• Nenhum resultado encontrado

Estatuto ADF - N - 2010/1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Estatuto ADF - N - 2010/1"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Estatuto ADF - N - 2010/1

COMISSÃO DE FORMATURA DA TURMA DE DIREITO NOTUNO FACULDADE ANHANGUERA – CESUR

RONDONÓPOLIS - MT

Estatuto do Corpo de Formandos Capítulo I

Da origem, organização e finalidade

Art. 1º - A Associação de Formandos de Direito de Julho de 2010, denominada neste documento como AFD, Associação de Formandos de Direito - Turma A Noturno – 2010/1 – Comissão de Formatura da Faculdade Anhanguera ou simplesmente como Associação, é uma entidade de classe autônoma, própria e distinta do Departamento de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas da Faculdade Anhanguera de Rondonópolis-MT - CESUR, com objetivos específicos e sem finalidade de lucro, por iniciativa dos alunos que irão diplomar-se em julho do ano 2015.

Art. 2º - A sede social da AFD – 2010/1 está localizada na Rua Ari Coelho, nº _______, Vila Birigui, no Município de Rondonópolis - MT.

Art. 3º - O tempo de duração das atividades é determinado pela data de promulgação deste estatuto até o último dia do segundo semestre letivo de 2015, com liquidação de seu ativo liquido, podendo ser prorrogado de acordo com a decisão da AFD 2010/1.

Art. 4º - A Associação de Formandos de Direito - AFD – 2010/1 terá suas atividades regidas pelas normas contidas neste Estatuto e tem por finalidade arrecadar recursos financeiros para arcar com as despesas de formatura de seus associados, na ordem de prioridade a seguir:

(2)

1º - Descerramento de Placa; 2º - Aula da Saudade; 3º - Colação de Grau; 4º - Culto Ecumênico; 5º - Baile de Gala.

Art. 5º - A principal fonte, certa e permanente, de que se constituirão os recursos da AFD, será decorrente da participação dos sócios, mediante pagamento da mensalidade estabelecida em Assembléia Geral. O capital social é constituído por R$ 65,00 (Sessenta e cinco reais) multiplicados pelo número de sócios, onde cada sócio dividirá a sua quota em 45 (quarenta e cinco) parcelas pagas mensalmente.

Parágrafo Único - AFD – 2010/1 poderá, a seu critério ou quando sugerido, ou ainda, solicitado por sócios, organizar promoções artísticas, esportivas, de lazer e quaisquer outras, desde que legais, com o objetivo de arrecadar recursos extras.

Art. 6º - A AFD – 2010/1 será gerenciada por um corpo administrativo de no mínimo 2 (dois) e no máximo 10 (dez) membros, como disposto no Capítulo III, cujos atos administrativos serão submetidos periodicamente ao exame e parecer do corpo de associados.

§ 1º - Responderão civil e/ou criminalmente os membros da administração que, no exercício de suas funções, vierem a transgredir as normas vigentes e colocar em risco o patrimônio da Associação.

§ 2º - Aplica-se a qualquer associado o disposto no parágrafo primeiro, implicando no afastamento do sócio do quadro de associados.

Capítulo II Dos sócios

Art. 7º - São considerados sócios da AFD – 2010/1, e com direito a voto, todos os acadêmicos da Turma 2010/1 de Direito da Faculdade Anhanguera que, sem impedimentos legais, forem admitidos como tais, mediante o preenchimento de formulário próprio e aprovados pela diretoria da AFD – Turma 2010/1, mantendo-se em dia com as contribuições mensais estipuladas pela Assembléia Geral e obedecendo a este estatuto e deliberações da sociedade.

(3)

Parágrafo Único - Poderão ser admitidos novos sócios até o último dia do primeiro período letivo de 2014, desde que efetuem o pagamento já integralizado pelos sócios fundadores (inclusive a renda referente aos eventos), acrescido das mesmas correções já incididas no montante em caixa, para que todos tenham a mesma importância. Este valor é calculado dividindo-se o total arrecadado até o momento (incluindo parcelas mensais dos sócios, contribuições extraordinárias, rendas em eventos, rifas etc) pelo seu número de sócios, calculados os devidos juros incidentes sobre a quantia. O pagamento, se necessário e a critério da administração, poderá ser feito somente à vista.

Art. 8º - A admissão como sócio processar-se-á através da simples manifestação de vontade, formalizada com a assinatura do interessado na ficha de cadastramento, o efetivo pagamento das contas anteriores e o deferimento do pedido pela diretoria, em nome do corpo de sócios.

Art. 9º - No fechamento das contas da Associação, o “associado” que estiver “em débito” com a comissão relacionado a mensalidade e/ou eventos “ não terá direito à participar, do culto Ecumênico e o Baile de Gala”, salvo se, em tempo hábil e atendendo aos itens dispostos neste termo, ainda preste contas com a Associação.

Parágrafo Único – O sócio que 30 (trinta) dia antes do inicio dos eventos da Formatura perderão o direito de participar dos eventos da Formatura, salvo a Colação de Grau, sendo restituído apenas 7% do valor pago.

Art. 10º - São deveres dos sócios:

I. Pagar em dia o valor da parcela mensal.

II. Comparecer às Assembléias Gerais da AFD – Turma - 2010/1 sempre que convocados.

III. Comprometer-se financeiramente com todos os atos da Comissão de Eventos na venda de convites, rifas e demais similares, sendo ainda, obrigatório o cumprimento das metas estabelecidas.

IV. Acessar e Ler regularmente o conteúdo postado no site http://sites.google.com/site/direiton2010/ , que é o site oficial da Turma de Direito 2010, assinar documentos solicitados pela AFD – Turma - 2010/1.

(4)

V. O cumprimento fiel dos dispositivos estatuários, bem como o acato às decisões do conselho.

VI. A participação, quando requisitada, de um ou mais grupos de trabalho que venham a ser formados no intuito de fazer cumprir os objetivos da comissão.

VII. Participar de toda e qualquer atividade promovida pela comissão;

VIII. A participação nas Assembléias Gerais, bem como a proposição aos membros da Diretoria as medidas que julgar convenientes aos interesses da comissão.

IX. Participar da organização de eventos, através de convocação de grupos voluntários;

X. Guardar os comprovantes de pagamentos de suas mensalidades, permitindo à Comissão o acesso aos comprovantes sempre que esta julgar necessário.

Art. 11º - São direitos dos sócios:

I. Obter dos membros administrativos da Associação os esclarecimentos sobre quaisquer dúvidas quanto ao funcionamento e/ou administração da AFD – Turma - 2010/1.

II. Requerer seu afastamento do quadro de associados, obedecidos os critérios estabelecidos neste Estatuto.

III. Estabelecer, por votação, a escolha do(s) paraninfo(s) e do(s) homenageado(s) da turma.

IV. Para o sócio exercer seus direitos, deve estar rigorosamente em dia com seus deveres e obrigações.

V. Os associados receberão convites para o Baile de Formatura em quantidade definida pela Diretoria, sendo a princípio cota parte igualitária a todos os formandos membros da Associação, respeitando-se a renda disponível.

Capítulo III Da Diretoria

Art. 12º - A AFD – 2010/2 será dirigida pela Diretoria, sendo esta composta pelos seguintes cargos e comissões:

Presidência;

(5)

Vice-Presidência;

Secretária

1ª Tesouraria;

2ª Tesouraria;

Colaboradores;

§ 1º - A Diretoria será composta pelo mínimo de 2(dois) e máximo de 10 (dez) membros.

§ 2º - Não havendo o número mínimo de membros estipulados, convocar-se-ão novas eleições para preenchimento das vagas disponíveis.

§ 3º - Não serão remunerados os cargos do Conselho Diretor, a qualquer título qual seja. As substituições poderão ocorrer em função de declinação pessoal ou convite de retirada feita pela Comissão Diretiva, substituindo-se os primeiro cargos por seus suplentes e abrindo-se eleições para outros cargos que venham a vagar. O Convite de retirada deverá ser referendado por maioria simples em Assembléia Geral, e ocorrerá somente nos seguintes casos: a) quando um integrante faltar 07 (sete) reunião da Comissão Diretiva seguidas, sem justa causa, ou a 10 (dez) alternadas, durante o mandato para o qual foi eleito; b) quando por descumprimento de obrigações, a maioria absoluta dos membros da Comissão Diretiva indicarem como aconselháveis a saída de um de seus integrantes; c) por escolha do próprio integrante.

.Art. 13º - Caberá ao Presidente e ao Tesoureiro representar a sociedade passiva e ativamente, judicial e extrajudicialmente ou, seus substitutos legais no período em que estiverem exercendo estas funções.

Parágrafo Único - São atribuições específicas dos Representantes legais:

I. Firmar os contratos em nome da AFD – 2010/1; sempre em conjunto de no mínimo dois de seus representantes legais, independente de cargo ou função.

(6)

II. Assinar cheques sempre em conjunto;

III. Participar dos orçamentos necessários, sendo estes elaborados, no mínimo por 03 três empresas representantes e solicitados em conjunto e ou separadamente, pelos membros da comissão de formatura, de acordo com a necessidade do momento, encaminhando-se à Diretoria responsável pela divulgação dos mesmos à comissão, para devida escolha e posterior fechamento.

Art. 14º - São atribuições da Presidência:

I. Convocar e presidir as reuniões da AFD – 2010/1 sempre que necessário.

II. Decidir as questões de ordem, organizar as pautas dos trabalhos.

III. Representar a AFD – 2010/1 nos contratos a serem firmados, juntamente com o Tesoureiro.

IV. Proferir voto de qualidade ("voto de Minerva").

V. Comunicar ao Corpo Social as atividades desenvolvidas pela sociedade ou delegar tal função à Diretoria de Comunicação Social.

VI. Juntamente com o Tesoureiro autorizar as contas a pagar, os depósitos bancários, assinar os cheques e tudo que relacione com as despesas;

VII. Organizar as solenidades de Formatura, bem como promover e coordenar atividades visando o aumento da arrecadação de recursos financeiros e

VIII. Representar a Comissão de formatura da AFD – 2010/1, em juízo ou fora dele;

Art. 15º - São atribuições da Vice-Presidência:

I. Substituir o Presidente em caso de ausência ou impedimento temporário ou definitivo;

II. Auxiliar o Presidente em todos os sentidos;

Art. 16º - São atribuições da Secretaria:

I. Secretariar os trabalhos nas reuniões da comissão.

II. Registrar os eventos e ocorrências em livro próprio.

III. Organizar os papéis e averiguações referentes à AFD – 2010/1.

(7)

IV. Redigir os documentos a serem remetidos as pessoas físicas e jurídicas externas à AFD – 2010/1.

V. Manter em ordem, atualizados e devidamente registrados, os livros e documentos da AFD – 2010/1;

VI. Dirigir a secretaria e providenciar arquivamento de seus documentos;

VII. Manter rigorosamente digitalizado ou ainda transcrito, o livro ATA das Assembléias e ainda os ofícios e memorandos do Conselho Diretor.

Art. 17º - São atribuições do Tesoureiro:

I. Dirigir a Tesouraria, organizar e contabilizar em livro próprio o movimento financeiro da AFD – 2010/1.

II. Apresentar sempre que necessário o relatório sobre informações financeiras e contábeis do fundo da AFD – 2010/1.

III. Assinar cheques em conjunto com o Presidente.

IV. Divulgar mensalmente o balancete da Associação, aos associados;

V. Inclusão e Exclusão, em livro próprio, de nomes dos membros e ou integrantes acadêmicos que desejam participar da Comissão;

VI. Juntamente com o Presidente, autorizar e visar as contas a pagar, os depósitos bancários, os cheques e tudo mais que se relacione com despesas provenientes das operações da Comissão de Formatura Direito;

VII. Manter rigorosamente em dia os registros de despesas e receitas da Comissão de Formatura;

VIII. Ter sob sua guarda todos os valores e documentos financeiros da Instituição.

Art. 18º - Ao Vice Tesoureiro compete:

I. Manter a escrituração das operações de receitas e despesas em dia, observando as normas técnicas pertinentes a matéria, de forma a possibilitar a elaboração mensal de um Balancete de Verificação, bem como um Balanço de Encerramento final de cada gestão;

II. Substituir e colaborar com o Tesoureiro, em todos os sentidos possibilitado o mais perfeito andamento da tesouraria;

(8)

Capítulo IV Do Conselho Fiscal

Art. 19º - Cabe a cada um dos sócios, em período trimestral, fiscalizar a AFD – 2010/1 mediante requerimento de prestação de contas, bem como examinar, livros, controles ou documentos.

Capítulo V Da Assembléia Geral

Art. 20º - A Assembléia Geral é soberana para decidir sobre os destinos da AFD – 2010/1 e sobre valores das mensalidades cobradas junto aos associados, compondo-se, para tal ato, de todos os sócios regularmente inscritos e em dia com suas obrigações.

Art. 21º - A Assembléia Geral será convocada sempre que os interesses da AFD – 2010/1 exigirem o pronunciamento dos sócios.

Art. 22º - As Assembléias serão convocadas no início de cada semestre, mediante aviso pelo site http://sites.google.com/site/direiton2010/ com no mínimo 3 (três) dias úteis de antecedência.

§ 1º - Os temas que devem ser discutidos em Assembléia Geral são aqueles relacionados a decisões pertinentes aos objetivos da Associação.

§ 2º - As decisões da Assembléia serão tomadas pelo voto livre e direto dos associados.

§ 3º - As decisões da Assembléia anterior são soberanas e deverão ser lavradas em ata assinada pelos presentes na primeira assembléia posterior àquela.

Art. 23º - A Assembléia Geral será convocada extraordinariamente nos seguintes casos:

I. Convocação por parte da Diretoria, havendo motivo justificado.

(9)

II. Reforma do Estatuto.

III. Eleição da nova Diretoria, observando o disposto no Art. 12º.

IV. Por convocação por 1/3 (um terço) dos seus associados, havendo motivo justificado.

Capítulo VI Das mensalidades

Art. 24º - O valor inicial das mensalidades, será estipulado em R$ 65,00 (sessenta e cinco reais). Este valor poderá ser corrigido por decisão tomada em Assembléia Geral. Serão 45 (quarenta e cinco) mensalidades contadas a partir de Abril de 2012, com vencimento sempre no mês subseqüente, até Dezembro de 2015, sendo que esta vence no mesmo mês. As mensalidades devem ser pagas ininterruptamente neste período, mesmo em caso de férias escolares ou paralisação.

Art. 25º - As parcelas serão vencíveis no dia 10 de cada mês, caso este mesmo não seja um dia útil, o prazo de vencimento se estenderá até o primeiro dia útil após o dia em questão. Esta data será fixa para todo associado, podendo ser alterada com aviso prévio à Comissão.

§ 1º - Não se efetivando a quitação da mensalidade na data de seu vencimento, haverá uma tolerância de 3 (três) dias para que o pagamento seja efetuado sem nenhum acréscimo. Após esse período, será cobrada uma multa moratória no percentual de 2,0% (dois por cento) e juros de 1% (um por cento) ao mês sobre o valor da mensalidade, sendo que os anteriores, multa moratória e início da cobrança de juros começam a incidir a partir do primeiro dia após o vencimento, ressalta-se ainda que, salvo disposição em contrário, por votação em assembléia ou decisão interna da diretoria, poderá ainda, não ser cobrado juros e multas provindas, conforme decisão da diretoria.

§ 2º - Os pagamentos deverão ser feitos através de depósito bancário em conta especialmente criada para este fim, sendo que os comprovantes de depósito devem ser arquivados pelos tesoureiros que confirmarão o depósito e lançamentos de livro próprio.

(10)

Capítulo VII Do afastamento do sócio

Art. 26º - Na prenuncia dos associados da AFD – 2010/1, no desejo de afastar-se da associação, por motivos alheios à sua vontade ou por força maior, terão direito ao ressarcimento de valores pagos, sendo estes, somente sobre as mensalidades e obedecendo-se ao disposto nos parágrafos seguintes.

§ 1º - Em caso de afastamento do associado, proceder-se-á ao ressarcimento das quantias pagas sobre as mensalidades, obedecendo-se as seguintes condições:

I. Caso o afastamento se dê antes do primeiro dia letivo de 2015, o associado será ressarcido em 85% (oitenta e cinco porcento) sobre as mensalidades pagas até o mês anterior ao vencimento do pedido;

II. Será ressarcido em 50% (cinquenta porcento) sobre os valores pagos das mensalidades, devidamente quitado, se requerido o afastamento depois do primeiro dia letivo de 2015;

III. No último dia do curso o associado não terá direito a nenhuma restituição ou ressarcimento.

Capítulo VIII Das considerações finais

Art. 27º - A liquidação final do ativo líquido da AFD – 2010/1 será processada após o encerramento de todas as suas atividades da seguinte forma: o saldo positivo do ativo líquido, depois de realizadas todas as despesas objetivadas, será gasto com eventos como churrascos, festas e choppadas, sendo que estes eventos destinam- se, inicialmente, única e exclusivamente ao deleite dos associados.

Art. 28º - Qualquer mudança, emenda ou reforma neste Estatuto deverá ser aprovada por Assembléia Geral especialmente convocada para tal, com aprovação de maioria simples, 50% mais 1% (cinqüenta por cento dos associados mais um).

(11)

Art. 29º - Casos omissos neste Estatuto serão submetidos à apreciação e decisão da Comissão de Formatura da AFD – 2010/1, podendo ainda ser levados à Assembléia Geral.

Art. 30º - Este Estatuto, depois de lido e achado conforme, será devidamente assinado pelos membros integrantes da Diretoria da Comissão de Formatura da AFD – 2010/1, que a representam legalmente, devendo ainda ser cumprido na integra pela Diretoria e também pelos demais associados.

Rondonópolis/MT, 27 de março de 2012.

PRESIDENTE: Pámela Mayara Ribeiro Silva VICE-PRESIDENTE: Adriana Maria Ribeiro

1º SECRETÁRIA: Adriana Carolina de Souza

2 º SECRETARIO: Soyane

1º.TESOUREIRO: Flavio Santana 2º.TESOUREIRO: Flavia Mattos

(12)

AFD – TURMA – 2010/1 - INTEGRANTES DA COMISSAO

Referências

Documentos relacionados

IDEAL PARA Copo Brigadeiro 50mL Linha Prática Linha Gold CÓD.. OPORTUNIDADE DE VENDA Espumantes

Assim que for observada água fluindo pela camisa do filtro de partículas ou carbon block, acoplar totalmente a camisa no

Não hou- ve correlação na freqüência desses achados no grupo de pacientes estudados: a tendi- nopatia dos músculos glúteos junto à inser- ção trocantérica, por exemplo, foi

Ainda, importante frisar que não é inválida a alienação de bens penhorados pelo executado, todavia ineficaz frente à execução, nos termos do artigo 592, V, e 593, II Código de

Orientador (A) Álvaro Bufarah Junior Orientador (A) Perrotti Pietrangelo Pasquale Orientador (A) Álvaro Bufarah Junior Orientador (A) Mirtes de Moraes Orientador (A) Roberto

Encaminhar ao Diretor Técnico solicitações do Corpo Clínico necessárias para o cumprimento de suas competências, fundamentadas nas regulamentações deste regimento e

O objetivo deste estudo foi analisar a prevalência de distúrbios neuropsicológicos (distúrbio de hiperatividade, distúrbio de déficit de atenção e concentração, distúrbio

O comportamento de um escoamento laminar e as perdas de carga a ele associado numa bifurcação de secção variável são a base de partida para o nosso caso numérico