• Nenhum resultado encontrado

Ao utilizador é apenas permitido o descarregamento para uso pessoal, pelo que o emprego do(s) título(s) descarregado(s) para outro fim, designadamente comercial, carece de autorização do respetivo autor ou editor da obra.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Ao utilizador é apenas permitido o descarregamento para uso pessoal, pelo que o emprego do(s) título(s) descarregado(s) para outro fim, designadamente comercial, carece de autorização do respetivo autor ou editor da obra. "

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

A navegação consulta e descarregamento dos títulos inseridos nas Bibliotecas Digitais UC Digitalis, UC Pombalina e UC Impactum, pressupõem a aceitação plena e sem reservas dos Termos e Condições de Uso destas Bibliotecas Digitais, disponíveis em https://digitalis.uc.pt/pt-pt/termos.

Conforme exposto nos referidos Termos e Condições de Uso, o descarregamento de títulos de acesso restrito requer uma licença válida de autorização devendo o utilizador aceder ao(s) documento(s) a partir de um endereço de IP da instituição detentora da supramencionada licença.

Ao utilizador é apenas permitido o descarregamento para uso pessoal, pelo que o emprego do(s) título(s) descarregado(s) para outro fim, designadamente comercial, carece de autorização do respetivo autor ou editor da obra.

Na medida em que todas as obras da UC Digitalis se encontram protegidas pelo Código do Direito de Autor e Direitos Conexos e demais legislação aplicável, toda a cópia, parcial ou total, deste documento, nos casos em que é legalmente admitida, deverá conter ou fazer-se acompanhar por este aviso.

Ano Vieirino: o Padre António Vieira no púlpito, em Coimbra Autor(es): Urbano, Carlota Miranda

Publicado por: Associação Portuguesa de Estudos Clássicos; Instituto de Estudos Clássicos

URL

persistente: URI:http://hdl.handle.net/10316.2/30484 Accessed : 23-Oct-2022 12:27:23

digitalis.uc.pt impactum.uc.pt

(2)
(3)

Notícias

Boletim de Estudos Clássicos — 49

147 voltar a cobrir de terra os achados, depois de estudados. O turismo não é, contudo, o único responsável pela degradação dos monumentos. As alterações climáticas, as chuvadas que se abatem por vezes sobre a cidade e as infiltrações que daí resultam, contribuem também para a erosão do solo, já de si muito fragilizado pelas sucessivas construções erigidas ao longo dos séculos. O Palatino é um exemplo perfeito desta situação. A instabilidade do local levou a que grande parte tenha permanecido vedado aos visitantes.

Estas questões não parecem por enquanto muito pertinentes para os responsáveis pela cultura e pelo património ou para os turistas ávidos de novas descobertas. Em Novembro de 2007, arqueólogos italianos deixaram o mundo estupefacto, uma vez mais. Durante os trabalhos de restauro do palácio de Augusto, numa zona até aí inexplorada, descobriram a mítica gruta onde alegadamente Rómulo e Remo teriam sido amamentados pela loba. A estrutura circular, com oito metros de altura e sete metros e meio de diâmetro, encontrava-se a dezasseis metros de profundidade. O receio de que a gruta abatesse e danificasse os edifícios circundantes levou os arqueólogos a utilizarem endoscópios e scanners de laser para a estudarem. Uma sonda com câmara incorporada revelou que o tecto estava coberto de conchas, mosaicos e mármores, havendo uma águia branca ao centro. Está também já agendada para o próximo ano a reabertura ao público do mausoléu de Augusto, inspirado no de Alexandre o Grande.

NÍDIA SANTOS

A

NO

V

IEIRINO

:

O

P

ADRE

A

NTÓNIO

V

IEIRA NO

P

ÚLPITO

,

EM

C

OIMBRA

Por ocasião do quarto centenário do nascimento do célebre jesuíta, multiplicam-se as celebrações comemorativas. Um pouco por todo o país organizam-se colóquios, exposições, teatro, concertos e congressos evocativos desta personalidade singular e verdadeiramente genial.

Missionário incansável, orador excepcional, diplomata experiente, o Padre António Vieira não deixa de nos surpreender pela sua acção plurifacetada. Do sertão agreste às refinadas cortes da Europa, na defesa dos índios, no ataque à escravatura, na apologia da Restauração da Coroa

(4)

Notícias

Boletim de Estudos Clássicos — 49 148

portuguesa e do seu reconhecimento internacional, o P. António Vieira deixou uma obra assinalável a que não faltou a faceta polémica.

Para assinalar a efeméride em Coimbra, o Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos e o Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos, da Universidade de Coimbra, promoveram na Capela da Universidade, no dia 6 de Fevereiro, data em que se completou o quarto centenário do nascimento do jesuíta, a representação de um sermão e um recital de órgão. Por coincidir com Quarta –feira de Cinzas, foi pregado o “Primeiro Sermão de Quarta-feira de Cinzas” (Roma, Igreja de Santo António dos Portugueses, 1672), também conhecido como ‘do pó’, pelo actor Paulo Mira Coelho. Ao órgão esteve o organista titular da Capela da Universidade, Paulo Bernardino, que interpretou António de Cabezón e J. S. Bach.

No dia 4 de Abril último, voltou a estar em cena o P. António Vieira, desta vez numa organização da Câmara Municipal de Coimbra e da Escola Superior de Educação. O actor convidado, António Fonseca, representou magistralmente o célebre “Sermão da Sexagésima” no Mosteiro de Celas.

Para mais informações sobre as actividades em programação ou a decorrer neste ano vieirino podemos sempre visitar os sítios http://www.anovieirino.com/ e http://www.ua.pt/vieira2008/.

CARLOTA MIRANDA URBANO

V

ISITA À

‘C

ASA DE

A

UGUSTO

’ A

BERTA AO

P

ÚBLICO NO

P

ALATINO

Depois da sua ‘inauguração’ no dia 9 de Março, foi aberta ao público em geral a ‘Casa de Augusto’, após longos anos de minucioso trabalho de restauro e conservação. Trata-se de um dos mais importantes monumentos da área do Palatino e, sem dúvida, os trabalhos que agora o trouxeram a público têm relevância ao nível da arqueologia mundial.

O espaço que hoje conhecemos como ‘Casa de Augusto’ foi descoberto nas escavações dirigidas por Gianfilippo Carretoni durante a década de 70 do séc. XX, quando estas se depararam com parte da construção demolida por Domiciano para a edificação do seu palácio. Seguiram-se longos anos de trabalho, nem sempre regulares, para cuidar da estrutura e dos muros que

Referências

Documentos relacionados

Balanço e perspetiva Código da Contratação Púbica entrou em vigor ARAP tem Novos Estatutos Capacitação de técnicos da Administração Pública Apresentação do novo site da

Seu médico pode considerar um ajuste da dose de rosuvastatina cálcica quando utilizado com outros medicamentos, vide item O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE

Na imagem da tarefa há um alfabeto, então conta-se o número na letra correspondente?. Utilizam-se os celulares de cima

teoria da relatividade restrita é que o tempo, considerado absoluto na mecânica clássica, passa a ser considerado relativo na mecânica de Einstein. Sendo diferentes as

OCORRÊNCIAS: Cara Gemma, secrecão muco purulenta grau I; Mutlu San, S.P.Santos: declarou que na entrada da reta, foi prejudicado por Curitibana, que correu de golpe para fora;

No fim da década de 1950, oficializou-se internacionalmente o Pinyin, um alfabeto de caracteres romanos, desenvolvido pelos próprios chineses, para facilitar o aprendizado do

A técnica de inseminação artificial transcervical mostrou- se viável em ovinos Santa Inês e seu desempenho pode ser melhorado, desde que se diminua a dificuldade na

Na área dos recursos humanos, a empresa aumentou 53% que corresponde a um valor total de € 212.031,43, justificando-se pelo facto de que a empresa está temporariamente a auxiliar