• Nenhum resultado encontrado

Lição 09. Domínio Próprio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lição 09. Domínio Próprio"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Lição 09

Domínio Próprio

RESUMO BÍBLICO

Gálatas 5:23; Romanos 6:14

Porque é preciso aceitar o controle maior do que o nosso para subjugar o nosso “eu”, entregando-nos a um domínio maior, o do Espírito Santo.

Domínio Próprio é controlar nossos impulsos e cumprir a vontade do Pai. Jesus foi o verdadeiro exemplo daquele que mesmo tentado, nunca se deixou levar pela possibilidade de fazer algo que estivesse fora da vontade do Pai.

CONCEITO CHAVE

Quando agimos com domínio próprio fazemos a vontade de Deus e não a nossa. VERSÍCULO CHAVE

“O pecado não dominará vocês”. Romanos 6:14 OBJETIVOS

O QUE DEUS ESTÁ ME DIZENDO COM ESSA HISTÓRIA? As crianças aprenderão a nona parte do Fruto do Espírito: Domínio Próprio. Aprenderão que quando dominamos nossas vontades a vontade de Deus é cumprida.

O QUE VOU FAZER COM O QUE APRENDI? As crianças participarão de uma atividade que as estimulará a desenvolver domínio próprio.

LIÇÃO ESPIRITUAL:domínio próprio PREPARAÇÃO DO LÍDER

Leia: Gálatas 5:23; Romanos 6:14

Se você é uma pessoa que nunca perdeu o controle com nada, então passe adiante, nem precisa ler esse texto. Agora, se você se enquadra na categoria daqueles que perdem o controle com alguma coisa, então é pra você que quero falar, pois me sinto parte do mesmo grupo que você.

Quando estava escrevendo essa lição, o computador deu problema por várias vezes, mas consegui chegar no final dela, no entanto quando finalizei ocorreu m erro no programa que fechou o arquivo e simplesmente sumiu do computador, nem mesmo o que havia sido salvo antes existia, sumiu. Alguém pode me explicar como isso é possível? Acho que você pode imaginar qual foi minha vontade...chutar o computador foi somente a primeira coisa que me venho a cabeça, então me dei conta que o assunto era domínio próprio e me controlei. Agora, estou escrevendo tudo outra vez e espero que não exista mais problemas. A primeira coisa que me veio a cabeça quando o arquivo sumiu é exatamente a manifestação da minha vontade, o que, em muitas vezes, anula a manifestação da vontade de Deus. Quando preferimos dá espaço a nossa vontade sem consultar a vontade dele estamos permitindo que algo ou alguém (isso nos inclui) domine nossa vida. Deus espera que possamos entronizá-lo acima de qualquer coisa e pessoa, mas pra isso é necessário negar os impulsos da carne e submetê-los aos impulsos do Espírito. É preciso

(2)

se dominar para ser dominado pelo Espírito. A produção dos frutos da carne é problema nosso. A produção do fruto do Espírito é problema dEle. É preciso fechar o acesso à carne e liberar o acesso ao Espírito, somente assim o Espírito se sentirá a vontade para se manifestar. A cada dia nos deparamos com chateações, injustiças, mágoas, palavras ditas de formas erradas, egoísmo, desejos, apelações da mídia, etc. A cada uma dessas coisas apresentamos uma reação que, segundo nossos conceitos, é adequada para a ação recebida. No entanto, é exatamente quando recebemos os estímulos descritos acima que temos a oportunidade de manifestar a vontade de Deus em nós. E o que fazemos? Saia da rota de colisão com os princípios de Deus e navegue em sentido favorável à Sua vontade. Negue suas tendências, desejos, vontades e prazeres custe o que custar, pois a medida que você experimentar menos de você, você experimentará mais de Deus.

Responda as seguintes perguntas:

 O que Deus lhe falou através desse texto?  O que você vai fazer a respeito?

TEMPO DE BRINCAR

(45 minutos)

O Centro de Atividades é o momento livre com brinquedos e brincadeiras. Nesse tempo o líder de grupo deverá conduzir as crianças a interagirem umas com as outras, conhecer umas as outras enquanto se divertem. Explore esse tempo de maneira a aprofundar os relacionamentos com elas e estimulá-las a fazerem o mesmo umas com as outras. Seja criativo!

TEMPO DE AVALIAR

(15 minutos)

DIGA: Olá crianças! Bem-vindos ao Geração Futuro! Estou muito contente de encontrar vocês aqui outra vez. (Dê as boas vindas especiais aos que estão com você pela primeira vez e não esqueça de dizer aos faltosos que fizeram falta no domingo passado).

DIGA: no domingo passado nós aprendemos sobre mansidão. Aprendemos que devemos confiar no plano de Deus para nós e não ficarmos tristes quando nosso planos não dão certo.

DIGA: bom, hoje vamos continuar a nossa descoberta do Fruto do Espírito. Hoje vamos ver a nona e última parte. Chegamos ao fim da nossa série Fruto do Espírito.

FAÇA: nós agora vamos para o tempo de beber água e ir no banheiro. Vamos fazer isso juntos. Não vale correr. Depois voltaremos para esse mesmo lugar e continuaremos juntos. Agora eu quero saber quem realmente PRECISA ir ao banheiro. Leve o grupo para beber água e ir no banheiro. Seja sensível ao movimento dentro do galpão. Se perceber que muitos grupos estão partindo para beber água, vá primeiro ao banheiro ou o contrário. Você também tem liberdade para inverter a ordem das coisas no tempo do conexão criança, ou seja, começar indo no banheiro/água ou terminar ou ainda fazer no

(3)

meio. Quando retornarem parabenize o grupo, caso tenham se saído bem e respeitado as regras estabelecidas. Caso contrário chame atenção das pessoas específicas que desobedeceram as regras e estabeleça punições para a próxima vez, como por exemplo, não beber água e nem ir ao banheiro no domingo seguinte. NÃO DEIXE PASSAR EM BRANCO O MAL COMPORTAMENTO!

PERGUNTE: você já teve vontade de fazer uma coisa, mesmo sabendo que era errado? DIGA: hoje no grande grupo, vamos saber o que é domínio próprio. Prestem atenção, pois depois quero saber o que é ser uma pessoa controlada. Leve o grupo ao grande grupo!

TEMPO DE ABRIR E PLANEJAR

(20 minutos)

(Parabenize o grupo pelo bom comportamento durante o grande grupo ou chame atenção caso tenham sido mal comportados)

PERGUNTE: o que é ser uma pessoa controlada?

DIGA: ser uma pessoa controlada é fazer a vontade de Deus e não a sua própria.

FALE: nós temos muitos desejos e vontades, boas e ruins. Deus também tem vontades, mas as dele são sempre boas e certas, por isso precisamos descobrir qual a vontade dele em cada situação.

PERGUNTE: quais foram os 3 tipos de vontades (tipos de pessoas) que vimos no teatro? (comilão, mentiroso e briguento)

FALE: Deus sabe o que é melhor para nós. Por isso precisamos controlar nossas vontades e desejos e fazer a vontade de Deus.

CRIANÇAS DE 5 E 6 ANOS

ATIVIDADE 1: “espelho humano”

Esta atividade tem o objetivo de reforçar aquilo que foi aprendido no grande grupo. MATERIAL NECESSÁRIO

 Nenhum MONTAGEM

DIVIDA as crianças em duplas. (se sobrar uma criança, faça dupla com ela) INSTRUÇÕES

DIGA: vocês devem ficar sentados de frente para a pessoa da sua dupla. Decidam quem vai ser o espelho.

ESCLAREÇA: a pessoa que vai ser o espelho terá que imitar todos os movimentos da outra pessoa da dupla. Permaneçam sentados! Movam braços, mãos, pescoço, olho, boca, façam caretas, cara de raiva, cara de alegre, etc. tudo o que a pessoa fizer o espelho deve imitar.

(4)

DIGA: ok tchurma! Vamos lá! Podem começar.

(Dê um tmepo para que as crianças completem a atividade. Estimuleos a usar expressões variadas e não somente os movimentos do corpo)

FALE: ok! Tempo encerrado. Muito bom. Agora, vamos fazer a mesma atividade, só que de pé.

(líder, pode ser legal trocar de dupla para essa nova fase)

ESCLAREÇA: a brincadeira é a mesma. Deve existir uma pessoa e uma espelho. Tudo o que a pessoa fizer o espelho deve imitar, usem o corpo todo, mas não pode sair do seu lugar.

DIGA: ok tchurma! Vamos lá! Podem começar.

(Dê um tmepo para que as crianças completem a atividade)

FALE: ok! Tempo encerrado. Muito bom pessoal! Agora, vamos sentar aqui na roda do grupo.

ENVOLVIMENTO

DIGA: Essa atividade serve para nos lembrar que Jesus deseja que nós sejamos Seu espelho, ou seja, Deus quer que a gente faça a vontade dEle. Fazer a vontade de Deus é imitar o que Jesus fez e uma coisa que Jesus fez foi ser controlado, pois ele tinha domínio próprio.

DIGA: Cuidado para não ficar imitando pessoas erradas que não agradam a Deus. Não imitem coisas ruins. Existem pessoas que imitam o que seus amigos fazem só para não perder o amigo. Nosso principal amigo é Jesus e precisamos imitar o que Ele fez. Quando você tiver vontade de fazer uma coisa errada, lembre de Jesus e aja com domínio próprio, se controlando.

ATIVIDADE 2: “massa de modelar”

Esta atividade tem o objetivo de reforçar aquilo que foi aprendido no grande grupo. MATERIAL NECESSÁRIO

 Nenhum MONTAGEM

DIVIDA as crianças em duplas. (se sobrar uma criança, faça dupla com ela). INSTRUÇÕES

DIGA: Em cada dupla que eu formei deve Ter o número 1 e o número 2. Decidam isso! FALE: Ok! Quem são os números “1”. Vocês vão fazer de conta que são massa de modelar. E os números “2” vão brincar com a massa de modelar.

ESCLAREÇA: vocês vão ficar de pé e os números “2” vão dá a forma que quiser a massa (os números 1). Exemplo: Vão colocar o braço pra trás, vão deixar ele só com uma perna, vão deitar a massa no chão, etc. Sejam criativos e modelem a massa de vocês. A massa não pode reclamar, tem que ficar do jeito que colocar ela e não pode sair do lugar até que eu diga que possa.

PERGUNTE: alguma dúvida?

DIGA: ok tchurma! Vamos lá! Podem começar.

(Dê um tmepo para que as crianças completem a atividade)

FALE: ok! Tempo encerrado. Muito bom. Agora, vamos fazer a brincadeira de novo, só que quem era massa vai deixar de ser masssa e quam não era massa vai ser massa agora.

(5)

DIGA: ok tchurma! Vamos lá! Podem começar.

(Dê um tmepo para que as crianças completem a atividade)

FALE: ok! Tempo encerrado. Muito bom pessoal! Agora, vamos sentar aqui na roda do grupo.

ENVOLVIMENTO

PERGUNTE: o que foi mais legal? Ser massa ou brincar com a massa? Por que?

DIGA: você fez a sua vontade com o seu amigo massinha.. É assim que nós queremos fazer com a nossa vida, somente a nossa vontade sem se preocupar em saber qual a vontade de Deus.

PERGUNTE: você se preocupou com o jeito que estava colocando a pessoa (massa)? Você pensou se ela iria gostar ou não?

DIGA: quando temos vontade de fazer uma coisa, precisamos pensar se o que vamos fazer não vai fazer mal a ninguém. É preciso se preocupar com a vida das pessoas, pois Deus gosta disso.

CRIANÇAS DE 7 E 8 ANOS

ATIVIDADE 1: “espelho humano”

Esta atividade tem o objetivo de reforçar aquilo que foi aprendido no grande grupo. MATERIAL NECESSÁRIO

 Nenhum MONTAGEM

DIVIDA as crianças em duplas. (se sobrar uma criança, faça dupla com ela) INSTRUÇÕES

DIGA: vocês devem ficar sentados de frente para a pessoa da sua dupla. Decidam quem vai ser o espelho.

ESCLAREÇA: a pessoa que vai ser o espelho terá que imitar todos os movimentos da outra pessoa da dupla. Permaneçam sentados! Movam braços, mãos, pescoço, olho, boca, façam caretas, cara de raiva, cara de alegre, etc. tudo o que a pessoa fizer o espelho deve imitar.

PERGUNTE: alguma dúvida?

DIGA: ok tchurma! Vamos lá! Podem começar.

(Dê um tempo para que as crianças completem a atividade. Estimulamos a usar expressões variadas e não somente os movimentos do corpo)

FALE: ok! Tempo encerrado. Muito bom. Agora, vamos fazer a mesma atividade, só que de pé.

(líder, pode ser legal trocar de dupla para essa nova fase)

ESCLAREÇA: a brincadeira é a mesma. Deve existir uma pessoa e uma espelho. Tudo o que a pessoa fizer o espelho deve imitar, usem o corpo todo, mas não pode sair do seu lugar.

DIGA: ok tchurma! Vamos lá! Podem começar.

(Dê um tmepo para que as crianças completem a atividade)

FALE: ok! Tempo encerrado. Muito bom pessoal! Agora, vamos sentar aqui na roda do grupo.

(6)

ENVOLVIMENTO

DIGA: Essa atividade serve para nos lembrar que Jesus deseja que nós sejamos Seu espelho, ou seja, Deus quer que a gente faça a vontade dEle. Fazer a vontade de Deus é imitar o que Jesus fez e uma coisa que Jesus fez foi ser controlado, pois ele tinha domínio próprio.

DIGA: Cuidado para não ficar imitando pessoas erradas que não agradam a Deus. Não imitem coisas ruins. Existem pessoas que imitam o que seus amigos fazem só para não perder o amigo. Nosso principal amigo é Jesus e precisamos imitar o que Ele fez. Quando você tiver vontade de fazer uma coisa errada, lembre de Jesus e aja com domínio próprio, se controlando.

ATIVIDADE 2: “massa de modelar”

Esta atividade tem o objetivo de reforçar aquilo que foi aprendido no grande grupo. MATERIAL NECESSÁRIO

 Nenhum MONTAGEM

DIVIDA as crianças em duplas. (se sobrar uma criança, faça dupla com ela) INSTRUÇÕES

DIGA: Em cada dupla que eu formei deve Ter o número 1 e o número 2. Decidam isso! FALE: Ok! Quem são os números “1”. Vocês vão fazer de conta que são massa de modelar. E os números “2” vão brincar com a massa de modelar.

ESCLAREÇA: vocês vão ficar de pé e os números “2” vão dá a forma que quiser a massa (os números 1). Exemplo: Vão colocar o braço pra trás, vão deixar ele só com uma perna, vão deitar a massa no chão, etc. Sejam criativos e modelem a massa de vocês. A massa não pode reclamar, tem que ficar do jeito que colocar ela e não pode sair do lugar até que eu diga que possa.

PERGUNTE: alguma dúvida?

DIGA: ok tchurma! Vamos lá! Podem começar. (Dê um tempo para que as crianças completem a atividade)

FALE: ok! Tempo encerrado. Muito bom. Agora, vamos fazer a brincadeira de novo, só que quem era massa vai deixar de ser massa e quem não era massa vai ser massa agora. (líder, não troque de dupla. É preciso que as duplas sejam mantidas)

DIGA: ok tchurma! Vamos lá! Podem começar.

(Dê um tempo para que as crianças completem a atividade)

FALE: ok! Tempo encerrado. Muito bom pessoal! Agora, vamos sentar aqui na roda do grupo.

ENVOLVIMENTO

PERGUNTE: o que foi mais legal? Ser massa ou brincar com a massa? Por que?

DIGA: você fez a sua vontade com o seu amigo massinha.. É assim que nós queremos fazer com a nossa vida, somente a nossa vontade sem se preocupar em saber qual a vontade de Deus.

PERGUNTE: você se preocupou com o jeito que estava colocando a pessoa (massa)? Você pensou se ela iria gostar ou não?

DIGA: quando temos vontade de fazer uma coisa, precisamos pensar se o que vamos fazer não vai fazer mal a ninguém. É preciso se preocupar com a vida das pessoas, pois

(7)

Deus gosta disso.

CRIANÇAS DE 11 ANOS

ATIVIDADE: “teste da primeira vontade”

Esta atividade tem o objetivo de reforçar aquilo que foi aprendido no grande grupo. MATERIAL NECESSÁRIO

 Cartões situação INSTRUÇÕES

COLOQUE as crianças sentadas em círculo.

DIGA que cada uma vai ter sua vez de escolher o cartão situação e responder a pergunta. SITUAÇÃO 1:

Você está jogando bola no parquinho.. Uma criança menor que você quer jogar e fica chutando a bola pra longe quando você quando você joga pra ela.

TESTE DA PRIMEIRA VONTADE

1. O que você tem vontade de fazer quando isso acontece? 2. Como você pode controlar sua raiva?

SITUAÇÃO 2:

Seu amigo não quer emprestar o vídeo game dele pra você. TESTE DA PRIMEIRA VONTADE

1. O que você tem vontade de fazer quando isso acontece? Pegar o vídeo game a força? Brigar com seu amigo? Xingar ele?

2. Você conseguiu ou não exercer domínio próprio com sua atitude? SITUAÇÃO 3:

Você está assistindo seu programa de TV favorito com seu irmão e ele diz que agora quer assistir outro programa que você não gosta.

TESTE DA PRIMEIRA VONTADE

1. O que você tem vontade de fazer quando isso acontece? 2. Como você pode controlar sua raiva?

SITUAÇÃO 4:

Seu amigo estava brincando com seu brinquedo favorito e quebrou. TESTE DA PRIMEIRA VONTADE

1. O que você tem vontade de fazer quando isso acontece? Quebrar o brinquedo dele também? Bater em seu amigo?

2. Como você poderia ter domínio próprio e conversar com ele? SITUAÇÃO 5:

(8)

Você está brincando no recreio e cai dentro de uma poça de lama. As outras crianças da escola começam a rir e zombar de você.

TESTE DA PRIMEIRA VONTADE

1. O que você tem vontade de fazer quando isso acontece?

2. Como você pode controlar sua raiva e demostrar domínio próprio? SITUAÇÃO 6:

Seu irmão mais novo come o último doce que você estava guardando para comer depois do jantar.

TESTE DA PRIMEIRA VONTADE

1. O que você tem vontade de fazer quando isso acontece?

2. Como você pode controlar sua raiva e conversar com seu irmão sobre o que aconteceu?

SITUAÇÃO 7:

Sua maee naeo quer deixar voceic ficar assistindo TV atais mais tarde porque jais estais na

hora de dormir, mas voceic quer muito,

TESTE DA PRIMEIRA VONTADE

1. Qual a sua vontade quando isso acontece? Fingir que naeo ouviu e continuar

assistindo TV? Gritar com sua maee e dizer que naeo vai dormir?

2. Qual a atitude que voceic deve ter para exercer domínis nio prois prio e obedecer sua

maee?

SITUAÇÃO 8:

Sua maee chama voceic para ir no supermercado com ela e voceic estais no meio de uma

brincadeira muito divertida e naeo quer parar.

TESTE DA PRIMEIRA VONTADE

1. O que você tem vontade de fazer quando isso acontece? Fingir que não ouviu e continuar brincando?

2. Qual seria sua atitude se você exercesse o domínio próprio?

SITUAÇÃO 9:

Seu pai disse pra voceic ir estudar para a prova, mas voceic estais jogando e naeo quer

parar.

TESTE DA PRIMEIRA VONTADE

1. O que você tem vontade de fazer quando isso acontece? Fingir que não ouviu e continuar desenhando? Dar um grito e dizer a ele que não vai?

2. E se você tiver domínio próprio e obedecer rápido? SITUAÇÃO 10:

(9)

TESTE DA PRIMEIRA VONTADE

1. O que você tem vontade de fazer quando isso acontece? Riscar o desenho dele também? Bater nele? Chorar?

2. E se você tiver domínio próprio e não fizer isso?

SITUAÇÃO 11:

Você está sentado no seu lugar na Igreja e de repente, o seu amigo o machuca sem querer.

TESTE DA PRIMEIRA VONTADE

1. O que você tem vontade de fazer quando isso acontece? Machucar o amigo também?

2. E se você tiver domínio próprio e não fizer isso?

SITUAÇÃO 12:

Você foi passear no shopping com sua família. Você sai correndo na frente. Sua mãe chama você e pede para lhe dar a mão, mas você quer continuar correndo.

TESTE DA PRIMEIRA VONTADE

1. O que você tem vontade de fazer quando isso acontece? Fingir que não ouviu e continuar correndo?

2. E se você tiver domínio próprio e obedecer rápido à sua mãe?

SITUAÇÃO 13:

Você está na escola e sua professora está ensinando uma coisa importante. Você começa a conversar com um amigo do seu lado. A professora pede para você ficar em silêncio e prestar atenção.

TESTE DA PRIMEIRA VONTADE

1. O que você tem vontade de fazer quando isso acontece? Fingir que não ouviu e continuar conversando?

(10)

SITUAÇÃO 14:

Sua mãe está falando ao telefone e você quer falar uma coisa com ela. Em vez de esperar ela terminar, você começa a falar bem alto para ela ouvir. Ela faz sinal de silêncio (psiu!) com o dedo e pede pra você esperar.

TESTE DA PRIMEIRA VONTADE

1. O que você tem vontade de fazer quando isso acontece? Gritar mais alto ainda até que ela pare de conversar no telefone e escute o que você quer falar?

2. E se você tiver domínio próprio e esperar ela terminar a ligação?

SITUAÇÃO 15:

Você está numa festa de aniversário. O bolo está em cima da mesa com uma cara deliciosa. Você tem vontade de provar. Você pensa em enfiar o dedo no bolo só para provar um pouquinho.

TESTE DA PRIMEIRA VONTADE

1. É certo fazer isso?

2. E se você tiver domínio próprio e esperar o bolo ser servido para todos?

SITUAÇÃO 16:

Uma criança xinga você: chama de chato, de bobo e até de idiota ou coisa pior.

TESTE DA PRIMEIRA VONTADE

1. O que você tem vontade de fazer quando isso acontece? Xingar ela também? 2. E se você tiver domínio próprio e não fizer isso?

PERGUNTAR AO GRUPO NO FINAL DA RODADA

1. Como você acha que seria ser uma pessoa que sabe se controlar o tempo todo? 2. Você conhece alguém que sabe se controlar? Como é essa pessoa? Você gosta de

ficar perto dessa pessoa? Por quê?

3. Geralmente, você é uma pessoa que consegue se controlar ou não?

4. Conte-nos sobre uma vez em que você conseguiu se controlar, mesmo que isso tenha sido muito difícil.

(11)

VERSÍCULO BÍBLICO (leia o versículo da sua bíblia) LEIA o versículo bíblico de hoje.

“O pecado não dominará vocês” Romanos 6:14

ENTREGUE o cartão do versículo bíblico para cada criança. LEIAM o versículo juntos.

EXPLIQUE: esse versículo significa que não podemos deixar que o pecado (as coisas erradas) não podem vencer de nós, pois nós temos força, dada por Deus, para vencer a vontade de fazer coisas erradas.

ORAÇÃO

Querido Deus, muito obrigado pela tua vontade para nós, nos ajuda a dominarmos nossa vontade de fazer coisas erradas. No nome de Jesus, amém.

CONEXÃO CRIANÇA continua...

(até os pais chegarem)

(este é um ótimo tempo para você conhecer mais sobre as crianças do seu grupo. Converse com elas sobre sus semana. Descubra as coisas que elas gostam, as que elas não gostam. Mostre-se interessado em suas vidas. Procure saber sobre suas famílias e quais as dificuldades que cada uma enfrenta, assim você estará mais equipado para se relacionar com elas e orar por elas durante a semana.)

[Não esqueça: você é o pastor desse rebanho!]

PERGUNTA FACILITADORA: você tem alguma vontade que gostaria de mudar?

CONVIDE as crianças para voltarem no próximo domingo para um louvorzão de comemoração do Fruto do Espírito.

Referências

Documentos relacionados

Por causa disso, estes fatos po- derão ocasionar crises de água na região de Salvador tais como: degradação ambiental nos mananciais, ocasionando aumento do ris- co das áreas

Querido Papai do céu, muito obrigada por esse lanchinho que vamos comer, abençoe a mamãe, o papai, meus irmãozinhos e minhas professoras, em nome de JESUS,

Baseando-se nas investigações de URSI 90 , dispusemo- nos a estudar as inclinações axiais mesiodistais dos dentes ântero-superiores e caninos inferiores de jovens com má oclusão, a

Acordes

2 Para a igreja de Deus em Corinto, consagrada em Cristo Jesus, chamada para ser o povo santo de Deus; e tambŽm para todos os que, por toda parte, confiam em Cristo Jesus, Senhor

Devemos, antes de tudo, orar e nos inquietar pelas coisas de Deus (Seu Nome, Seu Reino e Sua Vontade), não pelas nossas próprias coisas, pois, essas, Ele mesmo cuida: “Buscai,

Não diga “amém” para tudo e, quando for dizer, saiba que o nosso Deus, que é o nosso Rei e o único que é Fiel, vai fazer com que assim seja feita a vontade d’Ele em nós e

Portanto, a Revelação no Monte Sinai explicitamente pretendeu (1) preparar o povo para a transmissão do resto da Torá por Moshe e (2) provar a eles sem sobra de dúvida pela sua