• Nenhum resultado encontrado

Identificação. Projeto Leandro Coelho de Araujo Locais de realização das atividades

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Identificação. Projeto Leandro Coelho de Araujo Locais de realização das atividades"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PROEX - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Relatório de Projeto de Extensão Universitária Página 1

Identificação

Projeto Coordenador: Leandro Coelho de Araujo

2018 Ano Base:

Modalidade: Projeto de Extensão Universitária - Com vínculo à Iniciação à Extensão Silo cincho: uma alternativa para a conservação de volumosos em pequenas propriedades

Título

"Cincho" Silo: an alternative to store silage on small farms Título em Inglês:

Faculdade de Engenharia do Câmpus de Ilha Solteira - FEIS Unidade

Departamento de Biologia e Zootecnia Departamento:

Departamento de Agronegócio, Pesca e Meio Ambiente de Ilha Solteira da Prefeitura Municipal da Instancia Turística de Ilha Solteira.

Instituições parceiras:

01/03/2018 à 31/12/2018 Período previsto:

Telefone(s) para contato: 01837431971

leandroaraujo@bio.feis.unesp.br E-mail para contato:

Locais de realização das atividades

Área

Ciências Agrárias e Veterinárias Área temática:

Palavras Chave Palavra-chave 1: tecnologia

Palavra-chave 2: agricultura familiar silagem

Palavra-chave 3:

Assentamento rural

Local: Classificação: Áreas ou propriedades rurais

,

Endereço: Complemento:

(2)

Projeto

Resumo:

O objetivo com este projeto de extensão é divulgar uma forma econômica e prática de para conservar volumosos como silagens em pequenos volumes para propriedades ruarias familiares. Serão realizaras palestras em um dia de campo no Assentamento Rural do Município de Ilha Solteira, SP e contará com o apoio da Prefeitura Municipal.

Introdução e fundamentação teórica:

A bovinocultura de corte é a atividade agropecuária mais importante no Oeste do Estado de São Paulo, em termos de área ocupada, número de propriedades e pessoas envolvidas. O correto manejo alimentar dos animais é fundamental para o sucesso da atividade e consequentemente da lucratividade e permanecia da população na área rural, princialmente a agricultura familiar. Independente do tamanho da propriedade rural é comum o cultivo de forragem na como capineiras para atender a demanda alimentar dos animais durante o período de entre safra (outono/inverno), que de forma geral são colhidas, picadas e fornecidas diariamente no cocho para os animais. Esse procedimento resulta no fornecimento de alimento com baixos teores de proteína bruta, energia, digestibilidade de matéria orgânica e elevado teores de fibras com baixa digestibilidade, uma vez que não é possível manter o mesmo padrão de qualidade da capineira ao longo de toda a entressafra. Nesta ocasião a conservação do volumoso, ainda com boa qualidade, na forma de silagem é indicado para manter uma produtividade animal (carne ou leite) dentro de faixas aceitáveis para a estação do ano de outono/inverno. Assim, o silo cincho é um tipo de silo de superfície com menor capacidade de armazenamento, geralmente inferior a 10 toneladas de silagem. Dentre as principais vantagens do silo cincho podem ser destacadas: o baixo custo de produção, a menor necessidade de máquinas e mão de obra durante a confecção e uma maior rapidez durante o enchimento e a vedação, sendo assim, indicado para criadores com pequenos rebanhos, que possam por exemplo, armazenar alguns cortes de suas capineiras não utilizadas no período chuvoso, ou pequenas lavouras de milho ou sorgo. O adoção do silo cincho é uma forma de iniciar o pecuarista na atividade de conservação de volumosos com o intuito de alcançarem avanços na adoção de silos trincheiras e/ou bolsa que proporcionam menores perdas de massa seca.

Objetivos:

Despertar o interesse do produtor rural pela conservação de volumosos na forma de silagem para elevar a produtividade no período de outono/inverno. Divulgar tecnologias e informações através de palestras e Dia de campo sobre a conservação de alimentos volumosos para ruminantes (bovinos, caprinos e ovinos) usando um silo de baixo custo denominado de cincho.

Metodologia:

Em 2018 serão realizadas atividades práticas relacionadas a implantação de capineiras para ensilagem, manejo de colheita, procedimentos de ensilagem e manejo de utilização da silagem produzida. A divulgação da tecnologia e informações serão realizadas através de palestras e atividades práticas no evento denominado Dia de campo, com número de participantes estimado em 50 produtores rurais. Durante o enchimento do silo cincho será utilizado um aro metálico que servirá de fôrma para a compactação, dando o formato característico deste silo. As dimensões deste aro são geralmente de 2,0 a 3,0m de diâmetro e 0,50 a 0,60 m de altura (arquivo em anexo). O aro é formado por várias placas que são unidas entre si por pinos de metal, podendo o aro ser montado, desmontado e transportado facilmente (foto em anexo). Durante o enchimento do silo, a forrageira disponível no local (cana-de-açúcar, milho, sorgo ou capim) será fragmentada em picadora estacionária e distribuída diretamente dentro do aro em camadas de até 20 cm. O processo de compactação será realizado por meio do pisoteio de pessoas, que caminharão em círculos (3 a 4 pessoas) sobre a forragem picada. A compactação exercerá força sobre a camada de forragem picada, que será transferida para a lateral do aro, fazendo com que o aro suba. no momento que a altura altura desejada for alcançada (aproximadamente 1,80 m), o aro será desmontado e a forragem compactada revestida como uma lona plástica para garantir o máximo possível a entrada de ar. O silo será aberto no mínimo após 30 dias do fechamento com a lona.

Resultados esperados, forma de avaliação e indicadores:

O projeto de extensão contribuirá com tecnologias e informações para os produtores rurais, além da participação dos técnicos ligados a extensão rural e/ou produção, os quais contribuirão levando os resultados adquiridos para outros produtores e atores da cadeia produtiva. Também haverá contribuição do ponto de vista de formação dos alunos envolvidos que participarão efetivamente das visitas técnicas, palestras e dia de campo. Será almejado, também, a publicação das matérias nos Jornais da Região, assim como, programas de rádio ou outro meio de divulgação de amplo alcance, divulgando conhecimentos e informações para centenas de pessoas da comunidade, além da divulgação do Curso de Zootecnia e Agronomia da UNESP de Ilha Solteira.

Referências bibliográficas:

1. BARROS, M. S. Tecnologia de Ensilagem adaptada ao Pequeno Produtor Rural. EMATER-MG. (Sem data) . Acessado dia 27/11/2017 em: http://www.emater.mg.gov.br/doc%5Csite%5Cserevicoseprodutos% 5Clivraria%5CPecu%C3%A1ria%5CSilo%20Cincho.pdf 2. CAETANO, R. P. ; ARAUJO, Leandro Coelho de ;

(3)

ARAUJO, G. C. ; DOURADO, R. ; ASSIS, M. C. F. ; MELO, A. P. F. . AVALIAÇÃO DO MANEJO NUTRICIONAL DO REBANHO LEITEIRO NOS ASSENTAMENTOS RURAIS DO MUNICÍPIO DE ILHA SOLTEIRA-SP. In: 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, 2015, Ilha Solteira. Diálogos da extensão: do saber acadêmico à prática solcial. UNESP: UNESP, 2015.

Cronograma

Atividade Meses/Ano

Avaliar a disponibilidade de alimento para os animais nas propriedades

- Março / 2018 - Abril / 2018 Programar as coletas de amostras de forragens para análises

bromatológicas

- Abril / 2018 - Maio / 2018 Organizar a estrutura e preparar as palestras de dinâmicas para

o dia de campo

- Junho / 2018 - Julho / 2018

confeccionar os silos - Maio / 2018

dia de campo - Agosto / 2018

relatórios - Agosto / 2018

(4)

Equipe - Resumo

Iniciação à Extensão Universitária - Estudante(s) de Graduação

Nome Curso Solicita bolsa?

Tamires Oliveira de Lima Engenharia Agronômica Sim

Colaboradores

Nome Categoria

Viviane Correa Santos Docente

Guilherme Caio Araujo Estudante

Luis Aurelio Sanches Pós-Graduando(a)

Sidival Antunes de Carvalho Técnico(a)-Administrativo(a)

Milton Augusto Cassiano Sant`Anna Externo

(5)

Iniciação à Extensão Universitária - Estudante(s) de Graduação

Nome: Tamires Oliveira de Lima Engenharia Agronômica Curso:

Importância das atividades para a formação do(a) estudante:

Aplicação dos conhecimentos teóricos à pratica. Exercitar a capacidade de interagir com produtores ruais e propor soluções para as demandas da cadeia produtiva.

Atividades realizadas junto ao público Meses/Ano

Participar dos preparativos para o dia de campo - Junho / 2018 - Julho / 2018

Dia de campo - Agosto / 2018

Avaliar a disponibilidade de alimento para os animais na propriedade onde ocorrerá o dia de campo

- Março / 2018 - Abril / 2018 coletar as amostras de forragens para as análises bromatologicas - Abril / 2018 - Maio / 2018

Auxiliar confecção do silo cincho - Maio / 2018

Atividades preparatórias e de avaliação (sem interação com o público)

Meses/Ano Orçamentos das placas para o silo cincho - Março / 2018

- Abril / 2018 - Maio / 2018

Realizar análises bromatologicas - Maio / 2018

- Agosto / 2018

Elaborar relatórios - Agosto / 2018

- Dezembro / 2018 Forma de acompanhamento do(a) estudante e interação com a equipe:

A bolsista será acompanhada pelo coordenador do projeto e sua equipe. Haverão reuniões quinzenais para discutir o cronograma de execução e comentar sobre as atividades que já foram executadas.

(6)

Participantes

Nome: Leandro Coelho de Araujo Docente

Tipo:

Faculdade de Engenharia - Câmpus de Ilha Solteira Unidade:

Departamento: Departamento de Biologia e Zootecnia AGRONOMIA

Área de formação:

Função: Coordenador

Forragicultura e pastagens. Conservação de volumosos. Área de atuação:

Carga horária semanal prevista: 4

Atividade prevista: Coordenação da equipe. Organizar reuniões com a equipe. Supervisionar o bolsista. Organizar o dia de campo e fazer os relatórios. Ministrar a palestra: Produção de silagens em pequena escala.

Observação: O coordenador já foi responsável por 2 projetos de extensão co bolsas subsidiadas pela UNESP. Um dos resumos publicados foi premiado no congresso de extensão da UNESP (Ilha Solteira) e será publicado como capítulo de livro.

Escolaridade: Doutorado

Nome: Viviane Correa Santos Docente

Tipo:

Faculdade de Engenharia - Câmpus de Ilha Solteira Unidade:

Departamento: Departamento de Biologia e Zootecnia ZOOTECNIA

Área de formação:

Função: Colaborador

Nutrição de ruminantes. Bovinocultura de corte. Área de atuação:

Carga horária semanal prevista: 2

Atividade prevista: Dia de campo com a palestra: Importância da conservação de volumosos para alimentação de ruminantes

Observação: A Dr. Viviane é atualmente prof. substituta no departamento de biologia e zootencia da UNESP/FEIS

Escolaridade: Doutorado

Nome: Guilherme Caio Araujo Estudante

Tipo:

Função: Colaborador

Engenharia Agronômica Curso:

Carga horária semanal prevista: 4

Atividade prevista: Apoio na confecção do silo cincho, organização do dia de campo, preenchimento de planilhas, contato com os assentados, visita as propriedades rurais, coleta de amostras para análise bromatologia.

Observação: O aluno foi bolsista em projetos de extensão nos anos de 2015 e 2016 sob coordenação deste proponente.

(7)

Nome: Luis Aurelio Sanches Pós-Graduando(a) Tipo:

Faculdade de Engenharia - Câmpus de Ilha Solteira Unidade:

Função: Colaborador

Mestrado Acadêmico Curso:

Programa: CIÊNCIA E TECNOLOGIA ANIMAL Carga horária semanal prevista: 2

Atividade prevista: Auxiliar a equipe no dia de campo e ministrar 01 palestra sobre conservação de volumosos.

Observação: Atualmente o Luis é orientado de mestrado do proponente. Escolaridade: Mestrando

Nome: Sidival Antunes de Carvalho Técnico(a)-Administrativo(a) Tipo:

Faculdade de Engenharia - Câmpus de Ilha Solteira Unidade:

Departamento: Departamento de Biologia e Zootecnia Área de formação:

Função: Colaborador

Técnico do laboratório de bromatologia Área de atuação:

Carga horária semanal prevista: 1

Atividade prevista: Auxiliar nas análises laboratoriais

Observação: O técnico irá acompanhar o aluno durante as análises bromatológicas. Escolaridade: Especialização

Nome: Milton Augusto Cassiano Sant`Anna Externo

Tipo:

Função: Colaborador

Médico Veterinário Área de atuação:

Carga horária semanal prevista: 2

Atividade prevista: Auxiliar no dia de campo com a palestra: Importância do manejo sanitário da silagem na saúde dos ruminantes

Observação: O Dr. Milton é o Med. Vet da prefeitura. Escolaridade: Graduação

Nome: Robson Dourado Externo

Tipo:

Função: Colaborador

Técnico Agrícola. Estudante de Medicina Veterinária na Fundação Educacional de Andradina.

Área de atuação:

Carga horária semanal prevista: 2

Atividade prevista: Auxilar a equipe no contato com os Assentados. Auxiliar no ida de campo com equipamentos.

Observação: O Robson Dourado é Técnico Agrícola da Prefeitura municipal de Ilha Solteira e já foi colaborador em outros 2 projetos de extensão coordenados pelo proponente, sempre com participação efetiva e extremante importante

(8)

Público

Quantidade Característica 1 Característica 2 Característica 3 50 Público (externo) em geral

(9)

Orçamento - Resumo

Tipo de recurso Descrição Qtd x Valor = Total

Material Permanente chapas de ferro fundido nº 14 ou 16 ( 4 x R$ 350,00 = R$ 1.400,00

Material de consumo Análise bromatológica 2 x R$ 50,00 = R$ 100,00

Recursos solicitados à PROEX

Subtotal de recursos solicitados: R$ 1.500,00 Total de valores solicitados para bolsa(s): R$ 4.000,00 Total geral solicitado: R$ 5.500,00

(10)

Orçamento - Detalhado

4 x R$ 350,00 = R$ 1.400,00 Forma:

chapas de ferro fundido nº 14 ou 16 ( Material Permanente

Receita PROEX Tipo:

O silo cincho é feito pela montagem das placas Descrição: Observação: Previsto: 2 x R$ 50,00 = R$ 100,00 Forma: Análise bromatológica Material de consumo Receita PROEX Tipo:

Análises bromatologicas da forragem antes e depois de ensilar. Descrição:

Observação:

(11)

Tramitação Local

Anuência do Departamento

A proposta obteve a anuência do Conselho do Departamento/Conselho Deliberativo para encaminhamento ao processo de avaliação? Sim

(12)

Tramites

Data de Início Data de Conclusão Ação do Tramite 27/11/2017 18:51:52 27/11/2017 18:52:22 Projeto Cadastrado

27/11/2017 18:52:22 04/12/2017 10:24:10 Manifestação do Departamento (Anuência) 04/12/2017 10:24:10 Manifestação da CPEU (Anuência)

Referências

Documentos relacionados

Atividades realizadas junto ao público Meses/Ano vídeo e pratica do sistema locomotor para os alunos da disciplina eletiva - Março/2019 vídeo e pratica do sistema locomotor para

*Participar de reuniões como os partícipe do projeto juntamente com coordenadora, outros bolsistas e colaboradores, para planejamento das oficinas pedagógicas, na qual

Ao estabelecer que o órgão estadual competente deve convocar o proprietário para assinar o termo de compromisso no prazo de até três dias uteis após o pedido de adesão ao PRA, o

O evento é científico, possui características que atendem tanto a comunidade externa quanto interna, de abrangência nacional, com 2 dias de atividades, com realização a cada 2

Neste estudo o tempo de acompanhamento foi de seis meses e os pacientes foram submetidos a apenas um procedimento cirúrgico para o tratamento da pseudartrose..

3.7 O candidato deverá verificar pelo site a confirmação de sua inscrição, caso não a constate, deverá dirigir-se ao CPSI (Rua Gonçalves Chaves nº 3126, Centro, Pelotas-RS)

O projeto de extensão denominado Plantas do Cerrado e seus usos em sistemas agroflorestais complexos em uma unidade modelo na Unesp e em propriedades familiares de Ilha

No entanto, informações básicas (como distribuição geográfica, biologia e ecologia) sobre tais organismos ainda são escassas para se avaliar o real status de conservação