• Nenhum resultado encontrado

ORIENTAÇÕES RESUMO TEÓRICO EXERCÍCIOS RESOLVIDOS. BIOLOGIA 3 Prof.: Vinícius (Minguado) LISTA 7 MORFOLOGIA VEGETAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORIENTAÇÕES RESUMO TEÓRICO EXERCÍCIOS RESOLVIDOS. BIOLOGIA 3 Prof.: Vinícius (Minguado) LISTA 7 MORFOLOGIA VEGETAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Prof.: Vinícius (Minguado)

LISTA 7 – MORFOLOGIA VEGETAL

ORIENTAÇÕES

A lista 9 aborda a morfologia das plantas (raiz, caule e folha). Mantenha sempre o foco e a atenção ao resolver as questões e nunca deixe de treinar a

escritas das dissertativas!

Bons estudos! =D

“Quem acredita sempre alcança”

RESUMO TEÓRICO

RAIZ

A raiz de uma planta tem função de sustentação e de absorção de nutrientes do solo. Suas principais partes são:

● Coifa: protege a zona meristemática (ponta da raiz); ● Zona meristemática: composta de tecido meriste-mático indiferenciado;

● Zona de distensão (zona lisa): participa no cresci-mento longitudinal;

● Zona pilífera: possui pelos absorventes que retiram

água e sais minerais do solo;

● Zona das ramificações (suberosa): caracterizada pelo aumento na espessura e por ramificações.

Os principais tipos de raízes são: ● Aquáticas;

● Aéreas: raiz escora (ou suporte), raiz sugadora

(haustório), raiz tabular, raiz estrangulante, raiz respiratória (pneumatóforos), raiz grampiforme (ou aderente) e raiz velame.

● Subterrâneas: raiz axial, raiz fasciculada e raiz tuberosa.

CAULE

O caule é responsável pela ligação entre as folhas e a raiz e também por fornecer suporte mecânico às folhas. Os principais tipos de caule são:

● Caules aéreos rastejantes: não apresentam tecidos rígidos de sustentação;

● Caules aéreos eretos: haste, tronco, colmo (ex.: cana-de-açúcar), estipe (ex.: coqueiro) e cladódio (ex.: cactos);

● Caules subterrâneos: rizoma (ex.: bananeira), tubérculo (ex.: batata) e bulbo (ex.: cebola).

FOLHA

A principal função das folhas é a realização da fotossíntese, efetuando trocas gasosas com o meio. Os principais tipos de folha são: acículas (ex.: pinheiro), espinhos, sépalas e pétalas, brácteas, cotilédones e gavinhas.

(folha de dicotiledônea) (folha de monocotiledônea)

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

1. (UFPR) A figura abaixo representa a ponta de uma

raiz de alho, vista ao microscópio de luz. As linhas tracejadas A e B representam duas posições onde poderia ser cortada a raiz.

Responda:

a) Qual dos dois cortes (A ou B) certamente inibirá a continuidade do crescimento da raiz?

b) Com base nos conhecimentos de botânica, justifique sua resposta.

Resolução:

a) O corte B.

b) O corte transversal (B) separará a região apical que contém o meristema primário, responsável pelo crescimento longitudinal da raiz.

(2)

2. (UEL) Observe a figura:

A obra A flor do mangue faz alusão às plantas de hábito arbóreo típicas do mangue. Com base nos conhecimentos sobre essas plantas, considere as afirmativas a seguir.

I. Possuem raízes escoras como adaptação ao solo instável para a sustentação do vegetal.

II. Suas raízes realizam trocas gasosas diretamente com o ambiente aéreo como adaptação a um solo pobre em oxigênio.

III. Possuem raízes com baixo potencial osmótico de sucção celular, gastando energia para absorver água do solo salgado.

IV. Suas raízes possuem orifícios, denominados pneumatódios para realizar a absorção e excreção de sais.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente as afirmativas I e II são corretas. b) Somente as afirmativas I e III são corretas. c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

1. (UFRN 2012) O palmito juçara é extraído do topo de uma palmeira parente do açaí, outrora abundante em toda a Mata Atlântica. Para essa extração é realizado um corte que produz um único rolo de palmito e é responsável pela parada de crescimento e morte da árvore. Uma alternativa para a produção comercial de palmito é a pupunha, que, além de ser mais fácil de cultivar, diferente da juçara, é capaz de sobreviver à mutilação, fazendo brotar novos ramos. Essa limitação de sobrevivência da palmeira juçara ao corte se explica porque,

a) na retirada do palmito do interior do caule, há comprometimento da condução da seiva.

b) nessa planta, inexiste tecido de expansão celular além daquele encontrado no ápice do caule.

c) em todas as palmeiras, não há folhas além daquelas localizadas no topo da planta.

d) nessa espécie, a ausência de gemas laterais não permite a formação de novos ramos.

2. (UEL) Geralmente, caules subterrâneos que acumu-lam substâncias nutritivas, denominados tubérculos, são confundidos como sendo raízes tuberosas que também acumulam reserva de amido. Um caso típico desse equívoco seria o de classificar a batata-inglesa como raiz tuberosa. Qual das alternativas apresenta uma característica que diferencia um tubérculo de uma raiz tuberosa?

a) O tubérculo possui pêlos absorventes para a absor-ção de água.

b) A raiz tuberosa possui gemas axilares para o cresci-mento de ramos.

c) O tubérculo possui coifa para proteger o meristema de crescimento.

d) A raiz tuberosa possui gemas apicais para desen-volver novas raízes.

e) O tubérculo possui gemas laterais para desenvolver ramos e folhas.

3. (UEL 2008) Alguns organismos buscam estratégias diferenciadas de nutrição. Pântanos e solos arenosos, pobres em nitrogênio, abrigam vegetais com estratégias e modificações morfofisiológicas que auxiliam na obtenção de nitrogênio fora do solo em que vivem. Dentre os grupos abaixo, assinale aquele que possui os vegetais que se encaixam nesta estratégia:

a) Pteridófitas. b) Epífitas. c) Carnívoras. d) Parasitas. e) Micorrizas.

4. (UFRS) Assinale a alternativa que contém somente raízes utilizadas na alimentação.

a) mandioca - rabanete - cenoura - beterraba. b) rabanete - cebola - batata-inglesa - alcachofra. c) batata-inglesa - inhame - mandioca - beterraba. d) gengibre - beterraba - alho - batata-inglesa. e) cebola - mandioca - beterraba – inhame

Resolução:

I - CORRETA: São raízes adventícias que se

desenvolvem a partir de certas regiões do caule e cuja função é aumentar a sustentação da planta. Essas raízes são denominadas raízes escoras ou suporte.

II - CORRETA: Possuem raízes respiratórias ou

pneumatóforos adaptados à realização de trocas gasosas com o ambiente. Por viverem em solos encharcados e pobres de oxigenação, as raízes crescem rente à superfície e lançam projeções para fora do solo, denominadas de pneumatóforos. Estes possuem grande número de pneumatódios, pequenos orifícios através dos quais ocorrem trocas gasosas.

III - INCORRETA: As células das raízes de plantas

de mangue possuem um alto potencial osmótico de sucção celular quando comparado com o do solo. Portanto, as células são hipertônicas em relação ao meio externo, o que possibilita a absorção de água por osmose por transporte passivo, sem gasto de energia.

(3)

CASD Vestibulares Frente II 3

5. (Puccamp) Tubérculos que possuem botões vege-tativos como as batatas-inglesas, escamas que acumulam substâncias nutritivas como as das cebolas e cladódios que apresentam reserva de água como os dos cactos são, respectivamente, tipos de:

a) raiz, caule e folha. b) raiz, folha e caule. c) raiz, raiz e caule. d) caule, folha e folha. e) caule, folha e caule.

6. (PUC-MG) A figura abaixo destaca partes da estru-tura de três diferentes (vegetais).

Com base em seus conhecimentos, é correto afirmar, EXCETO:

a) Rizoma é uma estrutura encontrada em samambaia e em bananeiras.

b) Tubérculos são raízes que apresentam nódulos ricos em substâncias nutritivas.

c) No bulbo como os da cebola, folhas modificadas e armazenadoras revestem uma pequena porção interna de caule.

d) Rizomas, tubérculos e bulbos são estruturas tipicamente subterrâneas.

e) Batata-inglesa e cará são exemplos de plantas que possuem tubérculo.

7. (Unifesp) Um estudante tem a tarefa de extrair substâncias de reserva de plantas. Porém, está em dúvida sobre qual ou quais são essas substâncias e de onde extraí-las. Assinale a alternativa que contém a resposta e o procedimento corretos para essa tarefa. a) O estudante extrairá somente amido, que é a substância de reserva dos vegetais. O amido é produzido nas folhas e acumulado nas raízes; logo, apenas raízes deverão ser usadas.

b) Há a possibilidade de se trabalhar com amido e lipí- dio, as substâncias de reserva dos vegetais. Lipídios são encontrados somente nas sementes e amido, somente em raízes e caules.

c) Proteínas e lipídios são as substâncias de reserva mais abundantes nos vegetais. Podem ser extraídos de qualquer órgão, mas principalmente dos frutos e raízes. d) Substâncias de reserva nos vegetais são carboidratos, lipídios e proteínas. Podem ser extraídos de qualquer órgão da planta, mas principalmente de raí- zes e caules (carboidratos) e de sementes e frutos (lipídios e proteínas).

e) Amido e outros carboidratos constituem a única forma de reserva nas plantas. Podem ser extraídos de qualquer órgão vegetal, embora se concentrem nas raízes e nos caules.

8. (Puccamp) “Se o convidarem para saborear um belo cozido português, certamente a última coisa que experimentará entre as iguarias do prato será a batata, pois ao ser colocada na boca sempre parecerá mais quente... Mas será que ela está sempre mais quente, uma vez que todos os componentes do prato foram cozidos juntos e saíram ao mesmo tempo da panela? Sabemos que, ao entrarem em contato, objetos com temperaturas diferentes tendem a trocar calor até ficarem com a mesma temperatura. Parece estranho, não? Uma coisa é certa: ao comer o cozido a chance de você queimar a boca com a batata é muito maior do que com o pedaço de carne. Comprove isso no próximo cozido que tiver oportunidade de comer.”

(Aníbal Figueiredo e Maurício Pietrocola, "Física – um outro lado - Calor e temperatura." São Paulo: FTD, 1997)

A figura a seguir esquematiza a parte subterrânea de um pé de batatas.

A legenda correta para essa figura é a seguinte:

9. (Puccamp) Considere a figura a seguir que representa tipos de raízes encontrados em plantas dos manguezais.

Sobre as raízes esquematizadas fizeram-se as seguintes afirmações:

I. Algumas têm função de suporte, permitindo melhor fixação no ambiente considerado.

II. Outras têm função respiratória, uma vez que nelas há estruturas capazes de permitir entrada e saída de ar dos seus tecidos.

III. Há, também, raízes com função sugadora, permi-tindo que a planta retire alimento de outros vegetais. Está correto o que se afirma SOMENTE em

a) I b) II c) III d) I e II e) II e III

(4)

10. (Puccamp) As folhas da carnaubeira, palmeira característica de algumas áreas da caatinga, são revestidas por uma espessa camada de cera. Outras plantas da mesma região também apresentam esta característica, considerada uma adaptação para: a) impedir ataques de insetos.

b) atrair polinizadores. c) diminuir a perda de água. d) otimizar a respiração.

e) aumentar processos de gutação.

11. (Fuvest) Duas plantas da mesma espécie, que vivem em ambientes distintos, apresentam folhas morfologicamente diferentes, representadas nas figuras A e B.

a) Indique, justificando, qual das folhas corresponde à planta que vive em campo aberto e qual corresponde à planta que vive no interior de uma floresta.

________________________________

________________________________

________________________________

________________________________

________________________________

________________________________

b) Se recortarmos um quadrado de mesma área de cada uma dessas folhas e extrairmos a clorofila, de qual amostra se espera obter maior quantidade desse pigmento? Por quê?

________________________________

________________________________

________________________________

________________________________

12. (UFAL) Cactos são plantas adaptadas a climas secos. Eles têm uma aparência bem característica devido ao caule verde e grande quantidade de espinhos.

a) Por que a transformação de folhas em espinhos é uma adaptação a ambientes secos?

________________________________

________________________________

________________________________

b) Por que o caule do cacto é verde?

________________________________

________________________________

________________________________

13. (UFF) Em estudos com Arabidopsis thaliana, um vegetal terrestre, foram utilizadas plantas jovens com genótipo mutante (M), que não apresentam a formação de uma estrutura presente na raiz, e plantas jovens com genótipo normal (N). As plantas foram cultivadas em solução nutritiva em condições adequadas ao crescimento, entretanto, com metade da concentração de fosfato recomendada para essa espécie. Após um mês de cultivo, o teor de fosfato foi avaliado na matéria seca das plantas, fornecendo os resultados apresentados no gráfico a seguir:

a) Qual das regiões da raiz foi afetada pela mutação? Justifique sua resposta.

________________________________

________________________________

________________________________

________________________________

________________________________

b) Suponha que as plantas jovens com genótipo normal, ao serem transferidas da solução nutritiva para o solo, tenham sido cortadas na região logo abaixo daquela afetada pela mutação nas plantas mutantes (M). Quais foram às regiões perdidas e como isso afeta o crescimento e funcionamento da raiz?

________________________________

________________________________

________________________________

________________________________

________________________________

14. (UFRJ 2003) A soma da área superficial de todas as folhas encontradas em 1m2 de terreno é denominada

SF. O gráfico a seguir apresenta a SF de 3 ecos-sistemas distintos (A, B e C). Nesses três ambientes, a disponibilidade de luz não é um fator limitante para a fotossíntese.

Identifique qual dos três ecossistemas corresponde a um deserto, explicando a relação entre a SF e as características ambientais deste ecossistema.

________________________________

________________________________

________________________________

________________________________

_______________________________

(5)

CASD Vestibulares Frente II 5

15. (UFC) O corpo dos vegetais superiores é composto por dois conjuntos básicos de estruturas: vegetativas e reprodutivas. Enquanto as estruturas vegetativas garantem a manutenção do indivíduo como uma unidade dentro da população, as estruturas reprodutivas são responsáveis pela propagação deste indivíduo e pela conseqüente manutenção do estoque genético da espécie. No que se refere às estruturas vegetativas, resolva os itens a seguir:

a) Quais as funções do caule e da raiz na planta? Cite pelo menos duas funções de cada órgão.

________________________________

________________________________

________________________________

________________________________

b) Quais as características morfológicas (ou fisiológicas) de cada um desses órgãos? Cite pelo menos duas características de cada um.

________________________________

________________________________

________________________________

________________________________

________________________________

c) Normalmente, os caules e as raízes desenvolvem-se, respectivamente, acima e abaixo do solo. Acontece que determinadas plantas apresentam um padrão de crescimento um tanto quanto diferente. Cite dois exemplos de caules subterrâneos e dois exemplos de raízes aéreas.

________________________________

________________________________

________________________________

________________________________

________________________________

16. (UERJ) Barbatimão e gramínea convivem lado a lado no cerrado

A figura anterior mostra o extraordinário desenvolvimento das raízes do barbatimão, em comparação com as raízes da gramínea. Até os 2 metros representados na figura, não aparecem sequer raízes absorventes do barbatimão, que estão em profundidade ainda maior.

a) Indique a vantagem de as raízes do barbatimão atingirem vários metros de profundidade, em sua competição com as gramíneas.

________________________________

________________________________

________________________________

b) Cite duas outras características das plantas do cerrado que possibilitam sua adaptação às condições da seca.

________________________________

________________________________

________________________________

17. (UFRJ) A distribuição das folhas de uma planta ao longo dos nós presentes no caule segue padrões de organização conhecidos como filotaxia. Na "filotaxia oposta" as folhas aparecem aos pares em cada nó e cada folha está diametralmente oposta à outra. Além disto, o par de um nó forma ângulo de 90° com os pares imediatamente superior e inferior. Em geral, os nós são também distantes entre si.

Explique a importância da filotaxia oposta para os processos metabólicos das plantas.

________________________________

________________________________

________________________________

________________________________

________________________________

18. (UFSC) Assinale as proposições que apresentam

CORRETAMENTE os tipos de raízes, suas características e exemplos de vegetais que as possuem.

01) Raízes fasciculadas possuem um eixo central mais desenvolvido e estão presentes nos vegetais chamados dicotiledôneas, como o milho e a grama.

02) As raízes respiratórias, presentes nos mangues, promovem uma maior absorção de oxigênio.

04) Raízes tabulares aumentam a estabilidade de árvores frondosas, como as figueiras.

08) As raízes sugadoras dos vegetais parasitas, como o cipó-chumbo, penetram nos caules de plantas hospedeiras, sugando a seiva de que necessitam. 16) A raiz tuberosa, presente na cenoura e beterraba, acumula substâncias nutritivas.

(6)

RESOLUÇÕES E GABARITOS

1. [D] Como essa palmeira não possui gemas laterais, ao se cortar o topo dela, elimina-se a gema apical, levando a planta à morte.

2. [E] A presença de gemas ou brotos caracteriza o caule. 3. [C] Plantas carnívoras alimentam-se de insetos para suprir sua necessidade de compostos nitrogenados, já que o solo em que vivem geralmente é pobre nesses compostos.

4. [A] 5. [E]

6. [B] Tubérculos são exemplos de caules subterrâneos e não de raízes.

7. [D] As raízes e caules apresentam alta concentração de carboidratos, principalmente o amido. Sementes e frutos apresentam além de carboidratos solúveis e insolúveis, óleos e proteínas.

8. [A] 9. [D]

I – CORRETA. As raízes escora das plantas de mangue têm a função de aumentar a fixação da planta ao solo; II – CORRETA. No esquema, estão representadas raízes respiratórias (pneumatóforos);

III – INCORRETA. Raízes sugadoras são caracte-rísticas de plantas parasitas e não de plantas de mangue.

10. [C] A espessa camada de cera consiste numa adaptação ao meio, protegendo contra a perda de água para o ambiente por transpiração.

11. a) A folha A é característica de plantas que vivem no interior da floresta. Características principais: grande superfície, grande quantidade de cloroplastos e clorofila. Isso é importante devido à competição pela luz no interior da floresta. A folha B é característica de plantas que vivem em campo aberto. Características principais: superfície reduzida, menor quantidade de cloroplastos e clorofila. Não há competição pela luz. O limbo bastante recortado favorece a passagem do ar em situações de vento no campo aberto.

b) Como já citado em a, haverá maior quantidade de clorofila na folha A. Isso porque ela é típica de regiões com intensa competição pela luz.

12. a)Como os espinhos são finos e pontiagudos, sua área de contato com o ambiente é pequena, evitando a perda de água.

b)Trata-se do caule tipo cladódio, que é capaz de realizar fotossíntese.

13. a) A região pilífera ou de absorção. Os resultados mostram que a planta mutante tem menos fosfato na matéria seca do que a planta normal. A planta mutante, portanto, absorveu menos fosfato pelas raízes, pois, a região da raiz responsável pela absorção de sais minerais e água foi afetada pela mutação.

b) Foram perdidas a coifa e a zona lisa. Sem estas partes, a raiz não crescerá em extensão, pois perdeu as regiões que têm a capacidade de formar novas células para diferenciação e de crescer por alongamento celular. Entretanto, a raiz poderia continuar o processo de

absorção de água e elementos minerais que ocorre, principalmente, na zona pilífera.

14. O ecossistema B. Uma menor SF diminui a perda de água por evaporação/transpiração, condição importante para a sobrevivência da planta em um ambiente onde há pouca disponibilidade de água.

15. a) As raízes fixam a planta ao solo (ou outro substrato qualquer), absorvem e conduzem água e sais minerais e atuam, por vezes, no armazenamento de reservas nutritivas. O caule sustenta às folhas, flores e frutos e realiza a condução da seiva inorgânica para as regiões fotossintetizantes e da seiva orgânica para todas as demais partes da planta, podendo, ainda, acumular reserva nutritiva e água e atuar na propagação vegetativa (reprodução assexuada) das plantas.

b) As raízes são geralmente aclorofiladas, não segmentadas, desprovidas de folhas e gemas e, subterrâneas. A raiz é formada pela coifa, zona lisa ou de crescimento, zona pilífera ou de absorção, zona suberosa ou de ramificação e colo ou coleto, que separa a raiz do caule.

Os caules, em geral, são aéreos, podendo ser fotossintetizantes ou não. Sua estrutura externa é composta por nós, entrenós, gemas terminais e laterais. As gemas laterais localizam-se nas axilas de folhas e são responsáveis pela formação das ramificações do caule. c) São exemplos de raízes aéreas: suporte ou escora, raiz tabular, raiz estrangulantes, raiz grampiforme e raízes respiratórias ou pneumatófaros.

São exemplos de caules subterrâneos: rizoma, tubérculo e bulbo.

16. a) Captação de água que está disponível no lençol freático subterrâneo, não alcançado pelas raízes das gramíneas.

b) Galhos retorcidos das árvores, espessa casca dos caules, folhas coriáceas e revestidas por cera ou pêlos. 17. A filotaxia oposta impede que uma folha faça sombra sobre a outra, permitindo uma maior captação de luz, necessária para a fotossíntese.

18. [02 + 04 + 08 + 16 = 30]

01 – INCORRETO. Raízes fasciculadas não possuem eixo central desenvolvido e são características de monocotiledôneas;

02 – CORRETO. Em manguezais o solo é geralmente po-bre em oxigênio. Assim, as raízes respiratórias das plantas que vivem nessas regiões têm a função de absorver esse gás;

04 – CORRETO. Raízes tabulares têm função de susten-tação;

08 – CORRETO. As raízes do cipó-chumbo, por exemplo, atingem os tecidos condutores de seiva elaborada da planta hospedeira.

16 – CORRETO. Raízes tuberosas são ógão de reserva para a planta.

Referências

Documentos relacionados

Já com novas descobertas de outros cientistas sobre o desenvolvimento infantil como “o construtivismo de Constance Kamii, os trabalhos sobre a psicogênese da língua escrita

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

forma a comprovar que os preços registrados permanecem compatíveis com os praticados no mercado, condição indispensável para a solicitação da aquisição e/ou

A Parte III, “Implementando estratégias de marketing”, enfoca a execução da estratégia de marketing, especifi camente na gestão e na execução de progra- mas de marketing por

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC

Ainda que a média seja uma estatística que nos da a tendência central do NDVI, ele serve como uma referência para avaliar os resultados mensais, a série não era grande por

Még épp annyi idejük volt, hogy gyorsan a fejük búbjáig húzták a paplant, és Mary Poppins már nyitotta is az ajtót, és lábujjhegyen átosont a

Médias seguidas de mesma letra minúscula não diferem pelo de teste Tukey, a 5% de probabilidade...30 Figura 8 - Eficiência instantânea de carboxilação – A/Ci