• Nenhum resultado encontrado

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT 2018 Ciência para redução das desigualdades I WORKSHOP EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PROGRAMAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT 2018 Ciência para redução das desigualdades I WORKSHOP EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PROGRAMAÇÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO

CAMPUS URUTAÍ

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2018

“Ciência para redução das desigualdades”

I WORKSHOP EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

PROGRAMAÇÃO

A programação já está disponível no site https://www.even3.com.br/workshopctal

Data Horário Atividade

17/10 8:00 Cerimônia de Abertura e Coffee Break

17/10 9:00- 10:30 Palestra de Abertura

17/10 13:00- 16:30 Minicurso 1, 2 e 3 e 4

18/10 7:00- 10:30 Minicurso 1, 2 e 5

18/10 13:00- 16:30 Concurso Desenvolvimento de Novos Produtos (Edital anexo na proposta)

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR DETALHADA

PALESTRA Palestra de Abertura: Alergia Alimentar

Palestrante: Dra. Lorena Paula Ribeiro

Graduada em medicina pela Universidade Federal de Goiás (UFG), residência média em pediatria, alergia e imunologia, especialista em Alergia e Imunologia pela AMG e ASBAI, preceptoria no ambulatório de Alergia e Imunologia no Hospital Santa Casa de Goiânia pela PUC-GO, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia Regional de Goiás (ASBAI/GO).

MINICURSOS

Minicurso 1- Alimentação vegetariana e vegana: inclusão e compaixão

(2)

Modalidade Teórico- Prático Carga Horária (8 h)

Palestrante: Prof. Dr. Letícia Tavares

Formada em Letras com mestrado em linguística pela UNESP Araraquara, Doutora em Análise do discurso pela UFG, trabalha com pesquisa em discursos inclusivos e leituras de mundo. Tem foco em leituras do mundo atual, a partir do questionamento de "quem somos nós no mundo". Trabalha na perspectiva filosófica da Análise de Discurso brasileira, filiada à Análise do Discurso Francesa.

Minicurso 2- Alimentação sem Restrição Modalidade Teórico- Prático

Carga Horária (8 h)

Palestrante: Profa. Msc. Carolina Leandra Fantt de Sousa Reis

Graduada em Engenharia de Alimentos, MBA em Gestão da Qualidade e Engenharia de Produção, Mestra em Engenharia Química. Atuou como professora substituta no IF Goiano Campus Rio Verde. Possui experiência em indústria de alimentos como responsável técnica, consultoria, gerência e desenvolvimento de novos produtos.

Minicurso 3- Nanoencapsulação de compostos bioativos para fins terapêuticos Modalidade Teórico

Carga Horária (4 h)

Palestrante: Msc. Mara Núbia Guimarães dos Santos

Possui graduação em Tecnologia Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal Goiano (2008) e graduação em Tecnologia em Alimentos pelo Instituto Federal Goiano (2009).

Pós_Graduação em Gestão de Serviços Sociais e Políticas Públicas pelo Instituto Prominas.

Graduação Incompleta em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Goiás, UFG-GO. Doutoranda em Nanociência e Nanobiotecnologia, UnB-DF.

Minicurso 4-Alimentação Fit Modalidade Teórico Prático Carga Horária (4 h)

Palestrante: Loiane Gomes

Nutricionista Esportiva Funcional/Coach/Especialista em Fitoterapia Minicurso 5-Rotulagem de Alimentos Para Necessidades Específicas Modalidade Teórico

Carga Horária (4 h)

Palestrante: Jaquelinne Pires Vital da Costa

Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Goiás (2017), MBA em Gestão da Qualidade e Engenharia de Produção (2012), graduação em Engenharia de Alimentos pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2009). Em 2014-2015, atuou como professora temporária no Instituto Federal de Goiás ministrando as disciplinas: Tecnologia de

(3)

Alimentos, Análise Sensorial, Tecnologia de Frutas e Hortaliças, Higiene e Segurança no Trabalho, Panificação e Gestão da Qualidade. Em 2017, publicou o seu primeiro artigo em revista científica reconhecida Biocatalysis and Agricultural Biotechnology (Qualis A2 em Ciência de Alimentos).

Atualmente é doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos na Universidade Federal de Goiás (conclusão prevista: março de 2021), onde trabalha com pigmentos alimentares produzidos por micro-organismos. Em seu segundo ano de doutorado, Jaquelinne foi contemplada pela bolsa de estudos Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) fornecida pelo governo canadense através da organização Canadian Bureau for International Education (CBIE), e, durante 6 meses, desenvolveu parte de sua pesquisa na Universidade de Alberta, em Edmonton (Alberta, Canadá), sob supervisão do professor Dr. David Bressler. A Universidade de Alberta é uma das 5 melhores universidades canadenses e uma das 100 melhores do mundo. Jaquelinne fala inglês e espanhol fluentemente e possui habilidades em liderança, comunicação e ferramentas de informática (Word, Excel,PowerPoint). Tem experiências como supervisora de qualidade, de produção e de desenvolvimentos de novos produtos. Trabalhou também como consultora em indústrias de alimentos, de embalagens e serviços de alimentação, principalmente nos seguintes temas: Boas Práticas de Fabricação (BPF), Procedimentos Operacionais Padrão (POP), Controles de Processos, Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), Gestão da Qualidade e Desenvolvimento de Novos Produtos e ministra palestras a empresas e profissionais sobre os conhecimentos aplicados de sua profissão.

CONCURSO EDITAL 01/2018

CONCURSO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS PARA NECESSIDADES ESPECÍFICAS

Objetivo: O concurso de Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentícios para Necessidades Específicas é parte integrante do I Workshop em Ciência e Tecnologia de Alimentos, a ser realizado no Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), entre os dias 17 e 18 de outubro de 2018. Esse concurso visa contribuir com a temática da SNCT em 2018, “A Ciência para a Redução das Desigualdades”, visto que há uma grande marginalização para pessoas que desenvolveram alergias ou padrões específicos na forma de se alimentar, e contribuir com ideias para os setores de desenvolvimento de novos produtos nas indústrias de alimentos, além do desenvolvimento científico e tecnológico dos alunos durante a preparação e execução dos projetos e desenvolvimento de uma consciência integradora dos discentes.

Como participar: poderão participar somente discentes regularmente matriculados em qualquer curso de graduação ou de nível técnico do IF Goiano (Campus Urutaí), obrigatoriamente inscritos no I Workshop em Ciência e Tecnologia do IF Goiano Campus Urutaí. As inscrições estarão abertas a partir do dia 15 de setembro, através do link: https://www.even3.com.br/workshopctal.

Para concorrer, os inscritos devem participar de, pelo menos, uma das atividades propostas, entre minicursos e palestras. As inscrições para o concurso deverão ser realizadas pelo site geral do evento (concurso estará como atividade cadastrada). Os trabalhos serão inscritos por duplas, e no ato da inscrição já devem ter o título ou ideia principal para que a inscrição seja deferida. As inscrições para cadastrar os trabalhos terminam juntamente com as inscrições do evento.

Descrição das atividades: as duplas deverão elaborar um produto e uma embalagem adequada ao tema “Novos Produtos Alimentícios para Necessidades Específicas”. No ato da apresentação, as duplas deverão levar no mínimo 5 amostras do produto para degustação pela banca avaliadora e também a amostra da embalagem para avaliação. As apresentações terão duração máxima de 10

(4)

minutos. No ato da apresentação também deverá ser entregue a formulação do produto, impressa.

A apresentação deve ser realizada por, pelo menos, um dos integrantes que inscreveram o projeto.

Da Avaliação: os critérios de avaliação serão conforme descritos na Tabela 1.

Critérios de Avaliação Do Concurso “Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentícios Para Necessidades Específicas”

1.Originalidade do produto 0-10

2.Sabor do produto 0-10

3.Aparência do produto 0-10

4.Estética da embalagem 0-10

5.Coerência da formulação com o tema 0-10 (Item eliminatório)

6.Qualidade da Apresentação 0-10

6.1 Oratória e Postura 0-10

6.2 Coerência com a proposta 0-10 (Item eliminatório) 6.3 Entusiasmo e poder de persuasão 0-10

Pontuação final: será dada pela média aritmética dos critérios de avaliação:

Média geral= ((N1+ N2+ N3+N4+N5).2 )+(N6).1 /8

Os critérios de avaliação referentes ao produto terão peso 2, a apresentação terá peso 1.

Critérios de Desempate: em caso de empate da média final os trabalhos serão desempatados seguindo os critérios listados abaixo, em ordem de importância:

Maior Nota no item 5. Coerência da formulação com o tema Maior Nota no item 6.2 Coerência da apresentação com a proposta Maior Nota no item 1. Originalidade do produto

Maior Nota no item 2. Sabor do Produto Maior Nota no item 3. Aparência do Produto

Maior Nota no item 6.3 Entusiasmo e Poder de Persuasão Maior Nota no item 4. Estética da Embalagem

Maior Nota no item 6.1 Oratória e Postura

Premiação: os três melhores trabalhos serão premiados.

1º Lugar: A dupla receberá R$ 400 reais + Menção honrosa

2º Lugar: A dupla receberá um Kit churrasco (5 kg de carne, 2 kg de mandioca, 1 saco de carvão, 1 pacote de sal grosso, 1 pacote de pão de alho, 2 refrigerantes) + Menção honrosa

3º Lugar: A dupla receberá R$ 100 reais + Menção honrosa

Mais Informações: pelo site https://www.even3.com.br/workshopctal após início das inscrições.

(5)

Referências

Documentos relacionados

23 – A destruição das áreas de manguezal e a extinção dos povos tradicionais, seus saberes e fazeres, não está de acordo com a propaganda oficial do município de

Tema: Arborização Urbana Palestrante: Thiago Bastos da Cunha Local: Auditório piso térreo Horário Inicio: 16:00.

Programação do CT Moda na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, o CT participará com exposição de trabalhos dos alunos (Croquis e modelos) desenvolvidos

Níveis de interesse : atenção elevada (estado de busca mais moderado – é mais receptiva a informações sobre produtos) e busca ativa de informações (procura literatura a

ACUSATIVO ABLATIVO ANTE APUD AD ADVERSUS CIRCA CÍRCITER CIRCUM CITRA CIS CONTRA ERGA EXTRA INFRA INTER INTRA IUXTA OB PENES PONE POST PRAETER PROPE PER

O principal objetivo deste trabalho é usar a abordagem do Problema SBTPP como um Problema de Programação Matemática com Restrições de Equilíbrio(MPEC) Hearn (2004) para resolve-lo

A comparação dessas curvas mostra que o aumento na concentração do catalisador desloca a região de gel para temperaturas mais baixas, devido ao aumento da velocidade da reação,

Materiais: água oxigenada líquida, detergente, corante, iodeto de potássio, óculos de proteção, recipiente. Materiais: Detergente incolor, açafrão da terra, amido