• Nenhum resultado encontrado

SERMÃO NO SALMO 4 - A ORAÇÃO DA NOITE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERMÃO NO SALMO 4 - A ORAÇÃO DA NOITE"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Boletim Dominical nº 31 ano 138 31 de julho de 2016 Fundada em 10 de agosto de 1873 Organizada em 11 de agosto de 1878

Pastor Emérito: (in memorian) Rev. Benedito Matos

Equipe pastoral Pastor Efetivo: Rev. Cláudio Albuquerque

Pastores Auxiliares: Rev. Iclayber Alves Rev. Lutero Rocha Pastor Evangelista: Rev. Relrison Domingos - Aldeia

Pastor Missionário: Rev. Arthur Braga - Nazaré

Missionários Plantadores: Miss. Márcio Cristino - Itamaracá

Miss. Jaidson Araújo - Aliança Miss. Cosmo Sá - Vicência Miss. Lamárcio Martins - Itambé

Endereço Rua das Creoulas, 120, Graças,

Recife PE / CEP: 52011-270 Telefone: (81) 3221.1583 www.primeiraigreja.org.br pipr@primeiraigreja.org.br

Dados bancários Banco Itaú, Ag 1247 Conta: 33375-8 (Dízimos) Conta: 54370-3 (Construção)

Plantação de Igrejas Ilha de Itamaracá R. Padre Machado, 302 A

Pilar, Itamaracá / PE Nazaré da Mata Av. Coronel Luiz Inácio, S/N

Nazaré da Mata / PE Aliança

R. José Correia de Azevedo, 80, Centro, Aliança / PE

Vicência R. Treze de Maio, nº 122 A,

Centro, Vicência / PE Itambé R. M. Falcão, 05, Centro, Itambé / PE

Aldeia Estrada de Aldeia, 9,5 Km

Aldeia/PE

SERMÃO NO SALMO 4 - A ORAÇÃO DA NOITE VERS. 1 – “Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia tens me aliviado;...”.

Davi está angustiado e clama, lembra o cuidado de Deus, e clama de novo. Responde-me é usada no sentido de "ouvir favoravelmente", "atender". Deus "ouve" tudo o que é dito, mas atende apenas de acordo com a Sua vontade.

Ele estava angustiado, numa situação extremamente desfavorável. Por isso ele clama “responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça”. A justiça de Deus é evidenciada na história hebraica. Davi sabia que Deus faria o que é certo, pois Ele é o reto juiz, e retribui a cada um de acordo com as suas obras.

“...tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.” O Senhor tem prazer em envolver-se conosco na aflição, e usar de Sua bondade. Davi sabia que não merecia nada, mas recorre à misericordia. Em meio à angústia devemos lembrar disso.

VERS. 2 – “Até quando tornareis a minha glória em vexame? e amareis a vaidade? E buscareis mentira?”

A depravação do espírito humano é demonstrada aqui. Até onde vai o pecado do pecador? "Quanto tempo?" Pode ser limitado por arrependimento ou por morte.

1) o homem despreza a Deus. Não quer saber da verdade ou da justiça. Absalão e os seus homens estavam trazendo vergonha à cidade santa; vergonha à glória de Deus; em parte, culpa de Davi. 2) estavam amando a vaidade; aquilo que é passageiro, efêmero; que não tem valor eterno. 3) estavam usando de mentiras para alcançar os seus objetivos. Mas Deus daria um fim nisso.

A indignação de Davi aqui era justa, tinha a ver com a glória de Deus e com o Seu povo escolhido. Não se pode construir a vida em cima de mentiras e achar que Deus não vai fazer nada; A verdade virá à tona mais dia menos dia. Ninguém ache que ficará impune diante de Deus.

vs 3 – “Sabei, porém, que o Senhor distingue (elege, separa) para si o piedoso; o Senhor me ouve quando eu clamo por Ele.”

O Senhor é o Gracioso distinguidor, ou separador. Ele distingue para viver com Ele e desfrutar da Sua comunhão; o Sl 25.12-14; 65.4 falam dessa finalidade. Como fazer co Pelo seu

(2)

BD31 julho 2016 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

─ PASTORAL ─

proceder justo e louvável diante de Deus e dos homens. Os Sls 15 e o 24.3-6 nos ajudam a compreender quem o Senhor considera piedoso. Jesus é o Justo e íntegro destacado nestes salmos.

É através Dele que somos trazidos à presença do Pai para vivermos com Ele em comunhão e adoração. Ele sabe quem canta, serve e vive para a Sua glória. Ele conhece quem são verdadeiros adoradores e quem são os atores.

“o Senhor me ouve quando eu clamo por Ele.” As respostas às orações são certas para aqueles para aqueles que são piedosos. Cristo é apontado aqui (Jo 11.41-42 e Hb 5.7-9). Nós seremos ouvidos por Deus quando orarmos segundo a Sua vontade. Quando tudo aquilo que pedirmos tiver relação com a glória de Deus e o cumprimento dos Seus propósitos aqui na terra, então, nós seremos ouvidos (Jo 14.13; 15.7,16; 1 Jo 5.14-15).

VERS. 4 – “Irai-vos, e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai”.

Há uma conversa com a alma aqui. Ele diz para ele mesmo não fazer nenhum tolice. É legítimo sentir raiva, aborrecer-se, agitar-se no íntimo, mas não dar lugar ao pecado. Não querer exercer a justiça própria, nem com as próprias mãos. Consultar o coração é ir às fontes da vida; razão, emoção e volição. É daí que nascem as atitudes.

Consultar no travesseiro o coração e sossegar enquanto se prepara pra dormir, é consultar o juízo de Deus, buscar o conselho do Senhor; não se deixe influenciar pelos maus sentimentos, pelas paixões, pelas ciladas do Diabo e não pecar por precipitação. Na solitude do quarto, quando retirado do mundo e de todos os sussurros de paixão e ambição, em algum momento, precisamos lembrar que Deus está conosco. Ai, então, a mente pode desfrutar de um bom momento para rever seus planos, e saber se eles têm a aprovação do Senhor.

vs. 5 – “Oferecei sacrifícios de justiça, e confiai no Senhor.”

Deve-se oferecer a Deus ofertas pelo pecado de acordo com a Sua justiça, ou seja, de acordo com as Suas santas prescrições, em conformidade com a Sua lei. De outra maneira não seria aceito. E, enquanto se oferece o sacrifício, render-se completamente a Ele em confiante submissão. Crer que Ele está acima nos céus, de onde reina sobre tudo. E que Ele é totalmente confiável.

A recomendação aqui é fazer tudo normalmente, sabiamente e de acordo com a palavra do Senhor e confiar na Sua providência. O que o Senhor requer de nós? Mq 6.6-8; Rm 6.12-13; 12.1-2.

vs 6 – “Há muitos que dizem: Quem nos dará conhecer o bem? Senhor, levanta sobre nós a luz do teu rosto.”

Esta é a inquietação geral dos homens; quem vai nos mostrar o que é bom? Onde iremos obter o que pode promover a nossa felicidade? Isso mostra o desespero da humanidade. Buscando o que é bom, ou pode trazer felicidade, expressando seus desejos por lucro, prazer e vaidade que não satisfazem.

Davi pede para que o Senhor lhe resplandeça a luz no rosto porque, quando ficamos tensos, chateados, ou ansiosos, parece que uma nuvem escura envolve o nosso rosto. Mas quando estamos alegres parece haver luz, brilho.

Enquanto os ímpios buscam prazer, riquezas e outras coisas efêmeras de acordo com os seus vãos pensamentos e filosofias, aqueles que conhecem ao Pai buscam o Seu rosto, a face do Deus de Jacó para iluminá-los. Isso evoca a oração

(3)

BD31 julho 2016 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

Pastoral

| 3

─ PASTORAL ─

sacerdotal.

“O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê paz.” (Nm 6.24-26).

Se o Senhor levantar o Seu rosto sobre nós, quer dizer que Ele nos será favorável, que Ele vai ouvir o nosso clamor, vai nos abençoar e nos prover de tudo aquilo que nós precisamos.

VERS. 7 – “Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho.”

Do coração procedem as fontes da vida; nele estão os nossos verdadeiros tesouros. Nas motivações que vêm dele expressamos aquilo que amamos mediante às escolhas que fazemos.

Davi afirma que a alegria que Deus lhe pôs no coração supera qualquer tipo de fartura, riqueza ou coisa desejável aos olhos. Na época da colheita a alegria era imensa, pois, estava garantida a provisão para o próximo período. O que Davi está dizendo é: Não existe maior alegria do que conhecer ao Senhor e desfrutar da Sua comunhão, porque quando entendemos que tendo ao Senhor temos tudo, isso nos basta.

Este Salmo deixa claro que a alegria do Senhor, que é eterna, é que sustenta o nosso espírito (Sl 43). A alegria terrena é passageira e efêmera. Aqueles que confiam nela não têm paz, caem em desespero e não conseguem dormir bem à noite. É por isso que o Salmo termina com o vs seguinte.

vs 8 – “Em paz me deito e pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro.”

As duas ações são feitas na segurança em Deus como base; Deitar e dormir. A sua mente estava livre das ansiedades e preocupações dos ímpios, em perfeita paz. Ainda que com angústia. Quando a sua alma estava em momentos de tribulação e tristeza, Davi lembrava-se de que o Senhor era o seu refúgio e segurança, a sua paz (Sl 34).

Por em Deus a confiança, e descansar nisto, está a nossa paz e segurança. Em Isaías 30.15 o Senhor Diz: “Porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranquilidade e na confiança a vossa força, mas não o quisestes.” Muitos de nós estão buscando em medicamentos aquilo que encontrarão somente em Deus. Não é mágica, não é um estalar de dedos, mas é a fé em Deus em ação. Crescente e animadora, trazendo paz e descanso.

O Senhor nos guiou e salvou no passado, Ele nos sustenta no presente, e o nosso futuro está completamente seguro nas Suas mãos. Aos Seus amados Ele dá o que eles necessitam enquanto eles dormem. Ele nos guarda em Seu nome aqui e na eternidade. Com essa certeza em mente, não vai ser difícil dormir e descansar. Glória, honra, louvor e adoração ao nosso Deus e Pai! Nós aguardamos ansiosamente a Sua vinda para nos levar para casa.

Pr. Iclayber Alves

(4)

BD 31 julho 2016 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

─ ESPAÇO MISSIONÁRIO ─

─ CRIANÇAS DE PRIMEIRA ─

A CONVERSÃO DE PAULO - Atos 9:1-22

Hoje é o último dia do Currículo sobre o livro de Atos. Gostaríamos de pedir que os pais lessem todo o livro com as crianças. Ajudem seus filhos a aprenderem mais sobre a Palavra de Deus.

VERSÍCULO : “Porque tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar” (Salmos 86:5) OBJETIVO: Levar as crianças a entenderem que Deus é bom e perdoa todo tipo de pecado quando nos arrependemos . E que junto com o arrependimento vem a mudança de vida.

(5)

BD31 julho 2016 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

Notícias de primeira

| 5

─ NOTÍCIAS DE PRIMEIRA ─

FA L E C I M E N T O | F a l e c e u n o d i a 26/07/16 nossa querida irmã Josefa Gueiros (Zeza), esposa do diácono Antônio Neto, mãe de Otávio e Manuela. Que o Senhor de toda consolação conforte os familiares e amigos.

NASCIMENTO | Nasceu no dia 26/07 a primeira filhinha de Tatiane e Ronaldo Akahoshi, netinha do diácono Jorge Osvaldo e Marileide. Deus seja louvado. C U R S O A C O N S E L H A M E N T O BÍBLICO | Os pastores Claúdio e Iclayber participaram nos dias 25 a 29/07, de mais u m m ó d u l o d o C u r s o e m Aconselhamento Bíblico em Águas de Lindóia/SP.

FÉRIAS PASTORAL | O Pr Iclayber e Paloma estão em período de férias do dia 25/07 até o dia 09/08.

CANTATA | Hoje haverá cantina para ajudar nos custos da cantata Apocalipse - O musical, que acontecerá no dia 13 de agosto, às 19h na P I P R . Lanche conosco, e compartilhe de momentos de comunhão. Aproveite e chame os amigos para virem assistir a cantata.

REUNIÃO DO CONSELHO | No dia 05/08 às 20h, haverá reunião do conselho.

O PRESBITERIANISMO EM FESTA | No mês de agosto o presbiterianismo nacional e regional está em festa. No dia 12 de agosto a IPB comemora 157 anos da chegada do missionário norte- americano, Rev. Ashbel Green Simonton, ao Brasil. No dia 10 e 11 de agosto a nossa P I P R comemora 143 anos de sua fundação e 138 anos de organização. Comemoraremos essas datas festivas nos dias 13 e 14/08. No dia 13 (Sábado) teremos a apresentação de uma cantata e no dia 14 um culto de gratidão a Deus.

ARMARINHO MISSÕES | Precisamos reabastecer o armarinho para o 15º Encontro de Líderes que ocorrerá nos dias 08 a 12/08/16. Ore por esta programação. MELHOR IDADE EM MOVIMENTO | Ocorrerá mais um encontro do Ministério da Maturidade no dia 16/08 às 15h. Participe e traga seus conidados.

CONGRESSO APECOM RECIFE | Os Sínodos de Pernambuco, Central de Pernambuco e Sesquicentenário, juntos estão promovendo o congresso que ocorrerá nos dias 15 a 17/09 na Igreja Presbiteriana do Recife (Cais José Mariano). Com o tema: A dinâmica da Igreja - Pregar, ensinar e curar. Preletores: Leonardo Sahium, Ronaldo Lidório e Robinson Grangeiro. Inscrições e mais i n f o r m a ç õ e s p e l o e m a i l : arnaldomatias@hotmail.com

A C A M PA M E N T O C R I A N Ç A S D E PRIMEIRA| Será do dia 11 ao dia 13/11. A g e n d e e s s a d a t a ! ! ! ! B r e v e m a i s informações!!!

INSTITUTO FILADÉLFIA - COMENDO E CRESCENDO | Nova campanha de alimentos. Querido irmão, abra sua despensa, tire um alimento e traga domingo para PIPR. Perecível ou não, toda oferta será bem vinda! Procure a caixa na pracinha da igreja. E Deus suprirá nossos celeiros.

LIÇÃO APOCALIPSE 1 | O Ministério de Missões precisa do livro nº 1 de Apocalipse para dar aos missionários que virão assistir ao 15º curso. Ficaremos gratos com sua doação.

DOAÇÃO | Uma missionária de Lagoa do Ouro está precisando de um violão quem puder doar favor procurar Norma Lacerda.

(6)

BD 31 julho 2016 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

─ SÚPLICA E INTERCESSÃO ─

Interceda a Deus pelos seguintes irmãos:

"Orai uns pelos outros. Muito pode por sua eficácia a súplica do justo.” Tg 5: 16

Mês Dia CP Nazaré CP Aliança

Mês Dia Itamaracá Aldeia Aliança Vicência Itambé

─ ESCALAS E PLANTÕES ─

Diáconos Equipes Presbíteros

Sistema de som Regente Congregacional Oração (Terças-feiras) Doutrina (Quintas-feiras)

Israel Selva Jorge Osvaldo José Bartolomeu Manoel Rubens Marcelo Barbosa Aurilo Daniel Klaus Wagner/Dennis Klaus Wagner/Dennis Sebastião Ventura Sebastião Ventura Presbítero da escala Pr. Lutero Rocha Pr. Lutero Rocha Pr. Cláudio Albuquerque Samuel Lyra Wilson Durães

─ VISITA ÀS CONGREGAÇÕES ─

31/07 a 06 de agosto 07 a 13 de agosto

Nazaré Problemas de Saúde

ŸAlnira Amorim; ŸAmaro Souza;

ŸAmérica Elisabeth(Betinha); ŸAnaide Lopes;

ŸBayard Amorim; ŸDilma Figueiredo; ŸGlória Santiago; ŸJoão Alves; ŸJuraci de Souza; ŸManacés Lyra; ŸMarlene Vasconcelos; ŸNeide Galiza Machado; ŸRaquel Amorim; ŸSandoval Jr.; ŸVanildo Lima .

Outros Enfermos

ŸMaria Clara (bisneta de D. Edite);

ŸPaulo de Tarso (irmão de Laurete);

ŸPriscilla Borges (gravidez de risco);

ŸPr Iclayber Alves.

Outros pedidos

Ÿ Pelos desempregados, s u b e m p r e g a d o s e autônomos;

Ÿ C rianças do Instituto Filadélfia e Barnabé;

Ÿ Pela situação do Brasil.

Agosto Celebração do 143º aniversário de Fundação e 138º de Organização da PIPR

(7)

Dia Nome

“Tu pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.” II Tm 2:1

BD31 julho 2016 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

Aniversariantes

| 7

─ ANIVERSARIANTES ─

Isabela Galvão Albuquerque 02/08

Helciandro Bezerra de Andrade 01/08

02/08 Grace Morelli Rossiter Dedier

“Por isso o homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher, e os dois serão uma só carne” Ef 5:31

─ ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO ─

Dia Casal Anos

Carlos Sócrates Oliveira de Siqueira 02/08

Ana Horácio Geraldo 01/08

Washington Moura de Amorim Júnior 04/08

Sérgio Gabriel de Lima 02/08

*Atualize seus dados por email ou ligue para a secretaria da igreja. Magda de Andrade Cavalcanti Lopes

05/08

João Henrique Cardoso Farias 05/08

Raphael Augusto Cavalcanti de Vasconcelos 05/08

Marcos Emanoel Leite de Sá Filho 05/08

André Pedro Reinaux da Cunha Vasconcellos 04/08

Cinthya Christianne França Pester Gomes 06/08

Jaime Nicodemus Varela dos Santos 06/08

Eloy Teotônio Barbosa Júnior 06/08

(8)

Domingo

Escola Bíblica Dominical 10h30

Terça Reunião de Oração 19h

Quarta Equipe Pastoral 10h

Quinta Estudo Bíblico 19h

Sábado Atividades com a juventude 18h

Culto Matinal e Vespertino 9h e 18h

BD 31 julho 2016 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

─ ATIVIDADES SEMANAIS ─

Culto Matutino 09h

Prelúdio Instrumental

Sirvamos o Deus que nos Atraiu

*Leitura Bíblica: Salmo 65:1-4

*Oração

*Hino: NC 6 “Doxologia”

Cultivemos Seriamente a Confissão Leitura Bíblica:Provérbios 6:16-19 Oração de Confissão

Cânticos

Ofertemos Generosamente

*Leitura Bíblica:Gênesis 14:18-20

*Ofertório: NC 221 “Um Vaso de Bênção”

*Oração de Consagração Música Especial

Deleitemo-nos na Lei de Cristo Mensagem – Rev. Cláudio Albuquerque

*Oração

*Bênção Apostólica

*Tríplice Amém

Notícias de Primeira

*Congregação de pé ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 10h30

Culto Vespertino 18h

Prelúdio – Coro Boas Novas

Glorifiquemos o Nosso Salvador

*Leitura Bíblica: Salmo 29

*Oração

*Cântico “Eterna Canção”

Cheguemo-nos a Ele Contritos Leitura Bíblica: 2 Crônicas 7:11-16 Oração de Confissão

Cânticos

Consagremos Nossas Ofertas

*Leitura Bíblica: 1 Crônicas 16:28-31

*Ofertório: NC 60 “Ofertório”

*Oração de Consagração Coro Boas Novas

Sua Palavra nos Fortalece Mensagem – Rev. Lutero Rocha Hino NC 139 “O Socorro do Crente”

*Oração

*Bênção Araônica Notícias de Primeira

*Congregação de pé

─ LITURGIA ─

Referências

Documentos relacionados

Apresentados os aspectos da pesquisa, com pertinência crítica e valorativa, reafirma-se, que o acesso ao trabalho digno e a renda, são um importante instrumento para

A sensibilidade, especificidade, valor de previ- são positivo e valor de previsão negativo da lesão do tronco da artéria coronária esquerda para a ocorrên- cia de óbitos e para

Essa dinâmica facilitará a oração para aqueles que são mais tímidos ou que possuem dificuldades de orar em frente de um grupo, também ajudará na integração de novos membros, e

aproveitamos para juntos conhecermos um pouco mais sobre o povo carioca e a nossa Cidade Maravilhosa.. Por meio dessa atividade, as crianças completaram nossas

[r]

Universidade Federal de Uberlândia – paula_callegari@yahoo.com.br Resumo: Esta comunicação tem por finalidade relatar a experiência do projeto Brasileirinho, que consiste no

• Esta seqüência de operações, medir a variável; comparar com o valor pré determinado e atuar no sistema de modo a minimizar a diferença entre a medida e o set point,nós

 Acionar o serviço autorizado Gelopar mais próximo caso o produto apresente algum defeito; a relação de oficinas autorizadas encontra-se disponível no site www.gelopar.com.br, ou