• Nenhum resultado encontrado

Chave Nome Rubrica Chave Nome Rubrica Chave Nome Rubrica Chave Nome Rubrica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Chave Nome Rubrica Chave Nome Rubrica Chave Nome Rubrica Chave Nome Rubrica"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

UCPEL/CPOLI/BCC

364029 – Introdução à Ciência da Computação

Exercício Prático 1

15 de abril de 2010

Equipe (3 a 4 componentes):

Chave ______ Nome__________________________________________________________ Rubrica___________ Chave ______ Nome__________________________________________________________ Rubrica___________ Chave ______ Nome__________________________________________________________ Rubrica___________ Chave ______ Nome__________________________________________________________ Rubrica___________

Informações Gerais

O objetivo do presente exercício é colocar os estudantes de ICC em contato com questões que envolvem criatividade e raciocínio lógico, duas habilidades essenciais aos cientistas da computação. Segundo recentes descobertas na área da psicologia, tais habilidades não são inatas nas pessoas, isto é, podem ser exercitadas e aprendidas e podem também fazer toda a diferença entre profissionais brilhantes e outros apenas competentes. Espera-se aqui muito mais exercitar, provocar e desenvolver a capacidade intelectual dos estudantes do que realizar uma avaliação convencional. Por razões pedagógicas o exercício deve ser realizado em equipes com três a quatro componentes, preferencialmente três. Qualquer interação entre equipes diferentes deve ser evitada. Espera-se total autonomia, competitividade e independência das equipes. A Internet pode ser consultada, desde que não sejam utilizadas quaisquer ferramentas de comunicação interpessoal. A interpretação das questões faz parte do exercício, de modo que eventuais dúvidas nos enunciados deverão ser decididas pela própria equipe.

As questões devem ser resolvidas em conjunto por toda a equipe e as respostas marcadas com um “X” na grade abaixo. Se alguma questão parecer muito difícil, passem para a seguinte e deixem-na para o final. Apenas esta folha deve ser entregue. O tempo máximo para a solução dos exercícios é de três horas.

Questão A B C D E Questão A B C D E 01 17 02 18 03 19 04 20 05 21 05 22 07 23 08 24 09 25 10 26 11 27 12 28 13 29 14 30 15 31 16 32

(2)

UCPEL/CPOLI/BCC

364029 – Introdução à Ciência da Computação

Exercício Prático 1

01. A figura indica três símbolos, dispostos em um quadrado de 3 linhas e 3 colunas, sendo que cada símbolo representa um número inteiro.Ao lado das linhas e colunas do quadrado, são indicadas as somas dos correspondentes números de cada linha ou coluna, algumas delas representadas pelas letras X, Y e Z.

Nas condições dadas. X+ Y + Z é igual a (A) 17 (B) 18 (C) 19 (D) 20 (E) 21

02. Em relação a um código de cinco letras, sabe-se que:  TREVO e GLERO não têm letras em comum com ele;

 PRELO tem uma letra em comum, que está na posição correta;

 PARVO, CONTO e SENAL têm, cada um, duas letras comuns com o código, uma na mesma posição, a outra não;

 MUNCA tem com ele três letras comuns, que se encontram na mesma posição;

 TIROL tem uma letra em comum, que está na posição correta.

O código a que se refere o enunciado da questão é (A) MIECA. (B) PUNCI. (C) PINAI. (D) PANCI. (E) PINCA.

03. Em empresa, o número de funcionários do setor administrativo é o triplo do número de funcionários do setor de informática. Na mesma empresa, para cada quatro funcionários do setor de informática, existem cinco funcionários na contabilidade. Denotando por A. I e C o total de funcionários dos setores administrativo, de informática e contábil, respectivamente, é correto afirmar que:

(A) 3C = 2A (B) 4C = 15A (C) 5C = 15A (D) 12C = 5A (E) 15C = 4A

04. Em uma pesquisa sobre hábitos alimentares realizada com alunos de uma universidade, verificou-se que todos se alimentam ao menos uma vez ao dia, e que os únicos momentos de alimentação são: manhã, almoço e jantar. Alguns dados tabelados dessa pesquisa são:

 5 se alimentam apenas pela manhã;

 12 se alimentam apenas no jantar;

 53 se alimentam no almoço;

 30 se alimentam pela manhã e no almoço;

 28 se alimentam pela manhã e no jantar;

 26 se alimentam no almoço e no jantar;

 18 se alimentam pela manhã, no almoço e no jantar.

Dos alunos pesquisados, o número daqueles que se alimentam apenas no almoço é: (A) 80% dos que se alimentam apenas no jantar.

(B) o triplo dos que se alimentam apenas pela manhã. (C) a terça parte dos que fazem as três refeições. (D) a metade dos funcionários pesquisados. (E) 30% dos que se alimentam no almoço.

(3)

05. Em um dia de trabalho no escritório, em relação aos funcionários Ana, Cláudia, Luis, Paula e João, sabe-se que:  Ana chegou antes de Pauta e Luís.

 Paula chegou antes de João.

 Cláudia chegou antes de Ana.

 João não foi o último a chegar.

Nesse dia, o terceiro a chegar no escritório para o trabalho foi (A) Ana. (B) Cláudia. (C) João. (D) Luís. (E) Paula.

06. O diagrama indica percursos que interligam as cidades A, B, C, D e E, com as distâncias dadas em km:

Partindo-se de A e passando por E, C e D, nesta ordem, a menor distância que poderá ser percorrida para chegar a B é, em quilômetros: (A) 68 (B) 69 (C) 70 (D) 71 (E) 72

07. Esta sequencia de palavras segue uma lógica: Pá - Xale - Japeri

Uma quarta palavra em continuidade lógica poderia ser (A) Casa (B) Anseio (C) Urubu (D) Café (E) Sua

08. A tabela indica os plantões de funcionários de uma empresa em três sábados consecutivos: 11/setembro 18/setembro 25/setembro

Cristina Ricardo Silvia Beatriz Cristina Beatriz

Julia Fernanda Ricardo

Dos seis funcionários indicados na tabela, 2 são da área administrativa e 4 da área de informática. Sabe-se que para cada plantão de sábado são convocados 2 funcionários da área de informática, 1 da área administrativa, e que Fernanda é da área de informática. Um outro funcionário que necessariamente é da área de informática é

(A) Beatriz. (B) Cristina. (C) Julia. (D) Ricardo. (E) Silvia.

09. Em uma empresa que funciona de segunda a sexta feira, 11 novos funcionários foram contratados. Em relação aos contratados, é necessariamente verdade que:

(A) Todos fazem aniversário em meses diferentes. (B) Ao menos dois fazem aniversário no mesmo mês.

(C) Ao menos dois começaram a trabalhar no mesmo dia do mês. (D) Ao menos três começaram a trabalhar no mesmo dia da semana. (E) Algum começou a trabalhar em uma 2ª feira.

(4)

10. Em uma eleição onde concorrem os candidatos A, B e C, cada eleitor receberá uma cédula com o nome de cada candidato e deverá atribuir o número 1 a sua primeira escolha, o número 2 a sua segunda escolha, e o número 3 a terceira escolha. Ao final da eleição, sabe-se que todos eleitores votaram corretamente, e que a soma dos números atribuídos a cada candidato foi:

 - 22 para A

 - 18 para B

 - 20 para C

Em tais condições, o número de pessoas que votou nessa eleição é igual a: (A) 6 (B) 8 (C) 10 (D) 12 (E) 15

11. Em uma estante, a prateleira B é reservada para os livros de literatura brasileira, e a prateleira E para os de literatura estrangeira. Sabe-se que:

1. Ambas as prateleiras têm, de início, o mesmo número de livros; 2. Retiram-se 25 livros da prateleira B colocando-os na prateleira E;

3. Após a etapa anterior, retiram-se 25 livros, ao acaso, da prateleira E colocando-os na prateleira B. Após a etapa 3, é correto afirmar que o número de livros de literatura brasileira em

(A) B é o dobro que em E. (B) B é menor que em E. (C) B é igual ao de E.

(D) E é igual ao de literatura estrangeira em B. (E) E é a terça parte que em B.

12. Encontram-se sentados em torno de uma mesa quadrada quatro especialistas em TI. Miranda, o mais antigo entre eles, é gaúcho. Há também um paulista, um carioca e um baiano. Ferraz está sentado à direita de Miranda. Mendes, à direita do paulista. Barbosa, que não é carioca, encontra-se à frente de Ferraz. Sendo assim:

(A) Ferraz é carioca e Barbosa é baiano. (B) Mendes é baiano e Barbosa é paulista. (C) Mendes é carioca e Barbosa é paulista. (D) Ferraz é baiano e Barbosa é paulista. (E) Ferraz é paulista e Barbosa é baiano.

13. A sucessão seguinte de palavras obedece a uma ordem lógica. Escolha a alternativa que substitui “X" corretamente: RÃ, LUÍS, MEIO, PARABELO, “X".

(A) Calçado. (B) Pente. (C) Lógica. (D) Sibipiruna. (E) Soteropolitano.

14. Quando não vejo Lucia, não passeio ou fico deprimido. Quando chove, não passeio e fico deprimido. Quando não faz calor e passeio, não vejo Lucia. Quando não chove e estou deprimido, não passeio. Hoje, passeio. Portanto: (A) Vejo Lucia, e não estou deprimido, e não chove, e faz calor.

(B) Não vejo Lucia, e estou deprimido, e chove, e faz calor. (C) Não vejo Lucia, e estou deprimido, e não chove, e não faz calor. (D) Vejo Lucia, e não estou deprimido, e chove, e faz calor. (E) Vejo Lucia, e estou deprimido, e não chove, e faz calor.

15. Considerando que “toda prova de Lógica é difícil" seja uma proposição verdadeira, é correto inferir que: (A) “nenhuma prova de Lógica é difícil” é uma proposição necessariamente verdadeira.

(B) “alguma prova de Lógica é difícil” é uma proposição necessariamente verdadeira. (C) “alguma prova de Lógica é difícil” é uma proposição verdadeira ou falsa.

(D) “alguma prova de Lógica não é difícil” é uma proposição necessariamente verdadeira. (E) “alguma prova de Lógica não é difícil" é uma proposição verdadeira ou falsa.

(5)

16. No diagrama abaixo, o retângulo maior representa o conjunto de todos os alunos do 1º ano de Engenharia de uma faculdade e as outras três figuras representam os conjuntos desses alunos que foram aprovados nas disciplinas de Cálculo 1, Cálculo 2 e Álgebra linear.

Cálculo 1 é pré-requisito para Cálculo 2, ou seja, um aluno só pode cursar Cálculo 2 se tiver sido aprovado em Cálculo 1. Além disso, sabe-se que nenhum aluno do 1º ano conseguiu ser aprovado ao mesmo tempo em Cálculo 2 e Álgebra linear. A tabela abaixo mostra a situação de três alunos nessas três disciplinas:

Aluno Cálculo 1 Cálculo 2 Álgebra linear

Paulo aprovado aprovado não aprovado

Marcos não aprovado não aprovado aprovado

Jorge aprovado não aprovado aprovado

Associando cada um desses alunos à região do diagrama mais apropriada para representá-los, tem-se: (A) Pau!o-V. Marcos-III, Jorge-I.

(B) PauIo-V. Marcos-II. Jorge-V (C) PauIo-IV. Marcos-V, Jorge-I. (D) PauIo-IV. Marcos-II, Jorge-III. (E) Paufo-IV.. Marcos-V, Jorge-III.

17. Duas pessoas que sabiam lógica, um estudante e um garçom, tiveram o seguinte diálogo numa lanchonete: Garçom: O que deseja ? Estudante: Se eu comer um sanduíche então não comerei salada, mas tomarei sorvete. A situação que torna a declaração do estudante FALSA é:

(A) O estudante não comeu salada, mas tomou sorvete

(B) O estudante comeu sanduíche, não comeu salada e tomou sorvete (C) O estudante não comeu sanduíche

(D) O estudante comeu sanduíche, mas não tomou sorvete (E) O estudante não comeu sanduíche, mas comeu salada

18. Em uma pesquisa de mercado verificou–se que 300 pessoas não consomem o produto A, 200 não consomem o produto B, 100 não consomem A ou B e 50 consomem A e B. O número de consumidores consultados é igual a:

(6)

19. Movendo alguns palitos de fósforo da figura I, é possível transformá-la na figura II:

O menor número de palitos de fósforo que deve ser movido para fazer tal transformação é (A) 3 (B) 4 (C) 5 (D) 6 (E) 7

20. Em um trecho da letra da música Sampa, Caetano Veloso se refere à cidade de São Paulo dizendo que ela “é o

avesso, do avesso, do avesso, do avesso”. Admitindo que uma cidade represente algo bom. e que o seu avesso

represente algo ruim, do ponto de vista lógico, o trecho da música de Caetano Veloso afirma que São Paulo é uma cidade

(A) equivalente a seu avesso. (B) similar a seu avesso. (C) ruim e boa.

(D) ruim. (E) boa.

21. Leia atentamente as proposições P e Q: P: o computador é uma máquina.

Q: compete ao cargo de programador a construção de computadores. Em relação às duas proposições, é correto afirmar que:

(A) a proposição composta “P ou Q" é verdadeira. (B) a proposição composta “P e Q” é verdadeira. (C) a negação de P é equivalente à negação de Q. (D) P é equivalente a Q.

(E) P implica Q.

22. Após zerar e acionar um cronômetro que marca minutos e segundos, João inicia a subida de um morro, que é concluída quando o cronômetro marca 36 minutos e 15 segundos. No início do percurso de descida, realizado pela mesma trilha da subida, João também zera e aciona o cronômetro. Ao final da descida, João nota que, curiosamente, o cronômetro marcou novamente 36 minutos e 15 segundos.

Apenas com base nessas informações, é correto afirmar que:

(A) em algum ponto da trilha, o cronômetro de João acusou exatamente a mesma marcação de tempo na subida e na descida.

(B) em algum ponto da descida João parou para descansar. (C) João não parou para descansar ao longo da subida e da descida. (D) João fez o trajeto todo em um tempo superior a 1 hora e 1/4 de hora. (E) a trilha percorrida por João é pouco íngreme.

(7)

23. Em uma urna contendo 2 bolas brancas, 1 bola preta, 3 bolas cinzas, acrescenta-se 1 bola, que pode ser branca, preta ou cinza. Em seguida, retira-se dessa uma, sem reposição, um total de 5 bolas. Sabe-se que apenas 2 das bolas retiradas eram brancas e que não restaram bolas pretas na urna após a retirada. Em relação às bolas que restaram na uma, é correto afirmar que

(A) ao menos uma ê branca. (B) necessariamente uma é branca. (C) ao menos uma é cinza.

(D) exatamente uma é cinza. (E) todas são cinzas.

24. Um dado é feito com pontos colocados nas faces de um cubo, em correspondência com os números de 1 a 6, de tal maneira que a soma dos pontos que ficam em cada par de faces opostas é sempre sete. Dentre as três planificações indicadas, a(s) única(s) que permite(m) formar, apenas com dobras, um dado com as características descritas é (são):

(A) I. (B) I e lI. (C) I e III. (D) II e III. (E) I, II, III

25. Um número de 1 a 10 foi mostrado para três pessoas. Cada pessoa fez a seguinte afirmação sobre o número: Pessoa I: O número é divisível apenas por 1 e por ele mesmo.

Pessoa II: O número é ímpar. Pessoa III: O número é múltiplo de 5.

Considerando que apenas duas pessoas dizem a verdade, o total de números distintos que podem ter sido mostrados às três pessoas é:

(A) 2 (B) 3 (C) 4 (D) 5 (E) 6

26. Se Cauê tem o triplo da sexta parte da idade de Peri, e Peri tem o dobro da idade de Ceci, então Cauê: (A) É mais velho que Peri

(B) É mais novo que Ceci (C) Tem a mesma idade que Ceci (D) Tem a mesma idade que Peri (E) Tem a terça parte da idade de Peri

27. Em um concurso. João. Pedro e Lígia tentam adivinhar um número selecionado entre os números naturais de 1 a 9. Ganha o concurso aquele que mais se aproximar do número sorteado. Se João escolheu o número 4, e Pedro o número 7, a melhor escolha que Lígia pode fazer para maximizar sua chance de vitória é o número:

(8)

28. Em um dado convencional os pontos que correspondem aos números de 1 a 6 são colocados nas faces de um cubo, de tal maneira que a soma dos pontos que ficam em cada par de faces opostas é sempre igual a sete. Considere que a figura seguinte indica dois dados convencionais, e que suas faces em contato não possuem quantidades de pontos iguais.

A soma dos pontos que estão nas faces em contato dos dois dados é (A) 7 (B) 8 (C) 9 (D) 11 (E) 12

29. Com relação a três funcionários de uma empresa de software, sabe-se que L João é mais alto que o recepcionista;

II. Mário é programador;

III. Luís não é o mais baixo dos três;

IV. Um deles é programador, o outro recepcionista e o outro segurança. Sendo verdadeiras as quatro afirmações, é correto dizer que:

(A) João é mais baixo que Mário. (B) Luís é segurança.

(C) Luís é o mais alto dos três. (D) João é o mais alto dos três. (E) Mário é mais alto que Luís.

30. Observe atentamente a tabela:

um dois três quatro cinco seis sete oito nove dez

2 4 4 6 5 4 4 4 4

De acordo com o padrão estabelecido, o espaço em branco na última coluna da tabela deve ser preenchido com o número:

(A) 2 (B) 3 (C) 4 (D) 5 (E) 6

31. Considere os seguintes pares de números: (3,10); (1,8); (5,12); (2,9); (4,10). Observe que quatro desses pares têm uma característica comum. O único par que não apresenta tal característica é:

(A) (3,10) (B) (1,8) (C) (5,12) (D) (2,9) (E) (4,10)

32. Considere os conjuntos de números:

Mantendo para os números do terceiro conjunto a sequencia das duas operações efetuadas nos conjuntos anteriores para se obter o número abaixo do traço, é correto afirmar que o número x é:

Referências

Documentos relacionados

  p   a   r   a   u   s   o   e   x   c    l   u   s    i   v   o   -    P    E    T    R    O    L    E    O    B    R    A    S    I    L    E    I    R    O

A não adesão ao tratamento farmacológico é prevalente em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 e medidas para mensurar a adesão à farmacoterapia e os motivos

No caso de um motor equipado com um sistema de redução dos NOx, os exemplos de monitoramento de deficiências funcionais importantes são a remoção completa do sistema ou a

Todos esses traços contem referências a um conjunto de TrackingRecHits, que por sua vez são uma representação dos hits em cada um desses detectores; Todo o processamento dos

Assim, não surpreende que, pelos ter- mos do contrato provisório, os sócios Francisco Murtinho e Tomás Laranjeira, “que fijan su residencia en Rio de Janeiro”, teriam a seu

comissão, será feita por ato expresso da autoridade competente. C) O valor da função gratificada será percebido cumulativamente com o vencimento do cargo de

É causado antes pelo fato de que a similaridade, a harmonia e a proximidade são acompanhadas pelo sentimento de que não são realmente a propriedade exclusiva desta

consideradas vocábulos-termo ficcionais, isto é, unidades lexicais particulares que designam elementos que não pertencem ao mundo real, mas que existem em um