• Nenhum resultado encontrado

Aula 02 - O método científico 2. Método dedutivo Método indutivo SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO DEVOCIONAL DESAFIO INFOGRÁFICO...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aula 02 - O método científico 2. Método dedutivo Método indutivo SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO DEVOCIONAL DESAFIO INFOGRÁFICO..."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO ... 1

2. DEVOCIONAL ... 2

3. DESAFIO ... 2

4. INFOGRÁFICO ... 3

5. CONTEÚDO ... 4

6. CONCLUSÃO ... 8

7. MEMORIZANDO E APROFUNDANDO ... 8

1. APRESENTAÇÃO

Olá!

Método científico é o conjunto de processos ou operações mentais que devemos empregar na investigação. É a linha de raciocínio adotada no processo de pesquisa. Os métodos que fornecem as bases lógicas à investigação são: dedutivo, indutivo, hipotético- dedutivo, dialético e fenomenológico. Nesta (aula 02) você verá as definições de método indutivo e dedutivo e aprenderá a explicar a diferença na aplicação destes dois métodos.

Bons estudos!

Ao final desta aula, você deve apresentar o seguinte aprendizado:

1) Conhecer as definições de método indutivo e método dedutivo;

2) Entender e explicar a diferença na aplicação destes métodos.

Aula 02 - O método científico 2

Método dedutivo

• Método indutivo

Esta apostila é para uso interno e restrito nas aulas da FITRef. Este arquivo .pdf tem caráter de aula online, ou seja, ministração de conteúdo específico baseado em materiais de um ou diversos autores, e não deve ser distribuido, sob nenhuma hipótese, fisíca ou virtualmente.

(2)

2. DEVOCIONAL

3. DESAFIO

Antes de ler o conteúdo desta aula, pesquise o significado dos termos abaixo:

racionalismo;

empirismo;

neopositivismo;

materialismo dialético

fenomenologia.

(3)

4. INFOGRÁFICO

(4)

5. CONTEÚDO

Partindo da concepção que vimos na aula passada (O método científico 1) de que método é um procedimento ou caminho para alcançar determinado fim e que a finalidade da ciência é a busca do conhecimento, podemos dizer que o método científico é um conjunto de procedimentos adotados com o propósito de atingir o conhecimento.

O método científico é um traço característico da ciência, constituindo-se em instrumento básico que ordena, inicialmente, o pensamento em sistemas e traça os procedimentos do cientista ao longo do caminho até atingir o objetivo científico preestabelecido. Lakatos e Marconi (2007) afirmam que a utilização de métodos científicos não é exclusiva da ciência, sendo possível usá-los para a resolução de problemas do cotidiano, e dizemos nós que, também de outras áreas do saber, por outro lado, não há ciência sem o emprego de métodos científicos.

Muitos foram os pensadores e filósofos do passado que tentaram definir um único método aplicável a todas as ciências e a todos os ramos do conhecimento. Essas tentativas culminaram no surgimento de diferentes correntes de pensamento, por vezes conflitantes entre si. Na atualidade, já admitimos a convivência, e até a combinação, de métodos científicos diferentes, dependendo do objeto de investigação e do tipo de pesquisa.

Quadro 1 – Evolução histórica do método científico

Período histórico Pensadores Principal contribuição

Grécia Antiga Séculos IV – XIII

Euclides, Platão, Aristóteles, Arquimedes,

Tales, Ptolomeu

Santo Agostinho, São Tomás de Aquino

Além das chamadas questões metafísicas, trataram também da geometria, da matemática, da física, da medicina etc., imprimindo uma visão totalizante às suas interpretações.

Transformação dos textos bíblicos em fonte de autoridade científica e, de modo geral, a existência de uma atitude de preservação/contemplação da natureza, considerada sagrada.

(5)

Séculos XVI – XVII

Copérnico, Kepler, Galileu e Newton

Ruptura com a estrutura epistemológica do período medieval e início da busca por uma interpretação matematizada e formal do real. O método acontecendo em dois momentos: a indução e a educação.

Bacon, Hobbes, Locke, Hume e Mill

Aprofundamento da questão da indução, lançamento das bases para o método indutivo-experimental.

Descartes Método dedutivo.

Século XVIII Kant Sujeito como ordenador e construtor da experiência:

só existe o que é pensado.

Século XIX Século

XX

Hegel “O processo histórico”.

Marx

Popper

Explicações verdadeiras para o que ocorre no real não se verificarão através do estabelecimento de relações causais ou relações de analogia, mas sim no desvelamento do “real aparente” para chegar no “real concreto”.

Propõe que o indutivismo seja substituído por um modelo hipotético-dedutivo, ressaltando que o que deve ser testado não é a possibilidade de verificação, mas sim a de refutação de uma hipótese.

Kuhn

O método em dois momentos: a ciência trabalha para ampliar e aprofundar o aparato conceitual do paradigma, ou, num momento de crise, trabalha pela superação do paradigma dominante.

Por método podemos entender o caminho, a forma, o modo de pensamento. É a forma de abordagem em nível de abstração dos fenômenos. É o conjunto de processos ou operações mentais empregados na pesquisa.

Os métodos gerais ou de abordagem oferecem ao pesquisador normas genéricas destinadas a estabelecer uma ruptura entre objetivos científicos e não científicos (ou de senso comum). Esses métodos esclarecem os procedimentos lógicos que deverão ser seguidos no processo de investigação científica dos fatos da natureza e da sociedade. São, pois, métodos desenvolvidos a partir de elevado grau de abstração, que possibilitam ao pesquisador decidir acerca do alcance de sua investigação, das regras de explicação dos fatos e da validade de suas

(6)

generalizações. Podem ser incluídos, neste grupo, os métodos: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético e fenomenológico. Cada um deles se vincula a uma das correntes filosóficas que se propõem a explicar como se processa o conhecimento da realidade. O método dedutivo relaciona-se ao racionalismo; o indutivo, ao empirismo; o hipotéticodedutivo, ao neopositivismo; o dialético, ao materialismo dialético e o fenomenológico, à fenomenologia.

A utilização de um ou outro método depende de muitos fatores: da natureza do objeto que pretendemos pesquisar, dos recursos materiais disponíveis, do nível de abrangência do estudo e, sobretudo, da inspiração filosófica do pesquisador. Comentamos, na sequência, cada um dos métodos gerais ou de abordagem.

MÉTODO DEDUTIVO

O método dedutivo, de acordo com o entendimento clássico, é o método que parte do geral e, a seguir, desce ao particular. A partir de princípios, leis ou teorias consideradas verdadeiras e indiscutíveis, prediz a ocorrência de casos particulares com base na lógica.

“Parte de princípios reconhecidos como verdadeiros e indiscutíveis e possibilita chegar a conclusões de maneira puramente formal, isto é, em virtude unicamente de sua lógica.” (GIL, 2008, p. 9).

Método proposto pelos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz pressupõe que só a razão é capaz de levar ao conhecimento verdadeiro. O raciocínio dedutivo tem o objetivo de explicar o conteúdo das premissas. Por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente, de análise do geral para o particular, chega a uma conclusão. Usa o silogismo, a construção lógica para, a partir de duas premissas, retirar uma terceira logicamente decorrente das duas primeiras, denominada de conclusão. Veja um clássico exemplo de raciocínio dedutivo a seguir:

O método dedutivo encontra ampla aplicação em ciências como a Física e a Matemática, cujos princípios podem ser enunciados como leis. Já nas ciências sociais, o uso desse método é bem mais restrito, em virtude da dificuldade para obter argumentos gerais,

(7)

cuja veracidade não possa ser colocada em dúvida. Muitos teólogos adotam o método dedutivo, partindo de posições dogmáticas que emanam da verdade eterna das Escrituras.

METODO INDUTIVO

É um método responsável pela generalização, isto é, partimos de algo particular para uma questão mais ampla, mais geral. Para Lakatos e Marconi (2007, p. 86),

Indução é um processo mental por intermédio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas. Portanto, o objetivo dos argumentos indutivos é levar a conclusões cujo conteúdo é muito mais amplo do que o das premissas nas quais se basearam.

Essa generalização não ocorre mediante escolhas a priori das respostas, visto que essas devem ser repetidas, geralmente com base na experimentação. Isso significa que a indução parte de um fenômeno para chegar a uma lei geral por meio da observação e de experimentação, visando a investigar a relação existente entre dois fenômenos para se generalizar. Temos, então, que “o método indutivo procede inversamente ao dedutivo: parte do particular e coloca a generalização como um produto posterior do trabalho de coleta de dados particulares.” (GIL, 2008, p. 10).

No raciocínio indutivo, a generalização deriva de observações de casos da realidade concreta. As constatações particulares levam à elaboração de generalizações.

Nesse método, partimos da observação de fatos ou fenômenos cujas causas desejamos conhecer. A seguir, procuramos compará-los com a finalidade de descobrir as relações existentes entre eles. Por fim, procedemos à generalização, com base na relação verificada entre os fatos ou fenômenos. Consideremos, por exemplo:

(8)

Quadro 2 – Argumentos dedutivos e indutivos

dedutivos indutivos

I. Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão deve ser verdadeira.

I. Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão é provavelmente verdadeira, mas não

necessariamente verdadeira.

II. Toda a informação ou o conteúdo fatual da conclusão já estava, pelo menos implicitamente, nas premissas.

II. A conclusão encerra informação que não estava, nem implicitamente, nas premissas.

Conforme Lakatos e Marconi (2007, p. 92), esses dois tipos de argumentos têm finalidades distintas – “o dedutivo tem o propósito de explicar o conteúdo das premissas; o indutivo tem o objetivo de ampliar o alcance dos conhecimentos.” Analisando isso sob outro enfoque, podemos dizer que os argumentos dedutivos ou estão corretos ou incorretos, ou as premissas sustentam, de modo completo, a conclusão ou, quando a forma é logicamente incorreta, não a sustentam de forma alguma; portanto, não há graduações intermediárias.

6. CONCLUSÃO

Vimos nesta aula a definição de ciência e quais são os critérios de cientificidade e explicamos a diferença entre conhecimento científico e conhecimento popular.

7. MEMORIZANDO E APROFUNDANDO

Poste no fórum da disciplina, no tópico da aula específica (aula 02).

1. Responda ao desafio, postando a resposta no tópico específico de nosso fórum;

2. Pesquise o que são os mandatos cultural, social e espiritual. No que você acha que estes mandatos se relacionam com a metodologia científica?

3. Construa e poste no fórum uma argumentação dedutiva e outra indutiva.

Referências

Documentos relacionados

a) Estão cobertos até o limite de garantia fixado para a presente cobertura, a indenização das perdas e danos causados aos bens segurados, em decorrência de

Analisar como se dá a construção do conhecimento científico e a classificação da Ciência Estrutura do Conteúdo O método indutivo O Método dedutivo O método

A Prefeitura Municipal de Serrinha através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer fica reservado o direito de ampliar, prorrogar, revogar ou anular o presente Edital

provenientes das listas de espera dos diferentes cursos de graduação da UEM, que se inscreveram no Processo de Aproveitamento de Vagas Remanescentes de

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CCBS – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CEB – Câmara de Educação Básica CNE – Conselho Nacional

– comum em estágios preliminares de movimentos filosóficos 18-maio-2009 © www.fisica-interessante.com 56/65 O que você vê? 18-maio-2009 © www.fisica-interessante.com 57/65 O

A razão para o autor, usando o método indutivo e dedutivo, funciona muito bem no ser humano, é o sistema de funcionamento do intelecto, o problema está no erro de consciência

As descobertas da Escola Ontopsicológica ampliam e complementam o clássico método científico indutivo-dedutivo, trazendo, como consequência prática, a possibilidade de