• Nenhum resultado encontrado

CASOS E MORTE POR COVID EM MAUÁ SEGUEM EM CRESCIMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CASOS E MORTE POR COVID EM MAUÁ SEGUEM EM CRESCIMENTO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

POLÍTICA

EDUCAÇÃO

VALE MERENDA EM

MAUÁ AGORA É DE

R$ 80

MAUÁ NÃO TERÁ

AUMENTO NO SEU

IPTU EM 2021

08

09

02.02.2021 • Nº XII • Gratuito • Grupo Empreenda de Mídia e Comunicação • www.diariomauadenoticias.com.br

PAG 06. INDICE DE CIDADES EMPREENDEDORAS

Mauá é a 18º cidade empreendedora, entre

as 100 cidades mais populosas do Brasil

CASOS E MORTE POR COVID EM

MAUÁ SEGUEM EM CRESCIMENTO

A cidade acumula

índice acima da média

do Estado de São

Paulo

MAIS UMA

MULHER

“MARAVILHA”

MORRE VÍTIMA DE FEMINICÍDIO

03 | SAÚDE | A partir da próxima semana,

prioridade será idosos maiores de 90 anos

02 | CARNAVAL 2021

CANCELADO

Érca Fernandes, foi mais uma mulher vítima de um crime que tem

números assustadores por todo Brasil.

(2)

02.02.21 | Nº XII

2

Grupo Empreenda de Mídia e Comunicação

O sentimento é de revolta mistruado com impotência, aqui escrevo como uma mulher, mãe e que não aguenta mais ver tantas amigas e amigas de amigas morrerem por serem vítimas de feminicídios. Érca Fernandes, foi mais uma amiga que perdemos no últmo fim de semana, linda, mãe de gêmeos e muito valente.

Dias antes de morrer, Érica em suas redes sociais publicou um texto onde ela dedicava a todas as mulheres maravilhas, que assim como ela, apesar dos problemas precisam mostrar a uma sociedade, muitas vezes hipócrita, que não tem problemas, para tentar se manter sã aos olhos dos outros.

Aqui fica nossa homenagem a mais uma mulher maravilha que nos deixou e fica, também, nosso apelo para que outras mulheres que estiverem passando por situações que podem levar a perda de sua vida, que procurem

ajuda, é hora de exercermos a sororidade, vamos juntas cuidar uma das outras.

DENUNCIE: LIGUE 180

EDITORIAL

PESSOAS A BEIRA

DO LIMITE

Elaine Julião

ABC EM FOCO

Olá! As últimas semanas vem sendo bem complicadas tanto para os municipes como para o poder público. Temos vacina, porém ainda, não é para todos e a perspectiva é que ficaremos sem prazos estabelecidos ainda por um bom tempo.

Enquanto isso pessoas morrem em uma velocidade assustadora, em Mauá os números são preocupantes, mesmo assim, muitas pessoas, ainda, insistem em descumprir as diretrizes do governo que impoõe restrições em horários específicos.

Não é fácil para as pessoas, nem para o poder público, ambos estão tentando se adapatar a essa nova realidade, o problema é que, infelizmente, a fome também mata e muitas dessas pessoas trabalham por conta e se não conseguirem produzir, não conseguem comer. O fim do auxilio emergencial em um momento crítico de pandemia não está facilitando em nada as restrições de circulação de muitos municipes.

Aqui, em Mauá, temos um cenário que começa a dar sinais de mudança, em seu primeiro mês de gestão muunicipal, Marcelo Oliveira intensificou esforços para conter a disseminação do vírus, equipes de multiprofissionais estão nas ruas, diariamente, visitando e orientando os comércios locais, bem como estão aplicando sanções aos que insistem em descumpri as ordens e os protocolos sanitáros impostos pelo governo, somos o município com maior índice de mortes pela covid-19, e esse título não deixa ninguem orgulhoso.

EXPEDIENTE

DIÁRIO MAUÁ DE NOTÍCIAS

ANO I | EDIÇÃO XII | 02.02.21 www.diariomauadenoticias.com.br DIRETORA RESPONSÁVEL ELAINE JULIÃO redacao@diariomauadenoticias.com.br PRODUÇÃO DE CONTEÚDO E DESENVOLVIMENTO

Grupo Empreenda de Comunicação Rua Francisco Ortega Escobar, 310 1º andar - salas 2 e 4 CNPJ. 10.378.146/0001-29 FALE CONOSCO (11) 4309-9889 (11) 93265-6769 - whatsapp @diariomauadenoticas

A

prefeitura de São Paulo publicou neste sábado (30) o decreto que suspende o ponto facultativo nas repartições públicas municipais da administração direta, autarquias e fundações nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.

Na publicação a prefeitura diz, que considerando a situação de emergência de saúde pública no município por causa da pandemia de covid-19, suspende os pontos facultativos correspondentes aos dias de carnaval e da quarta-feira de cinzas para não incentivar a aglomeração de pessoas em espaços públicos e privados.

“O governo de São Paulo, assim como a prefeitura da capital, cancela o ponto facultativo do carnaval”, disse. “Portanto, não teremos feriado de carnaval em todo o Estado. Essa é a recomedação do Centro de Contigência para,

com isso, manter sob controle a expansão da pandemia”, afirmou Doria.

O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, ressaltou que as prefeituras têm autonomia para tomar decisões, mas recomendou que os municípios sigam a recomendação do Estado.

Aqui no ABC Paulista as prefeituras de São Bernardo e Santo André já anunciaram que suspenderam o ponto facultativo e que vão seguir o decreto do governador.

O Jornal Diário Mauá de Notícias é uma publicação semanal e não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidas em colunas assinadas e materiais divulga-dos em anúncios publicitários. TIRAGEM: 3.000 exemplares

CARNAVAL

CANCELADO

MAIS UMA

MULHER

“MARAVILHA”

(3)

3

02.02.21 | Nº XII

www.diariomauadenoticias.com.br

MAUÁ INICIA

APLICAÇÃO DA

VACINA DE OXFORD/

ASTRAZENECA

A

Prefeitura de Mauá iniciou a vacinação contra a Covid com as doses do imunizante produzido pela Universidade de Oxford (Inglaterra) e pelo laboratório britânico AstraZeneca. Chegram na cidade 3.640 doses. A agente de endemias Sandra Mara de Sousa Rodrigues, 53 anos, foi a primeira vacinada com a dose da Oxford/ AstraZeneca em Mauá. Emocionada, ela, que trabalha há 11 anos na rede municipal de saúde e é moradora do Jardim Santa Lídia, disse que estava se sentindo ótima.

Segundo a Secretaria de Saúde de Mauá, os imunizantes da CoronaVac estão direcionados a profissionais de urgência e emergência, como hospitais e unidades de saúde, enquanto as doses de Oxford/AstraZeneca serão encaminhadas para profissionais que atuam na rede especializada e vigilância epidemiológica.

DESTAQUE

Saúde

D

epois de priorizar a vacinação a profissionais da rede pública, a Prefeitura de Mauá inicia nesta quarta-feira (03/02) a imunização contra a Covid a trabalhadores que atuam na área privada em clínicas médicas, odontológicas e em laboratórios – trabalhadores de hospitais já receberam o imunizante. A aplicação das doses ocorrerá nesta semana, entre quarta e sexta, das 8h às 17h, na sala de vacinação da Vigilância Epidemiológica e nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Vila Magini e Vila Assis Brasil. Os locais foram escolhidos por serem próximos à região central da cidade, local de maior concentração destes estabelecimentos. As vacinas serão ofertadas a profissionais da saúde, exclusivamente. A Secretaria de Saúde de Mauá solicita aos interessados que entrem em contato no número 4555-2444 para informações e agendamentos. Os profissionais devem se atentar, porém, a alguns requisitos para receber a imunização. Além de morar em Mauá, precisam ter conselho de classe para comprovar ser trabalhador da saúde e apresentar holerite ou carteira de trabalho que confirme estar na ativa. A previsão é a cidade receba na quarta-feira remessa com 4.320 doses para seguir o Plano Municipal de Vacinação. Até esta

segunda-feira (01/02), Mauá já havia vacinado 4.053 pessoas, sendo 3.886 profissionais da saúde, 155 idosos asilados e 12 agentes funerários. Deste total, em 3.868 casos foram usados o imunizante CononaVac/Butantan e em 185 a vacina da Oxford/AstraZeneca.

IDOSOS

A partir da próxima segunda-feira (08/02), a cidade começa a vacinar idosos maiores de 90 anos. A estimativa, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é que Mauá tenha atualmente cerca de 1.200 pessoas nesta faixa etária vivendo no município. A ideia, conforme explicou a secretária de Saúde Célia Bortoletto, é que a Prefeitura de Mauá aplique todas as doses nesta população na residência delas. “Isso evitaria uma possível

contaminação por deixar o isolamento para receber a vacina. Vamos aplicar as doses da casa destas pessoas, com segurança para ambos os lados”, afirmou a secretária.

A orientação é que parentes ou responsáveis por idosos nesta faixa etária procurem a unidade de saúde mais próxima de casa e falem com a gerente ou responsável técnico para fornecer nome e endereço da pessoa com mais de 90 anos. A necessidade é apenas no caso dos bairros onde não há cobertura do programa saúde da família.

MAUÁ COMEÇA A VACINAR

MAUÁ COMEÇA A VACINAR

PROFISSIONAIS DE SAÚDE

PROFISSIONAIS DE SAÚDE

DA ÁREA PRIVADA

DA ÁREA PRIVADA

(4)

02.02.21 | Nº XII

4

Grupo Empreenda de Mídia e Comunicação

CASOS E MORTE POR COVID EM

MAUÁ SEGUEM EM CRESCIMENTO

S

egundo dados do SEADE - Sistema

Estadual de Análise de Dados -, é possível observar que o número de casos do novo coronavírus na cidade de Mauá cresce desde o início da pandemia. A cidade que possui a maior taxa de letalidade de todo o ABC Paulista, mais de 5%, esse índice é maior até se comparada à taxa média de letalidade do Estado de São Paulo.

Desde o início da pandemia, o Seade tem feito estudos sobre a COVID-19. Segundo seu portal, a fonte de dados

para mensurar a situação dos municípios são:

Centro de Vigilância Epidemiológica

Coordenadoria de Controle de Doenças

Secretaria de Estado da Saúde O critério de decisão da cidade onde computa-se a contaminação ou o óbito é o local de moradia do indivíduo.

Apesar dos dados apresentados diariamente pela prefeitura serem diferentes dos dados apresentados pelo Seade, o fato é que, independente se a consulta é feita pelo órgão estadual ou feita via prefeitura municipal da cidade, ambos trazem uma média assustadora no aumento de casos do covid, até o fechamento desta edição, não conseguimos apurar com exatidão como os dados são repassados a Fundação Seade e o motivo da divergência.

O que sabemos é que os dados fornecidos diariamente pela atual gestão, nos mostram que ao longo do mês de janeiro, temos uma média de 100 novas pessoas contaminadas por dia na cidade, outro dado preocupante é a média de pessoas curadas/dia, são 93, isso faz com que fique um déficit de 7 pessoas, parece inexpressivo, porém hoje se essas pessoas precisarem de UTI a cidade não tem para oferecer. Com a taxa de ocupação em 73%, Mauá tem apenas 8 leitos disponíveis.

A cidade acumula índice acima da média do Estado de São Paulo

(5)

5

02.02.21 | Nº XII

www.diariomauadenoticias.com.br

CAPA

Um exemplo disso é que há 11 dias (22/01) os leitos de UTI da cidade estavam 100% ocupados, com o apoio do Governo do Estado, Marcelo Oliveira conseguiu entregar para a cidade mais 10 novos leitos, o que fez o número de leitos passar de 20 para 30, porém isso refletiu no índice de UTI que passou de 100% para 83%, proporcionando esperança de vida para algumas pessoas, o problema é que os números de contaminados continuam crescendo e mesmo com mais leitos, os números de mortes

estão se mantendo em média de 6 por dia, aqui vale lembrar que nem

todos os óbitos da cidade passaram pelo hospital público, alguns estavam em UTIs particulares.

IMPORTANTE!

Um dado importante e preocupante no relatório do Seade, são com relação às doenças pré-existentes (fatores de risco), o relatório mostra que entre os mortos, mais de 59,8% sofriam de cardiopatia e 43,3% de diabetes, esses dados são acumulados de todo o Estado de São Paulo. Fizemos um levantamento com relação a Mauá e encontramos 31% de mortes por covid-19 e que sofria de cardiopatia e 24% que sofria de diabete, ou seja, em ambos os cenários esses dois fatores de riscos obedecem ao ranking de 1º e 2º lugar nos óbitos por Covid-19 por fatores de risco.

ATENÇÃO AOS NÚMEROS

ENTRE A CRUZ E A ESPADA

Se de um lado, temos uma cenário altamente preocupante na saúde, do outro temos um cenário de aflição por parte de empresários, principalmente do segmento de bares e restaurantes e eventos, que após o decreto do Governador João Dória em colocar o grande ABC na fase laranja das 06h às 20h e fase vermelha das 20h01 às 05h59, finais de semana e feriados,, começaram um movimento para tentar pressionar o governo e tentar conseguir uma possível flexibilização, os donos de bares e restaurantes afirmam que não podem serem confundidos com festas clandestinas e que apenas querem o direito de trabalhar.

Um documento de recomendação por parte da Procuradoria Geral de Justiça do Estado foi enviado a todas as prefeituras de São Paulo e deixou claro o papel de cada prefeitura e que se descumprir o decreto sofrerá as sanções impostas pelo Estado, podendo ser um processo de improbidade administrativa e multa diária de 50 mil reais, além de poder ser penalizado com o prazo de recebimento das vacinas para o município.

O Governador João Dória afirmou ontem (01/02) que se tudo correr bem, amanhã (03/02) ele deverá anunciar uma flexibilização em algumas regiões, que devem começar a partir do próximo dia 05/02 (sexta-feira).

Gráfico elaborado com base no relatório disponibilizado na internet pela Prefeitura Municipal de Mauá entre os dias 12 a 01/02

Com duas semanas consecutivas de restrição, no número de internações, caso o cenário se mantenha em queda, na próxima quarta-feira vamos anunciar a suspensão de restrições impostas pelo Plano São Paulo, relativas a horários de funcionamento de comércios,

shoppings, bares, restaurantes, inclusive aos finais de semana

João Dória

VOLTA AS AULAS

O Governo do Estado reverteu a decisão judicial que suspendia o retorno das aulas presenciais para o dia 8 de fevereiro. A decisão foi proferida na sexta-feira (29) pelo Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Geraldo Francisco Pinheiro Franco.

Com isso, as 5,1 mil escolas da rede estadual ficam autorizadas a iniciar o ano letivo a partir do dia 8, enquanto que unidades particulares e municipais podem retomar antes.

No ABC Paulista, as aulas devem retornar para a rede particular no dia 18 desse mês e para a rede pública somente dia 01 de março.

TODOS SANGRAM

Estamos completando 11 meses de pandemia, são mais de 300 dias vivendo sob pressão, enlutados, desempregados, endividados, doentes de corpo, doentes de mente, muitos são os motivos que fazem com que cada um de nós tenhamos um triste episódio da pandemia causada pelo Covid-19 para lembrar.

Uns tentam salvar vidas, outros tentam salvar negócios, ambos tentam sobreviver, há tendência é de um cenário conturbado nos próximos dias, por isso, é necessário que todos os protocolos sanitários sejam seguidos para prevenção da pandemia e de seus impactos na vida do cidadão.

(6)

02.02.21 | Nº XII

6

Grupo Empreenda de Mídia e Comunicação

O

Índice de Cidades

Empreendedoras tem como objetivo analisar o ambiente de negócios das 100 cidades mais populosas do Brasil, para mostrar quais delas possuem as condições mais propícias para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor e por quê. É um esforço analítico para apontar como essas cidades podem criar melhores condições para o desenvolvimento do empreendedorismo.

Para a construção da quinta edição do índice, os especialistas da Endeavor e da Enap elaboraram um framework adequado à realidade do país e em sintonia com as ferramentas utilizadas por organizações internacionais, como a OCDE, e consultorias especializadas. A seleção dos critériosconsiderou o universo de empresas como um todo, sem se restringir a análise a nenhum setor ou porte específico. Portanto, é um índice que se propõe a analisar os determinantes gerais do empreendedorismo.

O ano de 2020 tem sido um ano especialmente desafiador: a pandemia do novo coronavírus atingiu profundamente as

estruturas da sociedade, desencadeando uma crise sanitária, financeira, alimentar e de valores. Mais do que nunca, é preciso inovar para transformar a sociedade e para superar as limitações durante e depois da crise. É por isso que, nesse momento, a publicação da edição do Índice de Cidades Empreendedoras 2020 tem um valor ainda maior: apesar de os dados terem sido coletados antes da pandemia, eles trazem importantes informações sobre as cidades para orientar debates e políticas para melhoria do ambiente de negócios, que serão essenciais para a retomada.

E, se é nas cidades que os empreendedores começam sua jornada, é também nelas que as mudanças devem começar. Isso porque administração pública municipal tem a seu favor a proximidade com o cidadão e o poder de resolver alguns dos problemas que afetam o empreendedorismo no curto prazo. Por isso, o Índice de Cidades Empreendedoras analisa diversos desafios municipais, como o tempo gasto em procedimentos necessários para abertura de novos negócios.

O ajuste de questões como essas

pode mudar drasticamente o ecossistema local. Um exemplo desse poder de mudança é o resultado do ranking Doing Business 2020, um estudo realizado pelo Banco Mundial que, entre outras coisas, avalia a facilidade em abrir novos negócios — fator essencial para a atividade empreendedora: de 2013 para 2020, o Brasil subiu de 176º para 138º lugar. As principais mudanças apontadas foram exatamente relacionadas à digitalização dos registros de empresas e de propriedades nas cidades analisadas (São Paulo e

Rio de Janeiro).

Um ambiente de negócios mais eficiente, transparente e sem excesso de burocracia é capaz de dar vazão ao poder de transformação dos empreendedores brasileiros. É por isso que o Índice de Cidades Empreendedoras realiza a análise abrangente de ecossistemas locais de empreendedorismo no Brasil, tornando-se um instrumento para a criação de estratégias realistas — mas corajosas — e ações eficazes.

ÍNDICE DE CIDADES EMPREENDEDORAS,

BRASIL 2020

Mauá é a 18º cidade mais empreendedora do Brasil, segundo índice do ENAP

O ìndice está estruturado a partir de sete pilares, ou determinantes, que formam os rankings temáticos do relatório e são a base do índice final de cidades.

Esse índice pode ser usado para ter

algumas visões sobre como cada

integrante do ecossistema empreendedor

pode trabalhar:

Você, gestor público, pode usar

este índice para embasar uma análise

abrangente da sua cidade e agir de

forma eficaz sobre os pontos de

melhoria relevantes para atividade

empreendedora.

Você, empreendedor, pode usar o estudo

para realizar escolhas informadas,

analisando onde estão as melhores

oportunidades para desenvolver seus

negócios no país.

Você, cidadão, pode usar o índice para

acompanhar o trabalho de seu governo e

cobrar dos seus gestores as mudanças

que precisam acontecer na sua cidade.

66º lugar 90º lugar 56º lugar 79º lugar 5º lugar 18º lugar 21º lugar

(7)

7

02.02.21 | Nº XII

www.diariomauadenoticias.com.br

As notas dos determinantes Mercado,

Infra-Estrutura e Ambiente Regulatório

puxaram a cidade de Mauá para figuar

entre as 20 mais do Brasil

RANKING DAS 100 CIDADES MAIS

EMPREENDEDORAS DO BRASIL

No Índice de Cidades Empreendedoras 2020 são analisadas as 100 cidades mais populosas do Brasil.

Todos os estados foram representados, ao menos por suas capitais, e o estado mais representativo na

amostra é São Paulo, com 28 cidades, sendo que 4 cidades são do ABC Paulista.

Mauá se destacou pelo aumento

significativo do PIB real entre 2014 e

2017, beneficiandose das melhores

condições de preços do petróleo, Mauá

conta com o parque químico.

Há consenso de que o nível de atividade empreendedora varia entre países e, certamente, entre cidades. Essas explicações normalmente têm um caráter econômico-social que está diretamente associado a escolhas de políticas públicas. Ou seja, é possível influenciar a intensidade, e consequentemente o impacto, da atividade empreendedora por meio de escolhas institucionais, econômicas e políticas47.

A pluralidade de explicações é resultado, entre outros fatores, da complexidade da atividade empreendedora e, consequentemente, dos diferentes determinantes do empreendedorismo e de como medi-los.

Parte das explicações é de ordem macro, para as quais as condições para o desenvolvimento do empreendedorismo se confundem com os fatores que explicam o crescimento ou desenvolvimento econômico de países ou regiões.

O ponto de partida do Índice de Cidades Empreendedoras é a separação analíticaentre performance empreendedora, determinantes

da performance e os impactos. Ela permite clareza conceitual acerca do foco do estudo: os determinantes da performance empreendedora.

De acordo com o estudo desenvolvido pela OCDE, impactos são as consequências sociais e econômicas da performance empreendedora, e os principais impactos esperados de uma atividade empreendedora são a criação de empregos, o crescimento da economia, a redução da pobreza e diminuição da informalidade de empresas.

Gestores públicos deveriam, por princípio, se preocupar com as consequências da atividade empreendedora e desenhar políticas adequadas para maximizar seu impacto positivo na sociedade.

O problema central, porém, é que gestores públicos só podem produzir indiretamente tais impactos. O principal mecanismo é a criação de condições que permitam o desenvolvimento do empreendedorismo e a boa performance das empresas.

Assim, separação entre a performance empreendedora e as condições que a beneficiam é central para este estudo. A performance pode ser compreendida de diversas formas: como intensidade de atividade empreendedora, como desempenho econômico dos empreendedores, ou ainda como a geração de riqueza e/ou empregos pela atividade empreendedora. Na linguagem adotada neste índice, a performance empreendedora é resultado de um conjunto de determinantes que são afetados pelas decisões dos gestores públicos.

Desse modo, é possível observar que a performance empreendedora e seus determinantes podem ter uma elevada correlação. Os determinantes congregam, assim, os fatores essenciais que explicam a performance empreendedora das cidades brasileiras. E é por isso que este índice se debruça sobre esses determinantes: os

gestores podem aumentar a performance empreendedora e seus impactos tomando decisões sobre os fatores responsáveis pela performance das empresas.

Negócios

Mauá tem 4 índices que precisam de

atenção uma vez que estão com notas

extremamente baixas, são eles: Acesso

a capital, inovação, capital humano e

cultura empreendedora

(8)

02.02.21 | Nº XII

8

Grupo Empreenda de Mídia e Comunicação

P

ara evitar aumento de

mais de 400% no valor

do IPTU (Imposto Predial

e Territorial Urbano) em Mauá,

o prefeito Marcelo Oliveira

(PT) pediu a suspensão do

recesso parlamentar para os

vereadores votarem projeto de

lei em regime de urgência com

o objetivo de fazer a correção

do imposto. A proposta era

que seja aplicada neste ano a

alteração de 4,77% em relação

ao valor cobrado em 2020 – o

índice se refere à inflação do

período, caso o projeto não

fosse aprovado conforme

o conteúdo enviado para o

Legislativo, automaticamente

seria aplicado aos munícipes o

aumento previsto na lei 5.291

(relacionada à Planta Genérica

de Valores), de autoria da

gestão passada e aprovada

em 14 de dezembro de 2017.

Os vereadores votaram a favor

da não aplicação da planta

genérica instituída pelo

ex-prefeito Átila Jacomussi e,

também, bloquearam o aumento

de 4,77% que correspondia a

inflação (solicitado pelo atual

prefeito Marcelo Oliveira), ou

seja, o IPTU 2021 da cidade de

Mauá não sofrerá nenhum tipo

de ajuste.

O poder executivo irá avaliar e

se a deicsão da câmara estiver

dentro da lei (o que há algumas

dúvidas uma vez que a câmara

não pode aumentar ou onerar

o orçamento da cidade) e o

município não vier a sofrer

nenhuma sansção por aplicar

tal prática, Marcelo Oliveira

deverá sancionar a lei.

Os carnês devem começar a

chegar nas residências nos

próximos dias, a primeira

parcela deve ter vencimento

em 19 de março e as demais

parcelas todo dia 15. O

contribuinte que pagar o IPTU

à vista terá desconto de até

10%.

MAUÁ NÃO TERÁ AUMENTO NO

SEU IPTU EM 2021

redação

(9)

9

02.02.21 | Nº XII

www.diariomauadenoticias.com.br

Educação

A

Prefeitura de Mauá retomará o benefício do cartão vale merenda a alunos da rede municipal de ensino durante a suspensão de aulas presenciais por conta da pandemia com duas novidades: aumento de 33% e pagamento retroativo.

O auxílio será de R$ 80, incremento de R$ 20 em comparação ao que foi pago aos estudantes até dezembro do ano passado. O valor correspondente a janeiro será creditado no cartão dia 5. Já a

parcela de fevereiro será paga no dia 20. A partir de hoje, (01/02), a Secretaria Municipal de Educação começará a enviar os novos cartões para as escolas em que os alunos estão matriculados – a agenda para que pais ou responsável pelo estudante faça a retirada será definida por cada unidade. O benefício foi encerrado em 2 de janeiro, quando o contrato firmado pela gestão passada terminou. Desde então, a atual administração tem trabalhado pela retomada do auxílio. O cartão terá validade enquanto as aulas presenciais não forem retomadas. O prefeito Marcelo Oliveira (PT) ressalta que o retorno dos alunos para a sala de aula está condicionado ao enquadramento da cidade nas fases do Plano São Paulo, do governo estadual, e aos índices de transmissão da Covid no município, conforme divulgação da Secretaria Municipal de Saúde.

VALE MERENDA EM MAUÁ

AGORA É DE R$ 80

(10)

02.02.21 | Nº XII

10

Grupo Empreenda de Mídia e Comunicação

A ANER – A s s o c i a ç ã o Nacional de Editores de Revistas é uma entidade nacional, sem fins lucrativos, que representa as editoras de revistas periódicas de consumo. Foi fundada em 1986 com o objetivo de promover e defender os interesses comuns do mercado de revistas, editorial e comercial, nos seus mais diversos segmentos, tanto em impressão como por mídia eletrônica.

O objetivo principal de uma revista é o leitor. É para ele que as revistas são publicadas. Credibilidade é o capital mais importante de um veículo de comunicação.

Fundada em 1979, a ANJ trabalha na defesa dos legítimos interesses dos jornais brasileiros, promove estudos e ações para o desenvolvimento desses veículos de comunicação, defende a liberdade de imprensa e representa o Brasil junto a entidades internacionais congêneres.

O reposicionamento dos jornais no mercado de mídia que sofre cada vez mais influência do meio digital e das novas tecnologias, com atenção especial à publicidade e ao aumento da audiência paga, é uma das prioridades da associação. A ANJ também tem dois outros grandes objetivos: defesa da livre expressão, um dos princípios da democracia, e valorização do jornal na educação e na construção da cidadania.

Grupo Empreenda de

Mídia e Comunicação

torna-se associada das

entidades nacionais

ANER e ANJ

Os veículos de comunicação Empreenda Revista, E+Mauá e Região e Jornal Diário Mauá de Notícias passam a levar em suas publicações os selos das entidades nacionais

Aner - Associação Nacional de Editores de Revista e ANJ - Associação Nacional de Jornais.

O intuito é mostrar a importância de se informar por meio de uma mídia consagrada, que investiga e que vai até a fonte, com um jornalismo sério. Só veículos com credibilidade fazem parte de entidades nacionais.

Uma pesquisa da Kantar IBOPE Media mostra que jovens estão preocupados em receber uma informação correta e que 72% dos brasileiros acreditam mais nas notícias lidas em revistas e jornais. Infelizmente, o compartilhamento de notícias falsas já se tornou comum e pode causar grandes danos.

No dia 31 de janeiro, foi celebrado o Dia do Engenheiro Ambiental. Chamando a atenção para data, a BRK Ambiental, concessionária de esgoto em Mauá, destaca a importância da profissão para o saneamento, para a qualidade de vida da população e para a preservação do meio ambiente.

O engenheiro ambiental e coordenador de operação da Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, Eduardo Gonzales, ressalta que a função principal da profissão é assegurar que a interação do homem com a natureza seja sustentável. “Atuamos para

garantir o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações”.

Com mais de 11 anos de atuação na área e há três na BRK, Eduardo afirma que, no saneamento, a principal atividade do engenheiro ambiental é desenvolver técnicas para a preservação do meio ambiente e garantir o uso sustentável de recursos. “O profissional prevê o impacto

ambiental causado por alguma intervenção, para então mitigar ou anular o impacto, avalia como será a intervenção e propõe medidas para mitigação dos impactos”.

Como coordenador da Estação de Tratamento, Eduardo também acompanha todo o processo de tratamento do esgoto gerado na cidade de Mauá.

Atualmente Mauá se destaca com os melhores

índices de saneamento básico da Região Metropolitana de São Paulo: 93% de coleta de esgoto e 85% de tratamento. Com o esgoto

tratado, preservam-se os mananciais e melhoramos a qualidade de vida da população.

“Quando não há saneamento, geralmente, o esgoto é lançado diretamente em um curso d’água. Ao deixar de lançar esgoto in natura na natureza, o resultado é percebido na saúde pública e no meio ambiente. Tais ações permitem a redução da incidência de doenças patogênicas e ainda preservam a qualidade dos recursos hídricos”, afirma Gonzales.

Satisfeito com a profissão que escolheu, o coordenador mostra-se orgulhoso por contribuir com as boas práticas ambientais.

“Considero que fiz a escolha certa, escolhi ser engenheiro ambiental para promover o equilíbrio e a preservação do meio ambiente e hoje trabalho em prol do desenvolvimento da cidade, coordenando a ETE - Mauá que trata diariamente mais de 55 milhões de litros de esgoto, contribuindo para a recuperação dos córregos do município, bem como do Rio Tamanduateí, que nasce na cidade.”, finaliza.

DIA DO ENGENHEIRO

AMBIENTAL

Profissão é fundamental para o saneamento e a sustentabilidade

A PRIMEIRA USINA DE RECUPERAÇÃO

A PRIMEIRA USINA DE RECUPERAÇÃO

DE ENERGIA A PARTIR DE RSU

DE ENERGIA A PARTIR DE RSU

IMPLANTADA NA AMÉRICA LATINA

IMPLANTADA NA AMÉRICA LATINA

SERÁ EM MAUÁ

SERÁ EM MAUÁ

A Unidade de Recuperação Energética de Mauá

(URE) é um projeto do Grupo Lara que transforma material não reciclável em energia e contribuirá para prolongar a vida útil do nosso aterro.

Quando estiver pronta, deverá produzir 80 MW a cada hora, podendo alimentar 250 mil residências. Fazendo o aproveitamento da energia de biogás, proveniente de aterros sanitários, que representa uma destinação mais sustentável e inteligente para os resíduos.

Saiba mais em: www.lara.com.br

VOCÊ SABIA?

(11)

11

02.02.21 | Nº XII

www.diariomauadenoticias.com.br

Meio Ambiente

Há ótimas razões para

você #AmarPapel

#PapelNãoDesmata

Acesse

twosides.org.br

Two Sides é uma organização global, sem fins lucrativos, criada na Europa em 2008 por membros das indústrias de base florestal, celulose, papel, cartão e comunicação impressa. Two Sides, a mais importante iniciativa do setor, promove a produção e o uso conscientes do papel, da impressão e das embalagens de papel, bem como esclarece equívocos comuns sobre os impactos ambientais da utilização desses recursos. Papel, papelcartão e papelão são provenientes de florestas cultivadas e gerenciadas de forma sustentável. Além disso, são recicláveis e biodegradáveis.

Fonte: Mitos e Fatos - Two Sides Brasil, 2019.

#PAPEL

NÃO

DESMATA

+

PAPEL

+

ÁRVORES

Para cada hectare cultivado essas indústrias preservam

0,7 hectares de matas nativas.

Cerca de 500.000 árvores são plantadas diariamente para

diversos usos industriais, inclusive fabricação de papel.

No Brasil, o papel é feito exclusivam

ente de árvores cultivadas.

Embora o papel seja um produto altamente sustentável, nenhum

recurso deve ser desperdiçado. Utilize só o que for necessário.

Papel usado não é lixo! Recicle!

C M Y CM MY CY CMY K

(12)

02.02.21 | Nº XII

12

Grupo Empreenda de Mídia e Comunicação

Inovação

uma mídia inovadora produz

maior impacto no consumidor,

por isso o seu anúncio nos sacos

vai chamar atenção e o tempo de

exposição do anunciante na cada

do consumidor é grande.

Eco-Friendly

Os clientes que comprarem

nas padarias que fazem uso

dos saquinhos da criapão

estão ajudando o planeta, pois

nossos saquinhos são todos

biodegradáveis e seu uso retira

milhares de saquinhos plásticos

do meio ambiente.

Comportamento do Consumidor

O consumidor não jogará fora

a propaganda antes de levar

ela para a mesa de casa, onde

em média 4 pessoas visualizarão

a propaganda em cada saco.

Alto Impacto

Seu anúncio tem um alto impacto,

entenda que 90% da população

consome pão todos os dias,

anunciar no saco de pão fará com

que você tenha uma excelente

exposição.

QUAIS SÃO AS MAIORES VANTAGENS?

Ao fazer publicidade no saco de pão, você tem um investimento baixo e um retorno alto.

Você anunciante paga um valor baixo para anunciar sua marca, as padarias fazem a distribuição dos saquinhos aos clientes gratuitamente ao vender o pão que será consumido por essas pessoas em casa, no melhor momento, em que a família toda está reunida, aumentando ainda mais a exposição da sua marca.

Se o anunciante não tiver equipe de criação para confeccionar a publicidade, nossa empresa faz toda a criação do anúncio com custo adicional de 10% do valor da contratação.

QUEM SOMOS?

Nascemos para te ajudar a vender muito mais. Fazemos parte da Família Empreenda (Grupo Empreenda Mídia e Comunicação), que atua no ramo de revistas desde 2017, responsável pelos veículos, Empreenda Revista, Empreenda+ Mauá e Região e Jornal Diário Mauá de Notícias, e nossa missão é ajudar os empreendedores a conquistarem seus objetivos financeiros.

O marketing no pãozinho é uma alternativa de baixo custo e alto impacto, para grandes e pequenas empresas, você pode colocar sua marca na mesa de milhares de pessoas todos os dias no café da manhã e café da tarde. Os sacos oferecidos pela Criapão são biodegradáveis, produzidos com papel de alta qualidade e tintas atóxicas que estão de acordo com as normas da Anvisa, e claro, nós garantimos uma excelente impressão.

Somos especialistas em marketing e entendemos que aliando sua propaganda ao nosso modelo de premiar os clientes que compram nas padarias, potencializamos ainda mais suas vendas.

Referências

Documentos relacionados

Para tal, constou de pesquisa de natureza aplicada à 4 sujeitos, os quais foram selecionados devido às suas condições de paraplegia Os dados coletados foram analisados de

Desta forma, a docência, inserida neste contexto, é apontada por Vasconcelos (1997) como uma das profissões de alto risco pela Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Support to the Participation and Presentation of Portuguese and International Companies [ Article 5 ] The management of Imaginarius - International Street Theatre Festival of

Quando o vento é aplicado a modelo, o tempo de residência varia de 18 dias para períodos de altas descargas e ventos de quadrante norte e 28 dias para baixas descargas e ventos

As 3.125 indústrias identificadas na área do estudo foram classificadas em função do seu potencial poluidor e, após a avaliação e estimativa da carga poluidora global dos

Persistência de ação: 10-12 dias Nº máximo de aplicações: 1 (estufa) 2 (ar livre) 3 Alternaria (Alternaria solani) Míldio (Phytophthora infestans) Cenoura Oídio (Erysiphe

Utilizando os dados contidos no Balanço Social de 16 empresas, este trabalho testou quatro hipóteses sobre o sentido causal entre lucros e salários visando clarificar a relação

Em primeiro lugar, como a pecuária é menos intensiva em capital que a agricultura, mais produtores irão escolher a pecuária quando os preços da terra estiverem baixos em