• Nenhum resultado encontrado

Pastores IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pastores IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

26/08/1900

IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO

Tema do Ano: Crescer: um compromisso cristão : ...seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo (Efésios 4.15)

Cultos Dominicais 11h e 19h Escola Dominical 09h30 Reuniões de Oração 2ª a 6ª - 12h sábado - 07h Estudo Bíblico 5ª feira - 20h Boletim nº 4588

06/04/2014

Pastores

Efetivo

Rev. Carlos Aranha Neto

Auxiliares

Rev. Célio G. de Azevedo Rev. Flávio Viola Machado

Presbíteros

Cleverson Pereira de Almeida Cornélio Nogueira Martins Décio de Oliveira Bernini Ernesto de Jesus Herrera Esdras Teixeira Coelho Humberto A. de Carvalho João Francisco Simões Marcel Mendes Paulo S. Athayde Ribeiro Paulo Sérgio dos Santos Rubens Mendes Vargas Silas Ferreira de Souza Wilson Roberto M. Lisboa

Obra cOnsumada Obra cOnsumada Obra cOnsumada Obra cOnsumada

Obra cOnsumada – João 17.4-5 (Estudo para os Pequenos Grupos – Parte IV)

O Apóstolo João se refere à obra consumada por Jesus nesse texto e quando o Senhor estava sendo martirizado na cruz do Calvário. Na submissão e plena obediência ao Pai, Jesus O glorificou, O exaltou. Estava próximo da hora final e podia exclamar: “Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me

confiaste para fazer”.

a palavra grega para “consumado” é “tetelestai”; era usada no mundo dos negócios para significar que o pagamento final estava feito, isto é, “conta liquidada”.

Jesus usou tal expressão com um sabor de triunfo. Não indicava apenas o fim da jornada terrena. Dizia que o trabalho que lhe foi confiado pelo Pai estava completo. A obra reconciliadora de Cristo havia sido concluída e a redenção dos pecadores realizada. Tudo o que a lei exigiu, Ele cumpriu. A justiça divina estava satisfeita; o salário do pecado foi pago de uma só vez.

as profecias referentes à vida, ministério e paixão de Cristo foram cumpridas. Consideremos algumas dessas profecias:

1. A promessa do Salvador que derrotaria o mal, simbolizado na serpente (Gênesis 3.15).

2. A profecia sobre a bênção que Jesus derramaria sobre as famílias da terra que O recebessem (Gênesis 12.3).

3. O anúncio jubiloso que Jacó fez da vinda de Siló (Gênesis 49.10). Jacó deu ao Messias o título de “Siló”, que significa tranquilidade, segurança, descanso, paz.

4. Balaão chamou o Messias de “estrela de Jacó” (Números 24.17). 5. Moisés previu a vinda de um profeta, a quem o povo ouviria

(Deuteronômio 18.45).

Jesus Cristo cumpriu todas as profecias e assim glorificou o Pai. Nada ficou incompleto. A salvação está assegurada e nada mais precisará ser feito pelo homem a fim de alcançá-la.

(2)

REUNIÃO DE ORAÇÃO – No próximo sábado, dia 12 de abril, às 07h00, a ênfase da reunião de oração será a intercessão pelo Ministério de Oração.

VIGÍLIA DE ORAÇÃO – Comunicamos a Igreja que as coordenadoras do ministério de oração estão listando os nomes e horários dos que quiserem participar da próxima vigília de oração.

AGRADECIMENTO – Nossa irmã Deidamia Maia Salgado já está plenamente restabelecida do acidente que sofreu há alguns meses, graças a Deus! Ela agradece a todos que oraram a Deus em seu favor, aos que se solidarizaram com ela através de telefonemas, visitas, e prestação de serviços de ajuda! “Grandes coisas o Senhor tem feito

por ela e por isso estamos alegres”.

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTOS – A Igreja cumprimenta, com carinho, os casais que comemoram mais um ano de união conjugal:

Dia 08: Marcelo Soares dos Santos e Nadia Reinaldo da Silva Santos 25 anos

Dia 08: Diác. Enio Ricardo Petcov de Medeiros e Thaís Verena Silva Boletti 03 anos InFOrmaTIVO mIssIOnÁrIO

Julgamento nesta 3ª feira: No próximo dia 08 de abril será realizado no Senegal o julgamento dos missionários Rev. José Dilson Alves da Silva (APMT) e Zeneide Novaes

Moreira (Missão Servos). Vamos clamar pela intervenção divina naquela situação.

AGENDA DE ORAÇÃO

1. IGREJA UNIDA – REUNIÃO DO CONSELHO – Oremos pelos participantes da Reunião do Conselho que será realizada na próxima terça-feira, dia 08, pedindo ao Senhor que os sustente na fé e no trabalho a que se dedicam. 2. ORANDO PELAS FAMÍLIAS – Que os membros das famílias tenham prazer em

orar juntos reconhecendo a importância da oração para o crescimento pessoal. 3. CONGREGAÇÃO DE CAUCAIA DO ALTO – Vamos orar pelos trabalhos que a Missionária Olga realiza nesse local, pedindo que o Senhor continue a abençoá-la e a sustentá-abençoá-la.

4. OFICIAIS DA IGREJA – Rev. Carlos Aranha Neto, Presbítero em disponibilidade Manuel Augusto de Jesus Francisco do Nuno, Diáconos Oscar da Cunha Garcia Neto e Oscar Penteado.

5. MISSÕES TRANSCULTURAIS - APMT – Continuemos em oração intercedendo pelos missionários Rev. José Dilson Alves da Silva (APMT) e Zenaide Novaes Moreira (Missão Servos) que serão julgados no dia 08 de abril p.f., no Senegal, pedindo ao Senhor que esteja com eles e os ajude a serem absolvidos.

6. UNIÃO PRESBITERIANA DE HOMENS – Que o debate sobre “Ética Cristã e Pós Modernidade” cuja preleção está à cargo do Rev. Wilson do Amaral, seja uma bênção para todos os que dela participarem.

7. BRASIL – Oremos pelo ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante.

8. ENFERMOS – Jorge de Almeida, Leonor Evangelista de Souza, Lisete Aparecida Falci Coury, Mariana Cavalcante M. da Silva, Miryam Viola, Murilo de Oliveira Melo, Cláudia Martins, Vicente Gomes de Azevedo, Lourdes Renzulle Diniz

(3)

MEDITAÇÕES DIÁRIAS – “CREDO APOSTÓLICO” Redigidas pelo Presb. Roberto Tambelini

DIA 07 – CREIO EM JESUS CRISTO ... O RESSURRETO – 1 Co. 15.3-4 O apóstolo Paulo, pregando em Atenas, enfrentou dificuldades quando declarou que Cristo havia ressuscitado, pois os gregos não acreditavam na ressurreição dos mortos. Os cristãos de Corinto acreditavam na ressurreição de Cristo e a fé que tinham lhes garantia a salvação. Paulo enfatiza que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, referindo-se ao Antigo Testamento que aponta para Cristo como o nosso Salvador. Cristo morreu, foi sepultado, ressuscitou e apareceu no terceiro dia, segundo as Escrituras (vv. 3-4). Essas são provas históricas fundamentais que sustentam o evangelho da salvação. A ressurreição de Cristo, com efeito, é o penhor da nossa ressurreição e a garantia da nossa salvação, não havendo dúvida disso entre os homens, por isso creio!

DIA 08 – CREIO EM JESUS CRISTO... MARAVILHOSO CONSELHEIRO – Is. 9.6a

O Profeta Isaías fala da Segunda Vinda de Cristo e o estabelecimento do reino de justiça do Senhor. Nesse período visto por Isaías, ele declara a humanidade (“um menino nos nasceu”) e a divindade (“um filho se nos deu”) de Jesus Cristo. O Profeta descreve, então, um reino de retidão e justiça e que seria cumprido totalmente em Jesus Cristo, que haveria de reinar um dia em Jerusalém. É essa maravilhosa visão do Profeta que nos encanta e nos alegra a alma e nos dá a certeza que Jesus, em quem temos crido, é realmente suficiente. Ele tem o governo sobre os seus ombros. Só Ele merece ser chamado pelo nome de Maravilhoso Conselheiro em um reino que dá vida eterna aos homens e que, como Conselheiro, detém toda a verdade e sabedoria para governar com justiça!

DIA 09 – CREIO EM JESUS CRISTO... DEUS FORTE – Is.9.6b

A graça de Deus se manifestou salvadora, através de Seu filho amado Jesus Cristo. Ele também é o Verbo, que se fez carne e habitou entre nós, isto é, esvaziou-se da Sua glória e se humilhou, tomando a forma de ser humano (Fl.2.6-11). Ele é a segunda pessoa da TRINDADE, através Dele o universo foi criado e subsiste. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez (Jo. 1.3). Esse é o menino anunciado por Isaías, que nasceria para salvar o mundo e redimir a humanidade. Esse é o Cristo, o filho de Davi, em quem devemos confiar. É Ele quem governa com sabedoria e por isso o Profeta o apresenta como Deus Forte, porque Ele tem poder para executar os Seus planos de forma soberana e sábia, sem decepcionar o homem. Soli Deo Gloria!

DIA 10 – CREIO EM JESUS CRISTO... PAI DA ETERNIDADE – Is.9.6c Que bênção completa nos anuncia Isaías. O menino que viria ao mundo em uma manjedoura não nos deixaria desamparados. O Profeta inspirado nos legou uma promessa maravilhosa de um Deus Forte, com poder para executar os Seus planos sábios, mas também para proteger os Seus filhos. Jesus é o “Pai da Eternidade”. Isto significa que a paternidade de Seus filhos é eterna, jamais terá fim. Não há benção maior que ter essa certeza. O mundo pode nos deixar órfãos e desamparados, mas se cremos em Cristo, podemos gozar desse privilégio inaudito, de termos Jesus Cristo, o Filho de Deus, que domina sobre tudo, e que nos concede o que desejamos e o que necessitamos, e que nos atende, desde que peçamos com fé, pois Ele é o Pai da Eternidade!

(4)

DIA 11 – CREIO EM JESUS CRISTO... PRÍNCIPE DA PAZ – Is. 9.6d A expressão PAZ é tradução do hebraico “SHALOM”, que significa tranquilidade, calma, segurança, saúde, alegria, bem-estar espiritual e material para se viver em sociedade e não apenas ausência de conflitos, guerras e inimizades. É essa paz verdadeira que todos nós ansiamos. No Sermão das Bem-Aventuranças os pacificadores são considerados bem-aventurados, porque eles serão chamados filhos de Deus (Mt. 5.9). Esse é mais um abençoado motivo para crer em Jesus, segundo o Profeta Isaías. Ele tem o governo sobre os Seus ombros e é o “Príncipe da Paz”. Tudo isso para que se aumente o Seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o Seu reino, para o firmar mediante o juízo e a justiça, para todo o sempre. Paz seja convosco!

DIA 12 – CREIO EM JESUS CRISTO... ASSENTADO À DESTRA DE DEUS – Cl. 3.1; At. 7.56

Depois das maravilhosas promessas que testemunham sobre o porquê devemos crer em Jesus, só nos resta, como o apóstolo Paulo pensar nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra. Paulo quando fala da união com Cristo glorificado diz: “Portanto, se fostes

ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as cousas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus”(Cl. 3.1). Se morremos com Cristo, significa que Cristo lavou os nossos

pecados, e que Ele é a nossa vida. Esse estado de alegria e vitória acontece quando nós, como pecadores, cremos que Ele é o nosso salvador. Foi o que aconteceu com Estevão que, embora sendo apedrejado por seus algozes, perdoou os seus ofensores, e fitando o céu aberto, viu a glória de Deus e Jesus que estava à Sua direita (At. 7.55-56). Aleluia! DIA 13 – CREIO EM JESUS CRISTO... A BRILHANTE ESTRELA DA MANHÃ

– Ap. 22.16

Na revelação de Apocalipse temos o contraste entre aqueles que foram desobedientes e aqueles que foram obedientes e lavaram as suas vestiduras no sangue do Cordeiro. Àqueles que obedeceram a Sua Palavra e experimentaram a verdadeira salvação, Jesus é a Raiz e a Geração de Davi que é o nome judeu de Jesus e a brilhante Estrela da manhã é o Seu nome universal (Ap. 22.16). Nessa profecia ficam evidentes a humanidade e a divindade de Cristo, pois como Raiz e Geração de Davi demonstra-se que Jesus veio ao mundo como judeu da linhagem de Davi. E como Estrela da manhã revela que Jesus virá buscar a Sua Igreja como “Estrela da manhã”, mas também julgará com justiça, por isso devemos aguardar a Sua volta com expectativa, mantendo a vida consagrada a Ele.

BERÇÁRIO: Fernanda e Vanessa

ORGANISTA: Ênio, Felipe, Nilson, Sócrates, Luiz Carlos, Oscar Neto e Ricardo

Galante

BERÇÁRIO: Adriana e Laura

ORGANISTA:

Lilian: (11h) e (19h)

Ricardo Martins, Oscar Penteado, Jairo, Paulo, Rafael, Ricardo Deguti e Eliel

Diáconos em Plantão EscaLa dE TrabaLHO - Hoje: 06/04

CULTO INFANTIL MATUTINO - Responsáveis: Leonardo e Angélica Diáconos em Plantão

EscaLa dE TrabaLHO - Próximo Domingo: 13/04

CULTO INFANTIL MATUTINO - Responsáveis: Angélica e Flávia RECEPÇÃO AOS VISITANTES: Lia e Allan (11h); Vanessa (19h)

(5)

ALMOÇO COMUNITÁRIO – Hoje teremos esse tempo de confraternização em nosso salão social. Venha participar conosco. É muito importante crescermos juntos como “família de Deus”.

SANTA CEIA – Hoje, no culto matutino estaremos participando do banquete instituído por Jesus Cristo, que é a Santa Ceia. Todos os membros da Igreja estão convidados para tal cerimônia. “Fazei isto em memória de mim” disse Jesus.

AULA EM CONJUNTO NA ESCOLA DOMINICAL – As classes dos Departamentos de Jovens e Adultos estarão reunidas, hoje, no Templo. A aula será ministrada pelo Rev.

Paulo de Tarcio Gonçalves de Passos.

CURSO DE EVANGELISMO PESSOAL – Recebemos com muita alegria o Rev. Paulo

de Tarcio Gonçalves de Passos. Ele é membro da Agência Presbiteriana de Evangelização

e Comunicação da Igreja Presbiteriana do Brasil. Que Deus abençoe ricamente o trabalho que ele realizou em nossa Igreja local (sábado e domingo).

REUNIÃO COM CONSELHEIROS E PRESIDENTES OU COORDENADORES – Hoje, às 18h00 haverá uma reunião com todos esses irmãos, na Capela. Estamos certos do esforço de cada um para participar desse encontro.

ELEIÇÃO DIACONAL – Oremos por esse importante momento na Igreja Unida, quando teremos o privilégio de eleger líderes para o trabalho diaconal. Leiam com atenção os seguintes detalhes:

1. A Assembleia Geral Extraordinária para eleição de até 5 (cinco) Diáconos está convocada para dia 27 de abril p.f.

2. Está vencendo o mandato dos Diáconos Jairo Morais Pereira, Lester Marques de

Rezende e Paulo Sérgio Ramalho.

3. O prazo oferecido à Igreja para indicação de nomes como possíveis candidatos encerra-se hoje. Cada membro comungante poderá fazer até cinco indicações. 4. Os nomes aprovados pelo Conselho como candidatos estão antecipadamente convocados para uma reunião, com o próprio Conselho, nesta 5ª feira, dia 10 de abril, logo após o culto regular, na Capela.

5. Os candidatos serão apresentados à Igreja nos Cultos Matutino e Noturno do dia 13 de abril p.f.

CONSELHO DA IGREJA – No dia 08 de abril p.f haverá uma reunião do Conselho

da Igreja, no local de costume. Todos os seus membros estão convocados.

REUNIÃO DE PEQUENO GRUPO – O Grupo A-Templo, coordenadoras: Renê Reis

e Vivian Breda, realizará sua reunião, sexta-feira, dia 11, às 14h30, na Capela.

ENSAIO - CORO FEMININO – Próximo ensaio dia 11 de abril (sexta-feira) às 20h00 e dia 13 de abril (domingo) às 17h00.

UPH - CAFÉ COM DEBATE – A União Presbiteriana de Homens convida a todos para um debate sobre “Ética Cristã e Pós-Modernidade”. Será preletor o Rev. Wilson

do Amaral. Eis a programação: sábado, 12 de abril, 07h00 – reunião de oração no

(6)

CULTO DAS SETE PALAVRAS DA CRUZ – Na sexta-feira, dia 18 de abril, chamada de Sexta-Feira Santa, teremos nosso tradicional Culto das 7 Palavras de Jesus Cristo. Eis algumas informações:

1. Teremos a participação do Coro Geral, Coro Masculino, Coro Feminino, Coro Jovem e Orquestra.

2. Os pregadores naquela tarde serão:

1ª palavra – Lucas 23.34 – Rev. Marco Antonio Rodrigues 2ª palavra – Lucas 23.43 – Rev. Roy Abrahamian

3ª palavra – João 19.26-27 – Rev. Ademir Aguiar

4ª palavra – Marcos 15.34 – Rev. Djair de Oliveira Marques 5ª palavra – João 19.28 – Rev. Carlos Aranha Neto

6ª palavra – João 19.30 – Rev. Flávio Viola Machado

7ª palavra – Lucas 23.46 – Rev. Carlos Eduardo Aranha Neto

3. O Culto, que será realizado em nosso Templo, será iniciado às 12h00 e encerramento às 15h00 (hora sexta até a hora nona).

4. Após o Culto teremos um almoço especial (uma ótima bacalhoada). O preço individual é de R$ 15,00. É muito importante a prévia reserva dos participantes (Fone: 3337-3344 ramal 211, falar com a Paula, no horário comercial).

BAZAR DA PECHINCHA – Neste sábado, dia 12, será realizado mais um Bazar da Pechincha, iniciativa Sociedade Auxiliadora Feminina de nossa Igreja. O resultado financeiro é destinado às obras missionárias, sociais e às atividades normais da SAF. Participe! Horário: 14h00 até 17h00; Local: salão social.

OFICINA DE TEATRO - UNIJOVEM E UPA – Sábado, dia 12/04, das 13h30 às 18h, teremos uma Oficina de Teatro aqui na Unida, conduzida pelo nosso irmão Ricardo

Lunghin Carleti Regiani (Ator, diretor e professor de artes cênicas, formado pelo Teatro

Escola Macunaíma e pela Escola de Comunicação e Artes - USP). Participe conosco! ANIVERSÁRIO UNIJOVEM – No último final de semana de Abril (26 e 27/04), às 19h00 aqui em nossa Igreja, teremos a presença do cantor e compositor Stênio Március, adorando a Deus com suas lindas canções, participando das comemorações dos 48 anos da UNIJOVEM. Conheça o belo trabalho do Stênio adquirindo um de seus CDs a R$25,00, com Augusto ou Giovana. Reserve essas datas e participe conosco deste momento de celebração!

TRABALHO DE VISITAÇÃO DA JUNTA DIACONAL – A partir deste mês, os Diáconos iniciarão um trabalho de visitação aos irmãos, membros de nossa Igreja, que estão afastados por motivo de enfermidade ou idade avançada. Estejamos em oração por essa iniciativa! “...Voltemos, agora, para visitar os irmãos por todas as cidades nas

quais anunciamos a palavra do Senhor, para ver como passam” (At. 15.36).

H O S P E D AG E M PA R A J OV E M M E X I C A N A – Jov e m m e x i c a n a , 2 3 a n o s , presbiteriana, formada em Teologia, morando no Brasil para estudos de pós graduação em Teologia no Andrew Jumper/Mackenzie, se oferece para prestação de serviços domésticos e/ou companhia em período parcial em troca de moradia. Contatos com Presbítero Hothir, fones: 2114-8855 e 98817-2877 – Tim.

(7)

Nas partes assinaladas ( * ) não devemos entrar e nem sair do Local do Culto Prelúdio Adoração Cântico - “Cantarei” * Salmo 59.16-17 Cântico - “Proteção” * Oração

Hino - Coro Geral Contrição * João 3.13-21 Cântico - “Quebrantado” * Oração Silenciosa * Oração Pastoral Pastorais

* Oração do Pastor com as crianças

Ação de Graças * João 15.11-16

Cântico - “Maior Amor” Edificação

Hino - Coro Geral * Leitura Bíblica

Mensagem - Rev. Célio Gomes de Azevedo Consagração Cântico - “Só em Jesus” * Bênção Apostólica * Amém Tríplice Poslúdio Avisos

Saudação aos Visitantes CULTO NOTURNO - 19h00

CD, DVD, E BLU-RAY - “MUSICAL EXPERIÊNCIA COM DEUS” – Os coros da Igreja, além da Orquestra e da Equipe de Louvor apresentaram esse musical nos dias 24 de novembro e 01 de dezembro de 2013. Foi feita gravação daquela apresentação, a qual está disponível em CD (preço R$ 10,00), DVD (preço R$ 20,00) e Blu-Ray (preço R$ 40,00). Os interessados em adquirí-los devem procurar o jovem Carlos Eduardo (Cadu).

PASSEIO PARA TERCEIRA IDADE – Nos dias 20 a 23 de maio p.f. faremos um passeio em Campos do Jordão, com hospedagem na Colônia de Férias do Mackenzie. Será um tempo de lazer, descanso, confraternização e edificação. Convidamos os irmãos e irmãs para estarem conosco. Faça com urgência, sua reserva. O valor é de R$ 480,00 incluídos transporte e hospedagem. Procurem informações com a Elaine Diniz Simões, responsável pelo Departamento da 3ª idade em nossa Igreja.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA – Hoje: Adriana May Rossi e Fernanda Pacheco da Silva; Dia 07: Greice Pereira Corrêa, Leandro Costa da Silva, Leni Kerr de Barros Pereira e Vera Martha de Mello Moreira Bizarro; Dia 08: Maria Carolina de Paula Alcântara, Rodrigo Torres Bentes e Talita Andrade Regiani Carleti; Dia 09: Lucas Augusto Kosloski Lopes, Rafaela Simionato Marques e Diác. Sócrates Spyros Patseas; Dia 10: Camila Andréa Policarpo Herrera, Guilherme Martins Ferrini e Virma Ramalho Pereira; Dia 11: Adriana Damasceno Macedo Santos, Fernanda Nehemy Siani e Marcelo Marques Salmeron; Dia 12: Fabiane Leonel, Mônica Rocha Nicolau e Nidia Jacobucci Rodrigues.

(8)

CULTO MATUTINO - 11h00 Prelúdio

Adoração * Êxodo 3.1-6

Hino 21 - “Deus de Abrão” * Oração

Hino - Coro Geral Contrição

* Salmo 13 - Leitura Responsiva * Oração Silenciosa

* Oração Pastoral Ação de Graças * Mateus 11.25-30

Hino 250 - “A Voz de Jesus” Pastorais

* Oração do Pastor com as crianças Edificação

Hino - Coro Geral * Leitura Bíblica

Mensagem - Rev. Carlos Aranha Neto Santa Ceia

Hino 344 - “A Ceia do Senhor” Instituição do sacramento Distribuição dos elementos Hino 297 - “A Chamada Final” * Bênção Apostólica

* Amém Tríplice Poslúdio

Nas partes assinaladas ( * ) não devemos entrar e nem sair do Local do Culto

PÚLPITO - Escala de pregadores: Culto Matutino (11h00) - Rev. Carlos Aranha Neto; Culto Noturno (19h00) - Rev. Célio Gomes de Azevedo; Congregação de Caucaia do Alto - Culto Matutino (10h30) - Sem. Israel Scalioni; Culto Noturno (18h00) - Miss. Olga Rodrigues.

PARTICIPAÇÃO DOS PRESBÍTEROS – 1) Na distribuição da Santa Ceia no Culto Matutino: Presbs. Silas Ferreira de Souza, Paulo Hamilton Siqueira, Wilson Roberto Munhoz Lisboa, Ernesto de Jesus Herrera, Eduardo C. Abrunhosa, Salim Amed Ali, Cleverson Pereira de Almeida, Marcel Mendes, Paulo Sérgio dos Santos e Gediael Felipe da Silva.

2) Nas Liturgias: Culto Matutino (11h00) -Presb. Silas Ferreira de Souza; Culto Noturno (19h00) - -Presb. Cornélio Nogueira Martins.

Referências

Documentos relacionados

Os efluentes líquidos, gerados por este tipo de indústria, são caracterizados principalmente por possuírem alta carga orgânica, alto conteúdo de gordura,

Requer suporte Sem suporte local o déficit social ocasiona prejuízos. Existe dificuldade em iniciar interações sociais e demonstra claros exemplos de respostas

Para a análise do uso do subjuntivo nas orações relativas e nas completivas, utilizaremos variáveis como o tempo do subjuntivo previsto no uso culto e

O objetivo do presente trabalho foi estudar os efeitos das gomas guar e xantana sobre a estabilidade dos géis de amido de milho normal, ceroso e com alto teor de amilose submetidos

Aos 18 meses observa-se o fato das crian‚as n•o efetuarem bom contato visual com os pais; n•o responder de imediato ou simplesmente n•o responder quando … chamado

O presente trabalho justifica-se na medida em que faz-se necessário compreender como a utilização das novas tecnologias educacionais, em especial, a gamificação,

---Aos 27 dias do mês de abril de dois mil e vinte e um, pelas 10:00 horas, no edifício dos Paços do Concelho de Ponte de Lima, reuniu o Júri do Procedimento

• Verifique se o seu computador está corretamente ligado ao equipamento com o cabo USB ou de rede que vai utilizar para fazer a atualização do firmware5. • Desligue do