• Nenhum resultado encontrado

GABARITO DO CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GABARITO DO CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

GABARITO DO CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM

Prezados (as),

O Percentual de acertos por Semestre será de 60% para obter o valor de 2,0 pontos na II unidade. Esclareço que cada semestre terá questões determinadas que corresponderão a esse percentual; conforme discriminado abaixo.

Noturno

1º Semestre: Estão aptos a responderem todas as questões de Formação Geral; Anatomia Aplicada à Enfermagem (09); História da Enfermagem (14); Ética e Bioética em Enfermagem (15).

2º Semestre: Estão aptos a responderem todas as questões de Formação Geral; Anatomia Aplicada à Enfermagem (09); Histologia e Embriologia (12); História da Enfermagem (14); Ética e Bioética em Enfermagem (15); Deontologia em Enfermagem (16).

3º Semestre: Estão aptos a responderem todas as questões de Formação Geral; Anatomia Aplicada à Enfermagem (09); Fisiologia Humana (10); Histologia e Embriologia (12); Imunologia (13); História da Enfermagem (14); Ética e Bioética em Enfermagem (15); Deontologia em Enfermagem (16); Fundamentação do Processo do Cuidar (17);

4º Semestre: Estão aptos a responderem todas as questões de Formação Geral; Discursiva: Saúde Pública (05); Anatomia Aplicada à Enfermagem (09); Bioestatística (10); Fisiologia Humana (11); Histologia e Embriologia (12); Imunologia (13); História da Enfermagem (14); Ética e Bioética em Enfermagem (15); Deontologia em Enfermagem (16); Fundamentação do Processo do Cuidar (17/18); Sistematização da Assistência de Enfermagem (19); Saúde Pública (20); Didática/Educação em Saúde (24); 5º Semestre: Estão aptos a responderem todas as questões de Formação Geral; Discursiva: Saúde Pública (05); Anatomia Aplicada à Enfermagem (09); Fisiologia Humana (10); Bioestatística (11); Histologia e Embriologia (12); Imunologia (13); História da Enfermagem (14); Ética e Bioética em Enfermagem (15); Deontologia em Enfermagem (16); Fundamentação do Processo do Cuidar (17/18); Sistematização da Assistência de Enfermagem (19); Saúde Pública (20); Semiologia e Semiotécnica (21);

(2)

Farmacologia Aplicada à Enfermagem (22); Infecção Hospitalar (23); Didática/Educação em Saúde (24).

6º Semestre: Estão aptos a responderem todas as questões de Formação Geral; Discursiva: Assistência de Enfermagem a Saúde do Adulto em Clínica Cirúrgica (04); Saúde Pública (05); Anatomia Aplicada à Enfermagem (09); Fisiologia Humana (10); Bioestatística (11); Histologia e Embriologia (12); Imunologia (13); História da Enfermagem (14); Ética e Bioética em Enfermagem (15); Deontologia em Enfermagem (16); Fundamentação do Processo do Cuidar (17/18); Sistematização da Assistência de Enfermagem (19); Saúde Pública (20); Semiologia e Semiotécnica (21); Farmacologia Aplicada à Enfermagem (22); Infecção Hospitalar (23); Didática/Educação em Saúde (24); Assistência de Enfermagem à Saúde da Família (25); Cálculo de Medicamentos (26); Assistência de Enfermagem em Psiquiatria e Saúde mental (28).

7º Semestre: Estão aptos a responderem todas as questões de Formação Geral; Discursiva: Assistência de Enfermagem em Emergência (03); Assistência de Enfermagem a Saúde do Adulto em Clínica Cirúrgica (04); Saúde Pública (05); Anatomia Aplicada à Enfermagem (09); Fisiologia Humana (10); Bioestatística (11); Histologia e Embriologia (12); Imunologia (13); História da Enfermagem (14); Ética e Bioética em Enfermagem (15); Deontologia em Enfermagem (16); Fundamentação do Processo do Cuidar (17/18); Sistematização da Assistência de Enfermagem (19); Saúde Pública (20); Semiologia e Semiotécnica (21); Farmacologia Aplicada à Enfermagem (22); Infecção Hospitalar (23); Didática/Educação em Saúde (24); Assistência de Enfermagem à Saúde da Família (25); Cálculo de Medicamentos (26); Assistência de Enfermagem a Saúde do Adulto em Clínica Médica (27); Assistência de Enfermagem em Psiquiatria e Saúde mental (28); Assistência de Enfermagem em Emergência (29); Assistência de Enfermagem à Saúde do Idoso (30); Vigilância à Saúde II (31).

8; 9º e 10º Semestre: Estão aptos a responderem todas as questões de Formação Geral; Discursiva: Assistência de Enfermagem em Emergência (03); Assistência de Enfermagem a Saúde do Adulto em Clínica Cirúrgica (04); Saúde Pública (05); Anatomia Aplicada à Enfermagem (09); Fisiologia Humana (10); Bioestatística (11); Histologia e Embriologia (12); Imunologia (13); História da Enfermagem (14); Ética e Bioética em Enfermagem (15); Deontologia em Enfermagem (16); Fundamentação do Processo do Cuidar (17/18); Sistematização da Assistência de Enfermagem (19); Saúde Pública (20); Semiologia e Semiotécnica (21); Farmacologia Aplicada à Enfermagem (22); Infecção

(3)

Hospitalar (23); Didática/Educação em Saúde (24); Assistência de Enfermagem à Saúde da Família (25); Cálculo de Medicamentos (26); Assistência de Enfermagem a Saúde do Adulto em Clínica Médica (27); Assistência de Enfermagem em Psiquiatria e Saúde mental (28); Assistência de Enfermagem em Emergência (29); Assistência de Enfermagem à Saúde do Idoso (30); Vigilância à Saúde II (31); Administração em Enfermagem e Gestão em Saúde II (32); Assistência de Enfermagem à Saúde do Neonato (33); Assistência de Enfermagem à Saúde da Criança e do Adolescente (34); Assistência de Enfermagem à Saúde da Mulher (35).

CONHECIMENTOS GERAIS

QUESTÃO RESPOSTA

01 C

02 A

03 B

04 C

05 A

06 D

07 C

08 D

DISCURSIVA 01:

a) Causas:

1. Baixa qualificação do trabalhador:

2. Substituição de mão de obra por máquinas: nas últimas décadas, muitas vagas de empregos foram fechadas, pois muitas indústrias passaram a usar máquinas na linha de produção. No setor bancário, por exemplo, o uso de caixas eletrônicos e desenvolvimento do sistema bankline também gerou o fechamento de milhares de vagas;

(4)

3. Crise econômica: quando um país passa por uma crise econômica, o consumo de bens e serviços tende a diminuir. Muitas empresas demitem funcionários como forma de diminuir custos para enfrentar a crise.

4. Custo elevado (impostos e outros encargos) para as empresas contratarem com carteira assinada: este caso é típico do Brasil, pois os custos de contratação de empregados são muito elevados. Muitas empresas optam por aumentar as horas extras de seus funcionários a contratar mais mão de obra;

5. Fatores Climáticos: chuvas em excesso, secas prolongadas, geadas e outros fatores climáticos podem gerar grandes perdas financeiras no campo. Muitos empresários do setor agrícola costumam demitir trabalhadores rurais para enfrentarem situações deste tipo.

b)

(1ª opção) Absolutamente absurdo crer na efetividade das políticas em empregabilidade como possíveis de superar o desemprego. As consequências dos programas de

empregabilidade não são de redução do desemprego, mas de, entre outras

consequências, justificação para intensificação do trabalho, aumento da jornada de trabalho, constrangimento ao sindicalismo sob o fantasma do desemprego, redução dos salários e redução dos custos de treinamento para as organizações empregadoras, que contratam trabalhadores cujo treinamento eles mesmos pagaram.

(2ª opção) Algumas medidas que o Estado poderia tomar acurto prazo dizem respeito aos gastos públicos dirigidos à criação de emprego e renda. O dinheiro gasto desse modo não é desperdício, pois no seu efeito multiplicador desencadeia retornos fiscais. Uma medida possível é a ampliação da jornada escolar e o estabelecimento da escola de tempo integral, até para melhorar a qualidade da formação do trabalhador brasileiro. Isso criaria uma bem distribuída rede de empregos no setor médio, com efeitos multiplicadores locais. Outra seria a de desbloquear a reforma agrária, dando andamento ao programa agrário do governo anterior, aperfeiçoando-o e ampliando-o. Isso teria um efeito disseminado nas áreas mais pobres e nas populações mais desprovidas de alternativas para o desemprego rural. A continuidade na melhora do programa de saúde, com a multiplicação de agentes de saúde, postos e centros médicos também teria efeitos multiplicadores não desprezíveis.

(5)

DISCURSIVA 02:

Benefícios: - melhora a comunicação com os familiares que estão distantes ou em viagem.

- Agilidade para resolver pendências sem sair de casa.

Malefícios:

- Com a atualização quase imediata das mais variadas tecnologias e o excesso de informação proveniente destas fontes a interação entre os integrantes da família ficou cada vez mais difícil.

- ferramenta de marketing de produtos. - isolamento social.

- excesso de informações que impedem o pleno desenvolvimento intelectual. Falta de controle no impulso da curiosidade.

- exposição exagerada que abre portas para criminosos. - extingue o diálogo familiar.

Cuidados:

- os pais precisam avaliar cada situação para identificar quando podem ser mais ou menos flexíveis. Para crianças bem pequenas, é importante que sejam priorizadas as atividades que envolvam o desenvolvimento motor.

- A tecnologia também não deve substituir o cuidado de um adulto. - Regulação de tempo de uso desses aparelhos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

QUESTÃO RESPOSTA

09 A

10 E

11 ANULADA

12 C

(6)

13 C

14 E

15 C

16 A

17 A

18 C

19 A

20 D

21 E

22 D

23 E

24 A

25 E

26 E

27 A

28 E

29 B

30 A

31 C

32 C

33 B

34 C

35 D

DISCURSIVAS 03:

Abordar a vítima e imobilizar a coluna com as mãos, em seguida colocar um colar cervical e manter estabilidade da coluna Cervical com as mãos. Para realizar o transporte da vítima para a maca deve ser considerada a técnica em bloco a fim de manter a coluna estabilizada.

DICURSIVA 04:

(7)

No pré-operatório o paciente é submetido a exames que auxiliam na confirmação do diagnóstico e que auxiliarão o planejamento cirúrgico.

Nesse contexto, o preparo do paciente para o ato cirúrgico ocorre mediante os seguintes procedimentos:

• Encaminhar para realizar exames de sangue, raio-X, ECG, TC e outros

• Garantir jejum;

• Realizar limpeza intestinal;

• Promover o esvaziamento vesical;

• Preparar a pele;

• Mensurar dados antropométricos (peso e altura), sinais vitais para posteriores comparações;

• Verificar o prontuário, exames, consentimento livre informado, prescrição e registro de enfermagem e encaminhamento junto ao paciente;

• Manter ambiente silenciosos para promover relaxamento;

• Aplicação de medicação pré-anestésica (c.p.m).

DISCURSIVA 05:

PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO

· Controle Social para Efetivação de políticas de controle social;

· Participação da população na fiscalização dos recursos e ações em saúde;

· Efetivação da Lei 8142/90;

· Participação em Conselhos de Saúde;

· Participação em Conferências Municipais;

· Participação em Conferências Estaduais;

· Participação em Conferências Nacionais;

· Efetivação da discussão do processo saúde doença com atores sociais;

· Entendimento dos planos de Saúde Locais;

· Ativação dos serviços de Ouvidoria como controle social;

· Introdução/Fixação de Locais para discussão da saúde como direito fundamental do cidadão

· Cumprimento de Direitos e Deveres. (...)

(8)

GESTOR PÚBLICO DE SAÚDE

· Gestão de Recursos Humanos e Financeiros;

· Efetivação da Rede Assistencial de Saúde;

· Planejamento baseado em evidências epidemiológicas e locais;

· Comprometimento Social;

· Responsabilidade Fiscal e Social;

· Oferta de condições de trabalhos adequadas;

· Consolidação dos serviços de Referência e Contra Referência;

· Assegurar participação efetiva da comunidade nas políticas de saúde;

· Empoderamento do cidadão sobre saúde como um direito fundamental;

· Assegurar os níveis de atenção à saúde;

· Garantir os princípios e diretrizes do SUS;

· Garantir funcionamento humanizado dos serviços de saúde. (...)

Cordialmente,

Coordenadora Adjunta do Curso Bacharelado em Enfermagem

Referências

Documentos relacionados

Comparando-se o mesmo adesivo no tempo 24 horas, variando apenas as temperaturas, o Single Bond apresentou maior resistência adesiva nas temperaturas 20°C e 37°C, enquanto que

A perspectiva de favorecer a emergência de um currículo integrado se manifesta também no cotidiano das práticas pedagógicas, na superação da fragmentação dos saberes no

Para elencar a importância do empoderamento econômico e social através do trabalho (onde, em um recorte ainda que especulativo, podemos analisar este prognóstico com

Deste modo, na busca de indicadores que permitam um planejamento escolar visando contribuir com um crescimento saudável de nossos escolares, é que este estudo foi

Entre as estratégias de enfrentamento analisadas, os dados indicam maior frequência das Práticas Religiosas e Pensamentos Fantasiosos entre os participantes, seguida de

Folha estreito-elíptica, elíptica a ovada, 1,6-6,7 x 0,7-3,4 cm, pubérula, tricomas esbranquiçados; ápice agudo arredondado; base arredondada a cuneada; nervura média plana a

Vários fatores podem contribuir para a qua- lidade final dos painéis aglomerados, dentre eles, podem ser destacados os inerentes à ma- deira, tais como: espécies, características

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for