• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DESANTA CATARINA UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CIN Campus Universitário- Trindade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DESANTA CATARINA UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CIN Campus Universitário- Trindade"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DESANTA CATARINA – UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CED

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – CIN Campus Universitário- Trindade

JÔNATAS EDISON DA SILVA jonatasedison97@gmail.com

PROJETO DE REVISTA CIENTÍFICA: Revista Sociedade da Informação

(2)

JÔNATAS EDISON DA SILVA

PROJETO DE REVISTA CIENTÍFICA: Revista Sociedade da Informação

Projeto de pesquisa, apresentado à disciplina de Editoração Científica, do curso de Arquivologia, do Centro de Ciência da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Sob orientação da Professora: Dra. Úrsula Blattmann.

(3)

1 APRESENTAÇÃO ... 5 1.1 Proponente ... 5 1.2 Área do conhecimento ... 5 1.3 Contato Principal ... 6 2 RESPONSABILIDADES ... 6 2.1 Editor chefe... 6 2.2 Equipe editorial... 6 2.3 Editor (a) ... 7 2.4 Avaliadores ... 7 2.5 Revisão ... 7 2.6 Tradutor ... 7 2.7 Publicidade ... 7 2.8 Capista ... 7 2.10 Diagramador ... 8 2.10 Webdesigner ... 8 2.11 Bibliotecário ... 8 3 POLÍTICAS EDITORIAIS ... 8 3.1 Foco e escopo ... 8 3.2 Políticas de seção ... 9

3.3 Processo de Avaliação pelos Pares ... 9

(4)

3.5 Política de acesso livre ... 9

3.6 Indexação em Portais e Diretórios ... 10

4 SUBMISSÕES... 10

4.1 Submissões online ... 10

4.2 Diretrizes para autores ... 10

4.3 Condições para submissão ... 11

4.4 Declaração de Direito Autoral ... 11

4.5 Política de Privacidade ... 12 4.6 Sumário ... 12 5 INFORMAÇÕES ADICIONAIS ... 13 5.1 Histórico ... 13 5.2 Patrocínio da Revista ... 14 5.4 Estatísticas ... 14 5.5 Mapa do Portal... 15 5 CRONOGRAMA ... 15 6 CUSTOS ... 16 REFERÊNCIAS ... 17

(5)

1 APRESENTAÇÃO

A revista eletrônica Sociedade da Informação tem como objetivo a disseminação da informação e do conhecimento para a comunidade cientifica e a contribuição para a sociedade atual. A revista foi criada em 2017, na disciplina com código 7402 de Editoração Cientifica da Universidade Federal de Santa Catarina, do departamento de Ciência da Informação. Sob orientação da professora: Professora: Dra. Úrsula Blattmann e estagiara docente: Juliana Fachin.

A Sociedade da Informação na qual estamos inseridos atualmente define-se como uma possível sociedade com acesso livre a toda informação para que possa gerar conhecimento entre as pessoas que estão inseridas nelas, tornando-os inteligentes em massa. Grupo social com uma organização para inclusão de todos os membros, respeitando suas diferenças e limites, com novos modelos de trabalho, políticas e econômicas.

De acordo com a tabela do CNPQ, a revista Sociedade da Informação está classificada na área maior que é 6.00.00.00-7 - Ciências Sociais Aplicadas, na área do conhecimento com número 6.07.00.00-9, que se refere à Ciência da Informação, porém se classifica também nas subáreas seguintes de 6.07.02.00-1 – Biblioteconomia e 6.07.03.00-8 – Arquivologia. O ISSN (International Standard Serial Number) é um numero de identificação de uma revista, que vai a diferenciar de outro. A revista Sociedade da Informação possui ISSN 0000-0000.

1.1 Proponente

Universidade Federal de Santa Catarina

DISCIPLINA CIN7004 – Editoração Científica Professora: Ursula Blattmann

1.2 Área do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas

Sub-áreas do conhecimento: Ciência da Informação Arquivologia

Biblioteconomia ISSN 0000-0000

(6)

6

1.3 Contato Principal

Jônatas Edison da Silva Graduando

Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Ciências da Educação – Curso de Arquivologia Campus Trindade

Florianópolis – SC 88010-900 - Fone: (048) 3721 3553 E-mail: jonatasedison97@gmail.com

1.4 Contato para Suporte Técnico Jônatas Edison da Silva

Telefone: (48) 999103787

E-mail: jonatas.edison@grad.ufsc.br 2 RESPONSABILIDADES

Uma revista é composta por diversas pessoas que auxiliam na produção, não se faz uma revista sozinho, precisa-se de pessoas de diversas áreas para contribuírem com seu conhecimento.

2.1 Editor chefe

Jônatas Edison da Silva Graduando em Arquivologia

Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação

E-mail jonatasedison97@gmail.com 2.2 Equipe editorial

Jônatas Edison da Silva - Universidade Federal de Santa Catarina Dr.ª Ursula Blattmann – Universidade Federal de Santa Catarina Juliana Fachin - Universidade Federal de Santa Catarina

(7)

2.3 Editor (a)

Jônatas Edison da Silva – Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Eliana Maria dos Santos Bahia – Universidade Federal de Santa Catarina 2.4 Avaliadores

Dr.ª Ursula Blattmann – Universidade Federal de Santa Catarina – E-mail: ursula.blattmann@ufsc.br

Jônatas Edison da Silva – Universidade Federal de Santa Catarina - E-mail: jonatasedison97@gmail.com

Sr Adilson Luiz Pinto - Universidade Federal de Santa Catarina – E-mail: adilson.pinto@ufsc.br

2.5 Revisão

Dr.ª Ursula Blattmann – Universidade Federal de Santa Catarina Juliana Fachin - Universidade Federal de Santa Catarina

2.6 Tradutor

Dr. Emanoel Quartiero - Universidade de Medicinápolis – UMED

Dr. Edgar Alan Poessino - University, Estados Unidos da América do Norte. 2.7 Publicidade

Dr.ª Nanda Costa - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Drª. Anna Danwells Rowan - Hogwarts School of Witchcraft and Wizardry

Professora Eliana Maria dos Santos Bahia – Universidade Federal de Santa Catarina 2.8 Capista

Jônatas Edison da Silva – Universidade Federal de Santa Catarina - E-mail: jonatasedison97@gmail.com

(8)

8

2.10 Diagramador

Juliana Fachin - Universidade Federal de Santa Catarina Hilton Raulino - Universidade Federal do Ceará

2.10 Webdesigner

Jônatas Edison da Silva – Universidade Federal de Santa Catarina 2.11 Bibliotecário

Dr.ª Ursula Blattmann – Universidade Federal de Santa Catarina

3 POLÍTICAS EDITORIAIS

Com a grande proporção de estudos científicos que vem sendo publicado, isso tem ajudado na dispersão do conhecimento para a sociedade, principalmente a área de Ciência da Informação e correlatas, que é uma área do conhecimento nova que está necessitando de novos estudos e campos de pesquisa. As políticas editoriais possibilita o usuário a ter um conhecimento melhor e mais abrangente da revista.

3.1 Foco e escopo

O periódico científico SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO é uma publicação semestral que tem como missão contribuir para a disseminação da informação nas áreas de Biblioteconomia, Ciência da Informação, Arquivologia e áreas correlatas.

O público-alvo da revista é composta por: estudantes, graduandos, professores, pesquisadores e pós-graduandos, e profissionais da informação.

Recebe originais inéditos de artigos resultantes de pesquisa científica; ensaios de caráter teórico fundamentados em revisão de literatura e resenhas de livros publicados nos dois últimos anos e, preferencialmente, com pelo menos um dos autores com título de doutor.

Adota em seu processo editorial a avaliação cega de pares (blind review). Os trabalhos são encaminhados para especialistas no assunto para análise, atendendo aos critérios da política editorial desse periódico. APCs (Taxa de Processamento de Artigo) e Taxa de Submissão

(9)

3.2 Políticas de seção

A revista Sociedade da Informação segue políticas padrão, indexados e avaliados pelos pares.

3.3 Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos e demais publicações, da Revista Sociedade da Informação, passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação.

Os originais de artigos e ensaios submetidos à revista são encaminhados para a apreciação de três pareceristas integrantes do Conselho Editorial, Comissão Editorial ou consultores “ad hoc”. As Resenhas submetidas ao Editor são encaminhadas à apreciação de dois pareceristas. Neste processo, os originais são lidos inicialmente pelo Editor que, se considerar estarem de acordo com a política editorial geral, os remeterá para os pareceristas.

Os originais poderão ser: - Aceitos na íntegra, sem restrições; - Aceitos na íntegra, com algumas alterações; ou, - Rejeitados. Quando houver a necessidade de alterações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, a Comissão Editorial se dá o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o que for solicitado pela Comissão.

A revista Sociedade da Informação, não se responsabiliza e não tem comprometimento com as opiniões de seus autores em seus textos publicados.

3.4 Periodicidade

A revista Sociedade da Informação é semestral. O primeiro número anual é publicado em Junho, e o segundo anal publicado em dezembro.

3.5 Política de acesso livre

A revista Sociedade da Informação oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

(10)

10

3.6 Indexação em Portais e Diretórios

A revista Sociedade da Informação está indexadas nas seguintes Bases de Dados: a) Periódicos CAPES: http://www.periodicos.capes.gov.br

b) SciElo (Scientific Eletronic Library Online): http://www.scielo.org c) ACADEMIC OneFile: http://infotrac.galegroup.com/itweb/aoneed d) DOAJ: https://doaj.org/

e) DRJI: http://www.drji.org 4 SUBMISSÕES

A seguir são orientações, recomendações, diretrizes e informações para a submissão de estudos e trabalhos para a publicação na revista Sociedade da Informação.

4.1 Submissões online

Para submissões online é necessária a realização de um cadastro no sistema da revista Sociedade da Informação, por meio desse cadastro o usuário vai possuir um login e senha. O cadastro é um elemento obrigatório para a submissão de trabalhos.

4.2 Diretrizes para autores

A revista SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO possui alguns critérios que vão orientar os autores a se adequarem em seus textos e estudos. Os textos apresentados poderão ter a forma e dimensões que permitam ser inseridos nas seguintes seções da Revista Sociedade da Informação:

A. Artigo - Texto resultante de uma pesquisa, bibliográfica, documental, experimental ou afins, com resultados baseados numa fundamentação teórica - máxima de 21 laudas; B. Pesquisa em andamento - Texto resultante de reflexão teórica que aprofunda um

tema ou nova abordagem de um tema/assunto relevante para a área de Ciência da Informação - máxima 19 laudas;

C. Resenhas - Texto que apresente uma apreciação crítica de livros recém-editados na área de Ciência da Informação, Sociedade da Informação e áreas correlatas - máximo de 10 laudas.

(11)

4.3 Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word e OpenOffice. 3. URLs para as referências foram informadas quando possível.

4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas. 4.4 Declaração de Direito Autoral

A Revista Sociedade da Informação proporciona acesso público a todo seu contéudo, seguindo o príncipio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercambio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crecimento da leitura e citação do trabalho de um autor.

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

A seguir um breve resumo da Lei 6910/1998: pelo direito de autor, o criador de uma obra intelectual (literária, artística ou científica) deve ser recompensado pelo uso dessa produção. Assim, os possíveis beneficiados, entre eles os músicos, compositores, escritores,

(12)

12

cineastas, escultores, pintores e arquitetos, recebem uma retribuição pela divulgação e pela exploração de suas obras. O intuito maior é garantir àqueles que as criaram uma compensação e um estímulo para que continuem criando.

As obras estão protegidas desde o momento da criação e, por isso, seu criador não é obrigado a registrá-la, embora isso seja possível. Os direitos autorais são importantes para todas as etapas da cultura, justamente por significarem uma economia gigantesca em circulação: criação, produção, distribuição, consumo e aproveitamento dos bens culturais.

No Brasil, a Lei nº 9.610, de 1998 regula os direitos autorais, cuja gestão está a cargo da Diretoria de Direitos Intelectuais, do Ministério da Cultura (MinC). Obras e invenções que não sejam de caráter literário, artístico ou científico, como programas de computador, embora sejam protegidas pelos direitos autorais, estão sob responsabilidade do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e são reguladas pela Lei nº 9.609, também de 1998.

Há o entendimento geral de que a lei não serve para o mundo digital, que segue lógicas diferentes de gravação e reprodução. Chegou-se assim ao Anteprojeto de Lei de Modernização da Lei de Direitos Autorais, que visa à elaboração de medidas para ampliar, descentralizar e unificar um sistema de registro de obras, em plataforma digital, para os autores saberem onde as obras estão sendo utilizadas.

4.5 Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

4.6 Sumário

A seguir o sumário da primeira edição da Revista Sociedade da Informação, v. 1, n. 1 (2017).

1. Editorial:

A. Editorial – Jonatas Edison da Silva – PDF – p. 1-2 2. Artigos

(13)

A. O futuro da Ciência da Informação na Era Digital – Jônatas Edison da Silva – PDF – p. 3-7

B. Competência em Informação nas universidades – Jônatas Edison da Silva – PDF – p. 8-15

C. Conceito de Sociedade da Informação e histórico - Jônatas Edison da Silva – PDF – p. 16-20

D. Competência em Informação - Dra. Regina Celia Baptista Belluzzo Baptista Belluzzo – MP3 – p. 21-22

E. Como o acesso a informação pode ajudar na inclusão digital – Jônatas Edison da Silva – MP4 – p. 23-26

F. Letramento Digital e as redes sociais – Jônatas Edison da Silva – JPG – p. 27 -28 3. Resenhas

A. Resenha crítica de "Cibercultura" de Pierre Lévy - Jônatas Edison da Silva – PDF – p. 29-34

4. Créditos

A. Expediente da SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO, ISSN 0000-0000, Florianópolis v.27, n. 1, jan./jun., 2017 - Jônatas Edison da Silva – PDF – p. 35-37.

5 INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Além das informações fornecidas acima, existem uma serie de aspectos que uma revista possui para ser tornar visível e também atrativa para seu usuário. A seguir, nas subseções desse tópico é apresentado particularidades da revista Sociedade da Informação. 5.1 Histórico

A Revista Sociedade da Informação elaborada na disciplina CIN7402 - Editoração Cientifica do curso em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina. É um periódico científico eletrônico, com uma abrangência nacional e internacional na área de Ciência da Informação e outras áreas afins, como Arquivologia e Biblioteconomia.

(14)

14

5.2 Patrocínio da Revista

Editora: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), departamento de Ciência da Informação, disciplina Editoração Cientifica, sendo obrigatória no currículo do núcleo comum, para os três cursos do departamento de Ciência da Informação: Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação. Agência de fomento: ao departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Agradecimento especial a disciplina de Editoração Cientficia, da Professora: Dr. Úrsula Blattmann, a Professora Juliana Fachin e um agradecimento a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pela oportunidade no Curso em Arquivologia em podemos elaborar uma revista cientifica.

5.4 Estatísticas

As estatísticas abaixo são representativas para o ano de dois mil e dezessete (2017). A. Edições publicadas: 1

B. Itens publicados: 9 C. Total de submissões: 11 D. Avaliados pelos pares: 7 E. Aceito: 7 (100%)

F. Tempo de avaliação: 0 G. Tempo até a publicação: 11

H. Usuários cadastrados: 498 (87 nova(s)) I. Leitores cadastrados: 1 (1 nova(s))

(15)

5.5 Mapa do Portal

Imagem: Mapa do Portal

Fonte: http://oficinas.incubadora.ufsc.br/index.php/Jonatassilva/about/siteMap

5 CRONOGRAMA

O cronograma é um elemento fundamental na elaboração de uma revista cientifica, pois serve como um planejamento de como tudo vai ocorrer em espaço de tempo e as etapas envolvidas. A tabela abaixo demonstra as etapas do recebimento de um trabalho até a sua publicação final, ou seja, aceitação para a revista.

(16)

16

Quadro 1: Cronograma das etapas para publicação

Etapas

Meses

1 mês 2 mês 3 mês 4 mês 5 mês 6 mês Recebimento do artigo X

Envio e avaliação por parte do editor

X

Avaliação por pares X

Revisão X

Normalização X

Tradução X

Encaminhar para as correções por parte do

autor e editor

X

Submissão dos artigos para a revista X Desenvolvimento da capa X Publicação da edição X TOTAL 6 MÊSES

Fonte: Elaboração do próprio autor

6 CUSTOS

Abaixo está representado, o orçamento com os custos para a elaboração da Revista Sociedade da Informação, com aspectos de infraestrutura e equipe.

Quadro 1: Orçamento semestral

Fonte: Elaboração do próprio autor

Equipe Editorial Custo semestral - Valores

Revisor R$ 3.000 Tradutor R$ 5.000 Webdesigner R$ 4.000 Publicidade R$ 4.000 Editor R$ 25.000 Capista R$ 10.000 Avaliadores R$ 15.000 Diagramador R$ 4.000 Bibliotecário R$ 3.000

Ambiente/Infraestrutura Custo semestral - Valores

Hospedagem R$ 3.000

Equipamentos/Manutenção R$ 10.000

Sala R$ 4.000

(17)

REFERÊNCIAS S

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6021: Informação e documentação – Publicação periódica técnica e/ ou científica - Apresentação. São Paulo : ABNT, 2016. 14 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6022: Informação e documentação – Artigos em publicação periódica impressa - apresentação. São Paulo: ABNT, 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação - Referências – Elaboração. Rio de janeiro, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6024: Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento – Apresentação. Rio de janeiro, 2016. 4 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027: Informação e documentação - Sumário – Apresentação. Rio de janeiro, 2016. 3 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: Informação e documentação - Resumo – Apresentação. Rio de janeiro, 2003. 2 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6030: Ordem alfabética. Rio de Janeiro, 1989.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6032: Abreviação de títulos de periódicos e publicações seriadas. São Paulo : ABNT, 1989.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 10525: Informação e documentação - Numeração Internacional para Publicações Seriadas - ISSN. São Paulo: ABNT, 2005.

BLATTMANN, Úrsula; BOMFÁ, Cláudia Regina Ziliotto. Gestão de conteúdos em bibliotecas digitais: acesso aberto de periódicos científicos eletrônicos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, 2006. v. 2, n.1. p. 41-56, 2006. Disponível em: < http://143.106.108.58/seer/ojs/ojs/viewarticle.php?id=16&layout=abstract >.

(18)

18

BLATTMANN, Ursula. Editoração científica. Disponível em: <http://editora.wikidot.com>. BLATTMANN, Ursula. Oficinas sobre o OJS/SEER. Disponível em: <http://oficina-seer.wikidot.com>.

BLATTMANN, Ursula. Publicações científicas e o papel do editor. Revista O QI, Santa

Maria, RS, v. 1, p. 18-23, 2012. Disponível em:

< issuu.com/luizabetat/docs/revista_oqi_visualizacao >. Acesso em: 31 jul. 2017.

BRASIL. Congresso. Lei n. 10.944, de 14 de dezembro de 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Lei/L10994.htm >.

BRASIL. Congresso. Lei n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9610.htm>.

CNPq (Org.). Tabela de Áreas do Conhecimento. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/documents/11871/24930/TabeladeAreasdoConhecimento.pdf/d192ff6b-3e0a-4074-a74d-c280521bd5f7. Acesso em 29 out. 2017

Referências

Documentos relacionados

Os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital serão avaliados pela Comissão Organizadora Responsável Pela Condução Do Processo De Ingresso

Atrav´ es do estudo da classifica¸ c˜ ao das equa¸ c˜ oes diferenciais lineares no plano, de campos de vetores para a an´ alise dos retratos de fases das equa¸ c˜ oes diferenciais

Nº ONU/ID Não regulamentado Nome apropriado para embarqueNão regulamentado Classe de perigo Não regulamentado Grupo de embalagem Não

Quino (figura 115): exsudado fenólico vermelho escuro comumente encontrado na casca ou nas madeiras de eucalipto. A forma mais encontrada é a anelar, com cerca de 2-3mm de

Foi observada taxa de permeação cutânea superior da rutina em etossomas em comparação com a rutina livre, assim, etossomas contendo rutina tornam-se um possível ingrediente ativo

Tendo por base as citadas dimensões do Conhecimento, da Prática e do Engajamento Profissionais, suas competências específicas e correspondentes habilidades, este Parecer define

Embora os estudos de crianças com doença de Graves tratadas com doses ablativas de radioiodo não revelem risco aparente de aumento da incidência de câncer de tireóide, estudos a

Para obter informações mais detalhadas sobre papéis e outros materiais suportados, imprima a página de Dicas sobre o papel:.. No painel de controle da impressora, selecione