• Nenhum resultado encontrado

Gramatica 7 Transitividade Verbal Objeto Direto Objeto Indireto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Gramatica 7 Transitividade Verbal Objeto Direto Objeto Indireto"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

225 225    P    P  o  o   r   r    t    t  u  u  g  g   u   u    ê    ê  s  s  :  :    L    L    i    i  n  n  g  g   u   u   a   a   g   g   e   e   n   n   s   s   —   —    W    W    i    i    l    l    l    l    i

   i  a  a  m  m

   R    R  o  o    b    b  e  e  r  r    t    t  o  o    C    C  e  e   r   r   e   e    j

   j  a  a  e  e

   T    T    h    h  e  e   r   r   e   e   z   z   a   a    C    C  o  o   c   c    h    h  a  a   r   r    M    M  a  a   g   g   a   a    l    l    h    h    ã    ã  e  e   s   s

Transitividade verbal –

Transitividade verbal –

objeto direto e objeto indireto

objeto direto e objeto indireto

Leia este poema, de Elias José, e responda às questões de 1 a 4:

Leia este poema, de Elias José, e responda às questões de 1 a 4:

Tempo

Tempo

Passou o tempo de roubar amoras, Passou o tempo de roubar amoras, mangas, goiabas e mexericas

mangas, goiabas e mexericas no quintal dos vizinhos. no quintal dos vizinhos.

Passou o tempo de sonhar vitórias, Passou o tempo de sonhar vitórias, com sorriso de campeão

com sorriso de campeão

de futebol, basquete ou corrida de carro. de futebol, basquete ou corrida de carro. Passou o tempo de empinar pipas

Passou o tempo de empinar pipas e dar asas aos olhos e ao corpo e dar asas aos olhos e ao corpo para soltar-me no espaço com elas. para soltar-me no espaço com elas. Passou o tempo de não ter vergonha Passou o tempo de não ter vergonha de ser rei dos castelos de areia

de ser rei dos castelos de areia

ou de esconder tesouros de figurinhas, ou de esconder tesouros de figurinhas, bolinhas de gude e pedras preciosas. bolinhas de gude e pedras preciosas. Passou o tempo de caçar briga, Passou o tempo de caçar briga, chamar pro braço ou xingar a mãe chamar pro braço ou xingar a mãe e a raça toda do amigo-inimigo. e a raça toda do amigo-inimigo.

Chegou um tempo de sonhar com a noite Chegou um tempo de sonhar com a noite na cidade, com todas as luzes e sons na cidade, com todas as luzes e sons que ainda amedrontam quando chamam. que ainda amedrontam quando chamam. Chegou o tempo de brigar com o mundo, Chegou o tempo de brigar com o mundo, sentir sufoco, calor nas mãos

sentir sufoco, calor nas mãos e asas nos pés que querem sumir, e asas nos pés que querem sumir, sair de casa e ganhar o mundo. sair de casa e ganhar o mundo.

Chegou o tempo de pensar em namoradas Chegou o tempo de pensar em namoradas e sonhar com corpos e beijos

e sonhar com corpos e beijos

que vivem mais nos poemas que no real. que vivem mais nos poemas que no real.

(

(Cantigas de adolescer Cantigas de adolescer . 7. ed. São Paulo: Atual, 1993. p. 40-1.). 7. ed. São Paulo: Atual, 1993. p. 40-1.)

1.

1. O poema intitula-se “Tempo” e está organizado em duas partes: a primeira trata das lembrançasO poema intitula-se “Tempo” e está organizado em duas partes: a primeira trata das lembranças

do passado e a segunda descreve o presente.

do passado e a segunda descreve o presente.

a)

a) Que estrofes do Que estrofes do poema formam poema formam a primeira parte?a primeira parte?As cinco primeiras.As cinco primeiras. b) Quais formam a segunda parte?

b) Quais formam a segunda parte? As três últimas.As três últimas. c)

c) Em cada uma das partes, um único verbo iEm cada uma das partes, um único verbo inicia todas as estrofes. Que verbonicia todas as estrofes. Que verbos se repetem nass se repetem nas

duas partes?

(2)

226    P  o   r    t  u  g   u    ê  s  :    L    i  n  g   u   a   g   e   n   s   —    W    i    l    l    i  a  m    R  o    b  e  r    t  o    C  e   r   e    j  a  e    T    h  e   r   e   z   a    C  o   c    h  a   r    M  a   g   a    l    h    ã  e   s 2. O primeiro verso da primeira estrofe de cada parte se repete quase inteiro nas estrofes seguintes.

De uma estrofe para outra, alteram-se apenas o segundo verbo do verso e o objeto. Observe os versos iniciais das duas primeiras estrofes:

Verbos transitivos diretos Objetos diretos Passou o tempo de roubar amoras

Passou o tempo de sonhar vitórias

Note que, nesses dois versos, os verbos são transitivos diretos e seus complementos são objetos diretos. Com os versos iniciais das estrofes seguintes, faça um quadro semelhante em seu cader-no. A seguir:

a) verifique, em cada verso, se o segundo verbo é transitivo direto ou indireto; b) verifique se o complemento do segundo verbo é objeto direto ou objeto indireto;

c) conclua: Na primeira parte predominam verbos transitivos diretos ou indiretos? E na segunda? 3. Compare as ações do eu lírico na infância com as da atualidade:

Passado

Presente

• Roubava amoras. • Sonha com a noite. • Sonhava vitórias. • Briga com o mundo. • Empinava pipas. • Pensa em namoradas. • Não tinha vergonha.

• Caçava brigas.

a) Em qual dos dois tempos o poeta tinha ou tem uma relação mais concreta e direta com o mundo? Qual a razão disso? No passado. Como criança, não tinha “vergonha de ser rei dos castelos”; por isso, sua relação com o mundo era mais direta. b) Em qual dos tempos o poeta tinha ou tem uma relação com o mundo mais abstrata e indireta?

No presente, quando as próprias ações indicam maior abstração: sonhar com a noite, brigar com o mundo, sonhar com namoradas irreais.

4. No poema, as relações do eu lírico com o mundo e o emprego de objetos podem ser esquemati-zados desta forma:

no passado relação mais direta predomínio de verbos transitivos diretos

Eu mundo

no presente relação indireta predomínio de verbos transitivos indiretos

De acordo com o texto e com o esquema, quais das afirmativas seguintes correspondem a con-clusões a que esse estudo do poema possibilita chegar?

a) Na primeira parte do texto, que trata da infância, o poeta tem uma relação mais direta com o mun-do; na construção do texto, igualmente, predominam verbos transitivos diretos e objetos diretos. b) Na primeira parte do texto, que trata da infância, o poeta tem uma relação indireta e abstrata com o mundo. Os verbos utilizados para construir essa ideia são, predominantemente, tran-sitivos diretos, e seus complementos são objetos diretos.

Na primeira parte, o segundo verbo do primeiro verso é sempre transitivo direto; na segunda parte, transitivo indireto. Na primeira parte, é sempre objeto direto; na segunda parte, objeto indireto.

Na primeira parte predominam verbos transitivos diretos; na segunda parte, transitivos indiretos.

(3)

227    P  o   r    t  u  g   u    ê  s  :    L    i  n  g   u   a   g   e   n   s   —    W    i    l    l    i  a  m    R  o    b  e  r    t  o    C  e   r   e    j  a  e    T    h  e   r   e   z   a    C  o   c    h  a   r    M  a   g   a    l    h    ã  e   s

c) Na segunda parte do texto, que trata da adolescência, o poeta tem uma relação mais indireta e abstrata com o mundo. Os verbos utilizados para construir essa ideia são, predominante-mente, transitivos indiretos, e seus complementos são objetos indiretos.

d) Na segunda parte do texto, que trata da adolescência, o poeta tem uma relação indireta e con-creta com o mundo; a estrutura do texto é construída, predominantemente, a partir de verbos transitivos diretos e objetos diretos.

5. Suponha que você esteja escrevendo e, de repente, a ponta de seus lápis se quebre. Crie uma frase, pedindo um lápis ou um apontador emprestado, fazendo uso:

a) de um verbo transitivo direto e um objeto direto; b) de um verbo transitivo indireto e um objeto indireto;

c) de um verbo transitivo direto e indireto e dois objetos: um direto e outro indireto. 6. Leia este anúncio de automóveis:

O texto do anúncio é construído de forma econômica, com apenas um logotipo e seis palavras. Para compreendê-lo plena-mente, precisamos ter algumas informa-ções em mente:

1ª) Durante décadas, a Volkswagen foi

líder no mercado nacional de auto-móveis.

2ª) Nos últimos anos, o mercado foi

sacudido pelo lançamento de novos carros nacionais, de todas as marcas, mais bonitos, modernos e baratos. E também pela entrada no mercado dos importados, o que aumentou ainda mais a competição entre os fabrican-tes, chegando a ameaçar a liderança da  Volkswagen.

3ª) Apesar da competição, a Volkswagen

continua sendo líder de mercado. Respostas pessoais. Sugestões:

a) Quero um lápis emprestado. b) Preciso de um lápis emprestado. c) Empresta um lápis para mim?

Professor: Além de servir à mera verificação da predicação verbal, esse anúncio possibilita um bom exercício de leitura, já que opera estratégias como: antecipar o que está por vir, inferir o que está implícito, lidar com ambiguidades e relacionar as informações do texto com dados do contexto social.

 X

(Veja, 28/8/1996.)

Deve ter falado das vantagens de seus produtos. (Professor, se desejar, destaque ainda outro sentido: o de que o produto “fala” por si mesmo no mercado.) b) Aquilo que a concorrência falou. Considerando esse contexto, responda:

a) Os dois verbos do anúncio normalmente são utilizados como transitivos. Apesar disso, no anúncio eles não apresentam objetos explícitos. Na sua opinião, o que a concorrência deve ter falado?

b) Afirma-se no anúncio que o consumidor “ouviu”. O que supostamente o consumidor ouviu? c) Considerando que, no alto do anúncio, há o logotipo da Volkswagen e que esse fabricante continua

sendo líder no mercado, o fato de o consumidor ter ouvido significa que tenha concordado? Obviamente que não. (Professor, se desejar, chame a atenção dos alunos para a ambiguidade da forma verbal ouviu. O que o consumidor teria ouvido? A fala da concorrência

Referências

Documentos relacionados

Importa ainda referir que, a prova desta disciplina contempla a componente escrita e prática, o grau de exigência resulta dos critérios gerais de classificação, balizados

o Dominio Setentriona1, tern como limite norte os metassedi mentos do faixa Apiai, a su l a linhSl EW do "front" de cavalgamentos que os separa dos ortogranu1itos do

este volume contém os contos escritos por sir Arthur Conan doyle que guardam algumas de suas histórias mais famosas e queridas: As aventuras de Sherlock Holmes, Memórias de Sherlock

1. No caso de admissão do cliente, a este e/ou ao seu representante legal são prestadas as informações sobre as regras de funcionamento da ESTRUTURA RESIDENCIAL

Para isso, foi de extrema importância contar com a orientação de do- centes do mestrado em Turismo do IPVC, para além do apoio e for- mação por parte dos

Até a década de 1980, a espécie foi intensivamente estudada em habitats com baixo grau de antropização, como o Pantanal matogrossense e os Llanos venezuelanos, regiões

O jacarandá (Dalbergia brasiliensis) mostrou crescimento em altura próximo à altura média entre as espécies ensaiadas (1,23m), destacando-se também como espécie alternativa para

Tanto em 2008 quanto em 2009, Indooroopilly estava significativamente (os “bigodes”não se sobrepõem) (entre 0,2 e 0,5 nos desvios-padrão - portanto cor de rosa) atrás da