• Nenhum resultado encontrado

Prova de Enfermeiro - PS Concurso Público da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Platina Edital 002/ Aplicado em 18/12/2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prova de Enfermeiro - PS Concurso Público da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Platina Edital 002/ Aplicado em 18/12/2011"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

01. Considerando os princípios do SUS, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira. (1) Universalidade ( ) Atendimento ao cidadão de acordo com suas necessidades específicas.

(2) Equidade ( ) Todo cidadão tem direito ao atendimento independentemente de cor raça ou religião.

(3) Integralidade ( ) Atendimento envolvendo ações de promoção, proteção e de recuperação de forma indivisível.

Assinale abaixo a alternativa que apresenta a sequência (de cima para baixo) correta. a) 1 – 2 – 3

b) 1 – 3 – 2 c) 2 – 1 – 3 d) 2 – 3 – 1 e) 3 – 2 – 1

02. Segundo o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, aprovado pelo Conselho Federal de Enfermagem no ano de 2007, nos termos da Resolução COFEN no 311, que destina-se a todos os Profissionais de Enfermagem previstos na Lei do Exercício Profissional no 7.498/86, qual é o procedimento permitido?

a) Executar ou participar da assistência à saúde sem o consentimento da pessoa ou de seu representante legal, mesmo em iminente risco de morte.

b) Promover a eutanásia ou participar em prática destinada a antecipar a morte do cliente.

c) Administrar medicamentos sem conhecer a ação da droga e sem certificar-se da possibilidade de riscos.

d) Prescrever medicamentos e praticar ato cirúrgico, exceto nos casos previstos na legislação vigente e em situação de emergência.

e) Executar prescrições de qualquer natureza, que comprometam a segurança da pessoa. 03. De acordo com o estatuto do idoso, qual afirmativa está INCORRETA?

a) Não estando o idoso em condições de proceder à opção pelo tratamento de saúde, esta será feita pelo: curador, familiar ou médico.

b) Caberá ao profissional de saúde responsável pelo tratamento conceder autorização para o acompanhamento do idoso ou, no caso de impossibilidade, justificá-la por escrito.

c) Ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde mais favorável que lhe for reputado.

d) Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo parcial, segundo o critério médico.

e) As instituições de saúde devem atender aos critérios mínimos para o atendimento às necessidades do idoso, promovendo o treinamento e a capacitação dos profissionais, assim como orientação a cuidadores familiares e grupos de auto-ajuda.

04. O Ministério da Saúde editou as “Normas técnicas de processamento de artigos e superfícies”, visando a orientar o controle de infecções hospitalares. Com base nessas normas, corresponda cada tipo de artigo (coluna da direita), com sua respectiva classificação (coluna da esquerda) e o processo ao qual deve ser submetido para que não veiculem microrganismos ( coluna do centro).

Tabela de classificação de artigos hospitalares Classificação

de artigos

Processo que deve ser submetido Tipos de artigo

1- Críticos A- Autoclavação ( )Comadres

2- Semi-críticos B- Desinfecção de alto nível ( )Diafragma e oliva do Estetoscópio 3- Não-críticos C- Álcool etílico a 70% ( )Endoscópios digestivos

D- Limpeza com máquinas com jato de água quente ou detergente

( )Pinças para curativo

A sequência correta da classificação e dos processos dos artigos listados é: a) 3B; 2C; 1A; 1B;

b) 3D; 3C; 2B; 1ª; c) 2A; 3C; 1B; 1B;

(2)

d) 2A; 3B; 1 A; 2B; e) 2C; 2A; 3C; 2C.

05. Com relação ao Acolhimento e Classificação de Risco nos Serviços de Urgência, analise as afirmativas abaixo.

I. O acolhimento não é um espaço ou um local, mas uma postura ética; não pressupõe hora ou profissional específico para fazê-lo; mas o compartilhamento de saberes, angústias e invenções.

II. O eixo vermelho está relacionado à clínica do paciente grave, com risco de morte, sendo composto pelas áreas vermelha, amarela e verde.

III. A área verde é composta para o atendimento dos pacientes aparentemente não graves, que não necessitam de observação.

Qual opção indica a(s) afirmativa(s) correta(s): a) Apenas I

b) Apenas II c) Apenas I e II d) Apenas II e III e) Todas

06. Com relação ao transporte de pacientes pela Unidade de Suporte Avançado à Vida, um paciente, enquanto ainda está na instituição de origem, requer estabilização e tratamento adicionais, os quais a instituição é capaz de fornecer. Quando é melhor estabilizar?

I. Na instituição de origem, antes da chegada da equipe de transporte e da partida para instituição de destino.

II. Na instituição de destino, porque esta instituição está mais bem qualificada para fazer isso. III. No trajeto para a instituição de destino pela equipe de transporte especializada.

IV. Na instituição de destino, independente das condições do paciente. Qual é a resposta correta?

a) Apenas a I b) Apenas a II c) Apenas a III d) Apenas a IV e) Nenhuma

07. Com relação às medidas prévias ao transporte neonatal, assinale a alternativa INCORRETA. a) Verificar a glicemia do RN.

b) Manter permeabilidade das vias aéreas do RN. c) Esvaziar o estômago do RN.

d) Obter consentimento dos pais para transferência.

e) Não perder tempo tentando obter acesso venoso difícil, deixando para obtê-lo na ambulância ou no hospital de destino.

08. Com relação a reanimação neonatal, assinale a opção INCORRETA.

a) O balão auto-inflável deve ter capacidade máxima de 750 mL, com válvula de escape ajustada em 35– 40 cm de HO2.

b) A ventilação efetiva deve provocar uma elevação de cerca de 0,5 a 1 cm da caixa torácica.

c) A massagem cardíaca é indicada quando o RN apresenta frequência cardíaca menor que 60 bpm após 30 segundos de ventilação com pressão positiva com O2 100%.

d) A ventilação e a massagem cardíaca devem ser realizadas de forma sincrônica, mantendo a relação de 1:3.

e) A ventilação com pressão positiva está contraindicada quando o RN é com respiração tipo gasping e frequência cardíaca entre 60 a 100 bpm.

09. Sobre a parada cardiorrespiratória em crianças e os procedimentos de reanimação, assinale a opção INCORRETA.

a) Como opção de urgência, para crianças com menos de 6 anos, é indicada a punção intraóssea na tíbia proximal, abaixo da tuberosidade tibial, de um membro não traumatizado.

(3)

são opções pouco eficazes para manutenção do equilíbrio térmico do paciente.

c) Especial cuidado deve ser observado na manutenção da temperatura corpórea da criança, haja vista a falta de anexos cutâneos, diminuição do tecido adiposo, redução da espessura da epiderme e grandes áreas perdedoras de calor.

d) A hipotermia resulta em vasoconstrição, hipoperfusão tecidual, acidose, alteração da coagulação e prejuízo na função do sistema nervoso central.

e) Durante os procedimentos de reanimação na criança, pode-se instilar drogas pela cânula de intubação orotraqueal até que se consiga o acesso venoso.

10. O trauma na infância supera todas as demais etiologias de doenças nas crianças e adolescentes, sendo a principal causa de morte neste grupo. Sobre o atendimento ao politraumatizado pediátrico, assinale a opção correta.

a) Nas crianças, dado aumento da área corpórea, observa-se maior impacto por unidade de superfície corpórea, sendo que a energia se dissipa em um corpo com menos massa, menos tecido adiposo e menos tecido conectivo elástico.

b) Em relação ao esqueleto, dada sua maior flexibilidade pela calcificação incompleta, são usuais as ocorrências de graves lesões de vísceras sem haver fraturas ósseas.

c) São pouco frequentes as contusões pulmonares traumáticas sem evidência de fraturas de arcos costais, pois a parede torácica da criança é pouco complacente e não permite a transferência de energia para os órgãos e partes moles intratorácicos.

d) É comum a ocorrência de fratura de arco costal na criança, que sugere a transferência de uma grande intensidade de energia e, portanto, deve levar à suspeita de graves lesões orgânicas.

e) A causa menos frequente de parada cardíaca na criança é a hipoxemia, sendo revertida mediante adequada ventilação.

11. Assinale as afirmações com relação ao mnemônico MONA-B, orientado pela American Heart Association, no protocolo de tratamento da Síndrome Coronariana Aguda.

I. Ajuda lembrar os medicamentos utilizados para tratamento como morfina, oxigênio, nitroglicerina, aspirina e beta-bloqueador.

II. Ajuda lembrar as ações de enfermagem como monitorar, orientar, nutrir, auxiliar e balanço hídrico. III. Ajuda lembrar os medicamentos utilizados para tratamento como morfina, oxigênio, nipride, AAS e

Broncodilatador.

IV. Ajuda lembrar as ações de enfermagem como manter vias aéreas permeáveis, oferecer oxigênio, nutrir, acesso venoso e boa perfusão.

Está correta qual afirmativa? a) Apenas a I

b) Apenas a II c) Apenas a III d) Apenas a IV e) Nenhuma

12. Segundo o protocolo do Suporte Básico e Avançado de Vida em Cardiologia, da American Heart

Association, quais ritmos no monitor cardíaco são indicados à desfibrilação?

a) Atividade elétrica sem pulso (AESP) e assistolia.

b) AESP, assistolia, taquicardia ventricular sem pulso e fibrilação ventricular. c) Taquicardia ventricular sem pulso e fibrilação ventricular.

d) Taquicardia ventricular e fibrilação atrial. e) Apenas na fibrilação ventricular.

13. Compressões torácicas são iniciadas em uma mulher idosa com osteoporose e ocorre fratura do esterno depois da terceira compressão. O que a pessoa que realiza as compressões faz?

a) Interrompe as compressões até que seja obtida uma radiografia de tórax. b) Interrompe as compressões devido à fratura.

c) Solicita epinefrina IV

d) Interrompe as compressões porque a paciente está morta. e) Continua com as compressões.

14. Os desfibriladores externos automáticos (DEA) estão atualmente sendo utilizados em áreas de acesso público como aeroportos, estádios e shoppings. Qual é a justificativa para isso?

(4)

I. Muito mais vítimas de arritmias potencialmente letais podem ser tratadas, aumentando assim a possibilidade de sobrevida.

II. Pessoas com marca-passo precisam desses dispositivos especiais. III. Os trabalhadores de emergência não terão de carregar tanto equipamento. IV. O maior número de paradas cardíacas ocorre nessas áreas.

V. Todas as respostas estão corretas. Está correta qual justificativa?

a) Apenas a I b) Apenas a II c) Apenas a III d) Apenas a IV e) Nenhuma

15. No acidente vascular cerebral – AVC, na fase aguda, quais são as manifestações clínicas mais comuns são: I. Alterações visuais.

II. Fraqueza súbita.

III. Dormência da face, braço ou perna, principalmente em um dos lados do corpo. Assinale abaixo a opção que indica as afirmativa(s) correta(s).

a) I b) I e II c) II e III d) Todas e) Nenhuma

16. Uma mulher de 70 anos apresenta-se ao PS com início súbito de dificuldade para falar e debilidade no braço e perna direitas, há 15 minutos. Qual das seguintes sequências de avaliações neurológicas deve ser executada para esta paciente nos próximos 45 minutos?

a) Obter uma TC de crânio sem contraste, esperar até que os sintomas neurológicos comecem a melhorar e depois iniciar a terapêutica fibrinolítica.

b) Obter uma TC de crânio sem contraste e, se o exame for positivo para AVC, começar a terapêutica fibrinolítica.

c) Obter uma anamnese direcionada e realizar um exame físico e uma PL (Punção Lombar) imediata para descartar meningite; obter uma TC de crânio sem contraste.

d) Obter a história da paciente, executar um exame físico e neurológico, obter uma TC (Tomografia computadorizada) sem contraste, e certificar-se de que esta seja interpretada em 45 minutos da chegada da paciente ao PS.

e) Obter uma TC de crânio com contraste, esperar até que os sintomas neurológicos comecem a melhorar.

17. A gravidade do quadro clínico do paciente neurológico pode ser avaliada e quantificada com a utilização de escalas específicas. Sobre a Escala de Glasgow, analise as seguintes afirmativas.

I. A princípio utilizada para trauma cranioencefálico, a escala tornou-se uma prática comum na avaliação de casos de outras etiologias, devido à sua simplicidade e facilidade de aplicação.

II. Ela se baseia na avaliação das respostas de abertura ocular, resposta verbal e resposta motora com utilização de pontos.

III. Deve-se estar atento a algumas situações que fazem com que a avaliação pela escala de Glasgow fique prejudicada: pacientes com intubação endotraqueal, sedação, trauma craniofacial e presença de afasia. IV. Pontuações intermediárias (6 a 12) podem resultar em diferentes combinações dos três componentes

levando a pontuações totais equivalentes, mas que não refletem o mesmo grau de inconsciência. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

a) Apenas a I b) Apenas a II c) Apenas a I e II d) Apenas a III e IV e) Todas

(5)

18. Deu entrada no Pronto Socorro, paciente de 66 anos, masculino, vítima de queda de próprio nível. Ao realizar o exame físico, o enfermeiro avaliou que o paciente teve abertura ocular ao estímulo verbal, respondeu às perguntas feitas, verbalizando palavras inapropriadas e não conseguiu obedecer aos comandos para atividade motora, apenas localizando o estímulo doloroso. Com base neste relato de caso, qual alternativa indica a pontuação na Escala de Coma de Glasgow, atribuída ao paciente?

a) 13 b) 12 c) 11 d) 10 e) 9

19. Com relação ao pneumotórax aberto, assinale a alternativa correta.

a) Consiste no acúmulo rápido de sangue na cavidade torácica (entre a pleura visceral e parietal) devido à lesão de parênquima ou vasos (como a artéria mamária).

b) Acontece quando a ferida na parede torácica é grande o bastante para permitir que o ar passe livremente para dentro e para fora da cavidade torácica em cada movimento da respiração.

c) É caracterizado pela presença de uma válvula unidirecional que permite a entrada de ar na cavidade torácica.

d) É a compressão do coração, como resultado do acúmulo de líquidos dentro do saco pericárdico. Associado à alta letalidade, 80% dos pacientes vai a óbito.

e) É o dano aos tecidos pulmonares, resultando em hemorragia e edema localizado. Ele está associado ao trauma de tórax quando existe rápida compressão e descompressão da parede torácica, que irá desenvolver-se no período pós-trauma.

20. NÃO é sinal e sintoma de fraturas com síndrome compartimental.

a) Dor mais intensa que a esperada e que aumenta com o estiramento dos músculos envolvidos. b) Edema tenso na região comprometida.

c) Diminuição da sensibilidade.

d) Estesia na área do nervo periférico envolvido. e) Palidez evoluindo para cianose do membro.

21. Qual afirmativa NÃO está relacionada ao choque distribuitivo? a) Pode ser causado por uma perda do tônus simpático.

b) Caracterizado pela liberação de mediadores bioquímicos a partir das células, que provocam uma vasodilatação.

c) Permite que o sangue se represe em a nível periférico ocorrendo uma hipovolemia relativa, porque uma quantidade insuficiente de sangue retorna para o coração, levando à subsequente perfusão tecidual inadequada.

d) São exemplos de choque distribuitivo o choque anafilático, neurogênico e hipovolêmico.

e) O choque séptico é o tipo mais comum de choque distribuitivo, sendo provocado pela infecção disseminada.

22. Com relação à exacerbação da DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), considerada uma emergência respiratória. Assinale a opção INCORRETA.

a) As infecções respiratórias são a causa principal, independente de serem infecções virais e/ou bacterianas. Porém outras causas podem originar a exacerbação da DPOC, como a inalação de material particulado e outros agentes não infecciosos.

b) A exacerbação pode ser definida como piora sustentada da sintomatologia em relação ao seu estado estável, acentuação da perda de função pulmonar, piora da dispnéia e aumento da produção de escarro.

c) No exame físico do paciente com DPOC podem ser encontrado sibilos, diminuição do murmúrio vesicular, aumento do diâmetro anteroposterior do tórax, taquicardia e taquipnéia.

d) A presença de comorbidades não controladas com a exacerbação da DPOC é considerado um critério para internação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

(6)

e) São critérios para internação na UTI do paciente com exacerbação da DPOC: instabilidade hemodinâmica, FR > 30 rpm, PaO2 < 40 mmHg e PaCO2 > 60 mmHg.

23. As intoxicações exógenas representam 5% a 10% dos atendimentos nos serviços de emergência e mais de 5% das internações em terapia intensiva de adultos. Sobre o tratamento dessa patologia com carvão ativado assinale a opção INCORRETA.

a) O carvão ativado tem grande capacidade de absorver várias substâncias e prevenir sua absorção sistêmica.

b) Para administração deve-se diluir o carvão ativado em água, soro fisiológico ou catárticos, geralmente, 10 ml de solução para cada grama de carvão.

c) É indicado no caso de intoxicações exógenas com tempo de ingestão de até 24 horas, com substância potencialmente tóxica ou desconhecida, não havendo contraindicações.

d) Algumas contraindicações para realizar carvão ativado são: rebaixamento grave do nível de consciência, ingestão de substâncias corrosivas como ácidos, bases ou hidrocarbonetos e risco de hemorragia e perfuração do trato gastrointestinal.

e) As complicações, embora raras, especialmente quando o carvão é usado sem sonda orogástrica, podem ser aspiração, vômitos, constipação e obstrução intestinal

24. Qual é o primeiro passo na abordagem do paciente intoxicado é? a) Avaliação e manutenção da circulação, via aérea e respiração. b) Correção de qualquer anormalidade eletrolítica.

c) Identificação da síndrome de intoxicação. d) Administração de um antídoto.

e) Administração de carvão ativado.

25. A cetoacidose diabética é frequentemente desencadeada por qual das condições a seguir? a) Insulinização excessiva.

b) Estirão de crescimento.

c) Adesão ao esquema de medicamentos orais.

d) Administração de insulina quando agudamente doente. e) Período de jejum prolongado.

26. Escolha a alternativa que indique a causa usual da hipoglicemia grave. a) Refeições omitidas ou exercício muito intenso.

b) Hormônios contra-reguladores como cortisol ou epinefrina. c) Pular medicamentos hipoglicemiantes orais.

d) Doença grave e crítica em um paciente com diabetes. e) Pouco exercício.

27. O enfermeiro da unidade de emergência avalia o paciente e verifica que ele tem histórico de diabetes descontrolado e por este motivo iniciou uso de insulina recentemente. Relatou que há 1 dia está com falta de apetite. Apresenta frequência cardíaca acelerada, pele fria e pegajosa, sudorese e episódios de confusão aguda. A pressão arterial está normal e o paciente está consciente, porém, no momento o enfermeiro não dispõe de aparelho para realização do teste de glicemia capilar. Escolha a alternativa que apresenta a complicação provável do paciente e o cuidado imediato de enfermagem, respectivamente. a) Hipoglicemia. Emprestar o aparelho de outra unidade para realização do teste de glicemia e confirmar a

hipótese.

b) Hiperglicemia. Solicitar avaliação médica.

c) Hipoglicemia. Coletar amostra de sangue, enviar ao laboratório e solicitar resultado com urgência. d) Hiperglicemia. Oferecer dieta sem açúcar.

e) Hipoglicemia. Oferecer 1 copo de suco ou refrigerante não diet, por via oral. Reavaliar sinais e sintomas após 10 minutos.

28. Qual dispositivo de administração de oxigênio libera uma concentração constante de oxigênio independentemente da posição do paciente, do volume corrente ou da frequência respiratória?

a) Cânula nasal de baixo fluxo a 6L/minuto.

b) Máscara de baixo fluxo, não reinalatória, a 10L/minuto. c) Máscara de alto fluxo a 6L/minuto.

(7)

d) Máscara de aerossol para nebulização contínua de oxigênio. e) Máscara de Venturi de alto fluxo a 10L/minuto.

29. Um paciente sofreu queimaduras em todo braço direito e na região anterior do tronco. Usando a “regra dos nove”, qual é o percentual de sua queimadura?

a) 9 b) 10 c) 18 d) 27 e) 48

30. Um dos cuidados essenciais para o paciente queimado é a reposição volêmica. Uma das regras utilizadas para calcular a quantidade de volume a ser reposta no período de 24 horas após o acidente, é a fórmula de Parkland (4 mL de Ringer Lactato / Kg / % de área queimada). Escolha a alternativa que indica o volume a ser reposto, nas primeiras 8 horas, para um paciente de 70 Kg que teve 36% de área queimada.

a) 10,08 Litros. b) 5,04 Litros. c) 3,36 Litros. d) 2,52 Litros. e) 2 Litros.

31. Sobre a pré-eclâmpsia grave, assina a opção INCORRETA.

a) Caracteriza-se pelo desenvolvimento de hipertensão depois da 20ª semana de gestação, complicada por envolvimento renal levando à hiperproteinemia.

b) A enfermeira deve avaliar a paciente para o risco aumentado de convulsões ao avaliar os sintomas neurológicos.

c) Para reduzir o risco de convulsões, a enfermeira pode diminuir a luz e a estimulação sonora para a paciente.

d) Os tratamentos e as intervenções são coordenados para otimizar os períodos de repouso.

e) Se as convulsões acontecem, a enfermeira protege a paciente contra lesão, garante uma via aérea permeável, fornece oxigenação adequada e avalia a possível aspiração. Depois de estabilizar a paciente, a atividade uterina e fetal são rapidamente avaliadas.

32. O Infarto Agudo do miocárdio (IAM) pode ser evidenciado através do eletrocardiograma, método Enzimático e avaliação clínica. Assinale abaixo a opção que apresenta as respectivas alterações para o estabelecimento do IAM recente.

a) CK e CKMB diminuídos, infradesnivelamento do segmento ST, dor precordial, sudorese, hipoglicemia. b) Infradesnivelamento do segmento ST, aumento da CK, dor torácica, palpitação.

c) Supradesnivelamento do segmento ST, aumento da CK, CKMB e troponina I, dor precordial. d) Inversão da onda S, aumento da CK e CKMB e diminuição da troponina I, dor torácica. e) Aumento do intervalo PR, diminuição da CK e Hemoglobina, dor torácica

33. A insuficiência cardíaca ocorre devido aos distúrbios do músculo cardíaco que resultam em diminuição das propriedades contráteis do coração. As condições subjacentes comuns que levam á contratilidade diminuída incluem:

I. disfunção miocárdica; II. hipertensão arterial; III. disfunção valvular.

Está(ao) correta(s) apenas que afirmativa(s). a) Apenas a I

b) Apenas a II c) Apenas a III d) Apenas a II e III e) Todas

(8)

34. Os pacientes, na sala de emergência, constantemente são monitorados quanto à saturação de oxigênio através do oxímetro. Com relação aos cuidados durante essa monitorização, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) Manter oximetria fidedigna, observando as condições que podem interferir na leitura: sensor em local inadequado, movimentação ou tremores do paciente, hipotermia, uso de esmalte e hipotensão.

b) Observar SSVV, pois bradicardia e bradipnéia são os primeiros parâmetros indicativos de hipóxia. c) Observar constantemente se o sensor está conectado ao paciente e realizar rodízio do local do sensor. d) Escolher o local adequado de acordo com o tipo de sensor (digital ou auricular) e monitorizar

constantemente a saturação de oxigênio que deve ser mantida igual ou maior que 95%. e) Avaliar o grau de perfusão periférica, descrevendo-se leve, moderada ou intensa.

35. Em um choque, as células se ressentem de um aporte sanguíneo adequado e ficam privadas de oxigênio e nutrientes. Qual desequilíbrio ácido-básico está presente nesta situação?

a) As células produzem energia por meio do metabolismo anaeróbico, resultando em um ambiente intracelular alcalino.

b) As células produzem energia por meio do metabolismo aeróbico, resultando em um ambiente intracelular acidótico.

c) As células produzem energia por meio do metabolismo anaeróbico, resultando em acidose metabólica e alcalose respiratória compensatória

d) O desequilíbrio será uma acidose respiratória. e) O desequilíbrio será uma acidose mista.

TEXTO I : para as questões 36 e 37. FUGA

Mal o pai colocou o papel na máquina, o menino começou a empurrar uma cadeira pela sala, fazendo um barulho infernal.

- Para com esse barulho, meu filho – falou, sem se voltar.

Com três anos já sabia reagir como homem ao impacto das grandes injustiças paternas: não estava fazendo barulho, estava só empurrando uma cadeira.

- Pois então para de empurrar a cadeira. - Eu vou embora – foi a resposta.

Distraído, o pai não reparou que ele juntava ação às palavras, no ato de juntar do chão suas coisinhas, enrolando-as num pedaço de pano. Era a sua bagagem: um caminhão de plástico com apenas três rodas, um resto de biscoito, uma chave (onde diabo meteram a chave da dispensa? – a mãe mais tarde irá dizer), metade de uma tesourinha enferrujada, sua única arma para a grande aventura, um botão amarrado num barbante. A calma que baixou então na sala era vagamente inquietante. De repente, o pai olhou ao redor e não viu o menino. Deu com a porta da rua aberta, correu até o portão:

- Viu um menino saindo desta casa? – gritou para o operário que descansava diante da obra do outro lado da rua, sentado no meio-fio.

- Saiu agora mesmo com uma trouxinha – informou ele.

Correu até a esquina e teve tempo de vê-lo ao longe, caminhando cabisbaixo ao longo do muro. A trouxa, arrastada no chão, ia deixando pelo caminho alguns de seus pertences: o botão, o pedaço de biscoito e – saíra de casa prevenido – uma moeda de 1 cruzeiro. Chamou-o, mas ele apertou o passinho, abriu a correr em direção à Avenida, como disposto a atirar-se diante do ônibus que surgia a distância.

- Meu filho, cuidado!

O ônibus deu uma freada brusca, uma guinada para a esquerda, os pneus cantaram no asfalto. O menino, assustado, arrepiou carreira. O pai precipitou-se e o arrebanhou com o braço como a um animalzinho:

- Que susto que você me passou meu filho – e apertava-o contra o peito, comovido. - Deixa eu descer, papai. Você está me machucando.

Irresoluto, o pai pensava agora se não seria o caso de lhe dar umas palmadas: - Machucando, é? Fazer uma coisa dessas com seu pai.

- Me larga. Eu quero ir embora.

Trouxe-o para casa e o largou novamente na sala – tendo antes o cuidado de fechar a porta da rua e retirar a chave, como ele fizera com a da dispensa.

(9)

- Fique aí quietinho, está ouvindo? Papai está trabalhando. - Fico, mas vou empurrar esta cadeira.

E o barulho recomeçou.

( Fernando Sabino )

36.. Considere as afirmativas sobre a crônica de Fernando Sabino.

I. A frase “ A calma que baixou então na sala era vagamente inquietante”, sugere que o silêncio preocupou o pai.

II. Em “ ...ele juntava ação às palavras...”, o autor quis salientar que o menino passou a planejar uma vingança contra a injustiça do pai.

III. Em “ O menino, assustado, arrepiou carreira”, a expressão sublinhada indica que o menino começou a correr.

IV. Na frase “...(onde diabo meteram a chave da dispensa – a mãe mais tarde vai dizer)...”, a palavra diabo é uma expressão popular que não indica estranheza ou chateação.

Estão corretas as afirmativas: a) I e II

b) I, III e IV c) II e IV d) I e III e) todas

37. “De repente, o pai olhou ao redor e não viu o menino.” Sobre esse período, assinale a alternativa correta. a) Há três adjuntos adverbiais.

b) Há três orações.

c) O período é composto por subordinação. d) De repente é a oração principal.

e) Menino é sujeito simples do verbo ver.

TEXTO II: para as questões 38 e 39.

38. Assinale a alternativa INCORRETA sobre as palavras presentes no texto. a) Brasil e Schincariol são dois substantivos.

b) Há apenas um verbo, homenagear.

c) As palavras aqueles é um pronome demonstrativo.

Neste 20 de novembro,

a Schincariol

homenageia todos

aqueles que querem

um Brasil mais

igual para todos.

(10)

d) Todos é um pronome indefinido.

e) A palavra igual é o único adjetivo do texto. 39. Que classificação recebe a palavra QUE no texto?

a) Conjunção integrante, por introduzir uma oração subordinada substantiva.

b) Conjunção Subordinativa, por introduzir oração subordinada adverbial consecutiva. c) Pronome relativo, por introduzir uma oração subordinada adjetiva.

d) Pronome adjetivo indefinido, por estar determinando um substantivo. e) Advérbio, pois modifica um adjetivo.

40. Analise os períodos abaixo.

I. De hoje em diante, ficam suspensas as licenças mensais. II. Não provêm dessa situação os males que me acometem. III. Já não se fabricam mais produtos como esses.

IV. Fizeram-se cuidadosamente os cálculos da obra. Quais estão gramaticalmente corretos?

a) Apenas o último. b) Apenas os três últimos. c) Apenas os dois primeiros. d) Nenhum.

Referências

Documentos relacionados

Pode ser visto na Figura 3 o diagrama de transformação durante o resfriamento continuo do aço AISI 4340, juntamente com as curvas de resfriamento, as quais foram obtidas ao

Para verificar o backup de funcionalidade, uma das relações no Cisco 4500 Router que está atuando como um Frame Relay Switch foi colocado no estado de fechamento a fim simular

maneiras de formar conjuntos de quatro cartas do naipe de espadas; por cada um destes con- juntos (cinco cartas sendo apenas quatro do naipe de espadas) existem 5! maneiras

Incorporação registrada sob o número R-34/207.816, no Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre-RS.. Projeto Arquitetônico e Responsável

Participaram da pesquisa investidores de diversos grupos de investidores anjo, como Curitiba Angels, Gávea Angels, GV Angels, Insper Angels, MIT Angels, LAAS,

Entre os 205 existentes no momento do boom do mercado, 171 obtiveram a maior cotação de preço registrado do token durante fenômeno (entre dezembro de 2017 e fevereiro de

Um  dos  grandes  pensadores  desta  corrente  de  pensamento,  François  Quesnay  (1694­1774),  defendeu  alguns  princípios  que  serviriam  mais  tarde  de 

Essa pedagogia consiste na educação não só dos alunos na visão de mundo da nova sociabilidade em construção, como também pressupõe a organização da escola, do