• Nenhum resultado encontrado

Quando o Sagrado aqui chegou, que cidade ele encontrou?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quando o Sagrado aqui chegou, que cidade ele encontrou?"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Colégio Sagrado Coração de Maria - Rio

Rua Tonelero, 56 – Copacabana – RJ

site:www.redesagradorj.com.br / e-mail:cscm@redesagradorj.com.br

Quando o Sagrado aqui chegou, que cidade ele

encontrou?

Turma: 2º Período B – Professora Giselle Camargo Data: 1º trimestre/2011

A criança, desde seu nascimento, está em contato com textos orais ou escritos de diversas formas, pois vive em uma sociedade na qual as letras estão por toda a parte. Essa convivência com o mundo letrado se dá, primeiramente, por intermédio da família que utiliza, em seu dia a dia, diferentes suportes de textos escritos, inclusive os introduzidos por meio das embalagens de produtos que temos em casa e do próprio nome da criança. O nome próprio tem uma característica: é fixo, sempre igual. Mesmo a criança com hipóteses não alfabéticas sobre a escrita não escreve seu próprio nome segundo suas suposições, e sim respeitando as restrições do modelo apresentado.

Conhecendo o próprio nome e os nomes dos colegas, podemos trabalhar letras e fonemas, partindo do mais significativo para cada um: sua própria identidade. Sendo assim, organizamos as atividades com os nomes dando oportunidade de compará-los e escrevê-los em diversos momentos e de diversas maneiras (letras de massinha, de palitos, de tinta, etc.).

(2)

Como este ano é o centenário do colégio do Rio, conhecemos um pouco da caminhada do Sagrado aqui a partir da história da vinda das freiras do Sacré-Coeur de

Marie para o Rio. Nesse momento surgiram perguntas sobre a nossa cidade. Então,

aproveitamos para juntos conhecermos um pouco mais sobre o povo carioca e a nossa Cidade Maravilhosa.

Primeiro, pesquisamos sobre o que é ser carioca, ouvimos várias músicas sobre o Rio, as quais os alunos adoraram conhecer e saber um pouco das letras das músicas. Por meio dessa atividade, as crianças completaram nossas descobertas trazendo muitas informações. Confeccionamos o livro “Carioca gosta de...”, no qual cada criança foi dizendo, escrevendo e desenhando o que o carioca gosta. Com a confecção do livro, concluímos que o carioca não para, é trabalhador e saudável.

(3)

frescobol. Listamos alimentos, esportes, nomes de times de futebol, bairros e confeccionamos um livro em grupo, recortando e colando produtos de higiene. Contei a eles que há coisas que eles adoram e que são “coisas de cariocas” como o biscoito Globo e o mate Leão na praia, que nos outros estados não são comuns.

Trouxeram muitas fotos e postais dos pontos turísticos do Rio de Janeiro e eu li para a turma a origem dos nomes de alguns bairros e a origem de pontos turísticos como o Cristo Redentor. Um dos destaques do trabalho foi Copacabana, praia frequentada por todos e bairro do nosso colégio. Ouvimos a música “Copacabana, princesinha do mar” e fizemos um calçadão com nossas figuras caminhando. Fizemos listas do que há no nosso bairro, do que gostamos e não gostamos, confeccionamos uma linda maquete de Copacabana. Esse trabalho foi muito gratificante, pois os aluno se mostraram bastante empolgados e, quando conversávamos sobre a praia que eles adoram, perceberam que, enquanto estamos nos divertindo na praia ou no calçadão, há pessoas trabalhando naquele local. Assim, criamos o livro “Carioca é trabalhador”, em que desenharam e escreveram profissões que eles costumam observar, como o vendedor de cangas, o lixeiro, o barraqueiro, o vendedor de mate e outras mais.

(4)

correspondendo demonstrando com muito interesse pela escrita e leitura. Visitamos a Biblioteca do Colégio várias vezes como forma de estimular o interesse pela leitura, ouvindo histórias e manuseando diferentes livros.

Como o assunto estava em todos os jornais e em todas as rodas de conversas, não pudemos nos esquecer de procurar saber mais sobre a dengue e, por isso, as crianças pesquisaram e eu expliquei os cuidados, os sintomas e outras informações sobre essa doença tão perigosa. A turma teve uma aula especial no Laboratório de Ciências com a Coordenadora de Ciências, profª. Mônica, e todos ficaram encantados com as novidades. Para estimular o protagonismo, criamos uma campanha contra a dengue, em que fizemos placas e cartazes e saímos pelo Colégio vendo se encontrávamos foco do mosquito em algum lugar. As crianças adoraram essa iniciativa.

Ouvimos também a música “Aquele abraço” e enfeitamos nosso mural com imagens de cada um dando um abraço em um carioca (policial, lixeiro, professor, etc.).

(5)

Outra atividade realizada foi a visita à cozinha. As crianças adoraram fazer um bolo de banana, depois prová-lo e copiar a receita. Ao final do trabalho, elas concluíram que carioca gosta de banana.

Também foram produzidas diversas atividades de palavras que rimam com nomes, rimas nas músicas, a partir das quais as crianças escreveram palavras e frases, cada qual à sua maneira, demonstrando já grandes progressos na escrita espontânea.

Em relação à Matemática, procuramos desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Analisamos situações-problema, contamos e comparamos quantidades e usamos o jogo que é uma boa estratégia para trabalhar essas relações. A utilização do jogo teve como objetivo motivar o interesse pela aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, o raciocínio, a concentração, lidar com o “saber perder e o saber ganhar” e aumentar as interações do indivíduo com outras crianças. Assim, outros momentos de muita empolgação surgiram quando as crianças brincavam com jogos trazidos pelos pais no início do ano e vibravam mais ainda ao confeccionar e jogar os jogos de trilha do CARIOCA e da DENGUE.

Na sala de Arte, usando a imaginação, modelaram e pintaram o Rio de Janeiro de diversas maneiras, como também apreciaram algumas obras de Di Cavalcanti, pintor carioca que pintava vários momentos da vida carioca.

(6)

Um momento muito divertido foi a aula-passeio em que fomos ao cinema para assistir ao filme Rio. Foi muito boa a experiência de ir ao cinema com a turma toda. Todos ficaram atentos e se comportaram com educação.

Para finalizar, pintamos um lindo mural com partes do Rio de que gostamos e enfeitamos a sala para recebermos os pais.

Tenho certeza que todos desenvolveram muitas habilidades, que este projeto proporcionou descobertas incríveis e nos fez perceber o quanto temos que cuidar, preservar e mudar na nossa cidade.

Para o próximo trimestre já surgiram muitas outras curiosidades... Aguardem!

Referências

Documentos relacionados

Você pode dizer que o objeto Banco e o objeto Cliente são pares, porque os objetos Cliente podem existir independentemente do objeto Banco.  Isso significa que se o objeto

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Já quanto ao parâmetro prosódico intensidade, para as variáveis analisadas juntamente para ambos os sexos (variação de intensidade durante o enunciado e média de intensidade da vogal

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

- Para se ca1cular a taxa, quando o tempo erepresentado POl' urn certo numero cxacto de annos, multiplica-se 0 jUl·O POl' 100 e divide-se este producto pelo capital multiplicado

2014.. Sobre esse manual ... Login do Sistema ... Padrões da Interface ... Menu Principal ... Cadastro da Operadora ... Cadastro do Prestador ... Cadastro do Profissional ...

Previamente a realização das provas, a Banca Examinadora divulgará, através de edital, o local, a data e o horário para a entrega de 05 (cinco) cópias do curriculum vitae, sendo