• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1 Ano Prof.: TONHAO Disciplina HISTÓRIA Aluno (a):. No.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1 Ano Prof.: TONHAO Disciplina HISTÓRIA Aluno (a):. No."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Orientações:

-Responder manuscrito;

-Cópias de colegas, entrega com atraso, letra ilegível, deixar de responder alguma questão e o não cumprimento de orientações passadas pelo professor, acarretará no desconto de nota.

-O trabalho deve conter capa com o tema: “trabalho de recuperação” e o nome do aluno.

_________________________________________________________________________________________

1º ANO

1. Ler os Capítulos 05, 06 e 08 (pág: 56 a 86 e pág 95 a 107)

2. Transcrever para o trabalho as frases chaves de cada subtítulo em cada tema da unidade.

3. Escrever sua compreensão pessoal de cada subtítulos

4. Responder as questões em anexo:

Questão 01. (Fatec-SP) Uma das características a ser reconhecida no feudalismo europeu é:

a) A economia do feudo era dinâmica, estando voltada para o comércio dos feudos vizinhos. b) A sociedade feudal era semelhante ao sistema de castas.

c) As relações de produção eram escravocratas.

d) Os ideais de honra e fidelidade vieram das instituições dos hunos.

e) Os servos estavam presos a várias obrigações, entre elas o pagamento anual da capitação, talha e banalidades.

Questão 02. (UFPA) Nas relações de suserania e vassalagem dominantes durante o feudalismo europeu, é possível observar que:

a) A servidão representou, sobretudo na França e na Península Ibérica, um verdadeiro renascimento da escravidão conforme existia na Roma imperial.

b) As principais instituições sociais que sustentavam as relações entre senhores e servos eram de origem muçulmana, oriundos da longa presença árabe na Europa Ocidental.

c) Mesmo dispondo de grandes propriedades territoriais, os suseranos eclesiásticos não mantinham a servidão nos seus domínios, mas sim o trabalho livre.

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio – 1° Ano Prof.: TONHAO – Disciplina HISTÓRIA

Aluno (a): _____________________________. No. _____

Trabalho de Recuperação Data: ____/____/____ Valor: _________ ___________Nota:_ ____

(2)

d) O sistema de impostos incidia de forma pesada sobre os servos. O imposto da mão morta, por exemplo, era pago pelos herdeiros de um servo que morria para que continuassem nas terras pertencentes ao suserano.

e) Os suseranos leigos, formados pela grande nobreza fundiária, distinguiam juridicamente os servos que trabalhavam nos campos dos que produziam nas cidades.

Questão 03. (UFU-MG) A Alta Idade Média (Século V a X) tem como uma de suas características singulares, que a define historicamente:

a) A consolidação e generalização do trabalho servil. b) A formação das cruzadas para combater os infiéis do Islã. c) O desaparecimento dos reinos germânicos no Ocidente. d) O desenvolvimento, com posterior centralização do poder real. e) O renascimento comercial, que reorienta a vida econômica feudal.

Questão 04. (UFJF-MG) O islamismo, religião fundada por Maomé e de grande importância na Unidade Árabe, tem como fundamento:

a) A concepção do islamismo vinculado exclusivamente aos árabes, não podendo ser professado pelos povos inferiores. b) O culto dos santos e profetas através de imagens e ídolos.

c) O monoteísmo, influência do cristianismo e do judaísmo, observado por Maomé entre os povos que seguiam essas religiões.

d) O politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses, dos quais o principal é Alá.

e) O princípio da aceitação dos desígnios de Alá em vida e a negação de uma vida pós-morte.

Questão 05. (Vunesp-SP) O islamismo, ideologia difundida a partir da Alta Idade Média em que o poder político confunde-se com o poder religioso, era dotado de certa heterogeneidade, o que pode ser constatado na existência de seitas rivais como:

a) Cristãos e Muezins b) Politeístas e Monoteístas c) Sunitas e Cristãos

d) Sunitas e Xiitas e) Xiitas e Politeístas

(3)

Questão 06. (FGV-SP) A hégira, um dos eventos mais importantes do islamismo e que marca o início do calendário islâmico, corresponde:

a) À entrada triunfal de Maomé em Meca em 630.

b) À fuga de Maomé e seus seguidores de Meca para Medina.

c) À revelação de Maomé que lhe foi transmitida pelo arcanjo Gabriel. d) Ao casamento de Maomé com uma rica viúva, dona de camelos. e) Ao grande incêndio da Caaba em Meca em 615.

Questão 07. (Fuvest-SP) As feiras na Idade Média constituíram-se:

a) Áreas exclusivas de câmbio das diversas moedas europeias.

b) Instituições carolíngias para renascimento do comércio abalado com as invasões no Mediterrâneo. c) Instrumentos de comércio local das cidades para abastecimento cotidiano dos seus habitantes. d) Locais de comércio de amplitude continental que dinamizaram a economia da época.

e) Locais fixos de comercialização da produção dos feudos.

Questão 08. (FVP-SP)A teoria segundo a qual “Deus predestina uma parte do gênero humano a salvar-se e abandona o restante à perdição” foi defendida, na Idade Média, por:

a) Santo Agostinho b) Santo Tomás de Aquino c) São Clemente

d) São Gregório Magno e) São Jerônimo

Questão 09. (Fuvest-SP) Do Grande Cisma do Oriente sofrido pelo cristianismo no século XI, resultou:

a) A divisão da Igreja em Católica Romana e Ortodoxa Grega. b) A heresia dos Albigenses, condenada pelo papa Inocêncio II.

c) A Querela das Investiduras, que proibia a investidura de clérigos por leigos.

(4)

e) O estabelecimento dos tribunais da Inquisição pela Igreja Católica.

Questão 10. (Vunesp-SP) A partir do século XII, em algumas regiões europeias, nas cidades em crescimento, comerciantes, artesãos e bispos aliaram-se para a construção de catedrais cm grandes pórticos, vitrais e rosáceas, produzindo uma “poética da luz”, abóbadas e torres elevadas que dominavam os demais edifícios urbanos. O estilo da arte da época é denominado:

a) Barroco. b) Bizantino. c) Gótico.

d) Renascentista. e) Românico.

Questão 11. (Cescem-SP) As corporações de ofício eram organizadas com o objetivo de:

a) Aplicar os princípios religiosos às atividades cotidianas. b) Combater os senhores feudais.

c) Defender os interesses dos artesãos diante dos patrões. d) Proporcionar formação profissional aos jovens fidalgos.

e) Proteger os ofícios contra a concorrência e controlar a produção.

Questão 12. (FEI-SP) Os problemas das heranças feudais, que haviam confundido destinos e províncias, tornaram inevitável a Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra. A eclosão desse conflito:

a) Deu-se no primeiro quartel do século XI, a partir de problemas na sucessão do trono francês sobre o qual a Inglaterra tinha fortes interesses.

b) Teve como causa principal a disputa pela região de Flandes que, feudatária da França, atraía fortes interesses econômicos da Inglaterra.

c) Ocorreu na primeira metade do século XIV, a partir da disputa entre os dois países sobre inúmeros territórios flamengos e italianos.

d) Foi provocada pelas disputas políticas entre a Rosa Vermelha (de Lancaster) e a Rosa Branca (de York) e) Aconteceu devido a interesses manufatureiros da França sobre Flandes, região feudatária da Inglaterra.

Questão 13. (FGV-Adm) A chamada “crise do século XIV”, na Europa Ocidental, caracterizou-se por um conjunto de fatores como más colheitas, fome, epidemias, rebeliões camponesas e guerras. Pode-se dizer que tais elementos

(5)

a) abalaram o sistema feudal, provocando uma acentuada queda demográfica, num processo inverso ao da expansão verificada entre os séculos XI e XIII.

b) contribuíram para o aumento relativo da população das cidades, onde os índices de mortalidade eram menores que no campo.

c) fizeram diminuir as taxas e obrigações senhoriais que recaíam sobre os servos e levaram à adoção da escravidão de africanos nos senhorios feudais.

d) fortaleceram as instituições medievais, principalmente o caráter internacional das universidades.

e) provocaram um enfraquecimento geral da cristandade, sobretudo na península Ibérica, o que permitiu uma nova ofensiva islâmica na região.

Questão 14. (FMABC-SP) “[A peste negra] era transmitida essencialmente pelos parasitas, principalmente as pulgas e os ratos. Era uma doença exótica, contra a qual os organismos dos europeus não tinham defesas. Veio da Ásia pela rota da seda. Veja: a epidemia, essa catástrofe, é, portanto, também um dos efeitos do progresso, do crescimento.” Georges Duby. Ano 1000 Ano 2000. Na pista de nossos medos.

São Paulo: Editora da Unesp, 1998, p. 80

A partir do texto, que trata do aparecimento da peste negra na Europa do século XIV, podemos dizer que

a) a integração entre regiões diferentes do planeta, provocada pelo comércio e por intercâmbios culturais, também pode contribuir para a disseminação de doenças.

b) as doenças ficam em geral confinadas ao local de manifestação original e quando se alastram para outras áreas não provocam grandes problemas nem geram epidemias.

c) epidemias, como a peste negra, são provocadas pela ira divina e não podem ser tratadas pelos homens, a não ser que a medicina recorra a procedimentos religiosos.

d) más condições de higiene e a falta de um sistema unificado de atendimento médico foram os principais responsáveis pela proliferação dos parasitas que provocaram a peste negra.

e) problemas de saúde, como a peste negra, derivam sempre da miséria social e as epidemias avançam apenas em períodos de crise econômica e conflitos sociais.

Questão 15. (ENEM 2001) O texto abaixo reproduz parte de um diálogo entre dois personagens de um romance. - Quer dizer que a Idade Média durou dez horas? – Perguntou Sofia.

- Se cada hora valer cem anos, então sua conta está certa. Podemos imaginar que Jesus nasceu à meia-noite, que Paulo saiu em peregrinação missionária pouco antes da meia-noite e meia e morreu quinze minutos depois, em Roma. Até as três da manhã a fé cristã foi mais ou menos proibida. (…) Até as dez horas as escolas dos mosteiros detiveram o monopólio da educação. Entre dez e onze horas são fundadas as primeiras universidades.

(6)

Romance da História da Filosofia. São Paulo: Cia das Letras, 1997).

O ano de 476 d.C., época da queda do Império Romano do Ocidente, tem sido usado como marco para o início da Idade Média. De acordo com a escala de tempo apresentada no texto, que considera como ponto de partida o início da Era Cristã, pode-se afirmar que

a) as Grandes Navegações tiveram início por volta das quinze horas. b) a Idade Moderna teve início um pouco antes das dez horas.

c) o Cristianismo começou a ser propagado na Europa no início da Idade Média.

d) as peregrinações do apóstolo Paulo ocorreram após os primeiros 150 anos da Era Cristã. e) os mosteiros perderam o monopólio da educação no final da Idade Média.

Questões para Redação e Reflexões Conceituais

Questão 01. (Fuvest-SP) A partir do século XI, na Europa ocidental, os poderes monárquicos foram lentamente se reconstituindo e em torno deles surgiram os diversos Estados nacionais. Explique as razões desse processo de centralização política.

Questão 02. (Vunesp) A Idade Média pode ser caracterizada por um longo processo de desenvolvimento e de lenta dissolução das relações servis de produção. Relacione os fatores históricos estruturais e conjunturais que contribuíram e influíram na formação do sistema medieval.

Questão 03. Como se estruturava a sociedade medieval?

(7)

Questão 05. (Fuvest - 2008) Se, para o historiador, a Idade Média não pode ser reduzida a uma “Idade das Trevas”, para o senso comum, ela continua a ser lembrada dessa maneira, como um período de práticas e instituições “bárbaras”. Com base na afirmação acima, indique e descreva:

a) duas contribuições relevantes da Idade Média.

Referências

Documentos relacionados

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

Na análise geral (incluindo todos os tempos de incubação) foi detectada interação significativa entre forragens (alfafa e soja) e forma (verde c desidratada), mostrando que

Teoria das emoções de James-Lange: uma emoção é uma espécie de percepção cognitiva sobre o que acontece no corpo durante um impacto. Catatimia: É a importante influência que a

O primeiro Banco de Leite Humano (BLH) em São Paulo instalado em 1967 está completando seu quinquagésimo ano de funcionamento, motivo pelo qual programamos a realização de

Os policiais militares empregados no policiamento comunitário realizarão visitas em residências, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), tais como

Ele acrescentou que a legislação sobre a veiculação de propaganda de bebidas alcoólicas não traz uma norma expressa que permita ao órgão regulador tomar uma medida de caráter

Para a determinação da área de substrato exposto, foi necessário calcular a área total da cava e a área coberta por vegetação para cada período estudado, essa última

A ampliação do projeto “Acesso à Justiça e Mediação de Conflitos” em 2013 para o Conselho Tutelar da Região Norte de João Pessoa partiu de uma demanda da comunidade e do