• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N.º 001/2002

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N.º 001/2002"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N.º 001/2002

CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO DE AGENTES PENITENCIÁRIOS PARA O SISTEMA PRISONAL ALAGOANO

PREÂMBULO

O ESTADO DE ALAGOAS, através do Secretário de Estado de Justiça e Cidadania, devidamente autorizado para realização deste ato nos termos do decreto do Exmo. Senhor Governador do Estado, publicado na edição do DOE do dia 23.03.2002, torna pública, para conhecimento dos interessados, a abertura de Processo Seletivo Simplificado de Pessoal, com vista à contratação de até 330 (trezentos e trinta) agentes penitenciários, por um período máximo de 18 (dezoito) meses, conforme dispõe a lei 5.247/91, alterada pela lei estadual nº 6.265/01, bem como os termos do Parecer PGE-LICC de nº 12040/2698/2001.

01 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. - O Processo Seletivo Simplificado será regido pelo presente Edital e sua operacionalização caberá à Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania – SEJUC/AL.

2. - O Processo Seletivo Simplificado destina-se à contratação temporária por excepcional interesse público de Agentes Penitenciários a serem empregados nas unidades do Sistema Prisional Alagoano.

3. - Os candidatos deverão preencher Requerimento de Inscrição disponível na Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania.

4. - As vagas serão preenchidas, a critério da Administração, levando-se em conta a descrição dos perfis dos candidatos, análise de Curriculum e posterior Estágio Probatório.

5. - O quantitativo das vagas disponíveis para contratação temporária por excepcional interesse público, objeto do presente Processo Seletivo Simplificado, corresponde a 330 (trezentos e trinta), das quais 25 (vinte e cinco) serão ocupadas por pessoas do sexo feminino a serem lotadas no Presídio Feminino Santa Luzia. As demais vagas, ou seja, 305 (trezentos e cinco), serão ocupadas por pessoas do sexo masculino. 6. - A jornada de trabalho será cumprida nos termos do Regulamento do Sistema Penitenciário de Alagoas, obedecidos os horários e as escalas

de serviços estabelecidas livremente pela Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, de acordo com à função a ser desempenhada pelo candidato selecionado, podendo ser alterada, fincando, desde já, estabelecido um regime de trabalho de plantão (24 horas).

(2)

02 - DOS REQUISITOS PARA A CONTRATAÇÃO

2.1 - O contrato temporário por excepcional interesse público somente será celebrado se o candidato atender, cumulativamente, no ato da contratação, aos seguintes requisitos:

a) ser brasileiro nato ou naturalizado;

b) ter cursado, no mínimo, o ensino fundamental completo (antigo primeiro grau maior, ou seja, até a 8ª série); c) ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;

d) estar quite com as obrigações eleitorais;

e) estar quite com as obrigações do Serviço Militar, em se tratando de candidatos do sexo masculino;

f) ter aptidão mental para o exercício da função, essa última atestada mediante exame psicotécnico a ser realizado por pessoa credenciada pelo Conselho Regional de Psicologia, ou, ainda, por órgãos ou entes públicos cuja natureza ou finalidade justifiquem estejam habilitadas a proceder a tais avaliações;

g) apresentar certidões negativas de antecedentes criminais, tanto da Justiça Estadual quanto da Justiça Federal; 03 - DAS VEDAÇÕES À CONTRATAÇÃO

a) é proibida a contratação temporária por excepcional interesse público de servidores da Administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como de empregados ou servidores de suas subsidiárias e controladas;

b) é vedado ao contratado receber atribuições, funções ou encargos não previstos no instrumento de contratação;

c) é vedada a percepção simultânea de proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 ou dos art. 42 e 142 com a remuneração de cargo, emprego ou função pública, ressalvados os cargos acumuláveis na forma da Constituição, os cargos eletivos e os cargos em comissão declarados em lei, de livre nomeação e exoneração, nos termos do § 10º do Art. 37 da Constituição, incluído pela Emenda Constitucional nº 20 de 15/12/98; d) é vedada a acumulação de cargos, empregos e funções nos termos dos incisos XVI e XVII, do art. 37 da Constituição, com a redação dada pela Emenda Constitucional nº 19 de 04/06/98; essa vedação persiste ainda que a nomeação ou a designação se dê a título precário ou em substituição para o exercício de cargo em comissão ou função de confiança.

04 - DA INSCRIÇÃO

4.1 - O período de inscrição será de 03/06/02 a 07/06/02, nos dias úteis.

4.2 - O Requerimento de Inscrição deverá ser preenchido e entregue, juntamente com “Curriculum Vitae”, devidamente comprovado através de documentos originais ou cópias autenticadas, no protocolo da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, das 8:00h até às 14h.

4.2.1. – Os candidatos deverão comparecer para as inscrições munidos, obrigatoriamente, de CÓPIAS AUTENTICADAS, dos seguintes documentos:

a) Comprovante de Escolaridade; b) Cédula de Identidade e CPF;

(3)

4.2.2. - Não será aceita inscrição de candidato que deixar de apresentar quaisquer dos documentos acima exigidos e não será admitida, sob nenhuma hipótese, complementação documental fora do prazo de inscrição.

4.3 - Serão considerados nulos quaisquer outros procedimentos para a entrega dos Requerimentos de Inscrição de candidatos ao Processo Seletivo Simplificado diferentes do descrito no subitem 4.2.

4.4 - A participação do candidato no Processo Seletivo Simplificado implicará o seu conhecimento e a tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital e em seus anexos, dos quais não poderá alegar desconhecimento.

4.5 - As informações fornecidas no Requerimento de Inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do direito de excluí-lo do processo se o preenchimento for efetuado com dados incorretos, emendados ou rasurados, bem como pela constatação, a qualquer tempo, de não serem verdadeiros.

05 - DA SELEÇÃO

5.1 - A seleção dos candidatos ocorrerá mediante Análise de “Curriculum Vitae”, por comissão designada mediante portaria do Secretário Estadual de Justiça e Cidadania, e Verificação e Análise de Documentos para comprovação das informações declaradas no Requerimento de Inscrição. 05.1 – DA PONTUAÇÃO CURRICULAR

5.1.1 – A pontuação curricular consiste na pontuação, entre o mínimo de 00 (zero) e o máximo de 70 (setenta), das informações fornecidas pelo candidato quando da formulação desse documento, obedecendo-se a seguinte ordem:

a) escolaridade mínima exigida, ou seja, conclusão do ensino fundamental (8ª série): 10 (dez) pontos; b) conclusão de ensino médio: 15 (quinze) pontos;

c) graduação em nível superior: 20 (vinte) pontos;

d) conclusão de curso de defesa pessoal com emissão de certificado por entidade cadastrada em órgão oficial competente: 3 (três) pontos por cada certificado, até o limite de 12 (doze) pontos;

e) conclusão de curso na área de segurança e gerenciamento de crise, com emissão de certificado correspondente: 3 (cinco) pontos por cada certificado, até o limite de 18 (dezoito) pontos;

f) experiência na área de segurança de unidades prisionais: 4 (quatro) pontos por cada período de um ano de exercício até o limite de 20 (vinte) pontos.

5.1.2 – Serão automaticamente eliminados, na etapa de Pontuação Curricular, os candidatos que apresentarem um total inferior a 23 (vinte e três) pontos.

(4)

5.1.3 – Todos os candidatos que obtiverem, na etapa de Pontuação Curricular, resultado igual ou superior ao estabelecido no subitem 5.1.2 serão considerados aprovados e classificados e permanecerão cadastrados com vistas ao provimento futuro de vagas de contratação temporária de excepcional interesse público de agentes penitenciários.

5.1.4 – Os candidatos considerados aprovados, de acordo com o subitem 5.1.2, serão classificados em ordem decrescente do total de pontos obtidos.

5.1.5 – Em caso de igualdade do total de pontos obtidos, para fins de classificação, terá preferência, sucessivamente, o candidato que obtiver maior pontuação:

1º) no quesito “f” do subitem 5.1.1 (experiência na área de segurança de unidades prisionais); 2º) no quesito “e” do subitem 5.1.1 (curso na área de segurança e gerenciamento de crise); 3º) no quesito “d” do subitem 5.1.1 (curso de defesa pessoal).

5.1.6 – Havendo empate na última posição, de acordo com o subitem 5.1.5, todos os candidatos que tenham o mesmo número de pontos do candidato classificado nesta posição também serão considerados classificados.

05.2 – DA VERIFICAÇÃO E ANÁLISE DE DOCUMENTOS

5.2.1 – O candidato considerado aprovado no subitem 5.1.3 deverá ter entregado, na sede da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, toda a documentação comprobatória das informações prestadas por ocasião do preenchimento do Requerimento de Inscrição e da apresentação do “Curriculum Vitae”, para Verificação e Análise de Documentos.

5.2.2 – Será automaticamente eliminado do Processo Seletivo Simplificado o candidato que não entregou o material descrito no subitem 5.2.1 ou não comprovou documentalmente as informações declaradas no ato do preenchimento do Requerimento de Inscrição e no “Curriculum Vitae”, sejam estas de natureza pessoal, cadastral, educacional ou profissional.

5.2.3 – Os candidatos que comprovarem devidamente as informações prestadas de acordo com o subitem 5.2.1, serão considerados aprovados no Processo Seletivo.

5.2.4 – Os candidatos considerados aprovados, de acordo com o subitem 5.2.3, serão classificados em ordem decrescente do total de pontos obtidos na Pontuação Curricular.

5.2.5 – Em caso de igualdade do total de pontos obtidos, para fins de classificação, terá preferência, sucessivamente, o candidato que obtiver maior pontuação:

1º) no quesito “f” do subitem 5.1.1 (experiência na área de segurança de unidades prisionais); 2º) no quesito “e” do subitem 5.1.1 (curso na área de segurança e gerenciamento de crise); 3º) no quesito “d” do subitem 5.1.1 (curso de defesa pessoal).

(5)

5.2.6 - A pontuação relativa à Pontuação Curricular será considerada para efeito de classificação para a Verificação e Análise de Documentos. 06 - DA CONTRATAÇÃO

6.1 - Os candidatos aprovados de acordo com o subitem 5.1 e 5.2, dentro do número de vagas indicadas neste Edital para contratação temporária, obedecida a estrita ordem de classificação, serão convocados para contratação.

6.2 - O não pronunciamento do candidato, em um prazo de 05 (cinco) dias úteis, após a publicação do resultado no D.O.E., permitirá à Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania excluí-lo do Processo Seletivo Simplificado.

07 – DO ESTÁGIO PROBATÓRIO

7.1 – Uma vez contratado, o candidato permanecerá em estágio probatório durante os primeiros 03 (três) meses, período em que será submetido ao Exame Psicotécnico.

7.1.1 – DO EXAME PSICOTÉCNICO

7.1.2 – O Exame Psicotécnico será realizado na cidade de Maceió, em data, local e horário a serem estabelecidos e oportunamente divulgados pelo D.O. E.

7.1.3 – Em nenhuma hipótese será permitida a realização da prova em local diferente do definido, por qualquer que seja o motivo.

7.1.4 – O Exame Psicotécnico terá duração de duas horas e o candidato deverá comparecer munido de caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 02 e documento original de identidade (obrigatoriamente, o mesmo utilizado para inscrição).

7.1.5 – O candidato deverá acatar as orientações e informações dadas pela Coordenação de Aplicação.

7.1.6 – Nenhum candidato poderá ausentar-se da sala de exame durante a sua realização sem acompanhamento do fiscal.

7.1.7 – O Exame Psicotécnico será realizado por uma equipe de profissionais especializados, com habilitação superior em Psicologia e consistirá na aplicação de uma bateria de testes que visam aferir se o candidato está adequado a profissiografia da atividade a ser desempenhada.

7.1.8 – No Exame Psicotécnico, será atribuído ao candidato o conceito INDICADO ou CONTRA-INDICADO. 7.1.9 – Será considerado CONTRA-INDICADO o candidato que:

a) apresentar características de personalidade não compatíveis com o emprego ofertado;

b) possuir nível de inteligência geral, bem como aptidões específicas em níveis inferiores à média, aferidos através de parâmetros exigidos para cada Teste Psicológico aplicado;

(6)

c) apresentar traços indicadores, quer estruturais ou situacionais, que denotem desvios de comportamento que comprometam os requisitos típicos das sua atividades.

7.1.10 – Os candidatos contratados que obtiverem o conceito INDICADO no Exame Psicotécnico, permanecerão contratados. 7.2 – Serão demitidos os candidatos contratados que obtiverem o conceito CONTRA-INDICADO no Teste Psicotécnico.

7.3 – Os candidatos demitidos serão substituídos, automaticamente, pelos candidatos aprovados, respeitando-se a ordem de classificação, bem como o disposto no item 7.1 e 7.2.

08 – DOS RECURSOS

8.1 – Será assegurado aos candidatos o direito a recurso a ser protocolado na Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, com endereço na Av Fernandes Lima, 1322, Farol, Maceió/AL.

8.2 – Os recursos devem ser interpostos em até 48 (quarenta e oito) horas, contadas a partir da divulgação do resultado das fases do processo seletivo.

8.3 – As decisões sobre os recursos estarão à disposição dos recorrentes até 96 (noventa e seis) horas após o encerramento do prazo para interposição dos recursos na Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania.

8.4 – A Comissão do Concurso constitui última instância para o recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

09 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 - As informações relativas ao Processo Seletivo Simplificado estarão disponíveis na sede da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadanias, situada na Av. Fernandes Lima, n.º 1322, no bairro do Farol, Maceió/AL, Fone: (82) 315-1764.

9.2 - Os candidatos serão informados sobre o resultado final do presente Processo Seletivo Simplificado através de publicação no Diário Oficial do Estado.

9.3 - O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado será de 12 (doze) meses, após a homologação do resultado final, prorrogável por igual período.

9.4 - É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar, pelo D.O.E., a publicação de todos os atos e editais referentes a este Processo Seletivo Simplificado.

(7)

9.5 - A aprovação no Processo Seletivo Simplificado, ora em desenvolvimento, não gera direito adquirido a quaisquer candidatos, mesmo que classificados dentro do número de vagas inicialmente previstas, estando, pois, o chamamento, em qualquer hipótese, sujeito à conveniência e oportunidade da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania.

9.6 - Não será fornecido qualquer documento comprobatório de aprovação ou classificação do candidato, valendo para esse fim a publicação em D.O.E.

9.7 - A documentação relativa à comprovação das informações fornecidas no Requerimento de Inscrição, referente à Pontuação Curricular dos candidatos e de Verificação e Análise de Documentos, deverá ser retirada, no prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos após a homologação do Processo Seletivo Simplificado no D.O.E., na sede da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania. Após esse prazo todos os documentos entregues serão destruídos.

9.8 - Todas as informações relativas ao Processo Seletivo Simplificado, após a publicação do resultado final, deverão ser obtidas na Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania.

9.9 - Os casos não previstos neste Edital, no que tange à realização deste Processo Seletivo Simplificado, serão resolvidos pela Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania.

Maceió, 29 de maio de 2002.

TUTMÉS AIRAN DE ALBUQUERQUE MELO Secretário Estadual de Justiça e Cidadania.

Referências

Documentos relacionados

Como se Pronuncia Design em Português: Brasil Hoje é a segunda exposição da programação desenhada pelo MUDE para Lisboa, Capital Ibero-Americana da Cultura, realizada com a

É importante ressaltar que a presença das imagens desses sujeitos se deu em diferentes momentos durante o período de circulação da Junior (2007-2015), sendo mais uma estratégia

O leite contém vários tipos de proteínas, como por exemplo, a caseína, as proteínas das membranas dos glóbulos de gorduras, a lactoalbumina (Whey Protein),

Tendo em vista que o Brasil somente se beneficia do Regime Geral do SGP comunitário e considerando que o Regime Drogas poderia estar causando desvio de comércio em prejuízo às

seguida faça um acabamento com lixa. Veja sequência das figuras Obs.: monte esse conjunto de cabeça para baixo.. lado do declive da borda externa desse anel para baixo. Para fazer

Em segundo lugar, faremos uma comparação do valor aplicado por estudante do ensino médio no Brasil e em diversos países selecionados, realizando, ainda, a relação entre os

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental 21 a 23 de setembro de 2016, Belém, PA. Análise de variância de ecessos

Assim, percebeu-se neste estudo que a teoria da Complexidade é utilizada, principalmente, para compreender as relações e os fenômenos que circundam a assistência