• Nenhum resultado encontrado

Amilcar Mielmiczuk. Revista onipresente. Diretor de desenvolvimento Vert Hotéis que representa a bandeira Ramada no Brasil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Amilcar Mielmiczuk. Revista onipresente. Diretor de desenvolvimento Vert Hotéis que representa a bandeira Ramada no Brasil"

Copied!
100
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

ma io 2 01 3 3

Diretor de desenvolvimento

Vert Hotéis que representa a bandeira Ramada no Brasil

Amilcar Mielmiczuk

Revista

onipresente

“A Revista Hotéis é um importante meio

de comunicação entre todos os atores da

ho-telaria brasileira. Para minha atividade ela é

importante, pois mostra um panorama

peri-ódico daquilo que o mercado está fazendo e,

além disso, traz novidades de fornecedores

do setor. É impressionante também como a

equipe desta publicação consegue ser

‘onipre-sente’ ao estar presente em tudo o que

aconte-ce em nosso meio. A Vert Hotéis, da qual sou

Diretor de Desenvolvimento, também tem

uma gratidão enorme com a Revista Hotéis,

pois desde o primeiro momento de nossas

atividades, tivemos sua atenção e

generosida-de. Desejo vida longa para a Revista Hotéis!”

(4)

4

Editorial

ma io 2 01 3

P

ara você que necessita acompanhar um setor tão di-nâmico da economia nacional como o hoteleiro, não existe no mercado outra publicação com uma gama tão grande de informações de altíssimo conceito e credibilidade editorial como a Revista Hotéis. Por isto, somos a referência do setor no Brasil e abrindo a edição irá comprovar porque.

A começar com uma entrevista exclusiva com Alceu Vezozzo Filho, Presidente da Bourbon Hotéis & Resorts que fala do sucesso da rede que completa 50 anos de ati-vidades neste ano. Outra rede de sucesso é a Nacional Inn que acaba de adquirir dois hotéis e se consoli-da ainconsoli-da mais no mercado hoteleiro nacional.

A sazonalidade que afeta a taxa de ocupação dos meios de hospedagens, as lembracinhas não autorizadas que os hóspedes levam dos hotéis e a entrada em operação do Ibis Feira de Santana, são algumas outras matérias imperdíveis desta edição que preparamos com muito carinho. A todos uma ótima leitura e até nosso encontro no mês de junho quando entramos no 12º ano de atividades de sucesso.

Setor

dinâmico

Redação, Administração e Publicidade

Editora Ejota Ltda. R. José Ferreira Rocha, 39

Liberdade - São Paulo - SP CEP: 01508-040 (11) 3341-0476 | 3208-1186 revista@revistahoteis.com.br Diretoria Executiva: Diretor Editorial: Edgar J. Oliveira Diretora Administrativa Financeira:

Helena Ota de Oliveira

Editor e jornalista responsável: Edgar J. Oliveira MTB/SP 23.628 Redação: Lidiane Tanaka MTB/SP 56.576 Yara Ferrari Pezeta (Estagiária)

Direção de arte e criação:

Leandro C. Cardoso

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus auto-res, não representando necessariamente a opi-nião da Revista Hotéis.

Filiada a:

Diagramação, arte e criação:

João Victor Ota de Oliveira

Revisão:

Maria Luiza Silva

Departamento Comercial:

Gerson Cândido Flávia Caldeira

Representante Comercial RJ:

Cássia Penza (Tradetur) tradetur@hotmail.com

Representante Comercial RS:

Marcos Profes - Bureau Representações (bureau@ brturbo.com.br)

Departamento Jurídico:

Dr. Jorge Luiz Alves

Atendimento ao cliente: Marcela Braga CTP e Impressão: Gráfica Garilli Fotos capa: Divulgação

A referência do setor

Revista Hotéis e Editora EJOTA, são marcas registradas no INPI

sob números: 827.454.597 de 16/06/2005 e 824.560.345 de 29/05/2002 CNPJ: 04.994.772/0001-47 www.

revistahoteis

.com.br

revistahoteis

(5)

ma io 2 01 3 5

Sumário

Sumário

Espaço Acadêmico

12

Gastronomia

30

Modernização

44

Mercado

54

Investimentos

66

Trade em Notícias

72

Giro Pelo Mundo

76

Responsabilidade Social

78

Administração

88

Empresas e Negócios

96

Vitrine

98

Entrevista

Alceu Vezozzo Filho, presidente da Bourbon Hotéis e Resorts

08

Feira de Santana (BA)

ganha 1º hotel da bandeira ibis

24

Hotel Nacional Inn

inaugurou dois hotéis no mês de abril

14

Skalla Eco Floresta

Mágica Hotel

entra em operação

28

Sazonalidade na hotelaria:

Como combatê-la de forma rentável

82

Lembrancinhas

não autorizadas

(6)
(7)
(8)

8

Entrevista

ma io 2 01 3

A

rede paranaense Bourbon Hotéis & Resorts possui atuação nos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e no Paraguai e completará 50 anos de atividades em outubro deste ano. Com o slogan “O jeito brasi-leiro de se hospedar”, a empresa já se consolidou como uma das grandes redes hoteleiras nacio-nais, tendo 13 hotéis em opera-ção com investimento próprios e de investidores, e nestes 50 anos de atividades já hospedou mais 15 milhões de hóspedes.

O executivo Alceu Vezozzo Filho (foto ao lado) foi conduzido recentemente a presidência da Bourbon Hotéis e Resorts e possui mais de 30 anos de experiência na hotelaria. Nesta entrevista ele

avalia como está o mercado de investimentos da hotelaria na-cional, a importância das novas tecnologias para o mercado e as mudanças que ocorreram no seg-mento hoteleiro neste meio século de existência da Bourbon Hotéis.

A importância da gestão hotelei-ra plena, o investimento em no-vos serviços, desenvolvimento de franquias, superoferta hoteleira, expansão da Rede e capacitação profissional, também são assun-tos abordados nesta entrevista com Alceu Vezozzo Filho, assim como a grande aposta, o Rio Hotel by Bourbon, marca mids-cale recentemente criada pela Rede. Confira a seguir mais de-talhes desta entrevista exclusiva.

Revista Hotéis — Neste ano a

Bourbon Hotéis & Resorts com-pleta 50 anos de atividades. Das sementes de café Bourbon que originaram os negócios da famí-lia e deram nome a Rede, como o Senhor avalia os resultados alcançados neste meio século?

Alceu Vezozzo Filho — Temos muito

para comemorar. Ao longo des-tes 50 anos acumulamos resul-tados excepcionais, superando momentos de crise econômica no Brasil e no mundo e contornan-do dificuldades na implantação de novos padrões de operação. Hoje somos uma das três redes hoteleiras em ativos no País, com uma presença importante no mercado da América Latina. Completamos 50 anos de his-tória e mais de 15 milhões de hóspedes, valorizando sempre

o jeito brasileiro de hospedar.

Revista Hotéis — O Senhor está

completando 30 anos de ativida-des na Bourbon Hotéis & Resorts e foi elevado recentemente ao cargo de Presidente. Muda algum rumo a gestão da Bourbon e quais os principais desafios deste cargo?

Alceu Vezozzo Filho — Nossos

princípios, e acima de tudo a filosofia de trabalho, conti-nuam. A essência se mostrou uma estratégica vencedora e vamos continuar neste rumo.

Revista Hotéis — Como o Senhor

analisa a hotelaria de 30 anos atrás e a hotelaria atual. Quais foram as principais mudanças ocorridas

reforça crescimento focando em

nova marca e na eficiência da gestão

(9)

9

Entrevista

ma io 2 01 3 Divulgação

(10)

10

Entrevista

ma io 2 01 3

neste período. A essência do bem servir continua a mesma?

Alceu Vezozzo Filho — O conceito de

design hoteleiro mudou e continua evoluindo diariamente. Podemos definir como um marco a chega-da chega-da internet no segmento, que provocou mudanças profundas. Hoje o hóspede tem um acesso irrestrito a todos os tipos de in-formação. Mas acreditamos que servir com toque personalizado continuará sendo o diferencial, o que agregará valor à hospedagem.

Revista Hotéis — A Bourbon é uma

empresa familiar com gestão pro-fissional. Esta é uma característica das empresas modernas ou uma tendência que ainda está se conso-lidando no Brasil? Qual é o segre-do para conciliar conflitos e inte-resses familiares num negócio?

Alceu Vezozzo Filho — Não

acredi-to que esta seja uma tendência. Percebemos hoje que a visão das empresas familiares em geral é contra o investimento em profis-sionais qualificados para a ges-tão dos negócios – encaram como gastos. Penso que o segredo é ter uma gestão transparente, com envolvimento ativo de todos.

Revista Hotéis — A maioria das

administradoras hoteleiras no Brasil não possui recursos pró-prios, administram bens de ter-ceiros e cresceram rapidamente no mercado. A Bourbon é uma das poucas que possuem recur-sos próprios e não cresceu tão rapidamente no mercado. Isto foi uma estratégia adotada? Como o Senhor analisa esta questão?

Alceu Vezozzo Filho — Sim,

adotamos esta postura como estratégia. No nosso enten-dimento, a melhor forma é o operador ter um “show room”, mostrar o que é o seu negó-cio em toda a estrutura.

Revista Hotéis — A Bourbon adota

o slogan ‘O jeito brasileiro de se hospedar”. O que isto dife-re das demais administradoras hoteleiras do mercado e como é percebido pelos hóspedes?

Alceu Vezozzo Filho — A

princi-pal diferença é na postura e nas atitudes dos nossos funcionários: a aproximação com o cliente, sem deixar de lado a formalida-de. Conhecer o cliente por seu nome, seus gostos e estar sempre amável e disponível, transfor-mando-a em uma pessoa que a Rede Bourbon tem o privilégio em servir. É valorizar a cultu-ra e o jeito bcultu-rasileiro de ser.

Revista Hotéis — Como a Bourbon

está posicionada no mercado atualmente. Dos empreendi-mentos que administram, quan-tos são de recursos próprios?

Alceu Vezozzo Filho — Os

empreen-dimentos que administramos sob franquia são: Bourbon Londrina Business Hotel (PR), Bourbon Convention Ibirapuera (SP) e Bourbon Dom Ricardo Aeroporto Curitiba Business Hotel (PR). Os empreendimentos que temos com recursos próprios são: Bourbon Atibaia Convention & Spa Resort (SP), Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort (PR), Bourbon Curitiba Convention Hotel (PR) e Bourbon São Paulo Business Hotel (SP). Já os empre-endimentos administrados com recursos de terceiros são: Bourbon Batel Express Hotel (PR), Bourbon Alphaville Business Hotel (SP), Bourbon Joinville Business Hotel (SC), Bourbon Rio de Janeiro Residence (RJ), Bourbon Cascavel Express Hotel (PR) e Bourbon Conmebol Assunção Convention Hotel (ASU-PY).

Revista Hotéis — Como a Bourbon

lida com a pressão dos investido-res em busca de rentabilidade? O

“O segredo

de uma

ad-ministração

de sucesso

é ter uma

gestão

transpa-rente, com

envolvimento

ativo de

todos”

(11)

11

Entrevista

ma io 2 01 3

Senhor acredita que este mer-cado está mais profissional e eles entendem que assim como em todo negócio na hotelaria também existe um risco e que nem sempre a mudança de uma administradora poderá fazer a diferença nos resultados?

Alceu Vezozzo Filho

Estabelecemos metas trans-parentes e tratamos de todos os assuntos com honestidade, fazendo-o sentir que somos parceiros em todos os sentidos. Se o investidor não tem retor-no, nós também não temos.

Revista Hotéis — Como está a

gestão do hotel Conmebol no Paraguai que marcou a inter-nacionalização da Bourbon. Vocês continuarão se ex-pandindo rumo ao exterior ou priorizam se consoli-dar ainda mais no Brasil?

Alceu Vezozzo Filho — O Bourbon

Conmebol Assunção Convention Hotel é um sucesso absoluto. Supera a previsão de receita em 100%. Isso nos mostra que, com este trabalho, nossa expe-riência e planejamento, temos possibilidades reais de expansão para outros países da América Latina. O Bourbon Conmebol chegou para fomentar o merca-do de eventos corporativos no Paraguai, com o maior complexo para esta finalidade do país.

Revista Hotéis — Vocês

cria-ram recentemente o Rio Hotel by Bourbon que é uma marca de hotéis padrão econômi-co. Esta é a grande aposta da Bourbon para crescer rapi-damente nos próximos anos? Como estão as negociações envolvendo esta marca?

Alceu Vezozzo Filho — Não

con-sideramos como econômico. O conceito é midscale com serviços reduzidos. Não é uma aposta única. Pensamos em todas as

marcas como apostas, dependendo do mercado onde está inserido.

Revista Hotéis — Várias redes

hoteleiras adotaram a franquia para acelerar o crescimento no Brasil. Como o Senhor analisa esta modalidade? Pretendem implantá-la na Bourbon?

Alceu Vezozzo Filho — A franquia é

uma alternativa em casos especí-ficos. Mas nossa busca é sempre por operações nas quais a gestão da Rede Bourbon seja plena.

Revista Hotéis — Como o Senhor

analisa o atual momento da hotelaria nacional. O momen-to é de crescer ou poderá ha-ver risco de superoferta?

Alceu Vezozzo Filho — A

hotela-ria brasileira segue o ritmo e os passos do crescimento econômi-co dos últimos anos. Fatalmente esse crescimento levará à su-peroferta em alguns mercados específicos, como foi o caso de São Paulo no final dos anos 90.

Revista Hotéis — A capacitação

profissional no Brasil preocupa a Bourbon? Este poderá ser o grande legado dos grandes eventos que o Brasil irá sediar nos próximos anos e ser deixado para a hotelaria?

Alceu Vezozzo Filho — Não. A Rede

realiza frequentes treinamentos, capacitações e atualizações com seus funcionários a fim de manter o padrão da hospitalidade brasileira, do respeito pelos funcionários, refletido no atendi-mento ao cliente, e de um modelo de gestão próprio. Procuramos contribuir de forma significativa para o desen-volvimento máximo da potencialidade dos funcionários. Nosso objetivo é que cada profissional que compõe a Rede Bourbon sinta orgulho e satis-fação pela valiosa contribuição que concede a Empresa, e possa encontrar aqui não só um projeto de carreira, mas sim de realização e de vida.

“Se o

in-vestidor não

tem retorno,

nós também

não temos”

(12)

12

Espaço

Acadêmico

ma io 2 01 3

Docentes da Anhembi

Morumbi

lançam livro sobre Turismo,

Hotelaria e Eventos

Foi lançado em abril pela editora Viena, o livro “Turismo, Hotelaria e Eventos: A arte e a técnica profissional do setor” (foto), de autoria dos docentes da Universidade Anhembi Morumbi Andréa Nakane, Francisco Vieira e Silvana Furtado. A obra foi escrita em uma trilha de aprendizagem, sub-dividida em seis capítulos desenvolvidos com uma lingua-gem coloquial e objetiva alinhados com dados contemporâneos, em 287 páginas.

O prefácio do livro é do professor e empresário Gabriel Mario Rodrigues – mentor do primeiro curso de turismo e ex- reitor da Universidade Anhembi Morumbi. “ ... o livro é fácil de interpretar e acompanhar, pois os autores intercalam definições técnicas, aspectos históricos, informações de destinos, dados esta-tísticos e momentos de admiração com citação de profissionais que se destaca-ram ou de localidades e eventos mar-cantes. O mais interessante é que todos

esses relatos são transmitidos dentro de uma sequência natural e instigante, que obriga o leitor a acompanhar tudo num relance pelo interesse despertado.”Trecho do Prefácio do livro. A aquisição de exemplares somente pode ser concretiza-da via loja eletrônica concretiza-da própria editora Viena - http://www.lojaviena.com.br/ featured/turismo-hotelaria-e-eventos-a-arte-e-a-tecnica-profissional-do-setor.html

Estácio

embarca na Expedição Oriente com

a Família Schurmann

A Família Schurmann, conhecida por suas voltas ao mundo a bordo de um veleiro, está se preparando para mais uma aventura em alto mar, e a Estácio fará parte da jornada, auxiliando em toda fase preparatória da viagem. A terceira volta ao mundo da família terá início no dia 24 de novembro e estarão a bordo o casal Vilfredo e Heloísa, na compa-nhia dos filhos Pierre, David, Wilhelm, além do neto Emmanuel Schurmann.

A Estácio já está participando com alguns projetos que envolvem os cursos da instituição, como Educação Física e Fisioterapia, por exemplo, que estão elaborando o programa de preparação física dos tripulantes. Os professores Design de Moda estão responsáveis pela criação de uma coleção ergonômica, estética e funcional que a família poderá vestir a bordo. E a turma de Farmácia tem como missão preparar os guias de riscos de interação medicamentosa.

Durante a Expedição, estão pre-vistos projetos vinculados às áreas de Engenharia Ambiental, que irá avaliar a localização de ilhas de lixo não recicláveis no Oceano Atlântico; Ciências Biológicas e Ciências Ambientais, que farão um estudo sobre ecossistemas marinhos e relações com o meio ambiente; História e Geografia, que avaliarão aspectos socio-culturais, históricos e geográficos das lo-calidades da expedição; e Engenharia de Controle e Automação Industrial, que da-rão apoio à navegação e posicionamento marítimo. As áreas de Direito, Psicologia, Engenharia. Pedagogia e Comunicação também farão parte deste projeto.

(13)
(14)

14

Implantação

ma io 2 01 3 Fotos: Divulgação

O Golden Park Curi-tiba possui localiza-ção privilegiada e fica numa das princi-pais vias de Curitiba com fácil acesso a vários destinos

(15)

15

Implantação

ma io 2 01 3

Depois de uma ampla reforma o antigo hotel Doral

Torres se transformou no Golden Park que entrou em

operação em Curitiba focando o público de lazer e

negócios. Já o Nacional Inn São José dos Campos já

foi administrado por mais de dez anos sob a bandeira

Caesar e o único homologado no Vale do Paraiba pela

FIFA para receber delegações estrangeiras de futebol

O

segmento hoteleiro está vivendo o melhor momento dos últimos anos e ao con-trário do que muita gente imagina, este crescimento não é em razão da expectativa do legado dos grandes eventos que o Brasil irá sediar nos próximos anos. O motivo principal deste crescimento é o aumento do poder aquisitivo das classes C e D, assim como uma melhor redistri-buição de renda ocorrida no País nos últimos anos. Isto está levando constantemente muitas pessoas a

inaugurou dois hotéis no mês de abril

embarcarem pela primeira vez na vida num avião e a se hospedarem em hotéis. E o resultado é que as viagens intermináveis de três a quatro dias pelas estradas esbura-cadas e empoeiradas Brasil afora

(16)

16

Implantação

ma io 2 01 3

para se hospedar em casa de ‘primo do amigo’ estão com os dias conta-dos. As oportunidades de crescer construindo novos hotéis ou mesmo adquirindo alguns que estão mal posicionados num mercado po-tencial é uma realidade e algumas redes hoteleiras estão aproveitando este bom momento para crescer e se consolidar ainda mais no mercado.

A rede hoteleira mineira Nacional Inn é um bom exemplo. Nos últi-mos dois anos adquiriu dois hotéis na cidade de Curitiba e em razão da boa rentabilidade apresentada por estes hotéis, motivou a Rede

a adquirir recentemente o terceiro empreendimento na capital parana-ense. O antigo hotel Doral Torres, localizado na Rua Mariano Torres, uma das mais movimentadas de Curitiba, ficou fechado por quase seis meses para uma ampla reforma e foi reaberto no início do mês de abril com a bandeira Golden Park. Já em São José dos Campos, um dos principais pólos industriais e tecnológicos do Brasil, a Nacional Inn já havia adquirido alguns anos atrás uma unidade hoteleira que pertencia a rede Eldorado. Com a ótima performance deste hotel que

O restaurante do Golden Park Curitiba é bem montado e serve em buffet e a la carte

(17)

17

Implantação

ma io 2 01 3

opera agora sob a bandeira Dan Inn, entrou em operação no início do último mês de abril o Nacional Inn São José dos Campos. Este empre-endimento foi administrado pelo grupo mexicano Posadas sob a ban-deira Caesar por mais de dez anos e mais recentemente a Promenade administrou por pouco mais de um ano sob o nome Enterprise.

Destinos promissores

Os destinos Curitiba e São José dos Campos são apenas dois bons exemplos de oportunidades para investidores no segmento hoteleiro e a tendência de mercado é aumen-tar ainda mais o número de aquisi-ções nos próximos anos e a palavra chave é agir de forma discreta, sem alarde. E é esta a lição de casa que a Nacional Inn faz com maestria, pois utiliza a filosofia mineira de trabalhar em silêncio, mas se conso-lida cada vez mais no Brasil e todos os seus empreendimentos são de recursos próprios. Isto cria um fator diferenciado, pois a maioria absolu-ta das redes hoteleiras que operam no Brasil não possuem recursos próprios. Administram bens de ter-ceiros utilizando apenas know how e expertise, mas necessitam lidar com pressão constante de centenas de investidores numa mesma edifica-ção exigindo resultados positivos. O montante de recursos investi-dos nestes dois empreendimentos a Nacional Inn não revela, mas adianta que está de olho em novas oportunidades. “Com a entrada em operação do Golden Park Curitiba e do Nacional Inn São José dos Campos, rompemos a barreira de 5 mil unidades habitacionais pre-sentes em importantes cidades do Interior paulista como: Campinas, São José dos Campos, Limeira, Ribeirão Preto, Campos do Jordão, Barretos, Piracicaba, Araraquara,

Sorocaba e cidades mineiras como Uberaba e Araxá. Além disto, estamos presentes em importantes capitais do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Curitiba e Porto Alegre. Em breve devemos colocar em operação um hotel numa outra importante cidade paulista, assim como em Poços de Caldas, onde fica nossa sede. Estamos de olho em oportunidades e preparados para consolidar ainda mais nossa presença no Brasil” , assegurou um Diretor da rede Nacional Inn que pediu para não revelar o nome.

Curitiba, cidade de

oportunidades

(18)

18

Implantação

ma io 2 01 3 A imponente fachada do hotel Nacional Inn São José dos Campos é uma refe-rência na paisagem local

(19)

19

Implantação

ma io 2 01 3

sensação de conforto ao hóspede ao dormir ou descansar. Os cobrelei-tos são confeccionados com tecido de alta qualidade e acompanham as tendências atuais com produtos modernos, despojados e criativos que fazem uma perfeita harmoniza-ção com os quadros, fornecidos pela Atelier Valverde, fixados na parede que possuem temas abstratos e flo-rais. Quem faz a reposição e abas-tecimento dos frigobares da marca Consul de 80 litros é a Anserve.

A noite de sono tranquila ou mesmo o descanso dos hóspedes nos apartamentos é garantido pelos colchões king size e cama box da linha hoteleira da Éden Colchões. Os colchões extra firme, possuem armação de molas estilo bonnel, em arame alto teor de carbono, segun-do norma ASTM – A 417/90, bitola 2.20mm e Sistema Edge Clip para maior reforço lateral. Somado a isto, está o feltro resinado 800 gr de alta qualidade e camada de espu-ma aglomerada, que proporciona o perfeito isolamento das molas e ofe-recendo conforto e durabilidade ao produto, tudo isso revestido em te-cido matelassé com tratamento anti-ácaro. Já os amenities contam com o alto padrão de qualidade da Harus. deste empreendimento em Curitiba,

a Rede passa a ter suas três ban-deiras hoteleiras na capital para-naense (Nacional Inn, Dan Inn e Golden Park). A localização do Golden Park Curitiba não poderia ser mais privilegiada. O Hotel está situado numa importante região de Curitiba, próximo ao centro comer-cial e financeiro e a apenas duas quadras de distância da rodoferro-viária, do Centro de Convenções de Curitiba, de dois shopping centers e teatros. Seu endereço permite fácil deslocamento aos principais pontos turísticos da cidade. Na área de lazer conta com piscina, sauna e um moderno fitness center que está finalizando a reforma. Todas as 129 unidades habitacionais foram com-pletamente modernizadas para se adequarem ao padrão da Rede e isto inclui: pintura em tons pastéis para aumentar a sensação de conforto, piso frio de madeira laminada, linha telefônica, bancada de madeira para trabalho, internet banda larga, TV de LCD de última geração com uma variedade de canais a cabo, ar condicionado, cortinas em tecido do tipo black-out que controla a iluminação dos ambientes de acor-do com à necessidade e aumenta a

(20)

20

Implantação

ma io 2 01 3

Nacional comporta 140 pessoas em auditório e a Doral 90 pessoas. Possuímos um sistema de buffet fechado para eventos e sistema De olho nas oportunidades que

os eventos podem gerar, o empre-endimento possui duas salas bem modernas e equipadas. “A sala

Restaurante do hotel Nacional Inn São José dos Campos possui capacidade para 120 pessoas

(21)

21

Implantação

ma io 2 01 3

a la carte servidos em nosso res-taurante. Estamos bem focados para receber tanto os hóspedes que chegam a Curitiba a

turis-mo coturis-mo para negócios. Além de uma infraestrutura moderna para recebê-lo, temos como atrativo uma diária a partir de R$ 98,00 durante a semana com direito a café da manhã”, destacou Lourdes Mendes da Silva, Gerente geral do Golden Park Curitiba que fica de parede colada com o Ibis Budget Curitiba, antigo hotel Formule 1.

Diferentes públicos

E se em Curitiba o foco é mis-turar o público de lazer com o de negócios, em São José dos Campos além destas opções, surgem ou-tras em razão da diversidade local. “Temos como objetivo trazer novos segmentos para o hotel Nacional Inn São José dos Campos. Através de pesquisas feitas já percebemos que a Região carece de espaços de eventos sociais e corporativos. Nossa proposta é estar cada vez mais próximos, vamos trabalhar com diferentes públicos pois é uma região muito rica de opções de lazer, religiosa, assim como corporativas em razão do elevado número de empresas nacionais e multinacionais instaladas no Vale do Paraíba. Somos uma empresa hoteleira especializada, profissio-nal e com aquele jeito mineiro de receber bem seus visitantes. Este é um jeito mais humano, preocupado com os detalhes que vão desde os tipos de travesseiros, andares es-pecíficos para clientes estrangeiros que acabaram de chegar e precisam se adaptar com fuso horário após horas de viagem. Nossos colabo-radores possuem conhecimento de diferentes idiomas com treinamento para receber hóspedes de diferentes culturas e nacionalidades e desta forma fidelizar nossos clientes”, enfatiza Franz Lehar dos Santos, Gerente geral do empreendimento.

(22)

22

Implantação

ma io 2 01 3

grande rede internacional e recente-mente por uma nacional, a infraes-trutura do empreendimento está em bom estado de conservação, bastan-do fazer alguns ajustes para atender ao padrão da rede Nacional Inn. “Ao adquirir este empreendimento, iniciamos um processo de moderni-zação no lobby, restaurante e alguns apartamentos com a colocação de piso de madeira. Também já consta como meta no próximo semestre a troca dos carpetes nas salas de eventos e isto inclui nosso auditório com capacidade de 400 lugares con-fortáveis, com sala VIP, sala de som e completa infra estrutura de ilu-minação. Somos homologados pelo

Comitê Organizador Local da FIFA como única opção na Região do Vale do Paraíba para receber as seleções que virão participar da Copa de Mundo de 2014, assim como fomos agraciados pelo Guia Quatro Rodas 2013 como melhor opção hoteleira na Região”, lembra o Gerente Franz.

Moderna infraestrutura

O hotel Nacional Inn São José dos Campos conta com uma loca-lização estratégica. Está distante apenas 3 km do Centro da cidade, ao lado do Hipermercado Extra, do Center Vale Shopping, do Trevo do CTA — Centro de Tecnologia Aerospacial e na Marginal da Via

Os apartamentos do hotel Nacional Inn São José dos Cam-pos são divididos em três categorias e todas elas oferecem muito conforto aos hóspedes

(23)

23

Implantação

ma io 2 01 3 O anfiteatro Brigadei-ro Aldo Rosa possui

capacidade para receber conforta-velmente até 400 pessoas sentadas em poltronas.

Dutra, o que possibilita acesso fácil a qualquer região. Conta com 157 apartamentos subdivididos nas categorias: suite superior (38m²), máster (38m²), executiva (80m²) e conta ainda com uma suite presi-dencial com (120m²). As amplas suítes (mini-copas e quarto) são equipadas com ar condicionado central, mesa de apoio, internet banda larga wi-fi, armário duplex, camas king size, frigobar, TV de LCD de última geração, instala-das na sala e no quarto, com uma variada opções de canais, cofre e fechaduras eletrônicas e um isolamento acústico que inibe os ruídos externos. Isto se faz

ne-cessário em razão do hotel estar localizado as margens da Rodovia Presidente Dutra, que é considera-da a mais movimentaconsidera-da do País.

Na área de lazer o empreendimen-to conta com um moderno fitness center, piscina semi olímpica, sauna a seco e a vapor e banheira jacuzzi. Já em eventos, conta com nove salas que comportam desde 30 a 200 pes-soas e o anfiteatro Brigadeiro Aldo Rosa com capacidade para receber confortavelmente até 400 pesso-as sentadpesso-as em poltronpesso-as. Na área gastronômica possui um restaurante com capacidade para 120 pessoas servindo um cardápio variado, assim como um lobby bar internacional.

(24)

24

Implantação

ma io 2 01 3 A moderna edificação possui oito andares

Feira de Santana (BA)

ganha 1º hotel da bandeira ibis

O empreendimento exigiu R$ 15 milhões e

chega ao segundo maior município do Interior

das regiões Norte e Nordeste do Brasil

trazen-do serviços de hotelaria padrão internacional

O padrão internacio-nal da marca ibis é

percebida logo na recepção

(25)

25

Implantação

ma io 2 01 3

A

cidade de Feira de Santana é o se-gundo maior município da Bahia e o maior do Interior do Norte e Nordeste do Brasil, com 600 mil habitantes. A cidade recebe, durante todo o ano, um grande fluxo de visitantes a trabalho, turismo ou atraídos por eventos locais. Diante deste mercado potencial, a rede hoteleira francesa Accor inaugurou no último dia 9 de abril uma unidade da marca ibis, nesta cidade. Com isto, atingiu 215 unidades na América Latina que deverá ter mais 153 cidades atendidas até 2016. Este empreendimento em Feira de Santana contou com investi-mento de R$ 15 milhões do Grupo Braga.

A moderna edificação conta com 126 apartamentos, dentre eles nove destina-dos a pessoas com deficiência, e foi im-plantada na área do Boulevard Shopping, no bairro de São João. “Este empreendi-mento é 100% não fumante, está geran-do 24 empregos diretos e 72 indiretos e foi pensado para suprir a demanda no segmento hoteleiro gerada pelo cresci-mento vertiginoso de Feira de Santana. Nesta fase de abertura estamos pratican-do diárias de R$ 139,00 nos dias úteis e R$ 119,00 nos finais de semana. Nossa expectativa é que este hotel alcance 70% de taxa de ocupação em um curto perí-odo”, avalia o Diretor de Operações da ibis na América Latina, Franck Pruvost.

Segundo ele, os mesmos padrões

Os apartamemntos são bem confortá-veis e oferecem uma boa infraestrutura de serviços

(26)

26

Implantação

ma io 2 01 3

internacionais da marca ibis podem ser encontrados neste empreendimento e isto inclui: internet wi-fi grátis em todo o edifício, hospedagem tranquila e confor-tável, lanches leves e bar 24 horas, café da manhã madrugador que é oferecido a partir das 04h00 e o Contrato 15 Minutos, em que hóspedes podem relatar qualquer problema considerado de responsabilidade do hotel. A equipe se compromete a encontrar uma solução em no máximo 15 minutos, inde-pendente do horário, pois caso contrário, a diária não é cobrada. Para atender os even-tos, o hotel conta com um moderno centro de convenções no anexo da edificação.

Moderna infraestrutura

Os 126 apartamentos possuem uma boa infraestrutura de conforto e isto inclui: piso de madeira, colchão da marca Castor, enxoval de cama e banho da Teka, TV tela plana da marca Samsung, com uma variedade de canais inter-nacionais a cabo, ar condicionado Hitachi, cofre e fechadura eletrônica da marca Kaba, telefone, serviço de despertador por operador e minibar.

Coube a empresa MF Cozinhas fornecer todos os equipamentos para este empreendi-mento e eles foram confeccionados em aço ino-xidável AISI 304 liga 18.8, com fino acabamento escovado que enobrece a beleza e facilita a limpeza. Os módulos são compactos com flexi-bilidade e duraflexi-bilidade próprios para trabalhos em ilhas, estações, centros e paredes. O design moderno dos equipamentos valorizam a cozi-nha e atendem aos padrões internacionais da marca ibis, com alta produtividade e segurança.

A Gerente de implantação da Accor, Zilca Saldanha de Freitas foi quem coordenou os tra-balhos. “A implantação do Ibis Feira de Santana foi desafiadora quando comparada com implantações em outras regiões. Foi necessário repensar na logísticas de entrega dos equipa-mentos para assegurar que os prazos fossem cumpridos, com muita flexibilidade e criativi-dade. Somada a esta questão, houve a troca da construtora no decorrer da obra que exigiu mais atenção. A Accor ainda realizou um trabalho de capacitação e mão de obra local operacional, com treinamentos presenciais e agora, em um segundo momento, vai manter os padrões de qualidade aos hóspedes com treinamentos constantes por meio da Acadèmie – a acade-mia corporativa da Accor”, destacou Zilca.

(27)
(28)

28

Implantação

ma io 2 01 3 O empreendimento possui fachada em estilo neoclássico e foi implantado numa área verde de 174 mil m2

A

Skalla Eco Hotéis acaba de colocar em operação o Skalla Eco Floresta Mágica Hotel, empreendimento categoria luxo lo-calizado em Santa Luzia, a 16 km de Belo Horizonte. São 30 apartamentos com 32 m2 cada e cinco chalés com três

pavimentos cada. Todas as unidades contam com hidromassagem, secador de cabelo, TVs de LED, DVD, cofre eletrônico, frigobar e varanda com rede.

Skalla Eco Floresta

Mágica Hotel

entra em operação

O hotel, que existia há 12 anos, estava fechado desde 2011 e demandou um investimento de R$ 1,5 milhão na re-paginação integral. Entre as mudanças realizadas, foram reformulados e atu-alizados: decoração, enxoval, tecnolo-gia, paisagismo, construção, mobiliário e segurança. Com estilo neoclássico, um dos diferenciais do Skalla Floresta Mágica é a parte ecológica. São 174 mil m2 de área bem arborizada e sustentável.

(29)

29

Implantação

ma io 2 01 3

O empreendimento padrão luxo está

locali-zado a 16 km de Belo Horizonte numa área

de 174 mil m

2

bem arborizada e sustentável

Os apartamentos são bem amplos e possuem uma boa infraestrutura de serviços

Atualmente, dezenas de espécies de aves e primatas vivem livres pelo Eco Resort.

Os hóspedes podem desfrutar do conforto e bem-estar de uma área de lazer com piscinas climatizadas, sau-nas, quadras de tênis, futebol e vo-leibol, gazebo, trem Maria Fumaça, minizoo, cavalos, passeio de charrete, piano bar, bar molhado, academia, biblioteca, boutique, restaurantes com padrão internacional e cine kids.

O empreendimento possui ainda dois salões de convenções com capacidade para 370 pessoas. Além de técnica em enfermagem 24h00, profissionais fluen-tes em seis línguas, butique, transporte para os hóspedes, salão de beleza e carta

de cerveja de mais de trinta países. De acordo com o diretor executivo da Skalla Eco Hotéis, Gilberto Cordeiro, o Floresta Mágica se destaca pela estrutura e serviço. “Apostamos na excelência do serviço e no bem-estar dos nossos hós-pedes. Para isso temos 1,2 funcionários por unidade e toda a estrutura para que os visitantes tenham conforto e lazer de qualidade em sua estadia. Temos um Eco Resort dentro da Região Metropolitana de Belo Horizonte”, afirma.

(30)

30

Gastronomia

ma io 2 01 3

Solar Fazenda do Cedro

promoveu o Festival de Cordeiro

O Hotel Solar Fazenda do Cedro, lo-calizado em Petrópolis (RJ), promoveu entre os dias 26 e 28 de abril o Festival do Cordeiro. O evento foi aberto para o público em geral e brindou a che-gada do outono. Foram mais de dez pratos elaborados pelos chefs Valdenir Rocha e Maurília Xavier. Os pratos servidos foram: Entrada: Gaspacho com fundo de iscas de cordeiro e a Fassoulada, sopa de feijão branco no caldo de cordeiro com pequenos pedaços de lingüiça de cordeiro.

Já nos pratos principais foram apresentados: Costeleta de Cordeiro

(foto ao lado), servida com aipim gratinado e ervilha fresca; Picanha de Cordeiro, guarnecida com toma-te gratinado e batatinha calabresa no perfume de alecrim e Carré de Cordeiro acompanhado de risotto de brie e damasco, entre outras. Como sobremesa, os clientes puderam saborear a Cheese cake de queijo de cabra e o Folheado de queijo de cabra com doce de leite e nozes.

Hotel Pestana Curitiba

participou do 7º Restaurant

Week

O Restaurante Cais da Ribeira, do Hotel Pestana Curitiba (PR), preparou um menu especial para a 7ª edição do Curitiba Restaurant Week, um dos maiores eventos gastronômicos do País, que ocorreu entre os dias 08 a 21 de Abril. O Chef Marcelo Nogueira foi o responsável pelo cardápio especial, que teve como base a culinária contemporâ-nea, que abriga tendências que utilizam ingredientes de culinárias diferentes e misturam sabores e técnicas de várias regiões. “Selecionamos algumas das receitas mais saborosas da culinária contemporânea com ingredientes de vários países, como a Sopa de cogume-los frescos com tost de lulas e azeite de trufas brancas, o Involtini de Linguado com risoto de amoras (Foto abaixo), e o Creme de bouillabaisse em croute (Creme de frutos do mar, coberta com massa folhada)”, comenta Nogueira.

No almoço, o cardápio foi aberto com as opções: Sopa de cogumelos frescos com tost de lulas e azeite de trufas brancas ou o Mosaico de folhas com lascas de bacalhau ao

(31)
(32)

32

Gastronomia

ma io 2 01 3

râneo. As opções de prato principal foram: o ‘Involtini de Linguado com risoto de amoras’ ou o ‘Mini Codorna assada em baixa temperatura em aroma de tomilho Codornas assadas e servi-das com confit de legumes ao molho de tomilho’. As sobremesas servidas foram: Mini torta de avelã com café e chocolate branco com coulis de cereja ou Lamina de nougat com calda de damasco turco.

Já para o jantar, o menu contou com o Terrine de Pato com redução de vi-nho do porto e estragão de entrada. No prato principal, a opção foi o Risotto de Bacalhau com figos graceados no aceto balsâmico com fios de Mangerona ou o Guisado de cordeiro com farofa de nozes. Para a sobremesa, o chef serviu duas opções: o Mil folhas com creme de tangerina com fios de limão siciliano e o Mini pudim de morango com calda de pimenta Dedo de moça.

Novotel

promoveu 1º Festival

Latino-Americano de Gastronomia

Ocorreu entre os dias 10 e 30 de Abril nos hotéis Novotel do Brasil, Chile, Peru e Argentina, o 1º Festival Latino-Americano de gastronomia. Idealizado pelo Chef Rénier Kotze, o cardápio do festival reuniu di-versos pratos inspirados nos países latinos. Após o sucesso do evento no México, realizado em 2012, Maurício Xavier, Chef Executivo do Novotel Jaraguá São Paulo Conventions, fez uma releitura do cardápio cria-do por Rénier promovencria-do novas misturas e adaptações aos pratos, assinando a edição 2013 do Festival Latino-Americano Novotel.

Para Luís Rossi, Responsável pelo Comitê de Alimentos e Bebidas

(33)

33

Gastronomia

ma io 2 01 3

e Gerente Geral do Novotel Jaraguá Conventions São Paulo, “A escolha dos pratos para o festival foi feita após a troca de experiências entre os chefs de todas as unidades Novotel. Optamos por disponibilizar alguns dos princi-pais destaques da culinária de cada país, de forma que o nosso cliente te-nha uma experiência internacional úni-ca em nossos restaurantes”, afirmou.

Foram 12 tipos de pratos servidos entre entrada, prato principal e sobreme-sa. Como entrada, os clientes puderam optar entre cebiche de pescado fresco (Peru), nachos acompanhados de salsa picante, pasta de cheddar, guacamole e chillibeans (México) ou pastel de choclo, carne moída temperada à moda chilena, coberta com generosa camada de purê de milho, levemente gratinada (Chile). Como prato principal, a opção ficou por conta dos pratos: bife ancho ao molho chimichurri com batata assada ao alho e alecrim (Argentina), vatapá de camarão com arroz de coco queimado (Brasil) (foto na página anterior) ou Salmão com crosta de quinoa com ensalada chilena (Chile).

Dentre as opções de sobremesa, o car-dápio foi composto pelas iguarias típicas de cada país: a famosa trilogia brasileira: brigadeiro, quindim e pudim de leite; alfajores de maisena recheados com doce de leite e cobertos com chocolate (Argentina) ou Suspiro de Limeña, um delicioso creme de baunilha servido com merengue salpicado de canela (Peru).

Hotel Ipanema Plaza

divulgou opções de pratos

para o Outono

O Restaurante Opium, do hotel Ipanema Plaza, lançou alguns pratos de-senvolvidos especialmente para a estação de Outono. Uma das opções divulgadas foi o Teppanyaki de Filé Mignon (foto acima a direita), a qual vem acompanhada por uma guarnição a escolha, que pode ser arroz colorido, legumes cozidos, yakissoba de legumes, macarrão japonês, salada verde ou batata frita. Os clientes também podem optar por um dos três tipos de molhos, que são: teriyaki, ponzu ou barbecue.

(34)

34

Gastronomia

ma io 2 01 3

Sofi tel RJ Copacabana

realizou jantar harmonizado com

rótulos Família Perrin

O restaurante Le Pré Catelan, do ho-tel Sofiho-tel Rio de Janeiro Copacabana, realizou no dia 11 de abril, o pri-meiro jantar promovido pelo Wine Program Sofitel. O menu foi elabora-do pelos chefs Roland Villard e Ariel Lettieri e harmonizado com rótulos da Família Perrin, que são produtores da Château de Beaucastel. O evento também contou com a presença de François Perrin, que circulou pelos salões sanando dúvidas dos clientes.

Dando início a noite foram servidos canapés variados, acompanhados do rótulo Famille Perrin Réserve Côtes du Rhône Blanc 2011. Foram degustados o couvert frio e quente: “tartare de peixe e ostra com caviar Mujol” e “mousse de peixe com molho de ‘bisque’ de crus-táceos”, que foram harmonizados com o vinho Château de Beaucastel Blanc Châteauneuf du Pape 2010. Em segui-da, foi servida a primeira entrada “car-paccio de vieiras e lagostins (Foto abai-xo), salada de palmito, coulis de tomate e melancia”, harmonizada com o mes-mo rótulo. Na segunda entrada, Villard serviu o “peito de codorna e foie gras grelhados sobre purê de batata baroa com trufas negras”, que foi acompa-nhada do vinho Château de Beaucastel Rouge Châteauneuf du Pape 2008.

O prato principal servido foi o “car-ré de cordeiro assado e a paleta confi-tada por ‘7 horas’, flan de feijão bran-co/preto, ‘barigoule’ de alcachofra”, harmonizado com o vinho Château de Beaucastel Rouge Châteauneuf du Pape 2006. Finalizando a noite, a opção de sobremesa servida pelo chef pâtissier Ariel Lettieri foi o “folhado carameli-zado com mousse de baunilha fresca e damasco marinado em água de flor de laranja, sorvete de framboesa” (foto acima), acompanhada do vinho Famille Perrin Muscat Beaumes de Venise 2010.

Hotel Ouro Minas

lançou novo cardápio

O restaurante internacional Quinto do Ouro, localizado no hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte (MG), apresentou no mês de abril seu novo

(35)
(36)

36

Gastronomia

ma io 2 01 3

cardápio, mesclando pratos da culinária francesa, italiana, japonesa e também a brasileira. De acordo com o Chef res-ponsável pelo menu, Hélio Santos, “A inspiração do novo cardápio vem da forma como são preparados os pratos, sempre bem feitos e com ingredientes que realmente combinem com a carne ou peixe. Não adianta serem apenas bonitos visualmente, as combina-ções tem que ser saborosas”, conta.

Dentre os destaques do cardápio estão o Badejo em crosta de ervas do campo servido com lagostin e mousseline de batata doce ao perfu-me de gengibre (foto acima), o filé ao poivre, a canja de galinha ou uma costela de cordeiro com risoto de limão siciliano. Na visão do chef é necessário aliar menus da Nouvelle Cuisine e da tradicional cozinha da “vovó”. “Temos clientes que apre-ciam foie gras, mas temos também aqueles que optam por uma simples, mas bem feita canja de galinha”.

Serrano Resort

promoveu jantar temático

O Serrano Resort Convenções & Spa, unidade da rede GJP Hotels & Resorts em Gramado (RS), deu início em abril a uma edição do projeto Sabores do Mundo, que leva à Serra Gaúcha delícias e aromas de diferentes partes do mundo, com jantares e apresentações artísticas.

A primeira edição foi realizada no dia 20 de abril e teve como tema os Sabores da América. O evento contou com show de música country. Os participantes do jantar concorreram ao sorteio de uma via-gem com acompanhante para Las Vegas (inclui passagens aéreas, transfer e sete dias de hospedagem com café da manhã).

O cardápio elaborado pelos Chefs Facione Biasi e Marcelo Hartmann (foto na página posterior) teve como entrada os tradicionais Onion Rings (anéis de cebola empanados) e Buffalo Wings (cubos de peito de frango empa-nados com wing sauce acompanhados de aipo e rochefort). A ilha de saladas

(37)

37

Gastronomia

ma io 2 01 3

contou com: Lauderdale Salad (tomate cereja, cebola roxa, azeitonas pretas e pimentões grelhados), Corn and Broccoli (brócolis e milho), Huntington Salad (endívias com tomate seco) e Vegas Salad (vagem com bacon e ervilha) fo-ram algumas das delícias servidas.

Já na ilha de petiscos houve: Mozzarella Sticks (palitos de mussarela grelhados), Spicy Shrimp (camarão empanado e quei-jos finos ao molho de pimenta) e Nachos com Chili. Também teve uma seleção de carnes e acompanhamentos como o Barbecue Ribs (costela de porco ao molho barbecue), T-Bone Steak (corte de carne com molho de cogumelos), Chicken with Gorgonzola (frango recheado empanado ao molho de gorgonzola) e o clássico Mac & Cheese (rigatone ao molho de queijo).

O jantar contou ainda com Burger Show, com pães, hambúrgueres e

acompanhamentos como queijo che-ddar, cebola roxa, picles e bacon. As sobremesas também seguem a linha consagrada: cheese cake, brownie com sorvete de creme, chocolat cake, apple pie (torta de maçã) e frutas.

Sheraton Barra

lançou dois projetos

para os amantes do vinho

O Sheraton Barra Hotel & Suítes, localizado no Rio de Janeiro (RJ) lançou no mês de abril duas novidades para os amantes do vinho: o programa Sheraton Social Hour e a Noites Harmonizadas. O lançamento foi realizado após o em-preendimento ganhar uma nova adega com capacidade para até 500 garrafas.

O Sheraton Social Hour é um pro-grama que ocorre em todos os hotéis da

(38)

38

Gastronomia

ma io 2 01 3

Rede no mundo, o qual irá promover a degustação diária de vinhos e espuman-tes selecionados. Das 18h30 às 20h30, o Lobby Bar do hotel oferecerá uma carta com rótulos Premium da América do Sul (Brasil, Chile, e Argentina) para uma degustação de duas taças pequenas (60ml). Os espumante Salton Brut e Brut Miolo, os vinhos Luigi Bosca Reserva Sauvignon Blanc , Viu Manent Chardonnay, Canópia Shiraz, Bonarda, Montes Cabernet

Sauvignon e Arboleda Syrah são outras opções oferecidas pelo empreendimento.

Já o projeto Noites Harmonizadas, tem assinatura do Chef José Ribeiro e ocorrerá no restaurante Terral. O menu é inspirado nas culinárias italiana, asiática, portuguesa e orgânica. Entrada e prato principal serão servidos acompanha-dos de uma taça de vinho harmonizado com as sugestões do cardápio e uma opção sobremesa para fechar a noite.

Dentre os pratos servidos estiveram: na primeira semana o Atum Grelhado ao Pesto e Gnocchi com Tomates Assados entre as opções para o prato principal, aos aromas da cozinha asiática, com Laksa de Camarões (sopa) no menu da segunda semana, o projeto Noites Harmonizadas sugeriu as melhores combinações de harmonização. Na terceira semana, o Chef José Ribeiro apostou no mais tradi-cional do menu Português, com Bacalhau a Lagareiro, para prato principal, e o famoso Pastel de Belém, como opção de sobremesa. Fechando a programação do mês, um cardápio orgânico incluiu Salada Caprese de Tofu, Tomates e Manjericão e Hambúrguer de Salmão e Wasabi como entrada e prato principal.

Hotel Pullman SP

apresentou‘Menu do Chef’

com massas artesanais

O It Restaurante, integrado ao Hotel Pullman São Paulo Ibirapuera, na capi-tal paulista, apresentou novas opções do Menu do Chef do mês de abril. O cardápio contou nesta edição com pratos compostos de massas artesanais, entre outros. Willian Carvalho, Chef responsável pelo menu preparou diversas receitas da

culinária italiana. Dentre os destaques do cardápio, estão: Entrada: Amouse Bounche, Sorrentine de queijo negro e Concassé de tomate e manjericão. Como prato intermediário, Cialzons de sal-mão defumado e lisal-mão siciliano confit. Para limpar o paladar, o Sorbet do Chef, antes do prato principal, Panzotti de Cordeiro, cerveja, alcaparras e molho Marsalla. Para finalizar, foi servido como sobremesa Sofiotti de abacaxi e queijo, além do café Nespresso.

Portobello Resort

& Safári (RJ)

apresenta novo sushi bar

O Portobello Resort & Safári, localizado em Mangaratiba (RJ), apresentou no mês de abril seu novo atrativo gastronômico, o Sushi Bar. O espaço tem capacidade para até 30 pessoas, fica ao lado da marina do resort. O cardápio contará com pratos da culinária tradicional e contemporânea. Dentre os destaques estão o prato PortoBello (foto abaixo), composto por finas fatias de salmão recheadas com cream cheea-se, cebolinha e molho Teriaki, além do Harumaki - rolinhos do tipo primavera com recheio de catupiry e camarão na manteiga.

Tryp Higienópolis

incrementa seu café da manhã

O hotel Tryp Higienópolis, localizado em São Paulo, pertencente a rede espa-nhola Meliá Hotels International, passou a oferecer no mês de abril aos hóspedes

(39)

39

Gastronomia

ma io 2 01 3

e visitantes novos itens em seu café da manhã, o bolo húngaro e a rabanada (foto ao lado). Os novos produtos foram incluí-dos pelo Chef Frasson, responsável pelo restaurante Giallo, que fica dentro do em-preendimento, e são as grandes apostas desse profissional no cardápio do hotel.

O café da manhã no restaurante Giallo conta com mais de 60 itens. Entre eles, estão: frutas da época, iogurtes, sucos naturais, frios, bolos e pães preparados no próprio hotel pelo Chef Frasson. A refeição é servida de segunda a sexta-feira, das 6h00 às 10h30 e aos finais de semana e feriados, das 6h00 às 11h00.

Hotel Saint Andrews

promoveu final de Semana

Gastronômico

Ocorreu nos dias 19 a 21 de abril no Hotel Saint Andrews, localizado em Gramado, na serra gaúcha, final da Semana Gastronômico, que teve como acompanhamento o champa-nhe Dom Pérignon. Em dois jantares exclusivos, com lugares reservados a 22 hóspedes, os pratos foram harmo-nizados com Dom Pérignon Vintage 2003, Dom Pérignon Rosé Vintage 2002 e o Dom Pérignon Œnòteque 1996, reserva privada do Chef de Cave.

O menu do dia 19 foi composto por Amouse Bouché, Fundo de Alcachofra recheada com Caviar Osetra,ovas de Salmão e Babaganouch em Azeite de Grenadine, Medalhão de Lagosta e Foie Gras com Manga Caramelizada em redução de Balsamico di Modena, Granité de Maracujá, Medalhão de Filé ao Molho Morilles com Batatas Bouchon e aspargos frescos, Plateau de queijos especiais e, para finalizar Crepe Souflé au Zabaglion de Champagne.

No dia 20, os clientes degusta-ram Amouse Bouché, Terrine de Foie Gras com Chutney de Figos Frescos em vinagre de Xerez, Merluza Negra Grelhada sobre Brandade de Bacalhau com Mandioquinha, Granité de

Champagne Rosé, Costeletas de Cordeiro em Crosta de Pistaches e taglioline com parmesão e trufas, Plateau de

(40)

40

Gastronomia

ma io 2 01 3

queijos especiais e, como sobremesa, Mil Folhas de Baunilha com Morangos flambados em Chartreuse e sorvete.

O programa enogastronômico in-cluiu ainda degustação comentada e apresentação da história Dom Pérignom, degustação de Dom Pérignom Blanc e apresentação do “Manifesto – Os 10 mandamentos segundo o Chef de Cave de Dom Pérignon, Richard Geoffroy”.

Hotel Casa da Montanha

iniciou 7ª edição do Cine Gourmet

O Hotel Casa da Montanha, locali-zado em Gramado (RS), deu início no mês de abril a sétima edição do Cine Gourmet, com uma programação de filmes indicados ou vencedores do Oscar, e chefs que prepararão delícias gastro-nômicas inspiradas em cada filme.

O primeiro encontro do ano ocorreu de 19 a 21 de abril com o romance “Quem quer ser um milionário?”, de Danny Boyle e Loveleen Tandan, com Dev Patel e Freida Pinto. O chef convidado pelo empreendimento foi Alexandre Sharin, de Porto Alegre (RS) que criou um jantar indiano inspirado no filme.

Os próximos encontros da sétima edição do Cine Gourmet acontecerão em: 17 a 19 de maio - “Meia Noite em Paris”, pelo chef Rui Carneiro (Restaurante Chez Bernard /BA), 14 a 16 de junho - “Quatro Casamentos e Um Funeral”, pela chef Andrea Tinoco (Restaurante Rancho Inn /RJ), e 12 a 14 de julho - “Shakespeare Apaixonado”, pelo chef Roberto Bento (BistrôD’Acampora /SC).

Deville

lança novos pratos

da Coleção do Chef

Os restaurantes dos hotéis Deville de Cuiabá (MT), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA), apresentaram os no-vos pratos da Coleção do Chef para o mês de abril. O projeto ofereceu aos clientes um novo prato todos os me-ses e ainda os presenteia com a receita. No Deville Salvador a aposta do Chef Emínidio Monte da Silva, conhecido como “Novinho”, inovou utilizando dois ícones da culinária mundial o salmão e vinho branco, misturando-os aos ingredientes típicos da região para preparar o prato. O “Rolê de Salmão a La Bearnaise” (Foto acima), é compos-to de purê de mandioquinha e molho bearnaise, que leva na composição cebola picada, vinagre, vinho, ovos e temperos.

Os rolês de salmão são temperados com suco de limão, sal e vinho branco, realçando ainda mais o sabor do peixe. Na montagem final, uma fatia de abacaxi caramelizada é colocada no centro do prato, seguida pelo purê de mandioqui-nha e pelo salmão, que é regado com o molho originário da cozinha francesa.

Já no Deville Cuiabá o destaque foi o “Pintado a Espanhola”, criado pelo Chef Wilson Póvoa, que é uma mistura de diversos ingredientes que resultam

(41)

41

Gastronomia

ma io 2 01 3

numa deliciosa e surpreendente alternativa para o jantar. Vistoso e colorido, o prato foi composto por um corte generoso do pei-xe, pimentão amarelo e vermelho, cebola, tomate e azeitona têm como acompanha-mento a polenta cremosa com parmesão. O Deville Porto Alegre trouxe o “Filé Mignon Suíno ao Chutney de Manga” que foi o prato sugerido pelo Chef Alex Fiuza, que aposta no contraste entre a maciez do corte da carne e a personalidade do molho. O filé mignon é o corte mais nobre do suíno e uma alternativa para quem prefere algo mais leve. “Com pouca gordura, suculento e saboroso, é um prato cheio para os amantes da carne. Além disso, ela é grelhada se-guindo a tradição gaúcha”, destaca o chef.

O chutney é preparado à base de vi-nagre branco, açúcar mascavo e manga. A compota originária da Índia é famosa por realçar e aguçar ainda mais o sabor das carnes, além de dar um toque adoci-cado ao prato. Para acompanhar, risoto de arroz negro com tomate e salsinha. “É um prato surpreendente, pois o arroz negro, além de trazer inúmeros benefícios à saúde, é muito saboroso”, garante Fiuza.

Restaurante do Club A

São Paulo

passa a servir almoço

O restaurante do Club A São Paulo, localizado dentro do hotel Sheraton São Paulo WTC, localizado na zona Sul paulistana, comandado pelo chef de cozinha Beto Daidone, começou a abrir para o almoço a partir do mês de abril, uma nova opção gastronômica. O Chef Daidone preparou um cardápio especialmente diferenciado para atender ao público em geral, e principalmente executivos que desejam pratos rápidos e sabo-rosos no almoço em seu dia a dia.

Segundo Rubens do Amaral, proprietário do Club A São Paulo, as pessoas que trabalham no WTC e mesmo na Berrini agora terão a oportunidade de usufruir de confor-to, sofisticação e qualidade de aten-dimento, num espaço privilegiado e com toda a segurança. “Estamos abrindo o restaurante para o almoço com um cardápio próprio para em-presários que podem inclusive fazer reserva antecipada para reuniões de negócios de pequenos grupos de até 10 pessoas em bangalôs ao redor da piscina, que garante uma refeição em total privacidade”, acrescenta.

O cardápio oferece desde um simples grelhado com bons acom-panhamentos até pratos autorais do chef como as entradas: Parmegiana de Beringela e o Cogumelo Shiitake Grelhado (Foto ao lado), bem tempe-rados e muito saborosos. Das opções de prato principal o chef indica o Camarão ao Coco e o Papilote de Robalo na Folha de Bananeira com purê de Banana da Terra, um dos pratos mais solicitados do restaurante que já faz sucesso na noite do Clube A.

Opções de cremes e carnes ideais para a estação de outono-inverno também estão no menu e as sobre-mesas como a Ganache de chocolate ao Run e o Cannoli Siciliano – can-noli feito à base de trigo e vinho tin-to, recheado com creme de baunilha. Complementam o cardápio à la carte um Sushi Bar com opções diárias de culinária japonesa. Uma boa carta de bebidas harmoniza o cardápio do almoço e também do jantar.

(42)

42

Gastronomia

ma io 2 01 3

Mercure

investe R$ 1 milhão

para reformular café da manhã

A rede Mercure, padrão categoria superior da Accor apresentou no inicio do mês de abril uma nova proposta para o café da manhã que será implantada até o dia 31 de maio em seus 64 empreendimentos no Brasil. A proposta é começar o dia com um delicioso e saudável café da manhã, com sabor e qualidade em um ambiente descontraído e acolhedor, sentindo-se em casa. “O novo café da manhã busca remeter o cliente ao conforto e sabores de sua casa, mes-clando um toque francês com uma variedade dos itens com um toque regional como: a tapioca, servida em hotéis na Bahia, a cuca e o strudel nos hotéis do Sul, o doce de leite e o bolinho de chuva em São Paulo, o bolo de arroz e o cural na região centro-oeste e também o bolo de rolo em hotéis no nordeste. São pelo menos três itens da gastronomia regional em cada hotel”, destaca a Gerente de produto e qualidade do Mercure para América Latina, Dulce Carvalho (foto).

Segundo ela, o novo café da manhã é uma nova experiência para o paladar e para

elaborá-lo, foi necessário criar um comitê interno na Mercure que avaliou, pesquisou e testou por quase um ano uma série de ingredientes e produtos até chegar ao resultado final, que exigiu um aporte de quase R$ 1 milhão em investimento. “Uma de nossas preocupações foi reforçar as parcerias com fornecedores, como o café Nespresso, a Forno de Minas, em que iremos servir pão de queijo sempre quentinhos, direto do forno á mesa e bague-tes e croissanbague-tes importados da França pela Bridor Boulangerie”, enfatizou Dulce.

(43)
(44)

44

Modernização

ma io 2 01 3

Hotel Fazenda Mazzaropi

tem novo centro de convenções

O Hotel Fazenda Mazzaropi, localizado em Taubaté, interior de São Paulo, transformou os anti-gos estúdios erguidos por Amacio Mazzaropi, o imortal Jeca do ci-nema nacional, em um Centro de Convenções (Foto acima). No espaço é possível fazer eventos personaliza-dos e coquetéis para empresas. Em termos de infraestrutura para even-tos, o hotel possui 10 salas, com ca-pacidades que variam de 10 a 800 lu-gares, dependendo da formatação e com pé direito de 4 metros a 5,5 me-tros, business center completo, equi-pamentos audiovisuais, gerador de energia e o suporte para solucionar todos os eventuais problemas e aten-der as demandas dos organizadores.

Stream Palace Hotel

modernizou andar feminino

O Stream Palace Hotel, localizado em Ribeirão Preto, Interior de São Paulo, reformulou o andar feminino que agora conta com algumas novidades. Entre elas foram as substituições das banheiras por box de vidro e metais com misturadores ‘monocomando’. Os carpetes ganharam um design moderno de madeira que proporcionam mais aconchego, além de novas e maiores bancadas de trabalho e novos móveis para o frigobar. “Toda reforma foi feita pensando na melhoria dos serviços para continuar proporcio-nando o melhor bem estar possível para as nossas hóspedes”, explica Rosemeire Zuccolotto, Gerente do empreendimento.

O hotel também investiu em duas novas suítes (601 e 617) - agora com maiores dimensões e novas bancadas de

(45)

45

Modernização

ma io 2 01 3

trabalho, além de novos painéis para as cabeceiras das camas com rádios FM e entradas USB. Os painéis ainda contam com entradas de cartão de memória para música e um novo comando para o ar condicionado com três velocida-des, que em breve será proporcionado através da instalação de termostatos.

A ala feminina (Foto de um apar-tamento ao lado) oferece uma rede de serviços com agendamento prévio, como clínica de estética, acupuntura, yoga, massagem terapêutica chinesa, fisioterapia, salão de beleza, personal training e academia – tudo com ser-viço de transfers e preços especiais.

Jatiúca Resort

inaugurou novo espaço

para seus colaboradores

O Jatiúca Resort, pertencente ao Grupo Pernambucanas, localizado em Maceió (AL), realizou no mês

(46)

46

Modernização

ma io 2 01 3

de abril a inauguração de um novo espaço exclusivo para seus colabo-radores fazerem suas refeições. O nome do espaço foi denominado como “Nosso Cantinho”, escolhi-do por votação entre os mesmos, graças a uma ação proposta pela diretoria do empreendimento.

A cerimônia de inauguração do espaço contou com a pre-sença dos diretores do Grupo Pernambucanas, Mário Montovani (Diretor de serviços financeiros) e Eduardo Cidade (Diretor jurídico) (Foto abaixo), que estiveram no local para prestigiar a iniciativa.

A nova estrutura faz

par-te da readequação da área de Recursos Humanos que inclui também novos vestiários, área de descanso e o próprio setor de Administração de Pessoas que integra todo este novo complexo.

Essa é mais uma etapa do projeto de expansão e modernização que o resort acaba de concluir. “Além da ampliação e revitalização de toda a área de lazer, eventos e aparta-mentos, que já estão em andamento visando o maior conforto e infraes-trutura para os hóspedes, o Grupo Pernambucanas, também resolveu investir no espaço destinado para os colaboradores, afinal são eles

(47)

47

Modernização

ma io 2 01 3

que fazem o Jatiúca Resort ser o sucesso que é hoje”, afirma Claudio Cordeiro, Diretor geral do Jatiúca.

As reformas estão sendo feitas por partes. Todo o projeto, que in-clui novos apartamentos, piscinas, restaurantes, reestruturação do cen-tro de convenções, playground e um spa, está previsto para ser finalizado em 2014. Mesmo durante as obras, o resort continuará apto a receber os turistas normalmente, sem deixar de lado o lazer, bem-estar e serviços de qualidade para os hóspedes.

Victory Business Hotel

investe em modernização

da infraestrutura

O Victory Business Hotel, lo-calizado em Juiz de Fora (MG), deu início no mês de março a um amplo processo de modernização do empreendimento para deixar

suas instalações ainda mais mo-dernas, aconchegantes e confor-táveis aos hóspedes. O primeiro ambiente escolhido para começar a modernização foi o Bacco Bar & Restaurante que será finalizado neste mês de maio. Provisoriamente, os serviços foram transferidos para o espaço Victory Lounge, que funciona no 2º andar do hotel.

A reforma do restaurante é assinada pela Skylab Arquitetos, de Juiz de Fora, e prioriza con-ceitos como requinte, conforto e funcionalidade. O novo Bacco terá três ambientes: Restaurante, Scoth Bar e Deck, possibilitando trabalhar, ao mesmo tempo, vários perfis de públicos diferentes como negócios, família, casais, jovens, happy hour e terceira idade.

A obra do Bacco prioriza a ade-quação dos espaços à possibilidade de atendimento dos serviços de

(48)

48

Modernização

ma io 2 01 3

Buffet, a La Carte e Eventos. Os banheiros do espaço estão sendo reformados, observando o conceito de acessibilidade. A reforma ain-da considerou nova acústica, nova iluminação e criação de uma adega climatizada. Todos os investimen-tos foram projetados para atender os clientes com mais qualidade e mais personalização dos serviços.

O Gerente Operacional do ho-tel, Marcelo Vivot, explica que o Bacco vai ficar ainda mais amplo com criação de mais 80 cadeiras no Scoth Bar e no Deck que, agora, será inteiramente fechado e climatiza-do, oferecendo um ambiente mais agradável aos seus clientes. “Um dos objetivos da reforma foi deixar o Scoth Bar e o Deck mais interessan-tes, visando atrair o público mais jovem, que gosta de ser visto e de estar em um local onde possa ver o movimento da rua”, afirmou.

Vivot adianta ainda que a refor-ma não para por aí. Outras obras estão programadas para serem

iniciadas logo após a conclusão da reforma do Bacco. Na sequência, entram em obras a recepção e o lobby do hotel (Perspectiva artís-tica acima), visando oferecer mais conforto e requinte aos hóspedes.

Travel Inn Braston

São Paulo

reformulou infraestrutura

O Travel Inn Braston São Paulo (foto ao lado), localizado na região Central da capital paulista, passou recentemente por uma ampla mo-dernização para trazer mais conforto aos seus hóspedes. Os ambientes que foram reformulados estão: os 250 apartamentos incluindo os espe-ciais, restaurante, salão de eventos, bar, lobby, piscina, varanda exter-na e os corredores dos andares.

Os apartamentos reformula-dos são equipareformula-dos com telefone, internet, cofre individual e TV a cabo. No restaurante O Braseiro renovado, tem capacidade para

(49)

49

Modernização

ma io 2 01 3

140 pessoas, e sua cozinha é co-mandada pelo Chef Linaldo. Já as salas de convenções modernizadas são modulares para todos os ta-manhos de eventos, e capacidade para até 350 pessoas sentadas.

Maksoud Plaza

moderniza parte de sua

área de eventos

O Maksoud Plaza Hotel, localizado na capital paulista, está modernizando uma parte da sua área de eventos (foto acima a direita). O Espaço 150, que engloba três salas, Mato Grosso, Distrito Federal e Espírito Santo (todas as salas levam nomes dos Estados), entrou em manutenção e deverá ser entregue ao público em geral até agosto deste ano.

Todo pavilhão de eventos do hotel conta com uma completa infraestrutura de montagem, equipamentos, comuni-cação, alimentação, além de hospeda-gem. O Espaço tem a característica de ser multifuncional, podendo se adaptar

Referências

Documentos relacionados

Por sua vez, a complementação da geração utilizando madeira, apesar de requerer pequenas adaptações do sistema, baseia-se em um combustível cujas origens são mais diversifi

Nas últimas décadas, os estudos sobre a fortificação alimentar com ferro no país têm sido conduzidos na tentativa de encontrar uma maneira viável para controle da anemia

desenvolvido e aplicado por Torres (2009), que permitiu recolher informação, de modo auto-reportado, acerca da sintomatologia musculoesquelética associada ao desempenho

Através do diagnostico também é feito o acompanhamento psicológico com os pais da criança e o agressor, tendo como intuito tanto em compreender o pai e, a

A Internet tem hoje públicos para todos os níveis de literatura, até porque ainda não é um veículo de massa (de absoluta e irrestrita inclusão digital) como aspiramos venha a ser

Sucesso Escolar Avaliação do desempenho dos alunos e profissionais Rotinas de trabalho Frequência dos alunos e professores - Metodologia alternativa de ensino -.. Reestruturação

Nesse sentido, através dessa revisão esperamos mapear trabalhos envolvendo o computador no ensino de Física em nível superior e médio identificando as principais

A CCE implantou o Microsoft Online Services e sua intranet corporativa, enquanto também centralizava a compra com a Microsoft por meio de um Contrato de Empresa de desktop