• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE AULA. Conteúdo: Rochas, minerais e solos Título: Combustíveis fósseis petróleo e carvão mineral Autoria: Emilson Peracetta Filho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE AULA. Conteúdo: Rochas, minerais e solos Título: Combustíveis fósseis petróleo e carvão mineral Autoria: Emilson Peracetta Filho"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PLANO DE AULA

Conteúdo:

Rochas, minerais e solos

Título:

Combustíveis fósseis – petróleo e carvão mineral

Autoria:

Emilson Peracetta Filho

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

● Conhecer os combustíveis fósseis mais utilizados no planeta. ● Caracterizar os combustíveis fósseis.

● Compreender a importância dos combustíveis fósseis.

● Analisar a dependência desses combustíveis e as consequências ambientais do seu uso.

Materiais de apoio

● Computador com acesso à internet (opcional). ● Projetor multimídia (opcional).

● Atlas geográfico. ● Lápis de cor.

Encaminhamento metodológico

1ª etapa

Inicie a aula pedindo que os alunos sentem em um grande círculo, e questione-os sobre os diferentes tipos de combustíveis existentes, como a gasolina, o diesel e o etanol, e a presença desses elementos no dia a dia. Esclareça que a principal

(2)

frações do petróleo. Explique essas diferenças entre eles e, em seguida, promova a visualização da apresentação indicada no Item 1 – Sugestões de Multimídia, com auxílio de um projetor multimídia. Caso a escola não disponha desse recurso, providencie a impressão dos slides e apresente-os em forma de cartazes. Discorra sobre as principais características do carvão mineral e do petróleo (também dispostas na apresentação) e relacione, mais uma vez, esses elementos com o cotidiano. Comente sobre a produção de petróleo no Brasil e as explorações na camada pré-sal. Essas discussões servirão de base teórica na sequência.

Providencie atlas geográficos e lápis de cor para auxiliar os alunos no exercício disponível no Item 2 – Sugestões de Multimídia. Trata-se de uma atividade que objetiva a relação entre tabelas de produção e importação de petróleo com a localização geográfica dos países no planisfério. Auxilie a turma na consulta ao atlas geográfico, bem como na produção da legenda e escolha das cores.

2ª etapa

A fim de ampliar a abordagem sobre a exploração de petróleo, organize a aula no Laboratório de Informática da escola e oriente os alunos a, em duplas, pesquisar notícias e imagens recentes sobre o tema trabalhado na aula. Caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, disponibilize outros materiais, como revistas e jornais, para fonte de pesquisa. Determine um tempo para a realização da leitura e coleta de textos e imagens e proponha que reescrevam a notícia com suas próprias palavras, em uma primeira versão no caderno. Corrija as produções e peça à turma que transcreva a versão final da notícia para a folha-layout escolhida por eles, disponível para impressão no Item 3 – Sugestões de Multimídia. As produções deverão compor um mural, que pode ter como título “Mural do pré-sal”. Para finalizar esta etapa, oportunize o momento de leitura das notícias pelos alunos antes de fixarem-nas no mural. Posicione as carteiras em forma de círculo novamente para que essa atividade possa ser feita em um ambiente mais descontraído, que motive um bate-papo sobre o assunto.

Acompanhamento da aprendizagem

(3)

1.

Com base nos estudos realizados, como é formado o petróleo?

Resposta:

encontrado nas camadas de rochas sedimentares e concentrado apenas em algumas regiões do planeta, o petróleo é resultado de acúmulo e decomposição de restos de seres vivos (plantas, animais e micro-organismos) soterrados no fundo de mares e oceanos há milhões de anos, na Era Mesozoica.

Comentário:

o petróleo é um combustível fóssil – combustível porque pode ser queimado, gerando energia. Também denominado recurso mineral energético, embora não seja classificado exatamente como mineral, pois sua origem orgânica os diferencia dos demais minerais inorgânicos.

2.

Caracterize a produção de carvão mineral no Brasil.

NÍVEL Fácil

OBJETIVO Compreender a formação do petróleo.

NÍVEL Médio

(4)

é de baixo poder calorífico e apresenta elevado teor de impurezas, como cinzas e enxofre. A produção de carvão mineral no Brasil é ínfima se comparada à de outros países, contudo é importante contextualizar a produção nacional.

Comentário:

na atualidade, o petróleo é um recurso mineral de extrema importância. Por meio do refino do petróleo bruto, é possível obter gasolina, querosene, óleo diesel, óleo combustível, óleo lubrificante, asfalto, parafinas, diferentes tipos de gases. Além disso, o petróleo serve como matéria-prima para a produção de plásticos, fertilizantes, medicamentos, entre outros produtos.

3.

O desenvolvimento de produtos a partir do petróleo trouxe muitos benefícios para a humanidade, no entanto, a queima desse combustível fóssil faz com que frequentemente as grandes potências mundiais repensem sua utilização. Explique essa afirmação com base nos estudos realizados.

Resposta:

o petróleo é uma das grandes fontes de poluição do planeta, ainda que traga diversos benefícios. Quando queimados, os produtos derivados do petróleo poluem a atmosfera. Outra situação grave diz respeito aos vazamentos de óleo no oceano, o que resulta em uma espécie de capa sobre a superfície marinha, que impede a passagem de luz e de oxigênio, causando a morte de vários seres vivos, como peixes e aves marinhas.

Comentário:

de toda energia gerada atualmente no planeta, cerca de 40% vêm do petróleo. O restante divide-se entre carvão, gás natural e outras fontes, como energia nuclear ou hidrelétrica. Entretanto, ele é um exemplo de recurso não renovável, isto é, o seu ciclo de reprodução é muito longo (milhões de anos), então não há como prever sua reposição na natureza. Algumas estimativas calculam que as reservas mundiais de petróleo se esgotarão até o ano de 2050. Se isso se confirmar, a humanidade terá de buscar novas fontes de energia para que a economia mundial não pare.

NÍVEL Difícil

(5)

Sugestões de leitura e pesquisa

LIMA, Paulo César. Pré-sal: novo marco legal e a capitalização da Petrobras. Rio de Janeiro: Synergia, 2011.

“Neste livro há a descrição e a análise do marco legal do setor petrolífero nacional em razão da descoberta da província petrolífera do Pré-Sal e o modelo de capitalização da Petrobras, ocorrido em setembro de 2010. A proposta, portanto, é trazer informações sobre esse assunto.”

MONIE, Frederic. Geografia e Geopolítica do Petróleo. São Paulo: Monet, 2012. “A obra apresenta a caracterização geral da evolução da indústria petrolífera, dos primórdios até a contemporaneidade, bem como destaca a presença das corporações multinacionais do setor e sua importância na integração regional da América do Sul.”

SUGESTÕES DE MULTIMÍDIA

Item 1 – Apresentação – Combustíveis fósseis.

Item 2 – Arquivo – Atividade de revisão - Combustíveis fósseis. Item 3 – Arquivo – Folha-layout para elaboração de notícia.

Referências

Documentos relacionados

Naturalmente a contrapartida destes resultados financeiros está registrada na receita refletindo no lucro bruto e no Ebit e sendo assim o Ebit no 3T15 foi aumentado,

Na Biosfera temos recursos não renováveis, como materiais (minério de ferro e outros) e combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural), que juntamente com

Proibido: uso de fogo, companhia de músicos ao vivo na primeira fase, nudez ou vestimenta que seja imprópria para a classificação do evento (Classificação Livre), animais ou

O sistema urogenital observado nas nove fêmeas do grupo I, segue o padrão descrito a seguir, ilustrado na figura 5. Esquema do sistema urogenital de fêmeas. Os rins

[r]

Em caso de derramamento de líquidos sobre a superfície, utilize um pano seco e limpo de imediato para remover excessos de água ou humidade (de forma prevenir danos no seu

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Para isto, é imprescindível a participação da sociedade interessada na saúde do povo e na defesa do consumidor para a divulgação de informações necessárias para a compreensão