• Nenhum resultado encontrado

1. No mapa abaixo podemos observar em destaque a região da Ásia denominada Oriente Médio. Sobre essa região responda.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. No mapa abaixo podemos observar em destaque a região da Ásia denominada Oriente Médio. Sobre essa região responda."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA.

TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 21 / 09 / 2016

QiD 6 – 8º ANO – PARTE 3 – GEOGRAFIA

1. No mapa abaixo podemos observar em destaque a região da Ásia denominada Oriente Médio. Sobre essa região responda.

a) (0,5) CITE o clima predominante na região:

b) (0,5) APONTE a cultura predominante na região:

2. (1,0) Leia com atenção:

"UMA REGIÃO QUENTE"

"O Oriente Médio é uma região à qual a imprensa sempre se refere como uma área conturbada, espécie de barril de pólvora com o estopim aceso, prestes a explodir. Essa imagem explica-se em função de ser essa região do mundo o lugar onde talvez ocorram os conflitos mais intensos."

Adaptado de Olic, Nelson B., "Oriente Médio", São Paulo: Moderna. 1991.

APRESENTE três fatores que originam os conflitos entre países do Oriente Médio:

(2)

QiD 6 – 8º ANO – PARTE 3 – GEOGRAFIA

3. Leia com atenção:

Sete irmãs é o apelido dado às sete maiores companhias de petróleo transnacionais, que dominaram o mercado petrolífero internacional até os anos 1960. O grupo das Sete irmãs dominava o setor de petróleo e gás natural. O grupo fazia de tudo para impedirem a entrada de outras companhias no mercado petrolífero. Parte das empresas que compunham o cartel das sete irmãs foi formado pelas empresas americanas resultantes da fragmentação do monopólio da Standard Oil Company, provocada pela lei anti-truste de Sherman, nos Estados Unidos. As quatro empresas americanas (Esso, Texaco, Socony e Socal) resultantes do fim da Standard Oil, juntaram-se à anglo-britânica Shell e à Amoco (atual BP), para controlarem o mercado petrolífero e impor baixos preços aos países produtores enquanto garantiam altas taxas de lucro. Até os dias de hoje estas empresas controlam setores importantes do refino e distribuição de produtos derivados de petróleo, apesar de terem perdido o controle sobre a maior parte das reservas petrolíferas mundiais que foram nacionalizadas pelos países petrolíferos (OPEP, México, Rússia). Somente quando os países produtores de petróleo começaram a tomar o controle sobre a produção e determinar os preços, à partir da formação da OPEP, em 1960, que o poder das “sete irmãs” passou a declinar.

http://petrogasnews.wordpress.com/2011/06/09/as-7-irmas-do-petroleo/

a) (0,5) CITE o significado da sigla OPEP:

b) (0,5) APONTE por que países como Irã, Iraque, Kuwait e Arábia Saudita criaram a OPEP:

4. (1,0) Leia com atenção:

Região de conflitos – Berço de civilizações milenares, o Oriente Médio é a região do mundo que concentra o maior número de conflitos por quilômetro quadrado. Não por acaso, tem sido a prioridade da política externa de Obama em seus primeiros meses de governo. Fatores políticos e econômicos explicam a importância do Oriente Médio no mundo contemporâneo. A área abriga as maiores reservas conhecidas de petróleo e gás do planeta, que, nos últimos 100 anos, se tornaram chaves para a economia mundial. Quase dois terços de todas as jazidas do mundo estão concentrados ali. As disputas pelo controle dos recursos petrolíferos estiveram na origem de muitas intervenções s armadas de potências estrangeiras, principalmente a França, o Reino Unido e os EUA. Uma das razões para a ocupação do Iraque pelos EUA, em 2003, está nesse interesse pelas riquezas naturais do país. Outro grande acontecimento que impactou a região no século XX foi a fundação do Estado de Israel, em 1948. O novo país, ao ocupar o território da Palestina, desalojando milhares de árabes palestinos que ali viviam, criou uma situação de tensão que perdura até hoje.

Atualidades, Vestibular + Enem 2010, Guia do Estudante, Editora Abril, pág. 63

De acordo com o texto acima, o Oriente Médio é uma região de inúmeros conflitos. CITE dois conflitos ocorridos na região, nos últimos 70 anos:

5. A expressão "Crise do Golfo", utilizada pelos meios de comunicação para referir-se ao conflito entre o Iraque e o Kuwait, indica a existência de uma questão espacial estratégica.

a) (0,5) CITE o nome desse golfo e o continente em que está localizado:

b) (0,5) APONTE a questão estratégica que envolve a região desse golfo:

(3)

QiD 6 – 8º ANO – PARTE 3 – GEOGRAFIA

6. (1,0) Observe a imagem abaixo:

O lado obscuro de Dubai

Relatório divulgado pela Human Rigths Watch (2010)

EXPLIQUE por que a riqueza gerada com a produção de petróleo nos países do Oriente Médio não resulta em desenvolvimento social.

OBSERVAÇÃO: A partir do mapa e dos dados abaixo, responda as questões 7 e 8:

7. (1,0) CITE dois aspectos físicos da região ocidental da China: (LEMBRE-SE: OCIDENTAL = OESTE)

8. (1,0) RELACIONE os aspectos físicos do território citado com a distribuição da população chinesa:

(4)

QiD 6 – 8º ANO – PARTE 3 – GEOGRAFIA

9. O texto a seguir foi extraído do site Guiageo.

Uma fascinante metrópole cosmopolita, com 7 milhões de habitantes e 1,1 mil km² de área, que combina a cultura oriental com a ocidental. Sua população tem um padrão de vida comparável ao das grandes potências, com um PIB per capita de 43,8 mil dólares. O custo de vida da cidade, entretanto, é um dos mais caros do mundo. É o principal centro comercial da China. Possui uma economia de livre mercado, baixos impostos e mínima intervenção do governo central, seguindo a filosofia de "um país, dois sistemas". Todo o território foi devolvido à China em primeiro de julho de 1997, tornando-se uma região administrativa especial, seguindo um acordo entre os dois países.

http://www.guiageo-china.com.htm

a) (0,5) APONTE a cidade chinesa no qual o texto está se referindo:

b) (0,5) CITE a posição geográfica desta cidade no território chinês:

10. – CHINA - UM PAÍS, DOIS SISTEMAS Responda:

a) (0,5) APONTE como são chamadas as áreas do território chinês onde ocorre o regime econômico especial:

b) (0,5) EXPLIQUE o objetivo da criação dessas áreas de regime econômico especial:

(5)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA.

TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 21 / 09 / 2016

QiD 6 – 8º ANO – PARTE 3 – HISTÓRIA

O texto abaixo se refere às questões 1, 2 e 3.

“Embora Portugal pouco tenha se interessado pelo Brasil (...), muita coisa aconteceu durante o tempo em que o território ficou praticamente abandonado. Em pontos diversos do imenso litoral, os primeiros homens brancos que viveram no país se aliaram às nações indígenas — e acabaram desempenhando um papel fundamental na história da conquista do país.

Muitos foram jogados nas praias brasileiras pelo triste acaso de um naufrágio. Outros vieram nas primeiras missões de exploração, condenados ao degredo no país distante, e também havia aqueles que tinham decidido ficar no Brasil, por livre e espontânea vontade.”

(BUENO, Eduardo. Náufragos, traficantes e degredados.)

1. (1,0) Cite o nome do período histórico brasileiro a que se faz referência no texto acima.

2. (1,0) Indique e explique um fator que contribuiu para que a Coroa portuguesa não tenha dado muita atenção à sua colônia na América até a década de 1530.

3. (1,0) Nos primeiros anos do século XVI, os portugueses enfrentaram grande concorrência por parte de outras potências europeias para a posse definitiva do território descoberto por Pedro Álvares Cabral.

Dê um exemplo da presença de europeus não-portugueses no Brasil na primeira metade do século XVI e explique uma consequência desta ameaça.

4. (1,0) “O termo 'feitor' foi utilizado em Portugal e no Brasil colonial para designar diversas ocupações.

Na época da expansão marítima portuguesa, as feitorias espalhadas pela costa africana e, depois, pelas Índias e pelo Brasil tinham feitores na direção dos entrepostos com função mercantil, militar, diplomática. No Brasil, porém, o sistema de feitorias teve menor significado do que nas outras conquistas, ficando o termo 'feitor' muito associado à administração de empresas agrícolas.”

(Adaptado de Ronaldo Vainfas (org.), "Dicionário do BrasilColonial". Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2000, p. 222).

Explique em que consistia o sistema de feitorias e apresente uma característica básica desta prática metropolitana.

5. (1,0) Observe o mapa a seguir e responda o que se pede.

Cite e explique dois motivos que levaram o Brasil a ter uma outra configuração, apesar das limitações de fronteiras, então impostas pelo Tratado de Tordesilhas.

(6)

QiD 6 – 8º ANO – PARTE 3 –HISTÓRIA

6. (1,0) Para Portugal, a partir da perda do monopólio comercial com as Índias, era necessário colonizar simultaneamente todo o extenso litoral. Essa colonização dirigida pelo governo português se deu através da criação das capitanias hereditárias.

Indique quem eram os capitães donatários e apresente três obrigações dos mesmos.

O texto abaixo se refere às questões 7 e 8.

"Eu, o rei, faço saber a vós, Tomé de Sousa, fidalgo de minha Casa, que vendo quanto serviço de Deus e meu é conservar e enobrecer as capitanias e povoações das Terras do Brasil (...), ordenei ora de mandar nas ditas terras fazer uma fortaleza e povoação grande e forte, em um lugar conveniente, para daí se dar favor e ajuda às outras povoações (...); e por ser informado que a Bahia de Todos os Santos é o lugar mais conveniente da costa do Brasil (...), que na dita Bahia se faça a dita povoação e assento, e para isso vá uma armada com gente (...) e tudo o mais que for necessário. E pela muita confiança que tenho em vós (...) vos enviar por governador às ditas terras do Brasil (...)."

(Regimento de Tomé de Sousa, 17 de dezembro de 1548)

O texto acima refere-se às obrigações do primeiro governador geral do Brasil, Tomé de Sousa. A política administrativa do Estado português no início da colonização da América estruturou-se a partir da adoção do sistema de Capitanias Hereditárias e, posteriormente, da criação do Governo-Geral.

7. (1,0) Explique um motivo econômico para a Coroa portuguesa ter adotado o sistema de capitanias hereditárias na sua colônia americana a partir de 1534 e explique por que este não deu certo.

8. (1,0) Apresente dois objetivos da criação do Governo Geral pelo governo português.

9. (1,0) Quando da chegada dos europeus, em 1500, e durante as três primeiras décadas do domínio português sobre o Brasil, as relações com os nativos indígenas foram relativamente estáveis e amistosas, o que permitiu a constituição do chamado "escambo vegetal". Contudo, a escravidão indígena adotada nas primeiras décadas da colonização do Brasil fomentou guerras violentas entre nativos e colonizadores. Tal mão-de-obra foi sendo progressivamente abandonada e substituída pela africana. Mas não de todo. Diversos historiadores alertam para o fato de a escravidão indígena ter sido praticada largamente em algumas regiões da América Portuguesa até fins do século XVIII.

Cite e explique um motivo para que os índios tenham sido escravizados pelos portugueses no início da colonização do Brasil.

10. (1,0) Unicamp - adaptada)

"E se o castigo for frequente e excessivo, ou se irão embora, fugindo para o mato, ou se matarão por si, como costumam, tomando a respiração ou enforcando-se, ou procurarão tirar a vida aos que lhe dão tão má [vida], recorrendo se for necessário a artes diabólicas, ou clamarão de tal sorte a Deus, que os ouvirá e fará aos senhores o que já fez aos egípcios, quando avexavam com extraordinário trabalho aos hebreus, mandando as pragas terríveis contra suas fazendas e filhos."

(Padre Antonil, CULTURA E OPULÊNCIA DO BRASIL,1710)

Identifique três formas de resistência dos africanos à escravidão citadas pelo padre Antonil no texto acima.

Referências

Documentos relacionados

13 De modo geral, pode-se observar que o setor de linha branca enfrenta constantemente a sazonalidade do mercado, que é motivado por diversas datas

Primeiro você precisa saber o que vai fazer com seu motor home para melhor escolha do veículo.. Hoje temos no mercado diversos equipamentos para facilitar sua vida, desde

O sistema de protecção existente numa rede de distribuição de média tensão, descrito no Capitulo 2, consiste na protecção da linha de média tensão na subestação de

Somos um grupo de actrizes, actores, escritoras/es, jornalistas, músicas/os, coreógrafas/os, cantoras/es, bailarinas/os, cientistas, artistas plásticas/os e

Para ello, los datos de acceso Wi-Fi del router se transmiten una única vez al adaptador devolo Magic WiFi con una pulsación de botón.. De esta forma podrá disfrutar de una

Toxicidade sistêmica para órgãos-alvo específicos - exposição repetida Dados não disponíveis. Perigo de aspiração Dados não disponíveis Possíveis danos para

Figura 5.28 – Potenciais de corrosão variando com o número de ciclos de ataque para concretos com relação água/aglomerante igual a 0,55; medidas em relação ao eletrodo de

TRANSPORTE DOS ANIMAIS ATÉ O ABATEDOURO. a) O transporte dos animais vivos provenientes do manejo realizado sob qualquer sistema com fins comerciais até o abatedouro