• Nenhum resultado encontrado

2014 Prezado (a) Aluno (a)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2014 Prezado (a) Aluno (a)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

Manual do

Aluno 2014

Prezado (a) Aluno (a)

Este Manual orienta-o (a) nas principais situações

acadê-micas, facilitando sua vida universitária. A Divisão de

Regis-tro Acadêmico (DRA) é o seu elo com a maioria dos setores

da UNIVALE. Toda solicitação, por escrito, deverá ser feita

na DRA, que encaminhará seu requerimento para

avalia-ção ao setor próprio. Após o prazo determinado no

pro-tocolo, você retornará à DRA para obter resposta de sua

solicitação. Outras informações poderão ser obtidas com

seus Professores e Coordenação de Curso.

(3)

1. FORMAS DE INGRESSO

1.1. Portadores de Certificado do Ensino Médio

É o modo pelo qual a maioria dos alunos ingressa na UNI-VALE. Os candidatos são classificados de acordo com o resultado do Processo Seletivo,

1.2. Portadores de Diploma de Curso Superior (Obtenção de Novo Título).

1.3. Por Transferência.

2. FORMAS DE DESLIGAMENTO

2.1. Por conclusão do curso.

2.2. Por cancelamento de matrícula.

2.3. Por solicitação escrita pelo aluno (quando maior) ou seu responsável (quando menor).

2.4. Por falta de renovação da matrícula em tempo hábil. O não comparecimento no prazo previsto no calendário acadêmico para renovar sua matrícula permite à UNIVA-LE declarar a matrícula cancelada.

2.5. Por vencimento do limite máximo de integralização para conclusão do curso.

2.6. Por sanção de desligamento, imposta com base em processo disciplinar.

3. TRANSFERÊNCIA

3.1. Transferência para a UNIVALE

O calendário estabelece a data máxima para recebimento de pedido de transferência pela DRA. É possível a transfe-rência para cursos afins. O pedido de transfetransfe-rência deve vir acompanhado dos seguintes documentos:

• Histórico Escolar;

• Declaração de vínculo com a instituição de origem; • Sistema de avaliação;

• Documento militar (masculino) - cópia;

• Certidão de nascimento ou casamento, se for o caso - cópia;

• CPF, título de eleitor, cédula de identidade (RG) - cópia; • Histórico escolar do ensino médio;

• Programa das disciplinas cursadas com êxito. 3.2. Transferência Interna entre Cursos

É admitida transferência interna entre os cursos da mes-ma área, condicionada à existência de vaga e à legislação vigente.

3.3. Transferência para outra Instituição conforme crité-rio da Instituição de destino.

4. TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

É a interrupção das atividades escolares, a pedido do alu-no, não se computando o tempo de trancamento para qualquer efeito acadêmico. O trancamento deve ser re-querido na DRA, via requerimento padrão, por ocasião

da renovação da matrícula, ou antes, de completado 1/5 (um quinto) do período letivo, ou seja, até 20 dias letivos. É vedado o trancamento da matrícula no 1º período. O trancamento da matrícula é concedido por até 3 (três) semestres letivos consecutivos ou 5 (cinco) semestres le-tivos intercalados. O trancamento da matrícula assegura ao aluno a vaga e prosseguimento dos estudos, subme-tendo-o, porém, às adaptações necessárias ao currículo em vigor à época do seu retorno.

5. MATRÍCULAS

A matrícula é feita nos prazos estabelecidos pelo Calen-dário Acadêmico, observando a seguinte ordem:

• Por período letivo no regime seriado (com renovação automática para os veteranos e presencial para os ingres-santes);

• Por Disciplina Isolada.

6. RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA

A matrícula é renovada dentro dos prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico, de forma automática, me-diante quitação dos débitos anteriores com a Instituição; pagamento do boleto referente à 1ª parcela da semes-tralidade e acesso ao portal do aluno, confirmando o requerimento de renovação da matrícula. O pagamento do boleto bancário referente à matrícula não garante a renovação da matrícula.

A Divisão de Registro Acadêmico (DRA) emite para cada aluno o “plano de matrícula”, no qual estão registradas as disciplinas, o período e turma em que está matriculado.

7. REINGRESSO

A UNIVALE admite a rematrícula dos alunos desistentes e dos que tiverem a matrícula cancelada a seu pedido, me-diante requerimento ao Reitor, se após o período regular de matrícula existir vaga para o período e curso preten-dido.

8. APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

O aluno regularmente matriculado poderá requerer o aproveitamento de estudos de disciplinas cursadas com êxito, na graduação ou na pós-graduação. O pedido de dispensa é requerido junto à DRA acompanhado do His-tórico Escolar original e do programa da disciplina cursa-da.

O pedido de dispensa de disciplina é decidido pelo Coor-denador de Curso, após parecer do professor responsá-vel. O aluno deve retornar à DRA após 15 dias para saber a resposta de seu processo de aproveitamento de estudo.

(4)

9. AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

A avaliação da aprendizagem é de responsabilidade do professor e deve abranger os aspectos de assiduidade e aproveitamento nos estudos, ambos eliminatórios. É as-segurada ao aluno a informação sobre a evolução da sua frequência e rendimento.

9.1. Frequência

A frequência é obrigatória, sendo reprovado, indepen-dentemente dos resultados obtidos, o aluno que não apresentar frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) em cada disciplina.

9.2. Rendimento

O aproveitamento nos estudos é medido por meio de avaliação do rendimento em cada disciplina, consideran-do os resultaconsideran-dos obticonsideran-dos em provas escritas e orais, em seminários, trabalhos de campo, entrevistas, testes, ar-guição e trabalhos escritos exigidos pelo professor, aos quais se atribuirão notas.

A nota final na disciplina é representada por um número inteiro, compreendido entre 0 (zero) e 100 (cem). Para o cálculo da nota final, o valor com a primeira casa decimal igual ou superior a 5 (cinco) será arredondado para o número inteiro imediatamente superior.

Para cada disciplina haverá, obrigatoriamente, um mí-nimo de 2 (duas) avaliações, em datas não coincidentes com outra disciplina. É assegurado ao aluno a devolução da avaliação, em no máximo 15 (quinze) dias antes da re-alização da próxima atividade avaliativa.

9.3. Segunda Chamada de Prova:

O aluno que deixar de fazer as provas pode requerer uma segunda chamada, mediante requerimento junto à DRA.

O requerimento de Segunda Chamada de Prova será en-caminhado para análise e parecer do professor da disci-plina referente à prova perdida. Nos casos deferidos a se-gunda chamada da avaliação, obrigatoriamente, ocorrerá no período definido no calendário acadêmico.

9.4.Critério de Aprovação

Será aprovado na disciplina o aluno que, atendidas as exigências de frequência, obtiver, no conjunto das avalia-ções ao longo do período letivo, nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos.

9.5. Exame Suplementar

Será facultada uma última oportunidade de aprovação para os alunos que obtiveram nota inferior a 60 (sessen-ta) pontos, através de uma prova escrita (Exame Suple-mentar) no valor de 100 (cem) pontos, a ser realizada em data prevista no Calendário Acadêmico, desde que, no conjunto das avaliações do período, tenha obtido nota igual ou superior a 40 (quarenta) pontos.

9.6. Segunda Chamada de Exame Suplementar:

Em casos de morte dos avós, pais, irmão, filho ou cônju-ge, por motivos de doença, internação hospitalar ou por prorrogação da jornada de trabalho, será concedido ao aluno uma segunda oportunidade de Exame Suplemen-tar.

Os requerimentos devem ser protocolados na DRA, em

48 horas, e complementados com os documentos que se segue, no prazo máximo de 03 (três) dias úteis:

- Luto: atestado de óbito e documento que comprova o vínculo familiar;

- Internação hospitalar: declaração do hospital com o re-lativo laudo médico;

- Doença: atestado médico com registro profissional e o CID da moléstia;

(5)

- Prorrogação da Jornada de Trabalho: Declaração em pa-pel timbrado da empresa.

9.7. Cálculo da Nota Final

A nota final (NF) do aluno que realizar o Exame Suple-mentar será igual à soma do Total de Pontos (TP) obtidos ao longo do período letivo com a nota obtida no Exame Suplementar (ES), dividido por dois, como expressa a seguinte fórmula:

NF = ((TP + ES): 2)

Somente serão aprovados na disciplina os alunos que obtiverem Nota Final igual ou superior a 60 (sessenta) pontos.

10. DEPENDÊNCIA

Ao aluno com reprovação em até 40% (quarenta por cen-to) das disciplinas, considerando somente o número in-teiro, é permitida a matrícula no período subsequente, com mais essas dependências.

10.1. Matrícula em Dependência

O aluno com dependência, ao renovar sua matrícula, de-verá procurar a DRA, no período permitido para alteração na matrícula, conforme calendário acadêmico, para re-querer sua matrícula na(s) dependência(s).

11. REPROVAÇÃO

É considerado reprovado no período letivo em curso, o aluno cujo número de disciplinas em que possui repro-vação for superior a 40% (quarenta por cento) do total de disciplinas da série, computadas todas as reprovações dos períodos anteriores que ainda não tiverem sido eli-minadas. A matrícula do aluno com reprovação no perío-do letivo se faz de acorperío-do com o currículo vigente.

12. REGIME ESPECIAL DE ESTUDO

(Decreto lei nº. 1044/69 e lei no. 6202/75)

Consiste no atendimento domiciliar ou hospitalar, a par-tir da data do requerimento, àquele aluno que compro-var por atestado médico incapacidade física de frequên-cia às aulas, desde que se verifique a conservação das condições intelectuais e emocionais para continuidade dos estudos.

O atendimento será feito por meio de aplicações de pro-vas e exercícios com o acompanhamento do professor, sempre que compatível com a possibilidade da institui-ção.

O aluno enquadrado nessa situação deve requerer o Regime Especial de Estudos até três dias após a data da expedição do Atestado Médico e só poderá fazê-lo se o período do impedimento ultrapassar a cinco dias letivos. O atendimento é feito somente na cidade de Governador Valadares. Os benefícios desse decreto são estendidos ao estudante em estado de gestação a partir do 8º mês de

gravidez, durante três meses.

Importante

A assistência acadêmica será dada de

acor-do com as possibilidades acor-do Curso ao qual

pertence o aluno, principalmente as

discipli-nas com aulas de laboratório ou trabalhos

de campo, que não terão assistência

acadê-mica domiciliar devido à impossibilidade de

operacionalização.

Cabe ao aluno indicar uma pessoa de sua

confiança para fazer o elo entre ele e a

ins-tituição no período do regime especial de

estudo.

13. SANÇÕES DISCIPLINARES

O Regime Disciplinar a que estão sujeitos os alunos, ob-servadas as disposições legais e assegurada ampla defe-sa, prevê as seguintes sanções: advertência, repreensão, suspensão ou desligamento.

Aplica-se advertência ao aluno que:

• Desobedecer à ordem de qualquer membro da Comu-nidade Universitária, no estrito exercício de suas funções estatutárias e regimentais;

• Perturbar a ordem, em área sob a jurisdição da Insti-tuição;

• Manifestar improbidade na execução dos trabalhos es-colares;

• Desrespeitar a proibição de propaganda político-parti-dária, no âmbito da UNIVALE.

Aplica-se repreensão ao aluno que:

• Reincidir nas faltas previstas no artigo anterior;

• Ofender, desatacar ou agredir membros da Comunida-de Universitária;

• Danificar o patrimônio da UNIVALE;

• Portar-se no Campus Universitário de forma ofensiva aos preceitos morais ou legais;

• Desrespeitar ou desobedecer às autoridades da UNI-VALE.

Aplica-se a suspensão ao aluno que:

• Reincidir nas infrações previstas nos artigos anteriores; • Causar dano, intencionalmente, ao patrimônio da uni-versidade ou a qualquer bem de qualquer de seus mem-bros.

• Ofender, desacatar ou agredir membros da Comunida-de Universitária;

• Caluniar, injuriar ou difamar, através de qualquer meio, a UNIVALE ou quaisquer membros da Comunidade Uni-versitária;

(6)

• Envolver-se em situações de: vendas, repasse, porte ou uso indevido de substancia entorpecente, ou que deter-mine dependência física ou psíquica, no âmbito da UNI-VALE.

Aplica-se o desligamento ao aluno que:

• Reincidir nas infrações previstas nos artigos anteriores; • Praticar atos ilícitos, incompatíveis com a dignidade acadêmica;

• Desrespeitar a proibição de propaganda de guerra, de preconceitos de raça, de classe, de religião ou de proces-sos violentos para subverter a ordem pública e social; • Não ressarcir os danos a que der causa no patrimônio da UNIVALE, ou de qualquer de seus membros, no prazo estabelecido.

A pena de suspensão não será inferior a 03 (três) dias, nem superior a 30 (trinta) dias. Ao aluno suspenso é ve-dado praticar atos da vida escolar, obter transferência, ou trancamento de matrícula.

14. TROTE

O trote tradicional nos Campi da UNIVALE é prática proi-bida, sob pena da aplicação do Regime Disciplinar da Uni-versidade (ver item 13 do Manual).

Calourada tem que ser cidadã! Participe das programa-ções artísticas e culturais que a UNIVALE prepara para você.

15. RECURSOS

Das decisões cabe o pedido de reconsideração à própria autoridade ou apresentação de recursos para instância imediata superior na forma seguinte:

Em matéria didático-acadêmica.

I - Do Colegiado de Curso para a Congregação da Facul-dade;

II - Da Congregação da Faculdade para o Conselho de En-sino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE.

16. DISPOSIÇÕES GERAIS

16.1. A Pró-Reitoria Acadêmica da UNIVALE se reserva o direito de:

• Estabelecer o horário que julgar conveniente para as aulas de todos os turnos.

• Transferir os cursos de um turno, prédio e/ou campus para outro, quando necessário ou conveniente.

16.2. As atividades acadêmicas, curriculares e extracur-riculares, acontecem de segunda-feira a sábado, poden-do ocorrer em horário e turnos distintos poden-dos horários de aula, inclusive estágios obrigatórios.

(7)

Telefones úteis ao aluno

GERAL Campus I – (33) 3279-5200 GERAL Campus II – (33) 3279-5500

Divisão de Registro Acadêmico - DRA Campus I - (33) 3279-5238 Divisão de Registro Acadêmico - DRA Campus II – (33) 3279-5556 Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE - (33) 3279-5527 Sala de professores Campus I - (33) 3279-5245

Sala de professores Campus II - (33) 3279-5913 Estágios - SIUNE - (33) 3279-5561

Secretaria das Coordenações Campus I - (33) 3279-5245 Secretaria das Coordenações Campus II - (33) 3279-5911 Tesouraria Campus II - (33) 3279-5584 / 5514

Telefones úteis

Divisão de Registro Acadêmico - DRA | 3279-5556 Centro Esportivo - CEU | 3279-5993

Estágios - SIUNE | 3279-5561

Setor de Atendimento ao Estudante - SAE | 3279-5527 Coordenações Campus I | 3279-5245 Campus II | 3279-5911 Contato Telefone: (33) 3279-5500 Fax: (33) 3279-5042 Site: www.univale.br E-mail: acs@univale.br Campus I Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José de Lemos, 695 Bairro Vila Bretas

CEP: 3530-260

Campus II

Antônio Rodrigues Coelho Rua Israel Pinheiro, 2000 Bairro Universitário CEP: 35020-220

(8)

Referências

Documentos relacionados

Essa é uma valiosa interação para estudo e relacionamento dinâmico, que apoiarão você no desenvolvimento das atividades e solução de problemas relacionados com

Considerando o disposto na Resolução CONSUNI nº 47, publicada no boletim de serviços edição extraordinária de 09/08/2010, que dispõe sobre a responsabilidade pelos cursos

Muito provavelmente as primeiras resenhas e comentários acerca de Pedro Páramo tenham impactado de forma negativa na comercialização do livro. A primeira edição lan- çada pela

O indicador percentil (que pode variar entre 0 e 100), medido pela classificação média dos alunos, mostra como tem evoluído a posição da Escola, em termos dos resultados médios

O reitor da UNESP José Carlos Souza Trindade - que prestigiou a abertura do Congresso, assim como o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e professor da Faculdade

- São partes de propriedade exclusiva (ou unidades autônomas) os apartamentos, já descritos e confrontados no presente instrumento. - As partes de propriedade comum destinam-se

Esse curso será obrigatório para os processos de seleção para novas vagas na Fisio care Pet e para a compra de licença da marca Pet

Os setores formais e informais do mercado de capital de risco atuam de forma complementar e, por este motivo, embora o foco deste trabalho seja os investidores anjos, ou seja, o