• Nenhum resultado encontrado

Rev. Geraldo Lúcio Rodrigues

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Rev. Geraldo Lúcio Rodrigues"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)
(2)

© 2012, de Pastor Geraldo L. Rodrigues EDITADO PELO CENTRO DE PUBLICAÇÕES DA IGREJA METODISTA WESLEYANA Rua Venância, nº 17 - Xerém Duque de Caxias, RJ CEP 25250-589 www.cpimw.com.br

comercial@cpimw.com.br

Presidente: Rev. Agnaldo Batista Valadares

Secretário Geral de Educação Cristã: Rev. Geraldo Lúcio Rodrigues Capa: Marcelo Furtado

Diagramação: Bernardo Jucá Viana Revisão: Luana Marino

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação Rodrigues, Geraldo Lúcio - 2012

Provérbios para a família Rio de Janeiro, CPIMW

1. Reflexões 2. Família 3. Matrimônio 5. Pais e Filhos 6. Relacionamento Índice para catálogo sistemático

1. Reflexões 2. Família 3. Matrimônio 5. Pais e Filhos 6. Relacionamento 1ª edição: Dezembro/2006

2ª edição: Setembo/2012

Todos os direitos reservados (lei n° 9.610 de 19/02/1998). É proibida a reprodução total ou parcial deste livro, salvo breves citações com indicação da fonte.

(3)

DEDICATÓRIA

Ao ministério Unilar, Igreja Metodista Wesleya-na de Vila Medeiros (SP), Uberlândia (MG), Vitória (ES). Vocês contribuíram para que meu sonho ministerial junto à família cristã se tornasse uma realidade linda. Tudo isto foi possível através de nossa comunhão e apascentamento.

(4)
(5)

AGRADECIMENTOS

Agradeço a minha esposa, Marleide, meus fi-lhos Sâmela, Samuel e Saulo. Minha inspiração para este livro é o resultado direto deste relacio-namento.

Provérbios para nós como família é nossa recei-ta diária, nossa sobrevivência. Obrigado por vocês existirem na minha vida.

(6)
(7)

APRESENTAÇÃO

O propósito desta obra é fortalecer os princípios da Palavra de Deus ao coração da família. A família é uma instituição idealizada por Deus para prover nossas necessidades físicas, emocionais e espiri-tuais. Não nos resta dúvidas acerca das estratégias malignas para destruir seus valores. A família é um projeto de Deus, e aí está toda a tentativa de des-truir a família. Família destruída é a ruína da nossa sociedade. Este livro traz ensinamentos bíblicos compartilhados pelo Rei Salomão, muito eficazes nos ensinando como viver em família, alcançando a excelência providenciada por Deus.

Desejamos um aprendizado maravilhoso atra-vés destas páginas. Boa Leitura!

(8)
(9)

SUMÁRIO

PREFÁCIO 11

INTRODUÇÃO 15

CORAÇÃO DO PAI EM SINTONIA COM O CORAÇÃO DO FILHO ! 19

CONSELHOS RELEVANTES 23

VIVENDO EM FAMÍLIA 67

REFLEXÕES QUE CONTINUAM 73

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 75

(10)
(11)

11

PROVÉRBIOS PARA FAMÍLIA

PREFÁCIO

NOTAS SALIENTES

Dr. Peter Grzybek afirma que os provér-bios tem a função de produzir um efeito particular, uma mudança no estado de consciência dos ouvintes desejada pelo que fala. Esta e outras funções estão de acordo com as seguintes afirmações: “Os provérbios podem inclusive ter a função de cuidado, persuasão, admoestação, caracte-rização, explanação, descrição, justificação, resumo etc, e é bem possível que um mes-mo provérbio tenha diferentes funções em diferentes contextos que seja empregado.”

Uma segunda função abordada por Pe-ter Grzybek está relacionada com os papéis que os provérbios de uma determinada so-•

(12)

12

PROVÉRBIOS PARA FAMÍLIA

ciedade desempenham para o seu sistema de normas e valores. Estas funções podem ser, por exemplo, para entretenimento ou educação; transformando os provérbios em instrumentos para criar ou estabelecer cer-tas normas sociais e comportamentais. (*)

A educadora Ana Vellasco traz a nós o seu rico depoimento acerca dos provér-bios: os provérbios são elementos notáveis em todas as línguas. Todos somos capazes de citar, de pronto, ao menos uma dúzia de provérbios. E, curiosamente, se nos pergun-tarem onde os aprendemos, a não ser que os tenhamos ouvido amiúde de alguém, di-ficilmente seremos capazes de responder. Mas todos sabemos em que ocasião empre-gá-los e que partido deles podemos tirar. Estudiosos de outras áreas que não a Linguís-tica, como antropólogos, sociólogos, folcloristas, comunicólogos, críticos e bibliográficos têm-se interessado pelos provérbios, pois eles nos le-vam, muito diretamente, a estimar a validade de diferentes maneiras de expressão e a perceber ideias éticas, políticas, científicas na história da humanidade.

(13)

13

PREFÁCIO

A origem dos provérbios está indubitavelmen-te, na sabedoria popular. Eles são parte do folclore dos povos, assim como os mitos, as canções, vez que traduzem conhecimentos e crenças. São ma-nifestações do passado cristalizadas no presente.

Se existe aprendizagem nos provérbios, basea-dos na sabedoria popular, imagine o que provér-bios, resultante da sabedoria de Salomão, sabia-mente inspirados por Deus, podem contribuir em nosso desejo constante de melhorar como filhos, como pais, como família.

(*) Palestra de Rogério Lacaz – Referencial Comum dos Provérbios e a personalidade Humana – Internet – Google.

(14)
(15)

15

PROVÉRBIOS PARA FAMÍLIA

INTRODUÇÃO

O livro de Provérbios tem como autores: Salo-mão, Agur e Rei Lemuel, mas a grande maioria dos provérbios foi escrita por Salomão.

Salomão, rei de Israel, era filho de Davi e de Ba-te-Seba, reinou por quarenta anos, de 970 a 930 a.C., assumindo o trono quando tinha cerca de vinte anos de idade.

Sem dúvida, influenciado pelos Salmos escri-tos por seu pai, Salomão nos deixou mais livros do que qualquer outro escritor do Antigo Testa-mento, excetuando-se Moisés. O livro de Provér-bios (Mishlei em Hebraico) foi escrito por Salomão quando estava mais maduro, época na qual o ho-mem deve se transformar em Mentor, e no auge do seu poder.

(16)

16

PROVÉRBIOS PARA FAMÍLIA

A reputação de Salomão para a Sabedoria pro-vém não apenas de resultados práticos, mas da dádiva de Deus. Em I Reis 3.12 Deus diz: “Eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual se não levantará”.

O livro de provérbios tem como propósito en-sinar as pessoas a alcançar sabedoria, disciplina, uma vida prudente, e a fazer o que é correto, justo e digno. Em foco ensina a aplicar e viver em exce-lência a vida moral.

É um livro de sabedoria prática, que reúne uma série de ditados sobre o que a pessoa sábia deve fazer em diversas situações. É uma publicação que trata de assuntos bem variados. Uma verda-deira lição de vida, que ensina entre outras coisas, a humildade, a paciência, o respeito aos pobres e a lealdade para com os amigos, relacionamentos saudáveis em família.

É gratificante caminharmos juntos com conse-lhos tão eficazes para a família. Pois a mesma vem se deteriorando em seus princípios, enfraque-cendo em seus relacionamentos. No decorrer da vida, nossas experiências, realizações e sucessos assim como decepções e fracassos, ensinam-nos valiosas lições. Os ensinamentos transmitidos por

(17)

17

INTRODUÇÃO

Salomão no livro de Provérbios é certamente uma lição de vida e de comportamento para todas as gerações.

Enfim, “Provérbios Para Família” é um convite para assentarmos em nossas poltronas, e aquie-tarmos diante de conselhos tão sábios para edifi-cação de nossos lares.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste estudo é avaliar a qualidade de vida de pacientes portadores de glaucoma, comparando pacientes do sistema público de saúde atendidos no Hos- pital Universitário

atributos customizáveis na habitação baseado no modelo conceitual da cadeia meios-fim. A principal contribuição prática da pesquisa é um conjunto de atividades para

Portanto as obras divergem em gênero, pois o mestre português é reconhecidamente perito na realização de pinturas de perspectiva, do emprego de elementos finamente decorados

IV – mais de mil empregados, cinco por cen- to. § 1º A dispensa de empregado na condição estabelecida neste artigo, quando se tratar de contrato por prazo determinado, supe- rior

Para entender essa situação, recorremos ao filósofo alemão Hans-Georg Gadamer, que ao lidar com a estética e apontar para a atualidade do belo, nos ajuda a situar a leitura como

Apesar de os provérbios serem universais, adaptam-se à cultura de cada comunidade, reflete a sabedoria popular acumulada conforme a história de cada povo. Por essa razão,

Desde então, os relés não podem ser vistos apenas como mecanismo para proteção dos sistemas e equipamentos, e devem também ser considerados como IEDs (Intelligent Electronic

A) todas as amostras são substâncias puras. E) todas as misturas são simples. A seguir, são apresentados três modelos atômicos e uma legenda. D) os três modelos representam