• Nenhum resultado encontrado

Express. Schlafhorst Zinser

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Express. Schlafhorst Zinser"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)

Express.

Schlafhorst Zinser

TEMAS ABORDADOS: "Rota da Seda Marítima" / Entrevista com Jas Bedi (ITMF) / Zinser 72XL / Nova Zinser FancyDesigner / Corolab completa 30 anos / PreciFX completa 10 anos / Feedbacks de clientes Autocoro 9, Autoconer 6, ZinserImpact 72

(2)

03

EDITORIAL

04

MATÉRIA DE

CAPA

04

"One Belt, one Road" (Um Cinturão, Uma rota). A nova rota da seda marítima

06

NOSSO

CONVIDADO /

ENTREVISTA

06

Jas Bedi fala sobre o mercado emergente africano

08

INOVAÇÕES /

TECNOLOGIA

08 A nova Zinser 72XL 12

Autoconer 6 com E³ – Estudo comparativo da eficiência energética

14

FancyDesigner: Nova versão

16

Fiação de fibras regeneradas com

18

O Corolab completa 30 anos

20

A PreciFX completa 10 anos: clientes relatam a sua experiência

24

CLIENTES

24

ZinserImpact 72 com FlexiDrive conquistou a confiança da Kaynak Íplik, Turquia

27

GHCL Índia: consolidando-se no mercado com a Autoconer 6

28

Autocoro: sucesso ao longo da "Rota da seda marítima"; Kanchan India Ltd. & Envoy Textile Ltd.

31

A nova indústria têxtil do Vietnã

34

Autoconer 6 para a especialista em denim: Kaltex, México

35

ATENDIMENTO

AO CLIENTE

35

Atualizações para maior competitividade 38 Competência BD na Índia

39

NOTÍCIAS

40

FICHA TÉCNICA

(3)

Os sete mares do mundo sempre fascinaram a humanidade. Centenas de anos antes que Ernest Hemingway escrevesse sua famosa obra "O Velho e o Mar", já eram construídos navios em todas as regiões costeiras do mundo para explorar os mares. O desejo de comercializar através dos oceanos tem sido uma mola propul-sora ao longo dos séculos.

O projeto "One Belt, One Road" foi nosso tema na última edição: seguimos as velhas rotas de caravanas através de muitos países e centros de comércio têxtil, que conservaram sua impor-tância até nossos dias. Nesta edição, segue a próxima etapa: exploramos a Rota da Seda marítima e examinamos sua importância para a indústria têxtil atual.

De uma perspectiva chinesa, o início da Rota da Seda marítima remonta a princípios do século XV, quando o descobridor e diplomata Zheng He empreendeu sua primeira viagem de descobrimento no mar. Ele navegou ao longo das costas da Ásia Meridional e do Sudeste, chegou à África oriental depois de cruzar o Oceano Índico e chegou até mesmo à Arábia Saudita.

Em suas viagens, levou seda e porcelana da China e voltou com especiarias exóticas e madeiras preciosas. Deste modo, entrou na história do transporte marítimo e do comércio marítimo. Atualmente, ao redor de 90 % do volume de comércio mundial é realizado pelo transporte marítimo internacional.

A indústria têxtil na sua forma atual seria praticamente impensável sem o desenvolvi-mento histórico do comércio marítimo. Hoje em dia, damos como certo que nossas ino-vações – por exemplo, nosso novo filatório de anéis Zinser 72XL, que apresentamos nesta edição, nossa Autoconer 6 ou a máquina de fiar com rotor Autocoro 9 – possam ser comercia-lizadas sem problemas em todo o mundo. Nossos estimados clientes também não poderiam abastecer com tanta facilidade o mercado têxtil mundial se a indústria naval não transportasse suas mercadorias ao redor do globo.

Nesta edição da Express, nós o convidamos a viajar novamente conosco: visitaremos os países históricos e com visão de futuro ao longo da nova Rota da Seda marítima – da China, passando pelo Vietnã, Bangladesh e Índia até a Turquia. E nos sentimos honrados pelo fato de Jas Bedi, o atual presidente da ITMF, compar-tilhar conosco sua avaliação sobre como se desenvolverá a indústria têxtil na África. Esperamos que se divirta com a leitura

Pia Terasa

Vice President Marketing

EDITORIAL.

(4)

Na última edição, nós apresentamos a iniciativa "One Belt, One Road". Nesta edição, falaremos um pouco mais sobre a "Rota da Seda Marítima" e suas vantagens para o comércio mundial. "One Belt, One Road" é uma iniciativa que abrange dois projetos de grande porte: a rota da seda tra-dicional e a rota da seda marítima. O primeiro projeto estabelece uma rota comercial que liga a China à Ásia Central, ao Oriente Médio e à Europa por via terrestre. O segundo projeto engloba as principais rotas de comércio marítimo entre a África, Europa, Oceânia e Sul e Sudeste da Ásia. Ambos os projetos se complementam. Embora uma infraestrutura de transporte com trens de alta velocidade e uma boa malha rodoviária seja indispensável, o transporte marítimo continua a liderar as estatísticas relativas ao volume de carga. Nesse contexto, a rota da seda marítima assume uma importância estratégica em termos globais.

As rotas marítimas são utilizadas há mais de mil anos, muito antes de as rotas de comércio continental surgirem. Na China, desde a Dinastia Han (209 AC - 8 DC), o comércio marítimo desempenha um papel fundamental no desenvol-vimento do país. A partir do século VII, a rota

marítima passou até mesmo a ser preferida por motivos econômicos e de segurança. Como era a rota da seda marítima há alguns séculos? Naquela época existiam duas rotas principais: Uma rota ia da China até a península coreana e a outra, pelo Mar da China Meridional, ao longo da costa Sul e Sudeste da Ásia, até o Golfo Pérsico. As origens históricas da rota da seda marítima remontam ao início do século XV, quando o famoso descobridor chinês Zheng He empreendeu a primeira de suas sete viagens de descobrimento pelo mar. Estas viagens pelo Oceano Índico o levaram até o Ceilão e, em seguida, até a Costa da África Oriental. Ele conseguiu chegar até a região onde hoje está localizada a Arábia Saudita. Zheng levava seda, brocados e porcelana da China e voltava com especiarias, madeiras preciosas e girafas. Até onde se sabe, ele navegava com até 200 navios e uma tripulação de 20 000 homens; suas viagens duravam em média dois anos. Alguns de seus navios eram muito maiores e tecnicamente mais avançados em relação aos navios da mesma época no resto do mundo. Este era o contexto até cerca de 100 anos antes do descobrimento da América por Cristovão Colombo. No final do século XV, os europeus começaram a explorar rotas de comércio para a

H

ǍISHÀNG SĪCHÓUZHĪLÙ.

(5)

China. A região tornou-se estrategicamente e comercialmente importante, o que ocasionou o surgimento de colônias europeias no Sul e no Sudeste Asiático.

Com a construção do Canal de Suez, o tempo de transporte diminuiu consideravelmente nos países asiáticos. Este foi um fator decisivo para deslocar setores industriais inteiros, dentre eles, a indústria têxtil. Hoje em dia, a Ásia abriga a maior parte das capacidades globais das fábricas têxteis. Em função do aproveitamento e da capacidade máxima, um contêiner de carga da Ásia até um porto europeu pode eventualmente custar menos do que o transporte subsequente da carga até o local de destino no interior europeu. No que se refere ao porte dos navios cargueiros, observa-se um desenvolvimento técnico colossal: o maior navio do mundo é atualmente o OOCL Hong Kong, com 400 m de comprimento e uma capacidade para mais de 21 000 contêiners padrão. Em julho de 2017, o gigante aportou pela primeira vez na Alemanha em Wilhelmshafen durante a sua viagem inaugural. Navios deste porte precisam de portos modernos e eficientes. Eles têm por exemplo causado um "congestiona-mento" nos portos de Singapura ou Hong Kong, pois sua carga deve ser recarregada em navios menores, o que custa tempo e dinheiro.

No contexto da nova rota da seda marítima, estão sendo efetuados investimentos substanciais para desenvolver e expandir as instalações portuárias em vários locais.

No Paquistão, a iniciativa "One Belt, One Road" resultou em um novo grande projeto. Com ajuda da China, o maior porto para movimentação de cargas do Sul da Ásia será construído em Gwadar / Paquistão até o final de 2022. A China prevê um investimento mínimo de 57 bilhões de dólares no Projeto CPEC. CPEC significa "China-Pakistan Economic Corridor" (Corredor Econô-mico China-Paquistão). Ao longo da fronteira localizada ao norte do Paquistão, as províncias ocidentais da China, em rápido desenvolvimento serão ligadas por via terrestre até o novo porto. Gwadar está localizada no extremo sul do país, no Oceano Índico e quase na entrada do Golfo Pérsico, dando à China acesso mais rápido a algumas das rotas marítimas mais movimentadas e aos países mais ricos em petróleo do mundo. Para o Paquistão, que, com 220 milhões de

habitantes, conta com a quinta maior população do mundo, este projeto é de suma importância para alavancar a sua economia.

Uma nova ou avançada capacidade de utilização levará a um melhor interligamento das rotas marítimas e terrestres no comércio, aumentando globalmente a eficiência de transporte e dimi-nuindo os custos. Para a economia, o impacto da iniciativa "One Belt, One Road" será sem dúvida positivo: ela permitirá gerar um maior fluxo de mercadorias, pessoas e capital além de um maior crescimento econômico em todos os países atravessados pelas rotas. A segurança do comércio é também um ponto importante a ser considerado. A próxima etapa estrategicamente importante da nova rota da seda marítima será a Costa da África. Senegal, Tanzânia, Djibuti, Gabão, Moçambique e Gana: os futuros planos de inves-timento englobam todos estes países. Na Europa, portos na Grécia e na Turquia estão sendo am-pliados. Os países atravessados pela rota da seda marítima, ou seja, Indonésia, Índia, Vietnã, Paquistão e Bangladesh, são estrategicamente importantes, não somente para o comércio mun-dial, mas principalmente para a indústria têxtil global.

E atualmente, todos os olhos estão voltados para a África: é lá que pode surgir o próximo cen-tro industrial do setor têxtil. Leia nas páginas a seguir o relato de um insider.

Na próxima edição, iremos abordar a iniciativa "One Belt, One Road" com foco no ponto de vista ocidental.

Foto acima à esquerda: O OOCL Hong Kong é atualmente o maior navio porta-contêiner do mundo. (Foto: dpa.)

Foto acima no centro: Gwadar no Paquistão: o maior porto para movimentação de cargas do Sul da Ásia deve ficar pronto até 2022.

(6)

No fim de 2016, Jaswinder Bedi foi eleito novo presidente da ITMF. Jas Bedi tem mais de 32 anos de experiência na indústria manufatureira, na promoção de exportação do Quênia e é, ao mesmo tempo, industrial e empresário. Além disso, é Presidente do Export Promotion Council, Presidente da African Cotton & Textile Industries Federation (ACTIF), Diretor da Bedi Investments Limited e Diretor da Fine Spinners Uganda Limited, para mencionar apenas algumas das suas áreas de atuação.

Redação Saurer: A África tem recebido muita

atenção como futuro centro de aquisição de vestuário. Como se desenvolveu o crescimento da indústria têxtil nos últimos dois anos e como você acredita que esta se desenvolverá nos pró-ximos dois anos?

Jas Bedi: A África esteve definitivamente na vanguarda dos investimentos nos últimos dois anos e está pronta para continuar crescendo, já que este continente produz 7 % do algodão do mundo e exporta mais de 70 % deste algodão em nível mundial. Além da possibilidade de criar valor local, foram concedidas preferências comerciais à África, com acesso isento de tarifas alfandegárias aos mercados da UE e dos EUA, com um volume total.atual de USD 674 bilhões (aprox. 580 bilhões de euros). Levando-se em conta o crescente consumo, tanto na Índia quanto na China (atualmente de USD 326 bilhões/280 bilhões de euros), é inevitável a transferência da

produção à África. Para atender estas transfe-rências demográficas e as pautas da demanda mundial, é necessário reorganizar as cadeias de suprimento. Em 2025, a Índia e a China formarão conjuntamente o maior mercado mundial de peças de vestuário, sendo abastecidos local e regionalmente, de modo que a África tenha a oportunidade de abastecer os EUA e, em seguida, a UE. Uma transferência da demanda está se tornando evidente (ver nossos gráficos acima, à direita).

Redação Saurer: Que tipos de investimentos

podem ser esperados na indústria têxtil africana nos próximos três a cinco anos? E, na sua opinião, quem fará os novos investimentos: serão realizados pelos industriais locais ou haverá investimentos estrangeiros diretos?

Jas Bedi: Os primeiros investimentos

desem-bocarão na cadeia de valor dos artigos de vestuário, como é evidente em Bangladesh, e o investimento nos tecidos continuará, já que o mercado exige uma entrega rápida. Atualmente, são realizados principalmente investimentos estrangeiros diretos provenientes da Ásia, já que os investidores desejam usar o acesso isento de tarifas ao mercado dos EUA como vantagem competitiva para a base de clientes existente.

Redação Saurer: Hoje em dia, são importados

muitos tecidos e/ou fios processados na África que, em seguida, são exportados como artigos de vestuário. Você acaba de dizer que considera necessário, no longo prazo, o desenvolvimento prévio (ou seja, a produção de fios) para garantir uma flexibilidade a longo prazo.

Jas Bedi: Como já foi mencionado, a África tem

um grande potencial no cultivo do algodão e, portanto, não precisa importar nenhuma matéria- prima (algodão de felpa) em vista da massa terrestre disponível. Trata-se de uma grande vantagem logística de quase 13 % dos custos das matérias-primas, que resultará definitivamente em investimentos neste continente. A dinâmica atual do mercado demanda velocidade e esta só se poderá conseguir por verticalidade em toda a cadeia de valor agregado (algodão, tecido, vestuário).

Redação Saurer: É de se esperar um retorno

das nações tradicionais da indústria têxtil, como Nigéria, Gana e Quênia?

MERCADO EM DESENVOLVIMENTO

DA ÁFRICA.

JAS BEDI NA ENTREVISTA COM SAURER.

Prognóstico: transferência da demanda até 2025.

(7)

Jas Bedi: Sim, isto também acontecerá, já que

a demanda interna está aumentando e todos os governo desejam criar novos postos de trabalho. Nossa população jovem e em crescimento precisa de trabalho e, portanto, a indústria têxtil oferece boas oportunidades de emprego. Observamos que os designers locais estão orgulhosos dos modelos africanos e do vestuário étnico e que, deste modo, surge uma nova indústria têxtil.

Redação Saurer: Falou-se muito em

expor-tações e aquisições, mas o que está acontecendo em termos de desenvolvimento do mercado interno? Continua sendo confundido com o vestuário de segunda mão da Europa? E como você avalia o crescimento da demanda na África em relação ao crescimento demográfico?

Jas Bedi: O contínuo predomínio do vestuário

de segunda mão da Europa e dos Estados Unidos, com o pretexto da ajuda à África, colocou em perigo a sobrevivência da indústria têxtil local na últimas três décadas. Devido a esta desvantagem competitiva, ela não podia seguir o ritmo do progresso tecnológico na indústria, de modo que esta não era mais competitiva em termos globais. Agora a África está sendo inundada por novos investimentos, já que os custos e sobretudo os salários estão explodindo na Ásia. Além disso, a demanda local na Ásia está sendo atendida por cadeias de fornecimento locais.

Redação Saurer: Se observamos os fatores

mais importantes para a produção de fios de uma perspectiva africana, quais são os três mais influ-entes, em sua opinião?

Jas Bedi: A África é um continente grande e sua

proximidade ao algodão é limitada às regiões onde é cultivado. Os custos de expedição dentro do continente são proibitivos e, portanto, a indústria de fios está melhor situada na proximi-dade das zonas de produção do algodão. No entanto, há outros problemas logísticos nestas zonas, como o custo da eletricidade, o fornecimento estável de água e a falta de trabalhadores quali-ficados. Por isso, a África deve continuar desen-volvendo sua infraestrutura para aproveitar as vantagens das suas matérias-primas locais e os numerosos trabalhadores, impulsionando assim o crescimento econômico em todo o continente.

Redação Saurer: Como você vê o

desenvolvi-mento dos recursos, no futuro?

Jas Bedi: A maioria dos países africanos deseja

impulsionar sua industrialização com a indústria têxtil como motor de crescimento, sem reinventar a roda. Portanto, todos estão melhorando o clima de investimento para os investimentos estran-geiros diretos e proporcionam um ambiente favo-rável ao estado de direito, ao pluralismo político e à boa governança sem controle de divisas. Além disso, o continente também está ampliando o seu mix energético de carvão/calor a energias reno-váveis para garantir a nossa segurança energética e de matérias-primas. A África tem mais de 55 % de terras cultiváveis não cultivadas, uma grande oportunidade para cultivar matérias-primas perto da indústria.

Redação Saurer: Muito obrigado por ter

reser-vado tempo para nós.

A ITMF (International Textile Manufacturers Federation) é um fórum internacional para a indústria têxtil mundial que se esforça para manter atualizados os seus membros em nível mundial mediante pesquisas, estudos e publi-cações e contribuir para o desenvolvimento da cadeia de valor agregado do setor. As conferências anuais também fazem parte das tarefas, assim como a publicação de opiniões sobre as tendências futuras e os desenvolvimentos internacionais. Por meio da ITMF, a indústria têxtil coopera em nível internacional. Entrevista a Pia Terasa (Vice-presidente de Marketing). Os textos das e ntrevistas, declarações, etc. são uma representação do conteúdo em forma editorial e não representam uma citação literal.

(8)

A nova geração de filatórios de anéis da Zinser é uma verdadeira central de produtividade. Ela tem o supercomprimento perfeito para aplicações de commodities. A nova Zinser 72XL é o maior filatório de anéis de todos os tempos. Com seus 2 016 fusos de alta velocidade, ela produz com segurança e confiança fios em anel e compactos, de finos a grossos, para praticamente todos os tipos de fibras e misturas. O filatório de anéis universal mais produtivo construído pela Zinser é oferecido em duas versões: ZinserRing 72XL para o fiação clássica de anéis e ZinserImpact 72XL para fiação compacta de alto nível, equipadas com Impact FX, a tecnologia de fiação compacta mais econômica do mundo.

Produtividade de alta velocidade para grandes pedidos

Para grandes pedidos em mercados de massa, as fiações apostam em máquinas de alto desempenho confiáveis, que sejam adequadas para todas as aplicações importantes: para fios grossos e finos, fios compactos, fios Siro, fios compactos Siro, fios Core e outros fios da moda.

A Zinser 72XL é o filatório de anéis para apli-cações de commodity per se. Ela combina as características comprovadas de desempenho e estabelece novos padrões de produtividade, valor agregado, economia e qualidade. A nova plata-forma de filatórios de anéis faz com que as empresas têxteis obtenham três vezes mais valor agregado nas áreas de Energia, Economia

A NOVA ZINSER 72XL.

FIAÇÃO COM ALTÍSSIMOS NÍVEIS DE

RENDIMENTOS.

Foto abaixo: Zinser 72XL com até 2 016 fusos.

(9)

e Ergonomia. Assim como todas as máquinas têxteis inovadoras da Saurer Zinser, ela possui a certificação E³: fiação com altíssimos níveis de rendimento.

Acionamento central FlexiDrive compacto

A Zinser 72XL surpreende ainda com uma sensacional relação de fuso por motor, além de oferecer total flexibilidade com seus 2 016 fusos na utilização das matérias-primas. O novo acio-namento central inovador FlexiDrive garante o máximo de velocidade, segurança operacional e qualidade de fio constante em máquinas longas. O FlexiDrive proporciona a mais baixa taxa de ruptura dos fios, pois as forças de torção são reduzidas no rolo inferior.

O acionamento central FlexiDrive é muito mais compacto do que os agregados de empresas concorrentes. Está de tal forma integrado na máquina, de modo que nenhuma área de produção seja desperdiçada. A Zinser 72XL apresenta 500 mm a menos em relação à máquina de maior comprimento da concorrência. Isso significa: fusos mais produtivos por metro quadrado. Uma vantagem que pode ser usada para reduzir os custos ao planejar novos sistemas. Em uma

instalação com 30 000 fusos, obtém-se uma economia de superfície de 22 %, por exemplo, em relação às máquinas de 1 200 fusos. E os custos de produção são reduzidos em 11 %. Além disso, há a redução dos custos climáticos. A Zinser 72XL é fornecida em divisões de 68,75 mm e 75 mm.

Em sistemas mistos, a Zinser 72XL é oferecida nos mesmos comprimentos de máquinas, de maneira que o aproveitamento ideal da área da produção seja garantido continuamente.

Produção confiável e econômica

A geometria ideal dos fusos da Zinser 72XL asse-gura propriedades operacionais excelentes com velocidades altas, alinhadas ao comprimento da cápsula. Para aumentar de forma permanente o valor agregado em máquinas de maior compri-mento, é necessário ter um banco de estiragem altamente preciso. Para isso, a Zinser escolhe os suportes de carga mecânicos da Saurer Texparts. Eles garantem uma pressão constante em todos os pontos de fusos. A alta eficiência energética tam- bém é uma outra característica da Zinser 72XL. A sucção consome 66 % menos energia em relação ao modelo anterior.

(10)

As funções padrão de eficiência energética são a TwinSuction e a OptiSuction. A TwinSuction oti-miza a eficiência energética com uma inovação estrutural. A sucção é instalada em ambas as extremidades da máquina e não só em uma delas.

A OptiSuction monitora a sucção de ruptura dos fios por sensores e aplica automaticamente apenas o vácuo realmente necessário.

Os fusos de precisão da Saurer Texparts, como os eixos CS 1 ou CS 1S, contribuem significa- tivamente para a alta eficiência energética da Zinser 72XL. Sua tecnologia estável e altamente precisa garante uma operação totalmente tran-quila mesmo sob altas velocidades e permite reduzir assim o consumo de energia. Além disso, eles necessitam de pouca manutenção e têm uma vida útil longa.

Os fusos estão equipados por padrão com "Zero Underwinding". As extremidades dos fios não ficam mais entremeadas. Um ciclo de limpeza não é mais necessário.

Impact FX – o turbo de economia para fiação compacta

As fiações compactas com sistemas de tambores sofrem inúmeras interrupções, pois as aberturas nos tambores se entopem com frequência e as máquinas precisam ser interrompidas regular-mente para intervalos de limpeza. Isso se reflete consideravelmente na produtividade, no aprovei-tamento e na eficiência operacional. O Impact FX é um sistema autolimpante em função do tipo de construção. O efeito "Walk" nos pontos de desvio da correia compacta pressiona as partículas de sujeira e fibras para fora pelos orifícios a cada rotação. Assim, não ocorrem entupimentos e as máquinas podem funcionar continuamente em alta velocidade.

A Impact FX não precisa dividir o vácuo com a sucção de ruptura de fios, como é o caso nas máquinas dos concorrentes. O fio compacto de alta qualidade merece uma fonte de alimentação de vácuo própria. Só assim é possível garantir que a força compacta corresponda constantemente ao valor nominal ajustado, fuso por fuso, camada por camada.

Acionamento central FlexiDrive compacto.

(11)

Com isso, a Impact FX apresenta sempre o melhor desempenho. Não há redução do padrão de qua-lidade devido à infiltração de sujeiras e, assim, pode-se assegurar sempre 100 % de qualidade do fio compacto. Sem quedas na produtividade devido a intervalos de limpeza e manutenção. A ZinserImpact 72XL pode desempenhar seu turbo de eficiência operacional a todo e qualquer momento.

Acionamento por correia tangencial com pouca manutenção

A correia tangencial da Zinser 72XL não precisa de manutenção. A troca de correias pode ser exe-cutada durante a manutenção geral da máquina. O SynchroDrive, o acionamento de vários motores exclusivo da Zinser, fica encapsulado e a super-fície da correia é extremamente pequena. O resul-tado: não ocorrem redemoinhos de ar na máquina como aqueles gerados pelo eixo de um acionamento por correia de 4 fusos e, com isso, não há sujeira na máquina. Os custos de pessoal para limpeza e manutenção são portanto minimizados com a Zinser 72XL.

Ajuste e operação em tempo mínimo

A operação da máquina e o ajuste dos parâmetros de fiação podem ser rapidamente efetuados na Zinser 72XL. EasySpin, a interface central para controle e comando dos filatórios de anéis, é simples e intuitiva. As ajudas de entrada facilmente inteligíveis aceleram a configuração e evitam erros de operação. Dessa maneira, por exemplo, o ajuste do ServoDraft, o banco de estiragem eletrônico da Zinser 72XL, é feito centralmente por meio da EasySpin. Não é necessário fazer uma configuração mecânica de toda a estiragem. Todos os outros parâmetros de fiação importantes e componentes da máquina também são ajustados através da tela tátil da EasySpin: o acionamento do fuso, o trocador totalmente automático CoWeMat e a função de fio de efeito FancyDraft.

FancyDraft e FancyDesigner para a produção econômica de fios de efeito

O FancyDraft usa o controle eletrônico do ServoDraft e SynchroDrive para criar fios de efeito sem necessidade de dispositivos adici-onais. Com o novo FancyDraft Professional, é possível definir 16 efeitos com até 6 000 linhas por correlação. O FancyDesigner é o software de design adequado para o FancyDraft. Com ele é possível elaborar fios de efeitos com simplicidade e rapidez no PC.

Independente mesmo com queda de energia

A Zinser 72XL não se deixa abater quando ocor-rem quedas de energia. Breves falhas de corrente elétrica de até 2 segundos são simplesmente igno-radas. Em caso de uma queda de energia mais longa, a máquina desliga de forma controlada. Com isso, após a queda de energia, é possível ligar novamente a máquina com rapidez, sem maiores problemas, sem ruptura de fios e sem intervenção de pessoal.

Soluções de automação para maior rendimento

A Zinser 72XL é obviamente equipada com o trocador mais confiável e rápido do mundo: o CoWeMat da Zinser. O CoWeMat faz a troca em menos de dois minutos, sem interferências. O modelo de cápsula com classificação própria CoWeFeed economiza tempo e pessoal. Para a produção de grandes lotes, pode-se conectar máquinas supercompridas diretamente com bobinadeiras.

Da maçaroqueira até a bobina cruzada – soluções de automação para o século XXI

A Zinser e Schlafhorst oferecem soluções de auto-mação inovadoras, desde a maçaroqueira até a bobinadeira de bobinas cruzadas. O sistema Autoflow da Zinser assegura máxima indepen-dência de pessoal durante o transporte pré-fio da maçaroqueira até a Zinser 72XL. Em com-binação com a Autoconer 6 da Schlafhorst, temos uma solução completa com vantagens produtivas e qualitativas excelentes.

Zinser – Garantia de rentabilidade

A Zinser 72XL é perfeita para as necessidades de fiações modernas. Com supercomprimento, superconfiável e superprodutiva, ela é garantia da mais alta produtividade e de máximo valor agregado. Investir na nova geração de máquinas da Zinser é uma decisão inteligente para obter um rápido ROI e rendimentos seguros, seja qual for o contexto do mercado.

A Zinser 72XL oferece às empresas têxteis do mundo inteiro a chance de fazer uma parceria estratégica com o fabricante de máquinas têxteis Zinser e obter assim vantagens competitivas sustentáveis. Com seu serviço de pós-venda exclusivo "SUN – SERVICE UNLIMITED" e know-how comprovado, a Zinser oferece suporte a seus clientes durante toda a vida útil das máquinas.

(12)

Mesmo com as bobinadeiras sendo responsáveis por apenas cerca de 10 a 15 % do consumo de energia (ar comprimido e energia elétrica) no processo de fiação de anel clássico, esses critérios são de grande importância para avaliar o desem-penho da máquina. As medições comparativas em uma bobinagem cruzada mostram que o Autoconer 6 não é apenas mais produtivo em relação aos concorrentes. Ele também consome menos energia, menos ar comprimido, e manuseia a matéria-prima valiosa com mais economia. Na versão atual, com certificação E³ e ajuste ideal, o Autoconer se torna a máquina de bobinagem cruzada mais eficiente e rentável do mercado.

Comparativo realista em operação do cliente

Em uma fábrica têxtil na Índia, foram comparadas duas bobinadeiras com equipamento de última geraçãoe ajuste ideal , o Autoconer 6 e uma máquina da concorrência. Durante um mês, foram continuamente medidos o consumo de energia e ar comprimido, o desperdício de fios e a produção; uma média do resultado foi calculada para todo o mês. Todas as máquinas bobinaram sob as mesmas condições (material: 100 % CO, Ne 40 a uma velocidade de bobinagem de 1 600 m/ min). Para uma comparação objetiva e avaliação independente dos resultados, o cliente determinou os dados de consumo em relação direta com a quantidade de fios produzida.

Autoconer melhor em todos os quesitos

O resultado do teste não deixa dúvidas. Em todos os quesitos, o Autoconer 6 foi o melhor. A produção ficou 4 % acima dos concorrentes. Ele consumiu 3 % a menos de energia motriz e 13 % menos ar comprimido. O desperdício de fios também foram bem menores. Aqui a vantagem econômica é de aprox. 13 %. Se fizermos o cálculo anual, o Autoconer 6 é nitidamente mais rentável do que seus concorrentes.

E³ – um selo de confiança

Desde o início, o Autoconer 6 foi desenvolvido com o objetivo de garantir uma maior produtivi-dade com um mínimo de consumo de recursos. E³, o símbolo de valor triplo para o consumidor nas áreas de Energy, Economics e Ergonomics ("Energia, Economia e Ergonomia"), é para os clientes da Schlafhorst a garantia de aproveita-mento máximo da inovação técnica. O bom resul-tado no teste comparativo deve-se a uma série d e fatores, cuja combinação ideal encontra-se exclusivamente no Autoconer 6. O Autoconer 6 apresenta uma sequência de acionamento extre-mamente eficiente graças ao SmartCycle e a uma tubeira de aspiração otimizada ao fluxo. Por isso, é possível dosar a baixa pressão com economia e conforme as exigências com o sistema inteligente "Power on Demand" ("Energia sob Demanda").

AUTOCONER 6 COM E³.

MAIOR PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA

COMPROVADAS.

(13)

Além disso, o recurso exclusivo SmartJet oferece suporte ao encaixe do fio superior e, com isso, alavanca a produtividade, assim como o Launch-Control, o sistema Eco-Drum-Drive e Speedster FX. Com ajuste variável do MultiJet, pode-se reduzir drasticamente o consumo de ar comprimido. OEcopack FX, sensores de fio superior e inferior, assegura menor desperdício de fios, bem como o sistema de tensão de fios Autotense FX, que garante uma sequência de fios sem desperdícios, sob condições ideais.

"Energy Monitoring" (Monitoramento de energia) para maior otimização

O Autoconer 6 pode também ser equipado com o "Energy Monitoring" para otimizar ainda mais todo o potencial de energia utilizável. Ele faz a medição online do consumo de energia e ar com-primido durante a operação de forma contínua, de maneira que os operadores monitorem a uti-lização de recursos lote por lote e possa otimizá-la. Com suas vantagens de desempenho mensuráveis, o Autoconer 6 é uma referência de produtividade e economia na área de bobinagem.

Gráfico inferior à esquerda: Consumo de energia no processo de filatório de anel.

Gráfico inferior à direita: Resultados do estudo comparativo.

(14)

FANCYDESIGNER: NOVA VERSÃO.

COM 16 EFEITOS E 6 000 LINHAS.

Os profissionais da criação de fios fantasia de alto padrão dispõem há anos de uma excelente ferramenta criativa para produzir efeitos excep-cionais em superfícies têxteis: o FancyDesigner da Zinser. O fabricante de máquinas têxteis alemão divulgou uma nova versão do software para design. O programa tornou-se ainda mais eficiente e intuitivo. Graças à definição dos efeitos com até 6 000 linhas, é possível ampliar as possibilidades de design em até 100 % de mode-los de efeito reproduzíveis sem padrão "moiré". E com a função avançada de pré-visualização, os efeitos podem ser controlados não somente por simulação 2D de tecido, mas também através da exibição de uma paleta de fios.

O FancyDraft produz os efeitos, o FancyDesigner os adapta para o PC

O FancyDraft é a função integrada de fios de efeito dos filatórios de anéis Zinser. O FancyDraft controla o acionamento eletrônico do banco de estiragem, modificando assim a estiragem e a rotação durante o processo de fiação. O padrão jaspeado pode ser incorporado ao fio nas mais diversas espessuras, rotações ou comprimentos. O pessoal pode operar o FancyDraft na máquina por meio do EasySpin.

Além disso, o software FancyDesigner possibilita a criação e a entrada de parâmetros de efeitos no PC muito facilmente.

Moderna gestão de efeitos no PC com o FancyDesigner

Designs criados com o FancyDesigner podem ser transferidos ao filatório de anéis e ao FancyDraft através de uma interface USB. Não é mais neces-sário inserir os valores de efeitos na tela de toque EasySpin. Com isso, as fábricas de fiação não economizam só tempo na preparação das máqui-nas. Além dos parâmetros de fios de efeito, o FancyDesigner também pode facilmente geren-ciar e arquivar todos os artigos e dados da máquina. O software oferece assim um sistema de gestão abrangente de fios de efeito para diversas máqui-nas e diferentes localidades.

FancyDesigner agora também disponível para o FancyDraft Professional com 6 000 linhas

O FancyDraft é oferecido em duas versões: o FancyDraft Extended com 8 efeitos e até 200 linhas por repetição e o FancyDraft Professional com 16 efeitos e até 6 000 linhas por repetição. A novi-dade é que o FancyDesigner é também agora oferecido para a versão FancyDraft Professional.

FancyDesigner: entrada de dados para efeitos e visualização em 2D.

(15)

Ampla liberdade de criação, efeitos 100 % reproduzíveis

O novo e eficiente FancyDesigner pode calcular até 16 efeitos e até 6 000 linhas por repetição e aplicá-los nas simulações de superfícies. Isso sig-nifica: inúmeros efeitos podem ser criados e armazenados no PC: 100 % de reprodutibilidade garantida. O efeito desejado no tecido é produzido por meio de uma combinação inteligente de espessuras de efeito, variações de rotação e comprimentos da alma. A função MultiCount controla a espessura do efeito através de uma alteração da estiragem principal. Com o MultiTwist, é possível variar a rotação do fio por meio de um envio mais rápido ou mais lento. Ambas as funções, MultiCount e MultiTwist podem ser combinadas entre si, o que garante uma concepção praticamente infinita de designs. Os efeitos são baseados em valores absolutos e são portanto reproduzíveis de forma precisa.

Opção adicional: a prática função aleatória

O designer pode optar por maior liberdade do padrão "moiré" através da função aleatória. Neste caso, são inseridos valores mínimos e máximos para o comprimento da alma, os quais podem variar aleatoriamente dentro dos intervalos

especificados. O FancyDesigner oferece portanto liberdade de escolha ao designer: ele pode sim-plesmente utilizar a função aleatória controlada pelo software ou optar por 100 % de reproduti-bilidade com comprimentos exatos, definidos por valores absolutos nas linhas de efeitos.

Aproveitamento inteligente da demanda lucrativa

A operação do FancyDesigner tornou-se mais simples e intuitiva. O software é oferecido em praticamente todos os idiomas, de forma a asse-gurar um trabalho produtivo no mundo todo. Com o FancyDesigner, empresas têxteis podem reagir rapidamente às tendências da moda. A ferramenta de design facilita a entrada em um mercado lucrativo.

Afinal, os fios fantasia representam cerca de 10 % da produção mundial de fios e são particu-larmente solicitados em aplicações de alto padrão de qualidade. Seja, para denim, jersey simples ou tecidos finos para vestuário funcional mascu-lino ou feminino, fios fantasia da moda são geral-mente efêmeros, por isso há sempre uma demanda para novos efeitos, com alto retorno do investi-mento. Com o FancyDesigner, as fábricas de fiação podem aproveitar de forma vantajosa desta demanda lucrativa.

Foto no canto esquerdo superior e no centro: fios de efeito em tecidos e malhas, conforme as tendências da moda.

FancyDesigner: estatísticas com matriz e distribuição de efeitos.

(16)

Os preços do algodão cru estão em ascensão contínua. Com isso, a incorporação inteligente de fibras regeneradas torna-se cada vez mais interessante para fábricas têxteis. A empresa têxtil Tüniteks, localizada em Gaziantep na Turquia, mostra como obter a qualidade desejada com produtividade máxima.

A Tüniteks é especializada na produção de fios mediamente finos de fibras regeneradas para tecidos de estofamentos. A empresa, que até então utilizava máquinas convencionais de fiação a rotor, passou a trabalhar com a Autocoro 9 da Schalfhorst. O desempenho convincente da Autocoro 9 na prática impressionou a empresa turca especialista em fios de algodão regenerado. A Autocoro 9 apresenta uma produtividade 40 % maior em relação às máquinas convencionais de fiação a rotor da empresa. E seu consumo energético é 30 % menor.

O "triângulo mágico" de produtividade, custos de fiação e qualidade

De modo geral, é difícil de combinar na prática os seguintes critérios: elevada produtividade graças a alta rotação do rotor e baixa rotação do fio, custos de fiação reduzidos devido à

matéria-prima mais barata e alto padrão de qualidade do fio, conforme exigido por outros processadores. Normalmente, uma máquina de fiação a rotor só consegue atingir duas destas três metas, pois produtividade, custos de fiação e qua-lidade constituem o chamado "triângulo mágico". A alta produtividade e utilização de matéria-prima de custo reduzido exigem as vezes con-cessões em relação a qualidade dos fios. Para obter uma qualidade de fios elevada, deve-se baixar a produtividade ou elevar a qualidade da matéria-prima. Neste contexto, as fábricas têxteis procuram todos os dias chegar a uma solução adequada para atender seus requisitos. Obviamente, as empresas que processam fibras regeneradas passam por esta mesma situação. Como opção, pode-se alterar a composição do fio. Para regenerados de algodão, a resistência e expansão desejadas podem por exemplo ser alcançadas ao incorporar poliéster.

Fibras regeneradas particularmente críticas

O processamento de fibras regeneradas exige elevado desempenho das máquinas de fiação. À medida que a fiação eleva a velocidade do rotor e diminui o coeficiente de torção do fio, aumenta a possibilidade de rupturas do fio.

FIAÇÃO DE FIBRAS REGENERADAS.

PRODUTIVIDADE 40 % MAIOR

COM O AUTOCORO.

Tüniteks Local Gaziantep, Turquia Ano de fundação 2005 Colaboradores 85 Produção

Fios "open-end" de algodão/ poliéster

Autocoro 9 instalado na Tüniteks. Foto acima:

Nas proximidades de Gaziantep: cidade parcialmente submersa Eski Halfeti na margem do Eufrates.

Foto no centro: A cigana, o mosaico mais famoso do Museu de Zeugma em Gaziantep que abriga o maior acervo de mosaicos romanos do mundo.

(17)

Se os processos automáticos de emenda de fios não levarem em conta as rupturas do fio e a capa-cidade de emenda de fios for muito baixa para solucionar as rupturas do fio, observa-se então uma queda rápida do rendimento das máquinas convencionais. Nestes casos, apenas uma medida ajuda a manter a eficiência da máquina a um nível aceitável de mais de 95 %: o estrangulamento da rotação do rotor, às custas da produtividade da máquina. Portanto, para aumentar a velocidade da produção, deve-se sempre levar em consideração o aproveitamento da automação.

A utilização de máquinas de fiação a rotor convencionais com acionamento central não privilegia a qualidade do fio exigida pelo cliente; ela assegura apenas a qualidade do fio resultante de uma fiação eficiente com baixa ruptura de fios. A qualidade dos fios é adaptada às exigências econômicas do processo de fiação e não às exigên-cias das tecelagens e fábricas de malhas. Não é fácil encontrar uma solução que atenda todas as necessidades. As fábricas têxteis devem optar por diminuir sua produção ou utilizar matéria-prima de melhor qualidade e, portanto, mais cara.

A Autocoro traz a solução para o "triângulo mágico"

Com a Autocoro 9, o "triângulo mágico" de pro-dutividade, custos de fiação e qualidade deixa de ser um conceito abstrato. De fato, a Autocoro amplia consideravelmente a margem de manobra com o aumento da rotação do rotor e redução da rotação do fio, sem prejudicar a produtividade devido a rupturas de fios. O SynchroPiecing oferece capacidade suficiente de emenda de fios para lidar com taxas de rupturas de fios altamente voláteis. Com a tecnologia de aciona-mento individual, pode-se fiar também de forma rentável fibras mais baratas. Um componente

fundamental nos custos de fiação, que mantém-se fixo há anos nas máquinas de fiação a rotor convencionais, torna-se finalmente flexível na Autocoro 9. Assim, abre-se toda uma nova perspectiva de otimização dos custos de aquisição de matéria-prima. E isso vale a pena, uma vez que o preço da matéria-prima é responsável por 50 a 70 % dos custos de produção do fio.

A Tüniteks reduz seus custos e aprimora seu balanço ambiental

A Tüniteks fornece fios de algodão regenerado para tecelagens na Turquia e na UE. Com os fios produz-se essencialmente tecidos para estofados, roupas de cama estampadas e meias. A Tüniteks pode comparar na prática o desempenho da Autocoro 9 em relação às suas máquinas de fiação a rotor convencionais. Graças a maior produtivi-dade da Autocoro 9, houve uma redução de 40 % dos pontos de fiação em relação às máquinas convencionais; a Tüniteks observou ainda uma queda de 40 % dos custos operacionais, e tudo isso, em um espaço muito mais compacto. A decisão de implementar a moderna tecnologia de fiação a rotor da Schlafhorst melhorou consi-deravelmente a competitividade da empresa.

"Com a Autocoro 9, conseguimos aumentar de forma significativa a rotação do rotor e diminuir simultaneamente a rotação do fio. Pudemos contornar o aumento da taxa de ruptura de fios graças ao SynchroPiecing", afirma Murat Nehir, proprietário da Tüniteks. "Em cada ponto de fiação da Autocoro 9, a produção aumentou 40 % em relação às nossas máquinas de fiação a rotor convencionais". Além disso, as máquinas de fiação a rotor da Schlafhorst consomem 30 % menos energia. Pudemos assim reduzir nossos custos e melhorar nosso balanço ambiental."

(18)

A Schlafhorst está comemorando uma grande data. Há trinta anos atrás, em 1987, a fabricante de máquinas têxteis apresentou na ITMA pela primeira vez, uma Autocoro equipada com um depurador de fio Corolab. Naquela época, o Corolab ainda possuía sensor de medição analó-gico. A Schlafhorst continuou desenvolvendo o sistema de monitoramento da qualidade do fio ao longo dos anos. Atualmente são oferecidos dois sistemas digitais de alto desempenho para a Autocoro: o Corolab XQ para pontos finos e grossos e o Corolab XF, no qual são adicionalmente depuradas fibras estranhas. Para as máquinas de fiação a rotor BD, são oferecidos os sistemas Corolab Q2 e o Corolab F2. Assim, é possível atender com segurança total a qualidade do fio exigida pela cliente, lote por lote.

O Corolab foi instalado mais de dois milhões de vezes em máquinas de fiação a rotor. Os clientes apreciam sobretudo a confiabilidade e a longa

O DEPURADOR DE FIO COROLAB

COMPLETA 30 ANOS.

MAIS DE UM MILHÃO DE VEZES.

durabilidade do depurador de fio. O sucesso do Corolab não é um simples acaso: ele é resultado do know-how tecnológico do empresa líder de mercado, a Schlafhorst.

Integração perfeita na máquina

Uma qualidade de fio constante, fornecida com confiabilidade, é uma das maiores características das fábricas de fiação de sucesso perene. O Corolab é uma condição imprescindível para assegurar a qualidade nas máquinas de fiação a rotor: sua perfeita integração na Autocoro totalmente automática e na máquina de fiação a rotor BD semiautomática possibilita uma perfeita comunicação entre a máquina e o depurador de fio. Na Autocoro 9, o Corolab determina o grau de sujeira de cada ponto de fiação e garante o depuramento dos rotores pelas "Doffing Cleaning Units". Com isso, aumenta-se a segurança do pro-cesso de toda a máquina.

Corolab XF para a Autocoro totalmente automática.

(19)

Number of sensors

Year

More than 1 million digital Corolab

sensors across the world

1.000.000 750.000 500.000 250.000 2005 2008 2011 2014 2017 0 O Corolab vem se aprimorando continuamente, desde o lançamento de série dos modelos com sensor digital em 2005. O seu sucesso tem sido comprovado, ano após ano. Mais de um milhão de depuradores foram vendidos.

Um ajuste ideal para cada necessidade

O Corolab não deixa escapar nenhuma incômoda falha visual. Com ele, é possível obter o equilíb-rio ideal entre produtividade e qualidade e tra-balhar assim de forma altamente rentável. O resultado é um fio perfeitamente depurado que atende plenamente o padrão de qualidade exigido pelo cliente.

Dentre as vantagens destacadas pelas fábricas de fiação estão as inúmeras funcionalidades e capacidades de análise do Corolab. Graças a versatilidade de suas funcionalidades, ele atende plenamente todas as exigências das modernas fábricas de fiação. "Para nós é uma grande van-tagem poder controlar exatamente a qualidade através das funções de matriz e evitar de forma específica defeitos do fio." afirma Khalid Majeed von Shuford Yarns, LLC, Carolina do Norte, EUA.

Com 135 anos de tradição no ramo, a Shuford Yarns é uma das mais famosas fábricas têxteis dos Estados Unidos. A empresa especializou-se na fabricação de fios para tecelagem e malhas de alta qualidade controlada destinados à comer-cialização. Para a Shuford Yarns, o Corolab é parte fundamental da Autocoro.

Um depurador com futuro

Nestes últimos 30 anos, o Corolab ganhou a confiança de todo o setor. Com um histórico sólido, o Corolab oferece às fábricas têxteis a certeza de atender o padrão de qualidade exigido pelos seus clientes. A Schlafhorst continua desen-volvendo o depurador de fio de forma contínua, de forma que o Corolab seja também no futuro um instrumento de controle implacável, garantindo a qualidade dos fios a rotor.

Foto abaixo:

Corolab XF para a Autocoro totalmente automática.

(20)

É difícil de acreditar que já faz dez anos que a Schlafhorst apresentou o sistema de deslocamento digital de fios PreciFX na ITMA 2007 em Munique. Nesse meio tempo, o sistema inovador de des-locamento de fios digital se estabeleceu no mercado tornando-se uma referência na área de bobinagem.

O PreciFX domina o mercado

O pioneiro do deslocamento digital de fios sem tambor para o processamento de cops de fiação é hoje líder de mercado. Quase 200 clientes em 40 países usam o PreciFX em mais de 30 000 cabeças de bobinagem. Nenhum outro sistema tem uma penetração global de mercado como essa.

Não é por acaso que o PreciFX faz todo este sucesso. Desde a apresentação em 2007, a fun-cionalidade e a gama de aplicações do sistema passam por um desenvolvimento constante. Hoje, os clientes da Schlafhorst com PreciFX têm à disposição funções variadas para um amplo leque de aplicações tecnológicas. O sistema impressiona os clientes com as mais diversas necessidades: fábricas têxteis de commodities, bem como especialistas que produzem bobinas cruzadas com designs funcionais no setor de luxo "High-End".

Flexibilidade e produtividade inalcançáveis

Nenhum outro sistema é tão flexível como o PreciFX. Ele domina todos os formatos de bobina de 3" a 6" e as tecnologias mais variadas de bobi-nas, como bobinagem de precisão, bobinagem em níveis ou aleatória. O PreciFX produz bobinas de tingimento e bobinas duras para todos os materiais possíveis e graus de finura. Novas possibilidades de racionalização são apresentadas pelo PreciFX com seu design de bobina otimizado para o pro-cesso. Como exemplos, podemos citar as bobinas cruzadas muito grandes e pesadas com fios elás-ticos para a fiação, bobinas bicônicas, bobinas duras com comprimento de fio particularmente longo graças à função de enchimento; ou bobinas de tingimento com cantos arredondados ou com variação ajustada da espessura que, ao bobinar direto do cop de fiação, tornam a desbobinagem supérflua.

O aumento de produtividade é simplesmente impressionante. O PreciFX atinge velocidades de bobinagem inigualáveis por outros sistemas sem tambor. Com essas características comprovadas de desempenho, o PreciFX mostrou ao que veio, tornando-se uma referência no mercado.

10 ANOS DE PRECIFX.

O SUCESSO DO DESLOCAMENTO

DIGITAL DE FIOS

Foto abaixo: PreciFX –

(21)

Successori REDA S.p.A. / Filatura CB S.p

Aplicação: 100 % WO (cru/colorido), Nm 24 - 120

"Para nós, há essencialmente 3 motivos que caracterizam as vantagens do PreciFX em nossa aplicação: primeiramente, a espessura de bobina uniforme para um tingimento otimizado, depois a versatilidade e os tempos de configuração mais curtos durante a fabri-cação de bobinas de 4" e 6" e, por fim, a liber-dade absoluta na estruturação da bobina, para um desempenho do fluxo sem falhas no processamento."

Roberto Buratto

diretor geral de fiação Reda Arturo Sogno

diretor geral de fiação Filatura CB

ZKS

A PEPPERMINT COMPANY

Aplicação: Fios de lã e fios de mistura de lã, fios elásticos

"A mudança diária de aplicação e a trans-ferência entre várias máquinas só é possível graças a fórmulas digitais e específicas do artigo. Isso nos garante resultados de bobi-nagem reprodutíveis e iguais em nossas duas unidades de produção. Os ajustes relacionados ao material da estrutura da bobina para evitar o abaulamento dos topos com fios muito lisos ou elásticos refletem para nós, como fiação varejista, um ganho evidente de qualidade. Com isso nós podemos oferecer também formatos de bobinas bem maiores. Isso aumenta não só a nossa eficiência como a dos clientes (tecelagens e malharias) e reduz os custos com manuseio, transporte e emba-lagem. A função de preenchimento é mais uma vantagem e aumenta ainda mais o com-primento do fio em até 20 %. Finalmente podemos atender todos os desejos possíveis das nossas tinturarias internas em relação à estrutura da bobina, como por exemplo, espessura, largura, cobertura das cápsulas, resistência dos cantos, cantos arredondados."

André Körner,

gerente da ZKS Alemanha Dietrich Hohberg,

diretor da ZKS República Tcheca Poya Riss Abhar Co.

Aplicação: 100 % CO penteado e compacto, Ne 20 - Ne 60

"Bobinas para tingimento com bobinagem de precisão e cantos arredondados diretamente a partir do cops com 1 300 m/min: isso já nos traz 2,5-3 % de vantagem produtiva. Nossos clientes estão satisfeitos com as bobinas para tingimento, não é preciso aparar as arestas e as melhores propriedades são apresentadas após o tingimento. Agora podemos escolher ângulo de cruzamento e distância dos fios, a variação de velocidade é de menos de 0,5 %. As bobinas duras (4°20') são processadas com 1 500 m/min e atingem uma velocidade mais alta de bobinagem com o mesmo diâme-tro. Assim, no processamento posterior, temos um manuseio de bobinas mínimo e maior eficiência. As nossas próximas Autoconer já foram encomendadas com PreciFX."

Reza Hamedani, diretor e proprietário

(22)

Arun Textiles (P) Ltd.

Aplicação: Fios 100 % CO, Ne 60 - 120 "Eu não conheço bobinas para tingimento melhores do que as fabricadas pela PreciFX. Os mais diferentes parâmetros tecnológicos, como design de cantos, compensação axial, concepção do raio ao arredondar os cantos etc. permitem criar as "bobinas cruzadas dos sonhos" sem dificuldades e com os melhores resultados de tingimento. Com isso podemos oferecer a melhor qualidade no segmento premium."

Sr. Thiagarajan, gerente-geral

Esquel Group

Aplicação: 100 % CO, Ne 30 - 80

"Nós usamos o PreciFX no processo de bobinagem. Graças à seleção de parâmetros individual e flexível, podemos ajustar nossas preferências de bobinagem de precisão esca-lonada conforme as exigências de tingimento e variá-las em função do material. Com a Autoconer tipo K com PreciFX atingimos uma produtividade ainda maior em relação aos outros sistemas da concorrência e dispomos ainda das vantagens oferecidas pelos agregados de automação.

L. H. Pan, gerente de produção da Esquel Rewinding Mill

Südwolle Group

Aplicação: Fios WO, fios de mistura de lã

"Trabalhamos em nossas instalações há muitos anos com o PreciFX, e esta é nossa opinião: o sistema oferece uma alta flexibili-dade e precisão com relação aos formatos de bobina e cápsula. Isso economiza tempo, trabalho e dinheiro e permite oferecer uma estrutura de bobina conforme as exigências do cliente. Nós conseguimos fornecer a bobina certa necessária, por exemplo, para torção. Para o tingimento, os fios podem ser colocados com precisão e de forma definida, desde as primeiras camadas na cápsula até o diâmetro final."

Marek Czapnik , Krzysztof Widawski , EWS, Suedwollegroup

Linz Textil

Aplicação: 100 % fios compactos CO, Nm 65/1 - 120/1

"Para nós, a ampla variação de possibilidades de ajuste é uma vantagem enorme. Graças ao armazenamento de fórmulas no Informator, isso é bastante prático e extremamente econômico. Com uma flexibilidade muito maior em relação à bobinagem em tambor, nós conseguimos adaptar a largura, mobili-dade e design dos cantos. O feedback de nossos clientes: as bobinas PreciFX com fios compactos finos apresentam melhor proces-samento, por exemplo, os erros de urdidura ficam abaixo de 0,15/milhões de metros de fios e, graças à densidade uniforme, o tingi-mento é homogêneo."

Christian Ascher, gerência de operação e produção Spinnerei Landeck

Sunvim Group

Aplicação: 100 % CO, Ne 20 - 40

"Graças ao PreciFX conseguimos simplificar e encurtar todo o nosso processo. Os ajustes simples no Informator para a troca entre cilindro e cone reduzem o esforço de manuseio para nossa equipe. Após o tingimento, conse-guimos eliminar o processo de rebobinagem, as bobinas de tingimento podem continuar sendo processadas diretamente."

S.M. Zhang , gerente geral da empresa de fiação, Sunvim Group

Vardhman Group

Aplicação: Fios PES/CO, Ne 16 - 40 "As máquinas PreciFX são usadas em nossas fiações para a produção de bobinas duras e de tingimento, elas são então exportadas para clientes importantes. Nossos clientes estão muito satisfeitos com a uniformidade das bobinas, principalmente em relação à estrutura homogênea e sem distorções. Além disso, a troca rápida entre bobinas duras e macias é extremamente importante para obter uma melhor produtividade e utilização das máquinas, e isto é possível graças a um tempo mínimo de parada."

Neeraj Jain, Diretor-Executivo, Vardhman Textiles

(23)

Yünsa

Aplicação: WO, fios de mistura de WO

"Nossa posição de líderes mundiais na fabri-cação de tramas de fios penteados exige uma inovação de produto consequente, flexibili-dade, foco no cliente e rapidez no mercado. Com o PreciFX temos uma vantagem compe-titiva em relação aos nossos concorrentes: troca rápida e diária dos lotes, bobinas duras e para tingimento otimizadas para processos, processamento delicado dos nossos fios valiosos e tudo isso com a maior produti-vidade do mercado. Com o PreciFX, tudo isso é possível."

Engin Sarıbüyük,

diretor operacional da Yünsa Nová Mosilana, a.s.

Aplicação: 100 % WO, WO/PES, fios core elásticos

"Durante todo o ano, nós processamos uma ampla gama de fios. Para isso, aproveitamos ao máximo a flexibilidade do PreciFX para obter uma otimização com muitas variáveis. Essa flexibilidade garante também a troca necessária do formato de bobina e cápsula com grande economia de tempo: cápsulas de papel cônicas para tecelagem, cápsulas de plástico de 4" para torção ou cápsulas cilín-dricas para tingimento (bobinas para tingi-mento com cantos arredondados) fazem parte de nosso programa."

David Procházka,

diretor de fiação/bobinagem Polopique

Aplicação: CO, CV, Modal, Tencel, CO/LI, CO/WO, CO/SE, Ne 12 - 80, fios core, fios flamê

"O arredondamento dos cantos em bobinas de tingimento, é um dos pontos que conside-ramos como sucesso tecnológico do sistema PreciFX da Schlafhorst. Isso economiza uma etapa de processo inteira na tingimento, e a qualidade da bobina é muito melhor. Nós usamos o PreciFX tanto para bobinar como também para rebobinar, uma vantagem enorme para a nossa empresa. A flexibilidade é impressionante. Não importa o formato da bobina: podemos escolher livremente o formato do tambor (1,5, 2 e 2,5 voltas simé-trico ou assimésimé-trico), sem necessidade de concessões, escolha livre do tipo de tambor!"

Eng. Sérgio Padrão, gerente - fiação

Akij Textile Mills Limited Aplicação: 100 % CO, Ne 20-60; Ne 20/2 - 60/2

"Para nossa aplicação cone a cone, a Autoconer tipo E com PreciFX oferece a melhor flexibi-lidade. Com entrelaçador e limpador indivi-dual, a qualidade é garantida. Nós trans-formamos bobinas duras em bobinas para tingimento. Para um tingimento uniforme, podemos ajustar a densidade, formato e es-trutura da bobina e escolher diversos tipos de bobinagem diferentes. Até mesmo as bobinas para tingimento são colocadas no formato certo com o PreciFX para os proces-sos posteriores, tudo isso com alta precisão e velocidade de bobinagem."

Md. S.K Jamil Uddin, Diretor Akij Textile Mills Ltd (Uma afiliada do Akij Group) Thiagarajar Mills

Aplicação: 100 % CO, Ne 60 - 140, convencional e compacto

"Nós produzimos os fios mais finos para tecidos de camisas com fios tingidos na qualidade premium. Este mercado high-end tem exigências bastante rigorosas. Nossos clientes, principalmente no setor de expor-tação, exigem bobinas cruzadas com o melhor comportamento de processo e tingimento. Essas expectativas podem ser atendidas com o PreciFX. Na urdidura, as taxas de ruptura de fios estão abaixo de 0,25/milhões de met-ros de fios. Para uma otimização extra, forne-cemos também designs de bobina inovadores, como bobinas com cantos arredondados, que possuem excelentes propriedades de tingimento."

M. Muthupalaniappa, vice-presidente (Técnico)

Candiani S.p.A.

Aplicação: Fios denim CO, Ne 14 - 16, inclusive como fios fancy, core e core duo

"As bobinas cruzadas produzidas com PreciFX para tingimento e tecelagem mantêm sua espessura constante e estabilidade no formato da bobina durante todo o processo. Essa estabilidade de longo prazo é uma vantagem inigualável, principalmente no processamento de nossos fios denim elásticos. Os flancos da bobina não ficam abaulados, independentemente da finura do fio e do diâmetro da bobina."

(24)

ZINSERIMPACT 72 COM FLEXIDRIVE.

O SUPERCOMPRIMENTO EXCLUSIVO

CONQUISTOU A KAYNAK ÍPLÍK.

Há um ano, a empresa têxtil turca Kaynak Íplík colocava em operação oito novas máquinas de fiação compacta ZinserImpact 72 com 1 920 fusos cada. Com esses 15 360 pontos de fiação com-pacta altamente produtivos, esta empresa têxtil bem sucedida processa malhas em títulos Ne 40 e mais finos de algodão para a própria tecelagem. A ZinserImpact 72 com comprimento superlongo convenceu os especialistas turcos em fios com-pactos graças ao seu desempenho confiável. A empresa Kaynak Íplík fundada em 1987 na cidade de Uşak opera desde 2002 com filatórios de anel Zinser e é uma das líderes no setor têxtil da Turquia. A Kaynak produz anualmente cerca de 20 000 toneladas de fios de algodão/bambu de alta qualidade nos títulos Ne 16 a Ne 60. A empresa é especializada em fios compactos. Foi só em 2013 que a Kaynak comprou 20 máquinas Zinser 351 2Impact FX para ampliar a capacidade de sua fiação compacta. No início de 2016, a Zinser enviou então as máquinas de fiação compactas ZinserImpact 72 para Uşak.

Acionamento central compacto integrado

Cliente de longa data, a empresa valoriza na Zinser 72 a qualidade constante do fio e, princi-palmente, a grande quantidade de pontos de fiação. "A Zinser 72 não oferece só um maior com-primento em relação aos outros fabricantes de máquinas. Ela também é bastante compacta", declara Hakkı Sarıkaya, gerente geral da Kaynak Íplík. "O acionamento central FlexiDrive é com-pacto e está integrado na máquina, o que proporci-ona uma relação ideal de espaço e produtividade."

Economia e rapidez graças à geometria excelente da fiação e à tecnologia inovadora

Na prática, a Zinser 72 se mostra muito econômica, assim como a Zinser 351, também com boa efi-ciência energética. A TwinSuction, aspiração de dois lados da Zinser 72, é a que mais economiza energia, seguida dos fusos de alta velocidade. A máquina da Kaynak está equipada com o fuso Saurer Texparts Premium CS 1 S "Zero Under-winding", o qual ajuda a economizar ainda mais energia em altas rotações de fuso.

Foto à esquerda:

Da esquerda para a direita: Hakan Karakaya e Hakkı Sarıkaya, Kaynak Íplík na frente da ZinserImpact 72. Foto à direita:

ZinserImpact 72: 100 % de fio compacto e absoluta segurança de processo.

(25)

Além disso, a emissão de ruído é extremamente baixa. O "Zero Underwinding" evita a bobinagem das extremidades dos fios e torna desnecessários os ciclos de limpeza adicionais.

A geometria perfeita do fuso da Zinser 72 e o alinhamento ideal dos anéis e cursores no com-primento da manga permitem que a Kaynak alcance altas rotações e, com isso, um aumento substancial de produção.

100 % de fio compacto e absoluta segurança de processo

Para os especialistas em fio compacto da Kaynak, a tecnologia de fiação compacta de um filatório de anéis e a qualidade constante dos fios são de suma importância. A tecnologia de fiação com-pacta, única no mundo, Impact FX é elogiada pelos especialistas em fios compactos, sobretudo a separação do vácuo compacto e o vácuo para aspiração dos fios rompidos. "A separação dos canais de aspiração da unidade compacta e a aspi-ração dos fios rompidos garante uma produção de fios compactos sem falhas e constante em todo o comprimento da máquina. Os fluxos de ar não

concorrem entre si, de forma que a segurança de operação contínua seja garantida", diz Hakan Karakaya, gerente de produção da Kaynak Íplík. Com o agregado de vácuo Impact FX separado, a força compacta plena está sempre disponível. Ela é ajustada de forma central na tela tátil do EasySpin e é mantida nesse valor nominal por um circuito de controle por sensores preciso.

Custos de fuso mais baixos graças à otimização das matérias-primas

Com sua segurança operacional, a ZinserImpact 72 oferece lucratividade adicional com seu segundo grande trunfo. Com auxílio da confiável com- pactação ajustável, os limites de extração da matéria-prima podem ser alterados considera-velmente. O ajuste individual da força compacta melhora as características operacionais do fio, permitindo atingir uma maior produtividade em relação aos fios padrão com a mesma matéria-prima. "A ZinserImpact 72 reduz consideravel-mente nossos custos com fiação", destaca Hakan Karakaya. Kaynak Íplík Localização Uşak / Turquia Ano de fundação 1987 Colaboradores 600 Produção 20 000 toneladas Para maiores informações: www.kaynakgroup.com

(26)

Tecnologia compacta autolimpante

O bom desempenho da Impact FX deve-se às suas vantagens construtivas em relação aos outros sistemas, bem como às otimizações de engenharia em muitas áreas. A Impact FX consegue trabalhar com matérias-primas de qualidade inferior e fibras curtas sem risco de entupimento. Devido ao efeito autolimpante de fulonagem no ponto de desvio da correia compacta, as partículas de sujeira e os fragmentos de fibras são expelidos pelas aberturas. Isso economiza um intenso monitoramento humano das máquinas, turnos de controle e interrupções de produção devido a intervalos e paradas para limpeza. Com a ZinserImpact 72, não há necessidade de pessoal adicional como ocorre com os sistemas da concorrência.

Além disso, a aerodinâmica otimizada da Impact FX evita a formação de acúmulos e entu-pimentos. O ar flui em linha reta pelo sistema. "Na ZinserImpact 72 não ocorre nenhuma perda imperceptível de qualidade devido ao aumento de sujeira", explica Hakan Karakaya. "Nós pode-mos contar com uma qualidade de fio compacto 100 % constante e segura."

Expectativas superadas em todos os aspectos

É na própria tecelagem que se observa a quali-dade inigualável dos fios compactos da Zinser. O baixo índice de marcas de abrasão, a alta resis-tência e estiramento permitem que a tecelagem Kaynak funcione com maior velocidade sem aumentar as taxas de ruptura dos fios. As etapas custosas adicionais do processo, como engoma-gem e chamuscaengoma-gem, podem ser muitas vezes suprimidas. No tecido, os fios compactos da Zinser impressionam pelo seu alto brilho, aspecto uniforme e contrastes de cor bem definidos.

Após um ano, o resultado é extremamente positivo para o gerente geral Hakkı Sarıkaya. "Superlonga, superprodutiva, superconfiável e com superqualidade: a ZinserImpact 72 superou nossas exigências em todos os aspectos e, com isso, mantemos uma vantagem competitiva em relação à concorrência."

A Kaynak Íplík é uma das empresas têxteis líderes da Turquia.

(27)

Foto à esquerda: Satisfação com a Autoconer 6, da esq. para a dir. M. Iding (Schlafhorst), A. Elangovan (GHCL), K.C. Ravi (GHCL), B. Theele (Schlafhorst).

AUTOCONER 6.

GHCL: "ELA ABRIU OS NOSSOS OLHOS."

A empresa têxtil indiana GHCL adquiriu cinco Autoconer 6 com 300 fusos de bobinagem como parte de um novo investimento. Graças ao seu excelente desempenho, a bobinadeira automática de bobinas cruzadas da Schlafhorst tornou-se uma referência na área de tecnologia de bobi-nagem, segundo os responsáveis da GHCL.

Empresa líder no setor de fios finos de alta qualidade

O Grupo GHCL foi fundado em 1983 e sua ativi-dade principal era então concentrada no setor químico. Em 2001, a empresa iniciou suas ativi-dades no ramo têxtil. Na divisão de negócios têxteis verticalmente integrada trabalham 2 000 colaboradores. As fábricas de fiação da GHCL estão localizadas próximas às cidades de Madurai e Manapparai, no estado indiano de Tamil Nadu. Com 177 000 fusos com anéis (112 000 em Madurai e 65 000 em Manapparai), a GHCL produz quase 20 000 toneladas de fios finos e fios mais finos (títulos Ne 40 até Ne 170), basicamente de algodão puro e misturas de algodão. No processamento próprio do Grupo, são produzidos artefatos têxteis de alta qualidade para uso doméstico e roupa de cama para os mercados indiano e inter-nacional. Uma parte dos fios é vendida para empresas conhecidas da indústria da confecção. Como líder no setor de fios finos de alto padrão, a GHCL possui exigências particularmente ele-vadas em termos de qualidade. Por isso, a GHCL optou por investir na tecnologia inovadora de bobinagem da Schlafhorst. A Autoconer 6 superou todas as elevadas expectativas da empresa indiana.

Produção com eficiência energética otimizada

A Autoconer 6 não é somente 6 % mais econômica em relação ao modelo anterior, ela é também 6 % mais produtiva. Seu "Energy Monitoring" (moni-toramento de energia) permite ao cliente otimi-zar a sua produção com eficiência energética. "O "Energy Monitoring" é uma ferramenta impor-tante para nós", afirma K.C. Ravi, gerente geral sênior (Operações) da GHCL. Com ele, podemos monitorar o consumo de energia online e, com uma configuração inteligente, é possível atingir excelentes resultados em termos econômicos combinando produtividade, qualidade e consumo de energia."

Autoconer 6: a referência na bobinagem

A diretoria da GHCL está plenamente convencida do desempenho apresentado pela Autoconer 6 desde sua colocação em serviço. A. Elangovan, gerente geral sênior (P), só tem elogios para seu desempenho: "A Autoconer 6 abriu os nossos olhos, mostrando tudo que a moderna tecnologia de bobinagem é capaz de fazer. Ela é para nós a nova referência na área de bobinagem. O seu desempenho excepcional superou todas as nossas expectativas. Tentamos de todas as formas possíveis otimizar a operação de nossas outras bobinadeiras automáticas de bobinas cruzadas. Mas a altíssima produtividade, os baixos custos operacionais e a excelente qualidade de bobinagem da Autoconer 6 são inigualáveis."

GHCL - Textile Ano de fundação 1983 Colaboradores 2 000 Produção 20 000 toneladas de fios finos e fios mais finos (títulos Ne 40 - 170)

Para maiores informações:

www.ghcl.co.in/products/ textiles/

Referências

Documentos relacionados

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Considera-se que a interdisciplinaridade contribui para uma visão mais ampla do fenômeno a ser pesquisado. Esse diálogo entre diferentes áreas do conhecimento sobre

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Neste momento a vacina com a melhor perspetiva de disseminação pelos cuidados de saúde é a M.vaccae, pela sua ação como vacina terapêutica, aguardando-se a sua

[r]

1 Na tela de configurações, toque em Privacidade e segurança → Modo privado, e depois deslize o seletor para ativá-lo.. Se estiver ativando este modo pela primeira vez, siga

Para abrir a lista de aplicações recém-utilizadas, toque em e selecione um ícone de aplicação para abrir.. Fechar