• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE CAPACITAÇÃO EM REGRAS BÁSICAS DE HIGIENE, SANEAMENTO DO MEIO, SAÚDE PÚBLICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE CAPACITAÇÃO EM REGRAS BÁSICAS DE HIGIENE, SANEAMENTO DO MEIO, SAÚDE PÚBLICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

MANUAL DE CAPACITAÇÃO EM REGRAS

BÁSICAS DE HIGIENE, SANEAMENTO DO MEIO,

SAÚDE PÚBLICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Camilo Nhancale Gilda Homo

1

(2)

Ficha Técnica

Propriedade: KUWUKA-JDA

Título: Manual de Capacitação em Regras Básicas de Higiene,

Saneamento do meio, Saúde Pública e Educação Ambiental

Autores: Camilo Nhancale e Gilda Homo Revisão: Camilo Nhancale

Ilustrações: Júlio Mathe Impressão: National Signs

Graphic Design: Valerio A. Manguene 1ª Edição, Abril de 2013

(3)

Índice

1. Introdução Objectivos 2. Conceitos

3. A deficiência do saneamento do meio 4. Saneamento do meio nas escolas Os conselhos de escola

O grupo misto

5. A sensibilização das comunidades 6. Conclusão

7. Bibliografia _ Sites acessados

(4)

1. Introdução

Nas comunidades rurais no geral tem sido prática a cultura do fecalismo a céu aberto Durante a época chuvosa as fezes são arrastadas para os leitos dos riachos onde a comunidade tira água para consumo, lava a roupa, toma banho e usada pelo gado para abeberamento, resultando em elevados índices de doenças diarreicas, incluindo a cólera, agravando-se ainda com a deficiente rede

sanitária. Neste contexto, Há uma necessidade de consciencializar e sensibilizar a comunidade de que esta prática é prejudicial à saúde pública uma vez que é contra o saneamento do meio e afecta a salubridade ambiental.

A comunidade escolar através do conselho de escola é um vector de ligação entre a escola e a comunidade. Havendo uma necessidade de sensibilização da comunidade neste contexto, através da sensibilização dos alunos em boas práticas de higiene e saúde pública e a capacitação dos conselhos de escola, é possível fazer a sensibilização da comunidade através da réplica feita pelos alunos nas famílias e pelos conselhos de escola em encontros comunitários e outros eventos.

Este manual constitui um instrumento que pode ser usado para fins educativos desde que seja referenciada a fonte. Pretende contribuir na consciencialização e sensibilização das comunidades locais, sobre boas práticas de higiene individual e colectiva e saneamento do meio, saúde pública e educação ambiental. O mesmo foi produzido no âmbito do “Projecto de educação em saúde pública e construção de latrinas nas escolas em Catuane”, com financiamento da Cooperação Francesa e está inserido no programa de educação ambiental da KUWUKA JDA.

1.1. Objectivo:

Este manual tem por objectivo, auxiliar na capacitação dos conselhos de escola e na sensibilização das comunidades locais, sobre regras básicas de higiene, saneamento do meio, saúde pública e educação ambiental.

(5)

2. Conceitos:

Saneamento do meio -

Saúde pública

-Poluição - Consiste no acto ou efeito de poluir, manchar, sujar e provocar alterações nas características físicas e químicas do meio ou ecossistema ou do meio que nos rodeia. Por ex: A contaminação dos rios por substâncias tóxicas, depósito de lixo nos rios, fecalismo a céu aberto próximo aos rios; a poluição do ar através de gases tóxicos; poluição do solo através do uso inadequado de adudos ou fertilizantes químicos, queimadas descontroladas e outros.

Higiene Ambiental - São todas acções levadas a cabo no sentido de tornar limpo o meio que nos rodeia. Por ex: jornadas de limpeza, construção e conservação das latrinas.

Poluição ambiental - É toda acção do Homem que causa a deterioração das condições ambientais que podem alcançar o ar, água e o solo. Por ex: desmatamento, queimadas descontroladas, uso de adubos químicos e depósito de lixo nos rios.

Saneamento - É o conjunto de acções, obras e serviços que têm por objectivo

alcançar níveis crescentes e sustentáveis de salubridade ambiental.

Conjunto de obras e medidas que promovem o saneamento. As actividades do saneamento do meio envolvem, principalmente: abastecimento de água; colecta, tratamento e disposição dos esgotos sanitários; drenagem de águas pluviais; protecção contra inundações; colecta, tratamento e disposição do lixo; controle de insectos, ratos, e outros; controle da poluição atmosférica; higiene das habitações; higiene industrial e educação sanitária.

Salubridade ambiental - Qualidade ambiental que previne a ocorrência de

doenças causadas pelo meio ambiente e de promover o aperfeiçoamento das condições favoráveis à saúde da população.

Ciência e arte de promover, proteger e recuperar a saúde, através de medidas de alcance colectivo e de motivação da população. Por ex: promover o uso das latrinas e eliminação do fecalismo a céu aberto, construção de sanitários públicos promoção do saneamento do meio, campanhas de vacinação, etc.

(6)

O Saneamento do meio é um direito humano e componente chave de prevenção primária para garantir melhor saúde. Desde seu início, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece o saneamento como fundamental para a saúde no mundo.

Consequências da deficiência do saneamento do meio A falta de latrinas ou sanitários públicos

resulta em as pessoas fazerem necessidades, tanto menores assim como maiores ao ar livre, em locais de grande risco para a saúde, perto de rios ou riachos, locais de aglomeração populacional, ao redor das escolas, campos de futebol (locais de diversão das crianças), aumentando o risco de transmissão de doenças.

lixo em locais impróprios, fecalismo a céu aberto e outros

Estas e outras constituem algumas das causas que levam a elevada prevalência de doenças diarreicas, parasitoses e doenças de pele.

(7)

4. O saneamento do meio nas Escolas

de higiene individual e colectiva. Assim, os alunos das escolas beneficiárias aderem a boas práticas de higiene individual e colectiva que são divulgadas durante as aulas e através de cartazes, contribuem na boa gestão das latrinas e na sensibilização das comunidades onde vivem, replicando as mensagens recebidas na escola.

O governo de Moçambique lançou a Campanha Nacional de Saneamento do

Meio e Promoção de Higiene como estratégia conducente a acelerar os níveis

de acesso ao saneamento e adopção das práticas de higiene. Associando se a

este contexto, a KUWUKA-JDA, desenvolve e implementa em escolas primárias, actividades de saneamento do meio, inserindo-as no seu programa de educação ambiental em saúde pública.

Neste contexto, uma das

actividades é a construção de latrinas nas escolas da zona rural onde não

existem, e sensibilização comunitária sobre regras

4.1. Os Conselhos de Escola

O conselho de escola é constituído pelo director da escola, professores, alunos, encarregados de educação, membros da comunidade influentes e líderes comunitários.

Os conselhos de escola são importantes no acompanhamento da vida da escola, colaborando deste modo para o melhoramento do ensino e aprendizagem dos educandos. No caso concreto da actividade de saneamento do meio e construção de latrinas melhoradas, os conselhos de escola devem ser responsáveis pela supervisão da construção de latrinas.

Os membros dos conselhos de escola, capacitados, deverão ser responsáveis na comunidade pela capacitação/formação dos membros da comunidade sobre as regras de higiene básica, saneamento do meio, saúde pública e educação ambiental.

(8)

Os conselhos de escola deverão ainda participar e dinamizar a campanha de sensibilização na comunidade, através da disseminação de mensagens sobre a sanidade do meio e educação ambiental, regras de higiene colectiva e individual, saúde pública que se resumem em:

· Sensibilizar comunidades em termos de aspectos de higiene pessoal e

doméstica através de encontros comunitários onde se poderá transmitir conhecimentos básicos para melhorar o saneamento do meio nas casas e arredores;

· Ensinar a correcta utilização de latrinas. Pode ser através de uma

simulação ou uma peça de teatro para que a mensagem seja captada com mais facilidade;

· Sensibilizar a lavar as mãos antes e depois de usar a latrina, pegar

alimentos, para prevenir muitas doenças, principalmente as diarreicas;

· Encorajar as famílias a ter a latrina própria em cada casa. Podem se dar

exemplos de famílias com hábitos distintos (uma que usa a latrina e outra que não usa) e falar das consequências;

· Sensibilizar as comunidades a construir latrinas a partir de material

local. A comunidade deve saber que a falta de material convencional (cimento, tijolos ou blocos, etc.) não deve ser motivo de falta de latrina.

(9)

4.2. O grupo misto (Comité de Gestão)

Construídas as latrinas nas escolas, é importante que as escolas façam melhor uso e gestão das mesmas. Para tal, as escolas podem organizar-se em pequenos grupos ou formar Comités de Gestão em colaboração com a comunidade. Assim, cada escola deve ter um grupo misto ou Comité de Gestão.

O grupo misto deve ser composto por 2 alunos, 2 professores e 2 membros da comunidade, incluindo o líder comunitário; totalizando 7 membros. Este grupo terá como objectivo:

· Monitorar e sensibilizar os alunos e a comunidade sobre as regras de

higiene, saneamento e educação ambiental,

· Monitorar e sensibilizar o uso correcto das latrinas nas escolas para permitir a sustentabilidade das latrinas nas escolas.

· Zelar pela saúde pública em geral e educação ambiental em cada uma

das escolas.

(10)

5. A sensibilização das comunidades

Os membros dos conselhos de escola formados/capacitados devem fazer a sensibilização da comunidade sobre as matérias abordadas nas capacitações. As doenças resultantes do deficiente saneamento do meio podem ser evitadas através de acções de promoção de higiene e saneamento do meio envolvendo a participação de todos os membros da comunidade e praticando as boas práticas de higiene individual e colectiva que incluem:

· Não defecar a céu aberto; porque quando chove essas necessidades são

arrastadas para os rios ou riachos onde se tira a água para beber, as moscas pousam sobre as fezes ou excrementos humanos e depois pousam nos alimentos, enquanto transportam micróbios que podem causar doenças diarreicas, vómitos, e até doenças de pele;

· Cada família deve construir latrinas, usando recurso a material local

(capim, laca lacas, etc.);

· Construir latrinas/sanitários em locais públicos (sede/circulo do

bairro/comunidade, sede da localidade, etc.

· Usar correctamente a latrina/sanitário público para o bem de todos;

· Usar correctamente a latrina e ensinar as crianças a usar correctamente

a latrina, o que permitirá que a criança cresça saudável, conhecendo as boas práticas de higiene;

· Lavar as mãos com água limpa e sabão depois de usar a latrina. Se não tiver

sabão lavar as mãos com água e cinza.

· Lavar as mãos com água limpa e sabão ou cinza antes de preparar os

alimentos, antes das refeições ou antes de comer qualquer que seja alimento; principalmente as frutas. Esta é uma maneira

· Deve sempre, fechar os buracos da latrina, usando a tampa que não

deixa espaço de entrada e saída de insectos, especialmente moscas e barata;

· Deitar as fezes das crianças na latrina ou enterrar. Porque as fezes e

urina podem conter bichinhos (micróbios) que causam doenças. Quando depositados fora da latrina esses bichinhos (micróbios) podem ser transportados pelas patas das moscas, das baratas ou dos ratos para os alimentos ou objectos de contacto directo do Homem. Também podem ser arrastados até as fontes de água não protegidas, poço a céu aberto, rios e lagos;

Ao esfregar os dedos e as palmas com sabão e água, a maioria dos germes causadores de doenças são removidos juntamente com a sujidade;

simples e barata de prevenir doenças;

Construção de latrina apartir de material local

Construção e conservação das latrinas como forma de cuidar do meio ambiente

(11)

· Lavar bem os ingredientes antes da preparação dos alimentos,

principalmente as verduras e saladas que serão comidos crus;

· Lavar bem as mãos antes de servir as refeições ou de dar de comer ao

bebé ou crianças;

· Não tomar banho ou brincar em charcos de água estagnada;

· Tratar a água para beber com cloro ou certeza, filtrar ou ferver a água

para beber;

Se a família não tiver possibilidade de uso de materiais convencionais (blocos, cimento, lages, etc.), pode usar os meios disponíveis localmente como estacas, laca lacas, capim, caniço, matope e outros para a construção da latrina.

Na comunidade, temos que incentivar e sensibilizar todas as famílias a construírem latrinas, porque se nós tivermos latrina e o vizinho não tiver; os problemas irão prevalecer, pois os membros da família sem latrina continuarão praticando o fecalismo a céu aberto. Por isso temos que sensibilizar a todos e todas as famílias a construírem latrinas.

A comunidade pode organizar jornadas colectivas de construção de latrinas em cada uma das casas. Desta forma, a comunidade estará ajudando as pessoas mais vulneráveis da comunidade como, por exemplo, mulheres viúvas, mães solteiras, anciões e pessoas portadoras de deficiência, que precisam do apoio da comunidade na construção das latrinas.A comunidade pode eleger membros da comunidade que formem um comité de higiene e saneamento do meio, para sensibilizar e monitorar as famílias para construção e uso correcto das latrinas. Nas reuniões da comunidade/bairro, sempre pode se aproveitar falar deste assunto.

Sensibilização da comunidade através da réplica feita pelos alunos nas famílias

(12)

6. Conclusão

As comunidades podem livrar-se de doenças diarreicas incluindo cólera, parasitoses (lombrigas e ténia), conjuntivites, problemas de pele (tinha, sarna e matequenha), usando um método simples e barato que é construir uma latrina e lavar sempre as mãos com água limpa e sabão ou cinza.

S i m p l e s m u d a n ç a s d e c o m p o r t a m e n t o p o d e m m u d a r significativamente a vida das comunidades a nível social, ambiental e na saúde pública.

(13)

7. Referências bibliográficas

ESF/KUWUKA_JDA – Desenvolvimento de Ferramentas Para

Melhoria das Condições de Vida no Bairro de Maxaquene A: Manual de Direitos e Deveres de Habitação e Terras. 2012

MICOA – Experiência do Combate ao Fecalismo a Céu Aberto:

caso de bairro Macuti na ilha de Moçambique, Centro de desenvolvimento sustentável para as zonas Urbanas. 2009

MICOA - Por um Moçambique verde, Belo e Próspero: Manual do

Educador Ambiental. 2009

UNICEF/MISAU – Estratégia de Comunicação da Campanha

Nacional do Saneamento do Meio e Promoção da Higiene: Guia das Mensagens-Chave. 2008 Sites consultados esa.un.org/iys/Mozambique-presentation_sanittion_and_hygiene.pdf Temaatica-de-apoio-ao-estudante.blogspot.com Www.unicef.org/mozambique/pt

Referências

Documentos relacionados

Os pedidos para dispensa de medicamentos antibióticos sem receita médica junto das farmácias são mais do que frequentes, e cabe aos profissionais que nelas trabalham, a obrigação

A médio/longo prazo será notória a diminuição do número de avarias, devido ao natural ajustamento do plano de manutenções preventivas implementado, a melhoria

que sa oU serva a dita complicação nos últimos anos 4 devido a que actualmente sa operam muito mais ulceras am actividade qua anteriormente. Urrutia diz que e por- que se eomeQa

A reinserção, nesta perspectiva, convoca um papel mais activo da sociedade e, nesta medida, é preferível, enquanto conceito que encerra um programa de acção para a

Na terceita parte foi desenvolvida a ferramenta, que partindo de ficheiros de entrada com o posicionamento dos jogadores e da bola durante um jogo, consegue calcular automaticamente

A realização desta dissertação tem como principal objectivo o melhoramento de um sistema protótipo já existente utilizando para isso tecnologia de reconhecimento

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

• Expressão para a energia cinética do sistema 0.8 • Expressão para a energia potencial do sistema 0.8 • Aplicação da equação de Lagrange para obter a equação de movimento