• Nenhum resultado encontrado

Aula Dica: De olho no ENEM Professor: Sérgio Henrique Ciências Humanas e suas tecnologias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aula Dica: De olho no ENEM Professor: Sérgio Henrique Ciências Humanas e suas tecnologias"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Aula Dica: De olho no ENEM

Professor: Sérgio Henrique

Ciências Humanas e suas tecnologias

Sahel:

 BokoHaram  Ebola

 Guerras Civis/ Hostilidades à vida humana  Pirataria na Somália

 Plantation/Desertificação/Fome

 Choque cultural: Islamofobia

(2)

 Grandes levas de imigrantes sírios

 Operações de resgate de náufragos no mar mediterrâneo (mare nostrun)  Políticas de recepção dos refugiados de guerra (Alemanha e Áustria)  Proibição (Espanha e Grécia) cotas (Inglaterra: 20.000)

 Guerra Civil da Síria e desocupação das tropas americanas no Iraque  Sunitas

 Terrorismo/estabelecer um califado (teocracia)

 Uso de mídias sociais e telecomunicações/recrutamento de jovens pelo mundo  Destruição do Patrimônio Histórico

Atividades

1- (Enem 2014)

Na imagem, é ressaltado, em tom mais escuro, um grupo de países que na atualidade possuem características político-econômicas comuns, no sentido de

a) adotarem o liberalismo político na dinâmica dos seus setores públicos. b) constituírem modelos de ações decisórias vinculadas à social-democracia.

c) instituírem fóruns de discussão sobre intercâmbio multilateral de economias emergentes. d) promoverem a integração representativa dos diversos povos integrantes de seus territórios. e) apresentarem uma frente de desalinhamento político aos polos dominantes do sistema-mundo.

2- (Enem 2014) Antes de o sol começar a esquentar as terras da faixa ao sul do Saara conhecida como Sahel, duas dezenas de mulheres da aldeia de Widou, no norte do Senegal, regam a horta cujas frutas e

(3)

verduras alimentam a população local. É um pequeno terreno que, visto do céu, forma uma mancha verde – um dos primeiros pedaços da “Grande Muralha Verde”, barreira vegetal que se estenderá por 7000 km do Senegal ao Djibuti, e é parte de um plano conjunto de vinte países africanos.

GIORGI, J. Muralha verde. Folha de S. Paulo. 20 maio 2013 (adaptado).

O projeto ambiental descrito proporciona a seguinte consequência regional imediata:

a) Facilita as trocas comerciais. b) Soluciona os conflitos fundiários. c) Restringe a diversidade biológica. d) Fomenta a atividade de pastoreio. e) Evita a expansão da desertificação.

3- (Enem 2013)

Na imagem, visualiza-se um método de cultivo e as transformações provocadas no espaço geográfico. O objetivo imediato da técnica agrícola utilizada é :

a) controlar a erosão laminar. b) preservar as nascentes fluviais. c) diminuir a contaminação química. d) incentivar a produção transgênica. e) implantar a mecanização intensiva.

4- (Enem 2013) Disneylândia

Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong-Kong E produzem com matéria-prima brasileira

Para competir no mercado americano [...]

Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul [...]

Crianças iraquianas fugidas da guerra

Não obtêm visto no consulado americano do Egito Para entrarem na Disneylândia

ANTUNES, A. Disponível em: www.radio.uol.com.br. Acesso em: 3 fev. 2013 (fragmento).

Na canção, ressalta-se a coexistência, no contexto internacional atual, das seguintes situações:

(4)

b) Ampliação das trocas econômicas e seletividade dos fluxos populacionais. c) Intensificação do controle informacional e adoção de barreiras fitossanitárias. d) Aumento da circulação mercantil e desregulamentação do sistema financeiro. e) Expansão do protecionismo comercial e descaracterização de identidades nacionais.

5- (Enem 2013) Um gigante da indústria da internet, em gesto simbólico, mudou o tratamento que conferia à sua página palestina. O site de buscas alterou sua página quando acessada da Cisjordânia. Em vez de “territórios palestinos”, a empresa escreve agora “Palestina” logo abaixo do logotipo.

BERCITO, D. “Google muda tratamento de territórios palestinos”. Folha de S. Paulo, 4 maio 2013 (adaptado).

O gesto simbólico sinalizado pela mudança no status dos territórios palestinos significa o

a) surgimento de um país binacional.

b) fortalecimento de movimentos antissemitas. c) esvaziamento de assentamentos judaicos. d) reconhecimento de uma autoridade jurídica. e) estabelecimento de fronteiras nacionais.

6- (Enem 2012) A interface clima/sociedade pode ser considerada em termos de ajustamento à extensão e aos modos como as sociedades funcionam em uma relação harmônica com seu clima. O homem e suas sociedades são vulneráveis às variações climáticas. A vulnerabilidade é a medida pela qual a sociedade é suscetível de sofrer por causas climáticas.

AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010 (adaptado).

Considerando o tipo de relação entre ser humano e condição climática apresentado no texto, uma sociedade torna-se mais vulnerável quando.

a) concentra suas atividades no setor primário. b) apresenta estoques elevados de alimentos. c) possui um sistema de transporte articulado. d) diversifica a matriz de geração de energia. e) introduz tecnologias à produção agrícola.

7- (Enem 2012) Uma mesma empresa pode ter sua sede administrativa onde os impostos são menores, as unidades de produção onde os salários são os mais baixos, os capitais onde os juros são os mais altos e seus executivos vivendo onde a qualidade de vida é mais elevada.

SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI:no loop da montanha russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001 (adaptado).

No texto estão apresentadas estratégias empresariais no contexto da globalização. Uma consequência social derivada dessas estratégias tem sido

a) o crescimento da carga tributária. b) o aumento da mobilidade ocupacional.

c) a redução da competitividade entre as empresas.

d) o direcionamento das vendas para os mercados regionais. e) a ampliação do poder de planejamento dos Estados nacionais.

8- (Enem 2011) As migrações transnacionais, intensificadas e generalizadas nas últimas décadas do século XX, expressam aspectos particularmente importantes da problemática racial, visto como dilema também mundial. Deslocam-se indivíduos, famílias e coletividades para lugares próximos e distantes, envolvendo mudanças mais ou menos drásticas nas condições de vida e trabalho, em padrões e valores socioculturais. Deslocam-se para sociedades semelhantes ou radicalmente distintas, algumas vezes compreendendo culturas ou mesmo civilizações totalmente diversas.

(5)

A mobilidade populacional da segunda metade do século XX teve um papel importante na formação social e econômica de diversos estados nacionais. Uma razão para os movimentos migratórios nas últimas décadas e uma política migratória atual dos países desenvolvidos são:

a) a busca de oportunidades de trabalho e o aumento de barreiras contra a imigração. b) a necessidade de qualificação profissional e a abertura das fronteiras para os imigrantes. c) o desenvolvimento de projetos de pesquisa e o acautelamento dos bens dos imigrantes. d) a expansão da fronteira agrícola e a expulsão dos imigrantes qualificados.

e) a fuga decorrente de conflitos políticos e o fortalecimento de políticas sociais.

9- (Enem 2014) Queijo de Minas vira patrimônio cultural brasileiro

O modo artesanal da fabricação do queijo em Minas Gerais foi registrado nesta quinta-feira (15) como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O veredicto foi dado em reunião do conselho realizada no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte. O presidente do Iphan e do conselho ressaltou que a técnica de fabricação artesanal do queijo está “inserida na cultura do que é ser mineiro”.

Folha de S. Paulo, 15 maio 2008.

Entre os bens que compõem o patrimônio nacional, o que pertence à mesma categoria citada no texto está representado em:

a)

b)

c) d)

(6)

e)

10- (Enem 2013) No dia 1º de julho de 2012, a cidade do Rio de Janeiro tornou-se a primeira do mundo a receber título da Unesco de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural. A candidatura, apresentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi aprovada durante a 36ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial. O presidente do Iphan explicou que "a paisagem carioca é a imagem mais explícita do que podemos chamar de civilização brasileira, com sua originalidade, desafios, contradições e possibilidades". A partir de agora, os locais da cidade valorizados com o título da Unesco serão alvo de ações integradas visando a preservação da sua paisagem cultural.

Disponível em: www.cultura.gov.br. Acesso em: 7 mar. 2013 (adaptado).

O reconhecimento da paisagem em questão como patrimônio mundial deriva da

a) presença do corpo artístico local. b) imagem internacional da metrópole. c) herança de prédios da ex-capital do país. d) diversidade de culturas presentes na cidade. e) relação sociedade-natureza de caráter singular.

Gabarito:

Resposta da questão 1:

[C]

Como mencionado corretamente na alternativa [C], os países destacados, componentes dos BRICS caracterizam uma aproximação comercial por meio dos fóruns e acordos multilaterais, compondo dessa forma, uma força expressiva no cenário financeiro contemporâneo. Estão incorretas as alternativas: [A], porque evidenciam forte intervenção do Estado em suas economias; [B], porque não se caracterizam como social-democracia; [D], porque especialmente China, Russia e Índia apresentam fraturas em sua composição étnico-cultural; [E], porque representam um polo hegemônico no cenário geopolítico contemporâneo.

Resposta da questão 2:

[E]

Como mencionado corretamente na alternativa [E], o regadio e a produção mencionados no texto, reduzem a possibilidade de expansão da desertificação ao restaurar e manter a umidade do solo. Estão incorretas as alternativas: [A], porque o texto não faz referencia à questão econômica; [B], porque o texto não faz referencia à questão fundiária; [C], porque a produção hortícola da área estimula a diversidade biológica; [D], porque o texto evidencia a produção hortícola e não de pastoreio.

Resposta da questão 3:

[A]

A imagem retrata a produção agrícola por meio da técnica de terraceamento, conjugada com a plantação em curvas de nível e, portanto, como mencionado corretamente na alternativa [A], práticas utilizadas para

(7)

controlar a erosão laminar, que em áreas montanhosas é mais incidente. Estão incorretas as alternativas: [B], porque a proteção de nascentes é feita com a preservação de matas ciliares, o que não está sendo mostrado na figura; [C] e [D], porque não existe associação da figura com insumos utilizados, sejam eles os defensivos agrícolas ou os OGM’s; [E], porque as áreas montanhosas não propiciam mecanização e a figura não faz referencia a ela.

Resposta da questão 4:

[B]

Como mencionado corretamente na alternativa [B], os elementos compostos na canção identificam maior fluxo comercial global apresentando, contudo, controle de fluxo populacional. Estão incorretas as alternativas: [A], porque o fluxo comercial indicado representa porosidade do controle alfandegário e do capital produtivo e não especulativo; [C], porque não há referências às barreiras sanitárias ou controle informacional na canção; [D], porque não há referencias ao sistema financeiro; [E], porque o fluxo comercial indica redução do protecionismo comercial.

Resposta da questão 5:

[D]

Em dezembro de 2012, a ONU aprovou o ingresso da Palestina como Estado Observador não membro, e dessa forma, como mencionado corretamente na alternativa [D], a Palestina passa a ter reconhecimento de autoridade jurídica. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a Palestina não é um país binacional; [B], porque com o fortalecimento do partido Fatah, busca-se maior conciliação na questão territorial com os judeus; [C], porque tem havido desde 2012, autorização por parte do governo de Israel para novos assentamentos judaicos em territórios palestinos; [E], porque o estabelecimento das fronteiras palestinas foi estabelecido mais recentemente, com o Acordo de Oslo em 1993.

Resposta da questão 6:

[A]

A agricultura e a pecuária são atividades pertencentes ao setor primário e são muito dependentes das condições climáticas, principalmente da pluviosidade e das variações de temperatura. Assim, países que concentram sua economia no setor primário podem ter problemas quando ocorrem mudanças nas condições climáticas normais.

Resposta da questão 7:

[B]

O processo de globalização tem impactos na organização do trabalho, uma vez que muitas empresas instalam suas fábricas em países ou regiões que apresentam menor custo com mão de obra. A maior competição entre as empresas induz na redução dos custos e, por vezes, na flexibilização das relações de trabalho, suprimindo direitos trabalhistas em alguns países.

Resposta da questão 8:

[A]

As perspectivas de crises financeiras prolongadas nos países da zona do Euro e nos Estados Unidos estão pressionando muito o emprego com novas formas de mobilidade. Isto se deve principalmente à

capacidade e rapidez dos atuais sistemas de transporte disponíveis. A xenofobia retorna com força. A alternativa [B] é falsa: não há facilidade nas fronteiras, principalmente nos países mais ricos; A alternativa [C] é falsa: não há acautelamento dos bens dos imigrantes;

A alternativa [D] é falsa: os imigrantes qualificados levam vantagens sobre outros grupos; A alternativa [E] é falsa: há um esvaziamento das políticas sociais.

Resposta da questão 9:

[C]

O único exemplo de patrimônio cultural imaterial que se relaciona com a produção do pão de queijo é o Ofício das Paneleiras de Goiabeiras, no Espírito Santo. Os outros exemplos são materiais ou naturais.

(8)

Resposta da questão 10:

[E]

Nas palavras do presidente do IPHAN, que a própria questão traz, "a paisagem carioca é a imagem mais explícita do que podemos chamar de civilização brasileira". Daí a relação entre sociedade e natureza.

(9)
(10)
(11)

Globalização

Neoliberalismo

Toyotismo

Migração seletiva

Conflitos: guerras civis (Síria e Ucrânia) e terrorismo (ISIS e Boko

Haram)

(12)
(13)
(14)
(15)
(16)

Referências

Documentos relacionados

Se o movimento que derrubou o governo institucional foi repudiado por parte da sociedade civil, por outro lado, foi saudado com entusiasmo por parcelas sociais – não exclusivos das

Após analisar as contas com Balanço Patrimonial ATIVO, seguem abaixo as considerações referentes ao mês de fev/20: • No mês em análise o grupo de contas do Ativo

Porém, confesso que só mais tarde, talvez já no decorrer do Mestrado, me dei conta que a História da Arte – e, porventura, qualquer outro curso, mas sobre esses não me cabe

Os serviços que a empresa contratada deverá prestar e pelos quais será reembolsada, compreendem a aquisição da cal virgem ou de execução integral do processo de

No caso das Ciências Humanas e suas Tecnologias (como também de modo peculiar em cada uma das áreas) a análise do Quadro resumo de

As alternativas incorretas são: [B], porque clima semiárido e vegetação xerófila são características da caatinga; [C], porque clima equatorial e

LANGUEDOC CÔTE D’ AZUR ITALIE NORMANDIE BRETAGNE Châteaux de la Loire MASSIF CENTRAL MASSIF CENTRAL Provence romaine Provence romaine ALPES ALPES JURA JURA VOSGES VOSGES A B C

 Luís Francisco de Gouveia Pina Rebelo, Essays on Health Economics: Equity and Access to Health Care and Public Hospital Performance under Corporatized Management,