• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR. Nota nº 008 CPM Em 08/12/2017. EDITAL nº 008/2017 CPM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR. Nota nº 008 CPM Em 08/12/2017. EDITAL nº 008/2017 CPM"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR

Nota nº 008 – CPM Em 08/12/2017

EDITAL nº 008/2017 – CPM

PROCESSO CLASSIFICATÓRIO PARA INGRESSO NO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ –

ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO 2017-2018

DECISÃO DOS RECURSOS INTERPOSTOS AO “GABARITO PROVISÓRIO” DA PROVA PARA ACESSO AO ENSINO FUNDAMENTAL

O presidente da Comissão Organizadora do Processo Classificatório, em conformidade com item 8, letra b), do Edital nº 001/2017, divulga a decisão dos recursos interpostos ante o Gabarito Provisório da prova para acesso ao Ensino Fundamental, conforme segue:

1. Recursos Referentes à Questão nº 004:

Candidato (a):170858

Alegações: Tanto a resposta “D” como a resposta “B” podem ser consideradas corretas.

Decisão: INDEFERIDO, uma vez que nenhuma argumentação é apresentada para sustentar a alegação. Mantem-se a alternativa prevista no gabarito preliminar.

2. Recursos Referentes à Questão nº 005:

Candidato (a): 174622.

Alegações: Segundo da candidata, “a alternativa "C" indicada como correta, afirma que por volta do final dos anos 1600, predominavam, em terras brasileiras, dialetos indígenas. No entanto, a parte do texto que se refere a isso diz: “o” tupinambá, um dos dialetos do Tupi, era o que mais se escutava por aqui. Dessa forma o enunciado deixa claro e enfatizado que a língua "predominante" era o

(2)

tupinambá e NÃO um coletivo de dialetos indígenas. Dessa forma, a alternativa C (na concepção da recorrente) seria também INCORRETA e consequentemente, não haveria resposta correta a ser escolhida, supostamente invalidando essa questão.

Por outro vértice, a alternativa marcada pela candidata como correta, foi: “o português brasileiro é língua isenta de influencias estrangeiras”, o que claramente deu-se por interpretação equivocada do parágrafo que cita: “Para não perder o predomínio político na colônia, Portugal proibiu que as crianças, filhos de portugueses e indígenas aprendessem outra língua que não o português”. Segundo o responsável, essa frase sugere a que a língua portuguesa não sofreu influências de outras culturas.

Decisão: INDEFERIDO, uma vez que a questão exigia simplesmente a compreensão dos elementos apresentados em texto, comparando o vocabulário do texto e o das alternativas.

Assim, espera-se que o aluno compreenda a relação entre o século 17 e os anos 1600, de modo a identificar a alternativa “c” como correta, pois é mencionado no texto, o predomínio, nesse período de dialetos e línguas indígenas.

O erro contido na alternativa “a” corresponde ao fato de dizer que o português brasileiro não sofreu influências, pois, além do que se sabe até por senso comum – muito embora não seja essa o foco da questão – o texto diz que escravos africanos e imigrantes contribuíram com a língua portuguesa falada no Brasil.

A alternativa “b” por sua vez, está incorreta porque ao final do texto, existe a informação de que das 237 línguas faladas no Brasil, 201 são indígenas, portanto são predominantes, não minoria.

A alternativa “d” não está correta, porque o português não foi proibido no Brasil, pelo contrário, foi imposto, assim como todos os elementos da cultura europeia.

Destarte, mantem-se a alternativa prevista no gabarito preliminar. 3. Recursos Referentes à Questão nº 006:

Candidato (a): 170858, 170530, 170012, 174966,170308, 170154.

Alegações: Os(As) candidatos(as) argumentam, em síntese, que mais de uma alternativa estaria correta, havendo a necessidade de anulação da questão..

(3)

Decisão: INDEFERIDA, já que se esperava do candidato atenção especial ao trecho “que mais se evidencia”, presente no enunciado.

Porém, o que mais chama a atenção, ao ler o primeiro parágrafo, é o choque, o contraste, entre dois ambientes antagônicos. Assim, a alternativa correta é apenas a assertiva de letra “c”.

Em “a”, o erro condiz com o fato de priorizar a descrição da mansão, enquanto em “b”, a prioridade é o contrário, o ambiente pobre. A alternativa “d” erra em dizer que não existe clareza na descrição, porém a descrição se torna muito precisa e clara, portanto a alternativa em questão está errada. Mantem-se a alternativa prevista no gabarito preliminar.

4. Recursos Referentes à Questão nº 010:

Candidato (a):170308, 173870, 171998, 173781, 171499.

Alegações: Os(as) candidatos(as) alegam, em síntese, que não há resposta correta, pois a alternativa D, indica incorretamente a quantidade de erros de ortografia e acentuação.

Decisão: INDEFERIDA, porque o argumento dos adultos responsáveis exige uma análise que vai além dos objetivos e do requisitado da questão. Da forma como está posto, o enunciado permite com facilidade aos candidatos da faixa etária de dez anos identificar o comando principal, alcançando sucesso em identificar e diferenciar erros de gramática de erros de ortografia.

Espera-se que o aluno perceba que a alternativa “d” é a correta, pois na placa 2, as palavras deixar e objetos estão grafadas de modo incorreto, portanto dois erros de ortografia no contexto global são constatados. Além disso, faltou acento de sílaba tônica na palavra gerência.

O erro em “a” consiste em dizer que, na placa 4, há erro de ortografia, mas nela só está errado o acento, uma vez que melancia não é acentuada.

Em “b”, o erro consiste em dizer que só existe erro de sílaba tônica, quando, na verdade, existe o de ortografia também, na placa 2.

A alternativa “c” está errada, por considerar a placa correta, porém, há erro de acentuação na palavra melancia.

(4)

5. Recursos Referentes à Questão nº 012:

Candidato (a):172314, 173712, 174622.

Alegações: Os (As) candidatos (as) alegam , em síntese: que a alternativa A estaria correta, que tanto a alternativa A quanto a D estariam corretas, e, ainda que a questão estaria disponibilizada na internet.

Decisão: INDEFERIDA. Os (as) candidatos (as) que marcaram a alternativa “A” consideraram o resto da divisão (22) como o número de alunos que faltam para formar o novo grupo, deixando de dar continuidade ao raciocínio matemático exigido para se chegar ao número de alunos que faltavam para formar o novo grupo.

Outrossim, quanto aos argumentos do responsável pelo candidato de inscrição 173712, assevere-se que a questão, com seu enunciado e alternativas, não consta em banco de dados de nenhum outro certame e, a sua base de formulação está contida nos livros didáticos de programas das escolas públicas, que embasaram a eleição do conteúdo explorado pelo elaborador (da questão), ademais a conjectura de que alguém possa se deparar com a questão não prospera pois afinal, trata-se de exercício comum dentre os milhares que existem e são necessários ao estudo, compreensão e apreensão do conteúdo básico da matemática.

6. Recursos Referentes à Questões, nº 013:

Candidato (a):173712.

Alegações: que a questão estaria disponibilizada na internet.

Decisão: INDEFERIDO. Pelas mesmas razões contidas no segundo parágrafo do ítem anterior. A questão, com seu enunciado e alternativas, não consta em banco de dados de nenhum outro certame e, a sua base de formulação está contida nos livros didáticos de programas das escolas públicas, que embasaram a eleição do conteúdo explorado pelo elaborador (da questão), ademais a conjectura de que alguém possa se deparar com a questão não prospera pois afinal, trata-se de exercício comum dentre os milhares que existem e são necessários ao estudo, compreensão e apreensão do conteúdo básico da matemática.

7. Recursos Referentes à Questão nº 014:

(5)

Alegações: que a questão estaria disponibilizada na internet e que a alternativa correta seria a letra “B”.

Decisão: INDEFERIDO. A alternativa B é incorreta, pois o(a) candidato(a) chega a fração apresentada na alternativa por considerar a soma de europeus, asiáticos e africanos no cruzeiro, sem dar continuidade ao raciocínio matemático para se chegar ao número de brasileiros. As razões recursais apresentadas pelo responsável do candidato de nº 173712, respondem-se também pelo contido no último parágrafo do ítem correspondente à questão 13, por serem idênticos os argumentos do pedido e os elementos da resposta.

8. Recursos Referentes à Questão nº 016:

Candidato (a):173870, 172076.

Alegações: Os(as) candidatos(as) alegam, em síntese que a assertiva III, está incorreta, pois, a soma da capacidade de público da Arena da baixada e Arena do Corinthians é 89997 e não "85977", tornando apenas a assertiva II correta, fazendo com que nenhuma alternativa possível..

Decisão: INDEFERIDO. De fato, a soma entre os públicos da Arena da Baixada e da Arena Corinthians é de 89997, no entanto a assertiva três assevera que: “III- somando a capacidade de público da Arena da Baixada e da Arena Corinthians, o total é MAIS QUE 85977 torcedores”. Logo, esperava-se do (a) candidato(a) que além de realizar a operação matemática de soma, evidenciasse a sua capacidade de interpretação dos conceitos matemáticos em relação à assertiva, notadamente a expressão “mais que”, a qual refere-se ao conceito matemático de “comparação de números naturais”. Mantem-se a alternativa prevista no gabarito preliminar.

9. Recursos Referentes à Questão nº 022:

Candidato (a): 170515, 174622, 170478.

Alegações: Que o gráfico apresentado na questão não traz informação suficiente para a resposta dos candidatos. Que nenhuma das alternativas está correta, pois a afirmação da alternativa apontada no gabarito preliminar está incoerente com a análise do gráfico, já que as curvas que representam as populações urbana e rural, se cruzam no final dos anos 60 (ou durante os anos 70).

(6)

Portanto seria correto afirmar que o Brasil se torna um país urbanizado DEPOIS da década de “60” (ou, no máximo, “DURANTE” a década de 70). Que o edital não contempla o conteúdo programático demandado para a solução da questão, e que tal exigência estaria relacionada com habilidades de alunos de 5º ano.

Decisão: INDEFERIDA. A alternativa “A” está incorreta, pois antes da década de 1970, pouco menos de 75% da população brasileira era rural. A alternativa “B” está incorreta, pois o gráfico não mostra dados da produção de alimentos. A alternativa “C” está incorreta, já que gráfico mostra que a urbanização continua crescendo. A questão foi embasada na seguinte referência: Projeto Porta Aberta p. 42 a 47, 5° ano - Projeto Apis p. 63 a 65, 5° ano. Considerando o questionamento sobre a impossibilidade da leitura de gráficos por não encontrar o amparo no conteúdo programático, os Parâmetros Curriculares Nacionais para a disciplina de Geografia indicam:

Abordagens atuais da Geografia têm buscado práticas pedagógicas que permitam apresentar aos alunos os diferentes aspectos de um mesmo fenômeno em diferentes momentos da escolaridade, de modo que os alunos possam construir compreensões novas e mais complexas a seu respeito. Espera-se que, dessa forma, eles desenvolvam a capacidade de identificar e refletir sobre diferentes aspectos da realidade, compreendendo a relação sociedade-natureza. Essas práticas envolvem procedimentos de problematização, observação, registro, descrição, documentação, representação e pesquisa dos fenômenos sociais, culturais ou naturais que compõem a paisagem e o espaço geográfico, na busca e formulação de hipóteses e explicações das relações, permanências e transformações que aí se encontram em interação. (BRASIL, 1997, p. 77)1

Considerando que o Anexo A do Edital nº 001 em seu item 3.c) indica o conteúdo “Brasil- Aspectos geográficos” e considerando que os parâmetros curriculares nacionais da disciplina apontam a necessidade de contemplar o fenômeno geográfico por meio de procedimentos de “problematização, observação, registro, descrição, documentação, representação e pesquisa”, entende-se que a representação do fenômeno geográfico por meio de gráfico é plenamente possível e permite que o aluno (em nosso caso, candidato) busque e formule hipóteses e explicações para a realidade. Assim, o conteúdo está contemplado no edital e exigia habilidades dos candidatos que visassem a classificação daqueles que fizessem a

1

(7)

interpretação adequada do gráfico. Mantem-se a alternativa prevista no gabarito preliminar.

10. Recursos Referentes à Questão nº 026:

Candidato (a):170858.

Alegações: Que o movimento de translação leva 365 dias e 6 horas, e que a questão deve ser anulada.

Decisão: INDEFERIDA. O movimento de rotação da Terra é o giro que o planeta realiza ao redor do seu próprio eixo. Esse movimento acontece no sentido anti-horário, de oeste para leste, e tem duração aproximada de 24 horas. Graças ao movimento de rotação, a luz solar vai progressivamente iluminando diferentes áreas, resultando na sucessão de dias e noites nos diversos pontos da superfície terrestre. Translação é o movimento que a Terra realiza ao redor do Sol junto com os outros planetas. Em seu movimento de translação, a Terra percorre um caminho - ou órbita - que tem a forma de uma elipse. A velocidade média da Terra ao descrever essa órbita é de 107.000 km por hora, e o tempo necessário para completar uma volta é de 365 dias, 5 horas e cerca de 48 minutos. As estações do ano são resultado desse movimento. O objetivo da questão era que o (a) candidato (a) identificasse que os movimento de translação tem duração aproximada de um ano e que o movimento de rotação tem duração aproximada de um dia. Mantem-se a alternativa prevista no gabarito preliminar.

11. Recursos Referentes à Questão nº 029:

Candidato (a): 174388, 170052, 170841, 170264, 170955, 171885, 173253, 174622, 170938, 170083, 170139, 170874, 171639, 171359, 172566, 171774, 170114, 170948, 173186, 174615, 174966, 171769, 170049, 170273, 171228, 173277, 171839, 172387, 173234, 174080.

Alegações: Os (As) candidatos(as) alegam em síntese que: As assertivas I e II utilizam as expressões “inspiram” e “expiram”, o que caracterizaria a respiração dos animais e não das plantas. Ainda, há alegações que solicitam a mudança da alternativa correta para a “B”.

Decisão: INDEFERIDO. A fotossíntese é o processo em que a planta absorve a água do solo levando-a até as folhas, onde, nos cloroplastos, será

(8)

captada a energia luminosa e junto com o gás carbônico atmosférico, serão produzidos gás oxigênio, água e glicose. Esses produtos são distribuídos por toda a planta para participar de várias reações químicas. Graças a esse processo, tanto os animais quanto os vegetais, podem utilizar a molécula de glicose para a produção de energia através de um processo chamado de respiração celular. ele ocorre nas mitocôndrias e utiliza gás oxigênio e glicose, liberando gás carbônico, água e energia. A referência terminológica para a formulação da questão aparece na obra de referência PIMENTEL, Heloisa. Projeto Lumirá: Ciências – Ensino Fundamental. 2a ed. São Paulo: Ática, 2016. 4o ano.

O autor intelectual do recurso, protocolado massivamente com texto idêntico, propugna a anulação da questão, pois, a seu ver, a terminologia utilizada, não seria condizente com aquilo que ele(a) entende por correto.

Entretanto há que se discutir aqui aspectos atinentes à educação infantil bem como o arcabouço científico e vocabular dos pequenos, na faixa dos 10/11 anos.

Por este aspecto, a proposta do(a) autor(a) do recurso, trazida à banca pelo conjunto de responsáveis que meramente colacionaram as suas considerações no campo de recursos, pretende colocar os pequenos em condição pior que a proposta do enunciado, cujo objetivo não é mensurar os conhecimentos terminológicos que trabalharão adiante, em outra fase de desenvolvimento, com outro grau de maturidade, no ensino médio, ou ao menos na róxima etapa do ensino fundamental.

Os conceitos de “inspirar” e “expirar” podem ser entendidos também como sinônimos evidentes de absorver, capturar, reter ou expelir, liberar, emanar, respectivamente. Note-se que os termos empregados na questão são muito mais palatáveis, compreensíveis para a fase de desenvolvimento atual dos pequenos candidatos, ao passo que remetem ao próprio processo respiratório tal como conhecem, dando-lhes um norte interpretativo para distinguir o que é respiração, um processo onde, em regra geral se inspira, expele, libera oxigênio e se expira, libera, expele gás carbônico, da fotossíntese, que “absorve” CO2 e “libera” O2.

A imensa maioria dos recorrentes confundiu-se entre o ítem “I” e o “II”, não por desconhecer o que é “inspirar x expirar”, mas por não saber distinguir quais seriam o insumo e o produto da RESPIRAÇÃO, “confundindo” com os da fotossíntese. Outrossim, todas as alternativas exigiam apenas tão somente que se

(9)

distinguisse o que a planta inspirava ou expirava em sua respiração, posto que as alternativas “I” e “II” se revezavam em cada uma delas, não havendo qualquer obscuridade que justifique a anulação da questão. Mantem-se a alternativa prevista no gabarito preliminar.

\ASSINADO NO ORIGINAL Cap. QOPM George Luiz Dal’Apria,

Presidente da Comissão Organizadora do Processo

Referências

Documentos relacionados

No estudo em apreço, apenas conseguimos identificar turistas de inspiração cultural no Centro de Turismo e, consequentemente no centro histórico de Natal, que não escolheram o

A respeito, a Presidente da Comissão de Acesso à Justiça e Cidadania, Conselheira Daldice Santana, em sua manifestação, ratifica manifestação do Comitê Gestor Nacional

13.1 Pela prestação dos serviços o CONASEMS pagará à empresa contratada o valor do ajuste em 05 (cinco) parcelas, cujos repasses deverão ocorrer à razão de

Deus não propõe limites quando nos oferece o seu perdão, porque deveríamos nós mesquinhos e econômicos também não ter limites quando devemos perdoar o nosso irmão.. Assim,

APR - Associação Paranaense de Reabilitação; ADFP -Associação dos Deficientes Físicos do Paraná; empresas que abrem caminhos para deficientes; uma importante matéria veiculada

Cada uma das opções a seguir apresenta uma proposta de reescrita para o seguinte trecho do texto 1A1-I: “Embora o motivo da irritação tivesse mudado de uma

Alegações: informa que o gabarito preliminar está incorreto... Decisão: INDEFERIDO, o candidato não apresentou qualquer justificativa que possibilite análise da banca

Candidatos(as) do Polo Curitiba: não houve; Candidatos(as) do Polo Londrina: 180273. Alegações: O candidato alega que, no seu ponto de vista, a questão podia conter duas