• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: ANÁLISE DE LOGÍSTICA REVERSA DE PALETES NO SISTEMA DE TRANSPORTE DE UMA EMPRESA DO SETOR DE AGRONEGÓCIO CATEGORIA: EM ANDAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "TÍTULO: ANÁLISE DE LOGÍSTICA REVERSA DE PALETES NO SISTEMA DE TRANSPORTE DE UMA EMPRESA DO SETOR DE AGRONEGÓCIO CATEGORIA: EM ANDAMENTO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Realização: IES parceiras:

TÍTULO: ANÁLISE DE LOGÍSTICA REVERSA DE PALETES NO SISTEMA DE TRANSPORTE DE UMA EMPRESA DO SETOR DE AGRONEGÓCIO

CATEGORIA: EM ANDAMENTO

ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: Engenharias

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA - CEUN-IMT

AUTOR(ES): FERNANDO FERREIRA GITTI, MAEVA HANAE ISENSEE KAMIMURA, MARCELLA MANESCO NALDI, LUCAS SPINDOLA XANDO BAPTISTA

ORIENTADOR(ES): JOYCE ZAMPIROLLI SCRIVANO

(2)

1 RESUMO

Os processos de transporte de insumos nas empresas muitas vezes apresentam oportunidades de melhoria e redução de custos. Este estudo tem como objetivo analisar a implementação da logística reversa de paletes em um sistema de transporte em uma empresa agrícola. Para tal, foi desenvolvido um modelo de simulação no software Simul8, considerando diversos cenários. O resultado do trabalho será apresentado pela diferença de valores comparando o método atual do processo e a implementação da logística reversa.

2 INTRODUÇÃO

O trabalho desenvolvido neste documento traz uma análise de uma empresa global com atuação na área de agricultura, de nome fictício “Alfa”. O departamento agrícola é responsável pelo gerenciamento da cadeia de suprimentos de diversos produtos, dentre eles o milho, o commodity adotado como base neste estudo.

O milho é transportado da planta de produção para o centro de distribuição e aos seus clientes finais utilizando o modal rodoviário, movimentando sua carga de forma paletizada em caminhões. O palete é uma embalagem de transporte, geralmente produzido de madeira ou plástico, criado com o objetivo de suportar grandes volumes de cargas empilhadas, facilitando os processos de armazenagem, manuseio e distribuição.

O palete, por ser um equipamento de baixo custo, não é considerado, pela maioria das empresas a ser reutilizado durante sua vida útil, porém, considerando uma operação que utiliza centenas de paletes diariamente, comprá-lo em grandes quantidades pode não ser a maneira mais econômica para a distribuição do material.

Por isso, este trabalho contempla um estudo de caso da empresa Alfa, para avaliar se a aplicação da logística reversa, retornando paletes, é uma opção economicamente viável para o sistema de distribuição da empresa.

3 OBJETIVOS

Este trabalho tem como objetivo principal realizar um estudo a respeito da implementação de logística reversa no sistema de transporte de uma empresa do setor do agronegócio, de forma a reutilizar o palete ao longo de sua vida útil, reintroduzindo-o na cadeia de suprimentos da empresa, evitando o seu descarte.

(3)

Devido a restrição de divulgação do nome da empresa, será chamada de forma fictícia de empresa Alfa.

4 METODOLOGIA

O interesse em como um conhecimento será aplicado, utilizado e quais serão suas consequências práticas, é a principal característica da pesquisa aplicada. Esta depende diretamente da pesquisa básica e de suas descobertas, já que busca executá-las em situações pontuais da realidade (GIL, 2008). Portanto, esta forma de pesquisa é a adotada no trabalho, por se tratar da aplicação da logística reversa em um processo de uma empresa.

A abordagem quantitativa de uma pesquisa baseia-se em análises estatísticas e medições numéricas e, para testar diferentes teorias, utiliza coleta de dados. Sua finalidade é comprovar hipóteses e determinar padrões de comportamento (COLLADO, LUCIO e SAMPIERI, 2014). Visto que este trabalho busca testar e compreender diferentes maneiras de adotar o processo de logística reversa por meio de análises e simulações, ele pode ser considerado um estudo com abordagem quantitativa.

Já os procedimentos técnicos, maneira pela qual os dados são obtidos, exigem elaborar um modelo conceitual e operativo da pesquisa, denominado delineamento.

Este, se refere às estruturações, previsões, interpretações de dados e análises de pesquisa, envolvendo todo o ambiente de estudo e suas variáveis (FREITAS e PRODANOV, 2013). Para a elaboração do presente trabalho, utiliza-se o estudo de caso e a pesquisa experimental, visto que são testadas diferentes maneiras de retornar o palete do processo do milho da empresa.

Para Yin (2001), o estudo de caso é utilizado para pesquisas em que o investigador possui pouco controle sobre a situação, e quando são estudados fenômenos atuais da vida real. Este procedimento é uma investigação empírica e é muito usado para responder questões de “como” e “por que”. Por outro lado, de acordo com Gil (2008), a pesquisa experimental tem como propósito estabelecer um objeto a ser estudado e, a partir de um grupo de controle previamente estabelecido, selecionar os fatores que podem influenciá-lo e quais alterações eles causam no objeto em questão. O experimento é o melhor instrumento para representar uma pesquisa científica e, diferente da percepção comum, não é necessariamente realizado em laboratório.

(4)

Uma pesquisa pode ser classificada, conforme seu objetivo, em explicativa, descritiva e exploratória. Gil (2002) afirma que a pesquisa explicativa consiste em verificar quais fatores podem contribuir ou determinar o acontecimento de certas ocorrências, estudando a realidade e explicando a razão das coisas. Segundo Andrade (2010), a pesquisa exploratória é definida como um meio de proporcionar mais informações sobre um assunto, de forma a contribuir para a decisão e formulação do tema, dos objetivos e das hipóteses de um estudo. Considerando que para a elaboração do presente trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica para contextualizar o problema, conclui-se que o estudo pode ser classificado como exploratório.

De acordo com Lakatos e Marconi (2003), o contexto, outra classificação metodológica, pode ser bibliográfico, de laboratório ou de campo. O contexto aplicado a este trabalho é classificado como pesquisa de campo, cujo objetivo é observar as ocorrências de um caso a partir da análise de suas variáveis, dos seus dados coletados e da maneira como elas acontecem. Desta forma, é possível chegar a conclusões a respeito das hipóteses e problemas definidos para o estudo, da mesma maneira pelo qual o presente trabalho foi desenvolvido.

Além destas classificações, o trabalho em questão também pode ser definido como uma pesquisa axiomática normativa. Isto se justifica pelo fato de a pesquisa se basear em modelos de programação matemática e buscar a solução ótima de um problema novo ou resultados melhores para problemas já conhecidos, a partir do desenvolvimento de políticas, normas, ações e estratégias (NETO e PUREZA, 2012).

5 DESENVOLVIMENTO

Segundo Ballou (2004), a logística consiste em planejar, implantar e gerenciar um fluxo de produtos ou serviços que atenda às necessidades exigidas de forma prática e assertiva. Para isso, ela tem como missão realizar este processo para minimizar os custos de qualidade, maximizar os níveis de serviço e conectar o mercado com seus fornecedores, trazendo vantagem competitiva para as organizações empresariais (CHRISTOPHER, 2011).

De acordo com Novaes (2007), a gestão da cadeia de suprimentos se inicia com o estudo e planejamento de um processo que é implementado para começar sua operação. Uma vez que ele está em execução, são necessárias constantes avaliações, controles e monitoramentos devido aos problemas logísticos com alto dinamismo e complexidade que podem surgir. Além do fluxo de materiais, há também

(5)

o fluxo de dinheiro, no sentido oposto, e o fluxo de informações, que caminha em ambos os sentidos, levando as informações geradas pelo fornecedor ao cliente, mas também conduzindo informações de demanda e preferências do cliente aos fornecedores. Para Ballou (2006), devido à sua alta influência no fluxo do processo, se um sistema de transporte estiver bem organizado e estruturado, sua funcionalidade será eficiente e de baixo custo.

Assim, o presente trabalho é baseado na teoria apresentada e mediante o uso de softwares de simulação, será capaz de apresentar o resultado esperado para que cumpra os objetivos propostos.

O software Simul8 será a ferramenta selecionada para realizar o modelo de simulação necessário para cumprir a proposta deste trabalho. Este software possui uma interface gráfica e interativa que dispõe de entidades pré-definidas e um sistema de fácil modelagem, permitindo ao usuário parametrizar e construir um modelo da maneira desejada. O programa baseia-se na simulação de eventos discretos e gera resultados estatísticos, que permitem avaliar o desempenho de um sistema e comparar as diferentes alternativas com variações em suas variáveis (PEREIRA, 2018).

6 RESULTADOS PRELIMINARES

Devido o seguimento do cronograma do presente trabalho, não há resultados preliminares. O estudo encontra-se na fase de desenvolvimento do modelo de simulação no software Simul8, e após validação dos dados, serão criados os cenários relevantes para avaliação e comparação dos métodos.

7 FONTES CONSULTADAS

DE ANDRADE, Maria Margarida. Introdução À Metodologia Do Trabalho Científico.

10. ed. – São Paulo: Atlas, 2010.

SAMPIERI, Dr. Roberto Hernández; COLLADO, Dr. Carlos Fernández; LUCIO, Dra.

María del Pilar Baptista. Metodología de la investigación. 6. ed. – México:

Interamericana Editores, 2014.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. – São Paulo: Editora Atlas S.A., 2002.

(6)

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. – São Paulo:

Editora Atlas S.A., 2008.

MARCONI, Marina De Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5 ed. – São Paulo Editora Atlas S.A. – 2003

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia Do Trabalho Científico: Métodos E Técnicas Da Pesquisa E Do Trabalho Acadêmico. 2 ed. – Rio Grande do Sul: Editora Feevale– 2013.

YIN, Robert K. Estudo De Caso Planejamento E Métodos. 2 ed. – Porto Alegre:

Bookman, 2001.

CHRISTOPHER, Martin. Logistics & Supply Chain Management. Edinburgh Gate. 4.

ed. 2011.

NOVAES, Antonio Galvão. Logística E Gerenciamento Da Cadeia De Distribuição. – 11 reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/Logística Empresarial. 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Bookman, 2007.

PEREIRA, Mafalda Ramos De Jesus. O Processo De Transferência De Mercadorias Do Armazém De Uma Empresa Retalhista Para A Sua Cadeia De Lojas. Universidade de Lisboa, Portugal, 2018.

Referências

Documentos relacionados

De acordo com os entrevistados, existem alguns pontos que devem ser trabalhados para garantir que esta proposta de valor seja percebida pelo cliente: (i) melhorar o desempenho

As dimensões de TI estudadas nessa pesquisa buscou identificar e relação entre Tecnologia da Informação e a entrega da Proposta de Valor Social pela Empresa estudada. A

Quais são os requisitos de uma plataforma multilateral de software para possibilitar o aumento da quantidade de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) destinados

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

Os supercondutores magnéticos, volantes de inércia e os condensadores são apropriados para aplicações que necessitam de grande potência de saída em pouca

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

O estudo foi gerado pela problemática “Como se dá o processo de escolarização dos alunos ribeirinhos em escolas urbanas?”, sendo que os resultados que dele emergiram versam sobre

Dois termos têm sido utilizados para descrever a vegetação arbórea de áreas urbanas, arborização urbana e florestas urbanas, o primeiro, segundo MILANO (1992), é o