• Nenhum resultado encontrado

Recepção dos Alunos Curso de Engenharia de Produção

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Recepção dos Alunos Curso de Engenharia de Produção"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Recepção dos

Alunos 2017

(2)

Bem-vindo(a) ao Departamento de Engenharia de

Produção, o PRO!

Após meses de estudo e dedicação, você foi aprovado(a) no

vestibular da melhor Universidade do país, numa das carreiras mais

concorridas! Parabéns!

Pioneiro na área, tendo criado o primeiro curso de Engenharia de

Produção do país, o PRO consolidou-se, ao longo de sua história,

como centro de excelência, formando profissionais que atuam em

importantes universidades e organizações, atentos às

necessidades da sociedade contemporânea. Acreditamos que você

será um(a) destes profissionais de destaque no futuro!

Para isso, é importante manter o foco e o ritmo nos estudos, mas

também aproveitar as atividades extracurriculares e as

oportunidades oferecidas pela Universidade, com o objetivo de

desenvolver importantes habilidades, como trabalho em equipe,

comunicação, análise crítica, entre outras.

Para facilitar a sua ambientação, elaboramos este material com

algumas informações que serão importantes durante o curso.

Outras informações poderão ser encontradas no site do PRO:

www.pro.poli.usp.br.

(3)

A USP

A Universidade de São Paulo (USP) é uma universidade pública, mantida pelo Estado de São Paulo e ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Criada em 25 de janeiro de 1934, é a maior instituição de pesquisa e ensino no país. Abaixo, alguns números que comprovam a dimensão e a importância da USP:

42 unidades de ensino e pesquisa, com 300 cursos de graduação e 222 programas de pós-graduação;

94 mil estudantes – 59 mil de graduação e 30 mil de pós-graduação Cerca e 17 mil funcionários e mais de 6 mil professores

8 campi situados em: Bauru, Ribeirão Preto, São Carlos, Pirassununga, Piracicaba, São Paulo, Santos e Lorena.

Para mais informações sobre a USP, acesse o site do Manual do

Calouro (www.scs.usp.br/manualdocalouro).

A Poli

Fundada em 1893, a Poli oferece 17 cursos de graduação, e possui o maior centro de pós-graduação do País na área de Engenharia. Também se destaca na realização de pesquisas científicas e tecnológicas, com as quais contribui para o progresso social e econômico do Brasil e para a modernização, competitividade e qualidade dos produtos e processos das empresas. Aqui trabalham ou estudam 457 professores, 478 funcionários, 4.500 alunos de graduação e 2.500 alunos de pós-graduação. A Escola está organizada em 15 departamentos, responsáveis pelas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão de serviços à comunidade.

site Poli/USP (www.poli.usp.br)

(4)

O PRO

O Departamento de Engenharia de Produção da Poli/USP oferece atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão (os três pilares da Universidade). Conheça brevemente o que desenvolvemos em cada uma delas:

Ensino

Desde sua criação, o curso de Engenharia de Produção da Poli já formou mais de 3000 estudantes, com excelência acadêmica e grande conhecimento prático. Vem obtendo, por seguidos anos, a classificação “5 estrelas” no Guia do Estudante, além de ser, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2015, o melhor curso da área.

Este curso é composto da seguinte maneira: nos dois primeiros anos, os alunos passam por um ciclo básico com estudantes das outras modalidades da Engenharia, aprendendo tópicos gerais (Matemática, Física, Cálculo, entre outros). Desde o início do curso os alunos da Escola Politécnica também têm disciplinas da sua habilitação específica.

A partir do terceiro ano, você começará a ter as aulas focadas nas diferentes áreas da Engenharia de Produção, como: Economia da

Produção, Engenharia Financeira, Gestão de Custos, Gestão de Projetos, Projeto do Produto, Projeto da Fábrica, entre outras. Há uma ênfase em trabalhos em equipe, e muitos destes são realizados considerando problemas práticos reais de empresas e instituições.

No quinto ano de curso, você desenvolverá o Trabalho de Formatura, que consiste na elaboração de uma monografia, abordando um tema relevante no contexto da Engenharia de Produção.

Após o término do curso, você poderá dar prosseguimento aos estudos na pós-graduação (Mestrado e Doutorado). O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP (PPGEP) é um dos pioneiros no campo no Brasil, ao lado dos programas da COPPE/UFRJ, do ITA e da PUC-RJ. O mestrado foi criado em 1971 e o doutorado, em 1972.

(5)

Bem avaliado pela Capes, o PPGEP já formou mais de 600 alunos (que hoje trabalham nas principais universidades, empresas e instituições não acadêmicas do país). Mais informações, no site: ppgep.poli.usp.br.

Pesquisa

Você sabia que a USP é responsável por 23% da pesquisa do Brasil?

Aqui no PRO, desenvolvemos pesquisas em cinco eixos principais: Gestão de Operações e Logística (GOL), Economia da Produção e Engenharia Financeira (EPEF), Trabalho, Tecnologia e Organização (TTO), Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) e Qualidade e Engenharia de Produto (QEP). Além disso, há outros grupos e laboratórios que desenvolvem projetos de pesquisa, tais como:

Laboratório de Análise, Desenvolvimento e Operação de Sistemas (LADOS); Laboratório de Gestão da Inovação (LGI); Centro de Inovação em Sistemas Logísticos (CISLog); Laboratório de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação, do Conhecimento e de Inteligência Competitiva (LETICIC); Laboratório de gestão de projetos (LGP); Laboratório de estratégias integradas da indústria da mobilidade (Mobilab); Laboratório de Produto (Lab_Pro); InovaLab@POLI; Núcleo de Pesquisa: Redes de cooperação e Gestão do Conhecimento – REDECOOP; Laboratório de Sistemas de Produção Sustentável; e Laboratório de Estudos em Design de Serviços e em Sustentabilidade (LEDss).

Caso tenha o interesse em se envolver na área de pesquisa ainda na graduação, você poderá participar, a partir do segundo ano, da iniciação

científica. É uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre o

desenvolvimento de trabalhos acadêmicos. Você poderá participar de projetos criados pelos docentes (quando houver vagas), sendo necessário ter um professor como orientador.

Informações

Comissão de Pesquisa PRO: Sara Lima (5545-5845) Site Pró-Reitoria de Pesquisa USP: www.prp.usp.br

(6)

Extensão

A extensão é o momento de diálogo da Universidade c o m a s o c i e d a d e , e d e d i s p o n i b i l i z a ç ã o d o conhecimento adquirido no ensino e na pesquisa. No PRO, a extensão universitária ocorre principalmente pela Fundação Vanzolini, instituição sem fins lucrativos, criada, mantida e gerida pelos professores do Departamento. Entre as atividades desenvolvidas, estão: a prestação de serviços, a oferta de cursos abertos de diversos formatos e durações, projetos de assessoria integrados a temas de pesquisa. Para mais informações sobre a Fundação Vanzolini, acesse o site: www.vanzolini.org.br.

Intercâmbio

A partir do terceiro ano, você terá a possibilidade de realizar parte de seu curso no exterior, por meio de três modalidades de intercâmbio: a de aproveitamento de créditos, com a duração de seis meses a um ano; o programa “Duplo Diploma” (convênios entre a Poli/USP e universidades europeias - França, Itália, Alemanha, entre outros, em que os alunos podem iniciar o curso no Brasil e realizar parte significativa em universidade parceira em outro país, garantindo o diploma nas duas instituições); e o

Intercâmbio Aberto, com a vantagem de você poder escolher a instituição de ensino estrangeira onde deseja estudar, não sendo necessário participar de processos seletivos específicos da Poli.

Mais informações

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani): www.usp.br/internationaloffice

Relações Internacionais da Poli/USP: www.poli.usp.br/pt/io.html

Ciências sem Fronteiras (programa de intercâmbio dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação):

(7)

Atividades extracurriculares e organizações

estudantis:

Estágios: os convênios com empresas para a realização de estágios são realizados através do

Setor de Estágios da Escola Politécnica da USP. No curso de Engenharia de Produção, é permitido estágio somente a partir do 7º semestre, sendo exigido estágio a partir do 9º semestre.

Poli Cidadã é um programa da Escola Politécnica da USP cujo objetivo é estimular alunos e

professores a desenvolver atividades de caráter social com intuito de estreitar a relação da Universidade com a sociedade.

Poli Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, constituída e gerida exclusivamente por

alunos da Escola Politécnica da USP, cujo objetivo é o desenvolvimento de serviços nas diversas áreas da engenharia.

CAEP é o Centro Acadêmico da Engenharia de Produção da Poli/USP. Entre as atividades

desenvolvidas pelo CAEP, está a Semana de Engenharia de Produção da Poli, série de palestras realizada anualmente que conta com a participação de profissionais do mercado.

Grêmio Politécnico da USP é a principal associação acadêmica dos alunos da Escola Politécnica

da USP e ponte entre os alunos e a Escola, realizando iniciativas em prol da vida acadêmica dos alunos e participando da representação discente nos órgãos colegiados da EPUSP. Responsável pela gestão do Poliglota Idiomas, projeto que fornece cursos de idiomas para a comunidade USP e público externo, e pela Semana de Arte da Poli, evento cultural realizado anualmente.

iPoli é o Escritório Politécnico Internacional, instituição sem fins lucrativos que se propõe a

representar todos os interessados da comunidade politécnica em criar uma rede de relacionamento internacional, cultural e profissional, prestando suporte tanto aos estrangeiros em regime de intercâmbio na Escola Politécnica da USP quanto aos politécnicos que estudam ou almejam estudar no exterior (por meio de eventos, divulgação de processos seletivos e recepção dos alunos estrangeiros). Composta por alunos da Poli.

ABEPRO é a Associação Brasileira de Engenharia de Produção, instituição representativa de

docentes, discentes e profissionais de Engenharia de Produção, que atua há mais de 20 anos na interlocução junto aos setores público e privado.

ENEGEP é o Encontro Nacional de Engenharia de Produção, maior evento nacional da área,

organizado anualmente pela ABEPRO. Reúne comunidade acadêmica e profissionais do mercado, e conta com uma programação variada de palestras, workshops, minicursos, dentre outras atividades.

(8)

Informações Gerais:

Chefe do Departamento de Engenharia de Produção da

Poli/USP: Prof. Dr. Fernando José Barbin Laurindo

Vice-Chefe do Departamento: Prof. Dr. Marcelo Schneck de

Paula Pessôa

Comissão de Graduação:

Coordenador: Prof. Dr. Davi Noboru Nakano

Suplente: Prof. Dr. Marco Aurélio de Mesquita

Coordenador do 1º ano: Prof. Dr. Davi Noboru Nakano

Coordenador do 2º ano: Prof. Dr. Marco Aurélio de Mesquita

Coordenador do 3º ano: Prof. Dr. Eduardo de Senzi Zancul

Coordenador do 4º ano e de Trabalho de Formatura: Prof. Dr.

André Leme Fleury

Coordenador do 5º ano: Prof. Dr. Mauro Zilbovicius

Secretaria do Departamento (Telefone: 3091-5363):

Secretária de Departamento: Maria Olivia Machado (5525-5810)

Auxiliar Administrativo: Samy Florentino dos Santos (5525-5864)

Técnico para Assuntos Administrativos: Rosineide Barreto da

Silva (5525-5863)

Auxiliar Administrativo: Rafaela Souza Crê (5525-5862)

Auxiliar Administrativo: Antonio Luis Madeiro (5525-5861)

Comunicação:

Alvaro Marques (5525-5855)

Biblioteca:

Bibliotecária Supervisora: Marlene de Fátima Ferreira (tel.

3091-5194)

Auxiliar Administrativo: Maria Cristina dos Santos (tel. 3091-5194)

Auxiliar Administrativo: Jefferson Santos (tel. 3091-5194)

Referências

Documentos relacionados

Assim, com o intuito de melhorar o desempenho e a aplicabilidade em relação às abordagens já existentes, este trabalho propõe um SRI baseado em Algoritmos

Para a avaliação do algoritmo de contorno ativo foram utilizadas três abordagens, na primeira não é aplicado nenhum tipo de pré-processamento nas imagens, na

O bloco de exploração, responsável pela criação do mapa a partir de uma região desconhecida; o de detecção, responsável pela identificação do objeto através da análise de

Nos capítulos seguintes serão revisados os conceitos das áreas de conhecimento relacionados com o desenvolvimento do projeto, como por exemplo, estão os conceitos

A Tabela 8 mostra um quadro resumo das variações de valores das métricas de similaridade tanto para a estabilidade quanto para a autoridade de acordo com cada algoritmo estudado.

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de

A operacionalização da implantação do apoio matricial às equipes de Saúde da Família, segundo Relatório do Planejamento da Gestão atual da Saúde Mental se deu