• Nenhum resultado encontrado

PALAVRAS-CHAVE: sites; Espanhol como Língua Estrangeira; atividades; ensino.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PALAVRAS-CHAVE: sites; Espanhol como Língua Estrangeira; atividades; ensino."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ANÁLISE DE ATIVIDADES DISPONÍVEIS NA INTERNET VOLTADAS PARA O AUXÍLIO DE DOCENTES NO ENSINO DE E/LE

CUNHA, Odair José da (ICV/ G-UNIOESTE) CASTELA, Greice da Silva (Orientadora/ UNIOESTE)

RESUMO: O presente trabalho apresenta resultados obtidos por meio de um projeto de Iniciação Científica Voluntária que integra o projeto de pesquisa “Novas tecnologias na Educação: análise de sites para ensino-aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira”, desenvolvido na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e financiado pela Fundação Araucária. A pesquisa tem como objetivo analisar em sites de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) as atividades e recursos propostos como, por exemplo, as seções, textos (de formação docente, culturais), vídeos (entre outras mídias), atividades, ludicidade e links de modo a verificar se estes podem colaborar para o trabalho dos professores, além de observar se estes materiais disponíveis constituem- se em um bom material didático, ou em um bom suporte na produção de materiais didáticos, considerando as orientações dos documentos oficiais para o ensino de Língua Estrangeira no Brasil e no Paraná e o uso de recursos de hipertexto e hipermídia, como música, vídeo, animações, links, jogos interativos e outros mais que contemplem o público discente. Para isso, baseamo-nos em pesquisas atuais sobre a internet e sua utilização no âmbito educacional de ensino de E/LE. A partir da análise realizada esperamos contribuir para que os docentes desta língua estrangeira possam localizar na Internet textos e atividades que contribuam para os processos de ensino e aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: sites; Espanhol como Língua Estrangeira; atividades; ensino.

1. Introdução

O projeto de pesquisa “Novas tecnologias na Educação: análise de sites para ensino-aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira” é desenvolvido na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, e tem como principal objetivo apresentar,

(2)

por meio de estudos, pesquisas e análises, o quanto conteúdos de sites educacionais podem contribuir na docência da Língua Espanhola como língua estrangeira. O desenvolvimento do projeto se dá através de etapas. Em um primeiro momento, foram extraídas informações de diversos sites educacionais de Língua Espanhola, informações estas, que foram divididas em seções, que vão desde textos gerais exibidos no site, até informações lúdicas, como músicas, vídeos e animações. Na segunda etapa ocorre um estudo de documentos norteadores e oficias para o ensino de Língua Estrangeira no Brasil e no Paraná, também resumos de textos científicos que auxiliam na terceira parte do desenvolvimento do projeto. Na terceira parte do projeto analisamos os materiais coletados nos sites, bem como percebemos quão importantes são na hora do auxílio a professores de Língua Espanhola como Língua estrangeira, além de observar se estes materiais disponíveis constituem-se em um bom suporte para elaboração de material didático. Salientando que na internet encontramos muitos materiais, mas que nem todos possuem a qualidade necessária para o ensino.

2. Fundamentação Teórica

O ensino de Língua estrangeira nas escolas é um direito de todos, conforme consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN):

A aprendizagem de uma língua estrangeira, juntamente com a língua materna, é um direito de todo cidadão, conforme expresso na Lei de Diretrizes e Bases e na Declaração Universal dos Direitos Lingüísticos, publicada pelo Centro Internacional Escarré para Minorias Étnicas e Nações (Ciemen) e pelo PEN-Club Internacional.

(BRASIL, 1998, p.87)

Sendo assim, a escola não pode mais se omitir em relação a essa aprendizagem.

Com o avanço tecnológico, um dos meios do ensino-aprendizagem da Língua estrangeira é a internet. Segundo PAIVA (2008) apud FORTE-FERREIRA (2011), o ensino de língua estrangeira mediado pelas novas tecnologias digitais, sobretudo a web, possibilita o aprimoramento das habilidades comunicativas de seus participantes, por meio das múltiplas interações que podem ser realizadas nos ambientes virtuais e/ou Ambiente Virtual de Aprendizagem com gêneros digitais utilizados pelos sujeitos

(3)

envolvidos nesse processo. Os gêneros digitais vêm ganhando espaço cada vez maior no cotidiano, e emergindo com velocidade acelerada, vêm também se inserindo no ensino de línguas estrangeiras, enquanto recurso facilitador do processo de ensino- aprendizagem. À medida que a sociedade vai se desenvolvendo, a escola precisa acompanhar este desenvolvimento aproximando seus alunos do que acontece em situações em situações reais, portanto possíveis de serem vivenciadas pelos discentes a qualquer momento.

Como aponta Araújo-Júnior (2008), vale destacar que:

A utilização dos gêneros digitais como ferramenta pedagógica ganha importância ainda maior pois estes gêneros podem servir tanto de recurso didático como de instrumento de integração e interação entre falantes nativos e aprendizes da língua meta. (Araújo-Júnior, 2008, p.64)

É valido ressaltar que a tecnologia, tratando-se de estudo de E/LE, quando bem utilizada em sala de aula, propicia o ensino de maneira inovadora e faz com que tantos alunos como professores possam se sentir mais motivados em seus papeis nos atos de aprender e ensinar.

Quanto ao ensino de Espanhol como Língua Estrangeira, para os brasileiros, deve-se considerar a importância do crescimento dessa Língua em função do aumento das trocas econômicas entre as nações que integram o Mercado das Nações do Cone Sul (Mercosul). Esse é um fenômeno típico da história recente do Brasil, que, apesar da proximidade geográfica com países de fala espanhola, se mantinha impermeável à penetração do espanhol.

Segundos os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2008), o grande crescimento do uso e a procura pelo aprendizado da Língua Espanhola, tem determinado sua inclusão nos currículos escolares, principalmente nos estados que fazem fronteira com países onde o espanhol é falado.

3. Análise de Materiais

(4)

A internet é um dos meios que mais crescem na atualidade, pela quantidade de conteúdo disponível e pela facilidade ao acesso a esses conteúdos, e sendo assim, passa a se constituir em um espaço para a ampliação do saber, ao passo que a rede possibilita várias experiências e troca de ideias, além de poder ser utilizada para aprofundar assuntos abordados em sala de aula.

Portanto, a partir desta realidade virtual nas salas de aula atuais, fomos em busca de sites de Língua Espanhola com intuito educacional– no que concerne ao espanhol como língua estrangeira – disponíveis na internet.

Na análise dos conteúdos disponíveis na internet, selecionamos sites como

<http://www.actiludis.com>, que disponibiliza atividades lúdicas, materiais educativos para o ensino de conteúdos em Língua espanhola, ou seja, para o uso de professores, alunos e tutores falantes da Língua espanhola, e também para aqueles que estão em processo de início da aprendizagem da Língua. É voltado para o ensino-aprendizado das séries primarias infantil. Este site foi criado por uma professora da língua espanhola, que durante muito tempo quando buscava atividades para as aulas não encontrava, o que a motivou a criar esta página no intuito de ajudar colegas de profissão.

Este site é um blog formado por quatro principais seções:

 Menu de Páginas: Esta seção é formada por links que transmitem os recursos que o site disponibiliza, desde cursos, tutoriais, murais, maquinas didáticas, painéis de arte e etc.

 Categorias: Na seção categorias encontramos atividades lúdicas organizadas por vários temas, desde atividades relacionadas à natureza, até atividades com o tema meios de transporte.

 Busca por Data: Neste espaço, pode-se buscar atividade por data, possibilita ao usuário buscar por atividades mais recentes e também antigas. Essa seção possibilita ao usuário uma maior facilidade na hora de encontrar determinados conteúdos, uma vez que se o usuário necessita de um conteúdo que se passou em algum determinado período em especifico, encontrará facilidade na hora de encontrar.

 Opinião do Usuário: Nesta seção, o autor do site deixa um espaço para que o usuário dê sua opinião, seja uma crítica ou algum elogio que contribua nas

(5)

melhorias do site, essa seção é usada também para indicações de temas à serem colocados à disposição do usufrutuário em textos e atividades.

Os textos apresentados no site foram criados por professores que desejaram compartilhar essas informações, portanto, são autênticos. Os mesmos foram desenvolvidos visando o ensino, apresentam diversos gêneros textuais, dentre eles destaca-se reportagens. Ao que tange a parte lúdica do conteúdo, o Actludis apresenta vídeos que poderão auxiliar o professor em sala de aula, os mesmos abordam temas diversificados que servem como intertexto na aplicação de conteúdos relacionados ao ensino da língua. O conteúdo dos vídeos geralmente está apresentado em forma de apresentação, uma vez que ocorre a exibição do conteúdo, começando pelo conceito e seguido de exemplos.

No que concerne a gramática, o site apresenta alguns itens na Língua espanhola referente à explicações gramaticais, por exemplo, diferenciação entre sílabas, letras e palavras, seguidos e exemplos de atividades e de observações com indicações qual é, segundo a autora do site, a melhor forma de abordar determinados conteúdos gramaticais.

Mesmo contendo textos que auxiliam no conteúdo de ensino da língua espanhola, o site é basicamente composto por atividades, os enunciados dessas atividades são escritos em Língua espanhola. Podemos citar como exemplo, de tipos de atividades, questões para o aluno completar lacunas, questões de vocabulário bem como exercícios de gramática.

Ao analisarmos os textos, é valido destacar a cultura que está intrínseca no conteúdo. Ela é utilizada no sentido de contextualizar conteúdos e informações na forma de intertextos no ensino da língua estrangeira. Acreditamos que a cultura auxilia na aprendizagem no sentido de transformar o ensino em algo prazeroso, por se tratar de algo do meio de vivencia. Há no site uma barra reservada aos hiperlinks que levam para outros sites relacionados à conteúdos educacionais.

Ao longo da extensão do site, encontramos o lúdico presente em atividades, seja através de desenhos ou vídeos. Essas atividades são, na maioria das vezes, carregadas com a cultura de países falantes da Língua Espanhola.

Analisamos também, se no conteúdo do site encontramos textos que contribuem com a formação docente e constatamos que, apesar de os textos disponibilizados no site

(6)

auxiliarem o professor em sala de aula, eles não trazem de forma direta conteúdos que contribuem para a formação continuada do professor.

No auxilio direto a professores em sala de aula contatamos que todas as atividades disponíveis no site podem ser usadas na elaboração de planos de aula, porém não é encontrado nenhum plano de aula completo.

De forma geral, este site aborda temas variados que podem ser aproveitados diretamente nas aulas, uma vez que, as atividades apresentadas, na maioria das vezes lúdicas, complementam uma boa aplicação de conteúdo teórico necessário para o ensino de Língua Espanhola.

Outro site analisado foi o <http://www.educacion.gob.es/portada.html>, este site é oficial no governo da Espanha, é o portal da educação do país, no qual encontramos notícias sobre o andamento da educação. Por ser um site que compreende toda a educação Espanhola, encontramos algumas seções, no qual o conteúdo do site é dividido conforme o público que o visita:

 Estudiantes: Nesta seção encontramos alguns tópicos voltados aos estudantes, tais como: Enseñanzas (que compreende informações sobre os vários níveis de ensino do país); Normativa (neste espaço o aluno pode conhecer seus direitos e deveres.); Estudantes Internacionales (Guia para estudantes estrangeiros e para espanhóis que desejam estudar fora do país.); Contenidos educativos (recursos educativos do interesse dos estudantes.); entre outros.

 Profesores: Nesta seção encontramos tópicos voltados ao interesse do professor, tais como: Recursos Educativos; Oposiciones; Formación; Vida Laboral.

 Universidades: Nesta seção encontramos informações sobre as universidades Espanholas, desde estatísticas e informes até as investigações e pesquisas existentes relacionados às mesmas.

 Sistema educativo: Nesta área encontramos informações sobre o sistema de educação espanhol, tais como: Estudos e informes sobre o sistema; Informes sobre a evolução do sistema educativo; políticas educativas. O usuário tem o espaço, nesta seção, de convalidar e homologar estudos e títulos estrangeiros.

Os textos existentes na página são de autoria do ministério da educação da

(7)

Espanha. Esses textos possuem links para a comprovação de informações citadas, também para transportar o usuário a outros portais relacionados à educação.

Por se tratar de um site que abrange a educação e cultura de um modo geral, encontramos diferentes temas da cultura local (espanhola) que podem ser trabalhados no sentido de contextualizar o aluno sobre a Língua Estrangeira que está aprendendo.

Em termos de informações gerais, este site é bem formado, uma vez que, apresenta informações importantíssimas no que tange os interesses não só de professores como também dos alunos. E é atualizado diariamente, portanto, quando procuramos conteúdos atuais, este espaço se torna uma boa fonte de informações.

4. Conclusões

A partir das atividades disponíveis nos sites voltados ao ensino de E/LE observamos a grande vantagem que a web traz para o professor. Ressaltamos a rapidez ao acesso e a grande difusão desta ferramenta nos meios escolares.

Em relação aos sites que escolhemos para sustentar nossa pesquisa, podemos salientar que os mesmos, na maioria das vezes, são de cunho infantil, trabalham os recursos lúdicos, nem sempre todos simultaneamente, mas de um modo geral, abordam pelo menos os recursos básicos, como imagens e vídeos. Possuem um conteúdo com uma linguagem simples, que podem ser elencados como conteúdo infantil por incorporar jogos interativos e educativos como forma de ensinar “brincando”, o que é bastante eficaz quando se trata do ensino de crianças.

Em geral são sites que não necessitam cadastro, são de fácil acesso, além de também poderem auxiliar e/ou servir de suporte ao professor, que pode consultá-los a fim de oferecer uma aula diferente e dinâmica aos seus alunos.

Referências

(8)

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:

terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

ARAÚJO-JÚNIOR, J. S. Gêneros digitais: uma análise de propostas de atividades em livros didáticos de espanhol como língua estrangeira. 226 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Ceará, 2008.

PAIVA, V. L. M. O. Internet e sistemas de busca: ampliando o universo de professores e aprendizes de língua inglesa. In: Maciel, R. F.; Araújo, V. A. (Org.). Ensino da Língua Estrangeira: contribuições da Linguística Aplicada. Campo Grande: Editora ANAES, 2008. p. 43-58.

Referências

Documentos relacionados

A Figura 14 representa de forma básica o aparelho de teste que pode ser construído com materiais disponíveis, abaixo tem-se alguns materiais e considerações que são para uso

No item três, que discute e polemiza sobre a trindade, Hasdai Crescas é habilidoso em fazer uso da religião oponente e derivar os seus conceitos de maneira que pareça

•• Para reproduzir ficheiros protegidos DivX DRM de um dispositivo de armazenamento USB ou de uma rede, ligue este leitor a um televisor através de HDMI. As legendas DivX não

Tabela A5 - Divergência de Kullback-Leibler entre as distribuições preditivas l-passo-à-frente do modelo ajustado e do processo simulado - média e desvio padrão

Na presença de correntes múltiplas da corrente nominal, esta é a parte do disjuntor que está na origem da sua atuação instantânea... Exemplos

Como é mostrado na literatura sobre computação quântica, o entendimento de um algoritmo quântico na linguagem dos circuitos passa pela representação gráfica do circuito

9.9 O candidato, ao ingressar no local de realização da prova, deverá manter desligado qualquer aparelho eletrônico que esteja sob sua posse, ainda que os sinais de

Não deve engravidar durante o tratamento com este medicamento e deve utilizar um método de contraceção eficaz durante o tratamento, porque o Docetaxel Pfizer pode ser