• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO LICITATÓRIO Nº 050/2015 EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 018/2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO LICITATÓRIO Nº 050/2015 EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 018/2015"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

PROCESSO LICITATÓRIO Nº 050/2015 EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 018/2015

EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE ESCOLAR NOTURNO, ATÉ O FINAL DO ANO LETIVO DE 2.015, NO MUNICÍPIO DE CAPITAO/RS, PELO MENOR PREÇO POR TRAJETO.

O PREFEITO MUNICIPAL, EM EXERCÍCIO DO CARGO, DO MUNICÍPIO DE CAPITAO/RS, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições, torna público, para o conhecimento dos interessados, que às 10:00 horas, do dia 24 do mês de setembro de 2.015, na Secretaria Municipal da Administração, junto ao prédio da Prefeitura Municipal, localizado na rua 20 de Março, 154, centro, nesta cidade, se reunirão o pregoeiro e a equipe de apoio, com a finalidade de receber propostas e documentos de habilitação, objetivando a CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE ESCOLAR NOTURNO ATÉ O FINAL DO ANO LETIVO DE 2.015 NO MUNICÍPIO DE CAPITAO/RS, PELO MENOR PREÇO POR TRAJETO, processando-se essa licitação nos termos da Lei Federal nº 10.520, de 17.07.2002, e do Decreto Municipal nº 053/11, de 29.12.2011, com aplicação subsidiária da Lei Federal nº 8.666/93.

1 - DO OBJETO:

É objeto do presente Edital a contratação de empresa para prestação de serviços de TRANSPORTE ESCOLAR NOTURNO, até o final do ano letivo de 2.015, no Município de Capitão/RS, para 02(dois) trajetos conforme descrição a seguir:

TRAJETO 4 - 31,0 km

Saída às 22:30 horas da garagem, passando pela Rua sete de Setembro, até a E.E.E.M Capitão; deste ponto segue pela Rua Capitão Ribeiro, 20 de março e Balduino Blatt, até Carlito Werner; deste ponto, retorna pela rua Balduino Blatt e Henrique Hartmann em direção a Linha Bicudo, até a residência de Rosane Kunzler; deste ponto retorna e segue em direção a residência de Ademar Leidens; deste ponto retorna e segue no sentido Li. Bicudo até Palmas Arroio do Meio, até entroncamento próximo a sociedade Palmense; deste ponto segue no retorno a Capitão via estrada de Palmas, acessando a Estrada Geral São Jacó na altura da Comunidade São José de Palmas; deste ponto segue pela estrada Geral São Jacó até o ponto inicial.

TRAJETO 5 - 20,5 km

Saída às 22:30 horas da garagem, passando pela Rua sete de Setembro, até a E.E.E.M Capitão; deste ponto segue pela Rua Capitão Ribeiro, 20 de março, Leopoldo Gasparotto e Adolpho de Almeida no sentido centro à Linha Alto alegre até a residência de Orlando Martinelli, deste ponto retorna e segue em direção a Comunidade de Linha Alto Alegre, até o entroncamento das vias; deste ponto segue no sentido noroeste até entroncamento com a

(2)

Estrada Geral Encantado; deste ponto retorna no sentido interior/centro até o Bairro Imigrante, passando por este, cruza o Parque Municipal de Eventos e segue até a Granja de Juares Fachini; deste ponto retorna no sentido interior/centro, passando pelo Loteamento Franciosi até a rua Augusto Ritt e segue por ésta em direção a Linha Zanotelli até a entrada da propriedade de Deoclides Martinelli; deste ponto retorna e segue no sentido Li. Marinheira até entroncamento com a Estrada Geral Marinheira e retorna por esta até o ponto inicial. 2 - DA APRESENTAÇÃO DOS ENVELOPES:

2.1. Para participação no certame, a licitante, além de atender ao disposto no item 7 deste edital, deverá apresentar a sua proposta de preço e documentos de habilitação em envelopes distintos, lacrados, não transparentes, identificados, respectivamente, como de n° 1 e n° 2, para o que se sugere a seguinte inscrição:

AO MUNICÍPIO DE CAPITAO - RS PREGÃO PRESENCIAL Nº 018/2015 ENVELOPE Nº 01 - PROPOSTA PROPONENTE (NOME COMPLETO)

--- AO MUNICÍPIO DE CAPITAO - RS

PREGÃO PRESENCIAL Nº 018/2015 ENVELOPE Nº 02 - DOCUMENTAÇÃO

PROPONENTE (NOME COMPLETO DA EMPRESA) 3 - DA REPRESENTAÇÃO E DO CREDENCIAMENTO:

3.1. A licitante deverá apresentar-se para credenciamento junto ao pregoeiro, diretamente, por meio de seu representante legal, ou através de procurador regularmente constituído, que devidamente identificado e credenciado, será o único admitido a intervir no procedimento licitatório, no interesse da representada, a partir das 09:30hs do dia marcado para abertura.

3.1.1. A identificação será realizada, exclusivamente, através da apresentação de documento de identidade e Contrato Social da Empresa.

3.2. A documentação referente ao credenciamento de que trata o item 3.1 deverá ser apresentada fora dos envelopes.

3.3. O credenciamento será efetuado da seguinte forma:

a) se representada diretamente, por meio de dirigente, proprietário, sócio ou assemelhado, deverá apresentar:

a.1) cópia do respectivo Estatuto ou Contrato Social em vigor, devidamente registrado ou; a.2) documento de eleição de seus administradores, em se tratando de sociedade comercial ou de sociedade por ações ou ;

a.3) inscrição do ato constitutivo, acompanhado de prova de diretoria em exercício, no caso de sociedade civil ou;

a.4) decreto de autorização, no qual estejam expressos seus poderes para exercer direitos e assumir obrigações em decorrência de tal investidura e para prática de todos os demais atos inerentes ao certame, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em

(3)

funcionamento no País ou ;

a.5) registro comercial, se empresa individual;

a.6) cópia de documento de identidade, de quem a representar. b) se representada por procurador, deverá apresentar:

b.1) instrumento público ou particular de procuração, devidamente reconhecida em cartório, em que conste os requisitos mínimos previstos no art. 654, § 1º, do Código Civil, em especial o nome da empresa outorgante e de todas as pessoas com poderes para a outorga de procuração, o nome do outorgado e a indicação de amplos poderes para dar lance(s) em licitação pública para prática de todos os demais atos inerentes ao certame, ou;

b.2) carta de credenciamento outorgado pelos representantes legais da licitante, devidamente reconhecida em cartório, comprovando a existência dos necessários poderes para formulação de propostas e para prática de todos os demais atos inerentes ao certame(Modelo Anexo II).

Observação 1: O instrumento de mandato deverá estar acompanhado do ato de investidura do outorgante como representante legal da empresa.

Observação 2: Caso o contrato social ou o estatuto determinem que mais de uma pessoa deva assinar a carta de credenciamento para o representante da empresa, a falta de qualquer uma invalida o documento para os fins deste procedimento licitatório.

3.4. Para exercer os direitos de ofertar lances e/ou manifestar intenção de recorrer, é obrigatório a licitante fazer-se representar em todas as sessões públicas referentes à licitação.

4 – DA PARTICIPAÇÃO DE MICRO EMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE: 4.1. A empresa que pretender se utilizar dos benefícios previstos nos art. 42 a 45 da Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006, deverá apresentar, no envelope de habilitação, declaração, firmada por contador, de que se enquadra como microempresa ou empresa de pequeno porte, além de todos os documentos previstos neste edital.

4.2. As cooperativas que tenham auferido no ano calendário anterior, receita bruta até o limite de 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais), gozarão dos benefícios previstos nos art. 42 a 45 da Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006 e no art. 34, da Lei 11.488, de 15 de junho de 2007, desde que também apresentem, no envelope de habilitação, declaração, firmada por contador, de que se enquadram no limite de receita referido acima, além de todos os documentos previstos neste edital.

4.3. A microempresa e a empresa de pequeno porte, bem como a cooperativa que atender ao item 7 que possuir restrição em qualquer dos documentos de regularidade fiscal, previstos neste edital, terá sua habilitação condicionada à apresentação de nova documentação, que comprove a sua regularidade em dois dias úteis, a contar da data em que for declarada como vencedora do certame.

4.5. O benefício de que trata o item anterior não eximirá a microempresa, a empresa de pequeno porte e a cooperativa, da apresentação de todos os documentos, ainda que apresentem alguma restrição.

(4)

período, a critério da Administração, desde que seja requerido pelo interessado, de forma motivada e durante o transcurso do respectivo prazo.

5 - DO RECEBIMENTO E ABERTURA DOS ENVELOPES:

5.1. No dia, hora e local, mencionados no preâmbulo deste edital, na presença das licitantes e demais pessoas presentes à sessão pública do pregão, o pregoeiro, inicialmente, receberá o ENVELOPE Nº 01 - PROPOSTA e o Nº 02 - DOCUMENTAÇÃO.

5.2. Uma vez encerrado o prazo para a entrega dos envelopes acima referidos, não será aceita a participação de nenhuma licitante retardatária.

5.3. O pregoeiro realizará o credenciamento das interessadas, as quais deverão comprovar, por meio de instrumento próprio, poderes para formulação de ofertas e lances verbais, bem 6 - PROPOSTA DE PREÇO:

6.1. A licitante deverá apresentar no ENVELOPE Nº 01- PROPOSTA, a proposta finaceira, cujo prazo de validade é fixado pela Administração em 60 (sessenta) dias, deverá ser apresentada em folhas sequencialmente rubricadas, sendo a última datada e assinada pelo representante legal da empresa, ser redigida em linguagem clara, sem rasuras, ressalvas ou entrelinhas e deverá conter:

a) razão social da empresa;

b) Proposta financeira, contendo preço unitário por quilômetro rodado para cada trajeto descrito neste Edital, indicado em moeda nacional, devendo estar incluídos no preço quaisquer impostos, taxas e contribuições sociais, obrigações trabalhistas, previdenciárias, fiscais e comerciais, devidamente datada e assinada.

b.1) A proposta financeira deverá estar acompanhada da Planilha de Custos Médio da Empresa, tomando como base os itens constantes da Planilha de Custos do Município, que é parte integrante do presente Edital.

d) Serão desclassificadas as propostas que apresentarem valor final por quilômetro, acima do valor da Planilha de Custos, sendo:

. Trajeto 04 – Valor de R$ 5,08 por quilômetro; . Trajeto 05 – Valor de R$ 6,05 por quilômetro. 7 - DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS:

7.1. Verificada a conformidade com os requisitos estabelecidos neste edital, a autora da oferta de valor mais baixo e as das ofertas com preços até 10% (dez por cento) superiores àquela poderão fazer novos lances, verbais e sucessivos, na forma dos itens subseqüentes, até a proclamação da vencedora.

7.2. Não havendo, pelo menos, 03 (três) ofertas nas condições definidas no subitem anterior, poderão as autoras das melhores propostas, até o máximo de 03 (três), oferecer novos lances, verbais e sucessivos, quaisquer que sejam os preços oferecidos em suas propostas escritas.

7.3. No curso da sessão, as autoras das propostas que atenderem aos requisitos dos itens anteriores serão convidadas, individualmente, a apresentarem novos lances, verbais e sucessivos, em valores distintos e decrescentes, a partir do autor da proposta classificada em

(5)

segundo lugar, até a proclamação da vencedora.

7.4. Caso duas ou mais propostas iniciais apresentem preços iguais, será realizado sorteio para determinação da ordem de oferta dos lances.

7.5. A oferta dos lances deverá ser efetuada no momento em que for conferida a palavra à licitante, obedecida a ordem prevista nos itens 6.3 e 6.4.

7.5.1. Dada a palavra a licitante, esta disporá de 30 segundos (trinta segundos) para apresentar nova proposta.

7.6. É vedada a oferta de lance com vista ao empate.

7.7. Não poderá haver desistência dos lances já ofertados, sujeitando-se a proponente desistente às penalidades constantes no item 16 deste edital.

7.8. O desinteresse em apresentar lance verbal, quando convocada pelo pregoeiro, implicará na exclusão da licitante da etapa competitiva e, conseqüentemente, no impedimento de apresentar novos lances, sendo mantido o último preço apresentado pela mesma, que será considerado para efeito de ordenação das propostas.

7.9. Caso não seja ofertado nenhum lance verbal, será verificada a conformidade entre a proposta escrita de menor preço unitário e o valor estimado para a contratação, podendo o pregoeiro negociar diretamente com a proponente para que seja obtido preço melhor.

7.10. O encerramento da etapa competitiva dar-se-á quando, convocadas pelo pregoeiro, as licitantes manifestarem seu desinteresse em apresentar novos lances.

7.11. Encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, de acordo com o menor preço apresentado, o pregoeiro verificará a aceitabilidade da proposta de valor mais baixo, comparando-a com os valores consignados em planilha de custos, decidindo motivadamente a respeito.

7.12. A classificação dar-se-á pela ordem crescente de preços propostos e aceitáveis. Será declarada vencedora a licitante que ofertar o MENOR PREÇO, por quilômetro para cada Trajeto, desde que a proposta tenha sido apresentada de acordo com as especificações deste edital e seja compatível com o preço de mercado.

7.13. Serão desclassificadas as propostas que:

a) não atenderem às exigências contidas no objeto desta licitação; b) contiverem opções de preços alternativos;

c) forem omissas em pontos essenciais, de modo a ensejar dúvidas;

d) se oponham a qualquer dispositivo legal vigente, bem como as que não atenderem aos requisitos do item 5;

e) apresentarem preços manifestamente inexeqüíveis.

Observação: Quaisquer inserções na proposta que visem modificar, extinguir ou criar direitos, sem previsão no edital, serão tidas como inexistentes, aproveitando-se a proposta no que não for conflitante com o instrumento convocatório.

7.14. Não serão consideradas, para julgamento das propostas, vantagens não previstas no edital.

7.15. Da sessão pública do pregão será lavrada ata circunstanciada, contendo, sem prejuízo de outros, o registro das licitantes credenciadas, as propostas escritas e verbais apresentadas, na ordem de classificação, a análise da documentação exigida para habilitação e os recursos interpostos.

(6)

7.16. A sessão pública não será suspensa, salvo motivo excepcional, devendo todas e quaisquer informações acerca do objeto ser esclarecidas previamente junto ao setor de licitações deste Município.

7.17. Caso haja necessidade de adiamento da sessão pública, será marcada nova data para continuação dos trabalhos, devendo ficar intimadas, no mesmo ato, às licitantes presentes. 8 - DA HABILITAÇÃO:

8.1. Para fins de habilitação neste pregão, o licitante deverá apresentar, dentro do ENVELOPE Nº 02 - DOCUMENTAÇÃO, os seguintes documentos:

8.1.1 - HABILITAÇÃO JURÍDICA:

a) Registro comercial, no caso de empresa individual;

b) Ato constitutivo, estatuto ou contrato social ou sua consolidação e posteriores alterações contratuais, devidamente registradas na Junta Comercial e em vigor e, no caso de sociedade por ações, estatuto social, ata do atual capital social acompanhado da ata de eleição de sua atual administração, registrados e publicados.

c) Decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente quando a atividade assim o exigir;

8.1.2 - REGULARIDADE FISCAL:

a) Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e a Dívida Ativa da União; b) Certidão Negativa de Débitos da Fazenda Estadual;

c) Certidão Negativa de Débitos da Fazenda Municipal da sede da empresa; d) Certidão de Regularidade do FGTS;

e) Alvará de Licença de Funcionamento do Estabelecimento;

g) Declaração firmada por contador e representante legal da empresa ou certificação da Junta Comercial, de que a licitante se enquadra como microempresa ou empresa de pequeno porte, gozando dos benefícios previstos nos arts. 42 a 45 da Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006, e no art. 34, da Lei 11.488, de 15 de junho de 2007, disciplinados no Capítulo II deste Edital, bem como pela Lei Complementar 147 de 07 de agosto de 2.014, quando for o caso (Modelo Anexo III).

8.1.3 - REGULARIDADE TRABALHISTA:

a) Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas - CNDT;

b) Declaração que atende ao disposto no artigo 7.°, inciso XXXIII, da Constituição Federal, conforme o modelo do Decreto Federal n.º 4.358-02 (Modelo Anexo IV).

8.1.4 – QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA:

a) Certidão Negativa de Falência e concordata emitida pelo Poder Judiciário da sede da licitante, com data de emissão não superior a trinta dias;

(7)

8.1.5 - Qualificação Técnica:

a) Declaração explicita e formal da disponibilidade dos veículos, a serem utilizados nos serviços, bem como de motoristal qualificado com carteira de habilitação categoria mínima “D” e curso especializado para transporte de passageiros.

. Bem como, as seguintes declarações:

a) declaração sobre as penas da lei, de que inexistem fatos impeditivos da sua habilitação (Modelo Anexo V);

b) declaração, sob as penas da lei, que está ciente das condições estabelecidas neste Edital e que possui capacidade operativa para atender ao objeto licitado (Modelo Anexo V);

. Obs.: Os documentos solicitados anteriormente poderão ser apresentados em original, por qualquer processo de cópia, autenticada por cartório competente, ou por funcionário da Administração em órgão da imprensa oficial.

9 - DA ADJUDICAÇÃO:

9.1. Constatado o atendimento das exigências fixadas no edital, a licitante que ofertar o MENOR PREÇO POR QUILOMETRO RODADO DE CADA TRAJETO, será declarada vencedora, sendo-lhe adjudicado o objeto do certame, com a apresentação de nova Planilha de Custos, que comprove o valor ofertado.

9.2. Em caso de desatendimento às exigências habilitatórias, o pregoeiro inabilitará a licitante e examinará as ofertas subseqüentes e qualificação das licitantes, na ordem de classificação e, assim, sucessivamente, até a apuração de uma que atenda ao edital, sendo a respectiva licitante declarada vencedora, ocasião em que o pregoeiro poderá negociar diretamente com a proponente para que seja obtido preço melhor.

9.3. Encerrado o julgamento das propostas e da habilitação, o pregoeiro proclamará a vencedora e, a seguir, proporcionará às licitantes a oportunidade para manifestarem a intenção de interpor recurso, esclarecendo que a falta dessa manifestação expressa, imediata e motivada, importará na decadência do direito de recorrer por parte da licitante.

10 - DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS:

10.1. Tendo a licitante manifestado motivadamente, na sessão pública do pregão, a intenção de recorrer, esta terá o prazo de 03 (três) dias corridos para apresentação das razões de recurso.

10.2. Constará na ata da sessão a síntese das razões de recurso apresentadas, bem como o registro de que todas as demais licitantes ficaram intimadas para, querendo, manifestarem-se sobre as razões do recurso no prazo de 03 (três) dias corridos, após o término do prazo da recorrente, proporcionando-se, a todas, vista imediata do processo.

10.3. A manifestação expressa da intenção de interpor recurso e da motivação, na sessão pública do pregão, são pressupostos de admissibilidade dos recursos.

10.4. O recurso será dirigido à autoridade superior, por intermédio daquela que praticou o ato recorrido, a qual poderá, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, reconsiderar sua decisão ou fazê-lo subir, acompanhado de suas razões, devendo, neste caso, a decisão ser proferida dentro do prazo de 05 (cinco) dias úteis, contado da subida do recurso, sob pena de

(8)

responsabilidade daquele que houver dado causa à demora. 11 – DO CONTRATO

11.1 – O licitante vencedor será convocado, após a homologação do resultado, para num prazo máximo de 10(dez) dias proceder a assinatura do contrato, devendo apresentar no ato da assinatura os seguintes documentos:

a) Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), devidamente regularizado como transporte de passageiros ou lotação (categoria aluguel) junto ao órgão DETRAN/RS do domicílio do veículo, em nome da COPNTRATADA;

b) Laudo ou relatório de inspeção veicular do órgão de trânsito, com data não superior a 180(cento e oitenta) dias;

c) Comprovação de que os veículos utilizados estão cobertos por seguro contra danos pessoais, morais e materiais, apresentando à Administração a respectiva apólice;

d) Comprovação de que os veículos estão equipados com tacógrafo, através da apresentação do Certificado de Verificação, dentro do prazo de validade, expedido pelo órgão competente;

e) Autorização do veículo para condução coletiva de escolares, emitida pelo órgão de trânsito(DETRAN), conforme Art. 136 do CTB, o qual deverá ser afixado na parte interna do veículo, em local visível.

e) Informar os condutores dos veículos escolares, devendo apresentar os seguintes requisitos:

I) Ter idade superior a 21 (vinte e um) anos;

II) Carteira Nacional de Habilitação na categoria mínima “D”, devendo constar na mesma a inscrição de “APTO PARA TRANSPORTE ESCOLAR”, ou apresentar Certificado do Curso de Direção para Transporte Escolar, conforme Resolução do CONTRAN nº 57/98, ou outra que vier a substituir;

III) Comprovação de que o motorista não tenha cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses(CTB, art. 138, IV e 145);

IV) Comprovante de aprovação em curso especializado, nos termos da regulamentação do CONTRAN e em curso de treinamento de prática veicular em situação de risco; V) Certidão Negativa do registro de distribuição criminal relativamente aos crimes de

homicídio, roubo, estupro e corrupção de menores, renovável a cada cinco anos, junto ao órgão responsável pela respectiva concessão ou autorização;

VI) O motorista deverá ser submetido a exame médico que comprove saúde física e mental para o transporte de alunos;

VII) Os condutores do transporte escolar deverão freqüentar os cursos, treinamentos, palestras e similares promovidos pela contratante, sempre que solicitados.

11.2 – Durante a vigência do presente Contrato, o CONTRATADO deverá obrigatoriamente atender aos dispositivos abaixo discriminados:

a) Submeter os veículos a vistorias técnicas periódicas, para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança, onde o laudo deverá ser assinado por engenheiro mecânico devidamente cadastrado:

(9)

Veículos com até 10 (dez) anos de uso – a cada 06 (seis) meses; Veículos acima de 10 (dez) anos de uso – a cada 04 (quatro) meses;

b) executar o serviço de modo satisfatório e de acordo com as determinações do Município; c) cumprir os horários e itinerários fixados pelo Município, podendo a municipalidade alterar os turnos, conforme necessidades das escolas obedecendo o calendário escolar;

d) iniciar os serviços a partir do ano letivo conforme determinação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes;

e) responder por si e por seus prepostos, por danos causados ao Município ou a terceiros por sua culpa ou dolo;

f) os veículos deverão possuir os cintos de segurança e demais equipamentos (acessórios) especificados conforme Código Nacional de Trânsito;

g) manter os veículos sempre limpos e em condições de segurança;

h) deverá constar nos veículos pintura de faixa horizontal na cor amarela, com 40 centímentos de largura, à meia altura, em toda extensão das partes laterais e traseira, com a inscrição “ESCOLAR” em preto;

i) Os veículos deverão estar equipados com tacógrafos, e semanalmente deverão ser retirados e entregues os discos dos mesmos na Secretaria Municipal de Educação;

j) Lanternas de luz branca fosca ou amarela, dispostas na extremidade superior da parte traseira;

k) Todo veículo destinado ao transporte escolar deverá ter autorização do DETRAN para trafegar, bem como, possuir registro como veículo de passageiros, e atender a Resolução nº 226 de 09 de fevereiro de 2.007 (CONTRAN);

l) Fica proibido transportar número de estudantes acima da capacidade estabelecida pelo fabricante;

m) A Contratada deverá prestar serviços adequados ao pleno atendimento dos alunos, conforme estabelecido neste contrato, de modo a satisfazer as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança na sua prestação, devendo para tanto procurar modernizar seus veículos e mantê-los em bom estado de conservação, bem como, realizar as obrigações constantes deste contrato;

n) Manter, durante o prazo de vigência contratual, as condições de habilitação e qualificação compatíveis com a obrigação assumida;

o) Arcar com as despesas referentes aos serviços objeto da presente Licitação, inclusive os Tributos municipais, Estaduais e Federais incidentes sobre os serviços prestados;

p) Efetuar, com rigorosa pontualidade os recolhimentos legais, relativos ao ISSQN, INSS, PIS, FINSOCIAL, FGTS, etc. de seus empregados;

q) reservar ao município o direito de proceder a alteração de horários de serviços, bem como, itinerários de acordo com a conveniência e no interesse da Administração a qualquer tempo, durante a vigência do contrato.

r) Disponibiliza, sem prejuízo de plena responsabilidade da contratada, a fiscalização pelo município de todos os serviços a qualquer hora.

s) O contrato poderá ser prorrogado expressamente através de termo aditivo, por igual prazo (01 ano), até o limite legal facultado pela Lei de Licitações e Contratos Administrativos (60

(10)

meses).

11.3 - Constarão, ainda, do Contrato de Permissão, os motivos de cassação da delegação, independente da conclusão do prazo por:

a) manifestar deficiência dos serviços;

b) reiterada desobediência dos preceitos estabelecidos; c) falta grave a juízo do Município;

d) abandono total ou parcial dos serviços; e) falência ou insolvência;

f) não dar início ás atividades no prazo previsto;

g) ficar cabalmente demonstrado ser anti-econômico o serviço permitido;

h) não manter, durante todo o prazo de vigência contratual, condições de habilitação e qualificação compatíveis com a obrigação assumida;

i) não adequar os veículos a serem utilizados no transporte escolar às determinações do código nacional de trânsito, mormente a exigência de possuir, na traseira e nas laterais de sua carroceria, em toda a sua extensão, faixa horizontal amarela, pintada a meia altura, na qual se inscreverá o dístico “ESCOLAR”.

12 – DA LEI COMPLEMENTAR 123

12.1. A empresa que pretender se utilizar dos benefícios previstos nos art. 42 a 45 da Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006, deverá apresentar, no envelope de habilitação, declaração, firmada por contador, de que se enquadra como microempresa ou empresa de pequeno porte, além de todos os documentos previstos neste edital.

12.2. As cooperativas que tenham auferido no ano calendário anterior, receita bruta até o limite de 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais), gozarão dos benefícios previstos nos art. 42 a 45 da Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006 e no art. 34, da Lei 11.488, de 15 de junho de 2007, desde que também apresentem, no envelope de habilitação, declaração, firmada por contador, de que se enquadram no limite de receita referido acima, além de todos os documentos previstos neste edital.

12.3. A microempresa e a empresa de pequeno porte, bem como a cooperativa que atender ao item 7 que possuir restrição em qualquer dos documentos de regularidade fiscal, previstos neste edital, terá sua habilitação condicionada à apresentação de nova documentação, que comprove a sua regularidade em dois dias úteis, a contar da data em que for declarada como vencedora do certame.

12.4. O benefício de que trata o item anterior não eximirá a microempresa, a empresa de pequeno porte e a cooperativa, da apresentação de todos os documentos, ainda que apresentem alguma restrição.

12.5. O prazo de que trata o item 11.3 poderá ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Administração, desde que seja requerido pelo interessado, de forma motivada e durante o transcurso do respectivo prazo.

12.6. A não regularização da documentação, no prazo fixado, implicará na decadência do direito à contratação, sem prejuízo das penalidades cabíveis, sendo facultado à Administração convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a assinatura do contrato, ou revogar a licitação.

(11)

12.7. Fica eleito o Fôro da Comarca de Arroio do Meio - RS para dirimir quaisquer litígios oriundos da licitação e do contrato dela decorrente, com expressa renúncia a outro qualquer, por mais privilegiado que seja.

13 - CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:

a) O pagamento do valor contratual será mensal, conforme serviço prestado durante o mês, devendo ocorrer até o décimo dia útil do mês subsequente da prestação do serviço, autorizando o Município a reter o ISSQN devido.

b) O contratado deverá comprovar, no vencimento de cada parcela, como condição para recebimento destas, o recolhimento ao INSS e FGTS das contribuições devidas no mês anterior.

13 - DA RECOMPOSIÇÃO DO EQUILÍBRIO ECONÔMICO DO CONTRATO

Ocorrendo desequilíbrio econômico-financeiro do contrato, no item referente a COMBUSTÍVEIS, na proporção que este representa por “Km rodado”, a Administração poderá restabelecer a relação pactuada, nos termos do art. 65, II, letra d, da Lei nº 8.666/93, mediante comprovação documental e requerimento expresso do contratado.

14 – DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA:

Será a prevista no orçamento em vigor, nas seguintes dotações: 04.02 – Sec.Mun.Educação e Cultura

2.022 – Manutenção Ensino Médio

3.3.3.90.33.00.000000 – PASSAGENS E DESPESAS COM LOCOMOÇÃO(99) 15 - DISPOSIÇÕES GERAIS:

a) A fiscalização dos serviços prestados pela vencedora da presente Licitação ficará a cargo do Município;

b) A inabilitação do Licitante em qualquer das fases do procedimento Licitatório importa preclusão do seu direito de participar das fases subseqüentes;

c) Não serão consideradas as propostas que deixarem de atender qualquer das disposições deste Edital;

d) Em nenhuma hipótese será concedido prazo para a apresentação da documentação e propostas exigidas no Edital e não apresentadas na reunião de recebimento das propostas e documentação;

e) Não serão admitidas, por qualquer motivo, modificação ou substituição das propostas ou qualquer outro documento;

f) Os documentos retirados dos envelopes para o julgamento da Habilitação, serão rubricados pela Comissão julgadora e pelos representantes ou procuradores das empresas licitantes. O procedimento será repetido quando a abertura das propostas financeiras;

g) Só terão direito de usar a palavra, rubricar as propostas, apresentar reclamações ou recursos e assinar as atas, os licitantes ou seus representantes credenciados e os membros da Comissão Julgadora;

(12)

á Licitação os concorrentes retardatários;

i) Ao Prefeito fica assegurado o direito de no interesse do Município revogar ou anular a presente Licitação, sem que caiba aos licitantes quaisquer direitos a reclamação ou indenização;

j) Em caso de desistência da empresa vencedora da presente licitação, o Município, a critério do Prefeito, poderá aplicar qualquer uma das sanções, previstas pelo Artigo 79, incisos I a IV, da Lei Federal nº8.666/93 e suas alterações;

k) Em caso de descumprimento das cláusulas contratuais, o Município, a critério do Prefeito, poderá aplicar qualquer uma das sanções previstas pelo Artigo 87, incisos I a IV, da Lei Federal nº8.666/93 e suas alterações, sendo que a multa será de 10% sobre o valor da contratação;

l) A totalidade da frota de veículos que prestará os serviços de transporte escolar objeto do presente edital de licitação deverá constar como proprietária a própria empresa ou de sócio da mesma;

m) Maiores informações serão prestadas aos interessados no horário das 8 horas às 12 horas e das 13;30 horas as 16:30 horas, na Prefeitura Municipal de Capitão, Setor de Compras e Licitações, podendo a licitante interessada adquirir cópia do presente edital junto a Secretaria de Administração do Município.

Capitão/RS, 10 de setembro de 2.015. CÉSAR LUIS BENEDUZI

Prefeito Municipal

Este Edital se encontra examinado e aprovado por esta Assessoria Jurídica.

Em ___/____/_____ MARCELO BARDEN

OAB/RS nº 59.293

(13)

ANEXO I

MINUTA DE CONTRATO PRESTAÇÃO SERVIÇOS TRANSPORTE ESCOLAR

O Município de Capitão, com Sede Municipal na rua 20 de Março, 154, CGC MF n.º 94.706.132/0001-87, representada neste ato pelo Prefeito Municipal, em exercício, Sr. ___________, doravante denominada CONTRATANTE, e a Empresa ___________________, inscrita no CNPJ n.º ___________, estabelecida ____________, doravante denominada de CONTRATADA, representada neste ato pelo Sr. ____________, tendo em vista a homologação do resultado do Pregão Presencial Nº 018/2015, regendo-se pela Lei 10.520/2002 e Decreto Municipal nº 053/11, de 29.12.2011, e Lei Federal n.º 8.666, de 21 de junho de 1993 e legislação pertinente, assim como pelas condições do Edital referido, pelos termos da proposta e pelas cláusulas a seguir expressas, definidoras dos direitos, obrigações e responsabilidade das partes e condições a seguir:

CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO

1.1 - É objeto do presente Contrato a prestação de serviços de TRANSPORTE ESCOLAR NOTURNO, até o final do ano letivo de 2.015, no Município de Capitão/RS, para os seguintes Trajetos:

TRAJETO 4 - 31,0 km

Saída às 22:30 horas da garagem, passando pela Rua sete de Setembro, até a E.E.E.M Capitão; deste ponto segue pela Rua Capitão Ribeiro, 20 de março e Balduino Blatt, até Carlito Werner; deste ponto, retorna pela rua Balduino Blatt e Henrique Hartmann em direção a Linha Bicudo, até a residência de Rosane Kunzler; deste ponto retorna e segue em direção a residência de Ademar Leidens; deste ponto retorna e segue no sentido Li. Bicudo até Palmas Arroio do Meio, até entroncamento próximo a sociedade Palmense; deste ponto segue no retorno a Capitão via estrada de Palmas, acessando a Estrada Geral São Jacó na altura da Comunidade São José de Palmas; deste ponto segue pela estrada Geral São Jacó até o ponto inicial.

TRAJETO 5 - 20,5 km

Saída às 22:30 horas da garagem, passando pela Rua sete de Setembro, até a E.E.E.M Capitão; deste ponto segue pela Rua Capitão Ribeiro, 20 de março, Leopoldo Gasparotto e Adolpho de Almeida no sentido centro à Linha Alto alegre até a residência de Orlando Martinelli, deste ponto retorna e segue em direção a Comunidade de Linha Alto Alegre, até o entroncamento das vias; deste ponto segue no sentido noroeste até entroncamento com a Estrada Geral Encantado; deste ponto retorna no sentido interior/centro até o Bairro Imigrante, passando por este, cruza o Parque Municipal de Eventos e segue até a Granja de Juares Fachini; deste ponto retorna no sentido interior/centro, passando pelo Loteamento Franciosi até a rua Augusto Ritt e segue por ésta em direção a Linha Zanotelli até a entrada da propriedade de Deoclides Martinelli; deste ponto retorna e segue no sentido Li. Marinheira até entroncamento com a Estrada Geral Marinheira e retorna por esta até o ponto inicial.

CLÁUSULA SEGUNDA - DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA 2.1 - São obrigações da CONTRATADA:

a) executar o serviço de modo satisfatório e de acordo com as determinações do Município;

b) cumprir os horários e itinerários fixados pelo Município, podendo a municipalidade alterar os turnos, conforme necessidades das escolas e calendário escolar;

c) iniciar os serviços a partir da assinatura do Contrato com a apresentação da documentação solicitada pelo Edital;

(14)

d) segurar os escolares contra acidentes, danos pessoais e danos patrimoniais;

e) responder por si e por seus prepostos por danos causados ao município ou a terceiros por sua culpa ou dolo;

f) cumprir as Portarias e resoluções do Município;

g) submeter os veículos a vistoria técnicas periódicas semestralmente, em oficina mecânica determinada pela Municipalidade, e outras, em menor período, quando solicitado pela municipalidade, munícipe ou pais/aluno;

h) manter os veículos sempre limpos e em condições de segurança;

i) os veículos deverão possuir os cintos de segurança e demais equipamentos(acessórios) especificados conforme Código Nacional de Trânsito;

j) deverá constar nos veículos a inscrição “escolar” nas dimensões e especificações legais determinadas;

k) manter, durante o prazo de vigência contratual, as condições de habilitação e qualificação compatíveis coma obrigação assumida;

l) arcar com as despesas referentes aos serviços objeto da presente Licitação, inclusive os tributos Municipais, Estaduais e Federais incidentes sobre os serviços prestados;

m) efetuar, com rigorosa pontualidade os recolhimentos legais, relativos ao INSS, PIS, CONFINS, FGTS, etc. de seus empregados;

n) Manter o condutor dos Veículos de Escolares com os seguintes requisitos : 1- Ter idade superior a 21(vinte um) anos.

2- Estar habilitado no mínimo na categorias "D', com curso exigido pelo Código de Trânsito;

3- Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos 12 (doze) meses .

o) Reservar ao Município o direito de Proceder a alteração de horários dos serviços, bem como, itinerários de acordo com a conveniência e no interesse da Administração a qualquer tempo, durante a vigência do contrato.

p) Disponibilizar, sem prejuízo de plena responsabilidade da contratada, a fiscalização pelo Município de todos os serviços a qualquer hora.

q) Instalar no veículo de transporte de Escolares, equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo ( tacógrafo ).

r) Afixar em local visível, na parte interna do veículo, AUTORIZAÇÃO do veículo para condução coletiva de escolares, emitida pelo órgão de trânsito(DETRAN), conforme Art. 136 do CTB, o qual deverá ser afixado na parte interna do veículo, em local visível.

2.2 – Constarão, ainda, no Contrato, os motivos de cassação da delegação, independente da conclusão do prazo por:

a) manifestar deficiência dos serviços;

b) reiterada desobediência dos preceitos estabelecidos; c) falta grave a juízo do Município;

d) abandono total ou parcial dos serviços; e) falência ou insolvência;

f) não dar início às atividades no prazo previsto;

g) ficar cabalmente demonstrado ser antieconômico dos serviços permitido;

h) não manter, durante todo o prazo de vigência contratual, condições de habilitação e qualificação compatíveis com a obrigação assumida;

(15)

Nacional de Trânsito, mormente a exigência de possuir, na traseira e nas laterais de sua carroçaria, em toda a sua extensão, faixa horizontal amarela, pintada a meia altura, na qual se inscreverá o Dístico “Escolar”.

j) somente haverá reajuste para a recomposição do equilíbrio econômico financeiro, do componente COMBUSTÍVEL, nos termos do art. 65, II, letra d, da Lei nº 8.666/93, mediante comprovação documental e requerimento expresso do contratado.

k)As empresas deverão adotar uma Planilha de custo.

CLÁUSULA TERCEIRA - RESPONSABILIDADE DA CONTRATADA 3.1 - A Contratada responderá a:

a) pelos prejuízos causados a Contratante, provocados pela má execução dos serviços contratados; b) pelos danos causados nas dependências da Contratante e quando evidenciada a culpa ou ação ou omissão, de seus técnicos ou empregados, quando decorrente da qualidade do material empregado e por deficiência ou negligência das inspeções.

c) e outros específicos ao objeto, constantes na Cláusula Segunda do presente contrato. CLÁUSULA QUARTA - DA VIGÊNCIA

4.1 - O presente contrato vigorará a partir da sua assinatura até o final do ano letivo de 2015. CLÁUSULA QUINTA - DA FISCALIZAÇÃO

5.1 - A fiscalização do perfeito cumprimento do objeto deste contrato, ocorrerá por conta da Contratada, cabendo-lhe integralmente o ônus decorrente e necessariamente já incluídos no valor do contrato, sem prejuízo da fiscalização. A fiscalização da correta aplicação do objeto do presente Contrato, será feita pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, sendo designado o servidor ..., para tal finalidade.

CLAUSULA SEXTA - DO PREÇO

6.1 - Pelos serviços executados, especificados na Cláusula Primeira deste instrumento, a Contratante pagará a importância de R$ ______/Km , para o TRAJETO 4 e R$ ______/Km , para o TRAJETO 5 CLÁUSULA SÉTIMA - DO PAGAMENTO

7.1 - O pagamento será efetuado pela Contratante, mediante a apresentação da Nota Fiscal/Fatura, com o quantitativo de dias letivos do mês, devidamente atestado pelo fiscal de contrato, até o décimo dia do mês subseqüente, descontados todos os impostos e taxas incidentes sobre a nota, bem como a apresentação dos documentos exigíveis pela legislação.

CLÁUSULA OITAVA - DA DESPESA

8.1 - A despesa com a execução dos serviços correrá a conta dos recursos consignados no exercício financeiro, sendo:

04.02 – Sec.Mun.Educação e Cultura 2.022 – Manutenção Ensino Médio

3.3.3.90.33.00.000000 – PASSAGENS E DESPESAS COM LOCOMOÇÃO(99) CLÁUSULA NONA – DA RESCISÃO

9.1 - O presente contrato ainda poderá ser rescindido: por mútuo consentimento ou unilateralmente pela Contratante, mediante notificação a Contratada, na ocorrência de qualquer das hipóteses previstas no Art.78, Inciso I a XII, da Lei 8.666/93 ou ainda judicialmente, nos termos da legislação

(16)

pertinente.

CLÁUSULA DÉCIMA - DA PUBLICAÇÃO

10.1 - O resumo deste contrato, será encaminhado até o quinto dia útil do mês subsequente ao da sua assinatura, para a publicação no D.O.E., consoante dispõe o Art.61 - Parágrafo Único da Lei 8.666/93.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - DO FORO

11.1 - Fica eleito o Foro da cidade de Arroio do Meio, com exclusão de qualquer outro para dirimir quaisquer dúvidas relacionadas com o presente contrato.

11.2 - E por estarem assim justas e combinadas, assinam as partes o presente instrumento, em duas vias, perante as testemunhas abaixo.

Capitão, ____ de ___________ de ___________

CÉSAR LUIS BENEDUZI PREFEITO MUNICIPAL CONTRATANTE EMPRESA CONTRATADA Assessor Jurídico TESTEMUNHAS: _________________ _________________

Referências

Documentos relacionados

9.3 – Não haverá reajuste de preços. 9.4 - Fica ressalvada a possibilidade de alteração das condições estabelecidas nesta cláusula, em face da superveniência de

Apesar de a aplicação intramuscular de óleos no presente estudo ter sido verificada apenas em registros de indivíduos do sexo masculino, na literatura esse procedimento não

Os envelopes contendo os documentos de habilitação que não forem abertos durante a licitação deverão ser retirados no Departamento de Licitação do Município de

Multa de 1% (um por cento) sobre o preço total da ata de registro de preços, por dia de atraso, no caso da vencedora não cumprir qualquer clausula deste edital ou ata, até o

a) quando o fornecedor der causa à rescisão administrativa da nota de empenho decorrente deste Registro de Preços, nas hipóteses previstas nos incisos de I a XII e XVII

• Decisão - Impugnação ao Edital do Processo Licitatório Pregão Presencial Nº 004/2016 - Objeto: Contratação de empresa para prestação de serviços de transporte escolar, com

8.2 – O proponente deverá se apresentar para credenciamento junto ao Pregoeiro por um representante que, devidamente munido de documento que o credencie a

Para certidões emitidas que não especifiquem seu prazo de validade será considerado o prazo máximo de 90 (noventa) dias, contados a partir de suas respectivas emissões,