 24 a 26 de outubro de 2011. Trabalhos apresentados:

1) Alexandra Almeida de Oliveira (FL-UFG) O Brasil de Claire Varin e o de Sérgio Kokis

2) Luiz Maurício Rios (FL-UFG) e Robert Marcel Grenier (Centro de Línguas-FL/UFG) A língua brasileira de sinais (LIBRAS) e a língua quebequense de sinais (LSQ): estudo comparativo do léxico básico.

3) Newton Freire Murce Filho (CEPAE-UFG)

Canadá e Brasil: (diferentes) representações familiares na literatura recente para crianças 4) Silvana Matias Freire (CEPAE-UFG)

A irrupção do duplo em Mégapolis – os últimos passos do flâneur ***

Outubro 2011- Aceite de professor da UFG para realização de doutorado no Canadá

A candidatura do professor Luiz Maurício Rios (FL/UFG) foi aprovada, em 27 de outubro de 2011, no programa de pós-graduação (Doutorado em Linguística), na UQÀM (Université du Québec à Montréal), universidade francófona da província do Quebec, no Canadá. Seu trabalho, desenvolvido no campo da Linguistique appliquée: phonologie de langues signées, intitulado Le traitement visuel et le traitement linguistique dans deux langues signées : Langue des Signes Québécoise (LSQ) et Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), deverá ser integrado ao Groupe de recherche sur la LSQ et le bilinguisme sourd, dirigido pela Profa Dra Anne-Marie Parisot. Seus estudos de Doutorado Pleno no Exterior iniciaram-se em janeiro de 2012, com término previsto para dezembro de 2015.

***

Outubro 2011 – Prestação de Contas enviada ao Sr. Luiz Miguel da Rocha (Embaixada do Canadá) referente à verba recebida para a realização do plano de atividades do NEC 2011. Data: 31 de outubro de 2011.

(32)

Setembro-Novembro 2011 – Atendimento e apoio aos professores que apresentaram candidaturas para as bolsas do governo canadense.

***

Novembro 2011 - Envio de candidaturas de professores da UFG aos programas de bolsas do governo canadense:

1) Lúcia Maria Castroviejo Azevedo (Letras/Campus Catalão-UFG)

Projeto: Didactic book of English language: Conceptions of language and subject 2) Mariângela Estelita (Letras-LIBRAS- UFG)

Projeto: LSQ ET ELiS : une rencontre possible

3) Rubem Borges Texeira Ramos (FACOMB-UFG)

Projeto: Reading of Marvel and DC super-hero comic books as a way of developement and knowledge gathering for canadian readers

*** Outubro 2011- Mobilidade docente UFG/Canadá

Carla Janaina Figueredo, professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi contemplada com bolsa de pesquisa fornecida pelo International Council for Canadian Studies, via Embaixada do Canadá no Brasil. De 02 a 28 de outubro de 2011, desenvolveu pesquisa na área de Multiculturalismo e Interculturalismo no Canadá com o auxílio da Profa. Dra. Ryuko Kubota do Department of Language and Education da University of British Columbia, em Vancouver. Além de sua participação em palestras sobre o tema de sua pesquisa, a Profa. Carla Janaina Figueredo também apresentou seu estudo intitulado Building bridges: dialogical intercultural encounters in the English language classroom aos professores e aos alunos do doutorado do Department of Language and Education (UBC). Como parte de suas atribuições referentes à sua pesquisa, foi também adquirida uma quantidade expressiva de artigos e livros teóricos sobre a temática da diversidade linguística e cultural no Canadá de modo que tais textos sejam a base para a oferta de disciplinas nos níveis de graduação em Letras e pós-graduação em Letras e Linguística da UFG, as quais ocorrerão ao longo do ano de 2012.

(33)

Professoras Ryuko Kubota e Carla Janaína ***

Cooperação, Pesquisa e Ensino em Estudos Canadenses na UFG Cooperação

Louise Forsyth (Professora Emérita da University of Saskatchewan, Canadá, membro dos departamentos de “Women’s & Gender Studies and Languages and Linguistics”) participou como conferencista do Seminário Internacional Cinema e Representações Minoritárias Brasil/Canadá: gênero e etnias, em setembro de 2010 nas dependências da UFG e, como continuidade a esta cooperação, publicou o seguinte artigo na Revista Signótica, Vol. 23, n. 1 (2011) - Revista do programa de Pós-Graduação em Letras e Línguística/ Faculdade de Letras: Les trois premiers romans de Nicole Brossard: Montréal ville de la modernité.

Co-orientação da professora canadense Louise Forsyth, da University of Saskatchewan (Departments of Women’s and Gender Studies and Languages and Linguistics), na Tese de Doutorado de Lílian Pôrto (FL/UFG).

(34)

Maria Luiza Mendonça (professora da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia - FACOMB/ UFG) publicou o artigo Cinema e diversidade cultural: a representação dos grupos minoritários no Canadá, no número 12 da revista Interfaces – Revista da ABECAN- Associação Brasileira de Estudos Canadenses. Esta publicação é fruto de pesquisa desenvolvida pela profa. Maria Luiza em setembro de 2008, quando foi contemplada com bolsa de estudos do governo canadense para investigar a respeito da relação entre mídia e grupos minoritários, na Université du Québec em Montreal.

Lílian Pôrto e Ofir Bergemann de Aguiar publicaram o artigo A resistência feminina em Les fous de Bassan de Anne Hébert na Revista Línguas & Letras Vol. 12 n. 23 – 2o semestre de 2011. Cabe assinalar que a obra Les fous de Bassan compõe o objeto de estudo da pesquisa de doutorado ora em curso intitulada: A representação do feminino/feminismo na tradução brasileira de três obras de Anne Hébert. Trata-se de trabalho vinculado à linha de pesquisa “Estudos culturais, comparativismo e tradução” do programa de pós-graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.

Disciplinas ministradas

Prof. Luiz Maurício Rios (FL-UFG) ministrou a disciplina Noções Básicas de Língua de Sinais Quebequense (Núcleo Livre) no segundo semestre de 2011, na Faculdade de Letras.

(35)

Núcleo de Estudos Canadenses- NEC-UFG

Administração:

Coordenadora: Lílian Virgínia Pôrto (FL/UFG)

Vice-coordenadora: Alexandra Almeida de Oliveira (FL/UFG) Secretária: Cláudia Regina dos Anjos Candeiro (FL/UFG) Assessoria de Língua Inglesa

Carla Janaina Figueredo (FL/UFG)

Newton Freire Murce Filho (CEPAE/UFG) Karla Avanço (Tradutora-intérprete UFG) Assessoria de Língua Francesa:

Luiz Maurício Rios (FL/UFG) Silvana Matias Freire (CEPAE/UFG)

Assessoria para divulgação e realização de eventos Júlia Marreto Silva (FL/UFG)

Kelly Cristina Fonseca (FL/UFG)

Frederico Oliveira (FACOMB/UFG /Assessoria de Comunicação Fundação RTVE/ TV UFG) Ana Nascimento (FAV/UFG/Responsável pela atualização da página do NEC) Renata Pires de Almeida Silva (IESA/UFG)

*Os nomes dos colaboradores em atividades específicas são registrados nos relatórios anuais do NEC.

Apoio

Coordenadora de Assuntos Internacionais: Ofir Bergemann de Aguiar

(36)
(37)
(38)
(39)
(40)
(41)
(42)
(43)

Referências

Documentos relacionados

– Sem dúvida, eles não são responsáveis pelo mal que outros fizeram, principalmente porque ignoram o fato; mas convém saber que a riqueza, muitas vezes, chega às mãos de um

Para Freitas (2009, p.126), as estratégias concorrenciais adotadas pelos bancos sempre tem como objetivo obter os maiores lucros possíveis, “conciliando

Entre a parte mais saliente dos aparelhos existentes nas faces anterior e posterior dos quadros eléctricos, considerando a posição em que estes aparelhos ficam mais salientes,

Para ser utilizado no rastreamento de um camundongo, o princ´ıpio b´ asico da cor- rela¸ c˜ ao ´ e muito simples: uma imagem do objeto ´ e amostrada no in´ıcio, e ent˜ ao

A t´ecnica proposta por Li et al. [13], usa a transformada Wavelet [32] para decompor a imagem e encontrar o ˆangulo de inclina¸c˜ao atrav´es de an´alise de proje¸c˜ao. A

Ainda, para se juntar à confusão geral, estas duas tendências, que a primeira vista parecem rivais, têm no entanto um ponto co- mum onde elas se juntam: a transformação e

propostas distintas, conforme procedimento disposto no item 9 desta Chamada Pública. Caso o Instituto possua mais de uma unidade, situadas em estados diferentes, deverá consolidar as

Apresentamos nosso Relatório Anual - Comunicação de Progresso 2019 com grande prazer, pois ele reflete nossas iniciativas para um mundo melhor, seguindo nossa proposta de atender os