• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DO CANDIDATO. ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP. Informações

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DO CANDIDATO. ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP. Informações"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

MANUAL

DO

CANDIDATO

ESPM

Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana – São Paulo/SP

Informações

Central de Candidatos: (11) 5081-8225 Segunda a sexta - 9h às 21h e sábado - 9h às 13h

candidato@espm.br

(2)

Publicado em 17/05/2013 – Esta versão substitui as anteriores

2

MASTER EM MARKETING

O Curso Master em Marketing visa capacitar profissionais de alto nível para atuar

nas áreas de Marketing e Estratégia de organizações de diferentes portes e setores. Trata-se de um Curso de Pós-Graduação, que proporciona uma sólida formação, abordando aspectos conceituais, contextuais, estratégicos e operacionais de marketing.

O conteúdo ministrado permite ao aluno o pleno domínio das técnicas de marketing e sua utilização como um importante instrumento de gestão para as empresas que atuam em ambientes complexos e em transformação. A grade de disciplinas embasa-se em um currículo que engloba os principais aspectos mercadológicos, culminada com a elaboração de um plano de marketing, em que o estudante aplica o conhecimento teórico e prático construído nas aulas.

Objetivos

Os objetivos do Curso consistem em: aprofundar os principais fundamentos de marketing, com base em uma visão de mercado atual, para uma eficiente tomada de decisão gerencial e o desenvolvimento de atitude empreendedora; despertar visão crítica sobre gestão de marketing, estimulando o desenvolvimento de atitudes gerenciais compatíveis com a filosofia de foco no mercado e com a ética e responsabilidade empresarial.

Público-Alvo

O Curso é dirigido a executivos com mais de 3 anos de experiência profissional, das mais diversas áreas de formação, que se preocupam com sua empregabilidade e sabem que o conhecimento é o único caminho para garanti-la.

(3)

Publicado em 17/05/2013 – Esta versão substitui as anteriores

3

Dinâmica

• A carga horária do Curso é de 540 h/a, distribuídas em 4 semestres letivos. • As aulas são oferecidas nas modalidades presencial e a distância.

• As aulas presenciais são realizadas no campus da Pós-Graduação da ESPM, podendo ser ministradas em campo, pré-agendadas pelo professor.

• O ensino a distância (EAD) oferece ao aluno uma experiência diferenciada em ambiente virtual, em linha com o dia a dia de executivos de empresas globais que gerenciam projetos em diferentes países.

• Alinhado aos padrões internacionais de qualidade, o Curso oferece aos alunos a opção de cursar as disciplinas eletivas da grade curricular dos cursos de MBA da ESPM e/ou cursá-las em cursos específicos, ministrados pelos parceiros acadêmicos da Instituição. Atualmente, é ofertada a possibilidade de curso na FIU (Florida International University), em Miami/EUA, e na EADA (Escuela de Alta Dirección y Administración), em Barcelona/Espanha.

Estrutura

A seguir, são apresentadas a grade curricular e as disciplinas do Curso.

1º Semestre

Marketing Estratégico

(30 h/a) Pessoas: Relacionamento e Gestão (30 h/a)

Ambiente de Negócios e Estratégias Empresariais

(30 h/a)

Ensino a distância (EAD)

Finanças Aplicadas ao Marketing (30 h/a)

2º Semestre

Marketing Digital

(30 h/a) Comportamento do Consumidor (30 h/a)

Estratégias de Marketing de Serviços (15 h/a)

Inteligência Competitiva (30 h/a)

Marketing Business to Business (15 h/a)

(4)

Publicado em 17/05/2013 – Esta versão substitui as anteriores 4 3º Semestre Canais de Marketing (30 h/a) Branding (30 h/a) Ética e Legislação em Marketing

(30 h/a) Métricas de Marketing (30 h/a)

4º Semestre

Eletiva I

(30 h/a) (30 h/a) Eletiva II

Simulador de Negócios (30 h/a)

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) (90 h/a)

(45 h/a presenciais + 45 h/a extraclasse para elaboração do projeto)

Marketing Estratégico – Presencial (30 h/a)

Apresenta os principais conceitos e ferramentas para o planejamento de marketing. Propicia a compreensão do conceito de valor para o cliente e para a empresa como base para o desenvolvimento de estratégias de marketing adequadas ao segmento-alvo e ao posicionamento competitivo. Possibilita a aplicação de ferramentas para a gestão das variáveis controláveis de marketing (produto, preço, distribuição e promoção).

Pessoas: Relacionamento e Gestão - Presencial (30 h/a)

Enfoca os três marcos essenciais no processo de desenvolvimento pessoal e profissional: 1) como lidar comigo mesmo – compreender quem sou e o que desejo, em busca de unidade e consistência; 2) como lidar com o outro - desenvolver habilidades para estabelecer relações de interdependência e cooperação e para lidar com conflitos; 3) como compreender o indivíduo em relação à equipe e à

empresa – entender sua projeção pessoal e profissional em um cenário constituído

pelas dimensões de gestão, poder e resultados.

Ambiente de Negócios e Estratégias Empresariais (30 h/a) – Ensino a Distância (EAD)

Apresenta os principais conceitos, modelos e alternativas de estratégias de competição e de crescimento de negócios, com base em análise estratégica adequada. Possibilita a assimilação e ordenação do conhecimento sobre o processo

(5)

Publicado em 17/05/2013 – Esta versão substitui as anteriores

5 de planejamento, enfocando a definição do negócio em relação aos diversos ambientes dentro de um contexto globalizado.

Finanças Aplicadas ao Marketing – Presencial (30 h/a)

Apoia os processos de tomada de decisões gerenciais, facilitando o entendimento da inter-relação entre as estratégias de marketing e a geração de valor econômico. A abordagem demanda conhecimento básico de finanças e matemática financeira, e a identificação do investimento exigido pelo projeto no longo prazo e no capital de giro; a projeção da demonstração de resultados; a projeção do fluxo de caixa incremental e a análise da viabilidade do projeto. Explicita os conceitos de EBITDA, ROI, Pay-Back (simples e descontado), VPL e TIR.

Marketing Digital – Presencial (30 h/a)

Destaca as práticas de marketing e de comunicação adotadas pelas organizações em relação ao uso da Internet e das novas tecnologias digitais. Contempla os desafios e as oportunidades da integração do marketing tradicional com o marketing eletrônico, especialmente no que se refere às novas formas de comunicação. Engloba o modo como as inovações tecnológicas, como a web 2.0 e as redes sociais, estão transformando as relações entre a organização, o mercado e os consumidores.

Comportamento do Consumidor – Presencial (30 h/a)

Enfoca as origens históricas da moderna sociedade de consumo e as redes de significados culturais que existem por trás das trocas e do consumo de bens. Define os fatores que influenciam o comportamento de compra, a classificação de consumidores pelos critérios de valores e estilo de vida, as tendências do comportamento na sociedade contemporânea e o processo de decisão de compra de consumidores. Apresenta exemplos práticos da aplicação do conhecimento neurocientífico à pesquisa de marketing, conhecida como neuromarketing.

Estratégias de Marketing de Serviços – Presencial (15 h/a)

Contempla a especificidade do setor de serviços, a percepção de valor para clientes/consumidores, a tomada de decisões estratégicas em serviços e a

(6)

Publicado em 17/05/2013 – Esta versão substitui as anteriores

6 operacionalização do marketing de serviços por meio de pessoas, processos, ambiente físico e entrega. Reconhece o posicionamento competitivo de uma empresa de serviços e identifica possível sinergia entre o posicionamento adotado pela organização e o ambiente de serviço criado.

Marketing Business to Business (15 h/a) – Ensino a Distância (EAD)

Aborda temas como as diferenças entre marketing de consumo e industrial, o ambiente do mercado Business to Business (B2B), o comportamento do comprador, o gerenciamento de relacionamentos no meio organizacional, a análise de oportunidades, a formulação de estratégias e a gestão do composto de marketing para mercados B2B. Considera que as peculiaridades do setor demandam abordagens específicas das técnicas de marketing.

Inteligência Competitiva – Presencial (30 h/a)

Propicia ao aluno a oportunidade de desenvolver e exercitar as competências necessárias para avaliar as informações sobre a atividade dos concorrentes e as tendências gerais dos negócios, no intuito de atingir os objetivos estratégicos da empresa. Aborda métodos, técnicas e sistemas, bem como aspectos relevante da cultura organizacional, que garantam um ambiente apropriado à construção, preservação e disseminação do conhecimento.

Canais de Marketing – Presencial (30 h/a)

Apresenta os conceitos de canais de marketing, trade marketing e gestão de contas-chave. Proporciona o estudo dos vários modelos de canais para os diversos setores organizacionais, enfocando o papel do gestor de canais e a importância da função de trade marketing e de gerenciamento de contas. Propõe a análise das variáveis de mercado na distribuição, bem como sua interação com as áreas de marketing e vendas da empresa.

Branding – Presencial (30 h/a)

Expõe os fundamentos e a evolução da marca no processo mercadológico, explorando os aspectos relevantes para a sua gestão, tais como brand equity; identidade e posicionamento de marca; elementos, arquitetura e extensão de

(7)

Publicado em 17/05/2013 – Esta versão substitui as anteriores

7 marcas. Cria condições para o desenvolvimento de programas para construção e manutenção do significado e do valor da marca, transformando-a em vantagem competitiva para a organização.

Ética e Legislação em Marketing – Presencial (30 h/a)

Integra os conceitos de ética e de responsabilidade social na estratégia de negócios. Contempla a ênfase atual na cidadania corporativa e a necessidade do estabelecimento e da proteção de uma reputação empresarial, que é considerada um ativo com retorno financeiro associado. Apresenta as principais normas e regras que regem as ações de marketing, destacando o papel das organizações na sociedade contemporânea.

Métricas de Marketing – Presencial (30 h/a)

Destaca as principais métricas de marketing, garantindo a compreensão de como são construídas e utilizadas na tomada de decisão. Como os profissionais de marketing são responsabilizados pelas implicações financeiras de suas decisões, é importante que saibam mensurar novas oportunidades e escolher o investimento necessário para aproveitá-las, bem como quantificar o valor de produtos, clientes e canais de distribuição, com diversas alternativas de preço e de investimento em comunicação.

Eletivas – Presencial (60 h/a) no Brasil ou no Exterior

Oferecem ao aluno a possibilidade de aprimorar conhecimentos voltados aos seus interesses pessoais ou profissionais. Ele deve optar por fazer duas ou mais disciplinas eletivas - desde que a carga horária total seja de 60 h/a -, oferecidas na grade curricular regular dos cursos de MBA da ESPM. A opção é restrita às disciplinas que sejam complementares às oferecidas no curso Master em Marketing

e a obtenção desses créditos também pode ser realizada no exterior, nas escolas conveniadas.

Simulador de Negócios – Presencial (30 h/a)

Propicia ao estudante a aplicação dos conceitos de marketing em um ambiente de baixo risco, levando-o à convivência com as consequências de suas próprias

(8)

Publicado em 17/05/2013 – Esta versão substitui as anteriores

8 decisões. O simulador MARKSTRAT® é um software que permite a elaboração, em um ambiente virtual, de estratégias de marketing e vendas em diversos cenários econômicos. A concorrência entre as várias empresas ocorre exatamente como na realidade dos negócios e, assim, a decisão tomada em cada uma delas afeta os resultados das demais.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) (90 h/a - 45 h/a presenciais e 45 h/a extraclasse)

Consiste na elaboração supervisionada de um plano de marketing, considerando-se a aplicação prática de referenciais teóricos e técnicas abordados ao longo do Curso. Para elaboração do TCC, o aluno conta com orientações presenciais, atividades em período extraclasse e bancas de professores que avaliarão sua produção.

Módulo Internacional (eletivas no Exterior)

O International Academic Partnership (IAP) é o departamento da Pós-Graduação da ESPM que organiza o International Academic Partnership Program (IAPP). O programa proporciona ao aluno compartilhamento de experiências com profissionais da área, visitas técnicas a empresas locais e aprimoramento do idioma. Além disso, permite-lhe conhecer mais sobre elementos de cultura e lazer no país escolhido. É uma excelente oportunidade de aprendizagem e networking.

O Módulo Internacional compreende áreas de conhecimento específico que visam aperfeiçoar a formação proposta pelo Curso. O aluno pode cursá-lo nos parceiros da ESPM, que atualmente são:

• Doing Business in Europe – EADA – Barcelona/Espanha

• International Business, FIU, Flórida/EUA

As aulas serão oferecidas em tempo integral, no mês de janeiro, em um período aproximado de 15 dias.

(9)

Publicado em 17/05/2013 – Esta versão substitui as anteriores

9

Importante: é necessária a proficiência em inglês ou em espanhol para cursar esse

Módulo, de acordo com as exigências das escolas parceiras.

É de responsabilidade do aluno a obtenção da documentação necessária, como passaporte e vistos.

Despesas com passagem, hospedagem e alimentação durante a viagem não estão incluídas no valor do Curso.

Para se inscrever no IAPP, depois de passar por todo o processo seletivo, o aluno deverá realizar o pagamento de uma taxa administrativa.

A ESPM oferece ao aluno o suporte e a orientação necessários para atender às demandas acima, por meio da área de Apoio a Intercâmbio – e-mail: iap@espm.br.

Pré-requisitos para Inscrição

Preenchimento da ficha de inscrição no site e pagamento de taxa no valor de R$ 200,00 (duzentos reais).

O candidato que se inscrever no período de 06 a 10/05 terá o valor da taxa de

inscrição descontado do valor da matrícula.

(Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de desistência ou não aprovação do candidato no processo seletivo).

Processo Seletivo

Inscrições abertas até o dia 24/07/2013.

• Após o pagamento da taxa de inscrição o candidato receberá um link para preenchimento do processo seletivo on-line, que é composto das seguintes etapas:

1ª Etapa preenchimento dos Dados Cadastrais; 2ª Etapa preenchimento do Perfil e Interesses; 3ª Etapa elaboração da Redação;

(10)

Publicado em 17/05/2013 – Esta versão substitui as anteriores

10 • Todas as etapas do processo seletivo on-line deverão ser adequadamente

cumpridas.

• O prazo para realização do processo seletivo on-line será de quatro (4) dias corridos para as inscrições confirmadas até 28/06/2013 e de um (1) dia útil para as inscrições confirmadas após esta data. A confirmação da inscrição é feita pelo pagamento da taxa de inscrição.

• A critério da comissão julgadora, eventualmente, o candidato também poderá ser convidado para uma entrevista presencial.

Resultado do Processo Seletivo

Será enviado e-mail pela Secretaria de Pós-Graduação em até dez dias após a realização do processo seletivo on-line.

Pré-requisitos para Ingresso

• Aprovação no processo seletivo on-line.

• Apresentação do diploma de conclusão de curso superior reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), com carga-horária mínima de 1.600 horas.

Matrícula

A matrícula deverá ser efetivada após o recebimento de e-mail com o resultado do processo seletivo e convocação para matrícula, enviado pela Secretaria de Pós-Graduação. A matrícula será realizada na ESPM, Campus Rodolfo Lima Martensen, localizado à Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana – São Paulo – SP.

Documentos Obrigatórios para Efetivação da Matrícula

• Cópia simples do RG e CPF.

• Cópia autenticada do diploma de curso superior. Na ausência do diploma o aluno poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso autenticado com a descrição data de colação de grau, que será aceito

temporariamente, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega

(11)

Publicado em 17/05/2013 – Esta versão substitui as anteriores

11 • No caso de diplomas internacionais, é necessária sua tradução juramentada,

consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº 8, de 04/10/2007, do CNE (Conselho Nacional de Educação), disponível em http://portal.mec.gov.br/.

Cancelamento ou Adiamento do Curso

O Curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

• Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários. • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO

EXPRESSO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail atendimentoaolauno@espm.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

O Master em Marketing tem carga horária de 540 horas/, com duração aproximada

de quarto semestres letivos, sendo oferecido nas modalidades abaixo:

Noturno: aulas duas vezes por semana, as segundas e quartas-feiras ou as terças e

quintas-feiras, das 19h30 às 22h40.

Início das Aulas

As aulas serão ministradas as segundas e quartas-feiras, com início em 05 de agosto de 2013 e terças e quintas-feiras, com inicio em 06 de agosto de 2013.

(12)

Publicado em 17/05/2013 – Esta versão substitui as anteriores

12

Local

Campus Rodolfo Lima Martensen

Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana – SP

Investimento

Matrículas efetuadas até 05/06/2013 (com desconto de 50%)

OBS: Para ter direito a este benefício, o candidato deverá realizar sua inscrição e participado do processo seletivo on-line até o dia 27/05/2013.

Matrícula c/desconto Parcelado R$ 700,00 Curso Matrícula+Curso 24 x R$ 1.732,09 R$ 42.270,16 30 x R$ 1.411,65 R$ 43.049,50

Matrículas efetuadas até 28/06/2013 (com desconto de 25%)

OBS: Para ter direito a este benefício, o candidato deverá realizar sua inscrição e participado do processo seletivo on-line até o dia 24/06/2013.

Matrícula c/desconto Parcelado R$ 1.050,00 Curso Matrícula+Curso 24 x R$ 1.732,09 R$ 42.620,16 30 x R$ 1.411,65 R$ 43.399,50

(13)

Publicado em 17/05/2013 – Esta versão substitui as anteriores

13

Matrículas efetuadas a partir de 01/07/2013 (sem desconto) Matrícula s/desconto Parcelado R$ 1.400,00 Curso Matrícula+Curso 24 x R$ 1.732,09 R$ 42.970,16 30 x R$ 1.411,65 R$ 43.749,50

Verifique condições especiais para pagamento à vista e possibilidade de desconto para ex-alunos na Central de Atendimento ao Candidato pelo tel. (11) 5081-8225 ou e-mail: candidato@espm.br.

O pagamento da primeira parcela deverá ser por meio de boleto bancário, o qual deverá ser entregue no ato da matrícula.

As próximas parcelas também serão pagas por meio de boleto bancário, com vencimento todo dia 08 de cada mês.

(14)

Publicado em 17/05/2013 – Esta versão substitui as anteriores

14

Parceria – Linhas de Créditos

A ESPM mantém parcerias com a Caixa Econômica Federal e o Banco Bradesco, que disponibilizam linhas de créditos aos alunos de MBA Executivo Internacional, Master em Marketing e MBA, tendo como objetivo oferecer outras opções de pagamentos para os cursos. Para obter mais informações, contate:

Caixa Econômica Federal

Contatos: qualquer agência da Caixa Econômica Federal Tel. (11) 3475-3400 E-mail: ag1816@caixa.gov.br

Banco Bradesco

Contato: qualquer agência do Bradesco ou o PAB na ESPM (Rua Álvaro Alvim, 123) Tel. (11) 3246-3260 E-mail: 0992.gerencia@bradesco.com.br

Possibilidade de Financiamento– Programa de Crédito Solidário ESPM

O Programa de Crédito Solidário ESPM possibilita a obtenção de 20%, 30% e 40% de

crédito concedido (sobre o financiamento do valor do curso), de acordo com a renda familiar anual do aluno e demais pré-requisitos. Para obter mais informações, consulte a Central do Candidato pelo telefone (11) 5081-8225 ou pelo e-mail candidato@espm.br.

Referências

Documentos relacionados

Zoósporo ( 8 ) Estrutura presente em fungos basidiomicetos. O governo autorizou a construção de uma fábrica de tecidos em um ambiente natural na Amazônia com intuito de

conteúdos implementados; Desenvolver objetivos académicos: autonomização do utilizador, aprendizagem e apoio à produção de conhecimento científico; Refletir sobre boas práticas

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Produção e socialização de estudos e pesquisas que ampliem o conhecimento da sociedade sobre os seus direitos de cidadania e da política de… Serviço de Proteção Social Básica

Para requerer a Certificação diretamente no Portal de Serviços, já disponível, o representante da organização (Presidente) deverá estar primeiramente cadastrado

Utilização das ferramentas disponibilizadas pelo CREA-PR aos Coordenadores de Curso Inserção da IE/curso no Sistema Corporativo Repasse de login e senha para acesso à extranet

Ademais, não se mostra razoável nem consentâneo ao princípio da isonomia assegurar a contagem de tempo de serviço especial, para fins de aposentadoria especial, tão

 O traballo da Consellería de Cultura e Educación permite que este mesmo mes de setembro estean publicados os decretos que regulan as ensinanzas modificadas pola Lei orgánica para