• Nenhum resultado encontrado

: Brapci ::

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share ": Brapci ::"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

P

á

g

in

a

4

3

2

EXPEDIENTE

CONSELHO EDITORIAL

Andréia Sousa da Silva – andreia.ssilva@gmail.com – Vice-Presidente da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB). Editora de Texto/Revisão da Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora Associada do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina – NEAB/UDESC.Bacharela em Biblioteconomia- Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Camila Koerich Burin – camilaburin@gmail.com – Bibliotecária do Instituto Federal de Educação de Santa Catarina (IFSC). Presidente da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB). Editora de Layout da Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bacharela em Biblioteconomia – Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Deborah Matias Gomes – dehgomes@gmail.com – Bibliotecária Documentalista no SENAC/SC – Assistente de Documentação na Faculdade de Tecnologia SENAI de São José. Primeira Secretária da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB). Editora de Texto/Revisão da Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. Bacharela em Biblioteconomia – Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

(2)

P

á

g

in

a

4

3

3

Evandro Jair Duarte – dujaev@gmail.com – Fundação Catarinense de Cultura (Biblioteca Pública de Santa Catarina) – Bibliotecário do Setor de Obras Raras. Diretor da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB). Editor-Gerente da Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. Coordenador do Grupo Especializado em Bibliotecas Públicas (GEBP). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão da Informação e Inovações Tecnológicas pela Universidade Internacional de Curitiba (FACINTER). Bacharel em Biblioteconomia – Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Franciele Carneiro Garcês da Silva – francigarces@yahoo.com.br - Diretora Técnica da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB). Editora de Layout da Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBCT/UFRJ. Pesquisadora Associada do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina – NEAB/UDESC. Graduada em Biblioteconomia – Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Kátia Maria Costa – katiacostaacb@gmail.com – Bibliotecária da Biblioteca Pública da Fundação de Cultura de Brusque. Diretora Financeira e de Captação de Recursos da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB). Editora de Texto/Revisão da Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharela em Biblioteconomia – Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Priscila Machado Borges Sena – priscilambs@gmail.com – Editora de Relacionamento e de Texto/Revisão da Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão do Conhecimento pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (UFMT).

(3)

P

á

g

in

a

4

3

4

AVALIADORES

Adilson Luiz Pinto - Doutor em Documentação pela Universidad Carlos III de Madrid (2007). Mestre em Documentação Audivisual pela Universidad Carlos III de Madrid (2006). Mestre em Ciência da Informação pela PUC-Campinas (2004). Graduado em Biblioteconomia pela PUC-Campinas (2000).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777622H7

Alan Curcino Silva - Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701235J6

Alexandre Ribas Semeler – Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS.

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718263P2

Amanda de Queiroz Bessa - Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713321A6

Ana Claudia Perpétuo de Oliveira da Silva - Doutoranda em Ciência da Informação (UFSC). Mestre em Ciência da Informação (UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790727H8

Andréia Sousa da Silva - Mestranda do Curso de Ciência da Informação do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732383Z1

Angélica Conceição Dias Miranda - Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Mestre em Engenharia de Produção (UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797022U8

Araci Isaltina Hillesheim - Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798522H4

Augiza Karla Boso - Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

(4)

P

á

g

in

a

4

3

5

Bernadete Campello – Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787111J7

Camila Koerich Burin - Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779609J0

Camila Monteiro de Barros - Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248920T6Carlos Araújo

Carlos Alberto Ávila Araújo – Pós-doutor pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Comunicação Social. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769130P2

Caroline Santos de Cisne – Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC). Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130837J8

Clarice Fortkamp Caldin – Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGLit/UFSC). Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGLit/UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772128T7

Danielly Oliveira Inomata - Doutoranda em Ciência da Informação do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Mestre em Ciência da Informação do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773496Y1

Djuli Machado De Lucca - Doutoranda em Ciência da Informação do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Mestre em Ciência da Informação do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4324750D7

Eduardo Michelotti Bettoni– Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná.

(5)

P

á

g

in

a

4

3

6

Eduardo Silveira - Doutorando em Ciência da do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Mestre em Ciência da Informação do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4465009U5

Eduardo Valadares da Silva– Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267494Y5

Elaine Rosângela de Oliveira Lucas – Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação da USP com estágio sanduíche na Universidad Carlos III de Madrid (UC3M). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767071E7

Eliane Fioravante Garcez– Doutoranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN/UFSC). Mestre em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN/UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236187A8

Elisa Cristina Delfini Corrêa – Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790751H8

Elizete Vieira Vitorino – Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727012E7

Erinaldo Dias Valério - Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4201097Y3

Fabiano Cataldo de Azevedo - Doutorando em História Política na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4522492A6

Fabiano Tadeu Grazioli –Doutorando em Letras pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em Letras – Estudos Literários pela Universidade de Passo Fundo.

(6)

P

á

g

in

a

4

3

7

Fabrício José Nascimento da Silveira– Doutor em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711029D6

Fernanda de Sales – Doutora em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779713H5

Francisca Rasche – Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767630Z6

Gabriela Belmont Farias –Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138711E5

Gisela Eggert-Steindel - Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785253T4

Gregório Jean Varvakis Rados –Doutor em Manufacturing Engineering pela Loughborough University of Technology. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade do Rio Grande do Sul.

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781008J1

Gustavo Miranda Caran –Doutorando em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência da Informação (IBICT). Mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência da Informação (IBICT).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559911P5

Helio Aisenberg Ferenhof –Doutor em Engenharia de Produção (PPGEP/UFSC). Mestre em Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4487097P6

Hellen Beatriz Frota Rozados – Doutora em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS). Mestre em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705793J2

Igor Soares Amorim - Doutorando em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Mestre em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC).

(7)

P

á

g

in

a

4

3

8

Ilaydiany Cristina Oliveira da Silva - Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/IBICT). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4462002Y0

Janaina Ferreira Fialho– Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4107509D2

João Arlindo Santos Neto - Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4413068P5

Jorge Moisés Kroll do Prado - Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Mestre em Gestão de Unidades de Informação e bacharel em Biblioteconomia, ambos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4437937H5

Juliana Fachin –Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4445872E9

Karla Viviane Garcia Moraes - Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779670P2

Letícia Silvana dos Santos Estácio – Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4949535Z7

Leyde Klebia Rodrigues da Silva – Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4242207T2

Lidiane dos Santos Carvalho– Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (PIBCT/MCTi). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

(8)

P

á

g

in

a

4

3

9

Luciana Ferreira da Costa - Doutoranda em História e Filosofia da Ciência especialidade Museologia pela Universidade de Évora (UE), Portugal. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4265479D7

Luciane Paula Vital – Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716327D9

Lucileide Andrade de Lima do Nascimento – Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (PPGCIN/UnB). Mestre em Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade do Espírito Santos (UFES).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4220725T0

Luiza da Silva Kleinubing – Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4238055A2

Manuela Soares da Fonseca - Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4436761Z6

Maria Amélia Teixeira da Silva – Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4290326D0

Marli Dias de Souza Pinto – Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763985J0

Marli Machado de Souza – Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716488J3

Miriam de Cássia do Carmo Mascarenhas Mattos – Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

(9)

P

á

g

in

a

4

4

0

Moisés Lima Dutra Doutor em Computação pela Universidade de Lyon1 (França). Mestre em Engenharia Elétrica.

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763196T1

Mona Cleide Quirino da Silva Farias – Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4430921E0

Nivaldo Oliveira –Especialista em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Escola de Biblioteconomia de Formigas do Centro Universitário de Formiga (UNIFOR). Bibliotecário da Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais.

Noeli Viapiana –Mestranda em Gestão da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/UDESC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759699Y7

Orestes Trevisol Neto - Mestre em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4449576J9

Pietro Otávio Santiago da Silva – Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade do Porto (Portugal).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4275157P8

Priscila Machado Borges Sena – Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4299380Z7

Roberto Fabiano Fernandes –Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4533998P2

Rodrigo Fernando Galvão de Siqueira –Mestrado em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4511607P0

Ronaldo Ferreira de Araújo – Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

(10)

P

á

g

in

a

4

4

1

Sonali Paula Molin Bedin - Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774212D4

Thalita da Silva Coelho– Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4305477U3

Tiago Rodrigo Marçal Murakami –Mestrando em Gestão da Informação pelo Mestrado Profissional em Gestão da Informação da Universidade de São Paulo (USP).

Lattes– http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742980P4

Ursula Blattmann –Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC).

(11)

P

á

g

in

a

4

4

2

AUTORES

André Vieira de Freitas Araújo – Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBG-FAACC-UFRJ). E-mail: armarius.araujo@gmail.com

Carla Rosane da Silva Tavares Alves – Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduada em Direito pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Graduada em Letras-Português/Inglês pela Associação de Professores de Cruz Alta (APROCRUZ). Professora Adjunta da Universidade de Cruz Alta. E-mail: ctavares@unicruz.edu.br

Carlos Alexandre Oliveira – Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Gestão& Organização do Conhecimento pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Sociologia Política pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Biblioteconomia pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ). Graduado em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). E-mail: carlos.ufscar@gmail.com

Criselen Jarabiza – Mestranda em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Especialista MBA em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Tecnologia de Curitiba (FATEC). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG). E-mail: crysbiblio@yahoo.com.br

Danielle Borges Pereira – Graduanda em Biblioteconomia – habilitação em gestão da informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista de Ensino vinculada ao Laboratório de Produção Comunicação e Memória Científica (CienLAB/UDESC). E-mail: danielle.borges.pereira@gmail.com

Danielly Oliveira Inomata – Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Especialista em Planejamento e Gerenciamento de Águas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atua como pesquisadora no Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência da Informação (UFAM), no Grupo de Pesquisa: Informação, Tecnologia e Sociedade (UFSC) e no Núcleo de Gestão para Sustentabilidade - NGS (UFSC). É consultora AdHoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Atuou como professora conteudista em Educação à Distância. E-mail: inomata.danielly@gmail.com

(12)

P

á

g

in

a

4

4

3

Elaine Monteiro-Seidler de Moura – Especialização em andamento em Gestão Empresarial pela Faculdade Municipal de Palhoça (FMP). Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Letras-Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: elaine.ms.demoura@gmail.com

Elaine Rosângela de Oliveira Lucas Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo (USP), com estágio sanduíche na Universidad Carlos III de Madrid. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo) e do Departamento de Biblioteconomia (DBI). E-mail: lani@udesc.br

Elizete Vieira Vitorino – Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Departamento de Ciência da Informação (CIN), Centro de Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina, Curso de Biblioteconomia. Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) em nível de Mestre e doutorado. Líder do Grupo de Pesquisa GPCIn - Competência em Informação, cadastrado no CNPq e certificado pela UFSC. Concluiu estágio pós-doutoral, financiado pela CAPES, na Faculdade de Letras (FLUP), da Universidade do Porto (UP), Portugal, no período de jan. 2015 a jan. 2016. E-mail: elizete.vitorino@ufsc.br

Fernanda de Sales – Doutora em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestre Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UDESC). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora assistente da Universidade do Estado de Santa Catarina, lotada no Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação - DBI. Professora do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação (PPGInfo/UDESC) Membro do GPINFO - Grupo de Pesquisa em Informação (Cultura Impressa e Digital). Linha de Pesquisa Informação, Sociedade e Memória. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia. E-mail: fernanda_faed@yahoo.com.br

Genilson Geraldo - Graduando do Curso de Biblioteconomia do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalha na Assessoria Jurídica da Eletrosul Centrais Elétricas, como assistente jurídico com especialidade em Análise e Distribuição de intimações judiciais, petições iniciais, assistência e suporte aos processos jurídicos, em busca de informações e documentos como subsídios de defesas em prol da empresa. Vice-Coordenador do Grupo Especializado em Bibliotecas Públicas – GEBP, da Associação Catarinense de Bibliotecários – ACB. E-mail: genilsongeraldo.biblio@gmail.com

(13)

P

á

g

in

a

4

4

4

titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Depto de Engenharia do Conhecimento.E-mail: g.varvakis@ufsc.br

Helen Moro De Luca – Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bibliotecária da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC). E-mail: helen.mdeluca@gmail.com

Igor Soares Amorim – Doutorando em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Mestre em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Graduação em Ciência da Informação, Documentação e Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professor substituto do departamento de Ciência da Informação, atuando nas graduações de arquivologia e biblioteconomia. Compõe os grupos de pesquisa Núcleo de Estudos em Informação e Mediações Comunicacionais Contemporâneas (NEIMCOC/UFSC), Deleuze e a Ciência a Informação (USP) e Organização do Conhecimento e Gestão Documental (UFSC). E-mail: igao.sa@gmail.com

Irajayna de Souza Lage Lobão – Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). E-mail: iraph13@gmail.com

Jean Fernandes Brito – Mestrendo em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) pela Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília. E-mail: jjeanfernandes@gmail.com

Jorge Moisés Kroll do Prado – Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Gestão de Unidades de Informação e bacharel em Biblioteconomia, ambos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Coordenador da Rede de Bibliotecas do SENAC em Santa Catarina. E-mail: jorge.exlibris@gmail.com

Josiane Fonseca da Cunha–Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). E-mail: bibliotecariajoss@gmail.com

(14)

P

á

g

in

a

4

4

5

Keitty Rodrigues Vieira – Mestranda em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Graduada em Biblioteconomia – Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Membro do Grupo de Pesquisa Organização do Conhecimento e Gestão Documental (UFSC). E-mail: keitty_rodriguesvieira@hotmail.com

Leolíbia Luana Linden – Doutoranda em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Mestre em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa Organização do conhecimento e Gestão Documental (UFSC). E-mail: leolibialuana@gmail.com

Letícia Silvana dos Santos Estácio - Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Linha de pesquisa: Organização, representação e mediação da informação e do conhecimento, Eixo: Produção e comunicação da informação. Mestre em Ciência da Informação pela UFSC (2016). Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares pela UFSC (2015). Bacharel em Biblioteconomia pela UFSC (2012). Faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Competência em Informação (GPCIn), Grupo de Pesquisa em Informação, Tecnologia e Sociedade (GRITS)e Grupo de Bibliotecários da Área Escolar de Santa Catarina (GBAESC). E-mail: leticiasestacio@gmail.com

Lucas Mendes – Graduando de Biblioteconomia – Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDEC). E-mail: mendes.lucas@outlook.com.br

Luciana Bergamo Marques – Mestranda em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Especialista em Administração, Gestão Pública e Políticas Sociais pela Faculdade Dom Bosco. Graduada em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa Organização do conhecimento e Gestão Documental (UFSC). E-mail: bergamota.marques@gmail.com

(15)

P

á

g

in

a

4

4

6

Márcio Matias – Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Ergonomia (1995). Graduação em Ciência da Computação (1988). Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da UFSC, e membro do grupo de pesquisa ITI-RG (Inteligência, Tecnologia e Informação), atuando nos temas: Tecnologias da Informação e da Comunicação, Representação da Informação, Recuperação da informação, Inovação, Arquitetura da Informação, Usabilidade, Interação Humano-Computador, User Experience, Webometria, Cibermetria. E-mail: matias97@gmail.com

Maria Lourdes BlattOhira – Mestre em Biblioteconomia na área de concentração de Planejamento e Administração de Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP (1998). Especialização em Gestão de Arquivos Públicos e Empresariais pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2004). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (1976). Foi professora titular do Curso de Biblioteconomia - Habilitação em Gestão da Informação do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Foi Membro da Comissão Própria de Avaliação da UDESC. Foi Presidente do Comitê Permanente de Gestão Documental da UDESC. Coordenadora de Documentação da Pró-Reitoria de Planejamento e do Sistema de Gestão Documental da Universidade do Estado de Santa Catarina. Vice-Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 14ª Região. E-mail:blattohira@gmail.com

Marilene dos Santos Franceschi – Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista MBA em Recursos Humanos pelo Centro de Ensino Superior de Chapecó. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bibliotecária da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). E-mail: marilene.franceschi@udesc.br

Marisa Brascher Basílio Medeiros – Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) com período sanduíche em Université de Nice Sophia Antipolis (França). Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Diretora Adjunta (1999-2000) e Diretora (2002-2003) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação - IBCT (2006-2008). Vice-Diretora da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação (2005-2009). Líder do Grupo de Pesquisa Organização do Conhecimento e Gestão Documental. E-mail: marisa.brascher@gmail.com

(16)

P

á

g

in

a

4

4

7

Orestes Trevisol Neto - Técnico em Administração pela Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná, graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Mestre em Ciência da Informação - UFSC. Foi tutor presencial do curso de Especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares UAB/CIN/UFSC, polo Florianópolis. É Professor tutor no curso de Biblioteconomia EaD da UNOCHAPECÓ e bibliotecário da UDESC/Pinhalzinho. É avaliador da Revista ACB. Possui interesse em comunicação científica, bibliometria, cienciometria e institucionalização científica e moda enquanto campo de conhecimento. Compõe o grupo de pesquisa, Núcleo de Estudos em Informação e Mediações Comunicacionais Contemporâneas – NEIMCOC. E-mail: orestes_tn@hotmail.com

Patrícia Mousquer - Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), 2015. Especialização em Gestão Estratégica, Inovação e Conhecimento pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB), 2013. Graduação em BIBLIOTECONOMIA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2011. Estudante de Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bibliotecário/documentalista do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Professora do curso de Biblioteconomia da Universidade de Caxias do Sul. E-mail: pmousquer@ucs.br

Sirlene Pintro – Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora do Núcleo de Gestão para a Sustentabilidade (NGS-UFSC). E-mail: sirlene23@gmail.com

Tânia Regina da Rocha Unglaub - Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1983). É Professora na Universidade do Estado de Santa Catarina, e atua no Departamento de Pedagogia a Distância do Centro como professora e coordenadora de Estágio de Centro do CEAD/UDESC. É coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pedagogia a Distância É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas da UDESC. Atua no Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação, da FAED/UDESC, na linha de Informação, Sociedade e Memória. E-mail: tania.unglaub@udesc.br

Viviane Carolina de Paula – Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). E-mail: depaulavivica@gmail.com

(17)

P

á

g

in

a

4

4

8

EDITOR DESTE NÚMERO

Evandro Jair Duarte Andréia Sousa da Silva

HOSPEDAGEM DA REVISTA

Lepidus Tecnologia– Link: https://lepidus.com.br/

APOIO

Universidade Comunitária de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

AGRADECIMENTOS

A toda equipe da Diretoria da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB).

Ao Orestes Trevisol Neto, Coordenador da 35ª edição do Painel de Biblioteconomia em Santa Catarina

A Daniella de Oliveira Inomata, Coordenadora do Curso de Biblioteconomia da UNOCHAPECÓ

Aos alunos do Curso de Biblioteconomia da UNOCHAPECÓ

Equipe da Comissão Organizadora

Equipe da Comissão Técnico-Científica.

Aos colaboradores da UNOVirtual e bibliotecários da Biblioteca da UNOCHAPECÓ

Aos palestrantes Oswaldo Francisco de Almeida Junior, Raphael Cavalcante, Marco Antônio de Almeida, Ana Cláudia Perpétuo Oliveira, Jorge Moisés Kroll do Prado e Divino Ignácio Ribeiro Junior

Aos Avaliadores da Revista ACB já mencionados na seção Avaliadores.

Aos associados da ACB que participaram e apoiaram a realização dessa edição do Painel Biblioteconomia em Santa Catarina

Às Universidades UNOCHAPECÓ, UDESC, UFFS e UFSC

Aos patrocinadores EBSCO e UNOCHAPECÓ, e à METALPOX, como apoiadora do evento

Referências

Documentos relacionados

Camundongos fêmeas C57BL/6 foram divididas em cinco grupos: Controle (C): recebeu dieta controle e não foi induzido artrite; Açaí (AÇ): recebeu dieta suplementada com açaí e

16 Somente ocorre nos casos de 9ato do produto ou seri0o6 produto ou seri0o6.. resposta correta =5 Pode ocorrer e4cepcionalmente tanto no 9ato. nature@a do acordo = 8ilateral

Logo de rematar a camiñada aloxámonos no HOTEL INATEL PIODAO**** que será a nosa base para esta viaxe.. 255 € Exclusivamente socios propios ou de clubs

Para tanto, analisamos documentos como legislação, livros de atas, correspondências da Escola Normal e da Instrução Pública, Programas de Ensino da Escola Normal

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IC - Instituto de Criminalística IML - Instituto Médico Legal IPEA - Pesquisa Econômica Aplicada MDPI - Morte decorrente

Trata-se de um estudo descrito cujo objetivo principal foi o de transcrever de forma clara e objetiva queixas (sinais e sintomas) de pacientes usuários de um serviço de

Assim, o entrelaçamento das formas criativas humanas com outras formas de vida produziram “paisagens multiespécies” que estão sob risco eminente de destruição e invasão

Todos os trabalhadores devem receber formação sobre os procedimentos a seguir; deve ser facultada toda a informação sobre o uso dos equipamentos de protecção e de combate a incêndios