• Nenhum resultado encontrado

CRUZANDO HISTÓRIAS-TRAJETÓRIAS NA CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA-MUNDO: NARRATIVAS HEGEMÔNICAS E CONTRA HEGEMÔNICAS ENTRE BRANCOS E INDÍGENAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CRUZANDO HISTÓRIAS-TRAJETÓRIAS NA CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA-MUNDO: NARRATIVAS HEGEMÔNICAS E CONTRA HEGEMÔNICAS ENTRE BRANCOS E INDÍGENAS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CRUZANDO HISTÓRIAS-TRAJETÓRIAS NA CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA-MUNDO: NARRATIVAS HEGEMÔNICAS E CONTRA

HEGEMÔNICAS ENTRE “BRANCOS” E INDÍGENAS

Juliana Grasiéli Bueno Mota Doutoranda em Geografia FCT-UNESP/Presidente Prudente Email: jugeo@ymail.com

Encontros de histórias-trajetórias

O sistema-mundo é uma elaboração teórica de Imannuel Wallerstein, inaugural no encontro das histórias-trajetórias entre distintas racionalidades após 1492, momento em que a Europa se coloca como centro do mundo, criando sua periferia colonial, no caso, com o “descobrimento” da América. De forma geral, é a data do início do processo de globalização, fazendo-se por “uma história e uma geografia verdadeiramente mundiais, cada vez mais se impondo às histórias regionais ou, pelo menos, as condicionando” (PORTO-GONÇALVES, 2006, p.24).

Os europeus e os não europeus nunca mais foram os mesmos após essa data e o mundo, consequentemente, se tornou muito maior do que imaginavam. A Europa foi se descobrindo e se reconfigurando pelo encontro e/ou desencontro de outros espaços e outras gentes. Criando assim, seu “ocidente”, seu “oriente”, os “bárbaros”, os “irracionais”, ao mesmo tempo em que criava e afirmava a sua cultura, racionalidade, civilidade...

Para os indígenas, um fato é marcante, o encontro com o “branco”, karaí na língua guarani, é um marco transicional em seus modos de vida, na perspectiva de que o sistema-mundo começou a se fazer e se desfazer sobre os “olhares” do “ocidente”, tendo como centralidade o pensamento eurocêntrico por meio de um conjunto de ideias dominantes, com a hegemonia de um modelo civilizatório em todas as suas dimensões: econômica, política, cultural, natural, científico ao povos não europeus, tendo em vista que ser europeu passou a significar o único e verdadeiro modelo de ser

(2)

Homem-Humanidade e, nessa perspectiva, os outros são inferiores e/ou não tão humanos quanto eles.

Entretanto, outras histórias-trajetórias que foram subalternizadas e não hegemônicas se cruzaram e tem feito um esforço significativo e importante para narrarem o ponto de vista dos não europeus, são narrativas contra hegemônicas, a história dos “vencidos” (tendo em vista que para não europeus não havia história). É na diversidade de histórias-trajetórias até agora, como diz Doreen Massey (2008) que é possível discutirmos o sentido da constituição do sistema-mundo, marcada por uma diversidade de relações e conflitos que envolvem uma multiplicidade de formas de ser e fazer-se gente.

A partir do pensamento de Gramsci, o intelectual palestino Edward W. Said (2007, p.34) entende a hegemonia como um consenso, que em uma sociedade democrática “[...] certas formas culturais predominam sobre outras, assim como certas ideias são mais influentes que outras; a forma dessa liderança cultural é o que Gramsci identificou como hegemonia”.

Se hegemonicamente a racionalidade europeia é liderança cultural na constituição do sistema mundo, isso não significa que não exista movimentos de resistência de oposição, movimentos contra hegemônicos que marcam outras possibilidades de viver, como é o caso dos povos Guarani e Kaiowa, no estado de Mato Grosso do Sul, que tem travado uma luta pelo direito à demarcação de seus territórios tradicionais1, denominados na língua guarani de tekoha, perante o Estado brasileiro.

Narrativas hegemônicas e contra hegemônicas serão discutidas a partir desse movimento de reivindicação de garantias de direitos Guarani e Kaiowa. Para isso serão analisamos o fotojornalismo como fonte de análise geográfica para o estudo das representações dos povos indígenas no estado de Mato Grosso do Sul, por meio dos jornais locais Diário MS e O Progresso. Analisamos as matérias de ambos os jornais

1 Nosso entendimento de tradição não é tradicional. Apesar de parecer um jogo de palavras, entendemos que a cultura, assim como a tradição só pode ser pensada e analisada em seu devir espaço-temporal. Eric Hobsbawn e Terence Ranger (1997, p. 10) trazem uma contribuição importante sobre o conceito de tradição tem “[...] a dupla função de motor e volante. Não impede as inovações e pode mudar até certo ponto, embora evidentemente seja tolhido pela exigência de que deve parecer compatível ou idêntico ao precedente. Sua função é dar a qualquer mudança desejada (ou resistência à inovação) a sanção do precedente, continuidade histórica e direitos naturais conforme o expresso na história. [...]”.

(3)

através das visitas ao CDR/UFGD (Centro de Documentação Regional/Universidade Federal da Grande Dourados) durante o ano de 2012 até junho de 20132. A primeira etapa se deu pelo debruçamento sobre estes jornais, o momento de coletar informações. Na segunda etapa, analisar as fontes, fazer o mapeamento do que é discursado sobre os indígenas bem como analisar o modo como estes povos são representados pelos meios de comunicação local.

Dito isso, avaliamos que as publicações dos jornais Diário MS e O Progresso são fontes importantes, nos permitem ampliar o campo de análise no tocante a influência destes meios de comunicação no contexto de legitimação dos discursos e da violência contra os povos indígenas no estado de Mato Grosso do Sul. E, também, as redes sociais têm sido um território virtual3 contra hegemônico de resistência. A internet tem abrido espaços a outros sujeitos sociais invisibilizados nos jornais convencionais e que tem utilizado os blogs, youtube, facebook, como meios de comunicação de resistência, espaços de denúncia sobre a precariedade em que vivem e manifestação contra a ordem hegemônica.

Além das mídias convencionais e da internet, também utilizaremos narrativas que foram construídas por meio da observação participante e entrevistas, durante o período de 2009 a 2012. A partir de narrativas Guarani e Kaiowa sobre a precariedade em que vivem e, sobretudo, como diz a liderança Kaiowa Floriza durante uma entrevista, falando sobre o processo de esbulho de seu tekoha, diz que “temos que falar a nossa versão da história”.

Narrativas hegemônicas

O uso de fontes iconográficas no fotojornalismo se dá pelo entendimento de que todo discurso é um conjunto de representações simbólicas, é um tipo de linguagem que tem uma intencionalidade, informar-comunicar o leitor. O discurso jornalístico deve

2 Analisamos matérias que foram publicadas durante os anos de 2009, 2010 e 2011. Esta coleta de fontes ocorreu durante o mestrado.

3 Este termo foi expresso pelo historiador Carlos Barros Gonçalves. Aproveitamos este momento para agradecer os diálogos e suas considerações sobre a situação guarani e kaiowa em Mato Grosso do Sul.

(4)

ser considerado como um mediador do entendimento da realidade e, sobretudo, nele se materializa os tensionamentos-conflitos vividos pela sociedade em um período histórico. Trazer a imprensa jornalística por meio dos jornais Diário MS e O Progresso é entender que ali se encontram uma importante fonte para a compreensão das disputas pelo território no estado de Mato Grosso do Sul, principalmente sobre a ótica da classe dominante. Assim,

A escolha de um jornal como objeto de estudo justifica-se por entender-se a imprensa fundamentalmente como instrumento de manipulação de interesses e de intervenção na vida social; nega-se pois, aqui, aquelas perspectivas que a tomam como mero “veículo de informações”, transmissor imparcial e neutro dos acontecimentos, nível isolado da realidade político-social na qual se insere (CAPELATO, PRADO apud VIUDES, 2009, p. 29).

Debruçar-se sobre essas fontes é perceber que as representações dos indígenas ali contidas não são produções neutras e imparciais, os meios de comunicação disseminam as ideias e interesses da classe dominante a fim de continuarem a manter seu status quo. Exatamente por isso, vale a pena recorrer a Karl Marx e Friedrich Engels (1932, p.78) ao afirmarem que em diferentes momentos da história “As ideias da classe dominante são, em todas as épocas, as ideias dominantes”.

As matérias publicadas pelos jornais Diário MS e O Progresso não fogem desta afirmação, nos ajudam a entender os discursos que se colocam contra a demarcação de terras indígenas (Tis) e, simultaneamente, contra os indígenas que, por um lado, envolvem os Guarani e Kaiowa e, por outro, os “brancos”, sejam eles: camponeses sem terra, camponeses com terra e fazendeiros proprietários do agronegócio, principalmente. Cada um com sua especificidade no tocante a sua relação com a terra-território. É importante considerar, também, a tendência desses jornais em reafirmar o mito fundador, fazendo menção a Marilena Chauí (2001, p. 06), ao dizer que “Um mito fundador é aquele que não cessa de encontrar novos meios para exprimir-se, novas linguagens, novos valores e ideias, de tal modo que, quanto mais parece ser outra coisa, tanto mais é a repetição de si mesmo (grifo da autora) ”, e transcorre a construção e exaltação da identidade sul-mato-grossense. Necessariamente, quando as

(5)

narrativas sobre os indígenas percorrem um determinado tipo, como: “os índios são assim, vivem assim, são essencialmente violentos...”4.

Até o presente momento da pesquisa podemos dizer que os jornais Diário MS e O Progresso reproduzem estigmas sobre os índios, representando-os, principalmente, como preguiçosos (latente o discurso do não trabalho), violentos, atrasados, sujos e invasores. E, em oposição, tem-se uma disseminação de matérias que representam o agronegócio nas bases do pensamento colonial, alicerçados pelas ideias da produtividade, do progresso e do desenvolvimento. Referente a este discurso, o direito de propriedade da terra é um de seus principais lemas. Ainda, as representações sobre o agronegócio, principalmente nas fotografias é corriqueira nas capas destes jornais como modelo de sociedade, pautado no produtivo, belo e organizado, garantido por aqueles que desbravaram o sertão e visam garantir o direito sobre a propriedade privada da terra.

Elencamos que não há nenhuma edição produzida nas edições desses jornais, no período analisado, que não retrate os benefícios do agronegócio para a sociedade. E mesmo em momentos de crises desse modelo de produção, principalmente na perda de safras, crises financeiras do setor e frente a demarcação de TIs, tenta-se reproduzir uma ideia de que tal situação provoca ou poderá provocar um tipo de caos social para os sul-mato-grossenses. Exemplo dessa situação é o pronunciamento do fazendeiro e deputado estadual pelo Mato Grosso do Sul, José Teixeira5 “A produção rural de Mato Grosso do Sul vem sendo gravemente afetada pelas portarias da FUNAI, que trazem insegurança àqueles que querem investir no setor. Isso prejudica toda a nossa população”.

É valido dizer, no tocante as matérias analisadas até junho de 2013, em ambos os jornais, há somente uma única matéria que representa o indígena como um sujeito que deve ser respeitado por suas culturas e tradições, o modo índio de ser e viver apropriado pelos não indígenas, alusiva na edição do dia 19 de abril, Dia do Índio. Aqui, possível de conjecturar nas figuras abaixo, está a materialização de um tipo de paisagem, que é também um tipo de HOMEM produzido pelo sistema colonial, a classe

4 Entrevista feita com uma comerciante na cidade de Dourados. Concedida à autora deste trabalho em junho de 2011.

(6)

ideal que aparece e aparenta a idealização de um tipo de sociedade, de uma forma de produzir território.

Fotojornalismo como narrativa hegemônica 1

Fonte: Jornal Agroin, 12 de out. 2009. Fotojornalismo como narrativa hegemônica 2

(7)

Fonte: O Progresso, 30 de abr. 2008.

Nessa padronização que tende a estereótipos entre o que é cultura e o que é não é, as “áreas dos colonos”, representado nos jornais como o produtivo, a cultura, modelo de produção, enquanto a terra dos índios é tomada por mato, é o desorganizado, a representação da barbárie ao atrelar ao indígena um estado selvagem. Nessa conjuntura, a imagem indígena é acoplada como causadora do conflito e da violência. É o povo desordeiro - o indígena -, em contraposição ao povo ordeiro - o não indígena -, principalmente, o colono sulista proprietário de terra, que é o “tipo nacional”, pacífico e ordeiro” ideal6, segundo Marilena Chauí (2001, p. 34).

Em suma, podemos afirmar que a maioria das matérias buscam, corriqueiramente, representar o indígena no contexto de disputa com o agronegócio frente as suas demandas reivindicatórias pela demarcação de TIs e, também, visam

6 O discurso do colonizador é emblemático no contexto do processo de colonização do que é hoje Mato Grosso do Sul. Há um conjunto de colonos na historiografia regional que participaram do desbravamento do sertão, tais como: paranaenses, catarinenses, mineiros, nordestinos... Mas o colono Gaúcho e em condição social de fazendeiro desponta na representação do sujeito que ocupou estes “espaços vazios”, formou as fazendas e trouxe o progresso e desenvolvimento para este estado.

(8)

enaltecer a situação de violência nas reservas e a precariedade de vida dos indígenas que vivem em terras indígenas demarcadas pelo estado brasileiro, a partir da constituinte de 1988. Vislumbram ainda legitimar um discurso de que demarcar tekoha não garante melhores condições de vida aos indígenas.

Narrativas contra hegemônicas

A liderança Kaiowa Alzira diz o seguinte: “Cada gente tem o jeito dele de contar as histórias”. Essa narrativa se contrapõe às narrativas hegemônicas, são outras vozes e que na maioria das vezes foram e são impedidas de falar. Trazer para o debate essas narrativas é considerar a multiplicidade de espacialidades, territórios, territorialidades, temporalidades se fazendo e conflitando entre si no espaço-tempo, a partir de Doreen Massey (2008). Do mesmo modo tem sido as narrativas contra hegemônicas produzidas pelo movimento Guarani e Kaiowa a partir das redes sociais, como é o caso do facebook. Diz um jovem kaiowa “Estamos em todo lugar... até Facebook índio tem”.

As demandas reivindicatórias por tekoha tem se disseminado nas redes sociais, como é o caso do facebook, youtube e blogs, que se tornaram territórios virtuais privilegiados para analisarmos as estratégias de luta Guarani e Kaiowa por seus tekoha, no caso do facebook por meio do login aty guasu. Essa situação nos permite enxergar a inter-relação passado e presente nas estratégias de luta destes povos por seus territórios e, vislumbra-se a utilização destas tecnologias em correlação aos elementos tradicionais da organização socioterritorial Guarani e Kaiowa, como é o exemplo da aty guasu.

A compreensão do movimento Guarani e Kaiowa por meio das redes sociais se dá em um momento em que se recriam novas formas de disseminar a luta e, consequentemente, amparada pela/na necessidade em ampliar redes de apoio. Há uma completude da luta indígena na escala local com suas demandas de apoio e suas resistências cotidianas, para uma disseminação da luta em escala nacional e internacional.

(9)

Facebook e as narrativas contra hegemônicas 1

(10)

O uso de tecnologias está inserido nas narrativas Guarani e Kaiowa como um meio importante de resistência e podemos visualizar nas narrativas abaixo:

O índio virou virtual, está virtualizado (risos)... Acho que esta é a grande mudança da luta indígena hoje [...]. Nós estamos nas redes sociais, conectados com o mundo, com pessoas diferentes, porque agora a moda é ser conectado, já viu a propaganda da vivo? Isso é realidade, verdade mesmo, está na televisão... [...]. Mas a luta de verdade mesmo, o enfrentamento com o pistoleiro, a briga com fazendeiro, isto que todo mundo fala que é violento e é mesmo, é no peito a peito. Está na precariedade da condição da vida do índio7. [...] a gente nunca esteve em todos os lugares como agora. Antigamente não era assim, e os antigos contam isso, mandava matar e ninguém sabia... hoje os pistoleiros mata e todo mundo fica sabendo e a mídia corre aqui para falar com a gente [...]. É igual a história do suicídio, todo mundo falou que a gente ia se matar no coletivo (risos)8.

Podemos considerar o universo virtual como um território excepcional da luta por direitos e um meio importante para a disseminação de luta frente a precariedade em que vivem. Exemplo disso é o apoio ao movimento Guarani e Kaiowa nas redes sociais,

7 Entrevista concedida à autora deste trabalho em setembro de 2012. 8 Entrevista concedida à autora deste trabalho em setembro de 2012.

(11)

como é o caso do facebook, após as ocorrências de violência em Mato Grosso do Sul, no segundo semestre do ano de 20129. Assim, de longe da realidade vivida por esses povos em Mato Grosso do Sul, “o mundo tem a oportunidade de conhecer a vida do índio”, como considera uma liderança Guarani, e, nesta conjuntura, os karaí tem a oportunidade de acompanhar cotidianamente a situação de precariedade vivida por estes povos e a importância de demarcação de seus tekoha.

Considerações e ponderações

Os meios de comunicação convencional, tais quais como os jornais Diário MS e O Progresso tem sido um espaço privilegiado da elite sul-matogrossense para disseminar preconceitos e estigmas contra os povos indígenas. Também, utilizado para fomentar um estado de caos e opressão aos povos Guarani e Kaiowa em sua luta por tekoha. Desse modo é notório que as redes sociais por meio do facebook e youtube tem sido apropriado pelos povos indígenas e se constituído enquanto território virtual de contestação as narrativas hegemônicas.

É importante considerar que as redes sociais têm sido igualmente apropriadas por seus contrários, expressão recorrente entre os Guarani e Kaiowa, os ruralistas. Esta situação tem ocorrida no estado de Mato Grosso do Sul por meio da organização da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL). Exemplo disso é a campanha “Semana da Dependência: respeito por quem alimenta o país”,

9 Esta manifestação se deu a partir de uma carta escrita pela comunidade de Pyelito Kue/Mbarakay-Iguatemi-MS, ao relatarem a situação de precariedade e violência cotidiana nos “acampamentos” de retomadas. Em um momento da carta salientaram que: “Queremos deixar evidente ao Governo e Justiça Federal que por fim, já perdemos a esperança de sobreviver dignamente e sem violência em nosso território antigo, não acreditamos mais na Justiça brasileira. A quem vamos denunciar as violências praticadas contra nossas vidas? Para qual Justiça do Brasil? Se a própria Justiça Federal está gerando e alimentando violências contra nós. Nós já avaliamos a nossa situação atual e concluímos que vamos morrer todos mesmo em pouco tempo, não temos e nem teremos perspectiva de vida digna e justa tanto aqui na margem do rio quanto longe daqui. Estamos aqui acampados a 50 metros do rio Hovy onde já ocorreram quatro mortes, sendo duas por meio de suicídio e duas em decorrência de espancamento e tortura de pistoleiros das fazendas”. A partir disso foi feito uma leitura em que os indígenas iriam cometer suicídio coletivo, o que acarretou em um conjunto de manifestações virtuais e não virtuais (por meio de passeatas, debates em universidade, entre outras atividades) em apoio ao guarani e kaiowa. Para maiores informações ver: <www.brasildefato.com.br/node/10981>. Matéria do dia 23 de out, 2012.

(12)

disseminada, também, via facebook, entre os dias 20 de agosto a 20 de setembro de 2013.

Estamos diante de uma batalha virtual das informações e, concomitantemente, a necessidade dos movimentos sociais demarcarem territórios virtuais, que diferente da elite sul-mato-grossense, na maioria das vezes é a única possibilidade via meios de comunicação de contestação da ordem vigente. E, neste contexto, podemos dizer que as redes sociais tornam-se um território virtual, um meio de manifestação político-ideológica e pode ser instrumento formidável de repudio as mazelas sociais e apoio aos Guarani e Kaiowa, como é notório no facebook, login aty guasu.

Bibliografia

CHAUÍ, Marilena. O discurso competente. In:______. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. 12.ed. São Paulo: Cortez, 2007. p.16-26.

MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MARX, Karl; ENGELS, Friederich. A ideologia alemã. São Paulo: Martin Claret, 1932.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A geograficidade do social: uma contribuição para o debate metodológico para os estudos de conflitos e movimentos sociais na América Latina. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Três Lagoas: AGB, v.1, n. 03, ano 3, p. 05-26, mai., 2006.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Da geografia às geo-grafias: um mundo em busca de novas territorialidades. Buenos Aires: Clacso, 2002.

SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente – São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

VIUDES, Priscila. Índios nas páginas d’O Progresso: Representações da desnutrição infantil no jornal. (Dissertação de Mestrado em História). Dourados: UFGD, 2009.

Referências

Documentos relacionados

O Termo de Referencia para o item ração de cães do Edital de PE 56/2015 para futura aquisição de ração animal, que serão empregados no canil da Guarda

Prática de Fisioterapia Supervisionada em Ortopedia/Degenerativa; Home Care; UTI e Ambulatório; Cardiologia.

Dessa forma, Pederneiras revela em sua caricatura que os novos grupos de mulheres que adentraram o espaço público, no início do século XX, no Rio de Janeiro, em busca de educação

Nos termos da própria autora, o objetivo da pesquisa foi “compreender a produção dos processos e das decisões do tribunal a partir de seus próprios artefatos, formas

quantificar os benefícios para efeito de remunerar o seu gerador. A aprovação da idéia e a autorização para sua implementação dependem da alta administração,

Público-alvo: Tribunais de Justiça Estaduais, Tribunais Federais do Trabalho, Tribunais Regionais Federais, Tribunais de Contas dos Estados e da União, Tribunais Eleitorais,

- a necessidade de fixar os pesos e notas mínimas para as provas do ENEM 2015, a serem utilizadas no Processo Seletivo UFPE|SiSU 2016, para acesso aos cursos presenciais de

regimentais, considerando deliberação do NDE sobre a necessidade de estabelecer uma programação de trabalho de conclusão de curso – monografia – para a turma I no