• Nenhum resultado encontrado

COMO ELABORAR O PLANO DO MEU NEGÓCIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMO ELABORAR O PLANO DO MEU NEGÓCIO"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

COMO ELABORAR

O

PLANO

DO MEU

NEGÓCIO

(2)

APRESENTAÇÃO

No mundo de hoje, as inovações estão acontecendo de maneira tão acelerada que o acompanhamento e a adoção de emergentes tendências educacionais se tornaram imprescindíveis nas instituições que desejam manter-se na vanguarda dos acontecimentos. Conhecer estas tendências, avaliar as experiências que vêm sendo realizadas, discutir a viabilidade de sua utilização nas instituições educacionais, promover as adaptações necessárias aos diferentes processos que se desenvolvem na escola, nada mais significa do que ser contemporâneo.

O cenário futuro para a educação é, na verdade, o resgate da aprendizagem, em que pessoas desenvolvem ao máximo suas potencialidades, em vez de serem apenas adestradas em habilidades ultrapassadas da sociedade industrial. Ao assumir a responsabilidade de ministrar cursos de graduação, a Faculdade Minas Gerais - FAMIG compromete-se com a sociedade, no sentido de que seus egressos sejam uma resposta às necessidades dessa sociedade, quanto à competência requerida.

A Faculdade Minas Gerais - FAMIG procurou desenvolver com a concepção de seus cursos, projetos para uma formação profissional dirigida para a competência buscando responder: O que fará, no mercado de trabalho, o egresso do curso? Que funções lhe serão atribuídas? Que oportunidades existirão para ele? Que perfil profissiográfico será exigido para o desenvolvimento de suas funções? Que competências e habilidades ele precisará possuir? Significa que a Instituição procura atender ao novo perfil que se delineia para o profissional das próximas décadas, que pode ser assim sintetizado: Larga base cultural; Autodidatismo; Interesse em assuntos gerais; Visão de tendências sociais e de mercado; Problem Solver; Espírito empreendedor; Ética nas atitudes, e; Educação continuada.

Neste contexto, o curso de Administração da FAMIG pretende formar um profissional capaz de atender aos anseios sociais, mercadológicos, econômicos, éticos, ambientais e, promover o empreendedorismo. Ser empreendedor em todas as suas atitudes e práticas com uma visão holística do processo, identificando oportunidades e inovando em produtos, serviços e processos. Segundo o SEBRAE, a cada ano, nascem cerca de 500

(3)

mil empresas no país, porém, após dois anos de existência, 49,4% delas encerram suas atividades; após três anos 56,4% e 59,9% não sobrevivem além dos quatro anos.

Esta formação do Administrador prevê, não somente uma aplicabilidade do conhecimento adquirido, como a prática da gestão de uma empresa, a consultoria em empresas dos mais diversos segmentos como a capacitação para a abertura de um negócio. Para tal capacitação, este manual foi elaborado, com o intuito de auxiliar o aluno na elaboração do seu Plano de Negócios.

(4)

SUMÁRIO

1 - SUMÁRIO EXECUTIVO ...6

1.1 – PRINCIPAIS PONTOS DO NEGÓCIO ... 6

1.2 – DADOS DOS EMPREENDEDORES, EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E ATRIBUIÇÕES ... 6

1.3 – DADOS DO EMPREENDIMENTO... 7 1.4 – MISSÃO ... 7 1.5 – VISÃO ... 7 1.6 – FORMA JURÍDICA ... 7 1.7 – ENQUADRAMENTO TRIBUTÁRIO ... 7 1.8 – CAPITAL SOCIAL ... 8 1.9 – FONTE DE RECURSOS ... 8 2 – ANÁLISE DE MERCADO ...9 2.1 – CLIENTES ... 9 2.2 – CONCORRENTES ... 10 2.2 – FORNECEDORES ... 10 3 – PLANO DE MARKETING ...12 3.1 – PRODUTOS E SERVIÇOS ... 12 3.2 – PREÇO ... 12 3.3 – DIVULGAÇÃO E PROMOÇÃO ... 12 3.4 – DISTRIBUIÇÃO E VENDAS ... 13 3.5 – LOCALIZAÇÃO ... 13 4 – PLANO ESTRATÉGICO ...15 4.1 – ANÁLISE DE SWOT ... 15 4.2 – BSC ... 15 5 – PLANO OPERACIONAL ...17 5.1 – LAYOUT ... 17 5.2 – CAPACIDADE PRODUTIVA... 17 5.3 – PROCESSOS OPERACIONAIS ... 17

(5)

5.4 – PLANO DE PESSOAL ... 18

6 – PLANO FINANCEIRO ...19

6.1 – INVESTIMENTO INICIAL ... 19

6.2 – GASTOS COM PESSOAL ... 20

6.3 – REMUNERAÇÃO DOS SÓCIOS ... 21

6.4 – PROJEÇÃO DE DESPESAS ... 21

6.5 – CUSTOS DO PRODUTO OU SERVIÇO ... 22

6.6 – PREVISÃO DE VENDAS ... 22

6.7 – IMPOSTOS SOBRE FATURAMENTO ... 23

6.8 – PROJEÇÕES FINANCEIRAS ... 23

6.9 – ANÁLISE DE INVESTIMENTO ... 24

REFERÊNCIAS ...26

APÊNDICE ...27

(6)

1 - SUMÁRIO EXECUTIVO

Elabore um resumo do Plano de Negócio contendo seus pontos mais importantes. Descreva o histórico do seu negócio e a motivação para a definição do mesmo.

1.1 – Principais pontos do Negócio

Descreva resumidamente os aspectos do negócio contendo as suas principais características. Explore os seguintes pontos:

 Qual é o seu negócio;

 Qual a motivação para a escolha do negócio;

 Quais são os seus produtos;

 Qual o diferencial do seu produto ou negócio;

 Quais são as principais características do produto;

 Quem são os seus principais clientes;

 Por que os potenciais clientes pagarão para adquirir o produto;

 Investimento inicial;

 Lucratividade esperada;

 Prazo de retorno do investimento;

 Ponto de equilíbrio.

1.2 – Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições

Informe os dados pessoais dos administradores do negócio destacando as experiências anteriores e os conhecimentos e habilidades que contribuirão para o empreendimento.

 Nome dos empreendedores, endereço, telefone para contato e e-mail;

 Breve currículo;

(7)

1.3 – Dados do empreendimento

Informe a razão social da empresa, o nome fantasia e a localização.

1.4 – Missão

Descreva a missão da empresa observando as seguintes premissas:

 A razão de ser da empresa destacando qual é o negócio e quem são os potenciais clientes;

 O que é importante para os empregados, fornecedores, sócios, comunidade, etc.

1.5 – Visão

Descreva a visão do negócio, considerando o que a empresa pretende ser e o que pretende realizar.

1.6 – Forma jurídica

Indique e justifique a forma jurídica definida para o negócio.

 Microempreendedor Individual - MEI;

 Empresário Individual;

 Empresa Individual de Responsabilidade Limitada;

 Sociedade Limitada;

 Outras.

1.7 – Enquadramento tributário

Indique e justifique o enquadramento tributário da empresa e relacione os tributos municipais, estaduais e federais aplicáveis para o enquadramento escolhido.

(8)

 Microempreendedor Individual;

 Lucro presumido;

 Lucro real.

1.8 – Capital social

O capital social é composto pelos recursos que serão aplicados no negócio. Informe o valor e o percentual investidos de cada sócio. Utilize a Tabela 1 a seguir como modelo.

TABELA 1 – Capital Social

Nome do Sócio Valor (R$) % de participação

Sócio 1 Sócio 2 Sócio 3

Total 100,00

1.9 – Fonte de recursos

Descreva qual a origem dos recursos necessários para a abertura da empresa: capital próprio, capital de terceiros ou ambos. Em caso de capital de terceiros, indique a forma e o custo do financiamento.

(9)

2 – ANÁLISE DE MERCADO

2.1 – Clientes

Identifique as características gerais do seu público-alvo, os interesses, comportamentos, a motivação de compra e o mercado a qual está presente.

Perfil  Faixa etária;  Sexo;  Composição familiar;  Profissão;  Renda;  Escolaridade;  Estado civil;  Etc. Interesses e comportamentos

 Quantidade e frequência que o cliente compra o produto;

 Locais onde o produto é comprado;

 Preços pagos pelo produto.

Motivação de compra  Preço;  Prazo de pagamento;  Prazo de entrega;  Qualidade;  Marca;  Atendimento;  Etc.

(10)

Mercado

 Tamanho potencial do mercado;

 Identificar se o mercado está em crescimento, estabilizado ou em declínio;

 Identificar se o negócio é afetado pela sazonalidade.

2.2 – Concorrentes

Pesquise quem são os seus principais concorrentes e faça uma comparação entre as características dos concorrentes e as características do seu negócio. Procure abordar os seguintes pontos:

 Quem são os seus concorrentes;

 Onde eles estão localizados;

 Quantos são os concorrentes;

 Tamanho dos concorrentes em termos de faturamento, números de lojas, número de funcionários, etc.;

 Qualidade dos produtos dos concorrentes;

 Preço cobrado;  Condição de pagamento;  Serviços disponibilizados;  Canais de vendas;  Publicidade;  Tempo de entrega;  Garantias oferecidas;  Etc. 2.2 – Fornecedores

Pesquise quem são os seus fornecedores de equipamentos, ferramentas, móveis, utensílios, matérias-primas, embalagens, mercadorias e serviços. Verifique a disponibilidade e condição de fornecimento. Atente-se às seguintes questões:

(11)

 Condição de Pagamentos;

 Prazos de entrega;

 Capacidade produtiva;

 Localização;

 Quantidade de fornecedores disponíveis;

(12)

3 – PLANO DE MARKETING

3.1 – Produtos e serviços

Descreva os produtos que serão fabricados ou revendidos. Para empresa de serviço, informe quais serviços serão prestados e suas respectivas características. Considere as seguintes características:  Tamanho do produto;  Modelos;  Cores;  Sabores;  Embalagens;  Apresentação;  Garantia;  Etc. 3.2 – Preço

Defina a estratégia de preço considerando o comportamento de compra do cliente, a reação dos concorrentes e a margem de lucro da empresa. Explore os itens abaixo:

 Preço de venda;

 Forma de pagamento;

 Prazo de pagamento;

 Prazo de entrega.

3.3 – Divulgação e promoção

Descreva como os seus clientes serão apresentados, informados, lembrados ou convencidos de comprar os seus produtos ou serviços. Considere os seguintes meios:

(13)

 Propagandas em mídias tradicionais (jornais, revistas, rádios e TV);  Internet;  Outdoors;  Panfletos;  Cartões de visita;  Catálogos;  Férias e exposições;

 Amostras grátis e degustações;

 Descontos;

 Patrocínios;

 Etc.

3.4 – Distribuição e vendas

Defina como os seus produtos ou serviços chegarão aos seus clientes de acordo com os exemplos a seguir.  Varejistas;  Atacadistas;  Lojas próprias;  Franquias;  Vendas diretas;  Representantes;  Lojas on-line;  Telefone;  Etc. 3.5 – Localização

A localização da sua empresa está diretamente relacionada ao seu ramo de atividade, podendo ser um requisito fundamental para o sucesso do seu negócio ou não ter relevância no seu desempenho final. Defina a localização considerando as seguintes características:

(14)

 Contrato de locação, condição de pagamento e prazo do aluguel;

 Condição de segurança da vizinhança;

 Facilidade de acesso;

 Nível de ruído;

 Trânsito e facilidade de estacionamento;

 Condição de higiene e limpeza;

 Fluxo de pessoas na região;

 Perfil de pessoas na região;

 Proximidade dos concorrentes;

(15)

4 – PLANO ESTRATÉGICO

4.1 – Análise de SWOT

Analise os pontos fortes e os pontos fracos do seu negócio bem como as oportunidades e ameaças mais importantes do seu ambiente competitivo. Utilize o modelo do Quadro 1 para registrar as informações.

QUADRO 1 – Análise de SWOT

Pontos Fortes Pontos Fracos

Fat or es In te rn o s S: Forças W: Fraquezas Fat or es E xt er n os O: Oportunidades T: Ameaças

Após a finalização da análise, desenvolva ações que minimizem as ameaças e fraquezas e maximizem as oportunidades e forças.

4.2 – BSC

Defina os principais objetivos estratégicos do seu negócio e seus respectivos indicadores, metas e planos de ação no contexto das perspectivas do Balanced Scorecard (BSC). Utilize a Tabela 2 a seguir como modelo de apresentação.

(16)

TABELA 2 – BSC

Perspectiva Objetivos Estratégicos Indicadores Metas Plano de Ação

Financeira Cliente

Processos Internos Inovação e Aprendizado

(17)

5 – PLANO OPERACIONAL

5.1 – Layout

Defina o layout da empresa considerando o tipo e o porte do negócio, o fluxo de pessoas, os maquinários e equipamentos. Analise as seguintes questões:

 Etapas da produção;

 Circulação de materiais e pessoas;

 Ventilação;

 Decoração;

 Pintura;

 Vitrines;

 Fachadas;

 Disposição de equipamentos e mobiliários;

 Atendimento da legislação vigente;

 Acesso a pessoas portadoras de necessidades especiais;

 Etc.

5.2 – Capacidade produtiva

Faça a estimativa da capacidade instalada da empresa levando em consideração a:

 Quantidade máxima de produção de acordo com a disponibilidade de mão de obra, matéria prima, máquinas e equipamentos;

 Quantidade máxima de clientes que podem ser atendidos;

 Etc.

5.3 – Processos operacionais

Descreva a forma de funcionamento da empresa. Identifique os trabalhos que serão realizados, os responsáveis por estes trabalhos e os materiais e equipamentos

(18)

necessários. Elabore fluxogramas para os principais processos. Considere as seguintes questões:

 Fabricação dos produtos;

 Venda de mercadorias;

 Prestação de serviços;

 Logística interna, externa e reversa;

 Rotinas administrativas;

 Etc.

5.4 – Plano de pessoal

Descreva as necessidades de pessoal com os respectivos cargos e funções para o adequado funcionamento da empresa. Se necessário, elabore o organograma da empresa. Estime a quantidade de mão de obra considerando a capacidade produtiva e os processos operacionais. Identifique as qualificações requeridas de cada função e as necessidades de treinamentos.

(19)

6 – PLANO FINANCEIRO

6.1 – Investimento inicial

Defina o investimento inicial necessário para a abertura do novo empreendimento, considerando os investimentos fixos (imobilizado), investimento pré-operacional e investimento em capital de giro (capital inicial e estoque inicial).

6.1.1 – Investimentos fixos

Apure os investimentos necessários para infraestrutura, espaço físico, máquinas e equipamentos, veículos, móveis, utensílios, etc. Utilize a Tabela 3 como modelo.

TABELA 3 – Investimentos fixos

Item Descrição Qto. Vl. Uni. Total

1 2 3 ... Total 6.1.2 – Investimentos pré-operacionais

Apure os gastos realizados antes do início das atividades do negócio. Os gastos pré-operacionais englobam despesas com a legalização da empresa, reforma do imóvel, treinamento de pessoal, publicidade, etc. A Tabela 4 exemplifica como os dados deverão ser apresentados.

TABELA 4 – Investimentos pré-operacionais

Item Descrição Valor

1 2 3 ...

(20)

6.1.3 – Estoques iniciais

Defina o valor necessário para o inicio do funcionamento da empresa. Considere os gastos com a fabricação do seu produto (matéria-prima) ou com a compra de mercadorias para revenda. Utilize como exemplo a Tabela 5.

TABELA 5 – Estoques iniciais

Item Descrição Qto. Vl. Uni. Total

1 2 3 ...

Total

6.1.4 – Investimento total e fontes de recursos

Faça um resumo totalizando os investimentos iniciais e informando as fontes de recursos conforme as Tabelas 6 e 7 a seguir.

TABELA 6 – Resumo dos investimentos

Item Descrição Valor

1 Investimentos fixos

2 Investimentos pré-operacionais

3 Estoques iniciais

Total

TABELA 7 – Fontes de Recursos

Item Fontes de Recursos Valor %

1 Recursos próprios

2 Recursos de terceiros

Total 100

6.2 – Gastos com pessoal

Apure os gastos com pessoal considerando os seguintes itens: salários, encargos trabalhistas, provisão de 13º salário, provisão de férias, gastos com benefícios e transporte. Utilize as Tabelas 8 e 9 a seguir como modelo.

(21)

TABELA 8 – Gastos com pessoal

Item Função No. de Empregados Salário Total

1 2 3 ...

Total

TABELA 9 – Encargos, provisões e despesas com pessoal

Descrição Mês 1 Mês 2 Mês 3 ... Mês 12 Total Salário Encargos sociais Provisão de 13º Provisão de Férias Subtotal Desp. Alimentação Desp. Transporte Total

6.3 – Remuneração dos sócios

Defina a remuneração da mão de obra dos sócios (pró-labore ou distribuição de lucro) preenchendo a Tabela 10. Considere a situação menos onerosa para a empresa.

TABELA 10 – Remuneração dos sócios

Item Sócio Valor

1 2 3

Total

6.4 – Projeção de despesas

Apure os gastos da empresa considerando: custos fixos, custos variáveis, despesas fixas, despesas variáveis, custos indiretos e serviços terceirizados. Calcule os gastos mensais e faça a projeção anual contendo, no mínimo, cinco períodos. Siga o modelo da Tabela 11 a seguir.

(22)

TABELA 11 – Projeção de despesas

Item Gastos Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano 5

1 2 3 ...

Total

6.5 – Custos do produto ou serviço

Determine o custo do produto e/ou serviço conforme o ramo de atividade da empresa (comércio, indústria e serviços). Considere o mix de produtos ou serviços, os custos de produção e comercialização, a incidência de tributações, os custos indiretos e as despesas indiretas. Faça uma tabela para cada produto ou serviço. Utilize a Tabela 12 como modelo.

TABELA 12 – Custos do produto ou serviço

Item Descrição dos custos Valor

1 2 3 ... Total 6.6 – Previsão de vendas

A previsão de vendas deve ser estimada de acordo com a capacidade produtiva, o potencial do mercado e a estratégia de marketing da empresa. Considere as seguintes questões:

 Tamanho do mercado consumidor;

 Faturamento de negócios semelhantes;

 Expectativa de crescimento das vendas;

 Sazonalidade;

 Fatores econômicos e governamentais;

(23)

 Capacidade produtiva do seu negócio;

 Capacidade produtiva do seu fornecedor;

 Logística de compra e venda;

 Etc.

6.7 – Impostos sobre faturamento

Apure o valor dos tributos a serem recolhidos e faça uma projeção de gastos no período de quatro anos utilizando a Tabela 13 como exemplo. Considere para os cálculos o regime de tributação da empresa (empreendedor individual, simples nacional, lucro presumido ou lucro real).

TABELA 13 – Impostos sobre faturamento

Período Faturamento Alíquota Imposto a pagar

Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano 5 Total 6.8 – Projeções financeiras

Apreente as projeções financeiras considerando os dados informados no Plano de Negócio.

6.8.1 – Fluxo de caixa

Elabore o fluxo de caixa da empresa de acordo com as despesas e receitas previstas. Faça uma projeção de, no mínimo, cinco períodos. Utilize o modelo da Tabela 14 a seguir.

(24)

TABELA 14 – Fluxo de caixa

Descrição Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano 5

Saldo Inicial Entradas ... Vendas Total de entradas Saídas ... Total de saídas Saldo não acumulado

6.8.2 – Projeção de resultados

Elabore o demonstrativo de resultado e calcule a lucratividade e a rentabilidade do negócio conforme a Tabela 15.

TABELA 15 – Projeção de resultados

Descrição Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano 5

Vendas brutas

(-) deduções e abatimentos (-) Comissão sobre vendas

(=) Vendas líquidas

(-) Custo de mercadorias vendidas

(=) Lucro bruto operacional

(-) despesas administrativas (-) depreciação

(=) Lucro líquido operacional Lucratividade (%)

Rentabilidade (%)

6.9 – Análise de Investimento

Determine o custo de oportunidade e calcule o Valor Presente Líquido (VPL), o Prazo de Retorno do Investimento (Payback), a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Ponto de Equilíbrio (PE). Após os resultados das análises, justifique a viabilidade do projeto. Utilize os modelos das Tabelas 15, 16 e 17 para a demonstração dos cálculos.

(25)

TABELA 15 – VPL e Payback

Custo de oportunidade Período Entrada de

Caixa

Saldo

Acumulado Constante Valor Presente

Valor Presente Acumulado Ano 0 Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano 5 TABELA 16 – TIR TIR Período Entrada de Caixa Saldo

Acumulado Constante Valor Presente

Valor Presente Acumulado Ano 0 Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano 5

TABELA 17 – Ponto de Equilíbrio

Descrição Valor

Custo fixo total

Preço de venda do produto/serviço Custo variável do produto/serviço Margem de contribuição

PE quantitatio PE financeiro

(26)

REFERÊNCIAS

BULGACOV. S. Manual de gestão empresarial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

CHÉR, R. O meu próprio negócio. 2. ed. São Paulo: Negócio, 2002.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

DOLABELA, F. D. O segredo de Luísa. 14. ed. São Paulo: Cultura, 2006.

PWC. PricewaterhouseCoopers Brasil. Como criar um plano de negócio. Brasil, 2010. Disponível em: https://endeavor.org.br/. Acesso em: 11/07/2016.

SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Como elaborar um plano de negócio. Brasília, 2013. Disponível em: http://www.sebrae.com.br. Acesso em: 11/07/2016.

(27)

APÊNDICE

Nesta seção, coloque as informações elaboradas pelos próprios autores como forma de complementar o Plano de Negócio. São exemplos de apêndices:

 Logomarca;

 Protótipo dos produtos;

 Panfletos promocionais;

 Redes sociais e site da empresa;

 Localização e layout do estabelecimento;

 Especificações de máquinas e equipamentos;

 Demonstrativo de cálculos;

 Pesquisas diversas;

(28)

ANEXO

O anexo diferencia do apêndice por apresentar conteúdos elaborados por terceiros e que sirvam de comprovação e complementação do conteúdo do trabalho. São exemplos de anexos:

 Dados ou informações de instituições governamentais e não governamentais como: IBGE, Junta Comercial, Vigilância Sanitária, SEBRAE, CDL, sindicatos, entre outros;

 Dados ou informações da imprensa especializada;

 Dados ou informações de fornecedores;

 Fotos de máquinas e equipamentos;

 Modelo de contratos diversos;

 Leis e dispositivos legais;

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Definidos os dois eixos do domínio analisado, foram escolhidas três, das onze abordagens mencionadas por Hjørland (2002), a saber: 1) Estudos bibliométricos, no que se

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Diante das consequências provocadas pelas intempé- ries climáticas sobre a oferta de cana-de-açúcar para a indústria, a tendência natural é que a produção seja inferior

Desta maneira, vemos que Rousseau conclui do homem natural que este tende a viver sem se aglomerar em grupos, sociedades, e, mesmo quando começa a se agrupar, ou contar