• Nenhum resultado encontrado

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS. SUBÁREA: Administração

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS. SUBÁREA: Administração"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Realização: Apoio:

TÍTULO: IMPLANTAÇÃO DO PDCA, IMPULSIONANDO À MELHORIA DA QUALIDADE E GERENCIAMENTO DO PROCESSO EM UMA MARMORARIA LOCALIZADA NO NOROESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

CATEGORIA: CONCLUÍDO

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS

SUBÁREA: Administração

INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E ARTES DOM BOSCO DE MONTE APRAZÍVEL - FAECA DOM BOSCO

AUTOR(ES): MÁRCIA ALVES DA COSTA SANTOS

ORIENTADOR(ES): CLAUDENIR CICARELLI

(2)

1. RESUMO

Este artigo apresenta um estudo de caso realizado em uma Marmoraria, situada no Noroeste Paulista, no qual tem o propósito de demonstra a importância e a funcionalidade do ciclo PDCA na produção de mármores e granitos, apresentando melhorias no processo, tornando os procedimentos da gestão da empresa mais ágeis, claros e objetivos, podendo ser utilizado, como uma forma de alcançar um melhor nível de gestão a cada dia, atingindo ótimos resultados dentro do sistema do negócio. O Ciclo PDCA é um procedimento de transformação de um sistema que volta a seu estado inicial e deve ser constante. Através dos métodos corretivos, no final do primeiro ciclo, é possível que seja criado um novo planejamento para melhoria de determinado procedimento, reiniciando assim todo o processo do Ciclo PDCA novamente. O artigo procura abordar os benefícios da implementação do ciclo PDCA, a partir de uma pesquisa exploratória através de uma entrevista feita com o proprietário da empresa no qual foram abordadas algumas questões de como era antes e depois da implementação do método PDCA, onde ficou evidente de que é um método eficaz ao ser aplicado de maneira correta e sua pratica deve ser continua para prosseguir com o desenvolvimento da produção.

2. INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje, a qualidade tem um papel decisivo em face do processo de globalização, da abertura dos mercados e do consequente aumento da competição entre organizações, em busca de se tornarem mais competitivas. Os processos e modelos que fazem parte desse universo possibilitam o incessante aprimoramento das empresas, que a todo instante são impulsionadas a alterar suas estratégias e procedimentos na tentativa de obter maiores níveis de competitividade que lhes possam garantir sua sobrevivência.

Nas empresas de pequeno porte, é comum a ausência de um controle mais rigoroso em relação à gestão da produção. A criação de estratégias é essencial para a vida da empresa a fim de haver um planejamento no processo produtivo.

A gestão e o controle da qualidade são essenciais para a organização de uma empresa. Para que se isso ocorra, deve ser implementado uma serie de ferramentas que possam ser capazes de criar mecanismos de controle sobre as atividades na empresa. Dentre essas ferramentas que podem ser implementadas, o ciclo PDCA, também chamado de Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart, é um método de Análise e gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos com o propósito de promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).

(3)

Este artigo demonstra a aplicação do ciclo PDCA dentro de uma empresa de mármore, no qual apresentou soluções e melhorias nos processos da produção, atribuindo mais qualidade no produto final e aumentando a satisfação do cliente.

3. OBJETIVO

O objetivo do presente trabalho é o de demonstrar a importância da gestão de qualidade, usando o método PDCA para controle e melhoria contínua no processo da gestão de uma empresa de Marmoraria.

4. METODOLOGIA

O desenvolvimento deste trabalho foi realizado por meio um levantamento bibliográfico, para dar sustentabilidade ao tema a ser abordado.

A pesquisa bibliográfica diz respeito ao conjunto de conhecimentos humanos reunido nas obras. Tem como finalidade fundamental conduzir o leitor a determinado assunto e proporcionar a produção, coleção, armazenamento, reprodução, utilização e comunicação das informações coletadas para o desempenho da pesquisa” (FACHIN 2003, p.125)

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza descritiva e exploratória.

Como coleta de dados foi realizada uma entrevista junto ao proprietário da empresa como objeto de estudo.

Para Gil, (p.42, 2002) pesquisa descritiva [...]têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis. [...]

Gil, (p. 41, 2002) considera pesquisa exploratória [...]Pode-se dizer que estas pesquisas têm como objetivo principal o aprimoramento de idéias ou a descoberta de intuições. [...]

“Nos levantamentos que se valem da entrevista como técnica de coleta de dados, esta assume forma mais ou menos estruturada. Mesmo que as respostas possíveis não sejam fixadas anteriormente, o entrevistador guia-se por algum tipo de roteiro, que pode ser memorizado ou registrado em folhas próprias.” (GIL, p. 117, 2002).

Com os dados coletados foi possível realizar estudos com vistas a identificar como o Ciclo PDCA foi desenvolvido pela empresa,

(4)

Segundo Fachin, (p.42, 2003) estudo de caso [...] é caracterizado por ser um estudo intensivo. No método do estudo de caso, leva-se em consideração, principalmente, a compreensão, como um todo, do assunto investigado. [...]

5. DESENVOLVIMENTO

A questão da qualidade vem sendo tratada já por algumas décadas, porém, a impressão que fica é que de uma hora para outra a qualidade passou a ser algo obrigatório para todas as empresas na busca de atender as novas expectativas do mercado, tudo isso em virtude dada a competitividade e bruscas transformações do mercado.

5.1 Definição Qualidade

Conforme apresenta o Dicionário Michaelis, a palavra “qualidade” deriva do latim qualidade, com o significado de atributo, uma condição natural ou propriedade pela qual algo ou alguém se individualiza, como distinto dos demais.

A palavra expressa também o grau de perfeição, precisão ou conformidade, sendo um padrão. Em outras palavras, como afirma o Dicionário Aurélio, é a maneira de ser de algo ou alguém, sua superioridade ou excelência.

A maioria das pessoas concorda que qualidade é aquilo que produz satisfação, que está relacionada a um preço justo, a um produto que funciona corretamente é um serviço prestado de forma a superar as expectativas de quem dela faz uso. (VERGUEIRO, 2002. p.52).

Sistema de Gestão da Qualidade é apenas um conjunto de recursos e regras mínimas, implantado de forma adequada, com o objetivo de orientar cada parte da empresa para que execute de maneira correta e no tempo devido a sua tarefa, em harmonia com as outras, estando todas direcionadas para o objetivo comum da empresa: ser competitiva (ter Qualidade com produtividade)”. (MARANHÃO, 2001, p. 27).

Segundo Chambers,Harrison, Harland, Johnston e Slack(2010 p.59) "Qualidade significa fazer certos as coisas”, mas as coisas que a produção precisa fazer certo variarão de acordo com o tipo de operação."

Qualidade é “satisfação do cliente”. Porém, a obtenção da qualidade total só é possível através de uma visão sistêmica de todos os agentes envolvidos em qualquer processo produtivo (bens e serviços). São eles: o próprio cliente, que é o agente que deflagra

(5)

todo o processo, e para onde todas as etapas deste processo devem estar focadas; O acionista; Os fornecedores; Os empregados, que são os agentes responsáveis em produzir e fornecer a qualidade que o cliente deseja, merecendo, portanto, que a empresa tenha uma política de recursos humanos bem desenvolvida; e a comunidade.

(REZENDE, 2010).

Para Araújo (2010 p.229) "Qualidade, resumidamente, poderia ser definida como a busca pela perfeição com fins a agradar clientes cada vez mais conscientes das facilidades de consumo e variedades de organizações a lhes oferecer produtos”.

Aqui, o ponto importante que é o objetivo de desempenho de qualidade (como o outros objetivos de desempenho que veremos) envolve um aspecto externo que lida com a satisfação do consumidor e um aspecto interno que lida com a estabilidade e a eficiência da organização."(CHAMBERS , HARRISON, HARLAND, JOHNSTON E SLACK 2010, p. 61).

“Bom desempenho de qualidade em uma operação não apenas leva à satisfação de consumidores externos. Também torna mais fácil a vida das pessoas envolvidas na operação”. (CHAMBERS , HARRISON, HARLAND, JOHNSTON E SLACKp. 60, 2010).

Como qualidade é tão importante para desempenho de qualquer organização, uma tarefa chave da função de operações de ser garantir que ela proporcione bens e serviços de qualidade para seus consumidores internos e externos. Isso não necessariamente direto.

(CHAMBERS , HARRISON, HARLAND, JOHNSTON E SLACK p.

412, 2010).

5.2 Controle do Processo

Segundo Cervantes (1997), controlar o processo significa identificar todas as atividades desenvolvidas na produção de um determinado produto, em como verificar o que acontece durante a etapa de fabricação, de um bem ou serviço, de modo que o produto final atenda as características exigidas pelo cliente.

Capacidade de um processo refere-se em produzir produtos cujos resultados atendam as especificações do projeto.

Processo é: uma combinação dos elementos equipamentos, insumos, métodos ou procedimentos, condições ambientais, pessoas e informações do processo ou medidas, tendo como objetivo a fabricação de um bem ou o fornecimento de um serviço. (WERKEMA p. 6, 1995).

Tal acompanhamento, ou controle de processo é a essência do gerenciamento em todos os níveis da empresa. O primeiro passo no

(6)

entendimento do controle de processo é a compreensão do relacionamento causa- efeito sempre que ocorre (efeito, fim, resultado) existe um conjunto de causas (meios) que podem ter influenciado. Observando a importância da separação das causas de seus efeitos no gerenciamento e como nós temos a tendência de confundi-los, os japoneses criaram o diagrama de causa e efeito.

(CAMPOS 1992 p.17).

5.3 Definição do Ciclo PDCA

O ciclo PDCA é um método que visa controlar e conseguir resultados eficazes e confiáveis nas atividades desenvolvidas dentro de uma organização. É um eficiente modo de se alcançar uma melhoria dos processos. Padroniza as informações do controle da qualidade, evita erros lógicos nas análises, e torna as informações mais fáceis de entender AGOSTINETO, 2006)

“O conceito de melhoramento continuo implica literalmente um processo sem fim, questionando repetidamente os trabalhos detalhados de uma operação. A natureza repetida e cíclica do melhoramento continuo é mais bem resumida pelo o que é chamado ciclo PDCA".(CHAMBERS , HARRISON, HARLAND, JOHNSTON E SLACK p. 462 , 2010).

Figura 1 – Ciclo PDCA

Fonte: CHAMBERS , HARRISON, HARLAND, JOHNSTON E SLACK (2010.p.462)

Segundo Chambers, Harrison, Harland, Johnston e Slack (2010, p. 462) [...] O PDCA é a sequência de atividades que são percorridas de maneira cíclica para melhorar atividades [...].

Ciclo de Deming / Sheuhart: também conhecido como ciclo do PDCA. Representa um processo cíclico direcionado à melhoria, onde a primeira etapa consiste em planejar (Plan), seguida pela etapa de ação ou execução do planejado (do) pela etapa de verificação dos

(7)

resultados até então obtidos com as ações planejadas e executadas (check) e pela etapa de implementação final do idealizado como mudança, após as considerações sobre eventuais acertos (act). Esta é a técnica mais famosa e usada em gestão pela qualidade total.

(ARAUJO p. 214, 2010).

O ciclo começa com estágio P (de planejar), que envolve o exame do atual método ou da área problema sendo estudada. Isso envolve coletar e analisar dados de modo a formular um plano de ação que se pretende, melhore o desempenho. (CHAMBERS, HARRISON, HARLAND, JOHNSTON E SLACK p. 463, 2010).

[...] Uma vez que o plano de melhoramento tenha cido concordado, o próximo estágio é o estágio D (de do fazer). Este é o estágio de implementação durante qual o plano é tentado na operação. [...] (CHAMBERS, HARRISON, HARLAND, JOHNSTON E SLACK, 2010 p. 463).

Segundo Chambers, Harrison, Harland, Johnston e Slack (2010 p. 463) [...] o estágio C (de checar), em que a solução nova implementada é avaliada, para ver o resultado no melhoramento de desempenho esperado[...].

Segundo Chambers, Harrison, Harland, Johnston e Slack (2010 p. 463) [...] o estágio A (de agir). Durante este estágio a mudança é consolidada ou padronizada, se foi bem-sucedida. [...]

O último ponto sobre o ciclo PDCA é o mais importante- o ciclo começa de novo. Somente aceitando isso numa filosofia de melhoramento contínuo é que o ciclo PDCA literalmente nunca para aquele melhoramento torna-se parte do trabalho de cada pessoa.

(CHAMBERS , HARRISON, HARLAND, JOHNSTON E SLACK p.

463 , 2010 )

O ciclo PDCA de controle pode ser utilizado para manutenção do nível de controle (ou cumprimento das “diretrizes de controle”), quando o processo é repetitivo e o plano (P) consta de uma meta que é uma faixa aceitável de valores e de um método que corresponde os “Procedimentos Padrão de Operação”. ...Também utilizado nas melhorias do nível de controle (ou melhoria da “diretriz de controle”). Neste caso, o processo não é repetitivo e o plano consta de uma meta que é um valor definido (por exemplo: reduzir o índice de peças defeituosas em 50%) e de um método, que compreende aqueles procedimentos próprios necessários para se atingir uma meta. Esta meta é o novo “nível de controle” pretendido.

(CAMPOS 1992, p.31)

Moura (2005, p. 90) explica que: “O ciclo PDCA é uma ferramenta que orienta a sequência de atividades para o gerenciamento de uma tarefa, processo, empresa etc.”

(8)

A utilização do Ciclo PDCA envolve várias possibilidades, podendo ser utilizado para o estabelecimento de metas de melhoria provindas das diretrizes da alta administração, com o objetivo de coordenar esforços de melhoria contínua, enfatizando que cada programa de melhoria deve começar com um planejamento cuidadoso (definir uma meta), resultar em ações efetivas, em comprovação da eficácia das ações, para enfim, obter os resultados da melhoria que garantem a sobrevivência da empresa. (NASCIMENTO 2011, p. 4).

6. RESULTADO

A pesquisa foi desenvolvida sob o método do estudo de caso, no qual seu objetivo é analisar a implementação do ciclo PDCA em uma empresa de marmoraria situada no Noroeste Paulista, onde foi desenvolvida uma entrevista com o proprietário, no qual foram abordadas algumas questões em relação ao antes e depois da implementação do método do ciclo PDCA na empresa, sendo então perguntado:

-Qual o ano da fundação da empresa?

Segundo o proprietário da empresa, ela foi fundada no ano de 2015.

- O que a empresa fabrica?

O proprietário argumenta que a empresa trabalha na produção de mesas, pias, bancadas, cubas para banheiros, bacias de pedras, tanques, escadas, pisos de granito, soleiras, túmulos e cruzes de mármores e granitos.

- Com é o processo de produção?

A produção inicia-se pela serragem do granito ou do mármore em seguida é feito amostragem, logo depois o polimento

-O método do ciclo PDCA é aplicado desde quando na empresa?

Segundo o proprietário, a aplicação do método do ciclo PDCA é feita a 1 ano, porém estamos em adaptação, porem já é visível melhorias no processo da produção

-O que levou a prática deste método?

Devido às falhas de produção, por não haver planejamento de como seria executado o processo da fabricação dos mármores, a produção não dava continuidade nos pedidos, devido pararem no meio do processo de um para começar outro sem que tenha finalizado e também, não havia a revisão das estruturas de mármores, com isso ocorria muitas falhas em relação às medidas, no acabamento e perdas de matéria prima, e também atraso nas entregas dos pedidos.

(9)

-Quais foram às melhorias alcançadas após a realização do ciclo PDCA na empresa?

O planejamento em relação aos pedidos dos clientes no qual o vendedor tiras as medidas solicitadas em seguida é passado às informações dos pedidos para a revisão das medidas dos materiais escolhido, tipo de acabamento que o cliente deseja, confirma o endereço de entrega em seguida é feito a programação da data de entrega. E também foi adaptada uma lousa para demonstração do que deve ser produzido no dia para melhor execução da produção e para que seja entregue na data programada sem atrasos, foi feito um novo investimento na aquisição de uma máquina de acabamento.

Podemos constatar que após a aplicação do método do ciclo PDCA na empresa, houve melhorias na produção devidas o planejamento da rotina do processo de fabricação no qual foi estabelecida uma meta de produção e elaborado um plano de ação que determina qual pedido deve iniciar e termina no dia sem haver parada no processo para começar outro e foi adaptada uma lousa para demonstração do que deve ser produzido no diae para que seja entregue na data programada sem atrasos, a melhoria da qualidade do produto se deu devido à revisão dos produtos acabados em relação às medidas e no acabamento, a melhoria do atendimento ao cliente se deu devido à implementação de um programa que organiza as informações dos pedidos para a revisão das medidas dos materiais escolhido, tipo de acabamento que o cliente deseja, confirma o endereço de entrega em seguida é feito a programação da data de entrega.

É evidente que os avanços na produção da marmoraria, ocasionaram por consequência da implementação do método do ciclo PDCA no qual foi aplicado da seguinte maneira:

P - PLANEJAR (Plan):

Identificação do problema – foram identificados problemas nas falhas de produção e no atraso das entregas dos pedidos

Análise do processo – foi analisada que o problema ocorria devido falta de organização e conferencia dos produtos acabados

Plano de ação- foi implementado planejamento em relação aos pedidos, a programação da data de entrega, adaptado uma lousa para demonstração de metas e aquisição de uma máquina de acabamento.

D - EXECUTAR (Do):

(10)

Execução do plano de ação: o plano de ação foi executado da seguinte forma: Foi feito uma pesquisa de pós-vendas no qual os clientes dava feedback dos serviços prestados onde foram evidenciados as falhas desde então no planejamento da produção é feito a revisão dos pedidos, medidas, materiais específicos que os clientes desejam e a confirmação do endereço e data de entrega .Na produção fica à disposição dos funcionários um, quadro que demonstra o que deve ser feito no dia.

A máquina adquirida melhorou o aspecto da qualidade do acabamento.

C – VERIFICAR (Check):

Verificação dos resultados: os resultados que se obtive após a execução do plano de ação foi a melhoria da produção no qual os funcionários começaram a cumprir o cronograma e com as revisões dos produtos acabados superou as expectativas dos clientes aumentou a demanda e consequentemente o faturamento da empresa

A – AGIR (Act):

Padronização – para que a melhoria do processo continue foi determinado um controle de metas, revisões dos produtos acabados, manutenção periódicas na maquinas e equipamentos e pesquisa de pós-vendas para melhorar cada vez mais nossos serviços e atendimentos.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Podemos constatar que as empresas após a aplicação do método do ciclo PDCA ocorre uma melhoria notável em seu processo produtivo devido ao planejamento, prevenção e solução de falhas e a verificação de resultados. Na empresa estudada podemos verificar que foi necessário a implementação do ciclo PDCA, pois ela estava apresentando muitas irregularidades no processo de produção que se prosseguisse poderia vir a falência. O ciclo PDCA sendo executado de maneira correta, pode promover a melhoria contínua dos processos, eliminando as falhas e consequentemente um alto rendimento para a empresa.

8- FONTES CONSULTADAS

AGOSTINETTO, J. S. - Sistematização do processo de desenvolvimento de produtos, melhoria contínua e desempenho: o caso de uma empresa de autopeças.

Tese de Mestrado, USP. São Carlos, 2006

(11)

ARAUJO, Luis César G. de. Organização, Sistemas e Métodos e as Tecnologias de Gestão Organizacional: Arquitetura Organizacional, Benchmarking, Empowerment, Gestão pela Qualidade Total, Reengenharia, 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

CAMPOS, V.F. T.Q.C. -Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Belo Horizonte: FundaçãoChristianoOttoni.Escola de Engenharia, 1992.

CARAVANTES, Geraldo R. et al. Administração e Qualidade. São Paulo: Editora Makoron Books, 1997.

CHAMBERS,Stuart, HARRISON,Alan, HARLAND,Christine JOHNSTON, Robert E SLACK,Nigel. Administração da produção, 1. ed.São Paulo: Atlas, 2010

FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia, 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaboras Projetos de Pesquisa, 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MARANHÃO, M. ISO série 9000: manual de implementação. 6. ed. Rio de Janeiro:

Qualitymark, 2001.

MOURA, E. Modelo para o dimensionamento da qualidade de kanbans, na relação entre clientes e fornecedores. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: 2005.

NASCIMENTO, Adriano Fagner Gonçalves. A utilização da metodologia do ciclo PDCA no gerenciamento da melhoria contínua. Monografia. Faculdade Pitágoras - Núcleo de Pós-Graduação e ao Instituto Superior de Tecnologia. São João Del Rey, 2011.

REZENDE, Paulo. Qualidade em tudo. 19 ago. 2010. Disponível em:

<http:/www.administradores.com.br/artigos/administração-e-negócios/gestão-da- qualidade/47406/> Acesso em 26 mar. 2019

VERGUEIRO, Waldomiro. Qualidade de Serviços. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

WERKEMA, M.C.C. As Ferramentas da Qualidade no Gerenciamento de Processos.V1. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni. Escola de Engenharia, 1995.

Referências

Documentos relacionados

a) Todos saíram bem alimentados e nutridos do restaurante, pois não é importante avaliar as necessidades calóricas individuais. Todos os seres humanos precisam das mesmas quantidades

In this paper we describe new material (isolated osteoderms and caudal tube fragments) assigned to Panochthus from the state of Rio Grande do Sul (southern Brazil) and discuss

Ao consideramos o jornal analisado como um artefato cultural que coloca em circulação determinadas representações, que constituem, reforçam e produzem as

A aplicação deste tipo de dejeto se dá na maioria das vezes em épocas de entre safras, ou seja, na época que antecede o plantio com aplicações sucessivas,

Durante o tratamento com Ziledon, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.. Este medicamento não deve

Esse procedimento de eliminação de dados faltantes, especialmente para amostras aleatórias, é comum nos trabalhos de microeconometria aplica- da, e é chamado listwise deletion

DGB Confederation of German Trade Unions, Executive Board, Department Education, Qualification, Research 4.. „ A formação profissional deve possibilitar num curso de formação

Assim como cada medida metodológica no ensino deve surgir de um real conhecimento do homem, de um fundamental conheci- mento abrangendo o corpo, a alma e o espírito, assim também a