curso jogo de búzios

37  13  Download (10)

Full text

(1)

Curso de Jogo de Búzios - Introdução

Cursos - Búzios

CURSO DE JOGO DE JOGO DE BÚZIOS

Jose Luciano de Oliveira Nunes

Pai Luciano de Sangó Àirá, Mestre Humbarô

Introdução

O homem costuma arquitetar seus planos em função de contingências e vaticínios, embora saiba que muita coisa do futuro é desconhecida. Em razão disto, tem tentado penetrar neste desconhecido o quanto pode. Dentre os meios mais utilizados está o da adivinhação como ato de se obter informações acêrca de acontecimentos futuros, originados de princípios sobrenaturais, mediante sinais e técnicas ocultas.

A adivinhação se acha sempre associada a uma decisão sobre importantes planos ou ações vitais a serem tomadas, casos de doenças, ou de morte; conflitos em escala pessoal ou coletiva; mudança de alinhamentos sociais ou, talvez sociais ou, talvez, de situação econômica; casos de perdas e calamidades, etc.

Aconteça o que acontecer, toda pessoa deseja conseguir o melhor da vida. Alguns desejam conhecer a vontade divina, e na maioria das vezes, conseguir longevidade e prosperidade, lucro na vida e sucesso nos empreendimentos são os desafios a serem enfrentados.

Na sua quase totalidade os homens acreditam que o mundo em que vivem é

influenciado por certas forças mágicas, espíritos ancestrais e outros. Sabem também que é sábio, e conveniente ter essas forças do seu lado. Assim, estão convictos de que o oráculo pode revelar o que essas forças estão planejando e o que se pode fazer para prevenir, conciliar e satisfazê-las. Desse modo, a predição é um meio pelo qual a vontade divina é compreendida.

Homens no mundo inteiro, praticam a predição idealizando-se vários métodos de realizá-las, como jogo de Búzios, Tarot, cartas, I Ching, etc.

Nosso caso especifico é um curso de Jogo de Búzios, e vamos nos ater a isto. Cabe, entretanto, uma observação acerca do conteúdo desse material. O leitor que compare vários cursos, ou diversos livros poderá ter a impressão de que devido as diferenças de opniões, entre os diversos autores, alguns estão certos e outros estão errados, uma vez que as discrepâncias entre os conteúdos, podem chegar ao ponto de um autor declarar formalmente ser errado o que o outro autor estabelece como único modo correto de trabalhar em têrmos de olhador dos búzios.

Júlio Braga, antropólogo dedicado ao estudo das tradições afro-brasileiras e com vivência pessoal nessas religiões, estabelece com muita clareza as razões da

discordância. É preciso saber, primeiro lugar, que as técnicas divinatórias utilisadas na África foram praticamente esquecidas no Brasil, em decorrência da impossibilidade de reproduzir o processo iniciatório necessário dentro do quadro da sociedade escravagista.

(2)

O resultado, foi uma recriação dessas técnicas, combinando uma memória mais ou menos vaga dos processos originais com práticas correntes de origem européia e com criações originais dos grupos religiosos formados desde que os povos escravos conseguiram recomeçar a reorganizar sua cultura aqui.

Uma caracteristica fundamental dessa reorganização, ainda segundo Júlio Braga, é a inesistência de uma estrutura única, uniforme, para o jogo de búzios. Na África, a adivinhação era realizada por um clero especializado, cuja iniciação dava-se dentro de um sistema religioso bastante formal e dedicado exclusivamente a isso; assim, embora a tradição fosse transmitida oralmente, havia um corpo de conhecimentos organizados para o jogo. No Brasil, essa iniciação era inesistente, salvo no caso de uns poucos sacerdotes que foram até a África submeter-se ao processo; assim, o treinamento passou a ser feito no interior de cada casa religiosa, mantendo-se a tradição da transmissão oral do conhecimento e da aprendizagem por imitação.

É facil perceber que a estrutura elaborada para o jogo em cada casa de culto foi

determinada pelas características específicas de dogma e de rito dessa casa: cada nação de candomblé, cada linha de umbanda, cada variante religiosa das diversas regiões do país criou seu proprio sistema de correspondências simbólicas, seu conjunto de materiais necessários ao jogo, seu próprio ritual oracular e seu sistema interpretativo. Embora na maioria desses casos possa ser percebido que se trata de um único jogo com diversas variantes, isso é suficiente para crriar grandes diferenças no modo de jogar entre os iniciados de cada linha religiosa.

Um outro problema criado foi o fato de que, enquanto o jogo era um segredo de culto e sua transmissão era exclusivamente oral e feita dentro do processo de iniciação, cada novo praticante somente podia aprender a forma como seu pai de santo executava o jogo, dentro dos limites nos quais o mestre desejava ou transmitia o conhecimento; e como essa tradição é recente e pouco sedimentada, houve ( e ainda há) grande margem para a introdução de variações pessoais por parte de cada praticante.

Desta forma, o jogo aprendido em uma casa, dentroda tradição de um determinado pai de santo, pode ser muito diferente do praticado em outras casas. As diferenças são ainda maiores quando comparadas as maneiras de jogar e interpretações da umbanda e do candomblé.

No entanto, a diversidade de normais e criação de códigos individuais não invalidam o oráculo: desde que o praticante esteja bem familiarizado com seu código pessoal e desde que ele expresse bem sua intuição, o jogo funcionará corretamente. O Exú, que traz as noticias de Orunmilà, Ifá, relevará estas diferenças e ajustará as coisas a seu tempo. Portanto, não se justifica a opnião de que um sistema é errado e o outro não. Injustificada e deploravel são então as criticas por parte de alguns olhadores de búzios acerca do sistema usado por outro, que não é o seu, quanto a ser errado. Isto se torna verdadeiramente comprovado, quando vemos olhadores de búzios, com diferentes métodos, dizerem o presente e preverem o futuro com os mesmos acertos.

Por isto, tomamos todo o cuidado para fazermos a análise de múltiplos métodos de jogo de búzios diferente. Procuramos ao máximo adentrar as raizes do jogo, sua iniciação, suas rezas, seus ebós e presentes de várias vertentes diferentes, assim como nos

(3)

procuramos capacitar com cursos e estudos junto a babalaôs africanos e seus métodos de jogo e interpretação. Acreditamos estar provendo a mais vasta das obras em têrmos da síntese feita em tudo que encontramos de verdadeiramente básico e importante na iniciação neste oráculo.

Antes de entrarmos no jogo de búzios, gostaríamos de comentar o seguinte:

Segunda lição - 7 Regras para ser feliz

Cursos - Búzios

SETE REGRAS PARA VIVER FELIZ

ADQUIRA O HÁBITO DA FELICIDADE. Sorria, intimamente e torne este

sentimento parte de você mesmo. Crie um mundo feliz para si. Aguarde cada dia, mesmo quando algumas nuvens obscurecerem o sol, sempre encontra algo de bom.

DECLARE GUERRA A SENTIMENTOS NEGATIVOS. Não permita que

aborrecimentos irreais o devorem. Se algum pensamento negativo lhe invadir o espírito, combata-o. Pergunte de si para si, porque você, que tem todo direito natural à felicidade, deve passar horas do dia em

luta com o temor, o aborrecimento, o ódio. Ganhe a guerra contra esses flagelos insidiosos do Século XX.

REFORCE A IMAGEM DE SI PRÓPRIO. Veja-se como foi nos seus melhores

momentos e dê a si próprio certa atenção. Imagine os tempos felizes e o orgulho que sentiu de si. Crie experiências futuras agradáveis; dê a si mesmo, crédito pelo que é. Deixe de bater na própria cabeça.

APRENDA A RIR. Às vezes, os adultos sorriem ou riem entre os dentes, mas nem

todos riem realmente, isto é, risada verdadeira que dê a impressão de alivio e liberdade. O riso, quando genuíno purifica, faz parte do mecanismo do sucesso, lançando-o às vitórias da vida. Se você deixou de rir desde os 10 ou 40 anos, volte à escola do espírito e aprenda novamente o que nunca deveria ter esquecido.

(4)

DESENTERRE OS TESOUROS ESCONDIDOS. Não permita que as suas aptidões e

os seus recursos morram dentro de si; dê-lhes uma oportunidade para se submeterem às provas da vida.

AJUDE O PRÓXIMO. Dar aos seus semelhantes poderá ser a experiência mais

compensadora da sua vida. Não seja cínico; compreenda que muitas pessoas que parecem desagradáveis ou hostis estão usando fachada que acham capaz de protegê-las contra outros. Se der ao próximo, ficará admirado na reação grata, pelo reconhecimento que terão. Pessoas que parecem duras são, na realidade gentis e vulneráveis. Você sentir-se-á satisfeito quando der sem pensar em proveito para si.

PROCURE ATIVIDADES QUE O TORNEM FELIZ. A natação, o tênis, o vôlei?

Pintar, cantar, coser? Não posso dizer-lhe. Você mesmo terá de escolher. Mas a vida é feliz, se fizer o que lhe agrada.

Existe uma tendência no ser humano de reduzir os novos fenômenos com que ele se defronta a idéias e definições preexistentes em sua mente oriundas de fatos anteriormente conhecidos. Esta redução dificulta uma visão e uma interpretação corretas do que se analisa. Assim, os fatos culturais dos negros do Golfo do Benin nos seus cerimoniais e ritos transformam-se, nesta visão deformadora, em religião primitiva.

Início Cursos Búzios Jogo de búzios - terceira lição

Jogo de búzios - terceira lição

Cursos - Búzios

O jogo de Búzios possui as seguintes características:

RELIGIOSA – Crenças a respeito de Deus e das divindades 2

FILOSOFIA – Sabedoria da vida

CIENTIFICA – O destino das pessoas através das previsões.

MATEMÁTICA – Composição numérica dos Odús, para prática do jogo do Ibò, e o número dos elementos utilizados nas oferendas.

Todos estes elementos , devidamente interpretados, explicam a razão e origem de todas as coisas, a Vida e a Morte, o Ser humano e a Ética moral a ser seguida; explicam os Orixás e demais divindades , seus fundamentos, as folhas, os tabus, as cores e as razões dos ritos religiosos. É o mecanismo essencial para as relações entre o Orum e o

(5)

Àiyé, ou seja, o plano físico e o espiritual. Oferecem a oportunidade constante de reequilíbrio das pessoas mediante oferendas propiciatórias.

O BÚZIO

É uma concha marinha composta de duas faces: dianteira e traseira. A face dianteira contém uma fenda dentada de cima a baixo. A qual podemos chamar de boca. Segundo a totalidade dos babalaôs, é a parte falante do jogo. A face traseira, originalmente fechada, é aberta para propiciar o equilíbrio e a queda do búzio em duas posições , aberto e fechado, com idênticas probabilidades. Há quem diga que o uso do búzio pela parte aberta manualmente é próprio das mulheres, e o uso da parte aberta naturalmente é próprio dos homens.

Os búzios são denominados OWO EYO, que em certa época, eram utilizados como dinheiro. Há outros, um pouco menores, denominados OWÓ ÈRÒ, que são os mais usados.

De acordo com os mitos, a adivinhação pelos búzios foi introduzida pelo Orixá Oxum. Oxum começou a adivinhar para os clientes de Orúnmilà quando ele estava ausente. Assim que òrunmilà descobriu, mandou Oxum embora. È por isso que Oxum, não compreendeu perfeitamente o sistema do jogo do Ifá.

Os búzios também são chamados de CAURIS, palavra que vem de KAURI, da língua hindustani, e valeram como moeda na china desde o segundo milênio AC. Passaram para a África , e , no Congo, eram denominados NIIMBU, e aqui foram chamados pelos indígenas de jinbo ou zinbo. Outros grupos faziam braceletes e colares com eles , devendo, naturalmente, atribuir-lhes efeitos mágicos e terapêuticos.

Curso de Jogo de Búzios - Quarta lição

Cursos - Búzios

LENDA DE ORUNGÃ

Orugã foi o primeiro babalawô, e sua mulher chamava-se Orixabi. Carregava os búzios na barriga para Orugã jogar. Diziam que Orugã tinha em casa um pé de noz de cola (obi).

Bará pediu a Ifá para jogar. Ifá mandou que Bará trouxesse 10 nozes de cola para jogo. Bará, então, foi à casa de Orugã pedir os frutos, pois sabia que só ele tinha um pé de noz de cola em casa. Bará pediu os

fruto a Orugã e este disse que só lhe daria os frutos se ele aprendesse a jogar e depois lhe ensinasse. Bará concordou e prometeu que logo que soubesse jogar voltaria para ensinar a Orugã.

(6)

Bará então, foi apanhar os frutos. Os macacos que estavam no pé de obi iam tirando os frutos, descascando, partindo e jogando para Bará. Entretanto Orixabí, mulher de Orugã que a tudo assistia, ia apanhando os frutos que os macacos jogavam e colocando em sua barriga.

Os Babalawôs na África (Nigéria), por este motivo, quando vão jogar, levam sua mulher para carregar o jogo, as quais são chamadas de Ya petebi. Se por um acaso o Babalawô não for casado ou viúvo, ele leva sua mãe.

O jogo de Búzios se divide em várias etapas que você deverá saber para ser um grande jogador:

1 – Mediunidade 2 – Visão Apurada 3 – Audição

4 – Conhecimento Técnico da caída do jogo 5 – Psicologia prática

6 – Tática 7 – Estratégia 8 – Malícia 9 – Prática

No jogo de búzios, existem ainda:

Homem

Mulher

Pessoa ou criatura

O que tem mais influência no jogo: Prática

Conhecimentos básicos de Yoruba, os sons das letras

A – amor J – dji S - cerca b – bom K – quilo S - xuxu d – dado L - louvar T - tatu

(7)

e – estrada YI – nhi V - vaso E - éter M – maça W - uva f – frio N – nazaré Y - Yoruba g – gata O – ouvir IY - i h – ruma O – ordem I - idade r - rato

GB - pronuncia-se + acentuados o som "Bu"

P - pronuncia-se ao mesmo tempo PQ, sendo + acentuado o som "Pi".

Obs.:

1) os verbos são conjugados, porém existe um auxílio determinado o tempo. ex.: verbo fazer - SE

fazendo - NSE (n=um) fiz - TI SE

farei - IYO SE

2. a letra A após a letra N, tem o som de à = maçã

Vocabulário

Oiynbo - estrangeiro Abaja - obi de 2 gomos Abata - obi de 3 gomos Atan - lixeira

Òrísá - O - ele + Ohun = viu + As + juntar = Ele viu e juntou Oritá meta – encruzilhada

Início Cursos Búzios Curso de Jogo de Búzios - Quinta Lição

Curso de Jogo de Búzios - Quinta Lição

Cursos - Búzios

OS ODU NO JOGO DE BÚZIOS

A POSIÇÃO Que OS búzios Tomam serem lançados AO Durante o Jogo É denominada de Odù . Para CADA POSIÇÃO do Búzio Entre o lado Aberto EO lado fechado , o Odù

(8)

toma hum Nome Diferente Num total de 16, denominados Ojù Odù , ou seja, Os principais Odù . CADA Odù É analisado Individualmente Em conjunto ou. Possuem Uma ordenação de precedência um Fim de serem distinguidos OS Mais velhos dos Mais Novos .

CADA Odù Possui uma história baseada NA SUA FECUNDAÇÃO Que Origem da, O Que LHE propicia posicioná - lo NA tábua de jogo do Colocação de 1 a 16. Esse Posicionamento e importante Para o jogo do ibos , n º Procedimento UM auxiliar As respostas do Jogo de Búzios e Que Sera explicado mais adiante .

Vamos relacionar o posicionamentos dos Odù não Jogo de Búzios .

1 - Òkaràn Öko 2 - Eji 3 - Eta Ogunda 4 - Ìròsùn 5 - Oxe 6 - Obara 7 - Odi 8 - Eji onilé 9 - Osa 10 - Òfún 11 - Owarin 12 - Seborá Ejila 13 - Eji Ologbon 14 - Ika 15 - Ogbegundá 16 - Alafia

TEM CADA Odù Uma Personalidade definida , Tendências e impondo Determinando o Orixá Que não responderá Jogo para Mensagens pronunciar SUAS . Conhecer um dos Odù Natureza e dos Orixá e Análise Uma fundamental n. das Mensagens correta .

(9)

Os Odù não Relacionados Jogo dos Búzios UM Possuem total de 70 Caminhos - ESSE - Distribuídos de forma desigual Entre si ; Eji onilé É possuidor do Maior numero de Caminhos Num total de oito caminhos, OS Odus , 2,6,10 Possuem 4 Caminhos . Os Odus 1,3 , 4, 5 , 7, 9 , 11, 12,13 Possuem 14 5 caminhos, e OS Odù 15 e 16 Caminhos Possuem não.

Basicamente o Jogo de Búzios É Composto de 16 dezesseis () búzios , conhecidos Também Pelo Nome de Cawris , babalaôs entretanto existem e Yalorixás Que utilizam até 21 ( Vinte e um) búzios . Porém nsa ateremos AO estudo do Jogo com 16 búzios . CADA Búzio representantes Distinto orixá um. O conjunto de dezesseis búzios , chama - se em iorubá merindilogun " O Que Significa exatamento o numero 16 assim :

Erin = 4 Ogun = 20

Din - Menos , portanto, 20-4 = 16

Temos 17 Posições n se ler O Jogo de Búzios :

 N +1 = 0

17 +1 = 0 - Os Odus contaminação se de 0 a 16

16-0 = 0 = OPIRA ( odu UM é)

Os búzios Usados nd adivinhação , Não São Usados OS mesmos sem artesanato. Owo Eyo - É o que nome se E.U.A. n. geral em Búzios.

ERO owo - É o Nome de búzios Preparados n advinhação Folhas Lavar n. O Jogo de Búzios

 Colônia

 Erva de Santa Maria

 Folha da costa ( Saião

 Folha da Fortuna

 Oripepê

 Macassa

 Levante

 Golfo branco de Monan

(10)

Maneira de Fazer :

OS Colocar búzios não Sereno, em Noite de Lua Cheia , nova OU Crescente . Na Manhã seguinte , Búzios Lavar com Todas SO como folhas , relacionadas Acima . Este Procedimento Deverra ocorrer Antes do sol nascer . Deixar descansar Por Três dias nd mel com água. Após os Três Dias , casal de brancos UM sacrificar Pombos , hum Também oferecer obi branco e Orobó um, colocar Por Cima de Tudo Azeite doce ( Azeite de Oliva Puro ) e mel . Três dias Após , colocar OS eixos AO pé de Uma Árvore sem espinhos . Após tudo isto, passe o Atim de Oxalá em búzios Todos os, assim Ele estara pronto Ser Utilizado para.

Observação: Alafia qando der , isto é , 16 búzios OU Abertos Fechados 16 búzios ( Opirá ), despacha -se uma porta e encerra -se o Jogo para uma Pessoa Que Estamos Jogando . O Cliente Deverra voltar Outro dia , DEPOIS sete dias, a Receita -se banhos de folhas frescas em casa e defumações .

Vou Ensinar Uma Outra MANEIRA Fazer de:

Lava -se todo o material , como com Ervas seguintes :

Catinga de mulata Manjericão Peregum Oripepe Folha da Costa Macassa Oriri da Oxum Pára raio Guiné Aroeira Modo de Fazer :

Macerar Ervas e como Passar o sumo coado n Uma bacia de Ágata , colocar todo o

material de Repouso Por 24 horas Neste Sumo, Logo após, Retirar e despachar como Ervas UM EO em sumo rio sujo .

Nenhum final de três dias, secas e comidas Fazer Matança Para o Exú do Jogo de Odu . Matança

(11)

Galinhas brancas Duas .

Lavagem do Jogo de Odu :

Primeiramente, Lavar o Jogo nd água da cachoeira e nd Volta para Casa , Fazer o amaci n Ifá responder com clareza e firmeza .

Material:

Água Benta

Um branco Obi

Um Orogbó

Uma Colher de mel

Uma Colher de Azeite doce

Um pouco de água da chuva

Um pouco de água de Uma Nascente

Folhas usadas não amaci :

Macaca Mangericão Oriri de Oxum Folha da costa Macaca Levante Folha da fortuna

E mais Três qualidades de folhas de Ifá

Como preparar :

Fazer Uma Mistura Destas Ervas e SOCAR Todas Até tirar o sumo, coar e Fazer uma Mistura de Tudo relacionado .

Colocar OS búzios Dentro da vasilha ESTÁ Que o amaci , e com JUNTAMENTE Uma vela branca de 7 dias, oferecer uma Ifá Para quê Esse Orixá transmita Força EAo Cauris ( búzios ).

(12)

DEPOIS DE 24 horas , dar comida EAo cauris ( búzios ). Material Para a comida dos Caurís :

Búzios OS Levantar fazer amaci

Um pombo branco Um acaça branco Bastante canjica cozida Uma fava da vidência Um pouco de ossum

Um pouco de Ori ( cera de carneiro ) Uma tijela branca

Maneira de Fazer :

Tudo arrumar nd Ordem em tijela e Matar o pombo n Ifá. Despachar o resto da Matança no pé de Uma Árvore frondosa .

Pó dos Odus

Material:

Feijão preto torrado

Noz moscada Purixim Ossum Efun Dandá da Costa branca Pemba Branco Uais Uais vermelho Sândalo Bejerecum Obi ( ralado ) Orobó ( ralado )

(13)

Maneira de Fazer :

Ralar e misturar tudo. Uma Passar em peneira fina Bem , Quando estiver Tudo peneirado , Fazer Uma reza Ifá para e estara pronto Atim dos Odus .

Curso de Jogo de Búzios - Sexta lição

Cursos - Búzios

Assentamento DE IFA

Material:

Uma compoteira de barro com tampa pintada de branco

Sessenta e Dois Abertos Búzios

Três qualidades de folha de Ifá

Seis Moedas de prata

Uma Moeda de Ouro

Quatro quartinhas brancas de Louçã

Delegum com 36 voltas , verde e amarelo

Uma bonita toalha de linho bom

Quarenta e Duas Moedas Correntes

Dendê

Puro Mel

Bom Vinho

Água do Mar - água da chuva

Três velas de sete dias. Uma branca - Uma verde - Uma amarela

Um pouco de areia do rio

Oito OBIS

Oito orobos

Uma fava de Ifá

Sacrifício de animais parágrafo Ifá

Uma cabra branca virgem

(14)

Uma galinha d' Angola branca

Um pombo branco

Comida seca parágrafo oferecer AO Orixá :

Milho branco Acaça Feijão fradinho Farofa de manteiga Camarão seco Inhame da costa

Obs: A toalha de linho branco e Pará cobrir o assentamento de Ifá. QUANDO chegar Ifá , deve- se Fazer uma Saudação seguinte : " Ô Ajubá Oruga e Ajubá Ô Orixabi "

DEPOIS reza -se pra Orixás OS.

E a seguinte A hierarquia dos babalaôs : 1 - babalaô - Pai do Segredo

2 - Babalorixá - Pai do Orixá ( Pai não Orixá ) 3 - Babalaxé - Pai da Força

4 - Babaladê - Pai de Coroa 5 - Babaoxê - O Pai do Oxe 6 - Babáewô - O pai da Folha 7 - Babáobé - O Pai da Navalha 8 - Babákekerê - Pai Pequeno

9 - Efum Babá - O Pai da pintura do Yawo

" Orumilá - IFA "

É o Orixá da adivinhação , E a Terceira Pessoa da Trilogia iorubá. A trilogia É assim formada :

Obatalá Orixalá

(15)

Orumilá

Curso de jogo de Búzios - Setima lição

Cursos - Búzios

Preparativos para abertura de jogo

Despachar a porta (omi, água)

Entregar dois padês (dividido em três: cachaça, mel e dendê), sendo um para o Èsú (bára) e outro para Oseturá.

Para cada padê mastigar uma pimenta da costa e colocar por cima para ativar tanto ESÚ quanto oseturá.

Colocar em cada um obi de quatro gomos (aberto) e um orogbô (inteiro e descascado).

Obs. Essa oferenda deve ser renovada de tempos em tempos, mas não precisa ser

muito freqüente.

5 – Após, oferecer ao jogo (no meio dos búzios, estes em posição de aláfia),

também um obi de quatro gomos (aberto) e um orogbô (inteiro e descascado), que também permanecerão ao lado do jogo por um bom tempo.

6 – O obí e o orogbô ficarão junto aos demais elementos do jogo, e serão trocados

quando o advinho achar que é o momento certo.

7 – Quando for despachar, entregar na terra, por cima de um acaçá.

REZA PARA ABERTURA DO JOGO”

Após as providências acima descritas, vamos aprender a reza do jogo, que significa pedir licença para todos os Orixás, para que o jogo possa transcorrer em clima de tranqüilidade e que Exú possa trazer as informações corretas, de que necessitamos.

“ODUDUWÁ DADÁ ORUNMILÁ BABA MI ALARI KI BABÁ

OLUDUMARÉ BABA MI BAQUE OXÊ

BARA LONÃ COU FIE BABA MI EMI LO XIRÊ BABÁ IFÁ BEMIM MOJUBARÉ IFÁ ORUN MOJUBARÉ

(16)

IBÁ ORUN MOJUBARÉ BABALORIXÁ MOJUBARÉ OXALÁ MOJUBARÉ

EXÚ MOGIBÁ ( BATER O PÉ ESQUERDO TRES VEZES NO CHÃO) O QUE OXÊ IFÁ AGÔ

AGÔ ORUNMILÁ IFÁ, IFÁ AGÔ ORUNMILÁ.

ODO POR E NAN EMI NA LORÉ

EMEJÊ QUEBÁ ORIÔ ( dizer o nome completo da pessoa e sua data de nascimento) POR ARRUNSI MISIMI

POR ARRUNSI DEMIN ( dizer o nome completo da pessoa e sua data de nascimento)

*Segundo José Benistes, sábio estudioso do assunto, pode-se rezar ainda da

seguinte forma:

ADORO OBATALÁ LOUVO ORIXALÁ,

PEÇO A ORUNMILÁ, IFÁ QUE VENHA AO MEU ELEDÁ

ME AJUDAR NESTA CAÍDA DE BÚZIOS AGÔ ORUNMILÁ IFÁ

IFÁ AGÔ ORUNMILÁ

Outra reza que também podemos indicar, com bastante eficiência é a seguinte, que faz parte do Jogo de Luiz de Oxum, em Campos Elisios-RJ.

Reza-se três vezes a seguinte Oração, antes de começar o Jogo: “kAU SI PO RO VUNGO ,

KAU SINCA ORIXÁ MI”

Enquanto faz-se esta oração, leva-se a mão direita ao chão e leva-se três vezes à testa.

(17)

“ EU, (DIZER O NOME) ...( DIZER O DONO DO ELEDÁ) , COM ( DIZER O JUNTÓ ) LOUVO OBATALÁ E ORIXALÁ, PARA QUE ORUNMILÁ IFÁ seja levado ao meu Eledá, e venha me assistir nesta caída de Búzios.

*

Outra reza para abertura do jogo

, segundo Príncipe Adedunle Ogunjimi Aderonmu, nascido em Ibadan, na Nigéria, formado em química e Bioquimica pela Universidade de Lagos – Nigéria

Naturalizado no Brasil desde 1992, onde fundou um Centro Cultural de Estudos das Tradições Yorubá.

IBÁ

PARA REZAR ANTES DO JOGO Mo juba Egun Aiye

Esiba Orun Atiyo Ojo Atiwo Oorun

Ikorita Meta Ipade Orun Osangangan Obamakin

kutukutu – ObsyigboOkukudoru Orisanla Oseremagbo Irunmole e Ojukotun

Igbamole e Ojukosi Otalenirinwo Irunmole To Jatari Ona Orungbangan Oluugbo Inu Igbo

Olugbohun Ile Odan Ogeere Afokoyeri Atetere-KÁiye Alapo-Ika Eleje-A-A fun Ni Ije

Olugbehunmi, Ololo Ohun Un Gbedu

Dasedepetu Ti I Gbe Ni Mi Bi Kalokalo

(18)

Iya Mi Osoronga Ojiji Fi-I-I Arogbaso Ma-Bale

Mo Se Ba Ori (nome da Pessoa e sua data de nascimento)

Tradução

Meus respeitos a Egugun de vida e os que estão no céu

A saída do dia e ao sol poente,as encruzilhadas que levam ao céu A tarde Obamakin

No dia cedo Obayigbo

Okukdudoru Orinsala Osere Magbo Os Orisa da direita

Os Orisa da esquerda

Os 401 Orisa que vem do céu Os Orisa da floresta ( Olugbo) Os Orixa da voz (Ogere Afokoyeri) Os Orisa da terra (Ogere Afokoyeri) Aterere Kaiye Aalapo Ika

Saudando as Iyami Osoronga

Aquelas que colocam roupas curtas

Estou saudando o ori de (nome da pessoa e data do nascimento)

Esfregando-se as mãos com os búzios dentro, e salva-se os Exús e os Orixás.

01 – Exú – Mojubá Agô Exú

02 – Ogum é Patacori

03 – Odé Codé,Maiô, Okê Arô

04 – Euwê, assá, pelé, pelé,pelé, secam, pelé se meji

05 – Oxumaré, Cam, Cam, Arroboboi

(19)

07 – Omulu, maní benedí ô má kerê-kerê

08 – Kauê, Kabicielile, Mombona xerê xexerê

09 – Eparrrei, Oyá Mesô Orum

10 – Ora, yê, yê, yê , ô, ô, fideliomam Omi Ijexá

11 – Odo Yá Eruiá, Odó Maré, Odô

 12 – Nanâ Burukê, Nansilê, Salubá

 13 – Beji Emi, Beji Erô

 14 – Exeu, Apê Babá

 15 – Agõ ô mi Eledá mi (diz – se o nome completo da pessoa que estamos jogando

Você pode complementar com a seguinte reza:

Rezas para abertura de jogo

A mojubá

Com os 16 búzios entre as mãos, o advinho diz:

Ifá ji ô Orunmilá (Ifá eu te invoco, oh Orunmilá)

Bi olô lokô, ki ô wá le ô (Se você foi para a fazenda, volte para casa) Bi olô odô, ki ô wá le ô (Se você foi para o rio, volte para casa)

Bi olô lodê, ki ô la le ô (Se você foi caçar, volte para casa)

Reza para saudar IFÁ Ijubá Ifá

Olòjô Oni Môjubá ré (Oh! Senhor do dia de hoje, sua benção) Oludaiýê Môjubá Ré (O criador da Terra, sua benção)

Môjubá Ömödê Môjubá Agbá (Sua benção crianças, sua benção os

mais velhos)

Bi ekóló bá jùbá ílè (Se a minhoca pede alimento à Terra,

esta concederá)

Ilé a lánu (Que assim meu pedido seja concedido) Kí ibá mi se (Peço permissão aos anciões dos 16 ODÚ) Môjubá àwon àgbá méríndílógun (Que meu pedido seja atendido) Môjubá babá mi (Sua benção, meu pai)

(20)

Môjubá Òrúnmilá Ogbayiê Gbórun (Sua benção Orùnmilá)

Ohún ti mó ná wi löjô oní (Que vive no céu e na terra) Korí bée fun mí (Que o que eu disser hoje) Jöwô má je kìí dí mô (Assim seja para mim)

Ònà kìí dí mô (Por favor não permita que meu cami-

nho seja fechado)

Ohun ti a ba ti wi fun ogbá l’ogbá ngbá (Qualquer coisa que eu disser para

Ogbá, ele aceitará)

Ti ìlákòsé ni sé lawujó igbin (Assim como ilakose é o último da famí

lia do caramujo)

Ti ekese ni nse lawujó òwú (O que ekese diz é ultima palavra)

Olojô oní kogbá òro mi yèwò yèwò (O senhor do dia de hoje, aceite minha

palavra e a verifique)

Asé Asé Asé (Benção, Benção, Benção)

Saudação para abertura do jogo, pelo sistema IFÁ

Ifá Ogbô Ifá ouça

Òmó Enirê òmó Enirê filho de Enirê, filho de Enirê Òmó ejó meji filho de duas cobras

Tíi Sarê Granran Ganran Lorí Erewê aquele que correu

rapidamente sobre as folhas

Akerê Finú Sògbôn o pequeno que está cheio de sabedoria Akonoliran bí iýê kán êní aquele que solidariza conosco Ibá bá akòdá como se fosse de nossa própria família ibá Asèdá sua benção, primeiro ser criador na Terra Olojó òní Ibá a ré ô sua benção, criador do dia de hoje Asé Asé Asé Benção, Benção, Benção

Reza para abrir o jogo de Angola (Reza do

Rumbê)

(21)

“Caliojo no Ilê, Pa o Ifá Adorou no Canzo, Canzo, no Tongê Eua, no co jo una Parê, Tatê fuanda Ingorossi, Tateto fuanda, Fuanda, meu cauru o Afe de Zangão.”

Uma outra reza para salvar o jogo de Odu

ORIM OMUMILÁ XIRÉ MIM IFÁ BABA ALARI OXÊ BARA EMIM LO XIRE ODU ODUDUA AJO OMI ALOÓ ITA BEMIM BALARI OÚ ONÃ AGÔ COU FIE ODU

**REZA PARA SER REZADA AO TÉRMINO DO JOGO, COM O OBJETIVO DE PASSAR A RESPONSABILIDADE AO CLIENTE, QUANDO ESTE RESOLVE NÃO TOMAR CONHECIMENTO, (e agir ) CONCERNENTE AO QUE LHE FOI DITO.

ORUKO AWON ORISÍ IFÁ MIRAN

TOUÁ NIKE YORUBA TI O IÁ TO SI ÒRÚNMÌLÁ MI ABIBÁ

OOBI UNLE OLOKUN

OLOKUN AWO UO MIPE

Obs.: acostumar-se a rezar após a saudação de abertura, antes de iniciar o jogo, pois com certeza, não terá esquecimento ao terminar, pois é muito comum acontecer de esquecer. Passe imediatamente a responsabilidade.

Como chamar a cabeça para ver o santo da pessoa

(Jêje):

(22)

Oriô

Oriô vodun

Oriô por arrunsí misìmí Por arrunsí demin

Ô vodun do ori de (fulano).

Legbá, pelos caminhos de Obará, o vodum de (fulano) é: ... (confirmar)

A resposta só é sim: Se for 6 (Obará) - 2 vezes Se for 2 (Ejiokô) - 1 vez

Torna-se a perguntar a Yemonjá:

Yemonjá, a senhora confirma que o vodum de (fulano) de tal é: ...

Respondendo: 6 (Obará) - 2 vezes: é sim

5 (Osé) - 1 vez: é sim 9 (Osá) -1 vez: é sim 2 (Ejiokô) – 1 vez: é sim

REZA QUE TAMBEM PODE SER FEITA

ORIN ÒRÌ

Bí o bá máá lówó

Se você quer ter dinheiro

(23)

Pergunte a seu òrì

Bí o bá máá sòwò

Se você quer ser reconhecido

Bèèrè si oríí rè wò

Pergunte antes a seu orí

Bí o bá máá Kolé

Se você quer ter casa

Bèère si oríí rè

Pergunte ao seu orí

Bí o bá máá láya o

Se você quer ter esposa

Bèère si oríí rè wò

Perguntes antes ao seu orí

Oríí máse pekun de Orí,

não me feche as portas

L’ódò rè ni mo mbó

Para você que eu sigo (eu vou)

Wá, sayáè mi di rere

Venha, faça meu caminho ser bom (próspero)

ORIN ÒRÌ

Òrì mi ò sérere fun mi

Meu orí faça o bem para mim

Òrì mi ò sérere fun mi

(24)

Òrì oka ni sanu oka Òrì ejo ni sanu ejo

A cabeça da serpente não a maltrata

Afo mope ni sanu ope

A trepadeira da palmeira não a maltrata (parasita)

Òrì mi ò sérere fun mi

Meu orí faça o bem para mim

Ou seja: "Aquilo que nós fazemos, é em nosso próprio

benefício. Aqueles que fazem o mal se arrependam. Que as pessoas aproveitem o conhecimento em função de coisas boas. Aqueles que parasitam, não destruam a fonte da sabedoria."

IJUBA ÒRÌ

O se, o se o, o se o

Eu agradeço, agradeço, agradeço

Osè baba wa

Por existires Pai (em mim)

O se, o se o, o se o

Eu agradeço, agradeço, agradeço

Osè baba wa

Por existires Pai em mim

Jogam-se os búzios na mesa, interpreta-se o Orixá que está falando e divide-se em Barracões. Escreve-se o nome da pessoa completo, a data de nascimento, o dia da semana, o Odu do ano, o dia e a hora do jogo e a Lua em que estamos.

Todo bababalaô ou Yalorixá, deverá ter um caderno especialmente para anotar os jogos dos clientes.

(25)

A primeira jogada é então efetuada e, ao lançar os búzios, o advinho pronuncia a seguinte frase: “Ô sá rê ô” (“que todos os orisás dêm a

sua permissão”).

Essa frase deverá ser pronunciada todas as vezes que os búzios forem lançados durante uma consulta e no decorrer de uma semana. Uma vez que a reza completa inicial tem validade de sete dias e durante esse período necessária apenas a última reza mencionada. Obs.: Após a primeira caída, perguntar, com quatro búzios, se tem autorização para continuar o jogo, pronunciando “orí, orí ô” (“que o

ori dê permissão”). A aláfia tem que ser sempre com os quatro

búzios.

Oriki Èsú (reza)

Èsú otá orìsá

Osetùrá l’orukô babá mô ô Alagogô ijá l’orukô ìyá npee Èsú odará omó kunrin idolofin Ole sonso sori ese élèse

Koje kosi jeki eni nje gbe mi Akíí lôwô lai mutí èsú kurô Akíí laiyô lai mutí èsú kurô Asotun sosi lai ni itijú

Èsú apatá sômó olômó lenu ai okutá dipo iýó

alagemó órun aunlá kalú Papá wàrà atuká masesá

Èsú masemi omó elomiran ni kôsê

(26)

òfó èsú

(Invocação)

Alakegun ki ringun ieri

Ojinle aere ki raie mokuntele Arinjina ki roju ro mo re tolé Je karonã karonã gbe tiua gbo Je karonã karonã soro ara ua Je karonã karonã gbo taie tara ua Oruk ifá o lape oruko ifá o lape Mo gbaie pefa e gba mio egba mila Aiê toto o e dariju mio ein mope Kasoriki ifá kasoriki Esú

Èsú buruku ô, esú onã Èsú abenugan, esú oritá

Oruko gbogbo in mi mope la pepo Eje oie mi o l’oruko iya mi osorongá Atoje nua tokan je do

Ejê oie mi kale o

Relação ODÚ e as doenças

01 - dermatose - infecções dentárias - problemas na boca 02 - inchaço - problemas de estômago - doenças sexualmente transmissíveis

03 - pulmões - sinusite - ossos - estômago

(27)

05 - globo ocular - problemas de face - hemorragias ventre - dentes 06 - circulação sangüínea - problemas Urinários - depressão -

enxaqueca - prob. Parto

07 - doenças de pele e hemorróidas

08 - cólicas - hérnia de disco - deformações coluna - desequilíbrios 09 - paralisias - enxaqueca

10 - sudorese - artroses - esclerose - reumatismo

11 - problemas Abdominais - leucemia - envenenamento (ingestão de comidas estragadas)

12 - problemas Renais - diabetes - hipertensão - cefaléia (devido quedas e ou pancadas)

13 - artrite - artrose - dores coluna - doenças diversas

14 - possibilidade qualquer cirurgia - globo ocular - gravidez com perda

15 - olhos - tórax - estrabismo

16 - qualquer doença - morte com sofrimento

OBS: Os Odú envolvidos com mulheres que pariram filhos com doenças congênitas são: 9 - 11 - 12; e os que podem confirmar no jogo são o 9 - 7 e 1.

ODÚ e regiões do corpo

01 - língua - garganta - respiração - cordas focais

02 - pênis (podendo trazer impotência) 03 - pênis - membros superiores - estômago

04 - artérias - circulação - vesícula - partes do intestino - costas - olhos

05 - ossos - cartilagens 06 - aparelho urinário 07 - pele - anus

(28)

08 - sistema respiratório - coluna - vasos sangüíneos

09 - órgãos internos - fossas nasais - membros inferiores - genitais femininos

10 - pernas - joelhos - ventre - circulação sangüínea 11 - mão - cólicas menstruais

12 - rins - pâncreas

13 - juntas - cartilagens - unhas - cabelos 14 - vértebras - movimento da coluna 15 - pernas - olhos - lábios - ouvido - peito 16 - corpo todo

Como Os Orixás respondem no jogo de Búzios

Os búzios falam da morada, o tempo e a luz de cada Orixá.

Primeira morada = de 1 a 7 búzios falando : O Orixá é novo, porém possui muita luz

Segunda Morada = de 8 a 14 búzios falando: O Orixá é mais velho e mora mais longe.

Terceira Morada = 15 e 16 búzios falando: O Orixá é mais velho e mora muito longe da Terra.

DICAS

“ A Caída dos Búzios e Otás”

01 – 1 búzio falando com 1 otá ao lado

Resposta: mulher, Exú, Homem, doença grave

02 – 1 búzio falando com um otá em cima.

(29)

03 – 1 búzio mudo com um otá ao lado

Resposta: Mudança de trabalho,casa, vida, bons negócios. 04 – 2 búzios falando, trepados, um ao lado do outro. Resposta: Quizilas de Orixá ou na vida da pessoa. 05 – 2 búzios falando, um em cima do outro.

Resposta: Caminhos fechados, dificuldades na vida, carrego de Orixá. 06 – 2 búzios mudos, trepados, um em cima do outro.

Resposta: Eguns, Obsessores. 07 – 1 búzio em pé.

Resposta: Obrigação feita recentemente. Deve fazer uma obrigação para o Orixá , dona da cabeça, pois a pessoa corre perigo de vida. Urgente.

08 – Quando no jogo só respondem Orixás masculinos ou Orixás do fogo.

Resposta: Obrigação Urgente para Exú. Joga-se e retira-se a obrigação.

09 – 1 búzio falando em sentido vertical no meio, com 2 búzios falando em sentido Horizontal:

Resposta: Pertubação de Egun, a pessoa deverá fazer um Ebó Ikú, completo ( sacudimento de Egun)

10 – 1 búzio mudo no sentido horizontal, um búzio falando vertical e um búzio falando horizontal.

Resposta: Egúm e Exú. Obsessores. Influencias negativas.

11 – 1 búzio mudo horizontal à direita e um búzio mudo vertical à esquerda.

Resposta: Pertubação de Exú e Egum

12 – 1 búzio mudo horizontal à esquerda e 1 búzio mudo vertical à direita.

(30)

13 – 1 búzio mudo vertical ao centro e 2 búzios falando horizontalmente.

Resposta: Pertubação de Egum de Homem

14 – 1 búzio falando vertical ao centro e 2 búzios mudos na horizontal;

. Resposta: pertubação de Egun de uma mulher

SISTEMA ORACULAR PELA AMARRAÇÃO DE IGBÔ

O Odú opolé

A primeira jogada é a mais importante de cada consulta pois indica o odú opolé, isto é, “o que está com os pés sobre o solo”. É o odú que se apresenta como orientador, regente e responsável pela consulta que está sendo feita. Quando for identificado o odú, é preciso saber se o mesmo está positivo (irê) ou negativo (osogbô), isto é, portador de coisas boas ou ruins. Para isso é usada a técnica de “amarração de igbô”.

São 4(quatro) os tipos de igbô utilizados como elementos de apoio ao advinho, que fornecem uma segurança absoluta, na medida em que respondem “sim” ou “não” às perguntas.

A seguir, os tipos de elementos de apoio ao advinho que respondem “sim” ou “não” às perguntas, durante e no decorrer de uma consulta: 1º Igbô – Okutá – uma pedra lisa, redonda e pequena, geralmente branca ou bem clara. Responde sempre sim = irê (afirmativo). 2º Igbô - Oju malú – trata-se da conhecida fava “olho de boi”. Responde sempre não = osogbô (negativo)

Observação: Em meu jogo, só utilizo estes dois primeiros itentos para, o consulente, segurando um em cada mão, determinar se o IGBÓ está em IRÊ ou OGSOBO, todavia não deixarei de ensinar o restante como feito pelos antigos Babalaôs.

Utilizo este método Amarração de igbo

Para saber se o Odú Opèlè está positivo ou negativo, usamos a técnica conhecida como "amarração de igbo".

Existem várias técnicas e vários elementos de apoio ao adivinho, que fornecem uma segurança absoluta na medida em que respondem sim

(31)

ou não às perguntas formuladas no decorrer da consulta. Escolhemos apenas uma, pois é a mais conhecida e mais usada entre nós,

Babalòrísá / Iyalòrísá. Usaremos 2 pedras roliças (uma clara e outra escura) ou apenas uma pedra e uma concha ou uma pedra e uma fava olho de boi, sendo que a pedra clara será sempre "sim". Para se saber a resposta às perguntas do consulente ou as nossas com

relação a positividade ou não do ODÚ Òpolè, pegamos a pedra (OKUTÁ), tocamos a testa do consulente e dizemos "Irê", na

tentativa de se obter uma resposta auspiciosa do ODÚ, em seguida entregamos ao consulente a pedra dizendo: "Okutá boni hem" - entregamos a outra pedra ou o elemento escolhido dizendo: "Oju

malu be ko". Mandamos o consulente sacudir os 2 símbolos entre as

mãos e que os separe aleatoriamente quando mandarmos, devendo ficar 1 em cada mão, sem que nos saibamos em que mão se encontre este ou aquele elemento. Os búzios são novamente jogados por 2 vezes consecutivas e os resultados, ou seja, os ODÚ que se

apresentarem é que irão determinar qual das mãos deverá ser aberta, observando-se, para isto, a seguinte regra:

a - o 1° lançamento corresponde a mão esquerda, b - o 2° lançamento corresponde a mão direita;

c - o ODÚ mais velho (menor n° de búzios abertos) determina que mão deverá ser aberta;

d - em caso de empate, deverá ser aberta a mão esquerda; e - se na mão escolhida estiver a pedra, a resposta é "sim" f - se no lançamento dos búzios cair ÒFÚN ou OGBE, não há necessidade de se complementar a jogada;

g - se ao contrário eles caírem na 2ª mão, pede-se que o consulente abra a mão direita.

Sempre que se quiser a confirmação ou tirar alguma dúvida com relação à pergunta ou ao consulente deveremos usar essa técnica, pois ela nos orienta muito bem, pois a pergunta é dirigida ao Òrúnmílá.

Quando se joga búzios, não pode haver limitação de espaço, ou seja, jogar dentro de peneiras ou qualquer coisa que faça a limitação.

Quando caem 16 búzios fechados = Opirá, caída totalmente negativa, total desfavorecimento, impedimento e morte; o número desta caída é "0" (zero). Essa caída é perigosa tanto

(32)

para o consulente quando para o Baba/Iyálòrísá, pois a indicação de Opirá é de morte, perigo fatal. Mediante tal situação o Baba/Iyálòrísá, deverá encerrar imediatamente, não podendo o mesmo, jogar por 16 dias, até que se

completem as obrigações devidas. Pede-se ao cliente que se levante e colocamos u pano preto por cima do jogo durante 5 minutos, para somente depois levar o pano para casa de Esú com 1 acaçá. Quando der essa caída, não devemos indicar esse cliente para ninguém. Pegar 4 búzios e perguntar para a Èsú que ele deseja, se a cabeça de um galo ou a cabeça de um bode? Leva-se para a mata e se entrega para o poente,

enterramos a cabeça e por cima será colocado o corpo; na volta bate-se folhas em tudo. Durante esses dias é colocado em cima do jogo canjica, que deverá ser trocada todos os dias e deixada às águas, com 17 dias, daremos comida seca para Òrúnmílá.

Como disse, outros Babalaôs continuam assim:

3º Igbô - Lerí Adié – parte superior do crânio de uma galinha que tenha sido sacrificada a Esú Elegbára. Substitui o Okutá assim que se descubra que odú opolé está em osogbô. Como okutá, também responde sim (irê), positivo.

4º Igbô – Agê (pequeno caramujo de forma cônica e espiralada). Substitui o okutá quando o odú opolé estiver em irê e Cawrí. Agê é um bem relacionado a dinheiro.

Responde sim (afirmativo) irê.

Para a apuração se o odú opolé esta irê ou osogbô, o advinho,

inicialmente, pega o okutá, toca com ele a testa do consulente e diz: “irê”, na tentativa de obter uma resposta auspiciosa do odú opolé. Em seguida, entrega o okutá (pedra) ao consulente e diz “okutá

bonihém”.

Após, entrega o ojú malú (olho de boi) e diz: “ojú malú bê kô”. Nesse momento é solicitado ao consulente que fique trocando os símbolos de mãos (“amarrando” o igbô).

Obs.: manda-se que o consulente guarde os dois símbolos entre as

mão devendo ficar com um em cada mão, e sem que o advinho possa saber em que mão encontra-se este ou aquele símbolo.

(33)

Então, joga os búzios para saber quem é o mandante da situação (o “opolé”).

Após, os búzios serão lançados por mais duas vezes consecutivas, para definir-se qual mão será aberta (onde estão os símbolos “amarrados”)

Obs.: o primeiro lançamento corresponde a mão esquerda do

consulente.

A segunda caída, ou seja, o segundo lançamento, corresponde a mão direita.

9

lado direito 2 3 lado esquerdo

neste caso pedir o símbolo da mão direita (odú que saiu na direita é menor)

O odú mais velho (isto é, o de menor número de búzios abertos) determina que mão deverá ser aberta, sendo que, em caso de empate, será sempre aberta a mão esquerda.

11 (opolé)

(34)

neste caso pedir o símbolo da esquerda (odú iguais)

Se na mão escolhida, encontrar-se o okutá, o odú opolê está Irê (positivo).

Se, ao contrário, na mão escolhida estiver o Ojú Malú, o odú opolé está osogbô (negativo) e o ojú malú é imediatamente substituído pelo Lerí Adié. (egun = osso)

Sempre, a cada lançamento, a frase “ô sá rê ô” é repetida, porém é

desnecessário pedir autorização ao ori (“orí, orí ô”).

Agora que já foi determinado se o odú opolé está positivo (Irê) ou negativo (osogbô), precisamos conhecer a origem do problema que trouxe o consulente até nossa mesa de jogo, e a presença de iká. Para isso, dispomos de outros cinco símbolos que servem para indicar qual o tipo de problema, ou seja, irê ou osogbô.

Os símbolos de orientação, seus significados e disposições. Os símbolos utilizados são cinco a saber:

1º - okutá Kekê (pedra pequena)

2º - Igbin (ponta da casca do caramujo de sol consagrado aos orisás funfun)

3º - Cawrí Meji (dois búzios abertos e unidos com palha da costa, de forma que as frestas naturais fiquem viradas para fora)

4º - Egún = Leri Adie (pedaço de osso de um animal que tenha sido sacrificado à Èsú Elegbara - pedaços de vértebras são os mais usados)

5º - Apadí (caco de porcelana de qualquer objeto desse material). Os símbolos devem permanecer sempre na disposição Irê, que é a seguinte da direita para esquerda.

Em Irê

5º 4º 3º 2º 1º

Apadí Egun Igbin Cawri okutá

(35)

Vitória sobre Filhos ou okô dinheiro não ver a inimigos Descendentes bem através de

relacionamento

morte ou

inexiste a morte

Em Osogbô

5º 4º 3º 2º 1º

Apadí cawri okutá igbin Egun

osogbô osogbô osogbô osogbô osogbô

Agê ijá arum ikú

perdas falta de dinheiro

problemas

judiciais doenças morte

Necessidades brigas, confusões

Como podemos ver, não é só sua disposição que muda. Seus significados também variam quando odú opelê está em osogbô

a) A escolha do símbolo determinante da Origem da consulta.

Jogaremos uma vez para cada símbolo.

Ex.: Odú Opolê está em Osogbô determinar qual o tipo de

osogbô: Egun – 1ª jogada Igbin – 2ª jogada Okutá – 3ª jogada Cawri – 4ª jogada Apadí – 5ª jogada

(36)

b) A escolha do símbolo determinante da consulta.

Jogaremos uma vez para cada símbolo.

Ex.: o odú opelê está em Irê. Determinar qual o tipo de irê. 1ª okutá 1ª jogada

2ª cawri 2ª jogada 3ª Igbin 3ª jogada 4ª Egun 4ª jogada 5ª Apadí 5ª jogada

Os lançamentos dos búzios serão sempre com 16 búzios. O símbolo determinante será sempre o que tiver menor nº de búzios abertos.

Ex.:

Okutá 2 búzios abertos Cawri 7 búzios abertos Igbin 6 búzios abertos Egun 4 búzios abertos Apadí 4 búzios abertos

O símbolo determinante será o Okutá. Com 2 búzios abertos que significa um bem de não ver a morte.

Para se saber qual o símbolo determinado pelas cinco jogadas deve-se observar a seguinte regra.

a) o odú mais velho (menos números de búzios abertos) determina o símbolo.

b) Em caso de empate, é escolhido o símbolo que tenha sido indicado primeiro pelo odú mais velho.

(37)

c) o surgimento de Òfún (10 búzios abertos) determina que o símbolo para o qual surgiu é o escolhido, não havendo necessidade de se efetuar os lançamentos que faltam. d) o surgimento de Ejiònilê (8 búzios abertos), determina da

mesma forma que Òfún. É o símbolo que está indicando o problema.

e) Em caso de empate, ganha a símbolo para o qual o Odú saiu primeiro.

Ex.:

Okutá 3 búzios abertos Cawri 5 búzios abertos Igbin 7 búzios abertos Egun 3 búzios abertos Apadí 9 búzios abertos

O símbolo será okutá, para quem o odú mais velho (de menor número) saiu primeiro.

Obs.: Lembrar sempre que saindo 8 (Ejiònilê) ou 10

(Òfún), pára-se o jogo pois um dos dois é sempre o odú determinante do símbolo a ser utilizado.

Figure

Updating...

References

Related subjects :