• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO SEMESTRAL DE ATIVIDADES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO SEMESTRAL DE ATIVIDADES"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO SEMESTRAL DE ATIVIDADES

Goiânia

julho/2015

(2)

SUMÁRIO

1) Apresentação. 2) Atividades Administrativas. 3) Atividades Pedagógicas. 4) Atividades em Projetos Especiais. 5) Conclusão.

______________________________________________________

1) Apresentação

O presente relatório tem por objetivo destacar os trabalhos desenvolvidos pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás durante o primeiro semestre de sua nova gestão, 01/2015.

Para a finalidade acima, apresentamos as atividades desenvolvidas por cada órgão de sua estrutura e, ao final, uma análise do trabalho desenvolvido. Estas ações, abaixo mencionadas, estão de acordo com as áreas de atuação de cada programa previsto no Regimento Interno da Escola.

2) Atividades Administrativas

A Seção Administrativa da Escola do Legislativo realizou importantes trabalhos nos primeiros meses de 2015, destacando-se atividades de organização da Biblioteca, infraestrutura de informática, diagnóstico das condições da Escola do Legislativo, quando da posse da nova direção, resgate da história da criação da Escola, documentação e formalização de todos os atos da Seção, dentre outros.

Detalhadamente, as ações são as que seguem.

Biblioteca, projetos desenvolvidos até o momento:

Reclassificação do acervo (de acordo com o padrão "Classificação Decimal de Dewey ou CDD");

(3)

Contagem: 807 livros, 13 mídias digitais e 44 revistas;

Etiquetação do acervo (de acordo com CDD e SEQUENCIAL e organização das divisões, para melhor localização);

Catálogo digital da biblioteca, como forma de registro e de busca facilitada.

Infraestrutura de Informática, projetos desenvolvidos até o momento:

mudança do laboratório para a sede da Escola do Legislativo, antes estava nas dependências da Secretaria de Recursos Humanos;

estruturação da rede sem fio, para conectar na rede da assembleia;

criação de pasta institucional, para guarda e segurança dos arquivos digitais da Escola;

Reestruturação da SAEL em Unidades administrativas, cada uma absorvendo parte das atribuições da SAEL e tendo um servidor responsável.

Unidade I – Central;

Unidade II – Impressão;

Unidade III – Laboratório de Informática;

Unidade IV – Biblioteca;

Unidade V – Recepção.

Resgate da história de criação da Escola do Legislativo (levantamento da legislação e da atribuição do nome João Divino).

Documentação e formalização de todos os atos da SAEL, como: registro de atas das reuniões do Conselho, controle de uso do

(4)

laboratório e do auditório da Escola e elaboração de documentos dentro dos padrões de redação oficial.

Elaboração de um fluxograma de aprovação e execução dos cursos;

Participação do XXV encontro da Abel;

Prorrogação do contrato de locação do aluguel da sede da Escola do Legislativo;

Execução dos projetos de cursos elaborados pelas Seções Pedagógica e de Projetos Especiais (inscrições, crachá, certificados, material de apoio, etc.).

3) Atividades Pedagógicas – Seção Pedagógica

A Seção Pedagógica colaborou ao longo do primeiro semestre na execução de atividades coordenativas entre as seções, empenhada na realização de consulta às diretorias e secretarias da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás sobre possíveis cursos de capacitação a serem realizados pela Escola do Legislativo e realizando ampla consulta de opinião entre os servidores.

A Pesquisa de opinião sobre capacitação e formação dos servidores da Assembleia Legislativa, realizada pela Escola do Legislativo, com o suporte da Secretaria de Tecnologia da Informação, ocorreu entre os dias 11 e 29 de maio de 2015, resultando na participação válida de 489 servidores, sendo 28% destes efetivos e 78% comissionados.

Apesar da mencionada pesquisa ter utilizado a intranet para concentrar as informações coletadas, estando disponível a qualquer hora do dia aos servidores, foi realizada coleta de dados junto aos servidores em questionários físicos em 20 de maio de 2015, contribuindo de modo significativo para a pesquisa.

(5)

A referida pesquisa constitui um processo participativo no qual os servidores da Casa manifestaram suas preferências e necessidades, resultando na elaboração de planejamento de 23 cursos, organizados em nove áreas de conhecimento, encaminhado ao Presidente e ao Diretor-Geral da Assembleia Legislativa de Goiás.

Das atividades realizadas pela Escola do Legislativo, elaboradas a partir da Seção Pedagógica, totalizam dez atividades distintas, entre seminários, cursos, palestras e treinamentos, capacitando 741 servidores entre fevereiro e junho de 2015.

A seguir, detalhamento das atividades do semestre da Seção Pedagógica:

(6)

Quadro sumário de atividades de capacitação – Seção Pedagógica - 1º semestre de 2015 n. Atividade Parceria/Colaboração Data n. de

turmas n. de inscritos n. de participantes Avaliação Geral (positiva) 1 SEMINÁRIO DE NOÇÕES BÁSICAS

PARA O BOM ASSESSORAMENTO PARLAMENTAR

Procuradoria, Diretoria de Tecnologia da Informação e Secretaria de Controle Interno

24/fev./15 1 173 162 87%

2 CURSO BÁSICO SOBRE A ATIVIDADE PARLAMENTAR

Procuradoria 09/mar./15 1 191 170 88%

3 PALESTRA: DIREÇÃO DEFENSIVA E LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

Secretaria Municipal de Trânsito – Prefeitura de Goiânia

25/mar./15 1 15 27 96%

4 OFICINA SOBRE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA - 26/mar./15 1 08 08 96% 5 TREINAMENTO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ATIVIDADE PARLAMENTAR Secretaria de Tecnologia e Informação 13/mar./15 20/mar./15 27/mar./15 10 114 65 98% 6 SEMINÁRIO DE PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES PARA SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar do Estado de Goiás

10/abr./15 1 124 109 92%

7 CAPACITAÇÃO SOBRE SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS (Etapa 1 – Mesa Redonda)

Procuradoria, Secretaria de Tecnologia da Informação e Secretaria de Recursos Humanos

27/mai./15 1 8 10 100%

8 CAPACITAÇÃO SOBRE SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS (Etapa 2 – Capacitação de Chefes) Secretaria de Tecnologia da Informação e Secretaria de Recursos Humanos 1º e 8/jun./15 8 93 63 98%

9 CURSO PILOTO DE QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO

- 9 e

11/jun./15

2 27 26 92%

10 CAPACITAÇÃO SOBRE SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS (Etapa 3 – Capacitação de Servidores) Secretaria de Tecnologia da Informação e Secretaria de Recursos Humanos 15/jun./15 6 109 101 96% 32 862 741

(7)

4) Atividades em Projetos Especiais – Seção de Projetos

Especiais

A seção de projetos especiais no primeiro semestre desenvolveu um trabalho de reestruturação da seção com a finalidade de adequá-la à sua real finalidade de elaboração de projetos relacionados às atividades da Escola do Legislativo.

O primeiro projeto proposto e desenvolvido pela seção, denominado “Escola no Legislativo”, foi desenvolvido pela Escola a partir do mês de março. O mencionado projeto trata-se de ação de educação para democracia, junto à comunidade estudantil, estimulando a participação consciente dos cidadãos, abordando a história do legislativo, suas funções e competências, o que colabora para a aproximação deste Poder com a sociedade.

O segundo projeto desenvolvido e executado pela seção, denominado “Estagiário Cidadão”, focado na formação da consciência de cidadania e um maior compromisso do estagiário com o seu trabalho na Assembleia Legislativa, foi executado em sua primeira etapa no mês de junho e, sua segunda edição, com temática diferenciada, foi planejado para ser executado no segundo semestre.

Outro projeto elaborado por essa seção, denominado “Treinamento Contínuo de Qualificação da Polícia Legislativa”, é direcionado ao quadro de funcionários da Polícia Legislativa e tem como objetivo uma melhor preparação física e psicológica do policial legislativo em seu trabalho de guardião da segurança de funcionários e Deputados que prestam serviços na Assembleia Legislativa.

A seguir, detalhamos de forma resumida as atividades desenvolvidas pela Seção de Projetos Especiais, no primeiro semestre de 2015.

(8)

Quadro sumário de atividades – Seção de Projetos Especiais – 1º semestre de 2015

n. Atividade Parceria/Colaboração Data n. de turmas n. de inscritos n. de participantes Avaliação Geral do Evento (positiva) 1 ESCOLA NO LEGISLATIVO – VISITA DOS ACADÊMICOS DA FACULDADE SUL-AMERICANA (FASAM) À ALEGO 21/maio/15 Auditório Costa Lima 1 161 177 94% 2 ESTAGIÁRIO CIDADÃO 25/junho/15 Auditório Costa Lima 2 260 232 98% 3 421 409

(9)

5) Conclusão

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás iniciou, em 2015, um novo ciclo de sua história, a começar pela sua transformação em diretoria – anteriormente, a Escola era uma coordenação – no organograma da Casa.

A mudança no status da instituição foi seguida pela posse de uma nova equipe de chefes. Desde os primeiros dias, a nova equipe tratou de realizar estudo pormenorizado das condições em que se encontrava a Escola, resultando em relatório que fez diagnóstico de diversas questões envolvendo suas funções, seja da parte de estrutura física, seja da parte documental e pedagógica. Foram, assim, analisados os seguintes parâmetros:

1. Projeto Político Pedagógico (PPP);

2. Registro do PPP nos órgãos competentes;

3. Planejamento Anual de Cursos da Escola do Legislativo (PACEL);

4. Mapeamento das necessidades de cursos e treinamentos demandados pelos servidores da Casa;

5. Banco de Docentes;

6. Acordos e Convênios existentes;

7. Cursos e treinamentos já oferecidos pela Escola; 8. Membro de alguma entidade de classe;

9. Levantamento da legislação relacionada; 10. Organização dos arquivos físicos;

11. Organização dos arquivos digitais; 12. Sistemas informatizados;

13. Programas e Ações previstos em orçamento; 14. Padronização dos procedimentos – fluxograma;

(10)

15. Estrutura física adequada; 16. Recursos humanos disponíveis;

17. Formalização de atos, solicitações, pedidos, atas, relatórios; 18. Análise do Regimento Interno da Escola;

19. Organização da biblioteca;

20. Patrimônio e material de suporte.

A conclusão é a de que há uma estrutura física que atende parcialmente as exigências, assim como a parte de patrimônio e material atende às necessidades mínimas de funcionamento. Ainda que a Escola tivesse oferecido cursos de capacitação desde 2010, não havia registro de um planejamento anual de cursos baseado em pesquisa da demanda entre os servidores da Assembleia Legislativa.

Nota-se, ainda, que a Seção de Projetos Especiais, responsável pela elaboração de projetos de integração com a sociedade e de educação para a democracia, não possuía registro de qualquer atividade. Portanto, decidiu-se pela necessidade de formação de uma comissão formal, instituída pela presidência da Assembleia Legislativa, envolvendo membros da Escola e da Procuradoria, para a adequação do Regimento Interno e para elaboração do Projeto Político Pedagógico.

Dentre os trabalhos realizados neste primeiro semestre, destacam-se a enquete para sistematizar as demandas por cursos existentes no Legislativo. Com base nela, planejou-se um programa completo de cursos a ser executado nos próximos meses.

A Seção de Projetos Especiais elaborou projeto de integração com a sociedade, intitulado “Escola no Legislativo”, e também o estendeu aos estagiários da Casa, dentro do programa intitulado “Estagiário Cidadão”.

A direção da Escola do Legislativo foi incansável na busca por parcerias e acordos com outras instituições, destacando-se visitas ao

(11)

Congresso, para estabelecimento de parcerias com o CEFOR (Câmara Federal) e ILB/Interlegis (Senado).

A Escola visitou ainda o reitor da UFG e sua equipe, bem como a Faculdade de Letras daquela Universidade, e propôs parcerias que se encontram em fase de análise pelo setor responsável. Ainda no primeiro semestre, outras visitas institucionais, buscando parcerias, foram realizadas, a exemplo da OVG, PUC-Idiomas e Escola de Governo do Estado de Goiás.

Realizou-se a organização dos arquivos digitais e a catalogação dos livros da biblioteca de acordo com as regras hodiernas. Importante atividade de capacitação foi realizada com chefias e servidores, para uniformizar o conhecimento sobre a Gestão de Pessoas, mais especificamente o controle de frequência do servidor por meio eletrônico.

O Diretor da Escola do Legislativo, Carlos Henrique Santillo, junto aos servidores Hernesto Lins e Luiz Roberto Cupertino, participaram do encontro da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas – ABEL, realizado em junho na cidade de Vitória/ES, ocasião em que excelentes experiências foram trocadas e contatos realizados. A direção da Escola pôde ter acesso a um intercâmbio salutar de informações, bem como a programas e projetos realizados com sucesso em outras praças.

Por fim, consideramos que avanços significativos foram feitos neste semestre, conforme destacamos nas páginas anteriores. Contudo, para que continuemos ascendendo, precisaremos rever a questão do banco de talentos, a gratificação de atividade acadêmica, a estruturação da biblioteca, a reestruturação do laboratório de informática e a construção do projeto político pedagógico, desafios que passam, necessariamente, pelo apoio da Casa e pela revisão e aprovação de um novo Regimento Interno da Escola.

Referências

Documentos relacionados

Finalmente esta aplicação possibilitará a publicação de proteínas no site web utilizando para isso os resultados das análises InterProScan, ou seja, a publicação de proteínas

Robotics 22 Mbps Wireless Cable/DSL Router not only includes the functionality of a 22 Mbps Wireless Access Point, but it also includes router capabilities for sharing

Os kits de manutenção programada para unidades de refrigeração líquida oferecem todo o material necessário para realizar a manutenção completa em geradores Generac.

Portanto, se o escoamento da produção de soja do Centro-Oeste fosse realizada em vias rodoviárias que estivem em bons estados de conservação haveria significativas reduções

Também foi verificada a presença de coliformes totais na água utilizando-se como meios de cultivo o Compact Dry EC, para as amostras de Março e Abril.. Observou-se que todos os

Por exemplo: quando você tem a impressão de que alguém quer deixar o sistema, você testa isso deixando essa pessoa dar uns passos para a frente e então pedindo a ela que diga se

Nesta Lei, no que se refere aos aspectos econômicos e sociais na prestação dos serviços do setor, fica estabelecido que a instituição das tarifas, preços públicos e

Diante das evidências encontradas, conclui-se que o processo de implementação do novo sistema integrado de gestão foi motivado tanto pela liberdade dos gestores da organização