• Nenhum resultado encontrado

PADRÃO DE GESTÃO. Aplica-se ao atendimento a clientes do IHEF Medicina Laboratorial contemplados no SGQ.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PADRÃO DE GESTÃO. Aplica-se ao atendimento a clientes do IHEF Medicina Laboratorial contemplados no SGQ."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1. OBJETIVO

Este Padrão de Gestão normatiza a gestão da fase pré-analítica que estejam contemplados no SGQ, conforme as definições expressas pela Norma de Acreditação PALC, na sua versão vigente, e NBR ISO 9001:2015.

2. ABRANGÊNCIA

Aplica-se ao atendimento a clientes do IHEF Medicina Laboratorial contemplados no SGQ. 3. DEFINIÇÕES E CONCEITOS

3.1Cliente: A organização ou pessoa que interage com a organização através de seus produtos ou serviços.

3.2Requisições médicas: Documento formulado em receituário ou formulário próprio para a solicitação de análises laboratoriais, de autoria de médicos.

4. RESPONSABILIDADES

Atividades Responsabilidade

Atendimento Recepção Recepcionistas e Supervisores Atendimento Coleta Técnicos e Supervisor Técnico 5. DIRETRIZES

5.1Atendimento Recepção 5.1.1 Diretrizes Recepção

5.1.1.1O IHEF Medicina Laboratorial contempla medidas voltadas para a qualidade das requisições de exames. Definindo que todas as requisições de exames devem conter a identificação do cliente, nome completo, e a identificação do profissional solicitante, carimbo e assinatura, visando a melhoria da qualidade das requisições e amostras requisitadas.

5.1.1.2Quando houver requisições médicas que impossibilitem o atendente de identificar o exame requisitado, o mesmo deve buscar um bioquímico/biomédico presente para auxiliar na identificação. Caso não solucione, tentar entrar em contato com o local onde o cliente foi atendido, buscando ajuda médica para a identificação do exame, com o auxílio de FAX e/ou e-mail, antes de realizar o cadastro.

5.1.1.3Em casos de pacientes que necessitem realizar exames através de requisições verbais, o recepcionista deve preencher o AUTO PEDIDO, disponível em Emissor de Relatórios dentro do modulo Aplic60, de acordo a necessidade do cliente, e solicitar que o mesmo leia e assine atestando que os exames estão dentro do especificado. Exceto os pedidos para HIV que somente devem ser cadastrados com a requisição médica e documento identificador com foto, os demais exames que necessitam de requisição médica para serem realizados estão especificados

(2)

no campo de informações do próprio exame, selecionando o mesmo e clicando em F11.

5.1.1.4Para os exames de BETA HCG o laboratório determina que só podem ser realizados nas seguintes condições:

Maior de 18 anos munido de documento de identificação com foto;

Maior de 14 anos com solicitação médica, documento de identificação com foto e acompanhado do responsável legal;

Menor de 14 anos, com solicitação medica, documento de identificação com foto, acompanhado do responsável legal e com ordem judicial;

Para menores, anexar a cópia do documento do responsável legal e a solicitação medica na Ordem de Serviço.

5.1.1.5O IHEF estabelece que são exames em caráter de URGENCIA aqueles que podem ser entregues ao cliente no mesmo dia em que foram realizados, se coletados no Meddi. Para exames realizados nas unidades a URGENCIA deve ser marcada para o dia seguinte, se possível, no primeiro horário.

5.1.1.6Os exames que podem ser marcados como URGENCIA estão descritos no DOC 033 Lista de Exames Urgentes.

5.1.1.7Após finalizar o cadastro o atendente deve sinalizar URGENCIA, no sistema, e com o carimbo de EXAME URGENTE na ficha de coleta, que há exames urgentes no cadastro, priorizando o atendimento do cliente na coleta.

5.1.1.8O Laboratório IHEF disponibiliza um Guia de Exames com instruções claras, orientando sobre o preparo e coleta de materiais e amostras para os exames que requeiram condições especiais de preparo. No anexo 01, estão disponíveis as orientações de preparo dos pacientes para coleta e que estão disponíveis aos pacientes no Guia de Exames entregue a eles.

5.1.1.9O cadastro do cliente só é realizado mediante documento de identificação, os padrões de aceitabilidade são RG, CNH, Certidão de Nascimento, Carteira de trabalho, Crachá com dados e foto e Carteira de Estudantil com dados e foto, os mesmos devem estar legíveis.

5.1.1.10 O cadastro do cliente deve ser feito no sistema SMART, modulo Atende60 e deve conter, no mínimo, as seguintes informações:

Número de registro; Nome, idade e sexo;

Telefone e endereço completo;

Nome e contato do responsável em caso de menor ou incapacitado; Identificação do requisitante;

Data e hora do atendimento; Horário da coleta;

Analises solicitadas e tipo de amostra;

Informações adicionais (medicamento, jejum, motivo); Data prevista para entrega do resultado;

(3)

Indicação de urgência, quando aplicável; Procedência.

5.1.1.11 O laboratório contempla um sistema de rastreabilidade dos processos de cadastro, coleta e recebimento de materiais, através do sistema SMART, permitindo que todos os atendimentos sejam rastreáveis. Cada funcionário tem seu usuário e senha de acesso ao sistema.

5.1.1.12 Para um maior acompanhamento do tempo de atendimento total dos pacientes, principalmente os que necessitam de exames urgentes, o TAT é acompanhado através de relatórios diários pela supervisão e gerencia.

5.1.1.13 As condições de preparo do cliente são garantidas através de anamnese, preenchida no momento do cadastro do paciente, e do Termo de Anuência, em casos de inadequação do preparo.

5.1.1.14 O comprovante de atendimento do cliente fornece os seguintes dados: Número do registro;

Nome do cliente; Data do atendimento;

Data prevista para entrega do resultado; Relação de exames solicitados;

Dados para identificação e contato com o laboratório. 5.1.2 Triagem de Clientes

5.1.2.1A triagem do laboratório IHEF é onde é realizado o primeiro atendimento do cliente. Esse atendimento é feito para orientar o cliente de acordo com sua necessidade, passando informações necessárias de acordo com o POP.001 Atendimento a Clientes e fazendo a entrega de senhas para atendimento.

5.1.2.2O laboratório IHEF mantem um sistema de senhas com painel eletrônico que assegura o atendimento por ordem de chegada. Essas senhas são classificadas em: 5.1.2.2.1 Preferencial (P) excetuando as pessoas com deficiência, os idosos com idade

igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário (de acordo com a lei 10,048/2000);

5.1.2.2.2 Pendente (F) para clientes com os exames cadastrados em data anterior ao da coleta;

5.1.2.2.3 Especial (E) para clientes que irão realizar o atendimento particular; 5.1.2.2.4 Rápido (R) para clientes com exames de Toxicológico e DNA;

5.1.2.2.5 Normal (A) para clientes com atendimento por planos de saúde; 5.1.2.2.6 Hapvida (H) para atendimento pelo convenio HAPVIDA.

5.1.2.3Todas as unidades de coleta devem conter um sistema de senhas para atendimento normal e prioritário que assegure o atendimento por ordem de chegada e de acordo a lei 10,048/2000.

(4)

5.1.2.4Na triagem é feito a entrega de resultados de exames durante todo o período de atendimento de acordo com o POP.001 Atendimento a Clientes.

5.1.3 Cadastro de Ordem de Serviço

5.1.3.1 O laboratório IHEF mantem um sistema informatizado para cadastro de pacientes. Esses cadastros são feitos depois da verificação da requisição médica do paciente e dada as devidas orientações dos exames.

5.1.3.2 O sistema informatizado contempla a rastreabilidade de registro, data, hora, responsável e local pelo cadastro e pelo recebimento de materiais e amostras. 5.1.3.3O cadastro inclui informações necessárias para o contato com o cliente, caso

necessário, os registros anteriores do paciente ficam arquivados por tempo indeterminado no sistema.

5.1.3.4As requisições médicas de atendimento particular são scaneadas e arquivadas no cadastro do paciente para maior rastreabilidade e segurança.

5.1.3.5Quando há falha no sistema por motivos diversos, o plano de contingência é o atendimento feito através de cadastro manual, registrando os dados do cliente no formulário conforme anexo 02 Requisição de Exames de Laboratório. Após a restauração do sistema, os dados do paciente são cadastrados no sistema informatizado, dando continuidade ao fluxo da amostra.

5.1.3.6O cadastro é realizado conforme POP.001 Atendimento a Clientes. 5.1.4 Agendamento de exames

5.1.4.1 O laboratório IHEF contempla uma política de agendamento de exames onde o cadastro pode ser realizado anterior à data da coleta, e registrado no sistema como PENDENTE até a data que o paciente vier colher a amostra. É entregue ao cliente a ordem de serviço e passado as orientações referentes aos exames.

5.1.4.2Para Coleta Externa segue-se o POP-COL 002 - Coleta Externa – Domiciliar e Hospitalar, o cadastro e agendamento deve ser realizado de acordo com o POP.001 Atendimento a Clientes.

5.2Atendimento na Coleta 5.2.1 Diretrizes Coleta

5.2.1.1É realizado diariamente o controle de abertura e uso de material de coleta, através dos formulários DOC 035 – Controle de Consumo de Material – Baixa de Estoque e DOC 048 o Controle de Materiais fracionados, para acompanhamento e controle de todo material utilizado na coleta.

5.2.1.2Diariamente deverá ser feito o registro de temperatura ambiente da sala de coleta e dos consultórios 1 e 2 utilizando o formulário DOC 022 – Controle de Temperatura.

5.2.1.3Todo colaborador deve seguir regras de comportamento durante o atendimento ao cliente, e qualquer dúvida ou intercorrência deve-se chamar imediatamente

(5)

um líder para que ele possa tomar as providências necessárias. As regras de comportamento são:

5.2.1.3.1 Disponibilidade - mostre ao cliente que está pronto para atendê-lo; antecipe-se cumprimentando-o primeiro, faça com que ele sinta-se bem vindo. 5.2.1.3.2 Atenção e Paciência - Ouça a solicitação do paciente olhando-o

atentamente, sem interrompê-lo e sem desviar a atenção, entenda e responda as necessidades específicas deles.

5.2.1.3.3 Exclusividade - não existe cliente mais ou menos importante, todos são iguais e merecem o mesmo tipo de tratamento; tenha discernimento ao lidar com as exceções (clientes recomendados pela diretoria, médicos, dentre outros), não deixe outros clientes perceber o tratamento diferenciado.

5.2.1.3.4 Cortesia - se o cliente estiver aguardando, mantenha-o informado sobre o que está acontecendo, faça contato visual com ele; nunca deixe o cliente esperando enquanto conversa com um colega de trabalho e se o telefone tocar e você estiver atendendo um cliente, não pare para atender o telefone. Caso esteja sem cliente no momento, atenda o telefone e seja breve.

5.2.1.3.5 Organização - fator extremamente importante, abrange desde a apresentação do local de trabalho, postura profissional e apresentação pessoal; tenha organizado à mão todo material necessário para a execução do trabalho. No caso de clientes especiais ou clientes que exigem determinado coletador, imediatamente o responsável presente administra essa situação, definindo quem, onde e como será realizada a coleta.

5.2.1.4Quando o cadastro do cliente for realizado com preenchimento manual, o coletador deve anotar na etiqueta que será usada para identificação das amostras, o nome completo do cliente, número de cadastro e nome do exame quando for único para determinada amostra ou nome do setor quando tiver vários exames para mesmo setor.

5.2.1.5No caso em que seja necessário o coletador chamar verbalmente o cliente, o mesmo deve ser feito pelo nome completo, sempre utilizando Sr° ou Srª, na frente do nome, exceto para crianças.

5.2.2 Coleta de Amostras

5.2.2.1A coleta de sangue e de outros materiais deve ser feita após o devido preparo do paciente com o maior conforto possível e com o mínimo de trauma local.

5.2.2.2Algumas regras devem ser obedecidas durante a coleta como: Sequência dos tubos

Homogeneização cuidadosa e por inversão dos tubos

Quando a coleta for realizada com seringa, o sangue deve ser transferido lentamente para o tubo, evitando a formação de espuma e consequente hemólise O volume de sangue colhido nos tubos com anticoagulante deve ser rigorosamente respeitado, obedecendo assim à relação sangue anticoagulante

(6)

A quantidade de amostra deve ser suficiente para realização de todos os exames 5.2.2.3No início da rotina, o coletador deverá verificar se a sua sala de coleta esta

devidamente arrumada, com todo o material necessário para o desenvolvimento do trabalho. Caso seja constatado a falta de algum material deve encarregar-se de fazer a reposição. Os materiais necessários são:

Algodão, álcool gel ou álcool sache; Seringas, agulhas e agulhas para vácuo; Tubos padronizados para coleta;

Adaptadores para coleta a vácuo e garrotes;

Lancetas, abaixadores de língua, swab e bandagem; Lâmina de esfregaço e lâmina extensora;

Poltrona adaptada para coleta com braçadeiras; Cronômetro;

Recipiente com tampa e pedal para descarte de material biológico; Recipiente para descarte de perfuro cortante

5.2.2.4Os tubos para coleta variam em tamanho e podem ou não conter aditivos. Os aditivos atuam na coagulação ou preservam algum componente sanguíneo a ser analisado, quando mantida a proporção sangue/aditivo correta. É por este motivo que é vital que se obedeça ao volume nominal indicado em cada tubo de coleta, assim como a ordem para coleta do mesmo.

5.2.2.5Quando o paciente possui mais de um exame deve-se obedecer a uma sequência para coleta dos materiais para que não haja contaminação dos aditivos de um tubo para outro, o que ocasiona grandes alterações em alguns parâmetros analíticos, sendo que o tubo com citrato deve ser o Deve-se seguir a seguinte sequencia para coleta dos tubos:

1.Frascos para hemocultura

2.Tubos com citrato (tampa azul-claro).

3.Tubos para soro com ativador de coágulo, com ou sem gel separador (tampa vermelha ou amarela).

4.Tubos com heparina com ou sem gel separador de plasma (tampa verde). 5.Tubos com EDTA (tampa roxa).

6.Tubos com fluoreto (tampa cinza)

5.2.2.6Em algumas amostras será necessário identifica-las com etiqueta de cor para que visualmente fiquem destacadas das demais. A cor segue o seguinte padrão:

(7)

(vermelha) - Etiqueta utilizada nos tubos e coletores, todas as vezes que for necessário congelar o material.

(verde) - Etiqueta utilizada nos tubos e coletores, todas as vezes que for solicitada uma urgência e para material serviço de oncologia.

(laranja) - Etiqueta utilizada nos tubos e coletores, todas as vezes que for

uma recoleta.

(azul) - Etiqueta utilizada nos tubos e coletores, todas as vezes que for OS

cadastrada anteriormente. 6. REGISTROS

• DOC 022 – Controle de Temperatura

• DOC 035 – Controle de Consumo de Material – Baixa de Estoque 7. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIAS

7.1NBR ISO 9001:2015 7.2Manual PALC 2013 7.3Manual da Qualidade 8. ANEXOS

• Anexo 01 – Guia de Exames – Orientações de preparo do paciente para a coleta

9. CONTROLE DE ALTERAÇÕES

VERSÃO DATA ITENS MODIFICADOS DESCRIÇÃO DA ALTERAÇÃO 2016.00 31.03.2016 Todos Elaboração inicial

(8)

ANEXO 01 – Guia de Exames – Orientações para o preparo do paciente para coleta

LACTOSE (Teste de Tolerância): coleta de sangue antes e após ingestão de lactose Tempo de jejum: Crianças até 3 anos - maior intervalo entre as mamadas; de 3 a 5 anos - jejum de 04 horas. Crianças maiores de 5 anos e adultos - jejum de 8 horas. Não pode ser realizado juntamente com outra prova funcional. Será coletada amostra de sangue nos tempos basal, 30 e 60 minutos. A ingestão de lactose pode, em alguns casos, desencadear cólicas e diarreia. Não tomar laxante na véspera do exame. Trazer uma mamadeira limpa e vazia de no mínimo 250ml no caso de crianças que utilizam mamadeiras. Preencher o questionário específico fornecido pela recepção até 24h após e entregar ao médico solicitante juntamente com os resultados.

XILOSE (Prova de Absorção): coleta de sangue é realizada 60 minutos após a ingestão de D-Xilose em dosagem que varia de acordo com peso do cliente, e a urina é coletada todo volume urinário num intervalo de 5h após a ingestão de D-Xilose, lembrando que é necessário esvaziar a bexiga antes do inicio do exame. Tempo de jejum: Crianças jejum obrigatório de 4 horas. Adulto jejum obrigatório de 8 horas. Não pode ser realizado com outra prova funcional. O paciente deverá permanecer no laboratório durante todo o período do teste. Medicamentos como aspirina, indometacina, neomicina e glipizida podem interferir nos resultados, o médico deverá ser informado para orientações sobre a conduta que será adotada. Preencher o específico fornecido pela recepção até 24 horas após o teste e entregar ao médico solicitante juntamente com os resultados.

GLICOSE PÓS PRANDIAL: Jejum obrigatório de 2 horas após refeição. Ao iniciar a alimentação, marcar o horário, aguardar 2 horas, a partir do início da refeição ou retornar para colher o exame (chegar ao laboratório 10 minutos antes). Se ingerir sobremesas fazê-lo logo após a alimentação. Neste intervalo, de 2 horas não poderá: chupar balas, mascar chicletes, tomar café, chá, suco, sorvete, praticar atividades físicas, fazer uso de cigarro. É permitida a ingestão de água neste período. Este exame deve realizado junto com a coleta da glicose em jejum, no mesmo dia. O não comparecimento não dará direito à realização de nova coleta. O teste poderá ser colhido após qualquer refeição, de preferência uma refeição habitual do cliente.

PSA TOTAL E LIVRE: Jejum obrigatório de 4 horas. Para realização do exame é necessário: Aguardar 48 horas (dois dias) após exame de toque retal, relação sexual, exercício prolongado em bicicleta comum ou ergométrica e equitação (montar cavalo); Aguardar 72 horas (três dias) após sondagem uretral e similar; Aguardar 7 dias após ultrassom transretal; Aguardar 15 dias após colonoscopia e retossigmoidoscopia; Aguardar 30 dias após biopsia da próstata.

URINA DE 24 HORAS: 1. A coleta deve ser armazenada em recipiente limpo (garrafa de água mineral) 2. A primeira urina do dia deverá ser desprezada. A partir da segunda urina, anote o horário precisamente e inicie a coleta de todo material, transferindo sempre para garrafa de água mineral, durante as próximas 24 horas. se o volume ultrapassar a capacidade da garrafa,

(9)

coloque-o em coloque-outrcoloque-o recipiente. Mantenha a amcoloque-ostra refrigerada durante este perícoloque-odcoloque-o. 3. A última ccoloque-oleta da urina será a primeira da manhã do dia seguinte, que completar 24h. Os volumes coletados deverão ser identificados com a hora de inicio da coleta, em local visível. Obs: Para o exame de Clearence de Creatina e de Ureia é necessária uma coleta de sangue imediatamente após o término da coleta urinária. É indispensável que o paciente tenha conhecimento do seu peso e altura, para informar ao laboratório.

UROCULTURA: O material deve ser coletado em recipiente plástico estéril (coletor) fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácias. Colher preferencialmente a 1ª urina da manhã ou com intervalo de 3 horas entre as micções. Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o primeiro jato de urina e coletar o jato médio. Nas mulheres, lavar e secar sempre de frente para trás. Nos homens lavar retraindo o prepúcio para adequada limpeza do meato uretral. Não encher o frasco até a borda, em geral 10ml são suficientes. A urina deve ser refrigerada (2 a 8º) antes de ser levada ao laboratório, ou enviada em temperatura ambiente (20 a 25º) em até 1 hora. Crianças: Não utilizar pomadas no dia da coleta. Caso necessite do uso do coletor, o mesmo deve ser colocado após higienização adequada e deverá ser trocado de 30 em 30 minutos, até que a criança urine. Repetir a higienização quando for trocar o coletor. A amostra deverá ser encaminhada ao laboratório dentro do próprio coletor. Em geral, para cultura, 2ml são suficientes. ESPERMOCULTURA: A coleta de material para realização do espermocultura requer informações e cuidados prévios necessários para obtenção de uma amostra adequada. Siga as instruções abaixo: 1. A coleta do exame é realizada somente no laboratório. 2. Antes da coleta, urinar e proceder a higiene das mãos e do pênis com água e sabão. Enxaguar abundantemente retirando todo resíduo de sabão. O asseio deve ser realizado em casa, durante o banho matinal, antes de vir para o laboratório. 3. A coleta é feita através de masturbação, sem que haja perda do material. Não colher em preservativos e não usar lubrificantes (inclusive saliva). Colher o material diretamente no frsaco disponibilizado para coleta. 4. informar se está ou esteve usando antibióticos recentemente. Caso esteja, aguardar sete dias para coleta do material. 5. Após recolher o material no frasco, feche-o e marque o horário em que terminou (hora e minutos). Este exame não serve como prova judicial, por não haver testemunhas de que a amostra efetivamente provém do cliente e não recebeu adições de outras substancias. 6. Não realizar junto com espermograma ESPERMOGRAMA: A coleta de material para realização do espermograma requer informações e cuidados prévios necessários para uma obtenção de uma amostra adequada Siga as instruções abaixo: 1. Abstenção de ejaculação (relação sexual, masturbação e ejaculação noturna) de 3 a 6 dias. 2. A coleta do exame é realizada somente no laboratório 3. Antes da coleta, urinar e proceder a higiene das mãos e do pênis com água e sabão. Enxaguar abundantemente retirando todo resíduo de sabão. O asseio deve ser realizado em casa, durante o banho matinal antes de vir para o laboratório. 4. A coleta é feita através de masturbação sem que haja perda de material. Não colher em preservativos e não usar lubrificantes (inclusive saliva). Colher o material diretamente no frasco disponibilizado para coleta 5. Após recolher material feche-o e marque o horário em que

(10)

terminou (hora e minutos) 6. Este exame é realizado até as 10:30h de seg. a sexta e até as 09:30 aos sábados. Não realizamos exames aos domingos e feriados. Este exame não serve como prova judicial, por não haver provas testemunhais de que a amostra provém efetivamente do cliente e não recebeu adições de outras substâncias.

SECREÇÃO URETRAL: O exame é realizado exclusivamente no laboratório. Antes da coleta, proceder com higiene da genitália com água e sabão, retraindo o prepúcio para uma adequada do meato uretral. Enxaguar abundantemente e secar. Esse procedimento deverá ser realizado preferencialmente em casa. Colher preferencialmente pela manhã, sem urinar, ou estar sem urinar há pelo menos 4horas. Não aplicar nenhum medicamento ou substância no local. Evitar relações sexuais. Evitar o uso de bebidas alcoólicas e massagem na próstata por 3 dias. O uso de medicamento deverá ser informado ao laboratório.

PROLACTINA: Jejum de 08 horas - repouso de 30 minutos antes da coleta realizado dentro do laboratório. Aguardar 24 horas (um dia) após atividades físicas, relação sexual e mamografia. O exame é realizado até as 09h

COLETA DE ESCARRO: Colher a primeira amostra da manhã ao se levantar antes do jejum. Evitar a coleta do material misturado com saliva. Amostras contendo saliva são inadequadas. Enxaguar abundantemente a boca com água pura, gargarejando e bochechando para remover a flora bacteriana desta região. Colher o material de forma espontânea, através de tosse estimulada por respiração profunda. Caso não consiga deve-se induzir escarro através de nebulização. Colocar diretamente em frasco estéril, devendo ser enviado ao laboratório o mais rápido possível em temperatura ambiente (20 a 25º) - em 2h após a coleta.

PESQUISA DE SANGUE OCULTO: O exame deve ser realizado com fezes frescas. O material deve ser coletado em recipiente apropriado para fezes adquirido em farmácias ou fornecido pelo laboratório. O volume recomendável é aproximadamente metade do frasco de fezes. Utilizamos um kit que não é mais necessário o cliente seguir uma dieta Antes de suspender qualquer medicamento, consulte seu médico. Obs.: este exame não deve ser realizado por mulheres em período menstrual, pessoas com hemorroidas sangrantes, ou sangramento gengival.

GORDURA FECAL (dosagem ou pesquisa): Para a dosagem deve-se colher todo volume da amostra de fezes defecada em vasilhame limpo e seco, mantendo na geladeira durante a coleta (24, 48 ou 72h), para a pesquisa é necessário somente coletar amostra após dieta durante 3 dias. Antes de coletar as fezes, se necessário, urinar no vaso sanitário para evitar contaminação por gordura, água ou outro elemento. Não usar supositório, óleo de rícino ou outros laxantes, assim como talco e antiácidos. Seguir a dieta conforme abaixo, 03 dias antes e durante o período de coleta: Dieta para jovens e adultos (acrescentar a dieta habitual diária distribuindo durante as refeições do dia): 03 colheres de sopa de azeite | 02 colheres de sopa de creme de leite | 01 colher de sopa de manteiga 02 pedaços de queijo prato Dieta para crianças: de 6 a 14 anos: seguir

(11)

metade da dieta para adultos. de 2 a 5 anos: seguir 1/3 da dieta para adultos de 1 a 2 anos: manter dieta normal, acrescentando creme de leite e queijo prato. Entregar no laboratório o mais rápido possível.

CULTURA DA SECREÇÃO VAGINAL E/OU ENDOCERVICAL: Para a realização deste exame, a mulher não deve: 1. Manter relações sexuais nas 24h que antecedem ao exame, com exceção das determinações de captura híbrida para HPV, CLAMYDIA e GONOCOCUS que necessitam abstinência de 03 dias. 2. Usar creme ou óvulo vaginal, lavagem interna ou ultrassom transvaginal nas 48h que antecedem o exame, com exceção das dosagens de captura híbrida que necessitam de uma semana sem uso de ducha ou creme vaginal. 3. Estar em período menstrual. OBS: Aguardar 05 dias após exame preventivo. O banho normal pode ser tomado.

DEMAIS EXAMES: Para outros exames não listados neste documento, seguir as orientações existentes no Smart ou nos sites de cada laboratório de apoio.

(12)

Referências

Documentos relacionados

1.3.1 Definição: Frequentadores ou congregados são as pessoas que ainda não fazem parte do rol de membros da igreja, ainda não batizados ou recebidos pela assembleia da igreja.. a)

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Nesse contexto, a análise numérica via MEF de vibrações sísmicas induzidas por detonações se mostra como uma metodologia que pode contribuir significativamente

Como visto no capítulo III, a opção pelo regime jurídico tributário especial SIMPLES Nacional pode representar uma redução da carga tributária em alguns setores, como o setor

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

pontos de transferências modais mais estratégicos e mais importantes. Uma análise que se pretende útil para o planejamento de investimentos ou medidas de controle para mitigar a

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

poste de concreto armado – GED 14945 e padrão de entrada BT compacto com caixas de policarbonato conforme documentos disponíveis no GED, os condutores do ramal de entrada com