• Nenhum resultado encontrado

b) Qual a área da parte maior?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "b) Qual a área da parte maior?"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

ÁREASDEFIGURASPLANAS: SEMFÓRMULAS!

1) A figura mostra uma grade formada por quadrados de 1 cm de lado. Qual é a razão entre a área sombreada e a área não sombreada?

2) Uma folha de papel é retangular, com base igual a 20 cm e altura 10 cm . Esta folha é dobrada nas linhas pontilhadas conforme a figura abaixo e no final recortada por uma tesoura na linha indicada, a qual é paralela à base e está na metade da altura do triângulo.

a) depois de cortar no local indicado, em quantas partes a folha ficou dividida?

b) Qual a área da parte maior?

3) Adriana gosta de pintar figuras geométricas. Veja como ela pintou a figura abaixo.

Esta figura é retangular, tem altura 1 m e largura 4 m. Os quadrados interiores têm lado 1m. Qual área tem a região que ela pintou em cinza?

4) A figura mostra um círculo de área 36 cm² sobre o qual estão desenhados quatro triângulos equiláteros com um vértice comum no centro do círculo. Qual é a área da região sombreada?

(2)

5) A figura abaixo é formada por hexágonos regulares e triângulos equiláteros. Sua área total é 154 cm².

Qual é a área da região sombreada?

6) A figura I mostra um quadrado de 40 cm² cortado em cinco triângulos retângulos isósceles, um quadrado e um paralelogramo, formando as sete peças do jogo Tangran. Com elas é possível formar a figura II, que tem um buraco sombreado. Qual é a área do buraco?

7)

A figura mostra um retângulo de área 42 cm² com os pontos médios dos lados em destaque. Qual é a área, em cm², da região cinza mais escura?

8)

No retângulo ABCD da figura, M e N são os pontos médios dos lados AD e BC. Qual é a razão entre a área da parte sombreada e a área do retângulo ABCD?

9)

No retângulo da figura temos AB = 6 cm e BC = 4 cm. O ponto E é o ponto médio do lado AB. Qual é a área da parte sombreada?

(3)

10)

Num trapézio qualquer, as duas diagonais dividem a figura em 4 triângulos, como na figura abaixo.

11)

O retângulo ao lado, que foi recortado de uma folha de papel quadriculado, mede 4 cm de largura por 5 cm de altura. Qual é a área da região cinzenta?

12)

Um célebre campeão olímpico um dia comprou um grande terreno retangular de 600 m de

comprimento e 500 m de largura. Ele construiu um centro esportivo retangular de 300 m por 200 m, de mesmo centro que o terreno, conforme a figura (o comprimento do terreno é paralelo ao

comprimento do centro esportivo). Como tem seis filhos, ele pede em seu testamento que o resto do terreno, em volta do centro esportivo, seja dividido em 6 partes de mesma forma e mesmas dimensões e que o centro esportivo seja acessível diretamente de cada uma das 6 partes. Representar a divisão pedida.

13)

Na figura ao lado, ABCD é trapézio isósceles e P um ponto sobre o lado CD. Com apenas um segmento de reta ligando P a um ponto do lado AB, dividir a figura abaixo em duas figuras de mesma área.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem como objetivo avaliar o efeito de tratamento criogênico no comporta- mento a fadiga termomecânica estrutural de uma liga NiTi por meio da avaliação da defor-

Sem entrar no mérito dos três significados, e considerando apenas o aspecto linguístico da questão, pode-se dizer que a palavra alma correspon- de a três ideias distintas; assim,

Com ajuda do assistente de instalação, instale o sof- tware devolo dLAN Cockpit para o funcionamento do dLAN 500 AVplus no sistema operativo Windows: O dLAN Cockpit encontra todos

Juros sobre Crédito Rotativo Mês mês Saldo Inicial Desconto mês Prazo Juros p/ mês Juros Pagos Baixa mês Saldo Final Saldo

Para Toscano (2000), a escola, com seu corpo docente e materiais/ recursos de ensino, desempenha papel magno nesse processo de (re) produção de estereótipos de gênero, e embora

Número de adultos vivos (C) e de larvas vivas (D) da broca-do-café nos frutos broqueados por ocasião da colheita em função das doses de cyazypyr 10% OD aplicadas por duas vezes em

Para determinar a resultante entre vários vetores através do método do polígono, vimos que devemos dispor um vetor após o outro (figura 9a), com a extremidade de um

forma que possa dificultar a navegação, bem como dentro das áreas de manobra definidas na alínea a) do ponto 2.3 e em todos os canais de navegação que a elas dão acesso.