• Nenhum resultado encontrado

A Paz do Diabo e a Paz de Deus

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A Paz do Diabo e a Paz de Deus"

Copied!
37
0
0

Texto

(1)

A Paz do Diabo e a Paz de Deus

Sermão nº 2157

Por Charles H. Spurgeon (1834-1892) Traduzido, Adaptado e

Editado por Silvio Dutra

Jun/2019

(2)

2

S772

Spurgeon, Charles H.- 1834-1892

A paz do diabo a paz de Deus / Charles H.

Spurgeon

Tradução e adaptação Silvio Dutra Alves – Rio de Janeiro, 2019.

37p.; 14,8 x21cm

1. Teologia. 2. Pregação. 3. Alves, Silvio Dutra.

I. Título.

CDD 252

(3)

3

“Quando um homem forte, armado, guarda o seu palácio, os seus bens estão em paz.” (Lucas 11:21)

“O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz.” (Salmos 29:11)

A PAZ é uma condição das coisas muito desejáveis. Não temer nenhum distúrbio externo e não sentir nenhuma tempestade interior; quem não deseja tal estado?

A paz tem sido chamada de pérola e com razão, pois é preciosa e sorri com um brilho suave, adornando o coração que a usa. É, de fato, uma pérola de grande valor; aquele que a tem, tem mais que riquezas. Se a sua paz é, de fato, a verdadeira pérola, aquele que a usa em seu peito é um dos filhos favorecidos de Deus.

Pode haver algumas poucas pessoas no mundo que não amam a paz, mas não amamos seu espírito. Certas naturezas tempestuosas se deliciam com tempestades e, como as aves marinhas, cavalgam nas cristas de ondas furiosas. Os homens do tipo de Byron são inquietos e uma atmosfera de paz não lhes convém. Seus espíritos, como os raios, avançam, encontrando prazer no acidente com o qual eles forçam seu caminho intencionalmente. Eu não preciso sair do meu caminho para tal, pois em

(4)

4

vão falamos com aqueles que não ouvem. A maioria de nós foi lançada em outro molde. Nós não somos corvos e não podemos permanecer eternamente nas nossas asas. Mas, como a pomba de Noé, procuramos descanso para as solas dos nossos pés e voamos aqui e ali até encontrarmos a folha de oliveira da paz. Quantas vezes, em meio às perturbações deste mundo conturbado, nós clamamos: “Oh, que eu tivesse asas como uma pomba! Pois então eu voaria para longe e estaria em repouso!” Não fomos criados como galinhas em penhascos de popa entre os relâmpagos; ouvimos a voz da tartaruga e amamos os riachos que tocam a música enquanto fluem. Eu sei que muitos de vocês suspiram por descanso; você trabalha para que você possa entrar nele. Se você encontrou o descanso que Jesus dá, seu coração certamente cantará:

“Para sempre aqui meu descanso estará perto do seu lado sangrando:

tudo isso é minha esperança e todo o meu pedido;

Para mim, o Salvador morreu.”

Paz e descanso são dois nomes para uma flor que brota na terra, mas que só é encontrada no céu!

No entanto, mesmo o perfume fraco da flor não

(5)

5

aberta estimula nosso forte desejo.

Delicadamente, o Salvador nos atrai a si mesmo por esse doce chamado; “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos darei descanso.”

Toda coisa preciosa neste mundo certamente será falsificada. Se o governo cunhar dinheiro em ouro e prata, serão encontrados ladinos para fazer moedas falsas. Quanto mais uma coisa é preciosa, mais é preciso ter cautela para que você não seja levado com imitações vis dela.

Satanás é o astuto macaco de Deus e tudo o que Deus faz, ele tenta fazer o mesmo com seus encantamentos. Portanto, enquanto há uma paz mais preciosa que o ouro de Ofir, há outra paz que é pior do que inútil! Quando uma alma é carregada sobre as águas da falsa paz, seu caso está perdido até que a paz se esgote e a alma se encalhe em desespero próprio. Eu pensei que esta manhã eu poderia fazer algum serviço se eu tentasse expor as duas partes: a paz do diabo e a paz de Deus.

Que Deus, o Espírito Santo, dê a todos os corações perspicácia, para que você não seja enganado pela imitação venenosa das águas da paz! Você pode discernir a falsificação e rejeitá- la com indignação! E que você possa encontrar a verdadeira paz aos pés do Príncipe da Paz! Oh, para “a paz de Deus, que excede todo entendimento”!

(6)

6

De minha parte, devo temer dar paz a qualquer pessoa, a qualquer assunto à custa da verdade de Deus. Uma esperança temporária é mal adquirida à custa de uma cruel decepção. Uma pobre mulher era a mãe amorosa de um filho único. Ele era muito querido por ela. Ele ficou doente, de fato, estava doente até a morte, mas a mãe não suportava pensar assim. Ela reuniu a quantia necessária para um médico e, oh, a paz de espírito que teve quando o homem de confiança desceu e disse a ela: “Seu filho vai se recuperar. Não há motivo grave para temer. Será atendido com cuidado e muito em breve ele estará em seu posto novamente.” A mãe estava descansada de coração, pois ela acreditava no médico. Mas dentro de um único dia seu filho morreu e aquelas horas de falsa paz foram o absinto e o fel da aflição. Foi uma pena triste ter levantado suas esperanças, pois ela gritou: “Ah, se eu soubesse que ele iria morrer, eu não sentiria tão amargamente sua perda! Mas estou gravemente desapontada. Como o médico poderia me dizer que ele viveria?” O médico ou estava muito enganado ou desejava aliviar a angústia manifesta da mãe. Se este fosse o caso, sua falsidade não era sábia. Eu não posso seguir o mesmo caminho. É uma pena criar uma paz sem fundamento. É lamentável para mim que qualquer um de vocês esteja dormindo em paz quando um grande perigo estiver próximo, o que fará com que a paz desapareça como um sonho quando alguém acordar. Evite a paz que

(7)

7

se mostrará enganosa no presente e ruinosa no futuro; anseie por aquilo que manterá seu coração e sua mente hoje e para sempre. Siga- me, peço-lhe, enquanto falo das duas formas de paz estabelecidas em meus dois textos.

I. Primeiro, existe a PAZ DO DIABO. O espírito imundo mantém as coisas quietas no coração sobre as quais ele governa; “Quando um homem forte armado mantém seu palácio, seus bens estão em paz.” O coração do homem não é legalmente o palácio de Satanás, mas ele o fez assim por captura. Em seu orgulho, ele ama habitar no meio desta fortaleza capturada, para que possa se apresentar ao Altíssimo, de quem tomou o coração de sua criatura. Satanás valoriza um coração humano conquistado como um palácio; ele tem prazer em dominar sobre a alma que ele forçou para arrancar de Deus. Para que ele possa morar com segurança, ele se cobre de armadura e mantém vigilância e proteção constantes. Por isso, a casa está quieta, pois o seu poder vigilante reduz cada sinal de motim contra a sua tirania. O salmista descreve a terrível paz dos ímpios no Salmo setenta e três;

“Para eles não há preocupações, o seu corpo é sadio e nédio. Não partilham das canseiras dos mortais, nem são afligidos como os outros homens.” Tudo corre bem com o homem que é deixado nessa condição fatal; "daí, a soberba que

(8)

8

os cinge como um colar, e a violência que os envolve como manto. Os olhos saltam-lhes da gordura; do coração brotam-lhes fantasias."

Embora pareça que eles estão realmente prosperando, não é assim; eles são colocados em lugares escorregadios e serão lançados para a destruição. Não há realmente nada de invejável na condição dos ímpios, mas tudo é lamentável. Eles clamam “Paz, paz”, onde não há paz. Que paz pode haver para aqueles cujas rebeliões são tantas? Satanás deixa a consciência mentir que seu poder pode ser confirmado sobre o coração dos ímpios. Eu posso estar falando para alguns aqui que estão com boa saúde, têm um comércio florescente e desfrutam de crédito com seus próximos e, portanto, eles têm uma paz terrena e não se importam em estar em paz com Deus. Meu desígnio será perturbar essa paz, pois se é a paz do diabo, quanto mais cedo for quebrada melhor para a alma.

Essa paz muitas vezes é meramente exterior.

Homens usam a aparência da paz quando não sentem isso em seus corações. Muitas vezes você vai se encontrar com homens irreligiosos que lhe dizem que são perfeitamente felizes e depois perguntam: o que eles devem ter com Cristo? Eles se sentem bem; que necessidade eles têm de um novo nascimento? Eles estão se

(9)

9

dando tão bem sem a bênção de Deus que não se importam em buscá-la. Sua risada é alta, suas brincadeiras são infinitas e suas preocupações repousam levemente sobre elas. Eles parecem não ter ansiedade pelas falhas do passado, pelas tentações do presente ou pelas recompensas do futuro; e ainda esta paz é toda externa. A crosta de gelo dificilmente é forte o suficiente para suportar uma mosca. Siga-os até as camas e veja o medo deles! Ouça-os em uma tempestade;

veja-os no mar em uma tempestade e você vai descobrir que eles são vítimas de um pavor terrível. Alguns exibem uma paz de pura bravura. Eles querem parecer felizes e, portanto, eles colocam a máscara do alegre Andrew. O lavrador, quando passa pelo átrio da igreja, tem medo de fantasmas e, portanto, assobia para manter a coragem; e muitos que são carregados de apreensão tentam escondê-lo por aquelas canções irreverentes nas quais eles se orgulham de “afastar o cuidado tedioso”. No segredo de sua alma, esse mesmo embotamento fica no trono de seus corações e não é dirigido e afastado pela balada, pelo violino ou pela dança. Esses são frequentemente os escravos da miséria que figuram como os filhos da alegria. Não é assim com muitos?

Quando eles falam de prazer, é dos dentes para fora, pois não há poço artesiano de alegria brotando das profundezas de sua alma. Eles se

(10)

10

mantêm como o espelho do prazer enquanto seu coração está quebrando com uma dor inenarrável.

Em todos os que não vieram a Cristo e encontraram a paz por meio de Seu precioso sangue, sua paz é falsa. Deixe-os dizer o que quiserem, não tem fundamento ou justificação.

Eles não têm paz com Deus, pois está escrito:

“Não há paz, diz o meu Deus, para o ímpio”. O grande Deus é a alta parte contratante com quem a paz deve ser feita e se Ele a renegar, em vão o homem finge possuí-la!

Um pecador pode dizer: "Eu estou em paz quanto a Deus", mas se isso vem de esquecê-lo ou ignorá-lo, é uma falsa desculpa. Se um homem tem que esquecer Deus antes que ele tenha paz, esse fato trai um segredo fatal. Se o homem, ao lembrar-se de Deus, está perturbado, então sua paz é uma mera escrita na areia. Tal paz é a falsa paz e que homem verdadeiro se consolará com o que é falso? É melhor saber que estamos em guerra, se é assim, do que adorar uma paz que é o paraíso dos tolos e que existe apenas em fantasia. Eu preferiria ser ferido em mil conflitos espirituais do que ser acalmado para a destruição eterna por uma falsa paz! Que minhas esperanças sejam mortas pela espada da verdade de Deus em vez de alimentadas com o

(11)

11

pão da mentira. Deus perdoe que devamos profetizar coisas suaves para nós enquanto a pena da justiça está assinando nossa sentença de morte! Uma oração eu faço muitas vezes:

"Senhor, deixe-me saber o pior do meu caso." E embora não haja grande prazer em tal petição, eu sugiro que todos vocês a façam. Não pode fazer mal a você. Orar com o salmista: “Examina- me, ó Deus, e conhece o meu coração: prova-me e conhece os meus pensamentos; e vê se há algum mau caminho em mim, e guia-me pelo caminho eterno.” Não sejam mentirosos para suas próprias almas. Para muitos, esta paz vem da ignorância. Eles não conhecem essas terríveis verdades que tornariam a paz impossível. Eles não sabem que o pecado é uma víbora mortal e, portanto, brincam com ele como um pássaro. Eles dificilmente estão conscientes de que cometeram algum pecado digno de menção, mas se a luz da lei de Deus fosse voltada contra eles, veriam que são culpados diante de Deus e extremamente vis.

Eles não são inocentes, como eles supõem, mas culpados diante do Deus vivo! Deixe o Espírito Santo operar em um homem um sentimento de pecado e uma expectativa de julgamento por vir e eu garanto que ele não terá mais paz até que ele tenha fugido em busca de refúgio para a esperança colocada diante dele no evangelho!

Se algum de vocês está envolto em uma paz

(12)

12

tecida no tear da ignorância, eu oro a Deus que ele seja despedaçado!

“Mas”, exclama alguém, “onde a ignorância é paz, é loucura ser sábio”. Não, não! Mas onde a paz é fundada na ignorância, é loucura gerar loucura! Oh, seja sábio e não beba a tolice da cordialidade! Conheça a sua verdadeira condição, mesmo que esse conhecimento possa lhe custar uma perda de descanso.

Manter os homens ignorantes é um dos ardis de Satanás, porque eles são mais fáceis de governar; ele teme que você vá aonde o evangelho é pregado! Se algum de vocês estiver sob o domínio de Satanás, você está aqui nesta manhã contra os desejos do seu tirano. Se ele pudesse ter o seu caminho, você nunca estaria ao alcance da voz da Palavra de Deus! Mesmo agora, ele tentará fazer com que você se sinta sonolento e desatento para que o pregador do evangelho não o desperte.

Ó meus leitores, evitem a ignorância que promove a falsa paz que lhes deixaria contentes sem o conhecimento de Deus! O diabo se alegra muito porque nestes dias tantos ministros não pregam o evangelho; Satanás fica feliz se ele puder envenenar o riacho na fonte! Ele se alegra se ele pode fazer do pregador do evangelho um

(13)

13

mero ensaísta moral, ou um falador de suas próprias invenções, pois então aqueles que vão ouvi-lo não estarão em perigo de serem levados por problemas mentais a voar para Cristo. Eu lhe rogo, se você está envolto em uma paz que não carregará a luz do dia, escape de sua condição perigosa!

Com muitos, no entanto, não é tanto a ignorância quanto a falta de consideração.

Multidões de pessoas sabem, mas não fazem uso de seus conhecimentos, pois nunca pensam. Que pena perecer para sempre por falta de consideração! Um homem tem uma carta dada a ele. Ele coloca no bolso e não abre.

Ele sai amanhã para o prazer de seu dia e ele promete a si mesmo que abrirá a carta na terça- feira, quando o feriado do banco acabar.

Suponha que nessa carta deveria haver um aviso de alguma conspiração contra sua vida, ou a informação de sua mãe estar na hora da morte, ou da doença repentina de um filho favorito? O que ele dirá a si mesmo se ele abrir a carta tarde demais? A Bíblia é para muitos homens a carta não aberta de Deus. Quão poucos homens pesquisam as Escrituras! Se eles ss lerem, farão isso mecanicamente e não refletirão sobre seus avisos. Por que os homens não vão pensar? A ausência de pensamentos é uma das grandes redes de Satanás em que ele envolve muitas

(14)

14

pessoas. Se o diabo pode impedi-lo de pensar, ele vai impedi-lo de acreditar! Se ele pode mantê-lo no turbilhão do prazer vicioso, ou mesmo na leviandade ociosa, ele pode ter certeza de possuir você. Possivelmente, ele pode afetar seu propósito, absorvendo-o na política, nos assuntos paroquiais, na ciência ou nos negócios. Pouco importa a ele, desde que ele possa tirar você do pensamento de Deus e de sua alma e das coisas eternas. Oh, que eu pudesse desenhar um arco poderoso e fotografar um pouco o eixo perfurante que iria passar por cima do muro e levar a morte àquele traidor, a Falsa Paz! Com que alegria explodiria mais alto e quebraria o feitiço do Pai das Mentiras e tiraria você de seu fascínio fatal!

Essa paz, em muitos casos, também é o resultado da segurança carnal. Os homens dizem: “Bem, bem. Nós não temos sido muito incomodados ainda e por que devemos nos importar? Vivemos em pecado e não sofremos por isso. De fato, nós prosperamos através do nosso desprezo por escrúpulos.”

No passado, os homens disseram: “Desde que os pais dormiram, todas as coisas continuam como estavam.” E hoje eles clamam: “Nenhum dilúvio de fogo irrompeu sobre nós. Esses cristãos dizem que a terra e todas as obras dos homens

(15)

15

serão queimadas e os próprios elementos se fundirão com calor escaldante! Mas não vemos nenhuma probabilidade disso! Nos céus não há sinal do Filho do homem; nenhuma nuvem, nenhum grande trono branco; nenhum símbolo do julgamento! Tudo continua com calma suficiente; por que precisamos nos perturbar?”

Assim, como o preguiçoso do livro de Provérbios, eles pedem um pouco mais de sono.

Eles são voluntariamente ignorantes que uma vez, nos velhos tempos, foi assim na terra e os homens se casaram e foram dados em casamento. E eles comeram e beberam e estavam embriagados; e como foi dito, aconteceu; porque o dilúvio veio e varreu todos eles! “Quando eles disserem: Paz e segurança, então a destruição súbita virá sobre eles.”

Cuidado, ó homens desta geração, para que isto não aconteça a vocês também, e o dilúvio de fogo esteja com vocês antes que tenham escapado para Cristo que é a arca das almas! As coisas sempre serão como foram? Você pode ter certeza disso? Você não está avisado que não será assim? Seus olhos não estão tão claros como antes! Seus membros não são tão vigorosos como antes. Se não houver mudanças no mundo, há uma grande mudança em você nos últimos anos! Antes do nascer do sol de amanhã você pode deitar-se no leito da morte!

Portanto, peço-lhe, não confirme que tem

(16)

16

muitos bens guardados por muitos anos; porque esta noite sua alma pode ser exigida de você. Em um momento você será perturbado; o vingador saltará pela janela, embora você pense que fez a porta com rapidez; e você não deve escapar.

Ó senhores, a minha voz não deve perturbar o seu sono perverso, ou você deve dormir até que a trombeta lhe desperte, não para a esperança, mas para a condenação? Em breve virá Aquele que agora lhe salvaria, mas então deve condená- lo ao lugar do banimento eterno!

Ó Senhor, tem misericórdia daqueles que estão enfeitiçados pela segurança carnal! Quebre os encantamentos do enganador.

Alguns, ainda, têm uma paz que vem da superstição. “Bem”, dizem eles, “sabemos que isso é verdade, o que foi dito, mas não nos afeta.

Estamos todos bem; fomos feitos membros de Cristo, filhos de Deus e herdeiros do reino dos céus em nosso batismo infantil! Nós fomos confirmados e participamos da santa comunhão. Assistimos à nossa igreja ou fomos ao nosso local de reuniões com muita regularidade. Portanto, nós sentimos que para nós há uma esperança segura.” Ó almas, tenham cuidado em dizer:“ O templo do Senhor, o templo do Senhor, é este.”

(17)

17

Joabe, no dia em que Salomão executou a vingança de Deus contra ele, em vez de confessar sua culpa e buscar misericórdia, esperava segurança no santuário e, portanto, ficou com as mãos sobre as pontas do altar. A notícia chegou ao rei: “Ele está junto ao altar”.

Mas a severa sentença foi dada: “Caia sobre ele e sepulte-o”. E assim ele pereceu no santo lugar onde se sabia que o sacrifício de Deus era oferecido. Então você vai morrer se você não confiar no Senhor Jesus; mesmo que suas mãos devam repousar sobre o seu batismo e a ceia do seu Senhor. Nenhum desempenho externo pode permitir que você dispense o arrependimento e a fé interiores. Se o seu coração não estiver correto com Deus, você perecerá com o pão sacramental na sua boca e irá das águas batismais para o fogo do inferno!

Cuidado com a paz que é tirada da piscina estagnada de superstição; isso levará a morte para a sua alma. Infelizmente, há uma paz que não reside em acreditar demais, mas em acreditar muito pouco! A descrença traz falsa paz a milhares. Se Satanás puder persuadi-lo de que, afinal de contas, essas coisas não são assim;

se ele puder levar você a descrer da sua Bíblia; se ele puder levar você a pensar que não existe Deus, ou que, se existe um Deus, Ele não leva em conta os homens e nunca os chamará para o julgamento; então o arquienganador se

(18)

18

certificará de você e manterá seus bens em paz!

Eu lhe rogo, tenha cuidado com a paz que é fundada sobre a negação daquelas verdades de Deus que sua própria consciência lhe ensina. O pecado deve ser punido e se a sua paz é construída sobre a suposição de que não será assim, a sua fundação é ainda menos dependente do que a areia. Não coloque em perigo a sua alma em cima de uma mentira!

Temo que muitos sejam mantidos em paz através do companheirismo. “Uma mão lava a outra”, dizem. O homem ficaria perturbado, mas ele encontra seu velho amigo que é um cético; e ele ri dos temores dele. A mulher chega em casa e fala com o que ela chama de "seus amigos", que são tão sem Deus quanto ela; e ela é por sua tagarelice confirmada em seu descuido. Ó senhores, seus amigos não podem lhes livrar se vocês perderem suas almas através dos seus meios! Escolham, antes, como amigos, aqueles que, grosso modo, lhes dizem verdades solenes, do que aqueles que, com excesso de doçura, os adulariam para a sua eterna ruína.

Ainda, queridos amigos, digo isto; e que Deus faça com que venha com poder para alguns: a paz causada pelo diabo é frequentemente o terrível prelúdio da última e tremenda

(19)

19

tempestade. Alguém que me descreveu o terremoto no sul da França disse: “Naquela manhã, quando nos levantamos, nunca vi um clima mais agradável. Tudo sorria deliciosamente no azul do Mediterrâneo e o céu azul estava sem nuvens. De repente, sem aviso de um momento, um tremor tomou a terra e houve um grande grito de homens e mulheres em seu susto.” Geralmente acontece, antes de tremendas convulsões da natureza, que há uma calma sinistra. Você deve ter notado, alguns minutos antes de uma tempestade, quão terrivelmente ainda tudo se torna. O ar está imóvel, os pássaros ficam mudos no galho; nem uma folha está mexendo, tudo é expectativa silenciosa. Não engane a si mesmo; com asas de fogo, a tempestade continua a correr e, enquanto fala, irrompe sobre você; lançando todas as coisas em confusão e espanto. Antes do último furacão terrível da desgraça, uma alma pode estar dormindo e, ao redor dela, pode haver uma profunda calma. Cuidado com a paz traiçoeira! Cuidado com a insensibilidade! Seu estado insensível deve avisá-lo de que você é entregue à destruição. Nas latitudes mais altas e mais frias, quando os homens sentem uma sonolência vir sobre eles, seus companheiros os agitam e não os deixam dormir; porque dormir significa não mais acordar. O homem implora:

"Deixe-me dormir meia hora e ficarei tão

(20)

20

descansado". Mas, se ele dorme, adoecerá, pois ficará rígido na morte que a geada trará para ele!

Vão em frente, amigos sábios, e compassivamente agitem-no! Vire-o de um lado para o outro, ou esfregue-o vigorosamente até ele ficar dolorido! Eu não consigo me apoderar de você nesta hora presente com minhas mãos, nem gostaria de lhe dar um tremor corporal, mas oh, que eu pudesse fazer isso espiritualmente e lhe acordar! Eu não posso deixar você dormir com sua alma em perdição!

Venha, mulher, você deve se sacrificar, você deve deixar este estupor fatal, essa paz mortal ou então você vai passar longe do mundo da esperança, e acordar na masmorra do desespero!

Já falei tanto quanto penso sobre esse assunto terrível; que o Espírito Santo abençoe a todos vocês! Não é meu falar; é o seu pensamento que agora é necessário. O Senhor lhe leve ao pensamento santo!

II. Agora chegamos à segunda parte do nosso discurso sobre a qual esperamos falar com prazer muito maior. O salmista diz: “O Senhor abençoará o seu povo com paz”. Aqui temos a paz do Senhor. Eu confio que muitos de vocês agora estão gostando! Um homem de Deus estava morrendo, mas ele estava muito calmo;

(21)

21

ele era extremamente feliz! Ele encheu a casa com alegria. Todos os que vieram vê-lo, sabendo que ele estava prestes a morrer, como bem se conhecia, foram edificados e consolados pela entrevista com este homem feliz por três vezes.

Um deles disse a ele: “Amigo, como é que você tem tanta paz?” Ele respondeu: “Não vejo motivo nem motivo para isso, salvo isto; que está escrito: "Você manterá em perfeita paz, aquele cuja mente permanece em você, porque ele confia em você." Não foi uma resposta satisfatória? Há um peso de argumento nela. Se sua mente estiver em Deus, Ele manterá você em perfeita paz. Você não poderia manter-se em perfeita paz na hora da tribulação, da fraqueza ou da decadência; mas o Senhor pode lhe manter. Quando o coração e a carne falharem, Deus será a sua alegria! Então você receberá o legado de Cristo; "Deixo-vos a paz, a minha paz que vos dou." Eu amo esse texto por causa da visão dupla que dá do pacificador. Aqui está um Salvador moribundo fazendo Sua vontade e dizendo: “Deixo-vos a paz”. Aqui está o Salvador vivo estendendo Suas mãos e dizendo: “A minha paz vos dou”. Ele não apenas deixou isso em Sua vontade, mas Ele deu isto com as Suas mãos.

Agora, amados, a paz que devemos desejar possuir é, antes de tudo, uma paz que é uma bênção; “O Senhor abençoará o Seu povo com paz.” A falsa paz é uma maldição, mas estar em

(22)

22

paz com Deus é uma bênção sem mácula e não traz tristeza. Voltar ao seio do Pai e dizer: “Sei que Ele me ama e sei que O amo”; olhar para Jesus e dizer: “Ele me amou e se entregou por mim”; sentir o mover do Espírito Santo e entregar-se às Suas influências; esta é a paz indescritível! Não ter disputa com Deus; não, para não haver diferença entre a Sua vontade e a sua própria; esta é uma experiência deliciosa!

Os homens podem me odiar, mas se o meu Deus me ama, o que isso importa? Eu posso sentir o corte de palavras afiadas e pouco generosas, mas se meu Deus fala de paz para mim, quem pode criar problemas? “Ele falará de paz ao seu povo e aos seus santos”. Isso é alegria, de fato!

Você conhece isso? Não é só uma bênção em si, mas é uma bênção em suas consequências. Não há homem tão humilde como o homem que está em perfeita paz com Deus; Ele se maravilha com a bênção que ele desfruta! Não há homem tão grato. Não há homem tão corajoso. Não há homem tão pouco afetado pelo mundo. Não há homem que sofra com tanta paciência. Não há homem que esteja tão pronto para o céu como o homem que está em perfeita paz com Deus e sabe disso!

A paz de Deus, que excede todo entendimento, é uma guarda sagrada para a alma; manterá nossos corações e mentes por Jesus Cristo. O

(23)

23

valor da paz para manter o coração e a mente é extremamente grande. Ela afasta todos os tipos de males e nos preserva até o dia do aparecimento do Senhor. Quanto mais você desfrutar de paz com Deus, melhor. A falsa paz é tão entorpecente e mortal quanto o ópio.

Mesmo a menor gota dessa mistura adormecida pode ser maliciosa para o espírito, e você pode em breve absorver tanto dessa falsa confiança que pode enfraquecer a consciência e criar uma dureza fatal de coração. Mas da própria paz de Deus você pode beber ao máximo e nenhum dano virá disso! Você pode ser tão feliz no Senhor quanto possível e ser melhor por isso.

Adquira uma fé forte e até mesmo plena segurança e isso nunca o deixará ocioso; será uma bênção, e uma bênção para todos os seus dias. “O Senhor abençoará o Seu povo com paz.”

Observe, em seguida, que essa paz só vem de Deus. “O Senhor abençoará o Seu povo com paz.” Você não pode obter essa paz à parte do próprio Senhor; não adianta tentar resolver isso sozinho. Você diz: “Eu vou melhorar. Guardarei a lei, farei isso e farei aquilo”; você nunca escavará a paz do solo de suas próprias obras.

Você não pode tirar a paz do seu próprio coração, como uma aranha tece sua teia. Você deve ir ao Senhor pela paz e só há um caminho pelo qual você pode ir até ele; Jesus diz: "Eu sou o

(24)

24

caminho". Vá ao Pai por meio de Jesus Cristo, pelo poder do Espírito Santo! Confia no Pai, descansa em Cristo, entrega-te ao Espírito Santo e terás a paz que Deus dá!

Ó queridos leitores, se você pudesse vir e conversar comigo e eu pudesse consolá-lo, pode ser inútil para você. Se você pudesse ir a algum padre de pleno direito e ele pudesse absolvê-lo, isso poderia ser apenas uma das ilusões mais sombrias. Mas se você for a Deus e obter a Sua paz, essa paz é sólida e permanente; é fundada na verdade eterna! É garantida pelo Deus da santidade! É julgada como sendo boa pelo juiz de toda a terra! Aqui nós temos a paz dos lábios que não podem mentir, a paz de um coração que não pode mudar, a paz através do sangue que fez uma completa expiação! Eu lhe peço, busque esta paz e tenha certeza disso. Você vê como isso é espiritual, pois você deve vir a Deus para isso e só pode vir a Ele em espírito e em verdade. Você vê quão pouco depende de coisas externas, de ir à capela ou ir à igreja; é somente por uma abordagem espiritual de Deus que essa bênção pode ser obtida. Venha ao Senhor e doador da paz. Venha a Jesus que é a nossa paz! Oh, que o Espírito divino o leve a vir a Jesus agora, neste momento, pois ao chegar a Ele você receberá descanso! Defenda agora esta promessa; “O Senhor abençoará o seu povo com paz”. Essa paz

(25)

25

vem somente para o seu próprio povo; “O Senhor abençoará o seu povo com paz.” Ele nunca abençoará aqueles que, em paz, permanecem rebelados contra ele. “Os ímpios são como o mar agitado, quando não pode repousar, cujas águas lançam lama e sujeira.”

Diga, você é um do Seu povo? Você é fiel ao Príncipe Emanuel? Se assim for, o Senhor lhe comprou com o Seu precioso sangue e você é dele. O Senhor abençoará Seu povo comprado pelo sangue e fará com que sejam Seus pelo poder e pelo preço. Você descansa em Cristo somente? O sacrifício expiatório é a grande esperança de sua alma? Se assim for, você foi gerado novamente para aquela viva esperança pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, e o Senhor abençoará com paz o Seu povo que ressuscitou com o Seu próprio Filho querido. Se você tem a fé dos eleitos de Deus, você é um dos Seus eleitos! Se você renunciou ao seu ego, ao mundo e ao pecado como o principal desejo do seu coração, você está entre o Seu povo. Se você se entregar a Deus para viver para Ele, então você é um do Seu povo e o Senhor o abençoará com paz. Quanto mais você se apegar ao Senhor Jesus, mais clara e completa será a sua paz. Você pertence a Ele para que Ele possa chamá-lo de um de Seu povo? “Bem”, diz um, “eu pertenço à igreja”. Esse é um assunto secundário. Muitos estão na igreja visível que

(26)

26

não pertencem a Deus. “Oh, mas eu pertenço a tal e tal lugar de adoração bem conhecido pela vida espiritual.” De fato você pode, e ainda assim não ser um do povo do Senhor, porque o joio cresce entre o melhor do trigo. Diga, ó coração, você confia somente em Jesus, o Salvador? Você já se entregou ao Senhor, para não ser mais seu?

Você está comprometido com Cristo, como seu tudo, para ser dEle e você mesmo para ser Sua noiva? Então o Senhor lhe abençoará com abundância de paz. Aqui está uma declaração prática, veja se não é verdade.

Repare, ainda, que isto é paz no tempo da tempestade e da paz após a tempestade. Leia novamente este 29º Salmo; é o salmo da tempestade. Ouça como a voz de Deus troveja de ponta a ponta. Os grandes cedros do Líbano estão divididos, as montanhas são movidas, o deserto de Cades é abalado e as corças tremulantes deixam seus filhotes assustados!

Toda a terra balança sob a tremenda Voz e é iluminada pelas chamas do raio do Senhor. No entanto, o Salmo termina com essas palavras graciosas; “O Senhor abençoará Seu povo com paz.” Alguns de nós desfrutam de nossa maior paz quando o Senhor está no exterior e os trovões rolam como tambores na marcha do Deus dos exércitos. Sentimos um arrebatamento quando percebemos que nosso

(27)

27

Pai está muito próximo e está falando para que possamos ouvir a Sua voz. Nas tempestades espirituais essa voz é o nosso conforto e depois que as tempestades terminam, o Senhor fala com doce silêncio ao coração de seus filhos. Ele alivia nossos medos enquanto sussurra: "Sou eu, não tenha medo". Irmãos e Irmãs, vocês terão muitas tempestades entre aqui e o céu, mas antes da tempestade, através da tempestade e depois da tempestade: “O Senhor abençoará Seu povo com paz.”

Quando eu repassei meu texto ontem à noite, pareceu-me ser uma passagem muito maravilhosa. É uma espécie de texto rotativo, como uma arma que está sempre carregada e pode ser perpetuamente descarregada. É uma fonte fluida, sempre começando com riachos frescos. “O Senhor abençoará o Seu povo com paz.” Tivemos paz com Deus nesses 40 anos, sim, mas temos uma promessa de paz para hoje.

Suponha que devemos viver mais 40 anos?

Ainda teremos a mesma promessa; "O Senhor abençoará o Seu povo com paz." Eu gostaria de um cheque eterno de algum milionário correndo assim; “tão frequentemente quanto este cheque é apresentado no banco, pague ao portador o que ele pede. Poucas pessoas possuidoras de tal documento deixariam de aparecer no banco! Devemos ser visitantes

(28)

28

regulares! Ó filhos de Deus, você tem uma nota promissória no texto diante de você! O Senhor tem paz infinita e ilimitada dentro de Si mesmo e, quando você tiver desfrutado por muito tempo de paz com Ele, poderá ir até Ele novamente e dizer: “Senhor, renova minha paz.

Estou perturbado, mas abençoa-me com a tua paz.” Quando for rico e descobrir que as riquezas trazem cuidados, traga-as para o seu Deus, que abençoará o seu povo com paz. Quando você é pobre, faça o mesmo. Quando as crianças nascem para você e com elas vêm cuidados familiares, leve o novo fardo ao Senhor, pois Ele dá a paz. E se as crianças morrerem e você chorar quando seus novos rebentos forem cortados, ainda se volte para o Senhor e acredite que Ele os abençoará com paz. Se você adoecer, e os sinais de uma doença mortal aparecerem em você, ainda esteja calmo, pois Ele o abençoará com paz. Quando você deve subir e deitar-se em sua última cama para não mais se levantar, então, o Senhor o abençoará com Sua paz sempre viva! E quando você acordar ao som da última trombeta, o Senhor ainda manterá você em perfeita paz. “Resta um descanso para o povo de Deus.” Esta é sempre a herança dos Seus crentes; “Sendo justificados pela fé, temos paz com Deus.” O que acontecer à nossa raça, de acordo com a página obscura da profecia. Seja qual for o terror que se manifestará ao longo dos

(29)

29

séculos sem fim do futuro, o Senhor abençoará Seu povo com paz! Leve esta verdade de Deus para o seu coração e viva nela e você poderá habitar perpetuamente na presença do Rei.

Primeiro, vamos perguntar se estamos descansando em um fundamento falso ou verdadeiro. Estou me dirigindo a um estranho neste Tabernáculo, que está hoje pela primeira vez? Eu não desejaria fazer nada a não ser bem real e, no entanto, gostaria de procurá-lo para a fundação. Sua esperança é construída sobre uma falsa paz? Então eu gostaria de derrubá-lo e não deixar pedra sobre pedra. Refúgios de mentiras devem ser eliminados antes que os refúgios da graça divina sejam buscados. Se você se abrigar atrás de "uma parede curvada e uma cerca cambaleante", eu gostaria de encontrar uma mão para derrubá-la, pois ela irá em breve, e é melhor ir embora enquanto você pode procurar outro abrigo. Você nunca estará em uma base correta até que esteja fora da base errada. Enquanto sua felicidade e paz forem falsas e ainda assim belas de se ver, você não buscará a verdadeira paz! Portanto, eu quebraria os ídolos! Você vai olhar para isso?

Você vai desistir de ser muito seguro? Posso pedir-lhe para não aceitar nada como um fundamento de conforto que não é verdade?

Não acredite em uma segurança que seja apenas de valor temporário. Acredite na verdade eterna

(30)

30

e busque a vida eterna. Não embrulhe com um conforto que você não ousa provar e testar. Se você não ousar examiná-lo até o fundo, afaste- se! Se não houver a busca mais próxima, deixe para aqueles que podem correr grandes riscos, pois você não pode. Se você não ousa pensar em seu estado, pode ter certeza de que há algo errado com isso. Ande na luz de Deus e não tenha companheirismo com esperanças infrutíferas que são obras das trevas.

Posso pedir-lhe que, quando você tiver colocado estas coisas no coração, busque imediatamente ter relações íntimas com Deus? Não diga: "Vou começar a pesquisar as Escrituras". Isso é uma coisa boa em si, mas se você descansa na leitura das Escrituras e não vai ao próprio Deus, a sua Bíblia pode ser uma pedra de tropeço para a sua alma! Não diga: "Vou participar de mais cultos religiosos". Isso também pode ser bom, mas os serviços religiosos arruinarão você se você colocá-los no lugar de relações pessoais com Deus! Sua alma viva tem pessoalmente a ver com o Deus vivo. Venha a Ele esta manhã se você nunca veio antes. Venha de uma vez. Não demore mais! Você encolhe? Você quer um introdutor? Você precisa de um amigo para ir com você para a alta corte do céu? Eis que o Filho de Deus espera ser seu Mediador e Intercessor! Venha ao Pai através do Filho e

(31)

31

você não será de maneira nenhuma expulso!

Obtenha uma esperança, ó meu leitor, que durará até o fim! Tenha uma esperança com a qual você pode morrer! Eu lhe ordeno pelo Deus vivo e por Cristo Jesus, que certamente virá para julgar os vivos e mortos, Obtenha uma confiança que irá suportar o teste da morte, julgamento e eternidade! Procure ter “ousadia no Dia do Juízo”. Não importa o que aconteça.

Certifique-se de trabalhar para o dia do julgamento. Como você pode ter certeza a menos que sua confiança seja construída sobre o fundamento que o próprio Deus colocou? Eis o sacrifício todo-suficiente! Descanse na expiação divina, o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

“Mas podemos ter certeza?”, exclama alguém.

Existem milhares de nós que possuem a certeza de uma fé infantil. Não poderíamos descansar um minuto se não tivéssemos certeza disso! Eu não poderia estar contente com uma salvação que não me desse certeza em minha alma, pois o pecado é real e eu devo ter o verdadeiro perdão; meu problema de coração é real e devo ter confiança real em um Salvador! Meu pecado interior é real e devo ter um novo nascimento real para a santidade. No dia em que tomei a Cristo Jesus, meu Senhor, encontrei nEle verdadeira paz que conheci e estava convencido

(32)

32

de que Ele é capaz de salvar. Se alguém me chamar de dogmático, eu me declaro culpado da acusação. Eu devo dogmatizar quando tenho certeza! Eu não posso viver sem ter certeza!

Dúvida neste assunto é a morte! Eu aceito a expiação do meu Senhor! Descansei e encontrei paz na minha alma. “Se”, “mas”, “talvez”; essas são adagas no meu coração! Onde está o conforto para qualquer alma naquilo que ela não sabe ser verdadeiro? A seiva e a substância do consolo estão na certeza da verdade em que se acredita. Se você não tem certeza, nunca descanse até você ter! Uma vez que tenha certeza de que Deus é bom para Israel e que Ele abençoará o Seu povo com paz e depois desfrutará da paz que a sua alma pode ter! Cante tanto de dia como de noite. "Alegrai-vos no Senhor sempre e de novo digo: Alegrai-vos".

Quanto a mim, sei em quem tenho crido e a determinação da minha alma é magnificar o meu Senhor, até o fim;

“Pomba bendita do alto Entre em meu peito Para testemunhar seu amor eterno,

(33)

33

E me dê descanso espiritual.

Deus meu, eu te louvarei enquanto viver,

e te louvarei quando eu morrer,

e te louvarei quando me levantar de novo, e para a eternidade.”

Amém.

PORÇÕES DAS ESCRITURAS LIDAS ANTES DO SERMÃO: Salmos 29 e 73.

Salmos – 29

1 Tributai ao SENHOR, filhos de Deus, tributai ao SENHOR glória e força.

2 Tributai ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da santidade.

3 Ouve-se a voz do SENHOR sobre as águas;

troveja o Deus da glória; o SENHOR está sobre as muitas águas.

4 A voz do SENHOR é poderosa; a voz do SENHOR é cheia de majestade.

(34)

34

5 A voz do SENHOR quebra os cedros; sim, o SENHOR despedaça os cedros do Líbano.

6 Ele os faz saltar como um bezerro; o Líbano e o Siriom, como bois selvagens.

7 A voz do SENHOR despede chamas de fogo.

8 A voz do SENHOR faz tremer o deserto; o SENHOR faz tremer o deserto de Cades.

9 A voz do SENHOR faz dar cria às corças e desnuda os bosques; e no seu templo tudo diz:

Glória!

10 O SENHOR preside aos dilúvios; como rei, o SENHOR presidirá para sempre.

11 O SENHOR dá força ao seu povo, o SENHOR abençoa com paz ao seu povo.

Salmos – 73

1 Com efeito, Deus é bom para com Israel, para com os de coração limpo.

2 Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos.

(35)

35

3 Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos.

4 Para eles não há preocupações, o seu corpo é sadio e nédio.

5 Não partilham das canseiras dos mortais, nem são afligidos como os outros homens.

6 Daí, a soberba que os cinge como um colar, e a violência que os envolve como manto.

7 Os olhos saltam-lhes da gordura; do coração brotam-lhes fantasias.

8 Motejam e falam maliciosamente; da opressão falam com altivez.

9 Contra os céus desandam a boca, e a sua língua percorre a terra.

10 Por isso, o seu povo se volta para eles e os tem por fonte de que bebe a largos sorvos.

11 E diz: Como sabe Deus? Acaso, há conhecimento no Altíssimo?

12 Eis que são estes os ímpios; e, sempre tranquilos, aumentam suas riquezas.

(36)

36

13 Com efeito, inutilmente conservei puro o coração e lavei as mãos na inocência.

14 Pois de contínuo sou afligido e cada manhã, castigado.

15 Se eu pensara em falar tais palavras, já aí teria traído a geração de teus filhos.

16 Em só refletir para compreender isso, achei mui pesada tarefa para mim;

17 até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles.

18 Tu certamente os pões em lugares escorregadios e os fazes cair na destruição.

19 Como ficam de súbito assolados, totalmente aniquilados de terror!

20 Como ao sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, ao despertares, desprezarás a imagem deles.

21 Quando o coração se me amargou e as entranhas se me comoveram,

22 eu estava embrutecido e ignorante; era como um irracional à tua presença.

(37)

37

23 Todavia, estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita.

24 Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória.

25 Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra.

26 Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.

27 Os que se afastam de ti, eis que perecem; tu destróis todos os que são infiéis para contigo.

28 Quanto a mim, bom é estar junto a Deus; no SENHOR Deus ponho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos.

Referências

Documentos relacionados

Solos intermediários para Planossolos, ou seja, com caráter plânico no hori- zonte B (inclusive BA) ou com horizonte B plânico em posição não diagnóstica para Planossolos e

Principal alternativa encontrada pelas empresas para manterem as suas atividades durante a pandemia, o home office é uma mudança relevante e que veio para ficar.. Na

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

Os candidatos deverão enviar para o e-mail que será divulgado no dia do Resultado da etapa de Dinâmica de Grupo, as cópias dos comprovantes de escolaridade e experiência

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

Você não deve tomar BISOLTUSSIN se tiver alergia à substância ativa ou a outros componentes da fórmula; em tratamento concomitante ou tratamento nas 2 semanas anteriores com

Caso seja necessário um assento para bebê ou dispositivo de segurança para crianças, não serão.. aceitos os

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced