• Nenhum resultado encontrado

Contribuição Sindical Patronal 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Contribuição Sindical Patronal 2011"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Informativo do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Espírito Santo • Fevereiro de 2011 • Nº 45 IM PR ES SO Página 02

Grupo Naju inaugura

nova concessionária

Páginas 03 Página 05 Página 06

Cachoeiro ganha

concessionária Kia

Porque se associar

ao Sincodiv/ES

Atividades para 2011

Planejamento de

O

Ministério Público do Espírito San-to convocou as concessionárias de veículos do Estado para audi-ência juntamente com a presença do Sincodiv/ES afim de celebrar o TAC – Termo de Ajuste de Conduta para

ade-MPES convoca audiência para assinatura

do TAC que visa adequar publicidade de veículos

quação da publicidade veiculada pelas concessionárias de veículos nos meios de comunicação local.

AUDIÊNCIA:

Data: 16/02/2011 Hora: 14:00h

Local: Auditório da Procuradoria da Justiça – Sta. Helena – Vitória/ES

Já estão confirmadas as presenças de José Francisco Costa, diretor exe-cutivo do Sincodiv/ES e José Roberto Cunha, diretor presidente do Sinapro/ES – Sindicato das Agências de Propagan-da do ES na audiência. Os sindicatos

das concessionárias e das agências de propaganda pleitearão durante a audiên-cia uma prorrogação do vigor do TAC, proporcionando tempo hábil para a reali-zação de um Fórum com as concessioná-rias e agências para qualificação técnica e jurídica da nova medida, além de formar pauta de proposição técnica e multa para a empresa infratora. O encontro servirá ainda para estabelecer período de testes e ambientação, sistemática educativa e aplicação de penalidades.

O Sincodiv/ES chama a atenção da obrigatoriedade de presença das conces-sionárias de veículos do Estado na audi-ência.

O

Sindicato, como ocorre anualmente, enviou por e-mail no mês de janeiro a guia de recolhimento da Contribui-ção Sindical Patronal de 2011 com os dados do Capital Social atualizados na JUCES.

Vale lembrar que o pagamento da categoria de distribuidores de veículos deveria ser efetuado ao Sincodiv/ES até o dia 31 de janeiro, e a não observância deste prazo implica em multa fixada em lei, além de juros e correção monetária. A Delegacia Regional do Trabalho (DRT)

Contribuição Sindical Patronal 2011

informa ainda que não há embasamento

legal para autorizar a dilatação do prazo ou conceder o parcelamento do tributo.

(2)

Informativo do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Espírito Santo

Av. Adalberto Simão Nader, 425, Sala 307, CEP: 29066-370 • Mata da Praia • Vitória - ES

Tel.: (27) 3315-0055 • Fax: (27) 3315-0002 sincodives@sincodives.com.br

2

Desafios e Oportunidades

Superamos a crise financeira in-ternacional de forma mais suave do que a maioria dos paises envolvidos, isto porque o governo ofereceu incen-tivos fiscais e utilizou seus recursos disponíveis, assim como contou com a participação dos bancos públicos nes-ses momentos.

Tivemos nos anos de 2009 e 2010 elevado padrão de consumo no segmento automobilístico, e iniciamos 2011 com preocupação e perspectivas de consumo tímido, baseado nas me-didas do Banco Central, que dificultam o crédito e consequentemente as ven-das. Essa medida foi tomada diante de uma preocupação monetária que evita a ressurreição da inflação.

O BC inibe assim que haja finan-ciamento de longo prazo para veículos, aumentando a taxa de juros e obrigando entradas mínimas de 20% do valor do bem, impondo nas compras com prazo acima de 24 meses uma significativa restrição, tornando-as mais pesadas para os consumidores.

Nos parcelamentos entre 36 e 48 meses, as entradas passam a ser de 30%, e entre 48 e 60 meses, a entra-da sobe para 40%. Além de restringir essas operações, o BC passou a exi-gir que os bancos façam reserva de capital 50% maior para garantir esses empréstimos, com isso o banco terá menos recursos para emprestar.

Diante desta nova realidade pre-cisamos avaliar a situação, que impõe a responsabilidade de educação dos consumidores, afim de evitar que a sa-tisfação de realizar o desejo e sonho de consumo não se transforme na perda do crédito.

O ano de 2011 será sem incentivo fiscal e com as medidas de restrição ao crédito, e isso obrigará as empresas do setor a partirem para grandes e contí-nuas promoções, se constituindo num excelente momento para a compra de veículos, restando ao consumidor sa-ber aproveitar a oportunidade.

Presidente do Sincodiv/ES

Diretor Geral Regional da Fenabrave/ES

Palavra do presidente

Luciano Piana

Expediente

Janeiro de 2011

E

ntidade

ww

w.

sin

co

div

es

.co

m.

br

O

Grupo Naju, revendedores de ve-ículos das marcas SsangYong e Chana em Vitória, no Espírito Santo, expandem seus negócios e inauguram concessionárias em outros Estados.

No dia 07 de dezembro o Grupo Naju inaugurou em Taguatinga, região administrativa do Distrito Federal, sua mais nova concessionária. A loja abre as portas gerando 10 empregos dire-tos, e teve um investimento inicial de R$ 700.000,00.

Localizada no pistão Sul da cidade, esta é a terceira loja a ser aberta pelo grupo no País, e representa mais um passo para a concretização do cresci-mento e expansão da marca SsangYong

O governo decidiu prorrogar a isenção do IPI (Imposto sobre Produ-tos Industrializados) na venda de ca-minhões até 31 de dezembro de 2011.

Grupo Naju cresce e inaugura

concessionárias fora do ES

Prorrogado IPI reduzido para

caminhões e veículos comerciais

Também foi prorrogada alíquota menor para os chamados veículos comer-ciais leves, que são as caminhonetes e picapes.

A redução da alíquota do imposto de 5% para zero, definida pelo gover-no junto com um conjunto de medidas para enfrentar a crise global, estava prevista para acabar no final de 2010.

A prorrogação da redução de alí-quota do IPI de veículos de transporte foi divulgada através do Decreto nº 7.394, publicado no Diário Oficial de 15 de dezembro de 2010.

Jornalista Responsável:

Felipe A. Costa • Mtb: 01716-ES felipe@sincodives.com.br

Editoração Gráfica: Marcelo Sena Impressão: Gráfica Liderset

no cenário nacional de veículos 4x4, to-talmente a diesel.

(3)

3

D

esde novembro de 2010 já está em funcionamento na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, região sul do Espírito Santo, a concessionária K-ita, da marca Kia Motors. A empresa está situada no Bairro BNH, próximo ao trevo da Coca-Cola, e atende na venda de veículos novos, seminovos, manu-tenção especializada e estoque de pe-ças.

Segundo a direção da empresa, as expectativas são de atender bem ao público de Cachoeiro e da região, con-sumidores historicamente exigentes e apreciadores de bons veículos. “Con-siderando a evolução do mercado e o potencial de Cachoeiro, além de sua preferência por carros sofisticados, pretendemos alcançar a curto prazo cerca de 10% do mercado”, informam os dirigentes da K-Ita Veículos.

Foram investidos R$ 4,2 milhões na abertura da concessionária, que vai gerar 15 empregos diretos e cerca de 45 in-diretos. Experiência a K-ITA Veículos tem de sobra. Há mais de 15 anos se dedica ao ramo automobilístico com absoluto sucesso na região da Grande Vitória.

O empresário Marcelo Peisino é quem está a frente do negócio, e tem excelentes expectativas com a

inaugu-O vendedor Evandro Albani, da Relva Veículos, foi contemplado como destaque de vendas na campanha na-cional do Linea. A campanha é referen-te aos três últimos meses de 2010, e consistiu em destaque de atendimento e volume de vendas do carro top de linha da montadora italiana.

Como premiação o vendedor foi presenteado com uma viagem para Porto Alegre/RS, onde acompanhou a última etapa da Fórmula Línea em Santa Cruz do Sul, que ocorreu no dia 12 de dezembro. Durante o evento

Cachoeiro ganha concessionária Kia Motors

Vendedor da Relva Veículos ganha prêmio da Fiat

ração da nova loja. “Esperamos ter um

volume de venda em torno de 35 carros por mês. É um número expressivo, mas que pode ser alcançado, afinal, Cacho-eiro abrange o mercado da região Sul do Estado e, ainda, uma pequena parte do Norte Fluminense”, finalizou o em-presário.

aconteceu o sorteio, entre os 24 parti-cipantes destaques de todo o País, de um novo Uno Vivace 0km, e Evandro foi o grande vencedor.

(4)

4

Workshop Fenabrave/BNDES

O workshop “Fenabrave/BNDES”, promovido pela Universidade Fenabra-ve, em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômi-co e Social), reuniu no dia 17 de no-vembro mais de 130 pessoas na sede da entidade. “O BNDES quer se consoli-dar como o banco do desenvolvimento do País, oferecendo condições para as empresas trabalharem com competitivi-dade e sustentabilicompetitivi-dade”, afirmou Nel-son Pino Tortosa, gerente da Área de Operações Indiretas (AOI) do banco.

Pessoas jurídicas de direito priva-do e público, empresários individuais, associações, cooperativas, sindicatos, fundações, clubes, condomínios e as-semelhados e pessoas físicas podem ter acesso aos produtos do BNDES.

Para sua informação

Honda Civic

entre os melhores

O Honda Civic fez bonito na Pes-quisa os Eleitos, da revista automotiva Quatro Rodas. O modelo voltou a ven-cer na categoria dos sedãs médios e, de quebra, foi o melhor entre os eleitos de 2010, sendo muito bem avaliado por seus proprietários. Já o Honda Fit venceu na categoria minivans, conquis-tando a posição pela sétima vez con-secutiva.

A concessionária Tai Motors acaba de fixar endereço em Guarapari. A revenda fica na cidade até o início de março com toda a linha Hyundai e planeja inúmeras ações nas praias. Entre as novidades aos

O livro “Empresa Familiar – Como Aumentar o Valor de uma Empresa Utili-zando os 10 Pilares Mestres de um Plano de Sucessão” reúne conceitos e histórias de sucessões em empresas familiares, enfocando a importância do planejamento nas empresas como forma de possibilitar a perenidade do negócio.

Entre os assuntos abordados na obra estão questões como a empresa familiar no cenário internacional; motivação e perspectivas do dono; planejamento finan-ceiro pessoal; estruturação, performance, planejamento e estratégias do negócio;

Brasileiros ainda preferem

prata, branco e preto

A PPG divulgou estudo sobre as tendências de cores para veículos. A pesquisa anual, realizada pelo grupo responsável pelo desenvolvimento de cores na companhia, analisa o Brasil e os mercados externos.

O levantamento indica que tonali-dades sóbrias, como prata, preto, cinza e branco, continuarão sendo preferên-cia nacional pelos próximos cinco anos. Paralelamente, cresce a busca por co-res vibrantes no segmento de veículos aventureiros, com tons de amarelo, laranja, turquesa e verde. A tendência mundial é de modelos com tonalidades mais limpas, brancas com pigmentos especiais.

Casa de Verão da Tai Motors

consumidores está o novíssimo Sonata, modelo que une tecnologia, beleza, potên-cia e conforto. A Casa de Verão Hyundai Tai Motors está localizada na Rodovia ES-010, na entrada da Enseada Azul.

Livro sobre empresas familiares

aborda a sucessão em concessionárias

liderança; governança e dinâmicas fami-liares; e preparação de sucessores.

José Carlos Fonseca Ferreira, autor do livro, é possuidor de grande experiên-cia no setor automotivo, sendo consultor certificado em sucessão em empresa fa-miliar pela ISPA – International Succession Planning Association.

(5)

Ed. Milano, sede do Sincodiv/ES

5

www.sincodives.com.br

O

segmento da distribuição de veículos tem um papel importante na econo-mia capixaba, pois gera um número representativo de impostos, empregos e rendas para o Estado. Em função desta realidade, o setor sentiu a necessidade de se organizar, criando uma entidade para representá-lo.

Desde que surgiu, em 1996, o Sin-codiv/ES – Sindicato dos Concessioná-rios e Distribuidores de Veículos do Es-pírito Santo, tem como missão a união e defesa dos direitos e interesses de seus

Porque se associar ao Sincodiv/ES

Estrutura: O Sindicato conta com sala administrativa e do concessionário, sala de reuniões e de treinamento. Essas duas últimas estão a disposição dos conces-sionários associados para locação com preços especiais e contam com toda a in-fra-estrutura necessária para a realização de eventos, reuniões, cursos e treinamen-to a serem realizados pelas empresas. Parcerias: A Entidade desenvolve convênio de parceria com empresas de diversos segmentos com benefícios

associados, além da melhoria da qualida-de profissional e da gestão empresarial. O Sindicato trabalha pelo fortalecimento do segmento, buscando representa-lo junto as instituições, governo e socieda-de capixaba.

No entanto, o que torna uma entida-de forte é o apoio e aentida-desão por parte entida-de seus membros associados, pautado pela confiança e profissionalismo, aumentan-do a cada dia a sua representação junto a toda comunidade capixaba, transforman-do suas ações em realidade.

Conheça os benefícios que os associados possuem

Para se fi liar acesse o site www.sincodives.com.br na seção “Sincodiv/ES”, ou pelo telefone (27) 3315-0055.

tributárias, para auxílio coletivo aos as-sociados, e participação em CCT’s ou dissídios coletivos.

Outros benefícios: Ao se associar, os concessionários contam ainda com o recebimento de e-mails periódicos sobre diversos assuntos de interesses do setor, informativo impresso mensal, dia a dia do sindicato, acesso a área restrita do site, pesquisa salarial e de mão de obra, ranking de vendas, dentre outros.

Eventos: Participação nos eventos do Sindicato como feirões de seminovos, Salão do Automóvel, Copa de Futebol Society, jantar de confraternização do setor, cursos, palestras e fóruns, além de programas de capacitação profissional como o PEC – Programa de Educação Coorporativa e a TV Fenabrave.

Ed. Milano, sede do Sincodiv/ES

(6)

www.sincodives.com.br

D

iversos

Manoel no Brasil

O Manoel estava voltando da via-gem que fizera ao Brasil.

Chegando no aeroporto, seu ami-go Joaquim o esperava.

- E aí,Manoel, como foi de via-gem?

- Muito bom...

- E o que tu mais gostaste no Bra-sil??

- Ah, das praias, da mulherada! É uma maravilha!!!!

- E do que tu não gostaste??? - Ah, das escadas rolantes... Tu acreditas que, um dia, eu estava subindo e acabou a energia elétrica...

Eu fiquei lá, parado, em pé, por mais de 2 horas!!!

- Ê, Manoel, mas tu és burro. hein!!!! Por que tu não te sentaste???

Cartão de Credito

-Papai, ja faz dois meses que te roubaram o seu cartão de credito e você ainda nao deu queixa.

-É porque eu percebi que o ladrão gasta menos que sua mãe!

Motocicletas

KVA Motos (Dafra)

Av. Carlos Lindemberg, 7181 - Loja 7 Glória - Vila Velha - ES

Tel.: (27) 3421-6001

Humor

Piadas

Novos associados

Espírito Santo

Datas comemorativas

Março / 2010

Meses AUTOS/COM. MOTOCICLETAS CAMIN/ÔNIBUS IMPLEMENTOS TOTAL

2010 2011 2010 2011 2010 2011 2010 2011 2010 2011 Janeiro 4.627 4.710 1.992 2.153 284 500 133 230 7.036 7.593 Total Ano 4.627 4.710 1.992 2.153 284 500 133 230 7.036 7.593

Licenciamento de Veículos

Espírito Santo / 2011

6

A

diretoria do Sincodiv/ES, com o objetivo de dinamizar as ações da Entidade neste ano, definiu o planejamento de suas atividades para 2011. O planejamento de ações atende a quatro diretrizes: Institucionais e Políticas, Relações e Serviços, Capacitação Empresarial e Realização de Eventos. A intenção da diretoria é firmar cada vez mais o Sindicato como importante ponto de apoio dos Concessionários. Confira abaixo as principais atividades planejadas para 2011 divididas por áreas:

Institucionais e Políticas

Estreitar o relacionamento com a imprensa, com encontros e divulgação de dados mercadológicos, além de interlocução com os Órgãos do Governo do Estado para discussão de pleitos do setor.

Relações e Serviços

Realizar reuniões no interior do Estado; aumentar o quadro de filiados; realizar pesquisas de mão de obra, salários e quadro funcional; fechamento anual da CCT; busca de novas parcerias para os associados, além da prestação de assessorias jurídica e tributária.

Capacitação Empresarial

Realizar cursos pelo PEC; realizar em sua sede os cursos oferecidos pela TV Fenabrave; e realizar palestras e fóruns

para os profissionais do setor. 02 Dia Nacional do Turismo

08 Dia Internacional da Mulher

08 Carnaval

12 Dia do Bibliotecário

15 Dia da Escola

15 Dia Mundial do Consumidor

20 Início do outono

28 Dia do Diagramador

30 Dia Mundial da Juventude

31 Dia da Saúde e Nutrição

Diretoria defi ne Planejamento

de Atividades da entidade para 2011

Realização de Eventos

Homenagear os destaques do ano, promover os Feirões de Seminovos, a Festa de Confraternização do Setor e a Copa de Futebol Society, além de apoiar e incentivar a participação da Rede no XXI Congresso Fenabrave.

Segundo Luciano Piana, presidente do Sincodiv/ES, é de extrema importância o balizamento das ações que servirão como norte para o trabalho do Sindicato no ano de 2011, já que o planejamento estratégico define o foco das atividades da Entidade. “Acreditamos que assim poderemos ser mais eficientes e certeiros no melhor atendimento às necessidades e anseios dos nossos associados”, finalizou Piana.

A íntegra do Planejamento de Atividades do Sincodiv/ES para o ano de 2011 pode ser acessado no

Referências

Documentos relacionados

Se o canhão antitanque dispara um obus com velocidade de disparo de 240 m/s e com elevação de 10,0 o acima da horizontal, quanto tempo a equipe do canhão teria de esperar antes

P ARA ALIMENTOS NÃO INDICADOS NA TABELA e se o peso for inferior ou superior ao peso recomendado, siga o procedimento para "Cozinhar e aquecer com o microondas"..

“É de suma importância o pagamento da contribuição sindical patronal não somente para que a empresa cumpra compromisso perante a lei, como também para garantir ao

A intenção do Sindicato com a utili- zação desta nova ferramenta é criar um banco de dados com os telefones celula- res de todos os titulares, executivos e ge- rentes das

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

O aumento da distância entre a ponta da fonte de luz e a superfície da resina composta resultou na inadequada polimerização do compósito e no aumento da sorção de água e

Se os personagens não intervierem com DuBois, provavelmente irão direto ver Karin, que se encontra em companhia de Alfred: ela acaba de se levantar, e Lucille está preparando seus

The chemical composition of elephant grass and dehydrated cashew bagasse used in silage are shown in Table 1.. The regression equations, determination coefficients, and